Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O peso prejudica a velocidade max? Sim ou não? e porquê?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Duvido que 100Kg dê para notar.

    Num carro pouco potente, bastante leve, e MUITO (mas muito mesmo)
    aerodinâmico, talvez (disse TALVEZ) já dê para notar a diferença entre
    uma pessoa e 5 pessoas + bagagem.

    Ainda assim tenho MUITAS dúvidas, porque nunca vais conseguir fazer
    dois testes com exactamente as mesmas condições atmosféricas. Basta
    uma pequena brisa para alterar o aerodinamismo e mandar os resultados
    para a urtigas. Além de que deve ser um bocado impossível encontrar uma
    estrada 100% em plano horizontal.
    não é preciso ir para a estrada provar isso. é uma questão de física tal como se falou por aqui.

    Pode alterar nem que seja apenas um cagagésimo de km/h ... Mas ALTERA !

    Comentário


      Originalmente Colocado por 320dEVIL Ver Post
      não é preciso ir para a estrada provar isso. é uma questão de física tal como se falou por aqui.

      Pode alterar nem que seja apenas um cagagésimo de km/h ... Mas ALTERA !
      Eu sei. Foi uma resposta sobre o peso de um pendura alterar a v/máx em
      0,5 a 1Km/h.

      Comentário


        Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
        Mas não diferem na aerodinâmica?
        Já respondi a isso.

        Infelizmente não consigo obter esses dados, pelo que apenas posso especular:

        O cx do série 5 deve ser melhor, mas a área frontal também é superior, pelo que o atrito aerodinâmico total será semelhante.

        Aliás, as velocidades máximas semelhantes dos dois modelos indicam isso mesmo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Andamos aqui com teorias mas até podemos ver casos concretos. Começo eu, com dados do autohoje online:

          Golf V 1.9I TDI BlueMotion 105cv
          Peso: 1249 Kg
          Aceleração 0 aos 100: 11.3 s
          Velocidade máxima: 190 Km/h


          Passat 1.9 TDI BlueMotion 105cv
          Peso: 1422 Kg
          Aceleração 0 aos 100: 12.1 s
          Velocidade máxima: 193 Km/h

          Como é visível, os quase 200 Kg a mais do Passat prejudicam a aceleração, mas relativamente à velocidade máxima... os valores falam por si.

          I rest my case
          Isso prova o quê? são dois carros diferentes!
          Para isso se aproximar... repito... aproximar da verdade teriamos que ver as relações de caixa e diferencial de um e outro.
          Além disso as aerodinamicas são diferentes.

          O corolla T-Sport faz 225Km/h... o Lotus Elise com o mesmo motor faz 241Km/h... pela tua lógica também são comparáveis... afinal o peso conta!!!

          Estamos na mesma... qualquer desses com mais 1000Kg em cima faz ou não a velociade maxima?

          Comentário


            Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
            Isso prova o quê? são dois carros diferentes!
            Para isso se aproximar... repito... aproximar da verdade teriamos que ver as relações de caixa e diferencial de um e outro.
            Lê os posts sobre o 120 d e o 520 d.

            Comentário


              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Lê os posts sobre o 120 d e o 520 d.






              Comentário


                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post






                Comentário


                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Agora entendo a insistência... auto-medicação...

                  Comentário


                    O peso aumenta alguns atritos de rolamento internos e externos, mas esse efeito é muito pequeno. Na prática o peso só afecta os arranques, recuperações e subidas.

                    Dito por quem tem um doutoramento em física (embora neste fórum parece que isso não chega para convencer ninguém...)

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                      Dito por quem tem um doutoramento em física (embora neste fórum parece que isso não chega para convencer ninguém...)
                      Como eu te compreendo

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                        O peso aumenta alguns atritos de rolamento internos e externos, mas esse efeito é muito pequeno. Na prática o peso só afecta os arranques, recuperações e subidas.

                        Dito por quem tem um doutoramento em física (embora neste fórum parece que isso não chega para convencer ninguém...)
                        Como se isso desse alguma garantia de alguma coisa. Os maiores disparates do mundo foram feitos, ditos e escritos por gente de elevada craveira intelectual. (sem querer ofender ninguém... falo em abstracto).

