Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consequências de ir até ao red line/"corte" ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

    O Redliner e o Taveirada já fizeram 2 considerações importantes sobre o tema.

    Depois depende muito do motor, e o que se ganha ou não com o "ir até ao redline", e da condução de qualquer um.

    A Avensis (a diesel) tem o redline às 5000rpms (não sei onde é o corte mas será depois) mas não ganho nada em levar o motor até lá. Mas ficar preocupado porque foste às 3000 e tal...
    A Avensis vai diariamente às 4000rpms lolol

    O CTR já é um caso mais à parte porque vive das altas rpms. eheh Mas facilmente entra no redline e corta.

    A questão é ir pontualmente e não "viver" com o motor nesse regime. Uma coisa é puxar uma 2ª, 3ª, 4ª (5ª e 6ª já não as levo pois seria demasiado tempo em altas rpms)...e é claro sempre com os devidos cuidados sobre a saúde a 100% do motor.

    Disse isso porque ia em 3ª, mas sempre que me apanho em AE é sempre 160/170, acho que são 3000 e poucas não chega ainda nas 4000rpm...

    Comentário


      #32
      O meu Clio 1.2 16v não tem redline, aquilo é tudo whiteline até ao corte.

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

        O Redliner e o Taveirada já fizeram 2 considerações importantes sobre o tema.

        Depois depende muito do motor, e o que se ganha ou não com o "ir até ao redline", e da condução de qualquer um.

        A Avensis (a diesel) tem o redline às 5000rpms (não sei onde é o corte mas será depois) mas não ganho nada em levar o motor até lá. Mas ficar preocupado porque foste às 3000 e tal...

        A Avensis vai diariamente às 4000rpms lolol

        O CTR já é um caso mais à parte porque vive das altas rpms. eheh Mas facilmente entra no redline e corta.

        A questão é ir pontualmente e não "viver" com o motor nesse regime. Uma coisa é puxar uma 2ª, 3ª, 4ª (5ª e 6ª já não as levo pois seria demasiado tempo em altas rpms)...e é claro sempre com os devidos cuidados sobre a saúde a 100% do motor.
        Só para completar a explicação...

        Já se falou que, por questões de limpeza de carvão acumulado, até é bom de vez em quando levar ao red line (ou até ao corte, como queiram), desde que não fiquem lá durante muito tempo!

        A questão é que se não for para isso não se ganha mais em rendimento, ou seja, nessas rpm's o binário máximo disponível já tinha sido atingido antes. A partir daí já não se tira mais rendimento do motor. Pelo contrário, pois aí os consumos já são elevados e já não se aproveita a potência do motor. Nesse regime o motor está "morto", perde rendimento.

        Agora daí a dizer que faz mal... só se abusarmos durante muito tempo e principalmente se o motor já não estiver em condições! É por isso que o red line existe e a função de corte também!

        Comentário


          #34
          Eu já considero, mas isso sou eu que apesar de gostar de puxar não gosto de estragar por estragar (e pelas multas lol), que em AE ir a esgalhar em altas rpms constantemente -> tipo ir Lx Porto sempre nas 4mil e tal para um diesel que faz 5000 no corte um bocado loucura.

          Eu prefiro puxar numa qualquer estradinha, em que é 2ª red, 3ª puxar até ao red, 4ª...trava, reduz para colocar numa rpm alta e abordar a curva com ele "seguro", curva, apex, puxa até ao red, trava, curva, puxa, etc.

          Estão a ver onde eu salivo lolkolololol

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

            Eu já considero, mas isso sou eu que apesar de gostar de puxar não gosto de estragar por estragar (e pelas multas lol), que em AE ir a esgalhar em altas rpms constantemente -> tipo ir Lx Porto sempre nas 4mil e tal para um diesel que faz 5000 no corte um bocado loucura.

            Eu prefiro puxar numa qualquer estradinha, em que é 2ª red, 3ª puxar até ao red, 4ª...trava, reduz para colocar numa rpm alta e abordar a curva com ele "seguro", curva, apex, puxa até ao red, trava, curva, puxa, etc.

            Estão a ver onde eu salivo lolkolololol
            Ora aí está, se eu fosse fazer isso no meu, acho que me dava uma coisinha má, não sei porquê mas em principio daria.me a sensação do motor se partir, digo eu! [xx(]

            Comentário


              #36
              Blindness, depende muito do tipo de motor e da "atitude/comportamento deste".

