Para mm a velocidade em AE é determinada mais pela questão das multas do que qualquer outra coisa.
Normalmente ando na casa dos 140 km/h e de vez em quando dou uns puxões.
Isto no C4 equivale a 3000 rpm e na audi a um bocado menos.
Do ponto de vista mecânico, desde que não vá muito perto do final do conta rpm (diria até 75% da rotação) não tenho problemas nenhuns em fazer viagens nessas rotações.
Normalmente só quando andamos perto do máximo é que as temperaturas do óleo começam a aumentar bastante (na maioria dos carros isto não se nota por só terem temperatura de àgua) e talvez aí exista um maior desgaste.
Em todo o caso, eu penso que a maioria dos carros tem um ponto de equilíbrio onde circula mais à vontade, atendendo a rotação, consumos, disponibilidade, etc.
Quanto mais perto do máximo andarmos mais combustível vamos desperdiçar, dado que a eficiencia de um motor não é igual se formos a 60% das rotações ou a 95 %.
a versão da caixa do pdzito 130 faz 55,5km/h por cada 1000rpm em sexta.
a caixa do pd170 é um nadinha mais curta e faz 54,12km/h por cada 1000rpm em sexta.
quando faço viagens longas nunca ultrapasso as 2mil rpm (gosto de conjugar o modo economico e evitar multas de excesso de velocidade)
relativamente a andar no limite e sua consequencias:
ao ligar o vag-com e e abservar as temperaturas, gasoleo, agua, bloco, (temp de oleo com manemetro externo) pode-se concluir que não é preciso muito para as temperaturas subirem em flecha.
basta colocar dois radiadores (de gasoelo e oleo sem termoestato) que as temp baixam logo cerca de 15graus em condição normal.
e em velocidade estabilizada baixam ainda mais, mantendo sempre o oleo abaixo dos 86 graus e nunca deixando o gasoelo passar dos 90 graus.
isto é optimo porque a tem de agua baixa tambem por a temp de bloco nunca chega ao ponto maximo de 75 graus!
no consumos isto refecte-se numa redução de 5,5litros para 4,3litros.
Eu de certa forma estranhei, mas depois fui ver as reprises e percebi, que o W tem as reprises mais fortes e o Boxster 2.5 ganha nas acelerações e Vmáx... 235Kmh vs 218Kmh...
O Boxster 2.5 dá 240. Em relação às reprises o facto de só ter 5 velocidades e de serem relativamente longas (3ª - 150 e 4ª - 204) faz com que nas medições clássicas dos 80 a 120, em 4ª começa abaixo das 3.000 rpms e em 5ª às 2.000, o que não o favorece muito, isto apesar do motor ser redondo
O Boxster 2.5 dá 240. Em relação às reprises o facto de só ter 5 velocidades e de serem relativamente longas (3ª - 150 e 4ª - 204) faz com que nas medições clássicas dos 80 a 120, em 4ª começa abaixo das 3.000 rpms e em 5ª às 2.000, o que não o favorece muito, isto apesar do motor ser redondo
Sim, o ideal era aquele motor debaixo do meu capot, com a minha caixa de velocidades
O meu também tem caixa de 5, mas com as relações mais próximas, só tem de ir até aos 220, enquanto o Porsche tem de esticar até aos 240...
Mas em acelerações o Porsche não dá hipóteses, são quase mais 50cv, mais 500cc e mais dois cilindros!!!!
Sim, o ideal era aquele motor debaixo do meu capot, com a minha caixa de velocidades
O meu também tem caixa de 5, mas com as relações mais próximas, só tem de ir até aos 220, enquanto o Porsche tem de esticar até aos 240...
Mas em acelerações o Porsche não dá hipóteses, são quase mais 50cv, mais 500cc e mais dois cilindros!!!!
O clio dá 215
isto falando de velocidades declaradas. Como os 240 do Boxster 2.5.
