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Consequências de ir até ao red line/"corte" ?

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    #91
    citação:Originalmente colocada por REDLINER_

    citação:Originalmente colocada por PauloFVF

    já agora ...alguem que me possa responder a uma pergunta a ver com isto.....

    supostamente se um carro marca 7000RPM é pq consegue fazer essas rotações? é porque no meu ex-ford aquilo mostrava uma data de rotações mas eu nao conseguia em 2ª ou 3ª chegar lá.....muito antes disso ele já fazia um cagaçal estupido que parecia já estar a entrar no red!!!

    o meu primera tbem apenas em 1ª é que chega perto do red........em 2ª ou outra velocidade acima nunca o levei lá pq parece-me que estou a exagerar no esforço.....

    o colt, o terrano, o 307 , o GTI o xsi etc......todos entraram na boa no red ......
    Se tiver as manutenções em dia, óleo de boa qualidade, nenhuma avaria mecanica e BEM quente, não existe perigo nenhum em levar ao Vermelhinho;)
    sim ....eu sei! mas a minha questão é se embora no mostrador indique 8000RPM como limite...se o carro aguenta chegar lá! ....é que nao me parece que o meu primera faça isso......ainda ei de experimentar com calma.....eheh

    Comentário


      #92
      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

      citação:Originalmente colocada por REDLINER_

      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

      já agora ...alguem que me possa responder a uma pergunta a ver com isto.....

      supostamente se um carro marca 7000RPM é pq consegue fazer essas rotações? é porque no meu ex-ford aquilo mostrava uma data de rotações mas eu nao conseguia em 2ª ou 3ª chegar lá.....muito antes disso ele já fazia um cagaçal estupido que parecia já estar a entrar no red!!!

      o meu primera tbem apenas em 1ª é que chega perto do red........em 2ª ou outra velocidade acima nunca o levei lá pq parece-me que estou a exagerar no esforço.....

      o colt, o terrano, o 307 , o GTI o xsi etc......todos entraram na boa no red ......
      Se tiver as manutenções em dia, óleo de boa qualidade, nenhuma avaria mecanica e BEM quente, não existe perigo nenhum em levar ao Vermelhinho;)
      sim ....eu sei! mas a minha questão é se embora no mostrador indique 8000RPM como limite...se o carro aguenta chegar lá! ....é que nao me parece que o meu primera faça isso......ainda ei de experimentar com calma.....eheh

      :D;)

      Comentário


        #93
        citação:Originalmente colocada por REDLINER_

        citação:Originalmente colocada por PauloFVF

        citação:Originalmente colocada por REDLINER_

        citação:Originalmente colocada por PauloFVF

        já agora ...alguem que me possa responder a uma pergunta a ver com isto.....

        supostamente se um carro marca 7000RPM é pq consegue fazer essas rotações? é porque no meu ex-ford aquilo mostrava uma data de rotações mas eu nao conseguia em 2ª ou 3ª chegar lá.....muito antes disso ele já fazia um cagaçal estupido que parecia já estar a entrar no red!!!

        o meu primera tbem apenas em 1ª é que chega perto do red........em 2ª ou outra velocidade acima nunca o levei lá pq parece-me que estou a exagerar no esforço.....

        o colt, o terrano, o 307 , o GTI o xsi etc......todos entraram na boa no red ......
        Se tiver as manutenções em dia, óleo de boa qualidade, nenhuma avaria mecanica e BEM quente, não existe perigo nenhum em levar ao Vermelhinho;)
        sim ....eu sei! mas a minha questão é se embora no mostrador indique 8000RPM como limite...se o carro aguenta chegar lá! ....é que nao me parece que o meu primera faça isso......ainda ei de experimentar com calma.....eheh

        :D;)
        a sério.....é estranho......que ás 6 mil já vai a berrar por todo o lado.........e eu nunca o levo mais que isso!;)

        e tem 8000RPM no mostrador.......

        Comentário


          #94
          citação:Originalmente colocada por PauloFVF


          a sério.....é estranho......que ás 6 mil já vai a berrar por todo o lado.........e eu nunca o levo mais que isso!;)

          e tem 8000RPM no mostrador.......

          Se tem, é para dar:D Com cuidado claro;), na volta ainda vais ficar surpreso com o carro![:0]

          Comentário


            #95
            mmm.....bem....é como já disse...ainda vou experimentar........com calma

            Comentário


              #96
              Os carros partilham varias coisas, nomeadamente os mostradores. Nem sempre os mesmos estão totalmente adequados à realidade do carro.