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                          Como se isso desse alguma garantia de alguma coisa. Os maiores disparates do mundo foram feitos, ditos e escritos por gente de elevada craveira intelectual. (sem querer ofender ninguém... falo em abstracto).
                          Não dá garantias?! Então, se calhar, mais vale abolir todo o sistema de ensino e cada um passa a mandar os bitaites... asneira por asneira, assim pelo menos esperamo-las de toda a gente.

                          Sim, é garantia. É, pelo menos, garantia de que se ele se enganar, será num aspecto bem mais complexo que aquele que nós imaginaríamos no início.


                          [EDIT] P.S. - E não terão sido, provavelmente, os maiores, mas sim os mais famosos.
                          Editado pela última vez por Akh608; 27 July 2008, 00:51.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                            O peso aumenta alguns atritos de rolamento internos e externos, mas esse efeito é muito pequeno. Na prática o peso só afecta os arranques, recuperações e subidas.

                            Dito por quem tem um doutoramento em física (embora neste fórum parece que isso não chega para convencer ninguém...)
                            A resposta é longa, mas julgo ter alguma graça e é capaz de
                            desmistificar alguma coisa.

                            Não é necessário nenhum doutoramento em Língua Portuguesa para
                            interpretar a pergunta, mas fica provado que um doutoramento em
                            Física não confere habilidades especiais quando toca a interpretar um
                            enunciado de um problema.

                            A questão colocada é «Sim ou não?», pelo que, mesmo sem doutoramento
                            em Língua Portuguesa a resposta «O peso aumenta alguns atritos de
                            rolamento internos e externos, mas esse efeito é muito pequeno» é o
                            mesmo que responder SIM. Simplesmente porque não se pergunta se o
                            efeito é pequeno ou grande, pergunta-se se existe ou não. E existe. Tal
                            como disse um doutorado em Física. Ou seja, foi preciso um doutorado
                            em Física vir acrescentar absolutamente nada, para ficar provado aquilo
                            que aqui já foi dito vezes sem conta.

                            Tudo isto trouxe-me à memória algumas situações caricatas:

                            Há uns anos, ainda o acesso à Internet era feito por MODEM, um cliente
                            na área da formação tinha centros espalhados pelo país. Para efectuar
                            as comunicações de documentos e mensagens, adoptaram uma solução
                            LOTUS NOTES sobre servidores MICROSOFT WINDOWS (ainda antes de ser
                            comprada pela IBM). Os servidores LOTUS NOTES (DOMINO) comunicavam
                            regularmente através de MODEM para replicarem as bases de dados e
                            trocarem e-mails.
                            Certo dia, o centro de Castelo Branco deixa de comunicar. Segundo a
                            directora do centro de formação, alguém tinha mexido no servidor para
                            se ligar à NET para ir buscar algo que necessitava para a formação.
                            Disse a senhora: «Um formador pediu-me para usar o computador para
                            se ligar à Internet de modo a ir buscar uns ficheiros que necessitava.
                            Como o formador era certificado pela MICROSOFT, achei que não
                            fazia mal.»

                            O comum dos mortais pensa que este tipo de coisas serve de garantia
                            de competência. A realidade é que isto apenas "certifica" que não se
                            é um perfeito idiota, não garante que não faça idiotices como os outros.

                            Tive um colega de trabalho a quem pintei um cenário muito negro das
                            universidades. Certo dia, já ele trabalhava noutra empresa, decidiu ir
                            estudar para uma universidade. Numa altura em que o voltei a encontrar
                            diz-me ele:
                            «Lembras-te daquilo que me contaste sobre as universidades? Eu nunca
                            te contei, mas sempre achei que estavas a exagerar. Mas agora dou-te
                            toda a razão.»

                            Não é local para contar tudo ao pormenor, mas fica uma ideia:

                            A maioria da minha educação foi feita em escolas privadas. Quando se
                            aproximou a altura de ir para a universidade, eu estava entusiasmado
                            com a ideia de que ia aprender com génios.

                            Primeiro fui para uma universidade privada. Os professores eram realmente
                            bons. Alguns até eram bons professores (por oposição a bons na matéria
                            eram também bons a ensinar). Mas nem tudo era bom. Nas aulas de
                            informática (programação) só se safavam os que tinham computadores
                            em casa, já que a universidade ainda não os tinha. Estávamos em
                            meados dos anos 80 (sim, sou velho e muitos dos que me lêem ainda não
                            eram nascidos, e sim, já havia vida antes disso).

                            Fiquei desiludido, mas o pior ainda estava para vir... fui para uma
                            universidade pública (IST), a julgar que seria melhor...

