Os carros actuais são melhores em TUDO...
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Em que é que os carros actuais são piores que os antecessores?
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Originalmente Colocado por FastLee Ver Postà grande maioria dos carros hoje em dia falta lhes o carisma que os diferenciava uns dos outros..
A partir do momento em que alguem compra um Volvo com chassis focus e motor de 206 está tudo dito....
Qualquer dia por muitas marcas que tenhamso vamos ter uma plataforma e gama de motores comuns a quase todos os modelos..
Para quem utiliza o automovel como mais qúe simples meio de transporte isso provoca me uma tremenda desilusao..
A continuarmos assim dificilmente me vejo a andar com carros deste século ja que considero que até meados dos anos 90 ainda se conseguia ter alguma identidade mecanica propria...
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Se diminuiu em fiabilidade, tal deve-se aos inúmeros gadjets e mecânicas mais complexas e sensíveis - os turbos são um bom exemplo, estão sempre a empenar, gripar, partir, etc...
Parece que aqui já ninguém se lembra dos carros a carburador, com a boia sempre suja, os gigleurs desafinados, os platinados a falhar, os contactos do distribuidor gastos, o trabalhar incerto, etc... que essa coisa maldita, a electrónica, quase que definitivamente colocou na prateleira.
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
Não percebi... desculpa.
Quando eu digo que são mais honestos é que são mais directos, tu consegues perceber o que está a acontecer mecânicamente com o carro.
Ex: Numa curva, consegues perceber até que ponto a suspensão está a aguentar, os pneus estão a aguentar, como se está a efectar a transferência de massas.
Num carro novo todas essas sensações estão mais filtradas e é mais dificil perceber até que ponto o carro está nos limites ou não está.
Isto, independentemente dos limites da maioria dos carros actuais ser superior, em tudo, aos limites dos antigos...
Comentário
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostSe diminuiu em fiabilidade, tal deve-se aos inúmeros gadjets e mecânicas mais complexas e sensíveis - os turbos são um bom exemplo, estão sempre a empenar, gripar, partir, etc...
Parece que aqui já ninguém se lembra dos carros a carburador, com a boia sempre suja, os gigleurs desafinados, os platinados a falhar, os contactos do distribuidor gastos, o trabalhar incerto, etc... que essa coisa maldita, a electrónica, quase que definitivamente colocou na prateleira.
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Originalmente Colocado por bpacheco Ver PostAlguns regrediram em materiais e acabamentos, essencialmente os premium.
Lembro-me, assim de repente:
Golf
Passat
Audi A4
BMW Série 3
Mercedes Classe C
Principalmente o Mercedes, que era feio como tudo por dentro e esta é a 1ª versão do C que é realmente bonita por dentro!!!
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Originalmente Colocado por Spinnaker Ver PostQuando eu digo que são mais honestos é que são mais directos, tu consegues perceber o que está a acontecer mecânicamente com o carro.
Ex: Numa curva, consegues perceber até que ponto a suspensão está a aguentar, os pneus estão a aguentar, como se está a efectar a transferência de massas.
Num carro novo todas essas sensações estão mais filtradas e é mais dificil perceber até que ponto o carro está nos limites ou não está.
Isto, independentemente dos limites da maioria dos carros actuais ser superior, em tudo, aos limites dos antigos...
Não acho... não tem que ver com ser moderno ou antigo, tem que ver com a evolução natural.
Já nos anos 70 ou 80 se dizia o mesmo quando comparado com carros dos anos 50 ou 60.
É uma qustão de adaptação dos condutores, se não, ainda andavamos montados em eixos rigidos, travões de tambor sem assistencia, molas de lâminas e direcção sem assistência... isso sim, era transmitir sensações.
Acho que a intensidade das sensações é a mesma... as sensações é que são outras talvez.
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Originalmente Colocado por Lino Marques Ver PostPois é! Hoje em dia, a cada geração nova de carros que saem para o mercado, eles são mais e mais perfeitos: mais rápidos, mais confortáveis, mais seguros, menos poluentes, etc.
Mas será que os carros actuais são mesmo melhores em tudo do que os anteriores? Não falo aqui em aspectos emocionais como o roncar de um motor alimentado por carburadores duplos, o que até é sempre subjectivo, mas de aspectos puramente objectivos.
