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Velocidades de cruzeiro e rotações.

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    #31
    Um caso bastante impressionante é o do anterior 750i que fazia 60 km/h por cada 1.000 rpms.

    A 240 ia a 4.000 rpms, um verdadeiro cruiser.

    Comentário


      #32
      Nos meus carros tento andar nas 2500rpm's o que dá 90km/h +/-. Em modo "pressa" é o que der..

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Um caso bastante impressionante é o do anterior 750i que fazia 60 km/h por cada 1.000 rpms.

        A 240 ia a 4.000 rpms, um verdadeiro cruiser.
        e eu a pensar que ir a 200km/h ás 5400rpm no pequeno civic já era bom...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
          e eu a pensar que ir a 200km/h ás 5400rpm no pequeno civic já era bom...
          Nesse caso parece-me uma cx excessivamente longa.

          Julgo que o ideal em termos de rendimento é que a última velocidade dê o máximo perto da rotação de potência máxima.

          No entanto para rolar a boas velocidades sem grande desgaste não é mau.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Nesse caso parece-me uma cx excessivamente longa.

            Julgo que o ideal em termos de rendimento é que a última velocidade dê o máximo perto da rotação de potência máxima.

            No entanto para rolar a boas velocidades sem grande desgaste não é mau.
            No que toca a última velocidade dê o máximo no regime de máxima potência, é interessante ressaltar que isso quase nunca ocorre em carros cuja última velocidade é muito longa devido ao efeito overdrive.

            Talvez, nesse Civic, essa 5ª velocidade seja mais para consumos e baixo ruído do que para velocidades. Daí, talvez a caixa não tenha um escalonamento longo.

            ;-)

            Comentário


              #36
              valores de ponteiro.

              Ibiza tdi 90

              3000rpm - 150km/h
              4000rpm 200km/h

              Normalmente ando pelos 140/150. A partir das 3000rpm fica bastante guloso.

              Nissan Primera 1.9dci

              140/150 também, mas não sei dar as rotações certas, se não estou em erro, 14o vai mais ou menos às 2500rpm.

              Comentário


                #37
                No punto 1.9jtd 85 vou a 130-140 com +/- 2500rpm.

                Também noto que em 5ª em plano nunca chego ao regime de potência máxima. A marca terá feito isto para manter os consumos baixos?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                  em 6ª ???
                  Sim. Ligo sempre o Cruise Control em AE nessa velocidade.

                  Comentário


                    #39
                    nunca chego ao regime de potência máxima. A marca terá feito isto para manter os consumos baixos?
                    nao... é porque nao da mais mesmo lol

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Isso é tão obvio que nem percebo bem porque é que raio o estão a mencionar.

                      Provavelmente no 1º significa 120 km/h e no 2º significa 210.

                      O que não será tão distinto como isso é o nivel de desgaste que vão a ter se ambos forem às mesmas rotações.

                      Um dos blocos mais fiáveis da Alfa Romeo é também um dos mais rotativos e de se utilizar...

                      O desgaste de um motor depende mais das solicitações (variações bruscas de rotação) que lhe forem pedidas do que funcionar uma rotação estável.

                      Já agora,

                      Clio 1.5 dCi 65: 40,57 km/h por cada 1.000 rpm em 5ª

                      Do Saxo não sei, mas é ligeiramente menos... Mas para compensar aguenta melhor rotações acima dos 4.000 rpm...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por andyrock Ver Post
                        No punto 1.9jtd 85 vou a 130-140 com +/- 2500rpm.

                        Também noto que em 5ª em plano nunca chego ao regime de potência máxima. A marca terá feito isto para manter os consumos baixos?
                        Esse carro tem uma caixa de velocidades com escalonamento estupidamente longo... A 5ª nem se fala...

                        Serve essencialmente para ocultar um pouco a gulodice do 1.9 JTD perante a concorrência.

                        Para velocidade de ponta não há melhor, mas para reprises é uma lástima...

                        Até o Clio dCi 65 faz melhores tempos de recuperação que o 1.9 JTD 85, em 5ª...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Nesse caso parece-me uma cx excessivamente longa.

                          Julgo que o ideal em termos de rendimento é que a última velocidade dê o máximo perto da rotação de potência máxima.

                          No entanto para rolar a boas velocidades sem grande desgaste não é mau.
                          tou a dever-te uma voltinha...depois tu proprio vês como é longa!

                          hoje no regresso da praia, vinha na marginal a notar nisso, a 80km/h em 5ª vou a 2000rpm, no entanto consigo circular bem entre os 50/70 km/h em 5ª o que é bom para consumos !

