Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL não compensa em relação a diesel (AVISO NO POST #66)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    É exactamente por contas (erradas) como as tuas que este comparativo tem interesse.

    Nessas tuas contas estás a descurar alguns aspectos:
    - o primeiro é o desvio que cada carro tem do consumo anunciado, que varia de modelo para modelo, não sendo nada realista olhar para os consumos anunciados como factos concretos. A provar isto está o facto de que o TSI gastou 10 litros nas mesmas condições em que o diesel gastou 5,3 ! Aqui está um erro, que é o anunciado vs verificado.

    - o teu segundo erro é ignorares (como eu ignoraria até ver este artigo) um consumo de mais de um litro de gasolina a cada 100 kms. Ou seja, em cima do valor optimista de GPL que colocaste, ainda tens de acrescentar entre 1,55 a 2 euros por cada 100 kms.

    Como vês, contas como a tua já justificaram o artigo.
    Que giro estares a esquecerte também de:

    - o TSI a GPL usado já tem uma valente idade, e não sabes o tipo de escafianço que já levou; o 1.9tdi bluemotion saiu direitinho do stand, ão foi? Muito justo...

    - só te lembras de um desvio nas médias anunciadas se o GPL gastar mais e o Diesel gastar menos.... já fiz médias a GPL de 7L/100km!! Se queres convencer-me que esse TSI andar a gastar 10L aos 100km é normal, então tens de ter a humildade de perceber que então a gasolina consome (e já estou a por um factor de 20%!!) 8L/100, o que não é um consumo de quem anda calminho!

    - Desculpa já, mas não tens nenhuma razão a sugerires esses 1,55 euros ou 2 euros por cima dos 100km! Qual é a razão, algum imposto Sócrates?! Ou queres agora fazer com qe o GPL consuma 30% mais que a gasolina?

    Não me convences, desculpa. Tens de ser mais objectivo e isento. A única maneira de o Diesel compensar em relação ao GPL é se for usado gasóleo agrícola!

    Nota: eu não sou teimoso, apenas só me deixo convencer com argumentos sustentados e lógicos, nada de enviesamentos! E a minha análise, por muito que te custe, não pode ser mais isenta!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      E achas que um exemplo desses seria entre carros do mesmo preço ?
      Será que alguém teria indecisões entre esses dois ?

      Sejamos realistas !

      O facto inegável é que nesta comparação realista, o GPL perde face ao diesel.

      Continuo a dizer que o título pode induzir em erro pensando que o GPL nunca compensa, e como bem sabemos há situações em que é extremamente compensador.
      Realista?!

      Essa comparação nem é digna desse nome, pois comparou dois produtos claramente diferentes, com uma diferença de cavalagem significativa e que claramente condiciona os resultados!

      Desculpa lá, mas dá-me a entender que, ao sistematicamente andares a ignorar esse pequeno mas decisivo factor, é que só queres olhar para um lado.

      Atrvo-me a estimar que em 95% dos casos COMPARÁVEIS entre carros EQUIPARÁVEIS em equipamento e cavalagem, o GPL irá compensar SEMPRE. Como tal, é claramente tendencioso anunciar só o resultado oriundo de um caso dos 5%.

      Comentário


        #93
        Estou mesmo admirado não terem comparado um Lupo TDI a um tuareg a gota..... e mais não digo

        VNC

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Exacto.

          Eu não percebi se essa injecção é feita só no arranque, ou de 'x' em 'x' tempo ou contínua.

          O que importa é que existe um consumo que tem de ser contabilizado.
          Pelo que deduzi (eu!) em texto escrito e não em quadro numérico com valores numéricos foi o seguinte:

          Comparação ao custo unitário (l) por km percorrido em modo exclusivo de GPL vs modo exclusivo de Benzina vs modo exclusivo de Diesel.

          E que a cada 100 km percorrido em modo GPL (exclusivo) é injectado o tal litro de gasolina por razões de proteccção da mecânica TSI.

          E que no globla das alternativas expostas, o Diesel neste comparativo e tendo em conta as variáveis deste ganha em economia de uso.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
            Pelo que deduzi (eu!) em texto escrito e não em quadro numérico com valores numéricos foi o seguinte:

            Comparação ao custo unitário (l) por km percorrido em modo exclusivo de GPL vs modo exclusivo de Benzina vs modo exclusivo de Diesel.