Então em que é que acham que os carros actuais são piores? Para começar, um aspecto que eu já reparei é que com tanta vontade de exibir um estilo diferente e original, ou em nome da tão propalada (pseudo)-desportividade, negligenciam-se aspectos práticos como a lisibilidade ou funcionalidade dos painéis de bordo. No 1º caso, está a optar-se muito por mostradores à la Alfa 156 (não só no seu sucessor, o 159, mas em carros tão diferentes como o Mazda 3 ou o Peugeot 308), que podem até ser muito estilosos e giros, mas que em termos de lisibilidade não se comparam a um bom velho Mercedes 190, W 124 ou mesmo a um Peugeot 306 da 2ª série. No caso da funcionalidade, tudo se prende com a quantidade incrível de equipamentos tecnológicos hoje presentes nos interiores dos carros, como o A/C bi-zona, GPS, computadores de bordo, rádios que são autênticas aparelhagens profissionais (só falta a mesa de mistura ) com a profusão de botões e comandos. Já nem falo em soluções topo de gama como o set-up completo permitido por um BMW M5 ou outros que tais, com memórias para as posições dos bancos, espelhos, etc.
Outro aspecto em que os carros novos são piores é a visibilidade das suas carroçarias, em que a aerodinâmica é a grande responsável: frentes mergulhantes, pára-brisas cada vez maiores e mais inclinados e traseiras altas com vidros traseiros e laterais ridiculamente pequenos não são uma grande ajuda na altura de estacionar num lugar apertado!
Agora que já dei alguns exemplos, em que outros aspectos é que para vocês os carros modernos são piores?? Ou seja, por outras palavras, em que é que eles regrediram? Onde é que o suposto progresso deu mas foi lugar a um retrocesso?
Em alguns casos, poucos felizmente, os novos são piores em termos de segurança
dois exemplos
Sem título.jpg
Sem título2.jpg
mb1.jpg
mb2.jpg
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostAh isso??!!
Não acho... não tem que ver com ser moderno ou antigo, tem que ver com a evolução natural.
Já nos anos 70 ou 80 se dizia o mesmo quando comparado com carros dos anos 50 ou 60.
É uma qustão de adaptação dos condutores, se não, ainda andavamos montados em eixos rigidos, travões de tambor sem assistencia, molas de lâminas e direcção sem assistência... isso sim, era transmitir sensações.
Acho que a intensidade das sensações é a mesma... as sensações é que são outras talvez.
Bem, então agora sou eu que não concordo contigo, até porque actualmente tens alguns modelos que ainda são bem comunicativos, como o actual suzuki swift. Compara, por exemplo, um swift dos novos, com um toyota yaris. Tens uma sensação da dinâmica do carro muito maior no 1º, estando o 2º muito mais filtrado.
Eu gosto do 1º e não gosto do 2º e, na sua maioria, os carros mais antigos sentiam-se como o 1º e não como o 2º.
É claro que já existiam carros demasiado filtrados para o meu gosto, mas essa tendência tem vindo a aumentar, o que, para mim, é um defeito.
Percebeste o ponto de vista? não tem nada a ver com travões de tambor, molas de lâminas ou electrónica, tem a ver com feeling, com comunicação do carro com o condutor. Essa comunicação não deve, nem pode, para mim, estar muito filtrada, senão não tens noção do que se passa com o carro e onde estão realmente os limites da máquina.
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostAcho que tens de rever a história dos automóveis... muito antes dos anos 90 que se faziam partilhas de tudo e mais alguma coisa... não é de hoje.
Agora hoje há casos que deixam baralhada qualquer tentativa de diferenciar a identidade propria deste ou aquele modelo..
Ainda ontem um colega meu me dizia a respeito dum Saab T-id aqui parado à porta " ah e tal gosto deste carro os SAAB's são bons e tal " ao qual eu retorqui que aquilo nao era mais do que um Vectra disfarçado com um motor de Alfa Romeo...
Ou termos o caso por exemplo de ter um Jaguar ( marca de luxo britanica ) a vender basicamente um Mondeo com mais requinte ( O Mondeo é o carro familiar " economico " no UK )
A identidade propria desvaneceu-se muito mais nos ultimos anos em detrimento da politica económica...
