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O peso prejudica a velocidade max? Sim ou não? e porquê?

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    #91
    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
    São poucos os carros que têm o fundo trabalhado aerodinâmicamente, ao contrário da superfície da carroçaria que essa sim tem preocupações aerodinâmicas, se aumentares a proporção do ar que circula nas zonas com melhor aerodinâmica melhoras a eficiência do carro.

    Na Formula 1 tens um bom exemplo sobre a importancia de "canalizar" o ar
    exemplo disso é o Opel Calibra

    Comentário


      #92
      ... Muito interessante o tópico, pena só agora o ter lido!

      Quanto à pergunta se o peso influencia a velocidade máxima, a resposta é sim, embora de uma forma indirecta:

      De uma forma simples, posso admitir que:
      Pot=F X v
      Pot= potência debitada pelo motor;
      F= Força, que neste caso demonstrativo pode ser a Força de atrito;
      v= velocidade do veículo.

      Se aumentar a massa, e como:
      Força de atrito = Reacção Normal X Cx. Atrito,
      A força de atrito irá aumentar linearmente.

      LOGICAMENTE:

      Para a mesma potência disponível, se aumentarmos o valor de F, o valor de v terá de diminuir.

      OU SEJA:
      A massa influencia a velocidade do veículo para a mesma potência disponível.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
        também há que ter em conta a força que esta a ser aplicada ao corpo para que suba, o binario


        Como é possível escrever coisas assim?????????????
        Que confusão vai na tua cabeça.............

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
          Não percebo muito de fisica, apenas constato o seguinte, e gostava que me explicasses, se possivel:



          Num carro ligeiro, quer vá com o carro vazio, quer carregado, em determinada recta alcanço a velocidade X.


          Numa subida, se for com o carro vazio alcanço a velocidade Y e se for carregado a velocidade atingida é menor.


          Ou seja, o mesmo carro carregado, numa subida e segundo o que observo, atinge uma velocidade menor...
          Sim, a subir, verifica-se. Mas depende da massa total, da massa acrescentada, e da potencia e aerodinamica do carro.

          Mas mesmo aí so com diferenças consideraveis. (proporcionalmente)
          E em plano a diferença não existe, ou melhor é despresavel, uma vez que a variação devido ao atrito é pouco significativa.

          Mais, julgo que o objectivo do topico era :
          Dois carros diferentes com a mesma potencia (ou proxima), e aerodinamica tambem semelhante, sendo um uma banheira e outro um carro pequeno, se o mais pesado fará menos velocidade ?
          A resposta é não.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post
            Se aumentar a massa, e como:
            Força de atrito = Reacção Normal X Cx. Atrito,
            A força de atrito irá aumentar linearmente.
            E essa força de atrito refere-se a que atrito ?
            Que ainda nao percebi isso bem...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
              Sim, a subir, verifica-se. Mas depende da massa total, da massa acrescentada, e da potencia e aerodinamica do carro.

              Mas mesmo aí so com diferenças consideraveis. (proporcionalmente)
              E em plano a diferença não existe, ou melhor é despresavel, uma vez que a variação devido ao atrito é pouco significativa.

              Mais, julgo que o objectivo do topico era :
              Dois carros diferentes com a mesma potencia (ou proxima), e aerodinamica tambem semelhante, sendo um uma banheira e outro um carro pequeno, se o mais pesado fará menos velocidade ?
              A resposta é não.

              A resposta é sim, estás errado.

              E Prova-se de maneira muito simples.

              Há para aqui uma data de conceitos todos misturados e que não têm nada a ver para a resposta a esta simples questão!!

              Quanto ao "atrito" que enuncio , até posso considerar como a resultante de todos os atritos , a distinção entre estático dinâmico e de rolamento não é muito relevante para a resposta à questão, pois o que conta é sempre a reação normal.


              Abraço

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                E essa força de atrito refere-se a que atrito ?
                Que ainda nao percebi isso bem...
                Atrito dos pneus com a estrada.