            E que a cada 100 km percorrido em modo GPL (exclusivo) é injectado o tal litro de gasolina por razões de proteccção da mecânica TSI.

            E que no globla das alternativas expostas, o Diesel neste comparativo e tendo em conta as variáveis deste ganha em economia de uso.
            mas isto foi um caso esporadico e que pela forma como é exposto tende a ser tomado como regra pelos menos esclarecidos...

            é uma verdade que nao reflecte a verdade da esmagadora maioria dos casos

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
              - o TSI a GPL usado já tem uma valente idade, e não sabes o tipo de escafianço que já levou
              O TSI tem 1 ano e meio (Fevereiro de 2007), não acho que seja uma valente idade.

              Além disso, este carro pertence à empresa que monta/representa este sistema, não teria lógica apresentarem (seja a quem for) uma unidade desafinada, estragada, etc.

              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
              o 1.9tdi bluemotion saiu direitinho do stand, ão foi? Muito justo...
              Se saiu direitinho do stand, quer dizer que daqui a 15/20.000km ainda consegue fazer consumos algumas décimas abaixo do que faz neste momento.

              Eu, tal como muitas pessoas, acho que o GPL compensa muito para quem já tem um carro a gasolina em casa e quer começar a poupar alguns € em relação ao que gasta actualmente.

              Em outras situações, cada caso é um caso.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                E que a cada 100 km percorrido em modo GPL (exclusivo) é injectado o tal litro de gasolina por razões de proteccção da mecânica TSI.
                Mais uma vez, estás a dar razão à minha tese de que esse carro GPL não é um digno representante de GPL, e como tal, esta comparação não faz sentido.

                O carro normal a GPL não precisa de andar a meter gasolina a meio para proteger mecânica, isso deve-se pelo facto desse motor já estar todo espremidinho!

                O que me choca em tudo o isto é que a mensagem que vai passar para pessoas mal informadas e que leram o artigo, é que ainda vão achar que todos os carros a GPL precisam desse cuidado, o que é FALSO!

                A revista AutoHoje só tem a ganhar em realizar um teste comparaivo exaustivo, realista e justo entre os três combustíveis (ou até mais, com os biodiesels) em carros representativos, e não carros escolhidos a dedo!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                  mas isto foi um caso esporadico e que pela forma como é exposto tende a ser tomado como regra pelos menos esclarecidos...

                  é uma verdade que nao reflecte a verdade da esmagadora maioria dos casos
                  Isto é o que está exposto no artigo em causa, não vejo onde esteja o sensacionalismo ou algo mais enquanto simples e potencial leitor!

                  Aliás pela leitura do texto penso que a idéia que passa é um TDI mais económico mas não com valores absolutamente extraordinários, tudo isto é informação meramente funcional não decisiva.

                  E quanto ao esporádico é um termo parcial aqui utilizado FastLee pois a realidade dos consumos é variável quer tendo em conta o factor técnico e humano na condução.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                    Mais uma vez, estás a dar razão à minha tese de que esse carro GPL não é um digno representante de GPL, e como tal, esta comparação não faz sentido.

                    O carro normal a GPL não precisa de andar a meter gasolina a meio para proteger mecânica, isso deve-se pelo facto desse motor já estar todo espremidinho!

                    O que me choca em tudo o isto é que a mensagem que vai passar para pessoas mal informadas e que leram o artigo, é que ainda vão achar que todos os carros a GPL precisam desse cuidado, o que é FALSO!*

                    A revista AutoHoje só tem a ganhar em realizar um teste comparaivo exaustivo, realista e justo entre os três combustíveis (ou até mais, com os biodiesels) em carros representativos, e não carros escolhidos a dedo!
                    Um opinião individual num universo de milhões de opiniões de diversos consumidores, simples.

                    Não pretendo nem quero ser defensor do artigo publicado na AH, *mas tal situação vem descrita e o porquê da mesma.

                    Mas já existem outros testes em outras publicações nacionais sobre o mesmo tema : Consumo.

                    A verdade dos consumos

                    Combustíveis alternativos

                    Comentário


                      Confesso que ainda não li o artigo, mas amanhã na praia prometo que vou ler.