São carros bastante diferentes obviamente, o Clio williams é um renault muito especial e no seu segmento era dos melhores e ainda hoje uma referência, como sabes, nos pequenos desportivos.
Pajero sport ? com 115 cv ? não estou nada a ver que carro é esse ?
lembro-me de um 2.5 de 99 cv e de um 2.8 de 125 cv.
Viva,
Foi uma revisão lançada em 2002, mesmo bloco astron 2.5 do 99cv só que com uma nova bomba de injecção electrónica e um novo turbo de geometria variavel, o que fez com que a potência subisse para os 115cv.
isto falando de velocidades declaradas. Como os 240 do Boxster 2.5.
São carros bastante diferentes obviamente, o Clio williams é um renault muito especial e no seu segmento era dos melhores e ainda hoje uma referência, como sabes, nos pequenos desportivos.
Tens aí uma bela latinha
Sr Latinha faxavôr!!! Alcunha... Sarkozy para os amigos, e tem pregado uns sustos valentes a muito boa gente!!!
tenho uma enorme curiosidade entre o teu SARKOZY e o JAPUNA do Filipe Dias...
ambos com a mesmo potencia, pesos semelhantes...etc etc
E da mesma altura, inicio dos anos 90'... Duas formas leves e interessantes de se ter 150cv NA, um 2.0L e outro 1.6Vtec, já tive este motor num CRX e o carro era muito rápido, mas a curvar não me dava a confiança que dá o Sarkozy...
Ó Filipe no próximo TD trocamos umas voltas!!!!!???
Para mm a velocidade em AE é determinada mais pela questão das multas do que qualquer outra coisa.
Normalmente ando na casa dos 140 km/h e de vez em quando dou uns puxões.
Tenho uma abordagem idêntica. Entre os 120 e os 140 no diesel, em 6ª, circulo entre as 2000 e as 2300 rpms. No gasolinas, em 5ª, vou entre as 3000 e as 3500. Além da problemáticas das multas, é também um modo de não gastar combustível em demasia. Em termos acústicos também é o ponto ideal em qualquer um dos carros, de modo a que a viagem seja o mais tranquila possível.
E da mesma altura, inicio dos anos 90'... Duas formas leves e interessantes de se ter 150cv NA, um 2.0L e outro 1.6Vtec, já tive este motor num CRX e o carro era muito rápido, mas a curvar não me dava a confiança que dá o Sarkozy...
Ó Filipe no próximo TD trocamos umas voltas!!!!!???
em velocidade de ponta o civic é mais rápido penso eu, mas nas curvas o W não dá hipoteses...
Tenho uma abordagem idêntica. Entre os 120 e os 140 no diesel, em 6ª, circulo entre as 2000 e as 2300 rpms. No gasolinas, em 5ª, vou entre as 3000 e as 3500. Além da problemáticas das multas, é também um modo de não gastar combustível em demasia. Em termos acústicos também é o ponto ideal em qualquer um dos carros, de modo a que a viagem seja o mais tranquila possível.
mas a ti tb te multam ?? eles não ficam com medo do mike tyson em forma de carro ??? lololol
em velocidade de ponta o civic é mais rápido penso eu, mas nas curvas o W não dá hipoteses...
se quiseres trocas comigo...lolol
andas num civic 1.4 brutal que me dizes ??? lol
mas a ti tb te multam ?? eles não ficam com medo do mike tyson em forma de carro ??? lololol
O único comparativo que fiz, foi com um EG VTI 160cv que tinha uns pózinhos, admissão e escape, eu tinha o W stock, e a partir dos 160, o W começa a ir embora, o Eg aguentou-se bem no cone mas não conseguiu passar...
Mas são carros diferentes, a direito a diferença é menor do que com curvas...
Mas a direito o sacana do carro também é rápido!!!!
Depois em conversa com o tipo do EG ele queixava-se da caixa longa lixar as reprises, eu queixo-me do limitador ás 6500, enfim podíamos fazer umas trocas!!!
