Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL não compensa em relação a diesel (AVISO NO POST #66)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Mas alguém vai comprar ou deixar de comprar o carro X ou Y, movido a combustível W ou Z apenas e só com base numa revista?
    Nem te passa pela cabeça a quantidade de pessoas que ainda pensa que
    são jornalistas independentes que escrevem os artigos, que testam os
    carros, e que sabem do que estão a falar.

    Há muito boa gente que compra um carro, e não outro, pelo simples facto
    de ter ganho um comparativo. E não são poucos, antes pelo contrário.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
      BWAHAHAHAHAH!!!



      Sai mais um comparativo tendencioso para a mesa do canto, sff.
      Não haja dúvida que os lobbies são muito poderosos...
      É simples, basta entrar em contacto (Revista em causa) com quem efectou o dito teste comparativo (Jornalistas) e expôr as suas dúvidas enquanto consumidor ou utilizador de alguma destas soluções.

      Como apenas li o que está escrito no dito, nada mais posso adiantar sobre este assunto.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Bi-fuel ???

        Como assim.

        Não era suposto ser uma comparação GPL vs Diesel ?
        O membro FastLee, já explicou tudo muito bem explicado Rca33.

        Comentário


          #34
          Obrigado.

          Eu já sabia que os carros a GPL eram bi-fuel, estava a pensar é que tinham feito o teste utilizando os dois combustíveis, o que com excepção da gasolina necessária para o arranque, seria estranho.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Gostava de ler o artigo, talvez compre o autohoje para ver que contas fizeram.

            A comparação não é completamente injusta por causa do preço dos carros. De qualquer modo, não se está a comparar um carro de 140cv com um de 70 ou 80.


            Mas estou plenamente convicto que muitas pessoas anunciam consumos a gasolina/gpl que são obtidos em condições completamente diferentes dos obtidos nos diesel.

            No meu caso, no carro de dia-a-dia que veio substituir um a gasolina, ando mais depressa (sobretudo em recuperações) e tem um consumo médio de 6,2 litros contra os 8,5 litros do gasolina anterior.
            Considerando um aumento de consumo de 10% a GPL, passaria para os 9,35 litros aos 100.
            Ainda assim seria mais barato que um diesel hoje.
            A comparação, se é nesses moldes, é injusta. Quem compra uma bluemotion está a pensar em economia. Quem escolhe GPL-Auto, e quer economia, n escolherá o TSi, escolherá um modelo mais económico, e até pq a conversão do TSi será mais cara.
            Até a revista cai num dos erros habituais, as pessoas entusiasmadas pelo preço do combustivel, compram grandes máquinas, e cmo é obvio n vão poupar assim tanto, quem quer poupar compra um 1.4 atmosferico, e passa a ter custos por km fantásticos.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
              É simples, basta entrar em contacto (Revista em causa) com quem efectou o dito teste comparativo (Jornalistas) e expôr as suas dúvidas enquanto consumidor ou utilizador de alguma destas soluções.
              Como aconteceu com o comparativo que dizia que um dos problemas do carro que perdeu o comparativo era ser um FWD, quando na realidade o
              carro era um AWD? Até houve quem reclamasse, mas nunca se retrataram
              nos números seguintes da revista. E o post foi sumariamente apagado.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                Um amigo meu tem uma V70 T5 igual à minha a GPL e tá farto de ter problemas
                - continua a dar 250 de ponteiro..
                - gasta menos de metade ao fim do mês
                - etc...

                realmente é melhor ninguem colocar GPL.. lol

                a minha nao ha de tardar muito a levar " gázada " tambem

                Xiuuuuu não digas isso....O gpl dá problemas e o aumento de preço tem sido notório, se o amigo sócrate descobre que isto existe estamos todos tramados....Ahhh e a velocidade de ponta passa a ser metade, raio do autocolante magnético é que era fraquinho...já agora: "PROCURA-SE autocolante magnético de gpl, perdido algures na A5"

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  A comparação, se é nesses moldes, é injusta. Quem compra uma bluemotion está a pensar em economia. Quem escolhe GPL-Auto, e quer economia, n escolherá o TSi, escolherá um modelo mais económico, e até pq a conversão do TSi será mais cara.
                  Até a revista cai num dos erros habituais, as pessoas entusiasmadas pelo preço do combustivel, compram grandes máquinas, e cmo é obvio n vão poupar assim tanto, quem quer poupar compra um 1.4 atmosferico, e passa a ter custos por km fantásticos.
                  Se escolheram o Golf poderiam ter ido para o 1.4 atmosférico, mas atendendo a que os consumos anunciados são muito próximos dos do 140cv, então a figura ainda seria pior.