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                            Sim. Ligo sempre o Cruise Control em AE nessa velocidade.
                            eu ainda estava a escrever mais depois apaguei...porque ia dizer que tinhas a caxa ainda mais longa que a do meu civic...

                            depois lembrei-me...este gajo tem um mini LOLOLOL

                            sendo assim tá certo a 6ª a 120km/h nessa rotação deve fazer um bom consumo !

                            Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                            No que toca a última velocidade dê o máximo no regime de máxima potência, é interessante ressaltar que isso quase nunca ocorre em carros cuja última velocidade é muito longa devido ao efeito overdrive.

                            Talvez, nesse Civic, essa 5ª velocidade seja mais para consumos e baixo ruído do que para velocidades. Daí, talvez a caixa não tenha um escalonamento longo.

                            ;-)
                            a 5ª é realmente amorfa...nao tem força, em subidas é terrive !!

                            mas a caixa é mesmo longa, a 2ª dá 110km/h a 7200rpm, a 3ª dá 150km/h a 4ª corta aos 210km/h...

                            há quem diga que nos rolos a 5ª corte aos 270km/h o que pelas contas até bate +- certo.

                            Comentário


                              #44
                              Aqui no 120d e quando a estrada e as condições o permitem, faço CC a 160km/h e o carro vai sem qualquer esforço, nem barulho e com grande sobriedade

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                Aqui no 120d e quando a estrada e as condições o permitem, faço CC a 160km/h e o carro vai sem qualquer esforço, nem barulho e com grande sobriedade
                                e a que rotaçao ?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                  eu ainda estava a escrever mais depois apaguei...porque ia dizer que tinhas a caxa ainda mais longa que a do meu civic...

                                  depois lembrei-me...este gajo tem um mini LOLOLOL

                                  sendo assim tá certo a 6ª a 120km/h nessa rotação deve fazer um bom consumo !



                                  a 5ª é realmente amorfa...nao tem força, em subidas é terrive !!

                                  mas a caixa é mesmo longa, a 2ª dá 110km/h a 7200rpm, a 3ª dá 150km/h a 4ª corta aos 210km/h...

                                  há quem diga que nos rolos a 5ª corte aos 270km/h o que pelas contas até bate +- certo.
                                  Sim, faz excelentes consumos, nesta velocidade, faz consumos entre os 6,5/7 L, devem sempre da AE.

                                  Ainda ontem, fiz 647 km´s com 48 L, nada mau para um carro com 175 cv´s.

                                  Claro, que só usei 100 cvs nestes kms mas pronto. lol

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                    Sim, faz excelentes consumos, nesta velocidade, faz consumos entre os 6,5/7 L, devem sempre da AE.

                                    Ainda ontem, fiz 647 km´s com 48 L, nada mau para um carro com 175 cv´s.

                                    Claro, que só usei 100 cvs nestes kms mas pronto. lol
                                    mas os restantes 75cv tambem têm de ser alimentados pensas o quê ?? LOL

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                                      A c-max é certinha
                                      100 km/h = 2000 rpm
                                      125 km/h = 2500 rpm
                                      150 km/h = 3000 rpm
                                      175 km/h = 3500 rpm
                                      200 km/h = 4000 rpm
                                      225 km/h = 4500 rpm - corte

                                      Cumps.
                                      Bastava meteres 1.
                                      As rotações aumentam linearmente com a velocidade.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                        120 km/h às 2200 rpms, mas não tenho bem à certeza...
                                        Não será 120km/h +- nas 3000 rpm.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                          Esse carro tem uma caixa de velocidades com escalonamento estupidamente longo... A 5ª nem se fala...

                                          Serve essencialmente para ocultar um pouco a gulodice do 1.9 JTD perante a concorrência.

                                          Para velocidade de ponta não há melhor, mas para reprises é uma lástima...

                                          Até o Clio dCi 65 faz melhores tempos de recuperação que o 1.9 JTD 85, em 5ª...
                                          Isto não é assim, não há grande vantagem numa cx longa em velocidades de ponta. A não ser que estejas a falar de velocidades a descer.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Eu agora conduzo frequentemente um carro que numas moderadas 4.500 rpms vai a 180 km/h e que parece que tem uma certa alegria acrescida sempre que se passa desta velocidade e principalmente das 5.000.

