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Alerta para falências - GM , Ford e Chrysler
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostBem, não fazem falta muitas marcas da GM (Pontiac, Cadillac, GMC, Saturn...) mas à Ford basta deixar de produzir os monos americanos e preencher o mercado com carros decentes (europeus).
À Chrysler falta melhorar a qualidade dos materiais interiores e abdicar dos retrovisores em plástico preto, que os motores Diesel são bons e os preços na Europa são minimamente competitivos. E não se esqueçam que detém a Jeep, marca de grande sucesso comercial.
Mais facilmente vejo algumas das operações exclusivamente americanas a reduzirem (com a extinção de marcas) do que a falência propriamente dita das companhias.
Numa notícia não-relacionada, a Volkswagen passou a maior construtor mundial de automóveis (google it)Editado pela última vez por bacalao; 21 November 2008, 17:10.
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Porquê três grandes?
Uma divagação sobre a tributação automóvel e os seu efeitos a longo prazo…
Penso que é do conhecimento geral que os carros na América são “baratíssimos”,
Entre outras coisas a razão são os impostos baixos que os mesmos pagam.
Se esses impostos não forem exponenciais (como são em Portugal), a diferença de preço entre motorizações distintas, reflecte muito mais o posicionamento dos preços bases, comparando com a Europa.
Na prática o que isto quer dizer?
Um exemplo:
Um BMW 528i custa nos EUA, á volta de 36.300€ (em Portugal o 520i custa 46.900€), mas um 550i lá custa 46.900€ e cá 98.000€.
Ou seja, há muito menos diferença entre motorizações que na Europa.
Este simples facto permitiu por exemplo que qualquer marca Americana para ter um carro mais potente, bastava fazer um motor maior, podia faze-lo da forma mais simples porque no fim obtinha potencia a baixo custo de produção, o consumo não interessava porque até ao fim dos anos 60 eles eram o maior produtor de petróleo do mundo e nunca tiverem uma politica de taxar fortemente os combustíveis, até hoje…
Esta não necessidade de sofisticação, confrontada com um aumento generalizado dos combustíveis meteu a nu a industria Americana, que agora vai ter que competir com marcas estrangeiras mas no “terreno” delas.
Esta questão dos impostos também levava a um comportamento curioso dos consumidores, por mais qualquer coisa ficamos com o “melhor”. Um 550i custa mais 10.000€ que o serie 5 mais barato….
Com esta conjuntura acho fácil cair na situação em que eles estão.
Vamos ver como a industria Americana se vai safar mas que partem lá muito atrás, lá isso partem!
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Não se preocupem, que já há solução !
Sei de fonte segura que o nosso PM vai comprar a Opel !
Sim, sim... é verdade. Vai comprar a Opel, depois muda-lhe o nome para "Vasco da Gama", e vai ser a primeira marca de automoveis Portuguesa !
Ao que parece a nova marca vai ser oferecida aos alunos do Secundário, por um preço simbólico de 50€, e a ligação á Internet é facultativa. Servirá basicamente para que os Portugueses se tornem rapidamente o povo mais informatizado.. perdão.... mais auto-mobilizado da Europa !
Inclusivé parece que já há planos para exportar os "Vasquinhos" para a Venezuela e tudo. O proprio Chavez já encomendou um Insignia á prova de bala e de estupidez.
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A General Motors recusou a oferta feita pelo grupo alemão Solarworld para a compra das quatro fábricas alemãs da Opel.
Esta empresa, especializada em energia solar, queria comprar as fábricas por 250 milhões de euros e oferecia uma linha de crédito de 750 milhões. A oferta, que os analistas classificaram imediatamente como pouco realista, estava condicionada à concessão de um crédito do governo à filial germânica da General Motors. A Solarworld pedia também uma separação completa entre a Opel e a casa-mãe.
O presidente da Solarworld, Frank Asbeck, viu na Opel um potencial ecológico e uma oportunidade de negócio: “A Opel tem uma política piloto muito moderna. O prémio de carro do ano 2008 é apenas um exemplo e um grande potencial para se tornar um fabricante realmente verde”.
A Opel está a negociar com o governo alemão um empréstimo de mil milhões de euros que possa garantir a sobrevivência do grupo, ameaçado pelos problemas vividos pela casa-mãe General Motors.