                            Realmente havia computadores, e laboratórios de Física bem
                            apetrechados. Nunca tinha visto era professores tão fracos... Uma grande
                            diferença do ensino privado para o público.

                            É certo que no ensino público há grandes crânios, e eu tive a
                            oportunidade de conhecer alguns. Mas também esses tinham alguns
                            problemas, pareciam estar a falar com eles próprios e a deslumbrarem-se
                            consigo mesmo.

                            Mas os maus eram francamente maus. Lembro-me de um que dava aulas
                            apenas a 1/4 dos alunos inscritos. Os outros 3/4 estudavam pelo manual.
                            Só assistia à aula quem não sabia Inglês para ler o manual, porque o
                            professor a única coisa que fazia na aula era ler o que estava escrito no
                            livro.

                            Os assistentes ainda conseguiam saber menos que os professores, por isso
                            as aulas práticas funcionavam melhor sem os assistentes. Só
                            atrapalhavam.

                            Mas ainda bem que assim era... à conta disso ainda consegui fazer uns
                            quantos trabalhos de outros alunos e alunas. Um antigo colega meu dos
                            Salesianos pediu-me certo dia para lhe fazer o trabalho final de curso.
                            Foi porreiro, ganhei 15.000$00 (numa altura em que muita gente recebia
                            ordenados mensais inferiores a 50.000$00) para um trabalho que fiz num
                            dia, mais uma tarde de preparação para a discussão do trabalho. Para
                            as raparigas só fazia trabalhos "à borla".


                            O trabalho que me rendeu mais (para as raparigas) nem foi no IST, foi no
                            ISEL. Consegui fazer 2 exames (C e Assembly) no ISEL sem estar
                            inscrito. A minha ex saía no início do exame para ir "à casa-de-banho", e
                            deixava-me o enunciado. A amiga dela "tinha vontade" no final do exame
                            e levava as respostas. Dava luta fazer um exame de 3 horas em menos
                            de 2 horas, mas deu frutos (podres, mas deu).


                            Esta minha ex é muito parecida com o nosso 1º. Mas consegue ser ainda
                            melhor. Não acabou o bacharelato, mas diz-se Engenheira. E até chegou
                            a falsificar o certificado de habilitações para fazer de conta que terminou
                            as 2 cadeiras que ainda lhe faltavam. Só lhe falta entrar para a política.

                            Depois há aqueles que saiem dos cursos de Engenharia Civil, e vão
                            trabalhar em áreas onde os seus conhecimentos de Engenharia Civil são
                            importantíssimos, como por exemplo: indústria do calçado. Quem diz
                            Eng. Civil diz outro curso qualquer.

                            Tipo aquele Sr. famoso, que assina com Eng. Mecânico, mas trabalha
                            como jornalista auto. É caso para pensar em que é que a Eng. Mec. lhe
                            dá competências acrescidas para testar e escrever sobre carros...

                            Para mim, só significa uma coisa: não conseguiu arranjar emprego na área,
                            provavelmente por falta de competências, e sujeitou-se a um ordenado de
                            jornalista.

                            Se há um cancro neste país é a mania dos títulos académicos. Já se viu
                            no nosso 1º, e vê-se em tudo quanto é lado. Só mesmo em Portugal, e
                            em empresas "pequeninas" (de mentalidade) é que se vê isto.

                            Enquanto neste país for mais importante o que se diz ter-se feito, do que
                            aquilo que realmente se faz, não seremos capazes de ir a lado nenhum.

                            Tenho a sorte de estar a trabalhar num cliente (multinacional) onde é raro
                            as pessoas de tratarem pelo título académico. É de tal modo que às vezes
                            fico surpreendido em saber, em conversa informal, os estudos de certos
                            colegas. Muitos são licenciados e só se fica a saber que o são porque
                            calha em conversa.

                            Nesta empresa importa realmente o que se faz, e não o que se fez.
                            Ninguém dorme à sobra dos louros recolhidos anteriormente. A cada dia
                            é necessário provar-se o seu valor, e só isso conta.

                            No entanto a maioria dos Portugueses continua a tentar recolher louros
                            pelos descobrimentos dos seus antepassados. Continua-se a lembrar o
                            Pantera Negra. Até a Vanessa Fernandes já sentiu na pele por duas
                            vezes que ter ganho sempre no passado não lhe serve para ganhar
                            medalhas no presente nem no futuro.


