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O peso prejudica a velocidade max? Sim ou não? e porquê?

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    Bom... eu acho que se aumentarmos a escala das coisas se percebe bem que o peso influência a velocidade maxima de um carro.
    Temos um carro com 45cv e 800Kg de peso, colocamos-lhe em cima 30.000Kg... chegará à velocidade máxima? provavelmente nem conseguirá andar, logo, em termos práticos (pk de fisica e matemática não pesco nada) o peso influência a velocidade máxima de um carro.

    Agora, se estamos limitados a respeitar o peso bruto que vem no livrete, provavelmente chegará a velocidade máxima na mesma... o pior é que a maioria dos carros pequenos se levarem 5 adultos mais uma mala de cada um deles já ultrapassou o peso bruto quase de certeza.
    Editado pela última vez por Automobilista; 24 July 2008, 13:47.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
      E eu contínuo sem perceber...........

      Mas afinal o peso influencia ou não? Eu agradeço as explicações onde se consideram condições ideias, ou onde se considera que não ha deformação ou até mesmo se são ou não valores desprezaveis.

      O que eu quero saber é: Se eu pegar em dois carros iguaizinhos e um levar mais 150 ou 200 Kg que o outro, vai haver diferenças, significativas ou não, na velocidade máxima? Considerando o exemplo de um carro numa AE lado a lado separados por uma distância suficiente para que não haja interferências aerodinâmicas de um com o outro.

      Em condições ideais, não haverá diferenças significativas.

      Se como já referi, apanhares subidas ou descidas, ou o espaço onde a velocidade máxima a atingir for limitado, então sim, poderás notar diferenças.

      A velocidades elevadas, praticamente toda a potência do motor é usada para vencer a resistência do ar ...e tanto a potência disponível do motor, como a resistência do ar, são iguais tanto para o mais pesado como para o mais leve, excepto como já referi, se apanhares subidas ou descidas.

      Michael

      Comentário


        Sem ler o tópico diria que o mesmo veiculo mas apenas umas centenas de kg mais pesado vai apenas demorar mais tempo a atingir a velocidade máxima.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
          Sem ler o tópico diria que o mesmo veiculo mas apenas umas centenas de kg mais pesado vai apenas demorar mais tempo a atingir a velocidade máxima.
          Nesse caso deves ler o tópico...

          Comentário


            Vamos imaginar:

            Uma carrinha, tipo caixa aberta, a circular na sua velocidade maxima numa recta sem fim.
            Tranporta um depósito de água de 2000Lts vazio.
            A moda dos filmes aproxima-se um helicópetro que lança uma mangueira, tipo reabastecimento em vôo, e começa a encher o dito depósito com água mas sempre a andar à mesma velocidade máxima.
            No final a carrinha teria mais 2 toneladas que no inicio.
            Iria conseguir a carrinha continuar a manter essa mesma velocidade ou esta iria diminuir à medida que o peso aumentava?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
              Vamos imaginar:

              Uma carrinha, tipo caixa aberta, a circular na sua velocidade maxima numa recta sem fim.
              Tranporta um depósito de água de 2000Lts vazio.
              A moda dos filmes aproxima-se um helicópetro que lança uma mangueira, tipo reabastecimento em vôo, e começa a encher o dito depósito com água mas sempre a andar à mesma velocidade máxima.
              No final a carrinha teria mais 2 toneladas que no inicio.
              Iria conseguir a carrinha continuar a manter essa mesma velocidade ou esta iria diminuir à medida que o peso aumentava?
              Diminuia de velocidade.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                Iria conseguir a carrinha continuar a manter essa mesma velocidade ou esta iria diminuir à medida que o peso aumentava?
                Obviamente, mantinha a mesma velocidade.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                  Vamos imaginar:

                  Uma carrinha, tipo caixa aberta, a circular na sua velocidade maxima numa recta sem fim.
                  Tranporta um depósito de água de 2000Lts vazio.
                  A moda dos filmes aproxima-se um helicópetro que lança uma mangueira, tipo reabastecimento em vôo, e começa a encher o dito depósito com água mas sempre a andar à mesma velocidade máxima.
                  No final a carrinha teria mais 2 toneladas que no inicio.
                  Iria conseguir a carrinha continuar a manter essa mesma velocidade ou esta iria diminuir à medida que o peso aumentava?
                  Diminuia.

