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O peso prejudica a velocidade max? Sim ou não? e porquê?

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    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Andamos aqui com teorias mas até podemos ver casos concretos. Começo eu, com dados do autohoje online:

    Golf V 1.9I TDI BlueMotion 105cv
    Peso: 1249 Kg
    Aceleração 0 aos 100: 11.3 s
    Velocidade máxima: 190 Km/h


    Passat 1.9 TDI BlueMotion 105cv
    Peso: 1422 Kg
    Aceleração 0 aos 100: 12.1 s
    Velocidade máxima: 193 Km/h

    Como é visível, os quase 200 Kg a mais do Passat prejudicam a aceleração, mas relativamente à velocidade máxima... os valores falam por si.

    I rest my case
    Not quite!

    E as relações da caixa!? São as mesmas???

    Quanto ás teorias da física, são elas próprias usadas para tudo o que conduzirmos fazemos e usamos...

    Estão correctas e ninguém as contraria...caso contrario tudo aquilo que delas depende para ser construído não funcionaria....

    Não há a mínima duvida que o peso afecta, e de varias maneiras, a velocidade..

    Comentário


      Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
      Quanto ás teorias da física, são elas próprias usadas para tudo o que conduzirmos fazemos e usamos...

      Estão correctas e ninguém as contraria...caso contrario tudo aquilo que delas depende para ser construído não funcionaria....
      Concordo com isto. E é a própria física que nos diz que o peso pouco afecta a velocidade máxima de um carro. Tu é que ainda não analisaste (ou interpretaste) bem a fórmula do atrito total

      Entretanto estive a ver este teu post anterior

      Em movimento o somatório das forças é igual ao produto da massa pela aceleração. F= m x a . só daqui já se vê a influencia da massa.
      E de facto isto é verdade: a massa afecta a aceleração. Os exemplos do Passat e Golf confirmam isso mesmo.

      Mas aceleração e velocidade são duas grandezas diferentes. Estás a confundir aceleração com velocidade.
      Editado pela última vez por eu; 24 July 2008, 20:12.

      Comentário


        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Concordo com isto. E é a própria física que nos diz que o peso pouco afecta a velocidade máxima de um carro. Tu é que ainda não analisaste (ou interpretaste) bem a fórmula do atrito total

        Entretanto estive a ver este teu post anterior

        E de facto isto é verdade: a massa afecta a aceleração. Os exemplos do Passat e Golf confirmam isso mesmo.

        Mas aceleração e velocidade são duas grandezas diferentes. Estás a confundir aceleração com velocidade.
        Certo, são duas grandezas diferentes: uma é dS/dt e a outra dV/dt.
        Mas ambas representam á sua maneira uma distancia por unidade de tempo.

        No caso atrás referido, um carro á velocidade máxima a ser carregado em movimento com 2 Ton de água representa isso mesmo que estás a dizer....

        Nesse caso, o aumento do peso não vái afectar a aceleração ( pois velocidade máxima constante implica aceleração zero) mas vai afectar a velocidade do carro pois não tem potencia disponivel ( força resultante constante) para compensar o aumento de peso, diminuindo assim a sua velocidade, e portanto afectando-a. e afectado devido á variação da velocidade e por definição, a própria aceleração.
        Editado pela última vez por Foliv; 24 July 2008, 20:22.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
          mas vai afectar a velocidade do carro pois não tem potencia disponivel ( força resultante constante) para compensar o aumento de peso, diminuindo assim a sua velocidade, e portanto afectando-a. e afectado devido á variação da velocidade e por definição, a própria aceleração.
          A questão é que, a uma velocidade estabilizada, o motor não tem que compensar o aumento de Peso, só tem que vencer as forças de atrito.

          Comentário


            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            A questão é que, a uma velocidade estabilizada, o motor não tem que compensar o aumento de Peso, só tem que vencer as forças de atrito.
            E por acaso o atrito não aumenta com o aumento do peso do carro?
            O atrito (eixo dos XX) é afectado pela reacção normal/massa (eixo dos YY)
            sendo calculado por uN (coeficiente de atrito X reacção normal(= peso)

            Comentário


              Sim, o atrito de rolamento aumenta. Mas a altas velocidades, a contribuição do atrito de rolamento no atrito total é tão pequena que é quase desprezável. O facto de o atrito aerodinâmico depender do quadrado da velocidade, faz com que tudo o resto seja quase residual.

