Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que genericamente os diesel são muito mais rápidos que os otto ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por DAGC Ver Post
    99% não digo (há muitos diesel não turbo a circular por aí, Corsas, Saxos e afins), mas que é a maior parte isso sim. Mas não é razão para se compararem coisas incomparáveis. Estamos a falar de um carro que custa mais 11000€ que o outro, que tem mais cavalos, que tem uma curva de potência que o favorece muito mais em regimes mais baixos (daí aquele 80 aos 120 tão díspar), etc, etc, etc,.

    Peço desculpa mas não vejo lógica em tal comparativo Principalmente quando nele te baseias para tirar a resposta à pergunta "Porque é que genericamente os diesel são muito mais rápidos que os otto ?", pergunta essa que se baseia em algo que não é minimamente verdade. ;)
    A verdade é que em carros com potências semelhantes os diesel são muito mais utilizaveis e rápidos numa utilização normal

    Comentário


      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Pilota de aço ? hummmm............
      Era isso mesmo que eu queria dizer Não é de aço, mas é como se fosse

      PS: Já tá a descambar. Vou mas é jantar

      Comentário


        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        A verdade é que os diesel dominam a seu bel-prazer o cenário automobilistico da actualidade.
        Óbvio. Gastam menos. O que acho piada é quando tentam ir arranjar outra desculpa para além dessa.

        Comentário


          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          A verdade é que em carros com potências semelhantes os diesel são muito mais utilizaveis e rápidos numa utilização normal
          Tens de definir normal

          Há alguma normalidade?! Eu pelo que vejo nas estradas, a anormalidade é a norma (pronto, tá-me a faltar açucares no sangue)

          PS: Entendo o que queres dizer, como bem sabes Mas é preciso ter cuidado com as generalizações como no inicio deste tópico.

          Eu continuo a não entender bem a frase inicial que coloquei a bold

          Comentário


            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            Não comparei até porque não tem comparação possível, foi um comentário ao rca33, neste caso ao 307 1.4

            No entanto dos que comparei um tem 90cv e outro 100cv, mas a diferença real parece muito maior que uns simples 10cv
            É exactamente isso que eu notei.

            Eu salientei que em determinadas situações o 307 1.4 até pode andar mais (tem alguns pontos a seu favor), mas globalmente é um carro super desinteressante de se conduzir.

            Faz rotação, mas não dá gozo nenhum, quer pelo trabalhar banal e sem sal daquele motor, quer pela ausência de sensações.
            Se por outro lado tentarmos conduzir com mais calma e silêncio, falta motor por todo o lado.

            São estes casos que me fazem não entender a preferência de um otto em toda e qualquer circunstância.

            Comentário


              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
              Óbvio. Gastam menos. O que acho piada é quando tentam ir arranjar outra desculpa para além dessa.
              Isto analisando pragmaticamente para mim é simples:

              Vantagens do diesel: Serem económicos de utilizar e com maior valor de retoma.

              Vantagens dos turbos e/ou carros de maior cilindrada (aqui normalmente, e porque muitos nunca andaram num carro melhor a gasolina, confundem-se com os diesel): facilidade de utilização (comodidade) aka. binário mais e mais disponivel a baixas/médias rpms.

              Faltam algumas? Hummm...não tou a ver

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                Mas porque consideras necessário esse duche?

                Não podem os mesmos valer tanto quanto os fundamentalistas da "vida real nas estradas"?

                Só pelo número? A mim não é o número que vai fazer mudar de opinião...as maiorias podem pensar e ter premissas diferentes das minhas
                O número é um indicador apenas, mas é um indicador.

                As pessoas por aqui partem sempre do princípio de que os diesel só são vendidos pelo factor consumo, quando eu conheço diversas pessoas que em carros do dia-a-dia preferem um diesel (eu incluo-me nesse grupo).

                É lógico que para um roadster não me diz nada (de bom) um diesel, e um carro como o do teu irmão já é um carro a gasolina extremamente respeitável. Mas falamos de casos que já fogem muito à norma.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  É exactamente isso que eu notei.

                  Eu salientei que em determinadas situações o 307 1.4 até pode andar mais (tem alguns pontos a seu favor), mas globalmente é um carro super desinteressante de se conduzir.

                  Faz rotação, mas não dá gozo nenhum, quer pelo trabalhar banal e sem sal daquele motor, quer pela ausência de sensações.
                  Se por outro lado tentarmos conduzir com mais calma e silêncio, falta motor por todo o lado.