                                            Talvez por isso com uma utilização exclusiva de viagens em AE fez 13.1 no último depósito

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Eu agora conduzo frequentemente um carro que numas moderadas 4.500 rpms vai a 180 km/h e que parece que tem uma certa alegria acrescida sempre que se passa desta velocidade e principalmente das 5.000.

                                              Talvez por isso com uma utilização exclusiva de viagens em AE fez 13.1 no último depósito
                                              Algum Boxer?

                                              ;-)

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                                Algum Boxer?

                                                ;-)
                                                Boxster

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Costumo andar a cerca de 150/ 160 km/h em AE. No C220, a 160 vai a cerca de 2750 rpm...nessas velocidades faz uns optimos 6 l/100, a partir daí já começa a gastar mais. Não é uma velocidade muito problematica para as multas em AE nem para o consumo (neste caso), por isso é um bom compromisso.

                                                  Mesmo no Corolla 1.3, se não houver muito transito e dê para manter uma velocidade estavel, ando normalmente a 160 km/h (ás 4500 rpm) em AE. Mas tem mais a ver com a carga no acelerador, porque tento manter o indicador de economy verde. Em plano a 160 fica verde (quase vermelho), se aparecer uma subida não carrego mais para o indicador não ficar vermelho e aí diminui para 150, 140 se a subida for acentuada...a essas velocidades, o barulho ainda não é muito (o carro tem 15 anos :D) e 4500 rpm concordo que seja equilibrado e proximo da zona de binario maximo neste caso (que é das 4800 ás 5200 rpm).

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                                    Esse carro tem uma caixa de velocidades com escalonamento estupidamente longo... A 5ª nem se fala...

                                                    Serve essencialmente para ocultar um pouco a gulodice do 1.9 JTD perante a concorrência.

                                                    Para velocidade de ponta não há melhor, mas para reprises é uma lástima...

                                                    Até o Clio dCi 65 faz melhores tempos de recuperação que o 1.9 JTD 85, em 5ª...
                                                    Nem sonhes, tenho os dois ;-) No clio (2007) 1.5DCI 65 da empresa tenho recuperações muito manhosas, desde o km '0' do carro... Não dá sequer para comparar os dois... Acho que o JTD recupera tão bem a subir como o DCI a descer.

                                                    E na velocidade de ponta do JTD a caixa longa não ajuda, porque ele em plano simplesmente não passa dos 180-190... Os 85cv não dão mais que isso.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Eu agora conduzo frequentemente um carro que numas moderadas 4.500 rpms vai a 180 km/h e que parece que tem uma certa alegria acrescida sempre que se passa desta velocidade e principalmente das 5.000.

                                                      Talvez por isso com uma utilização exclusiva de viagens em AE fez 13.1 no último depósito
                                                      Faz lembrar o antigo carro do meu pai, nissan primera 1.6eslx, a 180 e a essa rotação em 5ª.

                                                      Mais um daqueles casos que diziam que dava mais em 4ª do que em 5ª.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Antes de mais, pa este caso é sempre importante, o motor, caixa e diferencial.

                                                        N é curioso, q como temos qse tdos carros de 3 a 6 cilindros em linha, e a maioria só 4, os resultados acabam por ser similares.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por SamuraiGti Ver Post
                                                          Faz lembrar o antigo carro do meu pai, nissan primera 1.6eslx, a 180 e a essa rotação em 5ª.

                                                          Mais um daqueles casos que diziam que dava mais em 4ª do que em 5ª.
                                                          Nos carros japoneses é comum um escalonamento demasiado longo e mesmo andarem mais a direito na penultima velocidade. Em parte por isso criei aqui uma vez um tópico em que questionava se os cv japoneses seriam da mesma qualidade que os outros.

                                                          O carro que referi passa das 6.000 rpm a direito

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                            Antes de mais, pa este caso é sempre importante, o motor, caixa e diferencial.

                                                            N é curioso, q como temos qse tdos carros de 3 a 6 cilindros em linha, e a maioria só 4, os resultados acabam por ser similares.
                                                            Eu diria que 99% dos carros que circulam em Portugal são 4 cilindros

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por andyrock Ver Post
                                                              No punto 1.9jtd 85 vou a 130-140 com +/- 2500rpm.

                                                              Também noto que em 5ª em plano nunca chego ao regime de potência máxima. A marca terá feito isto para manter os consumos baixos?
                                                              É para "folgar" o motor em AE. No GPunto, a fundo em plano, vou às 3.500-3.600rpm.

                                                              Só tem o inconveniente de perder alguma velocidade em subidas mais íngremes.

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