                  Comentário


                    #39
                    Só não percebo a razão porque o GLP, produto derivado do petróleo, tem uma taxação irrisória, face aos tradicionais gasóleo e gasolina.

                    Há alguma razão para isso?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Como aconteceu com o comparativo que dizia que um dos problemas do carro que perdeu o comparativo era ser um FWD, quando na realidade o
                      carro era um AWD? Até houve quem reclamasse, mas nunca se retrataram
                      nos números seguintes da revista. E o post foi sumariamente apagado.
                      Não comento situações que desconheço na totalidade.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        Só não percebo a razão porque o GLP, produto derivado do petróleo, tem uma taxação irrisória, face aos tradicionais gasóleo e gasolina.

                        Há alguma razão para isso?
                        Ecologia...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                          Só não percebo a razão porque o GLP, produto derivado do petróleo, tem uma taxação irrisória, face aos tradicionais gasóleo e gasolina.

                          Há alguma razão para isso?
                          E existe alguma razão em particular para não haver inúmeros postos de abastecimento de GN distribuidos pelo território nacional bem como de BC?

                          Não respondi directamente à pergunta, mas fiz outra também simples que qualquer consumidor pode fazer.

                          Comentário


                            #43
                            Aliás, nem é necessário pensar em potência para fazer o comparativo.

                            Uma pessoa que NECESSITE de poupar combustível pensa assim:

                            1. Que carro necessito? (utilitário, familiar?)
                            2. Até quanto posso gastar? (na aquisição)
                            3. GPL ou gasóleo?

                            E quando chega à escolha do combustível não passou pela potência.

                            Quando escolhe, vai para a opção mais barata. Ou seja, o comparativo
                            deveria ser entre o mais barato dos diesel (se é que cabe no orçamento)
                            com o mais barato dos otto (dentro do mesmo segmento, e neste caso
                            marca e modelo).

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Se escolheram o Golf poderiam ter ido para o 1.4 atmosférico, mas atendendo a que os consumos anunciados são muito próximos dos do 140cv, então a figura ainda seria pior.
                              Volto a dizer, q como n li a reportagem, n devo tecer grandes comentários.
                              Mas a conversão do TSi é mais onerosa, logo vai desiquilibrar a balança.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                Só não percebo a razão porque o GLP, produto derivado do petróleo, tem uma taxação irrisória, face aos tradicionais gasóleo e gasolina.

                                Há alguma razão para isso?
                                UE tem mão nos impostos sobre o GPL, ao contrário do gasóleo e da gasolina.

                                E a UE tem mão nisso pelo menos mais dois anos, foi o que li algures aqui no forúm..

                                Comentário


                                  #46
                                  Ainda não li a revista (hei-de ler) e realmente, com ou sem lobbys pelo meio, a comparação não me parece lá muito justa!

                                  Seja como for, a questão não é pacífica e eu próprio estou num dilema entre o diesel e o GPL, sem saber bem o que fazer! Mais ainda, a questão do tócolante não me causa qualquer estigma, o carro vai passar a estacionar "na garagem estrela" e por cá não falta onde abastecer!!!

                                  Isto porque vou trabalhar para Évora e vivendo em Lx devo fazer uns pouco simpáticos 50 ou 60000 km/ano!

                                  A dúvida é se mantenho a minha magana fumarolas (tem pouco mais de 90.000 e faço médias à volta dos 5 reais, em uso combinado) ou se vendo a dita (ainda tem algum valor comercial) e compro um gasolina do mesmo segmento, com motor 1.4 aspirado, poucos km e poupo alguma coisa até porque isto não está para andar depressa (já me chegou pagar 300€ uma vez). Já agora, comprar um bifuel novo, tipo o Impreza 1.5 está fora de questão!

