Já agora, tenho aqui um comparativo entre 147. 118d e A3 SB presente na AF nº 373, coloquei apenas a parte da dinamica.Peço desculpa pela qualidade 1.jpg2.jpg
Já agora, tenho aqui um comparativo entre 147. 118d e A3 SB presente na AF nº 373, coloquei apenas a parte da dinamica.Peço desculpa pela qualidade
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Adoro estas revistas "automóvel".
Adoro ver o modo "subtil" como eles encaixam "o diâmetro de viragem que
prejudica a condução em cidade" no meio da avaliação do comportamento
dinâmico.
É o que este país precisa: cidades dinâmicas e grand theft auto.
1.
Não me pareceu que os carros estivessem de origem. Pelo menos alguns
tinham coisas que me pareceram não existirem em carros de série.
2.
O BMW estava a empatar os que vinham atrás. Não sei se era do carro ou
do piloto. O que é certo é que aquilo era uma corrida amigável, e eles
não queriam dar "encostos" uns nos outros.
3.
Bom não é partir em primeiro e chegar em primeiro. Bom é partir em
último e chegar em primeiro. Assim é que se demonstra superioridade.
4.
Não vi nenhum carro (ou seria piloto?) melhor que os outros. Cilindrar a
concorrência não é evitar ser ultrapassado, é ganhar distância volta
após volta.
5.
Não sei o que aconteceria se houvesse outras tantas voltas. Mas imagino
que o HONDA se distanciasse dos outros. Até admito que o ALFA também
deixasse o BMW para trás. A única coisa que deu para ver foi que o
equilíbrio entre os carros (ou seria pilotos?) era grande, e que por isso
foi difícil ultrapassar o BMW. Mas... e depois de ser ultrapassado?...
Será que conseguia manter o contacto com o da frente?...
6.
Na última curva o BMW saiu desequilibrado, e alargou a trajectória. O
ALFA aguentou-se melhor e saiu mais rápido. Se a meta estivesse mais
à frente o ALFA teria ficado à frente do BMW. E aposto que sei o que
fez a diferença naquela curva: FWD vs RWD.
Mas... de quem foi o mérito?
Dos carros?
Ou dos pilotos?
Uma coisa... não sei porquê, mas os VAGs parece que desistiram... quer dizer o R32 primeiro anda todo agressivo atrás do 130i, com a sua tracção ás 4 e caixa DSG, e depois deixa-se ficar para trás?
O que é que lhe aconteceu?
Quanto ao stock ou não, não sei onde viste os "extras"? Além disso... mercado japuna...
Ya, o 147 GTA fez uma óptima prova, sem dúvidas disso, pensei que o carro não fosse tão capaz até, mas também tens de ver que o 130iM foi o cristo da corrida, afinal de contas, foi sempre ele que tinha o lume a chegar-lhe ao c*... e isso conta muito... ir em primeiro, é dificil...
Outra coisa, o nabo do Scooby andava sempre a nabar...
Uma coisa... não sei porquê, mas os VAGs parece que desistiram... quer dizer o R32 primeiro anda todo agressivo atrás do 130i, com a sua tracção ás 4 e caixa DSG, e depois deixa-se ficar para trás?
O que é que lhe aconteceu?
Quanto ao stock ou não, não sei onde viste os "extras"? Além disso... mercado japuna...
Ya, o 147 GTA fez uma óptima prova, sem dúvidas disso, pensei que o carro não fosse tão capaz até, mas também tens de ver que o 130iM foi o cristo da corrida, afinal de contas, foi sempre ele que tinha o lume a chegar-lhe ao c*... e isso conta muito... ir em primeiro, é dificil...
Outra coisa, o nabo do Scooby andava sempre a nabar...
AWD tem maior dissipação de energia que RWD e FWD. Ou seja, fica com
menos potência.
No início, com os pneus frios (em todos os carros) o AWD era uma
vantagem. Assim que o aquecimento dos pneus resolveu os problemas
de aderência, os AWD perderam a sua vantagem.
Quanto às alterações, é apenas uma sensação com que fiquei, porque a
qualidade da imagem não permite ver muito bem os detalhes.
eu simplesmente gosto muito de automóveis e gosto de falar sobre o assunto, o que traduzido para o fórum significa que gosto de tópicos que gerem muitas respostas, sejam meus ou de outros.
não sei o porquê deste dilema.... Se comprássemos todos o kia ceed ou um prius, sendo estes os melhores carros do mundo sem discussão possível, nem sequer existira crise.
Boas.
Apesar de termos que levar estes comparativos japunas "with a grain of salt" o GTA fez uma bela recuperação, mais uma volta e não sei não...
Quanto ao tema do tópico, aprecio bastante a pertinência e observações do user v7 que, sabe gerir muito bem estes comparativos.
Não o acho tão descabido quanto isso, são dois belos motores diesel e acho que quem gosta e aprecia automóveis não irá entrar em picardias e facciosismos devendo somente apreciar o que estes dois belos automóveis apresentam
Quanto a mim, aprecio bastante estas duas marcas mas, no alto dos meus 28 anos, como jovem dinâmico (que julgo que sou) e solteiro, iria para o 123d. Apartir dos 35 anos, com família e paixão latina q.b., escolheria a station.
p.s. opinião de quem tem um italiano, um alemão e um americano em casa
cumps
Haja alguém que compreenda o espirito da coisa.
