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    #91
    Clio 1.5 dCI 68cv
    140 km/h - 3250 rpm

    Comentário


      #92
      Para mm a velocidade em AE é determinada mais pela questão das multas do que qualquer outra coisa.
      Normalmente ando na casa dos 140 km/h e de vez em quando dou uns puxões.

      Isto no C4 equivale a 3000 rpm e na audi a um bocado menos.

      Do ponto de vista mecânico, desde que não vá muito perto do final do conta rpm (diria até 75% da rotação) não tenho problemas nenhuns em fazer viagens nessas rotações.

      Normalmente só quando andamos perto do máximo é que as temperaturas do óleo começam a aumentar bastante (na maioria dos carros isto não se nota por só terem temperatura de àgua) e talvez aí exista um maior desgaste.

      Em todo o caso, eu penso que a maioria dos carros tem um ponto de equilíbrio onde circula mais à vontade, atendendo a rotação, consumos, disponibilidade, etc.

      Quanto mais perto do máximo andarmos mais combustível vamos desperdiçar, dado que a eficiencia de um motor não é igual se formos a 60% das rotações ou a 95 %.

      Comentário


        #93
        a versão da caixa do pdzito 130 faz 55,5km/h por cada 1000rpm em sexta.
        a caixa do pd170 é um nadinha mais curta e faz 54,12km/h por cada 1000rpm em sexta.

        quando faço viagens longas nunca ultrapasso as 2mil rpm (gosto de conjugar o modo economico e evitar multas de excesso de velocidade)


        relativamente a andar no limite e sua consequencias:

        ao ligar o vag-com e e abservar as temperaturas, gasoleo, agua, bloco, (temp de oleo com manemetro externo) pode-se concluir que não é preciso muito para as temperaturas subirem em flecha.

        basta colocar dois radiadores (de gasoelo e oleo sem termoestato) que as temp baixam logo cerca de 15graus em condição normal.
        e em velocidade estabilizada baixam ainda mais, mantendo sempre o oleo abaixo dos 86 graus e nunca deixando o gasoelo passar dos 90 graus.
        isto é optimo porque a tem de agua baixa tambem por a temp de bloco nunca chega ao ponto maximo de 75 graus!
        no consumos isto refecte-se numa redução de 5,5litros para 4,3litros.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
          Eu de certa forma estranhei, mas depois fui ver as reprises e percebi, que o W tem as reprises mais fortes e o Boxster 2.5 ganha nas acelerações e Vmáx... 235Kmh vs 218Kmh...
          O Boxster 2.5 dá 240. Em relação às reprises o facto de só ter 5 velocidades e de serem relativamente longas (3ª - 150 e 4ª - 204) faz com que nas medições clássicas dos 80 a 120, em 4ª começa abaixo das 3.000 rpms e em 5ª às 2.000, o que não o favorece muito, isto apesar do motor ser redondo

          Comentário


            #95
            Volvo V70 T5

            120 - aprox 2750 RPM
            140 - aprox 3200 RPM

            normalmente é entre estes valores

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              O Boxster 2.5 dá 240. Em relação às reprises o facto de só ter 5 velocidades e de serem relativamente longas (3ª - 150 e 4ª - 204) faz com que nas medições clássicas dos 80 a 120, em 4ª começa abaixo das 3.000 rpms e em 5ª às 2.000, o que não o favorece muito, isto apesar do motor ser redondo
              Sim, o ideal era aquele motor debaixo do meu capot, com a minha caixa de velocidades

              O meu também tem caixa de 5, mas com as relações mais próximas, só tem de ir até aos 220, enquanto o Porsche tem de esticar até aos 240...

              Mas em acelerações o Porsche não dá hipóteses, são quase mais 50cv, mais 500cc e mais dois cilindros!!!!

              Comentário


                #97
                Depende muito das relações da caixa(mais longa mais curta), o ter 6º ou não, etc...

                Ainda ontem andei pelo monte e pra casa vim pla via do infante... num Pajero Sport 2.5 115cv a 130Km/h em 5ª nas ~3200RPM.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Audigy Ver Post
                  Depende muito das relações da caixa(mais longa mais curta), o ter 6º ou não, etc...