                            Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                            Não dá garantias?! Então, se calhar, mais vale abolir todo o sistema de ensino e cada um passa a mandar os bitaites... asneira por asneira, assim pelo menos esperamo-las de toda a gente.

                            Sim, é garantia. É, pelo menos, garantia de que se ele se enganar, será num aspecto bem mais complexo que aquele que nós imaginaríamos no início.


                            [EDIT] P.S. - E não terão sido, provavelmente, os maiores, mas sim os mais famosos.
                            Continuem a pensar assim... Haveremos de ir longe...
                            Não aprendam com a Ota, ou com o Conselho de Justiça da FPF, e vão
                            ver quantas vezes vão ser enganados.

                            50 Engenheiros dizem que a Ota é melhor. 50 outros dizem que é
                            Alcochete. Querem ver que andaram em universidades diferentes, e
                            aprenderam ciências diferentes?

                            2 Advogados + o Prof. Marcelo dizem que a reunião não teve validade.
                            5 outros + o Prof. Freitas dizem que teve. Querem ver que aprenderam
                            leis diferentes?

                            O nosso país está pejado de incompetentes com cursos superiores.

                            Por isso, se não os souberem identificar, o melhor é não dar crédito a
                            NENHUM deles, a não ser PELO QUE FAZEM, e não pelo que DIZEM TER
                            FEITO.

                            Comentário


                              Nuno156, fica só a nota gostei de ler. Retrataste bem alguns profs que tenho. Por exemplo tenho um professor que me deu electrónica e todos os exercícios que ele resolvia chegávamos à conclusão que estavam errados...

                              Comentário


                                Bem, mas no entanto, pergunto-vos. Se tivessem uma pergunta sobre electrónica, a quem a colocariam - a um qualquer transeunte que se cruzasse convosco da estrada ou a um desses profs?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                                  Nuno156, fica só a nota gostei de ler. Retrataste bem alguns profs que tenho. Por exemplo tenho um professor que me deu electrónica e todos os exercícios que ele resolvia chegávamos à conclusão que estavam errados...
                                  Eu só lamento é que os maus professores dêem mau nome às instituições
                                  onde trabalham, porque os bons professores que lá trabalham não têm
                                  culpa nenhuma.


                                  E depois ainda há situações mais graves. Que é quando os professores
                                  erram na sala de aula, e um tipo não sabe o que responder no exame:
                                  «Respondo errado como foi ensinado, ou respondo certo? Se responder
                                  errado será que tenho certo, e se responder certo tenho errado?»

                                  Uma professora no IST disse na sala de aula:

                                  «Em PASCAL a função SQR é a raiz quadrada para inteiros, e SQRT a
                                  raiz quadrada para reais.»

                                  Eu que já sabia PASCAL, interrompo e digo:

                                  «Desculpe, mas está errada. SQR é o quadrado tanto para inteiros como
                                  para reais, e SQRT é a raiz quadrada tanto para inteiros como para reais.»

                                  Seguiu-se uma discussão em que ela dizia que eu estava errado, e eu
                                  dizia que era ela. Foi de tal modo que até eu próprio fiquei a duvidar de
                                  mim mesmo. Saí porta fora e fui ao VAX. Fiz um pequeno programa e
                                  fiquei com a certeza de estar certo.

                                  Saindo no exame, responde-se como?

                                  Isto aconteceu há mais de 20 anos. Daqui a outros 20 continuarei a
                                  lembrar-me. Não pelo erro, mas pela insistência em querer ter razão
                                  somente porque eu era aluno e ela professora.

                                  Continuem assim...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                    Bem, mas no entanto, pergunto-vos. Se tivessem uma pergunta sobre electrónica, a quem a colocariam - a um qualquer transeunte que se cruzasse convosco da estrada ou a um desses profs?
                                    A alguém que trabalhe em electrónica.

                                    A maior diferença entre os professores que tive na privada e os da pública
                                    não era o percurso académico de cada um.

                                    Os da privada trabalhavam em empresas na área que leccionavam. Os da
                                    pública NUNCA tinham saído do meio académico.

                                    É a diferença entre a ciência virtual e a ciência real...

                                    Pergunta-se a quem FAZ, e não a quem DIZ TER FEITO.

                                    Agora pergunto eu:

                                    Tens uma fuga na canalização em casa. A quem pedes conselhos, a um
                                    prof. de Engenharia Civil do IST que nunca saiu do meio académico, ou
                                    a um trolha com a 4ª classe?