              Outro exemplo:

              BMW 120d (E81) 177 cv
              Peso: 1440 Kg
              Aceleração 0 aos 100: 7,5 segundos
              Velocidade máxima: 228 Km/h

              BMW Série 5 520d (E60) 177 cv
              Peso: 1585 Kg
              Aceleração 0 aos 100: 8,3 segundos
              Velocidade máxima: 231 Km/h

              Mais uma vez, o carro mais pesado tem piores acelerações, mas a velocidade máxima é semelhante. Começas a ver o padrão?
              Editado pela última vez por eu; 24 July 2008, 20:45.

              Comentário


                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                A questão é que, a uma velocidade estabilizada, o motor não tem que compensar o aumento de Peso, só tem que vencer as forças de atrito.

                E por acaso o atrito não aumenta com o aumento do peso do carro?

                O atrito (eixo dos XX) é afectado pela reacção normal/massa (eixo dos YY)
                sendo calculado por uN (coeficiente de atrito X reacção normal(= peso)

                Comentário


                  Podem falar da fisica que quizerem, de fazer comparações entre carros (o que é um grave erro) mas o peso influencia SIM na velocidade maxima do carro!
                  Só que é uma influencia pequena... pouco perceptivel até. Isto porque a força da gravidade que empurra o carro pro chão, vai sendo anulado a medida que a velocidade vai aumentando. Por isso tb que os aviões precisam de um X de velocidade pra levantar voo...

                  O que mais influencia na velocidade maxima é a aerodinamica, a potencia, e as relacções de caixa nesta mesma ordem.

                  Agora se alguem tiver a pensar fazer um video do carro no limite, não se preocupem em levar mais alguem pra filmar! O seu peso (ainda que seja 90 100kg) talvez retire o.5 ou 1km/h

                  Comentário


                    E por acaso o atrito não aumenta com o aumento do peso do carro?
                    Sim, aumenta. A questão é que a altas velocidades, o atrito aerodinâmico é tão elevado (por depender do quadrado da velocidade) que o atrito de rolamento é praticamente desprezável.

                    Outros dados:

                    BMW Série 1 120d (E81) 177 cv
                    Peso: 1440 Kg
                    Aceleração 0 aos 100: 7,5 segundos
                    Velocidade máxima: 228 Km/h

                    BMW Série 5 520d (E60) 177 cv
                    Peso: 1585 Kg
                    Aceleração 0 aos 100: 8,3 segundos
                    Velocidade máxima: 231 Km/h

                    Mais uma vez, o carro mais pesado tem piores acelerações, mas a velocidade máxima é semelhante. Começas a ver o padrão?
                    Editado pela última vez por eu; 24 July 2008, 20:53.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      ----------------

                      Eu já tinha lido o que tinhas referido anteriormente sobre a questão do atrito!

                      E nesse aspecto tens razão, ao dizer que o atrito "aerodinâmico" é superior ao de rolamento....mas isso assumindo que ambas as situações levem a que o carro atinja a sua velocidade máxima...

                      ... e é nesta velocidade que está o problema:
                      é que com o carro mais pesado a sua velocidade máxima diminui pelo que também vai ter um atrito aerodinâmico menor.
                      portanto nunca as duas situações vão ter o mesmo atrito aerodinâmico e logo este não será um factor a considerar neste caso..

                      Para se verificar o que dizias tínhamos que imaginar um overboost que compensasse o aumento do peso fazendo o carro em ambas as situações atingir a mesma velocidade maxima, e ai sim o atrito aerodinamico seria o factor limitante da velocidade e não o peso.

                      Comentário


                        Foliv, o aumento do peso não implica automaticamente menor velocidade máxima. O carro apenas demora mais tempo a atingi-la, em virtude da menor aceleração.