                  Ainda ontem andei pelo monte e pra casa vim pla via do infante... num Pajero Sport 2.5 115cv a 130Km/h em 5ª nas ~3200RPM.

                  O meu GV, a 130, passa das 3000 rpm, também...

                  Mesmo a 120 já ele vai nas 2900...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                    Sim, o ideal era aquele motor debaixo do meu capot, com a minha caixa de velocidades

                    O meu também tem caixa de 5, mas com as relações mais próximas, só tem de ir até aos 220, enquanto o Porsche tem de esticar até aos 240...

                    Mas em acelerações o Porsche não dá hipóteses, são quase mais 50cv, mais 500cc e mais dois cilindros!!!!
                    O clio dá 215

                    isto falando de velocidades declaradas. Como os 240 do Boxster 2.5.

                    São carros bastante diferentes obviamente, o Clio williams é um renault muito especial e no seu segmento era dos melhores e ainda hoje uma referência, como sabes, nos pequenos desportivos.

                    Tens aí uma bela latinha

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Audigy Ver Post
                      Depende muito das relações da caixa(mais longa mais curta), o ter 6º ou não, etc...

                      Ainda ontem andei pelo monte e pra casa vim pla via do infante... num Pajero Sport 2.5 115cv a 130Km/h em 5ª nas ~3200RPM.

                      Pajero sport ? com 115 cv ? não estou nada a ver que carro é esse ?

                      lembro-me de um 2.5 de 99 cv e de um 2.8 de 125 cv.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Pajero sport ? com 115 cv ? não estou nada a ver que carro é esse ?

                        lembro-me de um 2.5 de 99 cv e de um 2.8 de 125 cv.
                        Viva,

                        Foi uma revisão lançada em 2002, mesmo bloco astron 2.5 do 99cv só que com uma nova bomba de injecção electrónica e um novo turbo de geometria variavel, o que fez com que a potência subisse para os 115cv.

                        Cumps

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          O clio dá 215

                          isto falando de velocidades declaradas. Como os 240 do Boxster 2.5.

                          São carros bastante diferentes obviamente, o Clio williams é um renault muito especial e no seu segmento era dos melhores e ainda hoje uma referência, como sabes, nos pequenos desportivos.

                          Tens aí uma bela latinha
                          Sr Latinha faxavôr!!! Alcunha... Sarkozy para os amigos, e tem pregado uns sustos valentes a muito boa gente!!!

                          Porsches for breakfast, and Ferraris for lunch

                          Comentário


                            Cobra...

                            tenho uma enorme curiosidade entre o teu SARKOZY e o JAPUNA do Filipe Dias...

                            ambos com a mesmo potencia, pesos semelhantes...etc etc

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                              Cobra...

                              tenho uma enorme curiosidade entre o teu SARKOZY e o JAPUNA do Filipe Dias...

                              ambos com a mesmo potencia, pesos semelhantes...etc etc
                              E da mesma altura, inicio dos anos 90'... Duas formas leves e interessantes de se ter 150cv NA, um 2.0L e outro 1.6Vtec, já tive este motor num CRX e o carro era muito rápido, mas a curvar não me dava a confiança que dá o Sarkozy...

                              Ó Filipe no próximo TD trocamos umas voltas!!!!!???

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Para mm a velocidade em AE é determinada mais pela questão das multas do que qualquer outra coisa.
                                Normalmente ando na casa dos 140 km/h e de vez em quando dou uns puxões.
                                Tenho uma abordagem idêntica. Entre os 120 e os 140 no diesel, em 6ª, circulo entre as 2000 e as 2300 rpms. No gasolinas, em 5ª, vou entre as 3000 e as 3500. Além da problemáticas das multas, é também um modo de não gastar combustível em demasia. Em termos acústicos também é o ponto ideal em qualquer um dos carros, de modo a que a viagem seja o mais tranquila possível.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                  E da mesma altura, inicio dos anos 90'... Duas formas leves e interessantes de se ter 150cv NA, um 2.0L e outro 1.6Vtec, já tive este motor num CRX e o carro era muito rápido, mas a curvar não me dava a confiança que dá o Sarkozy...

                                  Ó Filipe no próximo TD trocamos umas voltas!!!!!???