O único comparativo que fiz, foi com um EG VTI 160cv que tinha uns pózinhos, admissão e escape, eu tinha o W stock, e a partir dos 160, o W começa a ir embora, o Eg aguentou-se bem no cone mas não conseguiu passar...
Mas são carros diferentes, a direito a diferença é menor do que com curvas...
Mas a direito o sacana do carro também é rápido!!!!
O único comparativo que fiz, foi com um EG VTI 160cv que tinha uns pózinhos, admissão e escape, eu tinha o W stock, e a partir dos 160, o W começa a ir embora, o Eg aguentou-se bem no cone mas não conseguiu passar...
Mas são carros diferentes, a direito a diferença é menor do que com curvas...
Mas a direito o sacana do carro também é rápido!!!!
Depois em conversa com o tipo do EG ele queixava-se da caixa longa lixar as reprises, eu queixo-me do limitador ás 6500, enfim podíamos fazer umas trocas!!!
pois, é o mal dos civic...essa caixa terrivelmente longa !!
há um civic com uma caixa muito boa nesse campo das reprises, o ESI...1.6 de 125cv !
essa caixa montada no civic do NITRO torna o carro muito mais rápido, fazendo com que a velocidade maxima seja atingida como deve ser...na ultima mudança ! é um exemplo upgrade para quem procura mais rapidez, em detrimento dos consumos
muita gente pensa que o facto de terem 160cv fazem maravilhas, mas nem sempre é assim, são de facto rápidos, e estando stock ninguem diz que lá estao 160cv !!
ja no meu 1.4, tantas e tantas vezes em AE, a velocidades perto dos 200km/h que tinha de engrenar a 4ª para tentar ganhar mais velocidade...porque em 5ª só a descer !
tenho uma enorme curiosidade entre o teu SARKOZY e o JAPUNA do Filipe Dias...
ambos com a mesmo potencia, pesos semelhantes...etc etc
não tenhas Rui!!
o Civic perde em quase tudo!!! inclusive em velocidade máxima! se fosse o CRX deve ser mais equilibrado, mas o I-Vt dá 207 (220 marcados) de velocidade máxima!
em recuperações também não tenho hipóteses, penso que apenas nos 0-190 é que deve haver algumas hipóteses.isto é até esgotar 4ª, sim porque embora este carro em 5ª a 120 vá às 4000 rpm, não esqueçer que ao corte (se lá chegasse) marcava 250...
conheço quem tenha posto uma drive final mais curta, até aos 230 marcados...depois corta facilmente em recta!
em curva então nem vale a pena, origem contra origem o W é mais rápido!
E da mesma altura, inicio dos anos 90'... Duas formas leves e interessantes de se ter 150cv NA, um 2.0L e outro 1.6Vtec, já tive este motor num CRX e o carro era muito rápido, mas a curvar não me dava a confiança que dá o Sarkozy...
Ó Filipe no próximo TD trocamos umas voltas!!!!!???
se levar o carro em melhores condições está combinado!!!
não te esqueças de ligar a 2ª ventoinha!!!
Editado pela última vez por FilipeDiass; 25 August 2008, 11:30.
pois, é o mal dos civic...essa caixa terrivelmente longa !!
há um civic com uma caixa muito boa nesse campo das reprises, o ESI...1.6 de 125cv !
essa caixa montada no civic do NITRO torna o carro muito mais rápido, fazendo com que a velocidade maxima seja atingida como deve ser...na ultima mudança ! é um exemplo upgrade para quem procura mais rapidez, em detrimento dos consumos
muita gente pensa que o facto de terem 160cv fazem maravilhas, mas nem sempre é assim, são de facto rápidos, e estando stock ninguem diz que lá estao 160cv !!
ja no meu 1.4, tantas e tantas vezes em AE, a velocidades perto dos 200km/h que tinha de engrenar a 4ª para tentar ganhar mais velocidade...porque em 5ª só a descer !