                        A velocidade máxima é atingida quando há um equilíbrio de forças, ou seja, quando o motor exerce uma força igual (em módulo) ao somatório das forças de atrito. A massa não entra directamente na equação da velocidade máxima.

                        E cá vai mais um exemplo:

                        Mégane II 2.0 dCi 150cv GT
                        Peso: 1310 Kg
                        Aceleração dos 0 aos 100: 8,7 segundos
                        Velocidade máxima: 210 Km/h


                        Laguna III 2.0 dCi 150cv Luxe
                        Peso: 1462 Kg
                        Aceleração dos 0 aos 100: 9,5 segundos
                        Velocidade máxima: 210 Km/h
                        Editado pela última vez por eu; 24 July 2008, 21:15.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Sim, aumenta. A questão é que a altas velocidades, o atrito aerodinâmico é tão elevado (por depender do quadrado da velocidade) que o atrito de rolamento é praticamente desprezável.

                          Outros dados:

                          BMW Série 1 120d (E81) 177 cv
                          Peso: 1440 Kg
                          Aceleração 0 aos 100: 7,5 segundos
                          Velocidade máxima: 228 Km/h

                          BMW Série 5 520d (E60) 177 cv
                          Peso: 1585 Kg
                          Aceleração 0 aos 100: 8,3 segundos
                          Velocidade máxima: 231 Km/h

                          Mais uma vez, o carro mais pesado tem piores acelerações, mas a velocidade máxima é semelhante. Começas a ver o padrão?
                          O 120d já gasta pouco. E deve ter uma caixa mais curta.

                          O 520d é outro carro. Mais pesado, gasta mais por isso caixa mais longa.

                          Comentário


                            Pelo que vejo vou começar a descascar o meu bolide para ver se anda mais

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Sim, o atrito de rolamento aumenta. Mas a altas velocidades, a contribuição do atrito de rolamento no atrito total é tão pequena que é quase desprezável. O facto de o atrito aerodinâmico depender do quadrado da velocidade, faz com que tudo o resto seja quase residual.

                              Outro exemplo:

                              BMW 120d (E81) 177 cv
                              Peso: 1440 Kg
                              Aceleração 0 aos 100: 7,5 segundos
                              Velocidade máxima: 228 Km/h

                              BMW Série 5 520d (E60) 177 cv
                              Peso: 1585 Kg
                              Aceleração 0 aos 100: 8,3 segundos
                              Velocidade máxima: 231 Km/h

                              Mais uma vez, o carro mais pesado tem piores acelerações, mas a velocidade máxima é semelhante. Começas a ver o padrão?
                              as caixas são iguais? não vale a pena compararem carros ...

                              .. e ambos têm carrocarias diferentes, CXs diferentes ...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Joaquim Pereira Ver Post
                                Pelo que vejo vou começar a descascar o meu bolide para ver se anda mais
                                sempre ouvir dizer que o ppl da vdg tirava o pneu suplente dos seus cups para dar mais de ponta ...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                                  sempre ouvir dizer que o ppl da vdg tirava o pneu suplente dos seus cups para dar mais de ponta ...

                                  isso também já é exagerar

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por 320dEVIL Ver Post
                                    isso também já é exagerar
                                    grao a grao o carro fica mais leve

                                    Comentário


                                      A caixa é exactamente igual

                                      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                      O 120d já gasta pouco. E deve ter uma caixa mais curta.

                                      O 520d é outro carro. Mais pesado, gasta mais por isso caixa mais longa.
                                      Felizmente, o site da BMW tem informações técnicas detalhadas, incluindo as relações de transmissão:

                                      serie1.jpg

                                      serie5.jpg

                                      Conclusão: ambos os carros têm exactamente a mesma caixa.

                                      Convencidos?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Felizmente, o site da BMW tem informações técnicas detalhadas, incluindo as relações de transmissão:

                                        [ATTACH]37863[/ATTACH]

                                        [ATTACH]37864[/ATTACH]

                                        Conclusão: ambos os carros têm exactamente a mesma caixa.