                      Eu acho é que cada um tem de fazer as suas contas. Mas bem feitas e sem aldrabices. E eu por exemplo até gosto mais de diesel para ultrapassar, pelo menos em relação a otto atmosféricos de baixa cilindrada.

                      Estes golf's por exemplo, mesmo que o TDi compense, o TSi são mais 35cv e também recupera bem (até melhor) visto ser turbo. E se fizermos mais estrada que cidade a diferença de l/100 baixa. Em cidade está visto que o melhor é um hibrido mesmo.

                      De qualquer forma acho estranho qualquer que seja o carro fazer 5.3l em cidade.. Se fosse 6.xx ou 7 eu até acreditava.. Ou então temos de definidir o conceito de cidade.

                      Nos Hummers, M5, M6 etc claro que o GPL compensa mas depois nestes segmentos (C para baixo) a coisa equilibra. No segmento D também convém fazer umas continhas.

                      Outra coisa que a AH não referiu e eu acho que toda a gente se esquece sempre é por quantos anos se vai manter um veículo e previsões para o preço dos combustíveis nos próximos anos.

                      O diesel vai aumentar mais que a gasolina e muito mais que o GPL e assim as coisas vão mudando ainda mais de figura.

                      Eu se comprasse agora pegava na média de preços de diesel, gasolina, gpl tentava mais ou menos prever os preços dentro de 1,2,3,4,5 anos..(descer não vão de certeza..). E depois fazia as continhas todas..

                      Depois também é preciso ter em conta o nosso estilo de condução. Quem gosta de se divertir não pode esperar milagres do TSi e mesmo no TDi o consumo pode disparar para 7 ou 8 litros.
                      Editado pela última vez por ClioIIIRS; 18 July 2008, 13:47.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                        Um opinião individual num universo de milhões de opiniões de diversos consumidores, simples.

                        Não pretendo nem quero ser defensor do artigo publicado na AH, *mas tal situação vem descrita e o porquê da mesma.

                        Mas já existem outros testes em outras publicações nacionais sobre o mesmo tema : Consumo.

                        A verdade dos consumos

                        Combustíveis alternativos
                        O diesel vence. Base de comparaçao: uma Subaru Legacy a GPL com uma Megane 1.5Dci 85cv. Até chegam ao desplante de dizer que o Diesel emite menos CO2... Para qundo um comparativo Hummer a GPL vs Smart 0.6Cdi?!

                        2 + 2 = 5 e é verdade, se considerarmos 2.4 + 2.4 = 4.8. É só cosmética.

                        Comentário


                          Custa-me a entender esse resultado. Na minha perspectiva não foram tomados os devidos cuidados de comparação.

                          Primeiro não sei qual foi o preço do gpl, mas já vi por aqui fazerem as contas a 0,69, sim talvez seja a média, mas há bombas a gpl a 0,62€ e até menos.

                          Depois, parto do princípio que o carro convertido a gpl já tinha sido afinado...pois o sistema mal afinado provoca um aumento do consumo...eu quando afinei o meu baixou quase 1L !

                          Depois há essa questão que não percebi bem, consumir um bocado de gasolina ao mesmo tempo que o gpl? Bem, se assim é, é mais uma excepção. A maioria dos carros a gpl só consomem gasolina para ligar o carro e passado uns segundos já está a gpl.
                          Por alguma razão existem os lubrificadores...para manter o circuito a gasolina impecável... não é a gastar gasolina para isso.

                          A mim o que acho sinceramente é que foi escolhido um carro totalmente díspar e errado, não de todo para esta comparação, mas sim para o facto de pretender transmitir que o diesel é mais económico que o gpl.

                          Comparem lá um 1.2 16v com um 1.2cdti...

                          Comentário


                            Tenho um carro a gpl e aquilo é só problemas...queima velas, bobines, gasta oleo, o carro a subir onde antes era em 5ª agora tenho que meter 3ª.
                            Ficou a gastar 12 litros aos 100...e antes gastava 8!

                            POR FAVOR....não metam GPL nos carros!!!

                            Obrigado

                            Comentário


                              A comparação q a AH apresentou é perfeitamente plausivel, no meu entender.

                              Em 1º lugar, não vejo qual o problema em comparar os 2 referidos modelos: quem compra, regra geral, está mais dependente/atento aos preços dos modelos q tem em vista do q propriamente à cavalagem...