Eu ao menos sei que a minha Volvo "é pura", o meu 106 partilha componentes com os gémeos AX e Saxo e o meu UMM tem as peculiaridades bem próprias mesmo usando uma base mecanica da 505... nenhum deles tem aspectos de " crossdressing " como se vê hoje...
E gosto deles por isso mesmo.. por despertarem sensações muito próprias e únicas
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Originalmente Colocado por Spinnaker Ver PostBem, então agora sou eu que não concordo contigo, até porque actualmente tens alguns modelos que ainda são bem comunicativos, como o actual suzuki swift. Compara, por exemplo, um swift dos novos, com um toyota yaris. Tens uma sensação da dinâmica do carro muito maior no 1º, estando o 2º muito mais filtrado.
Eu gosto do 1º e não gosto do 2º e, na sua maioria, os carros mais antigos sentiam-se como o 1º e não como o 2º.
É claro que já existiam carros demasiado filtrados para o meu gosto, mas essa tendência tem vindo a aumentar, o que, para mim, é um defeito.
Percebeste o ponto de vista? não tem nada a ver com travões de tambor, molas de lâminas ou electrónica, tem a ver com feeling, com comunicação do carro com o condutor. Essa comunicação não deve, nem pode, para mim, estar muito filtrada, senão não tens noção do que se passa com o carro e onde estão realmente os limites da máquina.
Pego num exemplo crasso dum carro muito vendido em 95-96, o 106 XSi.
Arranjem hoje um pequeno desportivo capaz de comunicar e reagir daquela forma .. mesmo mais potentes e eficazes poucs terão aquele feeling... agora que os actuais serão mais seguros nao tenho duvidas, mas falta lhes algo...
Talvez seja este o motivo pelo qual estes carros agora despertaram atençoes e ha muita gente ja de meia idade a compra-los só para fun car.. ha aqui no forum malta que os tem ( e gémeo rallye ) e mesmo tendo para o dia a dia carros mais modernos e seguros reservam um pouco do seu tempo para disfrutar " aqueles " momentos de condução... ( nao será isto um contra senso? deixar de andar melhor montado para pegar numa " lata " com uma data de anos ?? )
Ha algumas excepções mas normalmente sao casos muito isolados...Editado pela última vez por FastLee; 22 July 2008, 12:40.
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Originalmente Colocado por Spinnaker Ver PostOs VW não sei, nem me importei com isso, mas nos outros casos acho que todos os actuais são melhores que os anteriores em materiais e acabamentos.
Principalmente o Mercedes, que era feio como tudo por dentro e esta é a 1ª versão do C que é realmente bonita por dentro!!!
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Originalmente Colocado por Spinnaker Ver PostBem, então agora sou eu que não concordo contigo, até porque actualmente tens alguns modelos que ainda são bem comunicativos, como o actual suzuki swift. Compara, por exemplo, um swift dos novos, com um toyota yaris. Tens uma sensação da dinâmica do carro muito maior no 1º, estando o 2º muito mais filtrado.
Eu gosto do 1º e não gosto do 2º e, na sua maioria, os carros mais antigos sentiam-se como o 1º e não como o 2º.
É claro que já existiam carros demasiado filtrados para o meu gosto, mas essa tendência tem vindo a aumentar, o que, para mim, é um defeito.
Percebeste o ponto de vista? não tem nada a ver com travões de tambor, molas de lâminas ou electrónica, tem a ver com feeling, com comunicação do carro com o condutor. Essa comunicação não deve, nem pode, para mim, estar muito filtrada, senão não tens noção do que se passa com o carro e onde estão realmente os limites da máquina.
O pouco filtrado actual tem a mesma margem de diferença para o muito filtrado actual que já tinham os dois tipos de abordagem há muitos anos atrás.
Acho que evoluiram em paralelo.
Um carro actual que seja considerado comunicativo, não passa de uma "limousine" quando comparado com o "comunicativo" dos anos 70... por exemplo.
Não chamo a isso piorar, mas sim, evoluir num determinado sentido que veio criar novos contextos e nestes mesmos contextos continua a haver de tudo como antigamente.