                                    Eu não tenho dúvidas: pergunto ao trolha.

                                    E até ganham mais que os profs universitários. Um dia fiquei com a sanita
                                    entupida (caiu o WC Pato), e chamei uns trolhas. 30 minutos 200 euros.
                                    E sem factura (IVA), porque se pedisse a factura levava com mais 19%
                                    em cima (sim, foi antes do Sócas).

                                    Se tivesse chamado um prof de Eng. Civil teria pago menos, mas ao fim
                                    de 30 minutos ainda o homem estava a olhar para a sanita a tentar
                                    entender como é que aquilo se desmontava, e o mais certo era o homem
                                    tirar o WC Pato e deixar cair lá o ROLEX.

                                    Comentário


                                      Olha só que excelente exemplo. E suponho que então para te fazer o projecto estrutural da casa tb pedirias aos trolhas?!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        A alguém que trabalhe em electrónica.

                                        A maior diferença entre os professores que tive na privada e os da pública
                                        não era o percurso académico de cada um.

                                        Os da privada trabalhavam em empresas na área que leccionavam. Os da
                                        pública NUNCA tinham saído do meio académico.

                                        É a diferença entre a ciência virtual e a ciência real...

                                        Pergunta-se a quem FAZ, e não a quem DIZ TER FEITO.

                                        Agora pergunto eu:

                                        Tens uma fuga na canalização em casa. A quem pedes conselhos, a um
                                        prof. de Engenharia Civil do IST que nunca saiu do meio académico, ou
                                        a um trolha com a 4ª classe?

                                        Eu não tenho dúvidas: pergunto ao trolha.

                                        E até ganham mais que os profs universitários. Um dia fiquei com a sanita
                                        entupida (caiu o WC Pato), e chamei uns trolhas. 30 minutos 200 euros.
                                        E sem factura (IVA), porque se pedisse a factura levava com mais 19%
                                        em cima (sim, foi antes do Sócas).

                                        Se tivesse chamado um prof de Eng. Civil teria pago menos, mas ao fim
                                        de 30 minutos ainda o homem estava a olhar para a sanita a tentar
                                        entender como é que aquilo se desmontava, e o mais certo era o homem
                                        tirar o WC Pato e deixar cair lá o ROLEX.
                                        5***** Nuno!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          A alguém que trabalhe em electrónica.

                                          A maior diferença entre os professores que tive na privada e os da pública
                                          não era o percurso académico de cada um.

                                          Os da privada trabalhavam em empresas na área que leccionavam. Os da
                                          pública NUNCA tinham saído do meio académico.

                                          É a diferença entre a ciência virtual e a ciência real...

                                          Pergunta-se a quem FAZ, e não a quem DIZ TER FEITO.

                                          Agora pergunto eu:

                                          Tens uma fuga na canalização em casa. A quem pedes conselhos, a um
                                          prof. de Engenharia Civil do IST que nunca saiu do meio académico, ou
                                          a um trolha com a 4ª classe?

                                          Eu não tenho dúvidas: pergunto ao trolha.

                                          E até ganham mais que os profs universitários. Um dia fiquei com a sanita
                                          entupida (caiu o WC Pato), e chamei uns trolhas. 30 minutos 200 euros.
                                          E sem factura (IVA), porque se pedisse a factura levava com mais 19%
                                          em cima (sim, foi antes do Sócas).

                                          Se tivesse chamado um prof de Eng. Civil teria pago menos, mas ao fim
                                          de 30 minutos ainda o homem estava a olhar para a sanita a tentar
                                          entender como é que aquilo se desmontava, e o mais certo era o homem
                                          tirar o WC Pato e deixar cair lá o ROLEX.

                                          Esqueces-te de que não são os trolhas e restantes profissionais "indiferenciados" que fazem ou sabem fazer PROJECTOS de engenharia e arquitectura, calcular estruturas, dimensionar obras......


                                          Ou que sejam os "zé-jeitoso" que arranja computadores desbloqueia telemóveis e se safa na net que sabe REALMENTE alguma coisa da "poda"...


                                          Esqueces-te que é precisamente do meio académico ( investigação pura) e dos seus frutos ( investigação aplicada ) que provem todas as inovações tecnológicas que face a nossa sociedade evoluir tecnologicamente e como tal socialmente.....