                  São estes casos que me fazem não entender a preferência de um otto em toda e qualquer circunstância.
                  Tu não entendes isso, e eu não entendo o porque de gostarem de carros diesel.

                  Pegando no GPunto, com o 1.3 Multijet 90cv, deixando os consumos de lado, trocava-o na hora pelo 1.3 93cv do Swift da minha namorada, ou pelo 1.4 95cv (que existia no GPunto quando o comprei) do Stilo SW do meu tio.

                  Mas como os consumos são algo que me interessam, e muito, nem penso nisso. Deixa-me estar com o 1.3 Multijet 90cv que estou muito bem.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    É exactamente isso que eu notei.

                    Eu salientei que em determinadas situações o 307 1.4 até pode andar mais (tem alguns pontos a seu favor), mas globalmente é um carro super desinteressante de se conduzir.

                    Faz rotação, mas não dá gozo nenhum, quer pelo trabalhar banal e sem sal daquele motor, quer pela ausência de sensações.
                    Se por outro lado tentarmos conduzir com mais calma e silêncio, falta motor por todo o lado.

                    São estes casos que me fazem não entender a preferência de um otto em toda e qualquer circunstância.
                    Entre um 307 1.4 16v e um C4 1.6 Hdi, escolhia o C4, só achei a comparação um bocado desigual.

                    Tenho alguma dificuldade em entender quem prefere sempre o diesel, mesmo quando os números demonstram que há vida para além dos fumarolas

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                      Entre um 307 1.4 16v e um C4 1.6 Hdi, escolhia o C4, só achei a comparação um bocado desigual.

                      Tenho alguma dificuldade em entender quem prefere sempre o diesel, mesmo quando os números demonstram que há vida para além dos fumarolas

                      Mas porque insistes em dizer que é desigual se têm os dois a mesma potência ?
                      Pela cilindrada ?

                      Então é injusto comparar um Clio Williams com um Civic I-VT, apesar de terem a mesma potência, certo ?


                      Já agora, eu nunca disse que preferia sempre o diesel, aliás já disse o contrário diversas vezes.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                        Tenho alguma dificuldade em entender quem prefere sempre o diesel, mesmo quando os números demonstram que há vida para além dos fumarolas

                        És cá dos meus. Qualquer dia no http://forum.motociclismo.pt/ andam a discutir o porque de ter uma mota a gasóleo. lol

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                          Isto analisando pragmaticamente para mim é simples:

                          Vantagens do diesel: Serem económicos de utilizar e com maior valor de retoma.

                          Vantagens dos turbos e/ou carros de maior cilindrada (aqui normalmente, e porque muitos nunca andaram num carro melhor a gasolina, confundem-se com os diesel): facilidade de utilização (comodidade) aka. binário mais e mais disponivel a baixas/médias rpms.

                          Faltam algumas? Hummm...não tou a ver
                          Ah grande Sr da Noite, assim que escurece, já sabemos que vem aí o higher knowledge

                          Concordo com a opinião na totalidade.

                          Cuidado que havia aí um Sr a oferecer duches!!!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                            És cá dos meus. Qualquer dia no http://forum.motociclismo.pt/ andam a discutir o porque de ter uma mota a gasóleo. lol
                            Uma mota a gasóleo havia de ser bonito...(apesar de já ter sido feito no passado).

                            Para além do barulho e vibrações, devia ser bonito acelerar a meio de uma curva e levar um kick do turbo na roda traseira.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                              Mas porque consideras necessário esse duche?

                              Não podem os mesmos valer tanto quanto os fundamentalistas da "vida real nas estradas"?

                              Só pelo número? A mim não é o número que vai fazer mudar de opinião...as maiorias podem pensar e ter premissas diferentes das minhas


                              A tua opinião é tão valida como a de outro qualquer, e não é por estares em minoria que eprde valor...

                              Agora, da mesma forma que a vês uma maioria tentar fazer valer a sua opinião, também vez uma minoria a estrebuchar e a dizer "eu não vou em carneiradas, diesel é para tractores,...)

                              São clubites... Gostos... Paixões...


                              Eu gosto de otto e até os prefiro em certas situações, mas para o uso normal, para me deslocar, acho que um turbodiesel tem as suas vantagens e não falo apenas de economia. O facto de ter maior disponibilidade pode tornar a viagem mais confortável e ao mesmo tempo, despachada.