A crise financeira está a abalar todo o sector automóvel, com uma quebra na procura que está a fazer todas as principais construtoras reduzir os níveis de produção. No caso da Opel, o volume vai ser reduzido em um décimo no próximo ano.
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Perante a crise no sector automóvel, Bruxelas defende a reorientação da produção para veículos que consumam menos e sejam menos poluidores e estuda incentivos fiscais aos consumidores que adquiram estes carros.
O comissário europeu da Indústria está a analisar formas de apoio à reconversão desta indústria, fortemente afectada pela crise, e tem mantido contactos estreitos com os agentes do sector.
Actualmente, os representantes das principais marcas europeias estão em negociações com o Banco Europeu de Investimento para a concessão de empréstimos com condições vantajosas, que permitam financiar a modificação do paradigma de produção dos últimos anos.
A Comissão Europeia está a coordenar com os governos dos países da UE a criação de incentivos fiscais aos consumidores para que adquiram estes novos veículos “verdes”, mas de forma a evitar a distorção da concorrência entre Estados-membros, explicou o porta-voz do comissário europeu da Indústria.
Quanto ao caso específico da Opel, Bruxelas diz estar à espera de indicações do Governo alemão sobre como tenciona responder ao pedido de ajuda deste construtor. Só então a Comissão analisará as medidas a adoptar e se estão em conformidade com as regras europeias.
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http://www.youtube.com/watch?v=gLuLvCR2bYE
http://www.youtube.com/watch?v=75wiH6Qiqf4
Parece que as três grandes tinham a ajuda quase garantida mas fizeram ***** no caminho para casa. Porquê ??
Cada um deles escolheu viajar em aviões privados a 20.000USD cada bilhete, ao invés de viajarem em primeira classe num voo comercial que custaria 900 USD cada.
Agora vão em dezembro vão lá outra vez pedinchar outra vez uns euritos.
Enfim onde vai isto acabar ?
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GM pondera venda ou encerramento da Saturn, Pontiac e Saab
in Jornal de Negócios 27/11/08
"A General Motors está a ponderar a venda, ou mesmo o encerramento, das marcas Saturn, Pontiac e Saab, depois de já ter alienado a Hummer, no sentido de reduzir custos e tentar garantir uma linha de financiamento de 12 mil milhões de dólares (9,29 mil milhões de euros) por parte dos EUA.
A venda ou encerramento destas marcas poderá permitir à GM poupar dinheiro e reduzir a sobreposição da oferta, numa altura em que a maior fabricante de automóveis norte-americana luta para tentar evitar ficar sem fundos que lhe permitam continuar a produzir.
A informação é avançada pela Bloomberg, que cita fontes próximas do processo. A possibilidade de alienar estas marcas visa dar um sinal ao Congresso dos EUA de que a GM conseguirá pagar o empréstimo que solicitou, no valor de 12 mil milhões de dólares (9,29 mil milhões de euros), para evitar a falência.
A decisão do Congresso, de ajudar a GM, só será conhecida a 8 de Dezembro. Mas, na perspectiva de que a fabricante conseguirá o apoio, as acções dispararam, na sessão de ontem. Os títulos chegaram a valorizar 64,89%, tendo encerrado a sessão a cotar nos 4,81 dólares, em alta de 35,11%."
Será o fim da SAAB?
Será a oportunidade de renascer a SAAB?
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Espero que seja o renascer da Saab, mas não me parece que seja fácil.
A Saab está morta há muitos anos e se alguém quiser ficar com ela, terá que ter muita margem de manobra.
Nos primeiros tempos será um peso morto e só o futuro poderá ditar alguma coisa.
Acho que não é qualquer construtor que lhe pode pegar.
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Originalmente Colocado por domfillas Ver PostA Saab,é uma das marcas,que eu não gostava nada de ver "desaparecer".
Para mim é-me indiferente, sempre foi mais uma no meio de tantas. A Scania por outro lado, já tem uma maior importância no sector dos camiões
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Andei bastantes anos num Saab 9000 Turbo e adorava simplesmente! Era um automóvel muito à frente no seu tempo em termos de interiores, equipamentos, conforto...
Na realidade há uns anos para cá foi perdendo gás... é pena, pode ser o seu fim!
Provavelmente ninguém acreditaria que a Rover fechasse as portas aqui há uns anos atrás! Mas fechou.