                                  Moral da história: em carros com potências semelhantes e em condições de condução equivalentes acredito que o GPL compense face ao diesel, mas não podemos esquecer o custo de instalação, a perda da capacidade da mala, autonomia (sobretudo se o depósito for daqueles que leva cerca de 30-40 litros), a necessidade de mudar regularmente o filtro do GPL e o risco do preço do litro vir a disparar (o sujeito que está no meu avatar não dorme)...

                                  Ainda vou pensar bem! Só estou à espera que a malta que importa automóveis trate de começar a importar veículos a GPL de origem! Está aí um grande filão!!!

                                  Comentário


                                    #47
                                    nao compença? ate já ah taxis a GPL

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                      Ainda não li a revista (hei-de ler) e realmente, com ou sem lobbys pelo meio, a comparação não me parece lá muito justa!

                                      Seja como for, a questão não é pacífica e eu próprio estou num dilema entre o diesel e o GPL, sem saber bem o que fazer! Mais ainda, a questão do tócolante não me causa qualquer estigma, o carro vai passar a estacionar "na garagem estrela" e por cá não falta onde abastecer!!!

                                      Isto porque vou trabalhar para Évora e vivendo em Lx devo fazer uns pouco simpáticos 50 ou 60000 km/ano!

                                      A dúvida é se mantenho a minha magana fumarolas (tem pouco mais de 90.000 e faço médias à volta dos 5 reais, em uso combinado) ou se vendo a dita (ainda tem algum valor comercial) e compro um gasolina do mesmo segmento, com motor 1.4 aspirado, poucos km e poupo alguma coisa até porque isto não está para andar depressa (já me chegou pagar 300€ uma vez). Já agora, comprar um bifuel novo, tipo o Impreza 1.5 está fora de questão!

                                      Moral da história: em carros com potências semelhantes e em condições de condução equivalentes acredito que o GPL compense face ao diesel, mas não podemos esquecer o custo de instalação, a perda da capacidade da mala, autonomia (sobretudo se o depósito for daqueles que leva cerca de 30-40 litros), a necessidade de mudar regularmente o filtro do GPL e o risco do preço do litro vir a disparar (o sujeito que está no meu avatar não dorme)...

                                      Ainda vou pensar bem! Só estou à espera que a malta que importa automóveis trate de começar a importar veículos a GPL de origem! Está aí um grande filão!!!
                                      Se já tens a megane e é económica, por ora não vejo qualquer vantagem na troca.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                        Só não percebo a razão porque o GLP, produto derivado do petróleo, tem uma taxação irrisória, face aos tradicionais gasóleo e gasolina.

                                        Há alguma razão para isso?
                                        Imposição comunitária com o propósito de incentivar o uso de combustíveis alternativos verdes.

                                        Como isso representa uma perda de receitas para o Estado, compreendem-se os entraves que eles colocam ao uso do combustível, nomeadamente:

                                        (1) o dístico, que tem por propósito estigmatizar certos veículos (uma vez que já está provado que um depósito de GPL é mais segura do que gasolina).

                                        (2) as restrições de estacionamento.

                                        Vê a seguinte directiva: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...3L0096:PT:HTML

                                        Comentário


                                          #50
                                          Embora a nível de factura final de consumos o GPL e o diesel possam ter diferenças insignificantes, creio que o teste não tomou em consideração os seguintes factores:

                                          (1) independentemente de tributação, o motor a diesel é sempre mais caro do que o correspondente a gasolina, que pode ser adaptado para GPL. Um carro a diesel custa sempre mais 3000 euros (sem imposto) ao passo que a conversão para GPL não ultrapassa os 1500 euros.

                                          (2) se tomarmos em linha de conta a tributação então a diferença torna-se ainda mais notória: os veículos a GPL beneficiam de um desconto de 50% ao passo que os diesel sofrem de agravamento fiscal.

                                          (3) o efeito combinado das alíenas anteriores leva a um período mais rápido de recuperação do investimento no GPL do que no diesel. A partir daí é só facturar em relação à gasolina.

                                          (4) embora haja quem discorde, creio que um motor a gasolina é mais agradável de conduzir do que o diesel. O GPL permite preservar o prazer de condução.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                            comparem carros com potencias iguais... metam um diesel de 140 cv tipo o 2.0 Tdi e nao essas modernices de hiper mega economia que so a pastar gastam pouco...