                              Em 2º lugar o facto do TSI ser modelo c um ano e tal não vejo qual o inconveniente: não estavam a fazer nenhuma experiencia cientifica, em laboratorio, em condições rigorosamente iguais e variaveis controladas: então será q o condutor dos carros foi o mesmo/ a condução foi feita em pista (é q se foi em estrada podia estar mais transito c determinado modelo,...e por aí fora). É um comparativo indicativo e vale o q vale...O proprio preço do GPL encontra-se mais barato q o considerado, em diversas bombas por este país mas eu tb meto gasoleo a 1,31, logo...mais uma variavel q não se pode controlar.


                              Por ultimo, não me surpreende q em determinados modelos e em determinadas situações, o diesel compense e em outros modelos seja claramente menos vantajoso.

                              Aliás, já em diversos topicos GPL dei exemplo especifico onde o GPL não compensava para mim, mesmo fazendo cerca de 30000kms/ano. GPL proveitoso sim mas nem em todas as situações.
                              Editado pela última vez por manucas; 18 July 2008, 14:05.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                                Mas o gás natural não é também uma matéria proveniente de combustíveis fósseis?
                                Neste momento, o real problema é o petróleo e a dependência excessiva que temos face a eles.

                                Claro que os outros combustíveis fósseis (Carvão, GN) vêm em 2º lugar e a longo prazo constituirão um problema semelhante.

                                Mas vamos lá colocar as coisas na sua devida ordem.

                                A nossa sociedade está colocada perante um problema grave face ao petróleo e como tal, tudo o que resultar dele deve ser objecto do mesmo tipo de preocupações. E de restrições.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                  Tenho um carro a gpl e aquilo é só problemas...queima velas, bobines, gasta oleo, o carro a subir onde antes era em 5ª agora tenho que meter 3ª.
                                  Ficou a gastar 12 litros aos 100...e antes gastava 8!

                                  POR FAVOR....não metam GPL nos carros!!!

                                  Obrigado
                                  A utilizar gás seria GN, é de facto ecológico.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    Neste momento, o real problema é o petróleo e a dependência excessiva que temos face a eles.

                                    Claro que os outros combustíveis fósseis (Carvão, GN) vêm em 2º lugar e a longo prazo constituirão um problema semelhante.

                                    Mas vamos lá colocar as coisas na sua devida ordem.

                                    A nossa sociedade está colocada perante um problema grave face ao petróleo e como tal, tudo o que resultar dele deve ser objecto do mesmo tipo de preocupações. E de restrições.
                                    A segunda revolução do carvão está em plena marcha, uma real mais valia no combate ao uso exclusivo do petróleo no sector secundario em economias emergentes e já estabelecidas e o aliviar da procura.

                                    Inúteis, quando não existe uma politica racional nesta matéria.

                                    Comentário


                                      Eu não comprei a revista, nem vou comprar, nem sequer
                                      tenho nenhum interesse em ler o artigo. E isto tem a ver com o historial de comparativos "enviesados" dessa publicação. É perda de tempo ler os comparativos que eles fazem. E comparar o consumo de 2 carros que têm uma diferença de 35 cv é completamente ridículo.
                                      Como alguns disseram, já agora porque não comparar os consumos
                                      de um smart diesel com um Cayenne GPL???

                                      As contas que eu tenho feito mostram que desde há algum tempo que fica mais barato andar a GPL do que a Diesel,
                                      isto devido ao grande aumento que o diesel teve nos últimos tempos.

                                      Até há 2 ou 3 anos, era mais barato andar a diesel,
                                      também pelas mesmas contas que eu fazia, e eu na altura já tinha carro a GPL.

                                      E só estou a considerar o custo de combustivel por km,
                                      e para carros com características idênticas.
                                      O custo inicial de aquisição e manutenção já é mais dificil entrar nas contas porque varia muito de modelo para modelo,
                                      mas em geral é quase sempre mais benéfico para o GPL, pelo que ainda
                                      fazia tender mais para o lado do GPL.