                                        Convencidos?
                                        e têm o mesmo coeficiente de atrito?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Felizmente, o site da BMW tem informações técnicas detalhadas, incluindo as relações de transmissão:

                                          [ATTACH]37863[/ATTACH]

                                          [ATTACH]37864[/ATTACH]

                                          Conclusão: ambos os carros têm exactamente a mesma caixa.

                                          Convencidos?
                                          [/melga mode on]

                                          Sim tudo bem, e o coeficiente aerodinâmico também é igual???

                                          [/melga mode off]

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                            Sim tudo bem, e o coeficiente aerodinâmico também é igual???
                                            Infelizmente essa informação não está no site. No entanto, é de supôr que o coeficiente de atrito aerodinâmico do série 5 seja ligeiramente melhor que o do série 1. Mas a área frontal do série 5 também é ligeiramente superior, pelo que a resistência aerodinâmica dos dois será semelhante.

                                            Contudo, não podem ignorar que temos aqui dois modelos com:
                                            • O mesmo motor;
                                            • A mesma caixa de velocidades;
                                            • Pesos muito diferentes;
                                            E no entanto... a sua velocidade máxima é semelhante. No mínimo, penso que estes factos deviam pôr-vos a pensar

                                            Comentário


                                              ok, mas ja viste a diferenca que faz o coeficiente de atrito?

                                              um calibra de 200cvs dá tanto de vel max como um evo de 280cvs ...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                                                ok, mas ja viste a diferenca que faz o coeficiente de atrito?

                                                um calibra de 200cvs dá tanto de vel max como um evo de 280cvs ...
                                                Caso não tenhas reparado, eu estou farto de dizer neste tópico que o que realmente é importante para a velocidade máxima é o atrito aerodinâmico e não o peso.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Caso não tenhas reparado, eu estou farto de dizer neste tópico que o que realmente é importante para a velocidade máxima é o atrito aerodinâmico e não o peso.
                                                  sim, mas estamos o que estamos a discutir é se o peso influencia ou não, independentemente do quanto influencia

                                                  muitas vezes vi pessoal pelo forum dizer que o peso nao influencia a vel max, este topico foi criado para o tira-teimas

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Andamos aqui com teorias mas até podemos ver casos concretos. Começo eu, com dados do autohoje online:

                                                    Golf V 1.9I TDI BlueMotion 105cv
                                                    Peso: 1249 Kg
                                                    Aceleração 0 aos 100: 11.3 s
                                                    Velocidade máxima: 190 Km/h


                                                    Passat 1.9 TDI BlueMotion 105cv
                                                    Peso: 1422 Kg
                                                    Aceleração 0 aos 100: 12.1 s
                                                    Velocidade máxima: 193 Km/h

                                                    Como é visível, os quase 200 Kg a mais do Passat prejudicam a aceleração, mas relativamente à velocidade máxima... os valores falam por si.

                                                    I rest my case
                                                    Brincamos, ou quê?!

                                                    Fico umas horas sem aqui vir, e quando volto encontro alarvidades
                                                    de todo o tamanho!

                                                    Que eu saiba ninguém negou que quando mais elevada for a velocidade
                                                    mais preponderante é o aerodinamismo. O que está em causa é a pequena
                                                    influência que o peso (massa) tem a velocidades elevadas (quando o
                                                    aerodinamismo é o mais importante).

                                                    Ora, se tu próprio também estás de acordo que o aerodinamismo é o
                                                    mais importante, vens aqui com exemplos comparando carros com
                                                    aerodinamismos completamente diferentes?

                                                    Principalmente quando a 120Km/h a importância do aerodinamismo já
                                                    ronda os 60% e se tenta observar diferenças de peso ridículas na ordem
                                                    dos 10% (100Kg em 1000Kg).

                                                    Não é do conhecimento comum que carros mais pequenos e de 2 volumes
                                                    são GERALMENTE piores em termos aerodinâmicos que carros de 3
                                                    volumes mais compridos, devido aos ângulos que podem ser utilizados
                                                    sem prejudicar o espaço interior do habitáculo e de carga?!

                                                    Que comparas tu?