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Vendam a Saab (a Renault-Nissan já mostrou estar interessada numa marca como esta... vá se lá saber porquê) e dêem-na a quem saiba fazer alguma coisa com ela, em vez de servir de peso morto... como a GM faz com a Saab há anos.
Fechem a Pontiac. Só vende na América do Norte... e não parece ter grandes volumes de vendas. Não faz falta, acabem com ela como fizeram com a Oldsmobile. Há carros nesta gama que não são mais do que Chevy's, Saturn's ou Holden's restylizados.
A Saturn? Já que os modelos pequenos começaram a fazer sucesso na América, mantenham a estratégia de americanizar os Opel/Vauxhall vendidos na Europa. Se não resultar, fechem-na.
Ainda ficam com a Chevrolet, a Cadillac, a Holden, a Opel, a Vauxhall, a GMC, entre outras...
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Mas que mania das marcas americanas em terem mil e uma marca de carros iguais entre si!
Tenho sempre pena quando uma marca desaparece, porque adoro automóveis.
Foi pena a Oldsmobile ter ido à vida. Foi pena a Plymouth ter ido à vida.
No entanto, marcas como estas deixaram de ter razão para existir... o Marketing não engana, e quando uma marca não tem nada de diferenciador em relação à concorrência, é meio caminho andado para desaparecer.
A Pontiac é a marca "desportiva e ágil" da GM. No entanto a Chevrolet tem modelos semelhantes. Por isso, feche-se a Pontiac.
A Saturn hoje em dia não é muito mais do que a Opel Americana. E parece que tem tido algum sucesso, os Astras são muito mais bem construídos do que os carros típicos americanos, por isso pode ser que a Saturn encontre o seu "nicho".
A Saab espero que a vendam a quem perceba o que é uma marca de valor. Os valores da Saab são Segurança, Performance e Design (e por essa ordem). É tipo a Volvo, mas com um posicionamento muito mais desportivo, embora nunca perdendo a Racionalidade Sueca.
O desaparecimento da Rover deve-se à incompetência britânica habitual no mundo automóvel e não a produtos feios ou de fraca qualidade.
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Originalmente Colocado por Superfast Ver PostMarketing é a ciencia de encontrar mercado.
Se não existe mercado as empresas fecham. Penso que foi isto que o Jarod quis dizer.
Ora, a Pontiac é vista como desportiva, irreverente e "jovem". Entretanto a Chevrolet já preenche esses valores também. Portanto, pouco resta de diferenciador para a Pontiac existir.
A Saturn está num nicho, com produtos verdadeiramente europeus (há mercado para isso, o mesmo que consome Volkswagen nos EUA).
A Saab nunca foi uma marca de massas, como eu disse anteriormente, é uma Volvo mais desportiva e menos "familiar".
Eu gostava de saber o que é que o - quis dizer com "mas qual Marketing, jovem", ficando todos a aguardar então a sua dissertação e apresentação de tese sobre o que é o Marketing.
Opiniões fundamentadas precisam-se, e não comentários que parecem vazios
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostMas que mania das marcas americanas em terem mil e uma marca de carros iguais entre si!
Tenho sempre pena quando uma marca desaparece, porque adoro automóveis.
Foi pena a Oldsmobile ter ido à vida. Foi pena a Plymouth ter ido à vida.
No entanto, marcas como estas deixaram de ter razão para existir... o Marketing não engana, e quando uma marca não tem nada de diferenciador em relação à concorrência, é meio caminho andado para desaparecer.
A Pontiac é a marca "desportiva e ágil" da GM. No entanto a Chevrolet tem modelos semelhantes. Por isso, feche-se a Pontiac.
A Saturn hoje em dia não é muito mais do que a Opel Americana. E parece que tem tido algum sucesso, os Astras são muito mais bem construídos do que os carros típicos americanos, por isso pode ser que a Saturn encontre o seu "nicho".
A Saab espero que a vendam a quem perceba o que é uma marca de valor. Os valores da Saab são Segurança, Performance e Design (e por essa ordem). É tipo a Volvo, mas com um posicionamento muito mais desportivo, embora nunca perdendo a Racionalidade Sueca.
O desaparecimento da Rover deve-se à incompetência britânica habitual no mundo automóvel e não a produtos feios ou de fraca qualidade.