                                      P.S.: De qualquer maneira tenho que agradecer ao autor do artigo por ter ajudado a que menos pessoas transformem os carros para GPL. A ele o meu muito obrigado.
                                      Editado pela última vez por XlPower; 18 July 2008, 14:17.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                        Que giro estares a esquecerte também de:

                                        - o TSI a GPL usado já tem uma valente idade, e não sabes o tipo de escafianço que já levou; o 1.9tdi bluemotion saiu direitinho do stand, ão foi? Muito justo...
                                        Como o BrunoD bem disse, o mais que pode acontecer é o TDI ficar a gastar menos daqui a uns bons kms, ou seja, até pode ter sido prejudicado neste comparativo nesse aspecto.
                                        Comparou-se um carro novo com um (à partida rodado).
                                        Lógicamente um instalador de GPL que tem interesse em promover o que lhe dá dinheiro não iria entregar uma unidade toda escafiada.

                                        Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                        - só te lembras de um desvio nas médias anunciadas se o GPL gastar mais e o Diesel gastar menos.... já fiz médias a GPL de 7L/100km!! Se queres convencer-me que esse TSI andar a gastar 10L aos 100km é normal, então tens de ter a humildade de perceber que então a gasolina consome (e já estou a por um factor de 20%!!) 8L/100, o que não é um consumo de quem anda calminho!
                                        O TSI gastou 10 litros em circuito misto. Vais-me dizer que esses 8 litros num TSI é preciso acelerar muito para os fazer...
                                        Pois...140cv a gasolina a gastar 8 litros a andar depressa...
                                        Deve ser verdade.

                                        Se andasses mais atento, verificarias que ainda esta semana foram referidos consumos deste carro de 11 litros a gasolina em trajectos citadinos e com pára-arranca.
                                        Não me parece que este teste tenha sido feito com ritmos de adormecer (nem para um nem para outro), como aliás não faria sentido.



                                        Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                        - Desculpa já, mas não tens nenhuma razão a sugerires esses 1,55 euros ou 2 euros por cima dos 100km! Qual é a razão, algum imposto Sócrates?! Ou queres agora fazer com qe o GPL consuma 30% mais que a gasolina?
                                        Aqui foi a ignorância a falar. Ignorancia no sentido de não teres lido o artigo, e mesmo assim vires dar opiniões pouco (ou nada) esclarecidas.

                                        O TSI necessita de gastar mais de um 1 litro de gasolina a cada 100 kms por causa dos injectores de gasolina.
                                        Ora, se um litro custa cerca de 1,55 e o carro gasta mais de um litro, significa que será um custo acrescido entre 1,55 e 3,10 euros por cada 100 kms.
                                        Como vês não inventei nada, e até fui bastante conservador nos valores que coloquei.

                                        Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                        Não me convences, desculpa. Tens de ser mais objectivo e isento. A única maneira de o Diesel compensar em relação ao GPL é se for usado gasóleo agrícola!

                                        Nota: eu não sou teimoso, apenas só me deixo convencer com argumentos sustentados e lógicos, nada de enviesamentos! E a minha análise, por muito que te custe, não pode ser mais isenta!
                                        Para mim é rigorosamente igual se te convenço ou não, até porque não tenho essas aspirações.
                                        Foi efectuado um teste com rigor onde ficou provado por A+B que um Golf TSI fica mais caro por km do que um Golf Bluemotion.
                                        A partir daqui são divagações.


                                        Agora, se me disseres que este caso é algo raro (compensar o diesel face ao GPL) eu concordo plenamente contigo.
                                        Essa é outra questão, e que não está coberta no artigo em questão, e penso ser essa omissão que te está a fazer confusão.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                          Tenho um carro a gpl e aquilo é só problemas...queima velas, bobines, gasta oleo, o carro a subir onde antes era em 5ª agora tenho que meter 3ª.
                                          Ficou a gastar 12 litros aos 100...e antes gastava 8!

                                          POR FAVOR....não metam GPL nos carros!!!

                                          Obrigado
                                          O mais triste é que não é preciso esse tipo de publicidade negativa para de certa maneira proteger o GPL do interesse genérico das pessoas, atraindo impostos com isso... o preconceito cego do português é suficientemente poderoso para nos protegermos disso.

                                          Só tenho é pena das pobres pessoas que procuram informação objectiva, e só encontram desinformação dissimulada em supostos testes comparativos, que afinal não o são (leia-se esse do Legacy vs Mégane, mais escandaloso não podia ser).