                No entanto, este atrito é desprezável relativamente ao atrito do ar, portanto, um carro mais pesado atinge praticamente a mesma velocidade máxima.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Don Juan Ver Post
                  É que também é preciso saber falar simples, mas sem entrar em incorrecções de linguagem e conceitos. Só te chamei à atenção por isso. Não se trata de calçar ou descalçar botas. E não é porque estamos perante uma plateia de jovens de 14 anos ou de meninos da escola primária que temos de introduzir conceitos errados ou com falhas que só contribuem para o aparecimento de concepções alternativas. É por isso que determinados conceitos só são ensinados a alunos de determinada idade, quando já têm capacidade para os perceber.
                  Tens toda a razão.

                  Aliás, há ali certos posts meus, com certas frases, que até me baralham
                  a mim mesmo...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Atrito dos pneus com a estrada.
                    E dos rolamentos das rodas...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Atrito dos pneus com a estrada.

                      No entanto, este atrito é desprezável relativamente ao atrito do ar, portanto, um carro mais pesado atinge praticamente a mesma velocidade máxima.
                      Desprezável não sei...afinal sem ele o carro não saía do mesmo sítio

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                        Sim, a subir, verifica-se. Mas depende da massa total, da massa acrescentada, e da potencia e aerodinamica do carro.

                        Mas mesmo aí so com diferenças consideraveis. (proporcionalmente)
                        E em plano a diferença não existe, ou melhor é despresavel, uma vez que a variação devido ao atrito é pouco significativa.

                        Mais, julgo que o objectivo do topico era :
                        Dois carros diferentes com a mesma potencia (ou proxima), e aerodinamica tambem semelhante, sendo um uma banheira e outro um carro pequeno, se o mais pesado fará menos velocidade ?
                        A resposta é não.
                        E verifica-se porque, se desenharem o corpo e as forças, como o peso, reacções normais e o resto das forças, vêm que o peso tem uma componente que fica no sentido contrário ao movimento, por isso é que se nota mais a diferença de velocidades. Aliás, a força de atrito nesse caso até é menor,
                        Rn = Py
                        Fa = u x Rn

                        Mas em plano, apesar de não se notar tanta diferença, o peso afecta. Não pela aerodinâmica que será igual, (ou com vantagem para o mais pesado pois estará rebaixado ), mas pela força de atrito entre o carro e as rodas, e entre as rodas e o chão. A diferença poderá não ser significativa, mas existe.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                          São poucos os carros que têm o fundo trabalhado aerodinâmicamente, ao contrário da superfície da carroçaria que essa sim tem preocupações aerodinâmicas, se aumentares a proporção do ar que circula nas zonas com melhor aerodinâmica melhoras a eficiência do carro.

                          Na Formula 1 tens um bom exemplo sobre a importancia de "canalizar" o ar
                          Ambas as superficies são importantes! Ao baixares um carro (devido ao peso), estás a alterar o comportamento do ar que circula na frente, por baixo e na traseira do veiculo.

                          E não te esqueças que a finalidade de um F1 é completamente diferente de um veiculo civil.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                            o titulo do topico diz tudo,

                            ja vi por aqui, noutros topicos, algumas discussões sobre este assunto, por isso mesmo, aproveito para abrir um para o pessoal ser esclarecido

                            cumps
                            Viva,

                            Eu gostaria de colocar uma sub-questão, uma questão alternativa.

                            Usualmente é referido que devemos diminuir o peso do veículo, retirando o que é supérfluo. A minha questão é: tendo veículo, por exemplo, 1200kg, mais o peso dos ocupantes (por exemplos dois adultos com 80kg cada), que influência tem retirar 3 ou 4 kg de equipamento de um veículo cujo peso e carga perfazem cerca de 1300/1400kg?

                            Assim pensado, pode-se sugerir que não se deve conduzir após uma refeição farta, pois é peso excessivo no estômago ! Obviamente o último comentário é extremo e irónico, mas não deixa de ter razão: qual a influência de um par de kg na eficiência e consumo de um veículo?

                            Marco

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                              Assim pensado, pode-se sugerir que não se deve conduzir após uma refeição farta
                              Depende da refeição. Se for feijoada até é benéfico, porque vais a jacto.