                                          São os "geeek's" os "cromos" os "académicos" que tornam isso possível e que o trlha tenha realmente tijolos para assentar, ou que o canalizador tenha canos para reparar etc....


                                          Não é função do meio académico ser um executor da obra, nem é função dos "indiferenciados" serem projectistas do que quer que seja...

                                          Há um conjunto de competências habilitações e valências que cada um exerce com o seu papel na sociedade....


                                          Já agora um ponto que não me parece que tenhas esclarecido. Os "professores" universitários não são propriamente professores na medida em que não tem formação para isso.
                                          São sim INVESTIGADORES que tem por imposição contractual dar formação/aulas a alunos do superior, mesmo a cadeiras um pouco afastadas da sua área principal, e como tal é espectável que não tenham a vocação e motivação para isso, preferindo prosseguir as suas investigações, onde são realmente e comprovadamente BONS.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                            Olha só que excelente exemplo. E suponho que então para te fazer o projecto estrutural da casa tb pedirias aos trolhas?!
                                            A resposta é igual:

                                            Quem FAZ, e não quem DISSE TER FEITO.

                                            Ou seja, não vou pedir a um prof que nunca saiu do meio académico para
                                            fazer um projecto. Peço a quem faz, a quem tem experiência. O ter curso
                                            é perfeitamente irrelevante.

                                            Aliás, a prova é o nosso 1º. Alguém fez os projectos, e ele assinou. Fica
                                            pois provado que:
                                            1. Ele não tinha competência para os fazer.
                                            2. Nem tão pouco tinha competência para verificar as falhas dos
                                            projectos, e por isso os assinou.

                                            Os bons Eng. têm competência suficiente para saber quais os projectos
                                            que devem assinar. Ou ainda acreditas que os projectos todos que vês
                                            são feitos por engenheiros? 90% são só assinados por engenheiros, e
                                            são feitos por quem sabe.

                                            Está errado? Está.
                                            Mas olha que se fossem feitos por Eng. não ficavam muito melhores, e em
                                            muitos casos até ficavam bem piores.

                                            Outra situação:

                                            Na Holanda, não há "sr. eng." para cá, "sr. eng" para lá. Dentro de uma
                                            empresa tratam-se pelo nome, e cumprimentam-se desde o director à
                                            funcionária da limpeza.

                                            Experimenta lá trabalhar numas instalações sujas, com caixotes do lixo a
                                            abarrotar, e vê lá se a produtividade não baixa. Uma funcionária da
                                            limpeza é tão importante como o melhor dos engenheiros.

                                            Vale o que se FAZ, e não o que se DISSE TER FEITO.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                              Esqueces-te de que não são os trolhas e restantes profissionais "indiferenciados" que fazem ou sabem fazer PROJECTOS de engenharia e arquitectura, calcular estruturas, dimensionar obras......


                                              Ou que sejam os "zé-jeitoso" que arranja computadores desbloqueia telemóveis e se safa na net que sabe REALMENTE alguma coisa da "poda"...


                                              Esqueces-te que é precisamente do meio académico ( investigação pura) e dos seus frutos ( investigação aplicada ) que provem todas as inovações tecnológicas que face a nossa sociedade evoluir tecnologicamente e como tal socialmente.....

                                              São os "geeek's" os "cromos" os "académicos" que tornam isso possível e que o trlha tenha realmente tijolos para assentar, ou que o canalizador tenha canos para reparar etc....


                                              Não é função do meio académico ser um executor da obra, nem é função dos "indiferenciados" serem projectistas do que quer que seja...

                                              Há um conjunto de competências habilitações e valências que cada um exerce com o seu papel na sociedade....


                                              Já agora um ponto que não me parece que tenhas esclarecido. Os "professores" universitários não são propriamente professores na medida em que não tem formação para isso.
                                              São sim INVESTIGADORES que tem por imposição contractual dar formação/aulas a alunos do superior, mesmo a cadeiras um pouco afastadas da sua área principal, e como tal é espectável que não tenham a vocação e motivação para isso, preferindo prosseguir as suas investigações, onde são realmente e comprovadamente BONS.
                                              Eu escrevi em algum lado que não é necessário ter engenheiros e
                                              investigadores?

                                              O que eu disse, e vou continuar a dizer é:

                                              O que vale é o que se FAZ, e não o que se DIZ TER FEITO.

                                              O canudo não prova nada. A prova é no que se FAZ com ele.