                              Agora, quem gosta de ir sempre a sentir o motor, a viver o momento como se fosse o último, prefererá certamente um bom otto (daqueles especiais -> 0,005% do mercado nacional). Quem preferir ir a pensar na vida, ouvir rádio,... diesel
                              Editado pela última vez por Arturval; 26 December 2008, 19:43.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                Ah grande Sr da Noite, assim que escurece, já sabemos que vem aí o higher knowledge

                                Concordo com a opinião na totalidade.

                                Cuidado que havia aí um Sr a oferecer duches!!!
                                é para refrescar

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Mas porque insistes em dizer que é desigual se têm os dois a mesma potência ?
                                  Pela cilindrada ?

                                  Então é injusto comparar um Clio Williams com um Civic I-VT, apesar de terem a mesma potência, certo ?


                                  Já agora, eu nunca disse que preferia sempre o diesel, aliás já disse o contrário diversas vezes.
                                  Qual deles é o carro a gasóleo!?

                                  É diferente, tens dois carros com o mesmo combustível, potência e tipo de alimentação e já agora com filosofia semelhante.

                                  Comentário


                                    Estou a ver que a ressaca do natal ainda não passou

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                      Qual deles é o carro a gasóleo!?

                                      É diferente, tens dois carros com o mesmo combustível, potência e tipo de alimentação e já agora com filosofia semelhante.
                                      Desculpa, mas acho que estás a ser tendencioso nesta questão.

                                      Das duas uma: ou assumes que não se podem comparar pela diferença de cilindrada (e nesse caso as tuas comparações com o I-VT estão erradas) ou assumes que a comparação tem de ser feita por potência.

                                      Ainda há pouco falavas no TSI vs TDI e não levantaste essa questão.

                                      Lembra-te que um cavalo é um cavalo. É uma unidade de medida independente do combustível.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Uma mota a gasóleo havia de ser bonito...(apesar de já ter sido feito no passado).

                                        Para além do barulho e vibrações, devia ser bonito acelerar a meio de uma curva e levar um kick do turbo na roda traseira.
                                        Existem motas a gasóleo, mas atmosféricas. Para o exercito.

                                        Já existiram motas com motores a gasolina turbo. O efeito não devia ser muito diferente.

                                        Com motas potentes, a curvar com a rotação lá em cima, o efeito de acelerar a meio da curva não deve ser muito diferente de um turbo-diesel. lol

                                        Já andaste em alguma VFR VTEC? Eu nunca andei, apesar de ter oportunidade para o fazer, mas dizem que o VTEC a atingir a abertura total das válvulas têm um efeito desse tipo a meio de uma curva. lol

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                          Entre um 307 1.4 16v e um C4 1.6 Hdi, escolhia o C4, só achei a comparação um bocado desigual.

                                          Tenho alguma dificuldade em entender quem prefere sempre o diesel, mesmo quando os números demonstram que há vida para além dos fumarolas

                                          Sem dúvida

                                          Mas sinceramente na gama baixa/ baixa-média do 307 1.4 ou do C4 HDI 90cv antes venha o HDI... aliás não são propriamente carros divertidos de se conduzir, depois tens os casos de gama (mais) alta (2.2 cdi ou 20d) que na sua maioria - e por várias razões - são os diesel que vencem no mercado.

                                          Pessoalmente gosto muito de carros tanto bons diesel como bons otto, e já tive oportunidade de referir que o próximo meu carro (comprado com o meu dinheiro) será a GASOLINA, mas não vai ser um 1.2/1.4

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                            Já andaste em alguma VFR VTEC? Eu nunca andei, apesar de ter oportunidade para o fazer, mas dizem que o VTEC a atingir a abertura total das válvulas têm um efeito desse tipo a meio de uma curva. lol
                                            Não é tão notório.
                                            Existe sempre uma progressividade.

                                            Se bem que as motas implicam uma coisa muito mais do que os carros: as motas não se conduzem - pilotam-se.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                              A tua opinião é tão valida como a de outro qualquer, e não é por estares em minoria que eprde valor...

                                              Agora, da mesma forma que a vês uma maioria tentar fazer valer a sua opinião, também vez uma minoria a estrebuchar e a dizer "eu não vou em carneiradas, diesel é para tractores,...)

                                              São clubites... Gostos... Paixões...