                                  em velocidade de ponta o civic é mais rápido penso eu, mas nas curvas o W não dá hipoteses...

                                  se quiseres trocas comigo...lolol

                                  andas num civic 1.4 brutal que me dizes ??? lol

                                  Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                  Tenho uma abordagem idêntica. Entre os 120 e os 140 no diesel, em 6ª, circulo entre as 2000 e as 2300 rpms. No gasolinas, em 5ª, vou entre as 3000 e as 3500. Além da problemáticas das multas, é também um modo de não gastar combustível em demasia. Em termos acústicos também é o ponto ideal em qualquer um dos carros, de modo a que a viagem seja o mais tranquila possível.

                                  mas a ti tb te multam ?? eles não ficam com medo do mike tyson em forma de carro ??? lololol

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                    em velocidade de ponta o civic é mais rápido penso eu, mas nas curvas o W não dá hipoteses...

                                    se quiseres trocas comigo...lolol

                                    andas num civic 1.4 brutal que me dizes ??? lol




                                    mas a ti tb te multam ?? eles não ficam com medo do mike tyson em forma de carro ??? lololol
                                    O único comparativo que fiz, foi com um EG VTI 160cv que tinha uns pózinhos, admissão e escape, eu tinha o W stock, e a partir dos 160, o W começa a ir embora, o Eg aguentou-se bem no cone mas não conseguiu passar...

                                    Mas são carros diferentes, a direito a diferença é menor do que com curvas...
                                    Mas a direito o sacana do carro também é rápido!!!!

                                    Depois em conversa com o tipo do EG ele queixava-se da caixa longa lixar as reprises, eu queixo-me do limitador ás 6500, enfim podíamos fazer umas trocas!!!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                      O único comparativo que fiz, foi com um EG VTI 160cv que tinha uns pózinhos, admissão e escape, eu tinha o W stock, e a partir dos 160, o W começa a ir embora, o Eg aguentou-se bem no cone mas não conseguiu passar...

                                      Mas são carros diferentes, a direito a diferença é menor do que com curvas...
                                      Mas a direito o sacana do carro também é rápido!!!!
                                      Era essa a ideia que tinha

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                        mas a ti tb te multam ?? eles não ficam com medo do mike tyson em forma de carro ??? lololol
                                        Bem visto...mas eles lá devem uns pit-bulls para estes casos...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                          O único comparativo que fiz, foi com um EG VTI 160cv que tinha uns pózinhos, admissão e escape, eu tinha o W stock, e a partir dos 160, o W começa a ir embora, o Eg aguentou-se bem no cone mas não conseguiu passar...

                                          Mas são carros diferentes, a direito a diferença é menor do que com curvas...
                                          Mas a direito o sacana do carro também é rápido!!!!

                                          Depois em conversa com o tipo do EG ele queixava-se da caixa longa lixar as reprises, eu queixo-me do limitador ás 6500, enfim podíamos fazer umas trocas!!!

                                          pois, é o mal dos civic...essa caixa terrivelmente longa !!

                                          há um civic com uma caixa muito boa nesse campo das reprises, o ESI...1.6 de 125cv !

                                          essa caixa montada no civic do NITRO torna o carro muito mais rápido, fazendo com que a velocidade maxima seja atingida como deve ser...na ultima mudança ! é um exemplo upgrade para quem procura mais rapidez, em detrimento dos consumos

                                          muita gente pensa que o facto de terem 160cv fazem maravilhas, mas nem sempre é assim, são de facto rápidos, e estando stock ninguem diz que lá estao 160cv !!

                                          ja no meu 1.4, tantas e tantas vezes em AE, a velocidades perto dos 200km/h que tinha de engrenar a 4ª para tentar ganhar mais velocidade...porque em 5ª só a descer !

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                            Cobra...

                                            tenho uma enorme curiosidade entre o teu SARKOZY e o JAPUNA do Filipe Dias...

                                            ambos com a mesmo potencia, pesos semelhantes...etc etc
                                            não tenhas Rui!!

                                            o Civic perde em quase tudo!!! inclusive em velocidade máxima! se fosse o CRX deve ser mais equilibrado, mas o I-Vt dá 207 (220 marcados) de velocidade máxima!