                                              Fiz-me entender melhor?

                                              Tanto se pode ser uma nulidade como engenheiro, ou como padeiro. É
                                              igual. Não é por ser engenheiro que se é melhor que um padeiro. Se o
                                              padeiro faz melhor pão que o engenheiro faz projectos, então o padeiro
                                              É EFECTIVAMENTE MELHOR que o engenheiro.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                A resposta é igual:

                                                Quem FAZ, e não quem DISSE TER FEITO.

                                                Vale o que se FAZ, e não o que se DISSE TER FEITO.

                                                Vale o que se faz mediante QUEM lhe ensinou a fazer....

                                                Ou achas mesmo que esse "projectistas" desenhadores descobriram a pólvora sozinhos, ou desenvolveram sozinhos os métodos de projecto??

                                                Recorreram quase de certeza a quem implementou os sistemas de projecto ( que são baseados em matemática/geometria física/mecânica ) desenvolvidas por académicos...

                                                ...e usam software especifico para projectos igualmente concebidos desenvolvidos e programados mediante conhecimentos igualmente académicos...


                                                Os conhecimentos e a influencia académica estão presentes em TODOS os pontos do nosso dia a dia, da alimentação, aos transportes, das instalações á saude, das comunicações á cultura....


                                                É graças ao meio académicos que temos o nivel tecnologico e social que temos, apesar de não se ter essa noção, como se pode notar por algumas intervenções mais "frustradas" neste topico...


                                                Todos temos o nosso papel na sociedade. E este papel depende sobretudo de nós. Se quremos um papel mais interventivo ou melhor para nós, cabe a cada um de nós zelar para que isso aconteça em vez de tecer comentarios depreciativos ou falaciosos sobre o papel de outros.


                                                Ps: a qualidade das pessoas não se mede pelas suas habilitações académicas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                  Recorreram quase de certeza a quem implementou os sistemas de projecto ( que são baseados em matemática/geometria física/mecânica ) desenvolvidas por académicos...
                                                  E que valem pelo que FAZEM. Depois há outros que não fizeram nada...

                                                  Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                  Ps: a qualidade das pessoas não se mede pelas suas habilitações académicas.
                                                  É isso que estou a dizer desde o início. Medem-se pelo que FAZEM.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    Eu escrevi em algum lado que não é necessário ter engenheiros e
                                                    investigadores?

                                                    [...]

                                                    Tanto se pode ser uma nulidade como engenheiro, ou como padeiro. É
                                                    igual. Não é por ser engenheiro que se é melhor que um padeiro. Se o
                                                    padeiro faz melhor pão que o engenheiro faz projectos, então o padeiro
                                                    É EFECTIVAMENTE MELHOR que o engenheiro.
                                                    E agora pergunto eu - e quem é que disse que alguém era melhor que alguém? Para a quantidade de vezes que andas a bater nessa tecla, ainda n percebi que argumento estás a refutar...

                                                    Agora o que eu te digo é que ter o canudo, faz, sim, muita diferença. Se achas que não, então se tiveres pessoal a trabalhar por ti, como fazes a avaliação de competências? Quando estás a fazer uma contratação, como sabes que vais poder reponsabilizar legalmente quem contratas?
                                                    Porque pegar num desenhador que até saiba que vigas pode meter em alguns sítios é muito bonito, mas no fim, alguém vai ter de se responsabilizar por aquilo.

                                                    Tb deixa que te diga que estás ligeiramente errado nesse aspecto. Se há coisa que facilmente se pode deixar a cargo de um desenhador, o projecto de estruturas não é uma delas. Pelo menos de qualquer desenhador. Assim como alguns outros projectos não são, de todo, possível de ser feitos por alguém sem formação académica e profissional específica.
                                                    Aqui estou a falar de Eng Civ, mas suspeito que se aplique a outras. Estou a ver alguém a confiar num geek para programar um software, mas não para colocar à sua responsabilidade a gestão de produção de uma empresa... mesmo que perceba daquilo a potes. Porque não tem habilitações para ser responsabilizado.

                                                    Comentário


                                                      Ui onde isto já vai...

                                                      Este deve ser o tópico onde há muita discórdia apenas pela interpretação da questão proposta.

                                                      Uns interpretam a questão desta forma:

                                                      A- O peso prejudica a velocidade máxima de forma relevante ?

                                                      outros desta forma:

                                                      B- O peso prejudica a velocidade máxima, nem que seja de forma imperceptível ?