              Pela minha experiência o D4D é bom das 2000 às 4000rpms. Mais do que isso é só "moer" e o ganho é curto...mais vale mudar de mudança.

              Mas por exemplo o CTR até ao corte está sempre a puxar...e cada vez mais. Aliás, mesmo em comparação com o meu anterior 1.8Turbo da VW o que mais me impressionou do motor da Honda é a tipica atitude "mota" quanto mais sobe de rpms mais quer puxar...só o corte é que pára e bruscamente o impeto do bicho.

              Comentário


                #37
                Teoricamente o motor nunca deve partir quando é levado a cortar apenas é certo que aumenta o desgaste. Andava por aí um vídeo de uns anormais que meterem um tijolo no acelerador de um Honda parado em ponto morto (o que ainda é pior para o motor) e ele só partiu passados 20 e tal minutos a cortar por falta de óleo e água. Certo é que se o red line lá estiver serve para alguma coisa, nada de entrar por ali a dentro pois só estraga. Até porque dentro do red line já o motor passou o pico de potência e mesmo quando mudar de relação as rotações vão ficar demasiado altas não tirando proveito do motor.

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

                  Teoricamente o motor nunca deve partir quando é levado a cortar apenas é certo que aumenta o desgaste. Andava por aí um vídeo de uns anormais que meterem um tijolo no acelerador de um Honda parado em ponto morto (o que ainda é pior para o motor) e ele só partiu passados 20 e tal minutos a cortar por falta de óleo e água. Certo é que se o red line lá estiver serve para alguma coisa, nada de entrar por ali a dentro pois só estraga. Até porque dentro do red line já o motor passou o pico de potência e mesmo quando mudar de relação as rotações vão ficar demasiado altas não tirando proveito do motor.
                  Pois acelerar em seco [xx(]

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                    Blindness, depende muito do tipo de motor e da "atitude/comportamento deste".

                    Pela minha experiência o D4D é bom das 2000 às 4000rpms. Mais do que isso é só "moer" e o ganho é curto...mais vale mudar de mudança.

                    Mas por exemplo o CTR até ao corte está sempre a puxar...e cada vez mais. Aliás, mesmo em comparação com o meu anterior 1.8Turbo da VW o que mais me impressionou do motor da Honda é a tipica atitude "mota" quanto mais sobe de rpms mais quer puxar...só o corte é que pára e bruscamente o impeto do bicho.
                    Exacto!

                    Eu estava a falar nos motores em geral. Se falarmos em motores em particular, pode haver diferenças.

                    Pelos vistos tu tens esses 2 motores que são diferentes. No CTR vale a pena puxar até ao red line no D4D já não compensa.

                    Comentário


                      #40
                      Zona vermelha: 4.500rpm

                      Não passo normalmente das 3.500rpm (a potência máxima é atingida nesse regime)

                      Comentário


                        #41
                        No GTI é até onde a caixa deixa... geralmente entre as 6500 e as 7100 ele troca... isto se não trocar eu.

                        Comentário


                          #42
                          Como já aqui disseram, levar o motor ao corte não é nada de muito grave. O corte existe mesmo para que nada de mal aconteça. Têm é que pensar no que é traz de benéfico levar o motor ao corte. Na maioria dos casos, não vale a pena levar o motor até ao corte de injecção, pois aí já entramos na curva descendente de potência.

                          Comentário


                            #43
                            Para mim o grande inconviniente de levar o bicho às 8000 rpm são os consumos!!![}][}][}][}]

                            se os consumos fosse mais comedidos andava sempre com ele para cima das 5000!!
                            [^][^][^]
                            que é onde aquilo tem piada!![^]

                            Comentário


                              #44
                              Não posso ligar aos consumos e ao que gasto em gasolina...senão nunca tirava o carro da garagem lol

                              Comentário


                                #45
                                É assim.

                                Tens uma faixa que da potencia maxima. No meu carro : 5600 rotacoes.

                                Corsa C 1.2 de 75 cvs ou seja:

                                So vais ter 75 cavalos ou a aceleracao maxima se o carro for as 5600. Do genero imagina vou em serra a 40 em quinta (1,300 rpm). Passeio tranquilo.