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Originalmente Colocado por FastLee Ver PostAcho que hoje em dia quem quiser um carro onde possa " sentir " a condução não terá muitas opçoes alem daquelas que foram especificamente talhadas para o efeito, tipo Lotus Exige etc..
Pego num exemplo crasso dum carro muito vendido em 95-96, o 106 XSi.
Arranjem hoje um pequeno desportivo capaz de comunicar e reagir daquela forma .. mesmo mais potentes e eficazes poucs terão aquele feeling... agora que os actuais serão mais seguros nao tenho duvidas, mas falta lhes algo...
Há pessoal que não compreende isso, e que para si só existe a seguinte fórmula
Mais recente = Mais evoluido = Mais seguro, eficaz e menos poluente
enquanto a nossa fórmula tem parâmetros totalmente diferentes
ao menos não somos pretensiosos, e sabemos dizer que sim,é verdade que hoje estão mais seguros, eficazes e menos poluentes.
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Originalmente Colocado por FastLee Ver PostAcho que hoje em dia quem quiser um carro onde possa " sentir " a condução não terá muitas opçoes alem daquelas que foram especificamente talhadas para o efeito, tipo Lotus Exige etc..
Pego num exemplo crasso dum carro muito vendido em 95-96, o 106 XSi.
Arranjem hoje um pequeno desportivo capaz de comunicar e reagir daquela forma .. mesmo mais potentes e eficazes poucs terão aquele feeling...agora que os actuais serão mais seguros nao tenho duvidas, mas falta lhes algo...
Talvez seja este o motivo pelo qual estes carros agora despertaram atençoes e ha muita gente ja de meia idade a compra-los só para fun car.. ha aqui no forum malta que os tem ( e gémeo rallye ) e mesmo tendo para o dia a dia carros mais modernos e seguros reservam um pouco do seu tempo para disfrutar " aqueles " momentos de condução... ( nao será isto um contra senso? deixar de andar melhor montado para pegar numa " lata " com uma data de anos ?? )
Ha algumas excepções mas normalmente sao casos muito isolados...
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Originalmente Colocado por PauloFVF Ver PostHá pessoal que não compreende isso, e que para si só existe a seguinte fórmula
Mais recente = Mais evoluido = Mais seguro, eficaz e menos poluente
enquanto a nossa fórmula tem parâmetros totalmente diferentes
ao menos não somos pretensiosos, e sabemos dizer que sim,é verdade que hoje estão mais seguros, eficazes e menos poluentes.
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Originalmente Colocado por PauloFVF Ver PostHá pessoal que não compreende isso, e que para si só existe a seguinte fórmula
Mais recente = Mais evoluido = Mais seguro, eficaz e menos poluente
enquanto a nossa fórmula tem parâmetros totalmente diferentes
ao menos não somos pretensiosos, e sabemos dizer que sim,é verdade que hoje estão mais seguros, eficazes e menos poluentes.
Os verdadeiros " petrolheads " como eu , tu e mais alguns " sentem " o automovel duma forma completamente diferente...
99% das pessoas chamam me maluco por ter 3 carros, 2 deles " meio parados " mas sobretudo todos com mais de 10 anos
Mas cada um deles é um exemplar que me dá imenso prazer de ter...
Se eu pudesse ainda seriam mais...
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Repetindo um pouco o que já aqui disseram, temos como vantagens para os antigos o baixo peso, falta de electrónica (as soluções inovadoras eram mecânicas), "condução mais directa", manutenção mais barata e não tão dependente das peças da marca, pouca diferença entre modelos completamente diferentes, já que existe uma grande partilha de tudo entre marcas completamente distintas...
Esteticamente (é subjectivo), não consigo gostar da maior parte dos carros novos que se fazem... parece que cada versão nova que surge é mais que a anterior, é uma tendência que, na minha opinião, se acentua mais a partir do final da década de 90.
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostMas já nessa altura eram poucos os que transmitiam o que esse carro transmitia...ou seja... está tudo na mesma, só que hoje talvez não caiba à Peugeot fazer esse papel... talvez o Mini Cooper... não sei.
Se para mim um carro com 12 anos ainda é um carro " utilizavel " hoje em dia, já o Cooper S é um classico que marcou uma epoca...
Utilizei talvez o ultimo exemplo " verdadeiro " mas que ainda se vê ai a circular regularmente e com alguma abundância...
só e somente isso..