                                          Comentário


                                            Uma questão que achei interessante e ainda não vi abordada aqui prende-se com o abastecimento.

                                            O abastecimento de GPL tem os seus "quês".

                                            Por um lado deveriam ser utilizadas luvas, que o posto não disponibilizou por alegadamente os clientes ficarem com elas. Isto deve-se ao risco de queimaduras, coisa que raramente se fala.

                                            O outro aspecto prende-se com o abastecimento propriamente dito, que segundo li ao longo do tempo, pode ser uma aventura principalmente com temperaturas mais elevadas, como se registam agora.

                                            Acho que foi a primeira vez que vi esse facto mencionado numa revista.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Agora, se me disseres que este caso é algo raro (compensar o diesel face ao GPL) eu concordo plenamente contigo.
                                              Essa é outra questão, e que não está coberta no artigo em questão, e penso ser essa omissão que te está a fazer confusão.
                                              Até que enfim que concordamos. Até porque, como decerto concordas comigo, casos raros não são significativos de um ponto de vista estatístico, e NUNCA deviam ser usados para sustentar um título como "GPL não compensa face ao Diesel".

                                              Como referi mais acima, falei em 95% / 5% de casos em que compensa GPL/Diesel.. não interessa a percentagem: interessa é discutir até que ponto esta comparação foi honesta para com os interesses dos leitores da AH. E ainda bem que este tópico foi desbloqueado, pois a AH deve perceber que feedback dos leitores, seja negativo ou positivo, vale ouro.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                O mais triste é que não é preciso esse tipo de publicidade negativa para de certa maneira proteger o GPL do interesse genérico das pessoas, atraindo impostos com isso... o preconceito cego do português é suficientemente poderoso para nos protegermos disso.

                                                Só tenho é pena das pobres pessoas que procuram informação objectiva, e só encontram desinformação dissimulada em supostos testes comparativos, que afinal não o são (leia-se esse do Legacy vs Mégane, mais escandaloso não podia ser).
                                                Esse comparativo do Legacy vs Megane não conheço, mas isso sim, parece-me ser uma comparação com pouco cabimento. Se não estou enganado são até de segmentos diferentes.

                                                Quanto ao preconceito do GPL, tens razão, e este artigo (como já disse) pode induzir muita gente em erro (pensando que esta é a regra, quando é a excepção).
                                                Mas também tem de ser dito com clareza que noutros aspectos esta análise foi das mais abrangentes que li em revistas auto.
                                                Até hoje, vi sempre o GPL retratado em revistas de um modo muito cor-de-rosa, sem falar nos aspectos negativos (o abastecimento, perda de performances, etc).

                                                Nesse capítulo acho que este artigo esteve bem.

                                                Para mim e para ser justo, acho que deveriam ter feito o mesmo com mais 2 ou 3 carros, mostrando a diversidade de conclusões possíveis face à economia, e demonstrando que o GPL é algo a considerar seriamente quando o objectivo é poupar.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Uma questão que achei interessante e ainda não vi abordada aqui prende-se com o abastecimento.

                                                  O abastecimento de GPL tem os seus "quês".

                                                  Por um lado deveriam ser utilizadas luvas, que o posto não disponibilizou por alegadamente os clientes ficarem com elas. Isto deve-se ao risco de queimaduras, coisa que raramente se fala.

                                                  O outro aspecto prende-se com o abastecimento propriamente dito, que segundo li ao longo do tempo, pode ser uma aventura principalmente com temperaturas mais elevadas, como se registam agora.

                                                  Acho que foi a primeira vez que vi esse facto mencionado numa revista.
                                                  Vale tudo, agora?

                                                  Olha, um carro a turbo-diesel tem o risco de desalvorar e de estourar o motor sem avisar. O motor GPL/Gasolina não.

                                                  O GPL emite menos NOx e COx que o Diesel.

                                                  O GPL desgasta menos a maioria dos motores, em relação à gasolina.

                                                  Round 2?

                                                  O propósito deste post é mostrar que não há necessidade de partir para os pormenores, pois não é o foco do assunto.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                    Outra coisa bem diferente é colocar em causa de forma reiterada a dignidade, honestidade e o profissionalismo dos colaboradores da revista e da própria revista, mesmo que nem sequer se tenha lido o artigo em questão e apenas com base em teorias da conspiração!
                                                    Imagino que esta parte fosse para mim, por causa da "independência".
                                                    Atenção que INDEPENDÊNCIA não é igual a FALTA DE ISENÇÃO.