                                                      A minha participação neste tópico tem sido segundo a interpretação A, pois no meu entendimento, efeitos praticamente imperceptíveis não merecem ser referidos.

                                                      Se assim não fosse, poderíamos discutir outras questões:
                                                      -A temperatura do ar afecta a velocidade máxima?
                                                      -A pressão atmosférica afecta a velocidade máxima?
                                                      -A altitude afecta a velocidade máxima?
                                                      -A fase da lua afecta a velocidade máxima?
                                                      -A direcção da estrada afecta a velocidade máxima?
                                                      -O tipo de piso afecta a velocidade máxima?

                                                      Se considerarmos como positiva qualquer alteração, por mais pequena que seja, a resposta a todas estas questões seria... SIM.

                                                      Mas isso interessa para alguma coisa?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                                        E agora pergunto eu - e quem é que disse que alguém era melhor que alguém? Para a quantidade de vezes que andas a bater nessa tecla, ainda n percebi que argumento estás a refutar...

                                                        Agora o que eu te digo é que ter o canudo, faz, sim, muita diferença. Se achas que não, então se tiveres pessoal a trabalhar por ti, como fazes a avaliação de competências? Quando estás a fazer uma contratação, como sabes que vais poder reponsabilizar legalmente quem contratas?
                                                        Porque pegar num desenhador que até saiba que vigas pode meter em alguns sítios é muito bonito, mas no fim, alguém vai ter de se responsabilizar por aquilo.

                                                        Tb deixa que te diga que estás ligeiramente errado nesse aspecto. Se há coisa que facilmente se pode deixar a cargo de um desenhador, o projecto de estruturas não é uma delas. Pelo menos de qualquer desenhador. Assim como alguns outros projectos não são, de todo, possível de ser feitos por alguém sem formação académica e profissional específica.
                                                        Aqui estou a falar de Eng Civ, mas suspeito que se aplique a outras. Estou a ver alguém a confiar num geek para programar um software, mas não para colocar à sua responsabilidade a gestão de produção de uma empresa... mesmo que perceba daquilo a potes. Porque não tem habilitações para ser responsabilizado.
                                                        Que nóia... já tinha respondido e perdi o que escrevi... sou mesmo
                                                        incompetente!


                                                        De novo:

                                                        Irra... já estou arrependido de ter escrito o que escrevi...

                                                        Não estou a dizer que não é necessário pessoal qualificado. Apenas
                                                        estou a dizer que as qualificações não são meros pedaços de papel.
                                                        É o que se FAZ, e não o que vem escrito num pedaço de papel.

                                                        Já não está igual ao que escrevi da primeira vez... mas que se lixe...

                                                        Chega um tipo de um alto curso com altas notas à empresa. No entanto,
                                                        o gajo passa o tempo na NET e não faz nada. Vale o que FAZ: NADA.

                                                        Isto é apenas um exemplo, a incompetência pode ter origem em muitos
                                                        outros factores.

                                                        Acho que foi algo assim que escrevi à pouco...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Ui onde isto já vai...

                                                          Este deve ser o tópico onde há muita discórdia apenas pela interpretação da questão proposta.

                                                          Uns interpretam a questão desta forma:

                                                          A- O peso prejudica a velocidade máxima de forma relevante ?

                                                          outros desta forma:

                                                          B- O peso prejudica a velocidade máxima, nem que seja de forma imperceptível ?

                                                          A minha participação neste tópico tem sido segundo a interpretação A, pois no meu entendimento, efeitos praticamente imperceptíveis não merecem ser referidos.

                                                          Se assim não fosse, poderíamos discutir outras questões:
                                                          -A temperatura do ar afecta a velocidade máxima?
                                                          -A pressão atmosférica afecta a velocidade máxima?
                                                          -A altitude afecta a velocidade máxima?
                                                          -A fase da lua afecta a velocidade máxima?
                                                          -A direcção da estrada afecta a velocidade máxima?
                                                          -O tipo de piso afecta a velocidade máxima?

                                                          Se considerarmos como positiva qualquer alteração, por mais pequena que seja, a resposta a todas estas questões seria... SIM.

                                                          Mas isso interessa para alguma coisa?


                                                          OK!
                                                          É isso mesmo!

                                                          Comentário


                                                            .......................apagar................
                                                            Editado pela última vez por Foliv; 27 July 2008, 20:13.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X