              Ex.: Tive um XSI 1.3 100cv que tinha a potência máxima à 7.200 e o red-line começava, se não me engano, às 6.750

              Comentário


                #97
                citação:Originalmente colocada por v7

                Os carros partilham varias coisas, nomeadamente os mostradores. Nem sempre os mesmos estão totalmente adequados à realidade do carro.

                Ex.: Tive um XSI 1.3 100cv que tinha a potência máxima à 7.200 e o red-line começava, se não me engano, às 6.750

                Comentário


                  #98
                  o meu supostamente é

                  96.3 PS (95.0 bhp) (70.8 kW)
                  @6000 rpm
                  136.0 Nm (100 lbft) (13.9 kgm)

                  Comentário


                    #99
                    Os carros japoneses costumam fazer muitas rotações (e muito barulho) de certeza que isso vai até às 6.500 em 2ª e 3ª.

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por PauloFVF


                      mmm.....bem....é como já disse...ainda vou experimentar........com calma

                      Paulo, 8 mil é o fim de escala desse red-line, ele começa nas 6.600. Isso nunca quer dizer que esse motor fará 8.000 rpm (standard e sem ser em ponto morto, e isto se não tiver corte de injecção). Muito provavelmente esse corte de injecção andará pelas 7-7.200 rpm.

                      Além disso conheces o carro há "3 dias", não sabes os tratamentos que ele levou nesses 190 mil km, não sabes o estado de saúde real dele, etc., portanto não queiras pôr repentinamente o carro da velhinha, que nem passava das 3 mil rpm durante os últimos 15 anos, a cortar injecção. Isso não é para todos... :D


                      Mete calma nisso! Vai aumentando umas 200 rpm em cada duas semanas (e sempre bom óleo e bem quentinho).

                      Comentário


                        o meu cota na laguna 1.8 (gasolina) só passa da 3000rpm em kinta, eu já lhe disse para puxar uma beka mais as vezes mas à 4 anos que tem a carrinha só a levou aos 500 e kk koisa em segunda... tem redline ás 6000 acaba ás 7000 mas acho que n tem corte, como já n é nova eheh

                        cumps

                        Comentário


                          no meu alfa puxar 3º até as 7000 é qualquer coisa,é o que ele quer!pelo menos uma vez por semana dou lhe um grande esticanço.

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por CL

                            citação:Originalmente colocada por PauloFVF


                            mmm.....bem....é como já disse...ainda vou experimentar........com calma

                            Paulo, 8 mil é o fim de escala desse red-line, ele começa nas 6.600. Isso nunca quer dizer que esse motor fará 8.000 rpm (standard e sem ser em ponto morto, e isto se não tiver corte de injecção). Muito provavelmente esse corte de injecção andará pelas 7-7.200 rpm.

                            Além disso conheces o carro há "3 dias", não sabes os tratamentos que ele levou nesses 190 mil km, não sabes o estado de saúde real dele, etc., portanto não queiras pôr repentinamente o carro da velhinha, que nem passava das 3 mil rpm durante os últimos 15 anos, a cortar injecção. Isso não é para todos... :D


                            Mete calma nisso! Vai aumentando umas 200 rpm em cada duas semanas (e sempre bom óleo e bem quentinho).
                            eu sei........tenho confiança que os anteriores donos trataram-no bem! nao tem mazelas nem sinais de mazelas portanto.....;)

                            oleo leva-se Bp visco 5000 5w40 e só aperto com ele depois de quentinho......ainda para mais pq estes carburadores nao "autorizam" que se meta o pé a fundo quando ainda está frio.....e respondem com o tipico engasgamento

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por mcabral

                              Fala-se que a partir da zona de binário máximo já não compensará muito subir nas rpm.

                              No entanto, por exemplo, o meu 1.6 tem binário máximo às 3.000, potência máxima às 5.700 e redline às 6.250 (o redline vai até às 8.000).

                              Normalmente conduzo entre as 2.000 e as 3.000, acima de 3.000 para ultrapassar. Nunca entrei pelo redline, normalmente só chego por volta das 6.000, mas sinto o carro a continuar a puxar.