                                                    GOLF (2 volumes familiar pequeno) com PASSAT (3 vol fam médio)
                                                    Série 1 (2 vol fam peq) com Série 5 (3 vol fam grande)
                                                    MEGANE (2 vol fam peq) com LAGUNA (3 vol fam med)

                                                    Uma explicação simples:
                                                    http://answers.yahoo.com/question/in...9163801AA5IdXO


                                                    Sinceramente, isto não é de quem pretende seriedade na discussão,
                                                    antes pelo contrário.

                                                    Lamento...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                                                      ok, mas ja viste a diferenca que faz o coeficiente de atrito?

                                                      um calibra de 200cvs dá tanto de vel max como um evo de 280cvs ...
                                                      Alto aí, não vou dizer que o Calibra tenha pior aerodinámica, porque não me parece, mas o EVO tem mais downforce, o que prejudica a vel. máx...





                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Felizmente, o site da BMW tem informações técnicas detalhadas, incluindo as relações de transmissão:

                                                      [ATTACH]37863[/ATTACH]

                                                      [ATTACH]37864[/ATTACH]

                                                      Conclusão: ambos os carros têm exactamente a mesma caixa.

                                                      Convencidos?
                                                      Relação Final de Caixa?

                                                      Diferença entre o diâmetro das rodas entre o E87 e o E60?

                                                      Talvez o E87 fosse testado com os pneumáticos de origem de 16" e o E60, acho que só com 17" para cima, né?

                                                      Alguma relação tem de estar a fazer aqueles kmts extra, ou então, a bmw é que está a inventar, mas sinceramente não acho...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        Caso não tenhas reparado, eu estou farto de dizer neste tópico que o que realmente é importante para a velocidade máxima é o atrito aerodinâmico e não o peso.
                                                        E alguém disse o contrário?!?!

                                                        A pergunta não era se o peso influenciava muito. A pergunta era se «O
                                                        peso a velocidade max? Sim ou não? e porquê?»

                                                        A resposta sempre foi, e sempre será SIM.
                                                        O porquê já foi dito, e também que era uma diferença imperceptível.

                                                        Também parece ÓBVIO, que para saber se o peso tem influência, estamos
                                                        a falar de carros IGUAIS onde a única diferença é o PESO.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JtypeR Ver Post
                                                          O seu peso (ainda que seja 90 100kg) talvez retire o.5 ou 1km/h
                                                          Duvido que 100Kg dê para notar.

                                                          Num carro pouco potente, bastante leve, e MUITO (mas muito mesmo)
                                                          aerodinâmico, talvez (disse TALVEZ) já dê para notar a diferença entre
                                                          uma pessoa e 5 pessoas + bagagem.

                                                          Ainda assim tenho MUITAS dúvidas, porque nunca vais conseguir fazer
                                                          dois testes com exactamente as mesmas condições atmosféricas. Basta
                                                          uma pequena brisa para alterar o aerodinamismo e mandar os resultados
                                                          para a urtigas. Além de que deve ser um bocado impossível encontrar uma
                                                          estrada 100% em plano horizontal.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Duvido que 100Kg dê para notar.

                                                            Num carro pouco potente, bastante leve, e MUITO (mas muito mesmo)
                                                            aerodinâmico, talvez (disse TALVEZ) já dê para notar a diferença entre
                                                            uma pessoa e 5 pessoas + bagagem.

                                                            Ainda assim tenho MUITAS dúvidas, porque nunca vais conseguir fazer
                                                            dois testes com exactamente as mesmas condições atmosféricas. Basta
                                                            uma pequena brisa para alterar o aerodinamismo e mandar os resultados
                                                            para a urtigas. Além de que deve ser um bocado impossível encontrar uma
                                                            estrada 100% em plano horizontal.
                                                            Perfeitamente de acordo!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                              Felizmente, o site da BMW tem informações técnicas detalhadas, incluindo as relações de transmissão:

                                                              [ATTACH]37863[/ATTACH]

                                                              [ATTACH]37864[/ATTACH]

                                                              Conclusão: ambos os carros têm exactamente a mesma caixa.

                                                              Convencidos?
                                                              Mas não diferem na aerodinâmica?

                                                              Comentário

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