                  No diagrama de forças, é certo que a reacção normal e a massa estão no mesmo eixo vertical, e são perpendiculares á força e ao atrito.

                  Em movimento o somatório das forças é igual ao produto da massa pela aceleração. F= m x a . só daqui já se vê a influencia da massa.

                  Em movimento, o momento linear é dado por massa X velocidade.

                  Resumindo, para manter a velocidade seria necessário aumentar a força fornecida pelo motor.

                  Como o motor neste caso já está no seu máximo, o acréscimo de potencia é impossível pelo que a velocidade diminui.

                  Comentário


                    mantém basicamente a mesma velocidade.
                    o aumento de atrito de rolamento é bastante reduzido comparando com o atrito do ar.
                    e não venham cá falar de inércia, por favor, porque em velocidade estabilizada a inércia tem um papel igual a zero
                    Editado pela última vez por LuisCapelo; 24 July 2008, 15:05.

                    Comentário


                      Depois de ler tudo, é impressão minha ou há aqui gente que está convencida que a força de atrito só depende do coeficiente de atrito?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                        Vamos imaginar:

                        Uma carrinha, tipo caixa aberta, a circular na sua velocidade maxima numa recta sem fim.
                        Tranporta um depósito de água de 2000Lts vazio.
                        A moda dos filmes aproxima-se um helicópetro que lança uma mangueira, tipo reabastecimento em vôo, e começa a encher o dito depósito com água mas sempre a andar à mesma velocidade máxima.
                        No final a carrinha teria mais 2 toneladas que no inicio.
                        Iria conseguir a carrinha continuar a manter essa mesma velocidade ou esta iria diminuir à medida que o peso aumentava?
                        Uma vez que o abastecimento de água é feito à mesma velocidade, significa que são mais duas toneladas mas com a mesma inércia.

                        Podemos assumir que o atrito com o solo poderá ser superior, mas considerando que o factor responsável pelo limite a velocidades elevadas é principalmente a resistência do ar e muito pouco o atrito no solo, a diferença de velocidade máxima seria possivelmente mesurável, mas creio que não seria significativa.

                        Michael

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Obviamente, mantinha a mesma velocidade.
                          Parece que só é óbvio para ti...

                          Para o resto do pessoal não é óbvio. É Matemático e Físico que diminui.
                          Aumenta o atrito de rolamento.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                            Uma vez que o abastecimento de água é feito à mesma velocidade, significa que são mais duas toneladas mas com a mesma inércia.

                            Podemos assumir que o atrito com o solo poderá ser superior, mas considerando que o factor responsável pelo limite a velocidades elevadas é principalmente a resistência do ar e muito pouco o atrito no solo, a diferença de velocidade máxima seria possivelmente mesurável, mas creio que não seria significativa.

                            Michael
                            Não é a mesma inercia pois estás a fazer variar a massa. A quantidade de movimento linear P=m x v ( massa X velocidade ) logo ao aumentares a massa varias a "inercia"

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                              mantém basicamente a mesma velocidade.
                              o aumento de atrito de rolamento é bastante reduzido comparando com o atrito do ar.
                              e não venham cá falar de inércia, por favor, porque em velocidade estabilizada a inércia tem um papel igual a zero
                              Bóing!

                              Por acaso a inércia aqui também está presente, mas em lugar de jogar
                              contra o atingir da velocidade máxima, joga contra a diminuição da
                              velocidade máxima.

                              Sim, porque a velocidade diminui (como tu próprio sabes apesar de não o
                              teres admitido de forma óbvia, usando o termo "basicamente" para dizeres
                              que diminui mas tão pouco que é quase igual).

                              E diminui de velocidade porque o atrito de rolamento aumenta. Mesmo que
                              seja insignificante, diminui.

                              E ao diminuir de velocidade há inércia.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                Podemos assumir que o atrito com o solo poderá ser superior
                                Não é só o atrito de rolamento dos pneus no asfalto que aumenta.
                                As rodas giram em torno de um eixo. Os rolamentos usados entre a roda
                                e o eixo ficam sujeitos a maior pressão (devido ao maior peso), logo
                                também a maior atrito.

                                Comentário


                                  Para todos os que estudaram física pelo menos até ao 12º ano é muito claro que diminui (façam o diagrana de forças).

                                  Para todos os outros, poderá ser mais complicado perceber porquê...