                              Será que a faixa que aproveita melhor o motor será entre as 3.000 e as 5.700? Valerá a pena ir acima das 5.700 em ultrapassagens?
                              Será a faixa óptima de utilização a que está entre o binário máximo e a potência máxima?

                              Comentário


                                Carburadores esse Primera ? não será injeção monoponto ?

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por v7

                                  Carburadores esse Primera ? não será injeção monoponto ?
                                  nop! carburadorzinho electronico(ECCS)!;)

                                  Comentário


                                    o de injecção é o que usa o motor GA16DE , fabricado a partir de 1994 , 1.6eSLX etc

                                    o meu usa o GA16DS !

                                    Comentário


                                      O problema de ir a andar sempre a corta é que a gota desaparece......evapora-se.....se fosse a metade do preço!!tinha o carro ainda mais solto!!...ou já partido...

                                      Comentário


                                        O meu corsa nem tem redline nem corte, por isso é que em 3ª consigo dar 140Km/h(a caixa é de 4 :P)
                                        O punto tem corte um pouco depois do redline(digamos ai 500RPM depois).

                                        Comentário


                                          Se for um V-TEc nao convem sair do Red line

                                          Comentário


                                            O teu primera tem uma caixa ainda mais longa que o meu esi!200 a apenas 5000rpm!

                                            Comentário



                                              citação:Originalmente colocada por luisg

                                              O teu primera tem uma caixa ainda mais longa que o meu esi!200 a apenas 5000rpm!
                                              em 5ª 2500RPM significam 100km/h:D

                                              100 a 2500RPM

                                              200 a 5000RPM

                                              300 as 7500RPm???[}][}]

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                                                O Redliner e o Taveirada já fizeram 2 considerações importantes sobre o tema.

                                                Depois depende muito do motor, e o que se ganha ou não com o "ir até ao redline", e da condução de qualquer um.

                                                A Avensis (a diesel) tem o redline às 5000rpms (não sei onde é o corte mas será depois) mas não ganho nada em levar o motor até lá. Mas ficar preocupado porque foste às 3000 e tal...

                                                A Avensis vai diariamente às 4000rpms lolol

                                                O CTR já é um caso mais à parte porque vive das altas rpms. eheh Mas facilmente entra no redline e corta.

                                                A questão é ir pontualmente e não "viver" com o motor nesse regime. Uma coisa é puxar uma 2ª, 3ª, 4ª (5ª e 6ª já não as levo pois seria demasiado tempo em altas rpms)...e é claro sempre com os devidos cuidados sobre a saúde a 100% do motor.

                                                Motores de meninas.....

                                                O Clio II DCI e tem o redline acima das 6000rpm :D[}]

                                                Aquele taquimetro é um espectaculo:D[xx(] [8)]

                                                Comentário


                                                  Poupança de custos levados ao extremo lolol

                                                  Muitos nem têm o redline pintado...assim dá para mais motores. Até dá para colocar um taquimetro de um gasolina num diesel que tá na boa lololol

                                                  Comentário


                                                    disseram que o motor pode ir a redline, desde que tivesse quente...

                                                    entao e se o oleo n for dos melhores, será que se pode?

                                                    Comentário


                                                      é simples...
                                                      se começares a fazer isso muita vez,f*des o motor.;)

                                                      [}][}][}][}][}][}][}]

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por carrilhoni

                                                        é simples...
                                                        se começares a fazer isso muita vez,f*des o motor.;)

                                                        [}][}][}][}][}][}][}]
                                                        Isso é nos TDI [8)][}][}][}][}]


                                                        Comentário


                                                          citação:Consequências de ir até ao red line/"corte" ?
                                                          As minhas "consequencias" :D
                                                          No corsa, 3 motores para o lixo (mas o corsa não tinha corte), pelo que não raras vezes esgotava o conta rotações [:I]
                                                          No 146, (que felizmente ja tem corte :D) até agora nada a assinalar [B)]

                                                          Comentário


                                                            Uiii só à terceira é que mudaste de carro ? LOL :D

                                                            Levaste tempo a aprender :D

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por 1alfista

                                                              citação:Consequências de ir até ao red line/"corte" ?
                                                              As minhas "consequencias" :D
                                                              No corsa, 3 motores para o lixo (mas o corsa não tinha corte), pelo que não raras vezes esgotava o conta rotações [:I]
                                                              No 146, (que felizmente ja tem corte :D) até agora nada a assinalar [B)]
                                                              Estás a falar a serio?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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