                                            sim porque um colega meu tem um bluemotion e digamos que aquilo de consumos baixos so se for daqui ao algarve a 90 à hora...

                                            Eu tenho um 1.9 TDI Ecomotive, e não é preciso muito para ter uma média real de 5,5l/100, em percurso misto, com o C Bordo a indicar 5,0l/100 de média. A 90/100 já fiz viagens, onde o consumo anda nos 4,4 reais, com o C Bordo a indicar 3,9 a 4,4 l/100.

                                            Para um Diesel 1.9, penso que é imbatível. Nem o 1.3 CDTI faz estes consumos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              eu cá já disse que o GPL é a maior tanga do séc XXI , comprem gasoleo, os carros gastam menos, o gasoleo ainda é barato e depois é outra pinta!


                                              Andar com um distico atrás e depois é Gás.........., e perdem a mala, não podem estacionar nos subterraneos, nem em todo o lado tem GPL.



                                              e depois é passar pa GPL, passar para gasolina, desafina aqui, afina ali, vaporizador para isto injectores para aquilo, válvulas aqui e ali, fonix.


                                              Gasoleo é chegar, pegar e andar.




                                              Esqueçam o GPL.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                Já alguém comprou a autohoje de hoje ??

                                                Na net diz isto sobre o artigo:

                                                "O GPL é mais limpo que a gasolina e o gasóleo. Mas será também mais económico na hora de fazer quilómetros? Recorremos ao VW Golf e comparámos TSI a gás com o Bluemotion."

                                                http://www.autohoje.com/index.php?op...968&Itemid=115
                                                Ainda não li, mas cheira-me a estudo tendencioso.

                                                Edit: pelo que estou a ler, 90% das pessoas que estão a comentar nunca andaram EFECTIVAMENTE num carro a GPL.

                                                Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                                Enta a fazer medias de 5.5 - 6 litros num bluemotion com gasoleo premium a euro e meio é o mesmo que fazer 10-11 litros a GPL a 0.70 eur...
                                                nao ha assim tanta diferença.
                                                a 90 à hora faço eu 7 litros e pouco na V70... 2.3cc e 240 cv
                                                Para fazer 10,11 litros a GPL no meu, é porque esqueci-me de meter a 4ª velocidade e o pedal já está colado há muito tempo. Vá, sê justo no que dizes pois não me pareces preconceituoso.

                                                A estes preços, GPL compensa de longe para a esmagadora maioria de carros comparáveis. E desafio alguém a provar o contrário.

                                                Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 17 July 2008, 20:06.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  No Passat TDI não-Bluemotion cá de casa com "apenas" 90cv e com 12 anos já fiz média de 5,1 L/100.

                                                  Em auto-estrada ando a 100 (para distâncias de 30 km a diferença de tempo entre andar a 100 ou a 120 resume-se nem a 5 minutos), e a diferença nos consumos é grande.

                                                  Para viagens mais longas já ando mais depressa, mas já fui até ao Algarve a 100 ( demorou + 50 minutos do que andar a 120)

                                                  De resto pratico condução económica e a autonomia costuma rondar os 1250km (tem depósito de 70 litros). Um gajo até se esquece de ir às bombas...

                                                  Quanto à questão GPL, eu acho que compensa quando:
                                                  - já se tem um carro a gasolina e não se precisa forçosamente de carro novo. Converte-se e pronto, pois não é possível investir de melhor forma €1500 a €2000 noutro carro! Mais vale tornar o carro próprio mais económico!
                                                  - se tem um carro 1.2, pois aí o custo por km será imbatível.

                                                  Neste confronto gasóleo/ gasolina, toda a gente se esquece que os estilos de condução são completamente diferentes. Para que o carro a gasolina tenha força como os a gasóleo, tem que ser uma cilindrada considerável, e esses motores não são poupadinhos nos L/100. Isto é, se o preço do GPL tiver algum rombo por alguma razão, os aumentos sentem-se em catadupa nos carros que consomem muitos Litros de GPL aos 100. Por enquanto isso não se verifica... mas por quanto tempo? Não será melhor ter um carro que gaste efectivamente menos combustível, do que estar apenas e só sujeito ao factor preço para se ter economia???