                                                    Repare-se:

                                                    Em Portugal, que eu conheça, existe apenas uma publicação que
                                                    APARENTA ser uma publicação com jornalismo independente: A revista
                                                    ProT***e da DEC*. E APARENTA porque NÃO DEPENDE da publicidade.
                                                    E digo que aparenta porque DESCONHEÇO se depende de outras
                                                    coisas, como seja da cedência de produtos a analisar.
                                                    Mesmo que DEPENDA da cedência de produtos para análise (não sendo
                                                    por isso INDEPENDENTE), isso não significa que não seja ISENTA, SÉRIA
                                                    e HONESTA.
                                                    Não ser INDEPENDENTE significa apenas que não pode realizar os testes,
                                                    comparativos e análises de forma INDEPENDENTE, ainda que os possa
                                                    fazer de forma SÉRIA e HONESTA dentro das limitações impostas pela
                                                    falta de INDEPENDÊNCIA.

                                                    As revistas de automóveis (e não só) em Portugal (nunca disse que falava
                                                    em exclusivo da AH, tanto mais que o exemplo do FWD e AWD foi noutra
                                                    revista que não a AH) não fazem jornalismo independente. Isto não é
                                                    nenhuma acusação, é a constatação de um facto. Nem tão pouco é uma
                                                    ofensa, é assim que as coisas são, e dificilmente podem ser de outro
                                                    modo.

                                                    Vejamos porquê:

                                                    As revistas dependem da publicidade. Os jornalistas dependem dos
                                                    carros que lhes arranjarem para testar. Para que fosse possível ter
                                                    independência jornalistica seria necessário que os jornalistas pudessem
                                                    escolher os carros a testar/comparar, e que a revista tivesse verbas
                                                    para os adquirir sem que essas verbas dependessem da publicidade pelas
                                                    marcas a quem adquirissem os carros.

                                                    E isto não tem nada a ver com teorias da conspiração. Ou seja, a
                                                    independência da publicidade não tem a ver com falta de seriedade
                                                    nem honestidade. Tem a ver com o facto de as marcas poderem impedir
                                                    os testes aos carros, não só por não os emprestarem, mas por evitar os
                                                    contratos de publicidade. Sem publicidade não há dinheiro. Sem dinheiro
                                                    não há carros. Sem carros não há testes. Sem testes não há jornalismo.

                                                    Não se trata, pois, de uma questão de falta de seriedade. Trata-se de
                                                    uma questão de falta de independência.

                                                    E pode ainda ser pior: A revista ENCOMENDA ao jornalista o artigo
                                                    dizendo: «TOMA LÁ ESTES 2 CARROS E FAZ UM COMPARATIVO».
                                                    Ou seja, mesmo que o jornalista não esteja de acordo em que aqueles
                                                    são os melhores modelos para o comparativo, terá de escrever um
                                                    artigo sobre o qual não acredita. Apenas porque eram os carros
                                                    DISPONÍVEIS, e ficou DEPENDENTE desses carros para escrever o
                                                    artigo. É certo que os jornalistas mais conceituados têm algum
                                                    poder para se esquivarem deste tipo de situações, mas os jornalistas
                                                    principiantes têm muitas vezes de se sujeitar ao que lhes dão.

                                                    No caso do comparativo GPL vs DIESEL, não teria sido melhor ter tido
                                                    20 modelos diferentes e de segmentos diferentes para comparar?

                                                    E se os jornalistas tivessem independência financeira/orçamental, e
                                                    pudessem comprar 20 carros diferentes e instalar GPL nos 10 modelos
                                                    a gasolina? Não teria sido melhor? Não teria sido mais demonstrativo?

                                                    Quanto à AUTOHOJE propriamente dita, o erro foi tão somente este:

                                                    - Comparou-se 2 carros, e concluiu-se num título bombástico, COMO SE
                                                    DE UMA VERDADE UNIVERSAL SE TRATASSE, que o DIESEL compensa
                                                    em relação ao GPL.

                                                    A maioria das pessoas lê apenas as "gordas". Independentemente do
                                                    conteúdo da notícia, já ficou a haver pessoas que consideram como
                                                    verdade universal o DIESEL ser mais económico que o GPL.