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Originalmente Colocado por Arturval Ver PostVoçês são todos um bando de track day drivers... É só dinâmica nessa tola...
Eu, ex-SUVcéptico me confesso.
Esta semana ando de X5 e que feliz que eu ando... Que feliz que eu ando mesmo...
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Originalmente Colocado por lud Ver Post
Esteticamente (é subjectivo), não consigo gostar da maior parte dos carros novos que se fazem... parece que cada versão nova que surge é mais que a anterior, é uma tendência que, na minha opinião, se acentua mais a partir do final da década de 90.
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Originalmente Colocado por FastLee Ver PostPara muitos o automovel nao passa dum instrumento de ostentação sobre o qual as opçoes recaem se for pelo menos igual ao d vizinho ( mas convem que seja melhor) e que esteja na moda..
Os verdadeiros " petrolheads " como eu , tu e mais alguns " sentem " o automovel duma forma completamente diferente...
99% das pessoas chamam me maluco por ter 3 carros, 2 deles " meio parados " mas sobretudo todos com mais de 10 anos
Mas cada um deles é um exemplar que me dá imenso prazer de ter...
Se eu pudesse ainda seriam mais...
Partilho da opinião do Mr Lee!!!!
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Originalmente Colocado por FastLee Ver PostAcho que hoje em dia quem quiser um carro onde possa " sentir " a condução não terá muitas opçoes alem daquelas que foram especificamente talhadas para o efeito, tipo Lotus Exige etc..
Pego num exemplo crasso dum carro muito vendido em 95-96, o 106 XSi.
Arranjem hoje um pequeno desportivo capaz de comunicar e reagir daquela forma .. mesmo mais potentes e eficazes poucs terão aquele feeling... agora que os actuais serão mais seguros nao tenho duvidas, mas falta lhes algo...
Talvez seja este o motivo pelo qual estes carros agora despertaram atençoes e ha muita gente ja de meia idade a compra-los só para fun car.. ha aqui no forum malta que os tem ( e gémeo rallye ) e mesmo tendo para o dia a dia carros mais modernos e seguros reservam um pouco do seu tempo para disfrutar " aqueles " momentos de condução... ( nao será isto um contra senso? deixar de andar melhor montado para pegar numa " lata " com uma data de anos ?? )
Ha algumas excepções mas normalmente sao casos muito isolados...
Originalmente Colocado por bpacheco Ver PostReferia-me à qualidade e não à estética dos mesmos.
(pensa em gajas, se não tiverem bem vestidas, não vais conseguir ver nunca que aquilo é bom...)
Os antigos mercedes podiam ser muito bem acabados e ter materiais de qualidade assegurada, mas eram tão feios que doía....
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostO facto de eu achar que os carros actuais são melhores que os antigos em tudo faz de mim um pretensioso?
Eu não te referi em especifico
Mas se quiseres.............., basta dares um ligeiro "glance" aos teus posts para veres (porque compreender requererá mais ginástica) que estás a arranjar desculpa para tudo o que de facto evoluiu de forma mais depreciativa para aqueles que olham para um carro como mais do que um meio de transporte.
Como eu já disse, ao menos eu e o Lee, conseguimos afirmar sem fugir ás evidências, que os carros hoje em dia se revestem de uma maior segurança activa e passiva, maior eficácia e menos poluição, sem sequer tentar desculpar isso com frases do género
"há 20 anos não havia a tecnologia de hoje"
"é a evolução natural"
e etc.
Acho que hoje em dia os carros estão porreiros tendo em conta o que se ambiciona e o papel do automovel na sociedade, hoje em dia toda a gente conduz e não se poderia pedir carros de condução dificil para pessoas que pensam que são as rodas de trás que viram quando um carro faz marcha atrás.
Ao mesmo tempo que legitimamente também sei dizer que não concordo com a estandardização dos automoveis e passagem dos modelos de nicho para os segmentos acima dos 50.000€
Acho que em vez de se defender com unhas e dentes algo que gostamos, podemos acérrimamente dizer que é isso que preferimos, mas tentar ver o quandro geral numa big picture em que não entram apenas os nossos gostos e os items tidos como standart num determinado momento.
JUST THAT
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