Qualquer comparação neste fórum resulta numa batalha de fans de um lado e de outro.
Aqui a ideia foi falar de 2 carros com 2 fórmulas diferentes de alcançar rendimentos parecidos. Claro que salvaguardei o facto de serem carros com públicos alvos diferentes.
Mas o principal interesse aqui era que cada um partilhasse a sua opinião e experiência com estes ou outros carros próximos e manifestasse as sua preferências e não a dos jornalistas.
Qualquer comparação neste fórum resulta numa batalha de fans de um lado e de outro.
Aqui a ideia foi falar de 2 carros com 2 fórmulas diferentes de alcançar rendimentos parecidos. Claro que salvaguardei o facto de serem carros com públicos alvos diferentes.
Mas o principal interesse aqui era que cada um partilhasse a sua opinião e experiência com estes ou outros carros próximos e manifestasse as sua preferências e não a dos jornalistas.
Eu no fundo o que acho é que tu gostas de ver este pessoal ao barulho !!!
Eu simplesmente detesto o som de um motor diesel, mas já ouvi 123D e o 2.4JTD.
A minha escolha recairia neste último. Um cilindro a mais faz toda a diferença...
Eu simplesmente detesto o som de um motor diesel, mas já ouvi 123D e o 2.4JTD.
A minha escolha recairia neste último. Um cilindro a mais faz toda a diferença...
Ainda nao tinha conduzido nenhum V6, mas sim aquilo é um Automóvel.
Apesar de ja ter andado em maquinas muito pontentes, aquele brindou-me com um lineariedade brutal, e afinal é muito diferente de andar á pendura e conduzir.
Esse carro já existe, isso é um 135i coupe stock com os acessórios performance e umas peças em carbono que já são produzidas na concorrência, dado que a BMW não disponibiliza tudo.
Em Portugal tens um 135i Azul Le Mans que é uma mistura entre kit-M e Performance e tens um 123d Branco que segue a mesma fórmula. Provavelmente vão começar a aparecer mais. Ainda no outro dia estava um volante e umas backets embrulhadas e à espera para serem montadas na BMW.
Eu acho é que desenvolveste pouco no teu texto inicial.
Nunca conduzi nenhum destes motores e gostava de poder extrair um pouco mais de sumo de quem sabe.
Como normalmente tudo o que se compara por aqui é considerado incomparavel, seja porque um motor é NA e outro Turbo, seja porque uns são otto e outros diesel, hoje resolvi reflectir um bocadinho sobre estes dois carros que já conduzi.
Ambos têm motores diesel com potências da ordem dos 200 cv e binários de 400 nm, ambos são de marcas com posicionamentos dinâmicos e carros com um toque desportivo, mas são de segmentos diferentes e desenvolveram formas diferentes de ter rendimentos elevados.
O 159 além de ser um belo carro, transmite muita solidez na sua condução é um carro muito seguro e agarrado à estrada e tem um motor que quer pela inércia, quer pela sonoridade denuncia o seu porte razoavel (2.4) e o facto de ter 5 cilindros.
O 123 tem também uns comandos firmes, que pedem convicção na forma de serem manuseados, é mais ágil, mas também muito agarrado à estrada e tem a melhor sonoridade diesel 4 cilindros que já ouvi.
Além dos quase 200 kg que os separam, o que torna o 123 claramente mais rápido é o seu escalonamento da cx muito mais curto (faz 52 km/h por cada 1.000 rpm em 6ª contra 58 do AR) o principal responsavel pela diferença de vigor que se sente quando se conduzem os dois.
Na prática a 200 o BMW vai a +/- 3.850 rpm e o AR vai a 3.450, o que também torna o AR um melhor cruiser, mas de facto com menos nervo aparente.
Conduzi estes dois carros com muitos meses de intervalo, mas em termos de sonoridade são os dois francamente bons para diesel (melhores mesmo que a maioria dos pequenos otto).
Enquanto a BMW usa uma solução mais complexa e tecnológica para tirar 200 cv de um bloco mais pequeno e de apenas 4 cilindros, a AR recorre a uma fórmula mais convencional para obter sensivelmente o mesmo rendimento, ou seja mais cilindrada e mais um cilindro.
Ambos consomem gulosamente para diesel.
Não sei qual das fórmulas prefiro, mas o 2.4 com os seus 5 cilindros tem um charme que talvez o 23d não iguale.
O que acham ?
Bem...... sem ser muito polemico...... acho que só devias comparar os motores, porque comparar o resto....
na realidade é um mau topico!
Bem...... sem ser muito polemico...... acho que só devias comparar os motores, porque comparar o resto....
na realidade é um mau topico!
sorry
Para a próxima faço-te uma consulta antes de lançar o tópico
é uma tristeza que comparar qualquer coisa na opinião de alguns seja uma espécie de competição. Não tem que ser, eu no 1º post salvaguardo as diferenças que existem e são muitas, embora também aja semelhanças.
Mas eu tenho a perfeita noção de que para muitos tudo o que saia da normalidadezinha seja um problema ....
Editado pela última vez por v7; 22 January 2009, 07:46.
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