                                                    Há muitas pessoas que acreditam em tudo o que vêem nos jornais ou
                                                    na TV. É por isso que a responsabilidade dos jornalistas é tão elevada,
                                                    e é por isso que têm de ter muito cuidado com o que escrevem. Muito
                                                    mais que o comum dos mortais.

                                                    Também há a questão das versões escolhidas para o comparativo.
                                                    Mas isso dá para outro post ainda mais comprido, e este já vai longo.

                                                    Comentário


                                                      Porque não pegam em carros comparáveis em termos de performance (leia-se principalmente recuperações)?

                                                      Ponham lá o 2.0 TDI de 140CV vs 1.4 TSI 140CV.

                                                      Isso é que era estar a comparar coisas comparáveis!

                                                      Agora assim, tenham paciência, mas na minha opinião o teste está enviesado.

                                                      Já agora dou uma sugestão para um teste num modelo representativo do mercado tuga, que é o Renault Mégane:

                                                      1.5 DCI 105cv VS 1.6 105cv (este vende-se novo a GPL em França, vejam no site www.renault.fr)

                                                      Admitindo que a diferença nas performances (recuperações) é claramente favorável ao 1.5 DCI 105cv, podem fazer:

                                                      1.5 DCI 85cv VS 1.6 105cv

                                                      Neste caso a diferença nas recuperações não será significativa.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Uma questão que achei interessante e ainda não vi abordada aqui prende-se com o abastecimento.

                                                        O abastecimento de GPL tem os seus "quês".

                                                        Por um lado deveriam ser utilizadas luvas, que o posto não disponibilizou por alegadamente os clientes ficarem com elas. Isto deve-se ao risco de queimaduras, coisa que raramente se fala.

                                                        O outro aspecto prende-se com o abastecimento propriamente dito, que segundo li ao longo do tempo, pode ser uma aventura principalmente com temperaturas mais elevadas, como se registam agora.

                                                        Acho que foi a primeira vez que vi esse facto mencionado numa revista.
                                                        Opah, agora a sério...

                                                        Já levei com o gás muitas vezes nas mãos...mas muitas mesmo, porque não tenho qualquer tipo de cuidado com isso. Sentes o frio mas não queima de forma alguma.
                                                        E no calor nunca tive problemas. Já apanhei uma bomba defeituosa...mas isso é outro assunto, pois tb já as apanhei na gasolina.Uma vez paguei 50€ de gasolina e entraram prai 10€....

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                          Até que enfim que concordamos. Até porque, como decerto concordas comigo, casos raros não são significativos de um ponto de vista estatístico, e NUNCA deviam ser usados para sustentar um título como "GPL não compensa face ao Diesel".
                                                          Mas nota que isso eu nunca coloquei em questão.
                                                          Eu tenho andado nos dois últimos anos a fazer comparações de custos de diesel vs gpl e este último tem vindo cada vez mais a ganhar terreno.

                                                          Esta situação é de alguma forma atípica.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                            ...
                                                            E ainda bem que este tópico foi desbloqueado, pois a AH deve perceber que feedback dos leitores, seja negativo ou positivo, vale ouro.
                                                            É por isso que para recompensar, vão atribuindo uns pontos pelo pessoal.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                              Uma questão que achei interessante e ainda não vi abordada aqui prende-se com o abastecimento.

                                                              O abastecimento de GPL tem os seus "quês".

                                                              Por um lado deveriam ser utilizadas luvas, que o posto não disponibilizou por alegadamente os clientes ficarem com elas. Isto deve-se ao risco de queimaduras, coisa que raramente se fala.

                                                              O outro aspecto prende-se com o abastecimento propriamente dito, que segundo li ao longo do tempo, pode ser uma aventura principalmente com temperaturas mais elevadas, como se registam agora.

                                                              Acho que foi a primeira vez que vi esse facto mencionado numa revista.
                                                              E o abastecimento a Diesel não tem os seus "quês"?
                                                              Podermos sujar o carro e a nós próprios, e também
                                                              nem sempre haver luvas e papel nas bombas.

                                                              Eu abasteço a GPL há 9 anos, e quando tenho que abastecer a gasolina é que não gosto. Hábitos...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X