                                  Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                  Vamos imaginar:

                                  Uma carrinha, tipo caixa aberta, a circular na sua velocidade maxima numa recta sem fim.
                                  Tranporta um depósito de água de 2000Lts vazio.
                                  A moda dos filmes aproxima-se um helicópetro que lança uma mangueira, tipo reabastecimento em vôo, e começa a encher o dito depósito com água mas sempre a andar à mesma velocidade máxima.
                                  No final a carrinha teria mais 2 toneladas que no inicio.
                                  Iria conseguir a carrinha continuar a manter essa mesma velocidade ou esta iria diminuir à medida que o peso aumentava?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Parece que só é óbvio para ti...

                                    Para o resto do pessoal não é óbvio. É Matemático e Físico que diminui.
                                    Aumenta o atrito de rolamento.
                                    Sim, claro que aumenta o atrito do rolamento.

                                    Mas curiosamente, diminui o atrito aerodinâmico, porque o carro vai baixar.

                                    E a altas velocidades, a maior força de atrito é a aerodinâmica e não o atrito de rolamento. Eu diria que a altas velocidades, o atrito aerodinâmico representa uns 98% das forças de atrito.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
                                      Para todos os que estudaram física pelo menos até ao 12º ano é muito claro que diminui (façam o diagrana de forças).

                                      Para todos os outros, poderá ser mais complicado perceber porquê...
                                      A questão não é tão simples como pensas...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        A questão não é tão simples como pensas...
                                        Então porquê? A força do motor é igual, as forças que contrariam o movimento são superiores (atrito) ou iguais (resistência do ar).

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
                                          Então porquê? A força do motor é igual, as forças que contrariam o movimento são superiores (atrito) ou iguais (resistência do ar).
                                          A maior força a vencer é o atrito aerodinâmico que é fundamentalmente independente do peso. Aliás, com maior peso, este atrito até pode diminuir, na medida em que o carro vai baixar e diminuir a área exposta ao ar.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            A maior força a vencer é o atrito aerodinâmico que é fundamentalmente independente do peso. Aliás, com maior peso, este atrito até pode diminuir, na medida em que o carro vai baixar e diminuir a área exposta ao ar.
                                            Diminuir? Então a superfície frontal do carro não é a mesma?

                                            Comentário


                                              não, a área frontal diminui porque ficas com os pneus mais cobertos pela carroçaria. (assumindo uma disposição de pesos adequada - pode ocorrer o contrário, que é ter o peso todo atrás, levantar a frente, e perder até capacidade motriz)

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                não, a área frontal diminui porque ficas com os pneus mais cobertos pela carroçaria. (assumindo uma disposição de pesos adequada - pode ocorrer o contrário, que é ter o peso todo atrás, levantar a frente, e perder até capacidade motriz)
                                                Se a tracção for dianteira.
                                                Nesse caso ainda se acrescenta um aumento da superficie frontal e efeito de sustentação.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Mas curiosamente, diminui o atrito aerodinâmico, porque o carro vai baixar.
                                                  Viva a VDG! O laboratório científico nacional por excelência! Sem dúvida o
                                                  mais avançado de Portugal!

                                                  É melhor não inventar sobre aerodinâmica.

                                                  Se o peso provocar um abaixamento da carroceria, tanto pode prejudicar
                                                  a aerodinâmica como melhorar. Cada caso é um caso. Por isso é melhor
                                                  não entrar em considerações aleatórias.

                                                  Por exemplo:
                                                  - o fundo do carro é plano, ou não?
                                                  - a extracção na traseira é suficiente, ou não?
                                                  - o abaixamento ocorre nivelado às 4 rodas, ou não?

                                                  Imagina o caso referido: carrinha de caixa aberta com depósito de àgua
                                                  na traseira. Vai perder mais altura na traseira que na frente. Tens a
                                                  certeza que isto reduz o drag? Eu não tenho certeza nenhuma.

                                                  Assim sendo, não incluas variáveis aleatórias no problema.
                                                  Senão ainda começam a incluir o vento, as marés, a gravidade lunar,
                                                  as manchas solares, etc.

                                                  Comentário


                                                    sim, estava implícito um aumento da superfície frontal no contra-exemplo ;)

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                      Uma vez que o abastecimento de água é feito à mesma velocidade, significa que são mais duas toneladas mas com a mesma inércia.