Badge Engineering
Podem-lhes chamar outra coisa qualquer, mas o cliente sabe que está a comprar o mesmo carro.
Não admira que tivessem deixado de ter razaõ de existir.
Os europeus conseguem ser melhores nesta questão. Mesmo a VW que põe va´rios modelos do seu grupo a degladiarem-se nos mesmos segmentos, pelo menos existe a percepção de estarmos a comprar produtos diferentes, apesar de a nivel de entranhas ser tudo a mesma coisa
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http://www.leftlanenews.com/calls-in...olvo-saab.html
Calls in Sweden to nationalize Volvo, Saab
The potential collapse of General Motors and Ford has Sweden concerned over the future of the country’s two famous car brands — Volvo and Saab. Rolf Wolff, dean of the Gothenburg University business school, is calling on the Swedish government to consider nationalizing the companies.
“We all ought to take a moment to think about what would happen in Sweden if both Volvo Cars and Saab Automobile ceased to exist,” Wolff wrote in Monday’s issue of Dagens Industri, according to a translation by The Local. “If Volvo Cars disappears as a base for industrial knowledge and skills, then Sweden will never again be a part of the auto industry. All the knowledge and skills would be lost, and with it all future associated development potential would be gone. Forever.”
Earlier this week, the Swedish government said it will wait and see what GM and Ford are planning. Enterprise Minister Maud Olofsson said the government has no indication yet about the future of the brands. “What will Ford and GM do? Will Ford and GM move forward with Saab and Volvo? Will they develop new car models?” Olofsson said.
Whether Sweden nationalizes the companies, or simply makes it possible for private enterprise in the country to stage a takeover, it’s very likely something will eventually happen in this vain. Rumors about GM and Ford shedding the Swedish brands continue to circulate, and in Saab’s case, we might find out GM’s plans as soon as next week.
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PArece que há esperança para a SAAB. Pode ser que seja mesmo nacionalizada ou comprada por outro grupo...
Já a Pontiac e a Saturn parecem ter os dias contados.
"But the possible sale or closure of Saab, Saturn, and Pontiac could come as a shock to many in the industry. Saab would almost certainly be sold off, while Saturn or Pontiac are more likely be shuttered."
in: http://www.leftlanenews.com/gm-consi...-proposal.htmlEditado pela última vez por Sweden; 28 November 2008, 22:22.
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Originalmente Colocado por fernando bento Ver PostApesar de ser uma marca mais restrita aos EUA a Pontiac não deve ser posta no mesmo monte que a Saturn, ela tem bons 82 anos de história que devem ser respeitados, lembrem dos GTO e do Firebird.
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Originalmente Colocado por Sweden Ver Posthttp://www.leftlanenews.com/calls-in...olvo-saab.html
Calls in Sweden to nationalize Volvo, Saab
The potential collapse of General Motors and Ford has Sweden concerned over the future of the country’s two famous car brands — Volvo and Saab. Rolf Wolff, dean of the Gothenburg University business school, is calling on the Swedish government to consider nationalizing the companies.
“We all ought to take a moment to think about what would happen in Sweden if both Volvo Cars and Saab Automobile ceased to exist,” Wolff wrote in Monday’s issue of Dagens Industri, according to a translation by The Local. “If Volvo Cars disappears as a base for industrial knowledge and skills, then Sweden will never again be a part of the auto industry. All the knowledge and skills would be lost, and with it all future associated development potential would be gone. Forever.”
Earlier this week, the Swedish government said it will wait and see what GM and Ford are planning. Enterprise Minister Maud Olofsson said the government has no indication yet about the future of the brands. “What will Ford and GM do? Will Ford and GM move forward with Saab and Volvo? Will they develop new car models?” Olofsson said.
Whether Sweden nationalizes the companies, or simply makes it possible for private enterprise in the country to stage a takeover, it’s very likely something will eventually happen in this vain. Rumors about GM and Ford shedding the Swedish brands continue to circulate, and in Saab’s case, we might find out GM’s plans as soon as next week.
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Originalmente Colocado por Oktober Ver PostA Oldsmobile também já era antiquíssima e não foi por isso que deixou de fazer falta.
Outra é fazer falta no pensamento das pessoas.
A Oldsmobile tem grande história. Se fosse viva seria das mais antigas do mundo.
Ver desaparecer uma marca destas é sempre de lamentar.
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