                                                  É que com os carros Diesel mesmo quando o preço do gasóleo ultrapassa o preço da gasolina, em muitos casos continuam a ser mais económicos que muitos carros a gasolina, têm mais força e são mais fáceis de conduzir do que muitos carros a gasolina, e têm sempre mais autonomia.

                                                  Tudo isto claro está, se forem conduzidos de forma económica.

                                                  Que fique bem claro que não sou anti-gasolina, pois se eu comprasse um coupé ou descapotável nunca teria um "d" na sua sigla. Nunca.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                    eu cá já disse que o GPL é a maior tanga do séc XXI , comprem gasoleo, os carros gastam menos, o gasoleo ainda é barato e depois é outra pinta!


                                                    Andar com um distico atrás e depois é Gás.........., e perdem a mala, não podem estacionar nos subterraneos, nem em todo o lado tem GPL.



                                                    e depois é passar pa GPL, passar para gasolina, desafina aqui, afina ali, vaporizador para isto injectores para aquilo, válvulas aqui e ali, fonix.


                                                    Gasoleo é chegar, pegar e andar.




                                                    Esqueçam o GPL.
                                                    Confirmo. Um conselho de quem anda gaseificado

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      O teste não contempla 2 premissas essenciais, a saber:

                                                      - O carro a GPL/gasolina deve ser comprado novo com o sistema GPL instalado da fábrica, para manter a garantia (sem haver espinhas) e ter 50% de desconto no ISV (aqui a balança começa a desequilibrar);

                                                      - Devem-se comparar carros com carroçarias e potências semelhantes.

                                                      Como o estudo não tem estas questões essencias em conta, é um estudo enviesado!
                                                      Editado pela última vez por JazzFM; 17 July 2008, 21:35.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por JazzFM Ver Post
                                                        Como o estudo não tem estas questões essencias em conta, é um estudo enviesado!
                                                        Peço desculpa, o smile vomitou para cima da última palavra. Só consegui
                                                        ler as duas primeiras letras. Era o quê? "EN"-quê? "Encomendado", era
                                                        isso?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                          Ainda não li, mas cheira-me a estudo tendencioso.

                                                          Edit: pelo que estou a ler, 90% das pessoas que estão a comentar nunca andaram EFECTIVAMENTE num carro a GPL.



                                                          Para fazer 10,11 litros a GPL no meu, é porque esqueci-me de meter a 4ª velocidade e o pedal já está colado há muito tempo. Vá, sê justo no que dizes pois não me pareces preconceituoso.

                                                          A estes preços, GPL compensa de longe para a esmagadora maioria de carros comparáveis. E desafio alguém a provar o contrário.

                                                          Sim nunca andei num carro a GPL mas não digo mal deles. Até acho uma boa solução.

                                                          E sim eu mesmo sem ler já estou a pôr o estudo em causa pois até na capa da revista vem:

                                                          GPL NÃO COMPENSA, TESTES MOSTRAM VANTAGEM DO DIESEL.

                                                          É mesmo para chamar a atenção até para quem só vê a capa. A SIVA quer é vender TDi's .

                                                          Sorry pelo BOLD.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Eu já li o comparativo.

                                                            O bloco 1.9tdi foi escolhido, em relação ao 2.0tdi, porque custa o mesmo que o TSI, €24.000.

                                                            O 1.9tdi ganhou em economia da única forma possível (tendo em conta a diferença de preço do GPL para o gasóleo), CONSUMIR METADE (10l contra 5,3l em AE/cidade).

                                                            Aqui acho que algo está mal, ou o diesel não gasta NADA, ou o TSI gasta MUITO.

                                                            No meu 1,4 atmosférico Otto, para fazer 10l tenho de andar constantemente além das 4.000rpm, ou seja, não ando a pastar. Num 1.9TDI105 (não bluemotion), no mesmo ritmo, gasto no mínimo 7l.

                                                            Isto nas contas do Alexandre F. Batista (o tipo que assinou o artigo) dá €8,5 (TSI) aos 100km contra €7,5 (TDI).

                                                            Para esclarecer mais um ponto, as comparações com o modo gasolina são sempre em relação ao GPL e não o Diesel.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                              Peço desculpa, o smile vomitou para cima da última palavra. Só consegui
                                                              ler as duas primeiras letras. Era o quê? "EN"-quê? "Encomendado", era
                                                              isso?
                                                              Vai ao dicionário

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X