Continuando o OT...
O meu não quebra muito de 4ª para 5ª, nota-se mais a aerodinâmica que não é tão boa, e acima dos 200 ele mantém uma aceleração decidida, e a continuar a puxar até que entra aquele corte muito violento mesmo, parece que vais contra uma parede... Em primeira e segunda levá-lo ao corte numa estrada estreita não é uma experiência muito boa, ele começa a querer andar para todo o lado menos para a frente!!!
Mas é como digo cilindradas diferentes, caixas diferentes, e um Vtec que os aproxima em termos de performance, mas o W em AE não é dos melhores, acho que fica muito longe mesmo da média, mas em serra, naquela estradinha especial, dá um gozo brutal...
o Civic perde em quase tudo!!! inclusive em velocidade máxima! se fosse o CRX deve ser mais equilibrado, mas o I-Vt dá 207 (220 marcados) de velocidade máxima!
em recuperações também não tenho hipóteses, penso que apenas nos 0-190 é que deve haver algumas hipóteses.isto é até esgotar 4ª, sim porque embora este carro em 5ª a 120 vá às 4000 rpm, não esqueçer que ao corte (se lá chegasse) marcava 250...
conheço quem tenha posto uma drive final mais curta, até aos 230 marcados...depois corta facilmente em recta!
em curva então nem vale a pena, origem contra origem o W é mais rápido!
sim tambem tinha essa ideia...
os Japunas brindam-nos com altas rpm, mas por vezes descuram estes promenores...atenção descuram na perspectiva do utilizador, decerto que para eles tem toda a lógica.
O crx é diferente na aerodinamica.
ainda ontem vi um video de um Civic Coupe, em recta a cortar aos 230km/h...ia no cone de um W até aos 230km/h depois adeus !!
o condutor até disse " confirma-se que os W dão os 250km/h !"
CRX 1.6i-VT 1595 cc
150cv às 7600 rpm
144 Nm às 7100 rpm
Pneus: 195/60 R14
960 Kg
0-100Km/h: 7,2 s
222 Km/h
Consumos (cidade/90Km-h/120Km-h): 8,8/5,8/7,2
os Japunas brindam-nos com altas rpm, mas por vezes descuram estes promenores...atenção descuram na perspectiva do utilizador, decerto que para eles tem toda a lógica.
O crx é diferente na aerodinamica.
ainda ontem vi um video de um Civic Coupe, em recta a cortar aos 230km/h...ia no cone de um W até aos 230km/h depois adeus !!
o condutor até disse " confirma-se que os W dão os 250km/h !"
o CRX só dá mais devido à aerodinâmica, o motor e cx são iguais
não te esqueças que para eles isto era uma espécie de carro familiar, o proprio EG6 não era conotado com desportividade, por exemplo o EK9 tem uma caixa mesmo curtinha!
o CRX só dá mais devido à aerodinâmica, o motor e cx são iguais
não te esqueças que para eles isto era uma espécie de carro familiar, o proprio EG6 não era conotado com desportividade, por exemplo o EK9 tem uma caixa mesmo curtinha!
os Japunas brindam-nos com altas rpm, mas por vezes descuram estes promenores...atenção descuram na perspectiva do utilizador, decerto que para eles tem toda a lógica.
O crx é diferente na aerodinamica.
ainda ontem vi um video de um Civic Coupe, em recta a cortar aos 230km/h...ia no cone de um W até aos 230km/h depois adeus !!
o condutor até disse " confirma-se que os W dão os 250km/h !"
Só se retirares o corte, e arranjares maneira de respirar melhor...
Sei de um W com o corte ás 8000rpm e a marcar 245 de ponteiro...
O meu a marcar 225/230kmh começa logo raatatattatatatatatatat e aos soluços
Filipe
120 em 5ª sem certezas algo como 3750rpm...
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