                              Comentário


                                Ou seja... coloco 15 ou 20 toneladas em cima de um Smart ForTwo e conseguirei chegar à velocidade maxima na mesma... brilhante.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                  o atrito do ar aumenta por causa do peso?
                                  Não, mas é o atrito do ar (principalmente) que faz com que os carros tenham velocidade máxima e daí não saiam...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por jattamasso Ver Post


                                    Como é possível escrever coisas assim?????????????
                                    Que confusão vai na tua cabeça.............
                                    como é que explicas entao que um diesel sobe melhor que um otto?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                      isso já é outra coisa
                                      penso que se estava a isolar a questão do peso. podes ter dois carros iguais, com pesos diferentes, preparados para ter a mesma altura da carroçaria (com ligeiras alterações nas suspensões) e diferentes pressões de pneus (para manter aproximadamente o mesmo perfil de contacto). a velocidade máxima será basicamente a mesma. o peso em si não afecta a velocidade.
                                      Está tudo dito...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                        Ou seja... coloco 15 ou 20 toneladas em cima de um Smart ForTwo e conseguirei chegar à velocidade maxima na mesma... brilhante.

                                        Desde que o motor tenha força para ganhar velocidade, a carroçaria não se deforme com o peso. tal como os pneus e a suspensão, teoricamente sim.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                          Viva,

                                          Eu gostaria de colocar uma sub-questão, uma questão alternativa.

                                          Usualmente é referido que devemos diminuir o peso do veículo, retirando o que é supérfluo. A minha questão é: tendo veículo, por exemplo, 1200kg, mais o peso dos ocupantes (por exemplos dois adultos com 80kg cada), que influência tem retirar 3 ou 4 kg de equipamento de um veículo cujo peso e carga perfazem cerca de 1300/1400kg?

                                          Assim pensado, pode-se sugerir que não se deve conduzir após uma refeição farta, pois é peso excessivo no estômago ! Obviamente o último comentário é extremo e irónico, mas não deixa de ter razão: qual a influência de um par de kg na eficiência e consumo de um veículo?

                                          Marco

                                          Ao fim de 1000km esse tal par de Kg pode ser responsável por 1l de combustível gasto sem necessidade.

                                          Grão a grão...

                                          Comentário




                                            A pergunta simples que gerou este tópico, tem resposta simples e objectiva:

                                            SIM ,A MASSA INFLUENCIA A VELOCIDADE MÁXIMA DE UM CARRO.

                                            A aerodinâmica, a inércia, se o carro vai a subir se vai a descer, se vai em queda livre, a aceleração da gravidade, os balanços energéticos, pouco ou NADA contribuem para o que foi aqui perguntado. por favor PAREM de fazer viagens ao mundo da lua.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                                              como é que explicas entao que um diesel sobe melhor que um otto?
                                              O que é que isto tem a ver com o tópico?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                Desde que o motor tenha força para ganhar velocidade, a carroçaria não se deforme com o peso. tal como os pneus e a suspensão, teoricamente sim.
                                                ERRADO


                                                ....parece impossível.....

                                                Comentário


                                                  O peso do carro afectará a velocidade máxima nos casos em que esta dependa da capacidade de aceleração, ou seja, se o valor da velocidade máxima estiver limitado no tempo ou na distância.

                                                  Exemplo prático, dois veículos iguais, A=mais leve, B=mais pesado.
                                                  Se tiverem, por exemplo 2min para atingir a velocidade máxima, é possível que A consiga o valor superior.
                                                  Se em vez de 2 min, ser tiverem 3Km, o mesmo poderá acontecer.

                                                  Depois temos ainda o caso das subidas ou descidas onde o peso conta, porque temos a gravidade a jogar a favor ou contra. Quanto maior o peso, maior impacto tem a gravidade a favor do A ou do B conforme for respectivamente a subir ou a descer.

                                                  Tirando estes exemplos, dificilmente se notarão diferenças significativas.

                                                  Michael

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                    Desde que o motor tenha força para ganhar velocidade, a carroçaria não se deforme com o peso. tal como os pneus e a suspensão, teoricamente sim.
                                                    Quer isso dizer que afinal o peso influencia a velociadde maxima de um carro!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                      Ao fim de 1000km esse tal par de Kg pode ser responsável por 1l de combustível gasto sem necessidade.

                                                      Grão a grão...
                                                      exactamente, é como andar de vidros abertos, ja ouvi falar num aumento de 0.8lts em 100kms a mais, em AE, criado por o ar nao fluir tão bem como se tivessem os vidros fechados

                                                      Comentário


                                                        E eu contínuo sem perceber...........

