Julgo que o ideal em termos de rendimento é que a última velocidade dê o máximo perto da rotação de potência máxima.
No entanto para rolar a boas velocidades sem grande desgaste não é mau.
No que toca a última velocidade dê o máximo no regime de máxima potência, é interessante ressaltar que isso quase nunca ocorre em carros cuja última velocidade é muito longa devido ao efeito overdrive.
Talvez, nesse Civic, essa 5ª velocidade seja mais para consumos e baixo ruído do que para velocidades. Daí, talvez a caixa não tenha um escalonamento longo.
Julgo que o ideal em termos de rendimento é que a última velocidade dê o máximo perto da rotação de potência máxima.
No entanto para rolar a boas velocidades sem grande desgaste não é mau.
tou a dever-te uma voltinha...depois tu proprio vês como é longa!
hoje no regresso da praia, vinha na marginal a notar nisso, a 80km/h em 5ª vou a 2000rpm, no entanto consigo circular bem entre os 50/70 km/h em 5ª o que é bom para consumos !
No que toca a última velocidade dê o máximo no regime de máxima potência, é interessante ressaltar que isso quase nunca ocorre em carros cuja última velocidade é muito longa devido ao efeito overdrive.
Talvez, nesse Civic, essa 5ª velocidade seja mais para consumos e baixo ruído do que para velocidades. Daí, talvez a caixa não tenha um escalonamento longo.
;-)
a 5ª é realmente amorfa...nao tem força, em subidas é terrive !!
mas a caixa é mesmo longa, a 2ª dá 110km/h a 7200rpm, a 3ª dá 150km/h a 4ª corta aos 210km/h...
há quem diga que nos rolos a 5ª corte aos 270km/h o que pelas contas até bate +- certo.
Eu agora conduzo frequentemente um carro que numas moderadas 4.500 rpms vai a 180 km/h e que parece que tem uma certa alegria acrescida sempre que se passa desta velocidade e principalmente das 5.000.
Talvez por isso com uma utilização exclusiva de viagens em AE fez 13.1 no último depósito
Eu agora conduzo frequentemente um carro que numas moderadas 4.500 rpms vai a 180 km/h e que parece que tem uma certa alegria acrescida sempre que se passa desta velocidade e principalmente das 5.000.
Talvez por isso com uma utilização exclusiva de viagens em AE fez 13.1 no último depósito
Costumo andar a cerca de 150/ 160 km/h em AE. No C220, a 160 vai a cerca de 2750 rpm...nessas velocidades faz uns optimos 6 l/100, a partir daí já começa a gastar mais. Não é uma velocidade muito problematica para as multas em AE nem para o consumo (neste caso), por isso é um bom compromisso.
Mesmo no Corolla 1.3, se não houver muito transito e dê para manter uma velocidade estavel, ando normalmente a 160 km/h (ás 4500 rpm) em AE. Mas tem mais a ver com a carga no acelerador, porque tento manter o indicador de economy verde. Em plano a 160 fica verde (quase vermelho), se aparecer uma subida não carrego mais para o indicador não ficar vermelho e aí diminui para 150, 140 se a subida for acentuada...a essas velocidades, o barulho ainda não é muito (o carro tem 15 anos :D) e 4500 rpm concordo que seja equilibrado e proximo da zona de binario maximo neste caso (que é das 4800 ás 5200 rpm).
Esse carro tem uma caixa de velocidades com escalonamento estupidamente longo... A 5ª nem se fala...
Serve essencialmente para ocultar um pouco a gulodice do 1.9 JTD perante a concorrência.
Para velocidade de ponta não há melhor, mas para reprises é uma lástima...
Até o Clio dCi 65 faz melhores tempos de recuperação que o 1.9 JTD 85, em 5ª...
Nem sonhes, tenho os dois ;-) No clio (2007) 1.5DCI 65 da empresa tenho recuperações muito manhosas, desde o km '0' do carro... Não dá sequer para comparar os dois... Acho que o JTD recupera tão bem a subir como o DCI a descer.
E na velocidade de ponta do JTD a caixa longa não ajuda, porque ele em plano simplesmente não passa dos 180-190... Os 85cv não dão mais que isso.
Eu agora conduzo frequentemente um carro que numas moderadas 4.500 rpms vai a 180 km/h e que parece que tem uma certa alegria acrescida sempre que se passa desta velocidade e principalmente das 5.000.
Talvez por isso com uma utilização exclusiva de viagens em AE fez 13.1 no último depósito
Faz lembrar o antigo carro do meu pai, nissan primera 1.6eslx, a 180 e a essa rotação em 5ª.
Mais um daqueles casos que diziam que dava mais em 4ª do que em 5ª.
Faz lembrar o antigo carro do meu pai, nissan primera 1.6eslx, a 180 e a essa rotação em 5ª.
Mais um daqueles casos que diziam que dava mais em 4ª do que em 5ª.
Nos carros japoneses é comum um escalonamento demasiado longo e mesmo andarem mais a direito na penultima velocidade. Em parte por isso criei aqui uma vez um tópico em que questionava se os cv japoneses seriam da mesma qualidade que os outros.
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