                                            em recuperações também não tenho hipóteses, penso que apenas nos 0-190 é que deve haver algumas hipóteses.isto é até esgotar 4ª, sim porque embora este carro em 5ª a 120 vá às 4000 rpm, não esqueçer que ao corte (se lá chegasse) marcava 250...
                                            conheço quem tenha posto uma drive final mais curta, até aos 230 marcados...depois corta facilmente em recta!

                                            em curva então nem vale a pena, origem contra origem o W é mais rápido!

                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                            E da mesma altura, inicio dos anos 90'... Duas formas leves e interessantes de se ter 150cv NA, um 2.0L e outro 1.6Vtec, já tive este motor num CRX e o carro era muito rápido, mas a curvar não me dava a confiança que dá o Sarkozy...

                                            Ó Filipe no próximo TD trocamos umas voltas!!!!!???

                                            se levar o carro em melhores condições está combinado!!!
                                            não te esqueças de ligar a 2ª ventoinha!!!
                                            Editado pela última vez por FilipeDiass; 25 August 2008, 11:30.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                              Bem visto...mas eles lá devem uns pit-bulls para estes casos...
                                              em termos mecanicos talvez...mas de aparência são raros os que apresentam tamanha largura de ombros !!

                                              digo mais...o verdadeiro Michael Phelps do mundo automóvel

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                pois, é o mal dos civic...essa caixa terrivelmente longa !!

                                                há um civic com uma caixa muito boa nesse campo das reprises, o ESI...1.6 de 125cv !

                                                essa caixa montada no civic do NITRO torna o carro muito mais rápido, fazendo com que a velocidade maxima seja atingida como deve ser...na ultima mudança ! é um exemplo upgrade para quem procura mais rapidez, em detrimento dos consumos

                                                muita gente pensa que o facto de terem 160cv fazem maravilhas, mas nem sempre é assim, são de facto rápidos, e estando stock ninguem diz que lá estao 160cv !!

                                                ja no meu 1.4, tantas e tantas vezes em AE, a velocidades perto dos 200km/h que tinha de engrenar a 4ª para tentar ganhar mais velocidade...porque em 5ª só a descer !
                                                Continuando o OT...

                                                O meu não quebra muito de 4ª para 5ª, nota-se mais a aerodinâmica que não é tão boa, e acima dos 200 ele mantém uma aceleração decidida, e a continuar a puxar até que entra aquele corte muito violento mesmo, parece que vais contra uma parede... Em primeira e segunda levá-lo ao corte numa estrada estreita não é uma experiência muito boa, ele começa a querer andar para todo o lado menos para a frente!!!

                                                Mas é como digo cilindradas diferentes, caixas diferentes, e um Vtec que os aproxima em termos de performance, mas o W em AE não é dos melhores, acho que fica muito longe mesmo da média, mas em serra, naquela estradinha especial, dá um gozo brutal...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                  não tenhas Rui!!

                                                  o Civic perde em quase tudo!!! inclusive em velocidade máxima! se fosse o CRX deve ser mais equilibrado, mas o I-Vt dá 207 (220 marcados) de velocidade máxima!

                                                  em recuperações também não tenho hipóteses, penso que apenas nos 0-190 é que deve haver algumas hipóteses.isto é até esgotar 4ª, sim porque embora este carro em 5ª a 120 vá às 4000 rpm, não esqueçer que ao corte (se lá chegasse) marcava 250...
                                                  conheço quem tenha posto uma drive final mais curta, até aos 230 marcados...depois corta facilmente em recta!

                                                  em curva então nem vale a pena, origem contra origem o W é mais rápido!
                                                  sim tambem tinha essa ideia...

                                                  os Japunas brindam-nos com altas rpm, mas por vezes descuram estes promenores...atenção descuram na perspectiva do utilizador, decerto que para eles tem toda a lógica.

                                                  O crx é diferente na aerodinamica.

                                                  ainda ontem vi um video de um Civic Coupe, em recta a cortar aos 230km/h...ia no cone de um W até aos 230km/h depois adeus !!

                                                  o condutor até disse " confirma-se que os W dão os 250km/h !"