                                                        Mas afinal o peso influencia ou não? Eu agradeço as explicações onde se consideram condições ideias, ou onde se considera que não ha deformação ou até mesmo se são ou não valores desprezaveis.

                                                        O que eu quero saber é: Se eu pegar em dois carros iguaizinhos e um levar mais 150 ou 200 Kg que o outro, vai haver diferenças, significativas ou não, na velocidade máxima? Considerando o exemplo de um carro numa AE lado a lado separados por uma distância suficiente para que não haja interferências aerodinâmicas de um com o outro.

                                                        Comentário


                                                          Bem.. como já disse antes - é experimentarem... um carro levezinho, alguns amigos...

                                                          Comentário


                                                            Se prejudica a velocidade máxima? Depende, um aumento de 200kg,provavelmente irá prejudicar num carro de 60cv. Mas provavelmente será insignificante num carro de 300cv.
                                                            Mas em ambos as acelerações serão mais lentas.

                                                            Eu penso que no de 60cv irá prejudicar porque, como se sabe a Força de Atrito é igual ao coeficiente de atrito (se é o estático ou o dinâmico como já aqui foi discutido não sei) a multiplicar pela reacção normal.
                                                            A reacção normal é igual a Força Gravítica mas de sinal contrário.
                                                            A aceleração é igual à resultante das forças a dividir pela massa.
                                                            Portanto creio que num carro com pouca força e com uma má aerodinâmica há-de chegar a uma velocidade (inferior à máxima), em que a resultante das forças seja "nula", e a aceleração portanto seja 0, e como tal ele não consegue atingir a sua velocidade máxima.

                                                            No entanto já acho que num carro com muita potência e boa aerodinâmica isso já não aconteça (isto se o aumento de peso for numa ordem de valores aceitáveis para situações reais, e não aumentos de 20 toneladas como já por ai se disse).

                                                            A minha "real" conclusão (já agora eu já não pego em física há já algum tempo, portanto o meu raciocínio pode conter muitas "gaffes"), é que o peso só prejudica se o aumento for significativo face à potência do carro em questão.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                              E eu contínuo sem perceber...........

                                                              Mas afinal o peso influencia ou não? Eu agradeço as explicações onde se consideram condições ideias, ou onde se considera que não ha deformação ou até mesmo se são ou não valores desprezaveis.

                                                              O que eu quero saber é: Se eu pegar em dois carros iguaizinhos e um levar mais 150 ou 200 Kg que o outro, vai haver diferenças, significativas ou não, na velocidade máxima? Considerando o exemplo de um carro numa AE lado a lado separados por uma distância suficiente para que não haja interferências aerodinâmicas de um com o outro.

                                                              Resposta curta: INFLUENCIA!!!

                                                              Já aqui foi referidos inumeras vezes e bem, os conceitos fisicos subjacebtes a esse facto....

                                                              AS formulas foram igualmente bem enunciadas, e para quem as percebem fica sem duvidas nenhumas....

                                                              O problema para muitos é a confusão de conceitos ( o motor não tem nada a ver com o assunto, é meramente o gerador da força e nada mais) e falta de compreensão de matemática/física...

                                                              Este é do tipo de situação em que não há opinião, Há factos e pronto!

                                                              São das mais elementares noções que se pode ter a Física, a chamada mecânica newtoniana ou clássica com os seus diagramas de forças super claros....

                                                              Poderiamos estar aqui a demostras a proveniencia das formulas, a derivalas ou a integralas para verificarem a relação entre espaço, velocidade aceleração forças e massa, mas não iria clarificar pois faltariam as noções para a maioria perceber que de facto se passa assim...

                                                              Portanto ou tentam estudar por vocês proprios estes conceitos, ou acreditam em nós em como é assim como dizemos e pronto...

                                                              Mas não há volta a dar: O peso afecta DECIDIDAMENTE a velocidade máxima.


                                                              O quanto influencia ( se o suficiente para se notar bem ou apenas ligeiramente ) depende do peso do sistema e da força ( "potencia") aplicada, mas que influencia SEMPRE isso sem duvida nenhuma. mas para esses de valores de 150 a 200Kg num carro "normal" é decididamente notória a influencia.
                                                              Editado pela última vez por Foliv; 24 July 2008, 01:50.

                                                              Comentário

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