                                                      Podemos assumir que o atrito com o solo poderá ser superior, mas considerando que o factor responsável pelo limite a velocidades elevadas é principalmente a resistência do ar e muito pouco o atrito no solo, a diferença de velocidade máxima seria possivelmente mesurável, mas creio que não seria significativa.

                                                      Michael
                                                      O que são velocidades suficientemente elevadas para que o atrito provocado pela resistencia ao ar represente 98% do atrito total como já aqui foi referido?

                                                      Eu diria, posso estar errado, que até 120Km/h, e com as aerodinâmicas actuais dos carros, esse atrito não representa assim tanta percentagem... mas é apenas uma percepção minha que nada tem de cientifico.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Viva a VDG! O laboratório científico nacional por excelência! Sem dúvida o
                                                        mais avançado de Portugal!

                                                        É melhor não inventar sobre aerodinâmica.

                                                        Se o peso provocar um abaixamento da carroceria, tanto pode prejudicar
                                                        a aerodinâmica como melhorar. Cada caso é um caso. Por isso é melhor
                                                        não entrar em considerações aleatórias.

                                                        Por exemplo:
                                                        - o fundo do carro é plano, ou não?
                                                        - a extracção na traseira é suficiente, ou não?
                                                        - o abaixamento ocorre nivelado às 4 rodas, ou não?

                                                        Imagina o caso referido: carrinha de caixa aberta com depósito de àgua
                                                        na traseira. Vai perder mais altura na traseira que na frente. Tens a
                                                        certeza que isto reduz o drag? Eu não tenho certeza nenhuma.

                                                        Assim sendo, não incluas variáveis aleatórias no problema.
                                                        Senão ainda começam a incluir o vento, as marés, a gravidade lunar,
                                                        as manchas solares, etc.


                                                        o factor UV, os alertas coloridos de incêndio, o indice PSI 20 e por aí fora!!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post


                                                          o factor UV, os alertas coloridos de incêndio, o indice PSI 20 e por aí fora!!

                                                          Já para não falar da consulta ao astrólogo, à cartomante, e obviamente
                                                          a ida à bruxa.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                            Eu diria, posso estar errado, que até 120Km/h, e com as aerodinâmicas actuais dos carros, esse atrito não representa assim tanta percentagem... mas é apenas uma percepção minha que nada tem de cientifico.
                                                            Até 120 Km/h a percentagem será inferior, mas como estamos a falar de velocidades máximas, estaria a pensar mais em velocidades na ordem de 200 Km/h.

                                                            Eu não queria entrar em detalhes mais técnicos, mas lá terá que ser...

                                                            As forças de atrito de um carro em movimento têm basicamente três componentes. Atenção que esta é uma fórmula simplificada, mas que contém os componentes principais.

                                                            Força total de atrito = x + y*v + z*v*v

                                                            A primeira parcela (x) representa uma força contante que não depende da velocidade. Está relacionado com os pneus, rolamentos, travões e outros atritos mecânicos.

                                                            A segunda parcela (y*v) representa uma força que depende de forma linear com a velocidade. Também está relacionado com os pneus, rolamentos, travões e outros atritos mecânicos. A 200 Km/h, esta força será 10 vezes superior à força exercida a 20 Km/h.

                                                            Finalmente, a terceira parcela (z*v*v) representa a força de atrito aerodinâmica, que depende do quadrado da velocidade. Isto significa que a 200 Km/h, a força de atrito aerodinâmico é 100 vezes superior à força de atrito aerodinâmico a 20 Km/h.

                                                            Isto explica a razão pela qual a altas velocidades o atrito preponderante é o atrito aerodinâmico. Explica também porque razão um carro com o dobro da potência não tem o dobro da velocidade máxima.

                                                            Comentário


                                                              Andamos aqui com teorias mas até podemos ver casos concretos. Começo eu, com dados do autohoje online:

                                                              Golf V 1.9I TDI BlueMotion 105cv
                                                              Peso: 1249 Kg
                                                              Aceleração 0 aos 100: 11.3 s
                                                              Velocidade máxima: 190 Km/h


                                                              Passat 1.9 TDI BlueMotion 105cv
                                                              Peso: 1422 Kg
                                                              Aceleração 0 aos 100: 12.1 s
                                                              Velocidade máxima: 193 Km/h

                                                              Como é visível, os quase 200 Kg a mais do Passat prejudicam a aceleração, mas relativamente à velocidade máxima... os valores falam por si.

                                                              I rest my case

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