                                Quero ultrapassar. Nao vou acelerar a fundo e gastar 12. O que faço:

                                Reducao para segunda (3000 rpm) e deixo o carro ir ate as 5600..6000 rpm (80 km/h) e faço uma ultrapassagem segura.

                                Tu deves usar a potencia conforme precises dela. Num a gasolina nao deves fazer ultrapassagens abaixo das 3500 a nao ser que seja turbo ou tenha mais de 150 cavalos (depende de motor para motor).

                                É muito mais seguro (regral GERAL) fazer com o motor ja nas 5000 (onde tens a aceleracao maxima). E por isso que se ve tanta gente a ultrapassar mal

                                Agora levar ao vermelho (6600) so em caso de precisares da potencia maxima num caso esporadico.

                                Eu ando em conducao tranquila entre as 1000 e 3000. Conducao em serra com ultrapassagens entre as 3000 e 6000.

                                O meu carro faz 300 kms com 20 litros por isso ves que nao e mto errado :D

                                Comentário


                                  #46
                                  Eu ja levei o motor ao corte 3 vezes e o meu irmao tb ja deve ter levado umas 2.
                                  Sempre que acelero com ele, umas 2 vezes poor semana, troco a mudança à etrada da redline e até agr, 45000 km o carro ta impecavel. Sempre que levo *à revisao, sempre antes do limite de tempo, tenho que por oleo, mas o meanico disse que o mtor estava de boa saude...

                                  Comentário


                                    #47
                                    E o que é que acontece no corte, houve-se alguma coisa, o carro vai abaixo? Nunca levei nenhum carro ao corte e gostava de saber.

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                      E o que é que acontece no corte, houve-se alguma coisa, o carro vai abaixo? Nunca levei nenhum carro ao corte e gostava de saber.
                                      ouve-se,o carro faz brummmmmmmmmmmmmmmm!mas não vai abaixo.
                                      ja viste o velocidade furiosa?se sim o barulho é igual ao que eles fazem.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Nunca vi, mas dá para calcular.

                                        Comentário


                                          #50
                                          O principal sintoma do corte é uma súbita quebra de potência. Quanto ao que vale e não vale a pena fazer depende muito de cada carro em particular. Os BMW a gasolina por exemplo caracterizam-se por andar em altas rotações sem sensação de esforço nenhum o que é precisamente o contrário da generalidade dos carros japoneses, que andam bem em altas mas fazem muito barulho.

                                          Agora genericamente parece-me positivo de vez em quando puxar pelos carros, julgo que é o equivalente numa pessoa de fazer desporto, para ficar com um coração mais saudável e musculos mais fortes ;)

                                          Comentário


                                            #51
                                            Levar um Diesel até ao corte, só por malvadez, pois aquilo deixa de ter força uns traços antes.

                                            Num bom Otto, ir ao corte faz parte da operação de charme... . Ele está lá para proteger o motor. A única desvantagem é a perda de tempo, pois o motor deixa de acelerar. Sendo assim, é meter uma acima, a umas 100 rpm antes. [8D]

                                            Comentário


                                              #52
                                              Levar ao corte nao tem interesse nenhum. Pode e acontecer por distraccao

                                              Por exemplo o meu corsa o motor tem muita força acima das 4000 (alias e considerado o melhor 1,2 do mercado e eu confirmo) e mesmo as 6600 tem força. O que acontece é que na via de aceleração das AE entro em 2 segunda normalmente a 30-40 e acelero para atingir os 120. O problema e que a segunda so vai ate aos 80 (6600 rpm) mas o motor e mto linear e sempre com muita força. So cortou 2 ou 3 vezes mas foi exactametne por isso. Como tinha força so sentia que ja acabou a rotacao quando o carro nao avançava mais.

                                              Alias o unico corte que experimentei foi essa segunda uma vez tambem a ultrapassar (esqueci-me de mudar ja que a força era sempre).

                                              Agora andar com o carro sempre (desde que nao seja sempre mas 1 periodo de tempo necessario) entre as 4000 e 6000 nao faz mal nenhum.