                                                  Comentário


                                                    já que o Cobra não faz vídeos

                                                    fica aqui um Williams dos 40-180 21 sgds
                                                    http://br.youtube.com/watch?v=kNI83r...eature=related

                                                    e o meu bogas dos 40-180

                                                    http://br.youtube.com/watch?v=OphIZoWJBu8


                                                    não querendo ser chato...mas tirando décimos fazem os dois 21 sgds!

                                                    só confirma o que disse, até esgotar 4º são muito semelhantes

                                                    em pista e para acabar o OT, o W foi-se embora!

                                                    Cobra tu a 120 em 5ª vais a que rotação?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                      já que o Cobra não faz vídeos

                                                      fica aqui um Williams dos 40-180 21 sgds
                                                      http://br.youtube.com/watch?v=kNI83r...eature=related

                                                      e o meu bogas dos 40-180

                                                      http://br.youtube.com/watch?v=OphIZoWJBu8


                                                      não querendo ser chato...mas tirando décimos fazem os dois 21 sgds!

                                                      só confirma o que disse, até esgotar 4º são muito semelhantes

                                                      em pista e para acabar o OT, o W foi-se embora!

                                                      Cobra tu a 120 em 5ª vais a que rotação?
                                                      São os 2 leves. Um VTI apesar de ter mais 10cv é mais pesado. É normal que em aceleração seja ligeiramente mais lento.
                                                      Anuncia 8,1s e 215km/h.

                                                      Da mesma altura gosto muito deste. Mais rápido e com mais velocidade de ponta.
                                                      http://www.amigosjaponesesantigos.pt...p?topic=1573.0

                                                      CRX 1.6i-VT
                                                      1595 cc
                                                      150cv às 7600 rpm
                                                      144 Nm às 7100 rpm
                                                      Pneus: 195/60 R14
                                                      960 Kg
                                                      0-100Km/h: 7,2 s
                                                      222 Km/h
                                                      Consumos (cidade/90Km-h/120Km-h): 8,8/5,8/7,2

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                        sim tambem tinha essa ideia...

                                                        os Japunas brindam-nos com altas rpm, mas por vezes descuram estes promenores...atenção descuram na perspectiva do utilizador, decerto que para eles tem toda a lógica.

                                                        O crx é diferente na aerodinamica.

                                                        ainda ontem vi um video de um Civic Coupe, em recta a cortar aos 230km/h...ia no cone de um W até aos 230km/h depois adeus !!

                                                        o condutor até disse " confirma-se que os W dão os 250km/h !"
                                                        o CRX só dá mais devido à aerodinâmica, o motor e cx são iguais

                                                        não te esqueças que para eles isto era uma espécie de carro familiar, o proprio EG6 não era conotado com desportividade, por exemplo o EK9 tem uma caixa mesmo curtinha!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                          o CRX só dá mais devido à aerodinâmica, o motor e cx são iguais

                                                          não te esqueças que para eles isto era uma espécie de carro familiar, o proprio EG6 não era conotado com desportividade, por exemplo o EK9 tem uma caixa mesmo curtinha!
                                                          pois...os gajos sao esquisitos.

                                                          agora fazem os familiares amorfos !!

                                                          o ek9 é um animal mesmo !!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                            sim tambem tinha essa ideia...

                                                            os Japunas brindam-nos com altas rpm, mas por vezes descuram estes promenores...atenção descuram na perspectiva do utilizador, decerto que para eles tem toda a lógica.

                                                            O crx é diferente na aerodinamica.

                                                            ainda ontem vi um video de um Civic Coupe, em recta a cortar aos 230km/h...ia no cone de um W até aos 230km/h depois adeus !!

                                                            o condutor até disse " confirma-se que os W dão os 250km/h !"
                                                            Só se retirares o corte, e arranjares maneira de respirar melhor...

                                                            Sei de um W com o corte ás 8000rpm e a marcar 245 de ponteiro...
                                                            O meu a marcar 225/230kmh começa logo raatatattatatatatatatat e aos soluços

                                                            Filipe
                                                            120 em 5ª sem certezas algo como 3750rpm...

                                                            Comentário


                                                              Acabei de fazer uma tirada Lisboa-Albufeira no meu pilhas power, com velocidades entre os 120 e 140 e com rotações entre as 2000 e 2500 rpm.

                                                              Comentário

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