                                              Eu gosto de otto e até os prefiro em certas situações, mas para o uso normal, para me deslocar, acho que um turbodiesel tem as suas vantagens e não falo apenas de economia. O facto de ter maior disponibilidade pode tornar a viagem mais confortável e ao mesmo tempo, despachada.


                                              Agora, quem gosta de ir sempre a sentir o motor, a viver o momento como se fosse o último, prefererá certamente um bom otto (daqueles especiais -> 0,005% do mercado nacional). Quem preferir ir a pensar na vida, ouvir rádio,... diesel
                                              E tens um 335d quando podias ter um 335i?

                                              http://www.quattroruote.it/prove_su_...a=690&marca=85
                                              Bmw 335i
                                              Velocità max (km/h) 251,133 (in D)
                                              Consumo (km/l)
                                              media d'uso, statale 10,2
                                              media d'uso, autostrada 10
                                              media d'uso, città 7,3
                                              0-100 km/h 5,5
                                              400 m da fermo 13,7
                                              1 km da fermo 24,8
                                              Ripresa in D (a min/max carico, secondi)
                                              70-120 km/h 3,9/4,4
                                              1 km da 70 km/h 21,8/-
                                              Frenata con Abs (a min/max carico, metri)
                                              spazio d'arresto da 100 km/h 38,8/41,4

                                              http://www.quattroruote.it/prove_su_...a=738&marca=85
                                              BMW 335d
                                              Velocità max (km/h) 253,678 (in D)
                                              Consumo (km/l)
                                              media d'uso, statale 12,5
                                              media d'uso, autostrada 11,6
                                              media d'uso, città 9,8
                                              0-100 km/h 5,9
                                              400 m da fermo 14
                                              1 km da fermo 25,3
                                              Ripresa (a min/max carico, secondi)
                                              70-120 km/h 4,4/4,9 (in D)
                                              1 km da 70 km/h 24,2/- (in D)
                                              Frenata con Abs (a min/max carico, metri)
                                              spazio d'arresto da 100 km/h 39,7/41

                                              O 335d só é melhor em consumos. De resto é inferior. Erraste no carro.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Desculpa, mas acho que estás a ser tendencioso nesta questão.

                                                Das duas uma: ou assumes que não se podem comparar pela diferença de cilindrada (e nesse caso as tuas comparações com o I-VT estão erradas) ou assumes que a comparação tem de ser feita por potência.

                                                Ainda há pouco falavas no TSI vs TDI e não levantaste essa questão.

                                                Lembra-te que um cavalo é um cavalo. É uma unidade de medida independente do combustível.
                                                Nada tendencioso... Estás a misturar as coisas.

                                                Não podes comparar um NA otto com o turbo diesel, são duas coisas bastante diferentes, TSI vs TDI são equivalentes, são os dois turbo, sem objecções as diferenças de cilindrada em carros turbo (com combustíveis diferentes) são irrelevantes e podem ser anuladas por uma série de factores.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                                  A tua opinião é tão valida como a de outro qualquer, e não é por estares em minoria que eprde valor...

                                                  Agora, da mesma forma que a vês uma maioria tentar fazer valer a sua opinião, também vez uma minoria a estrebuchar e a dizer "eu não vou em carneiradas, diesel é para tractores,...)

                                                  São clubites... Gostos... Paixões...

                                                  Eu gosto de otto e até os prefiro em certas situações, mas para o uso normal, para me deslocar, acho que um turbodiesel tem as suas vantagens e não falo apenas de economia. O facto de ter maior disponibilidade pode tornar a viagem mais confortável e ao mesmo tempo, despachada.

                                                  Agora, quem gosta de ir sempre a sentir o motor, a viver o momento como se fosse o último, prefererá certamente um bom otto (daqueles especiais -> 0,005% do mercado nacional). Quem preferir ir a pensar na vida, ouvir rádio,... diesel
                                                  Eu não poria esta questão ao nivel dos gostos !

                                                  eu gosto mais de carros a gasolina.

                                                  e atmosféricos.

                                                  mas ao analisar a realidade actual, percebo que o diesel reune todas as condições para ter sucesso e o mercado não perdoa.

                                                  Nestas condições incluem-se o facto de andaram mais do que os seus congéneres a gasolina com a mesma potência

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                    E tens um 335d quando podias ter um 335i?

                                                    (...)