                                              TEm e que se ter em atencao que um carro assim tem de mudar oleo mais vezes ou usar melhores oleos

                                              Comentário


                                                #53
                                                Nos otto, geralmente a potencia maxima encontra-se umas 500 rpm abaixo da redline. As melhores passagens de caixa dao-se mais ou menos à entrada da red line (500 acima da potencia paxima) para o ponteiro cair para a zona de binario maximo. Isto é uma generalizaçao e nao acontece em todos os motores, mas acontecem em 50% avontade...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  [quote]Originalmente colocada por v7

                                                  O principal sintoma do corte é uma súbita quebra de potência. Quanto ao que vale e não vale a pena fazer depende muito de cada carro em particular. Os BMW a gasolina por exemplo caracterizam-se por andar em altas rotações sem sensação de esforço nenhum


                                                  Exactamente: chega a ser desconcertante a facilidade que o meu 316 Ci tem em andar a 160/170 km/h (4500/4700 rpm) mesmo a subir. E com uma insonorização fabulosa.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por Raistaparta


                                                    E o que é que acontece no corte, houve-se alguma coisa, o carro vai abaixo? Nunca levei nenhum carro ao corte e gostava de saber.
                                                    Já vendeste o 45? Se ainda o tens, deixa-o aquecer (15 minutos a andar está bom) e experimenta. Pára nas 7.200.

                                                    Espero que não te vicies porque a litrada tá cara como a mega. :D

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por v7

                                                      O principal sintoma do corte é uma súbita quebra de potência. Quanto ao que vale e não vale a pena fazer depende muito de cada carro em particular. Os BMW a gasolina por exemplo caracterizam-se por andar em altas rotações sem sensação de esforço nenhum o que é precisamente o contrário da generalidade dos carros japoneses, que andam bem em altas mas fazem muito barulho.
                                                      Esforço?! [}][}][}] Se há coisa que não aparentam nada é esforço de "andar" nas altas rpms.

                                                      O barulho não quer dizer nada (e não sei como se portam os BMWs aí) mas a avaliar pelos Hondas e Toyotas que conheço a gasolina se há coisa que agrada mesmo é o somzinho tipo mota (nada de esforços ) que eles fazem a escalar por ali acima ;)

                                                      Lá porque não gostas de um motor a gritar às 7/8000 rpms não quer dizer que ele seja mau ou que esteja em esforço ou algo do género.

                                                      Senão não sei como faria uma marca como a Honda aos seus motores esforçados...como dariam eles garantias de 5 anos sem limite de kms. ;)

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Aliás, é em altas é que os japunas se sentem bem!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por CL

                                                          citação:Originalmente colocada por Raistaparta


                                                          E o que é que acontece no corte, houve-se alguma coisa, o carro vai abaixo? Nunca levei nenhum carro ao corte e gostava de saber.
                                                          Já vendeste o 45? Se ainda o tens, deixa-o aquecer (15 minutos a andar está bom) e experimenta. Pára nas 7.200.

                                                          Espero que não te vicies porque a litrada tá cara como a mega. :D
                                                          Por acaso mostrei-o ontem a um romeno e o homem adorou o carro e diz que vai ficar com ele no fim do mês, não me vou meter nisso para não estragar, ainda por cimavo nível do óleo estive a ver e está no mínimo[8)]

                                                          Mas tenho um A4 da empresa, amanhã vou em trabalho para o Algarve, vou experimentar isso na A2, se avariar que vá lá outro fazer o serviço que eu volto para casa no reboque.:D

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            O teu TDI apartir das 4200rpm n deve ir mais.

                                                            Em AE 3500rpm sao 170kmh +- (n tens uma A4 tb?).

                                                            De qq maneira , cm o motor quente deves uma vez por dia (cada 150kms +-) levar o carro as 4200rpm uma vez em 3a por exemplo.
                                                            Ajuda a manter a saude do teu turbo e ate do motor.

                                                            O problema nos diesel e otto tb é andar mto tempo perto da redline... ha mto a mania de fazer isso nos TDI110 e n é mto saudavel.

                                                            Eu cm om honda todos os dias o levava as 7500rpm em 3a a entrada da AE ele estava bastante preso no inicio ... dps ficou 5*.
                                                            No diesel convem puxar para n ficar cm o turbo xeio de carvao.

                                                            Cumps

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ve aqui o teu motor a ser "mal tratado"

                                                              http://www.joaomg.com/Artur/TDIRPM.wmv

                                                              Corte modificado para as 6000rpm e cm gasoleo e ar ate la o bloco em si resiste bem.

                                                              Cumps

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X