                                                    O 335d só é melhor em consumos. De resto é inferior. Erraste no carro.
                                                    "Errou" ele e "erram" a maioria dos compradores destes carros.

                                                    Eu até conheço quem estivesse habituado a series 7 com o motor "45", passou para o diesel e não quer outra coisa, porque prefere o tipo de resposta.

                                                    Sabes que como já foi dito aqui neste fórum diversas vezes, há uma diferença entre olhar para os números e revistas e entre conduzir realmente os carros.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                      E tens um 335d quando podias ter um 335i?

                                                      http://www.quattroruote.it/prove_su_...a=690&marca=85
                                                      Bmw 335i
                                                      Velocità max (km/h) 251,133 (in D)
                                                      Consumo (km/l)
                                                      media d'uso, statale 10,2
                                                      media d'uso, autostrada 10
                                                      media d'uso, città 7,3
                                                      0-100 km/h 5,5
                                                      400 m da fermo 13,7
                                                      1 km da fermo 24,8
                                                      Ripresa in D (a min/max carico, secondi)
                                                      70-120 km/h 3,9/4,4
                                                      1 km da 70 km/h 21,8/-
                                                      Frenata con Abs (a min/max carico, metri)
                                                      spazio d'arresto da 100 km/h 38,8/41,4

                                                      http://www.quattroruote.it/prove_su_...a=738&marca=85
                                                      BMW 335d
                                                      Velocità max (km/h) 253,678 (in D)
                                                      Consumo (km/l)
                                                      media d'uso, statale 12,5
                                                      media d'uso, autostrada 11,6
                                                      media d'uso, città 9,8
                                                      0-100 km/h 5,9
                                                      400 m da fermo 14
                                                      1 km da fermo 25,3
                                                      Ripresa (a min/max carico, secondi)
                                                      70-120 km/h 4,4/4,9 (in D)
                                                      1 km da 70 km/h 24,2/- (in D)
                                                      Frenata con Abs (a min/max carico, metri)
                                                      spazio d'arresto da 100 km/h 39,7/41

                                                      O 335d só é melhor em consumos. De resto é inferior. Erraste no carro.
                                                      tu devias enriquecer esses números todos com alguma condução elo meio

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Eu não poria esta questão ao nivel dos gostos !

                                                        eu gosto mais de carros a gasolina.

                                                        e atmosféricos.
                                                        Mas andas num diesel e vais comprar outro...

                                                        Se tens um SUV a gasolina agora, porque não trocar por outro a gasolina ?

                                                        Não me venhas falar em consumos, pois à partida um motor mais recente gastará menos e até estás habituado aos consumos a gasolina.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post

                                                          O 335d só é melhor em consumos. De resto é inferior. Erraste no carro.


                                                          Será que errei...

                                                          Acho que não.


                                                          Se me dissesses que tinha de optar agora entre um 335i novo e o meu como está (usado estimado), ficava com o meu.


                                                          Portanto, ou sou burro, ou escolhi bem.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            "Errou" ele e "erram" a maioria dos compradores destes carros.

                                                            Eu até conheço quem estivesse habituado a series 7 com o motor "45", passou para o diesel e não quer outra coisa, porque prefere o tipo de resposta.

                                                            Sabes que como já foi dito aqui neste fórum diversas vezes, há uma diferença entre olhar para os números e revistas e entre conduzir realmente os carros.
                                                            No caso do 35i e 35d, a disponibilidade do 35i não é o problema. Está mais que visto. 400Nm das 1.300 ás 5.000 é algo que não se pode ignorar. O 35d tem mais mas durante menos tempo. Provavelmente, se somarmos os Nm, de rpm em rpm, o 35i tem um valor superior ao 35d.

                                                            Porque escolher o 35d? Só uma questão económica. Não vale a pena virem dizer que é uma questão de meter menos mudanças, agradabilidade, etc, etc, etc, etc

                                                            Comentário


                                                              Há tempos, num debate qualquer, discutia-se a explicação para o facto de em média a esperança de vida das mulheres ser maior do que a dos homens.
                                                              A resposta que alguém deu serve para deitar alguma acha para esta fogueira:
                                                              “Os homens são como os carros a gasolina de competição – muita potência, muita velocidade mas desgastam-se mais depressa; As mulheres são como os diesel alemães – resistentes, sem excessos, e duram que nunca mais acabam!”

                                                              (nota: sempre tive ottos)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X