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Essa arte e saber milenar de...vender carros!
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Há bons e maus profissionais em todo o lado, quanto à educação, bom ou se tem ou não se tem. Burro velho já não aprende.
Quem lida com o público no ramo das vendas sabe que por vezes é necessário ter uma espécie de sexto sentido de forma a avaliar rápidamente o potencial cliente, pois há alguns que gostam de "palmadinhas nas costas e ser apaparicados" outros apenas a simpatia de um cumprimento e disponibilidade quando solicitado a algum esclarecimento e há ainda os clientes que entram, nem cumprimentam quem está a trabalhar e mexem nos carros como se fossem deles... enfim há de tudo tanto da parte dos clientes como dos vendedores. 6º sentido para lidar com os clientes é por vezes a chave do sucesso de alguns vendedores, estes nem precisam de formação civica.
Quando comprei o meu carro, optei por um concessionário (visitei 3) em que o carro me custou + 300€ que outra proposta. Mas porque derivado ao meu trabalho só poderia, ver, exprimentar e efectuar o negócio na hora de almoço (hora critica para as vendas - ora porque há pressa de ir almoçar. ora quando se vem do almoço ainda não apetece trabalhar), resumindo comprei o carro ao vendedor que mais prestavel foi durante as minhas visitas à hora de almoço, no toatl efectuei o negócio em 3 horas repartidas por 3 dias, 1º dia negociar preços e prazos de entrega, 2º dia test drive e 3º dia a conclusão do negócio.
De salientar que o concessionário não tinha em stock a cor escolhida do carro e que me garantiu a entrega do mesmo em 1 semana, no dia marcado para levantar o carro, o carro ainda não tinha matriculas por causa do atraso no abate da minha antiga viatura e foi de imediato disponibilizado um veiculo igual ao que comprei para andar durante alguns dias até receber o meu, que vim a receber 5 dias depois do combinado. Apesar do atraso na entrega fiquei satisfeito porque uma das condições para comprar naquele concessionário era a garantia de entrega numa semana, apesar de não cumprirem o prazo de entrega disponibilizaram na hora sem eu pedir nada um carro igual até receber o meu
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostCorrecto, assim só resta ao consumidor (a única via de proveito para este!) e aqui teremos que reconhecer que não praticamos a 100% a máxima de procurar, pressionar, comparar, etc. etc, na questão das retomas ou aquisições com 0 registo de propriedade.
Mas quando se verifica a situação acima descrita decerto que o consumidor terá a esmagadora dos seus requesitos satisfeitos para a concretização do negócio.
Não me venham com tretas... os vendedores, de uma forma geral, têm uma imagem associada a trafulhice e xico-espertismo, especialmente se estiver-mos a falar de vendedores de usados... Kms martelados, o carro era de uma velhinha que nunca andava, problemas graves que são escamoteados, etc etc.
Alguém vai à Fnac ou à Worten tentar pressionar o vendedor para baixar o preço e negociar a retoma do televisor usado???
Enquanto houver o hábito de andar a regatear os preços dos automóveis, o valor destes irá sempre ser inflacionado.
O negócio dos usados devia ser independente dos novos... só assim as coisas ficavam mais claras.
O vendedor do novo faria o seu melhor preço e ponto!!! não tinha que andar a inventar esquemas e numeros por causa da retoma e mais não sei o quê.
Nos usados deveria haver uma tabela credivel que apontasse o valor de cada carro mediante certos requisitos como o nº de Km's, ano, etc etc.
Toda a gente já sabia que determinado carro valeria aquele valor muito aproximado... o stand queria ou não queria, mas esse já seria outro problema, se não quer procuramos quem queira mas não é o valor que trava o negócio mas sim o stock.
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostPois... é o facto de ter que pressionar, negociar e às vezes até tentar iludir que dá uma imagem "mafiosa" ao negócio dos automóveis.
Não me venham com tretas... os vendedores, de uma forma geral, têm uma imagem associada a trafulhice e xico-espertismo, especialmente se estiver-mos a falar de vendedores de usados... Kms martelados, o carro era de uma velhinha que nunca andava, problemas graves que são escamoteados, etc etc.
Alguém vai à Fnac ou à Worten tentar pressionar o vendedor para baixar o preço e negociar a retoma do televisor usado???
Enquanto houver o hábito de andar a regatear os preços dos automóveis, o valor destes irá sempre ser inflacionado.
O negócio dos usados devia ser independente dos novos... só assim as coisas ficavam mais claras.
O vendedor do novo faria o seu melhor preço e ponto!!! não tinha que andar a inventar esquemas e numeros por causa da retoma e mais não sei o quê.
Nos usados deveria haver uma tabela credivel que apontasse o valor de cada carro mediante certos requisitos como o nº de Km's, ano, etc etc.
Toda a gente já sabia que determinado carro valeria aquele valor muito aproximado... o stand queria ou não queria, mas esse já seria outro problema, se não quer procuramos quem queira mas não é o valor que trava o negócio mas sim o stock.
O automóvel é um bem de longa duração e custa caro na aquisição, daí a negociação e existência de margem de manobra e proveito para ambas as partes do negócio.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostQuanto à atitude do vendedor, está errada e falta profissionalismo e até polimento.
Mas a outra questão já és tu que não queres ver.
Se tu consideras que a tua Mondeo vale 20.000 euros (e eu não sei se vale ou não), nada mais simples:
- Colocas à venda no Standvirtual e Ocasião por esse valor, e rapidamente tens a carrinha vendida.
...ou talvez não !
Para começar, dificilmente um particular consegue vender um carro pelo mesmo preço do stand. Isto é simples, pois o stand recebe retoma (se for o caso) e oferece garantia, o que custe o que custar é uma segurança para alguns compradores.
Logo aí, se elas estiverem a ser vendidas nos stands por 20.000 euros (e não sei se estão), nunca o particular consegue vender pelo mesmo preço (excepto a um distraído), e muito menos o stand poderá dar esse valor à retoma, por questões óbvias.
Quando eu vendi o meu último carro (particularmente), vendi sensivelmente entre o valor de venda de um stand e o valor de retoma do mesmo.
Era a única forma de ser um bom negócio para mim e para o comprador.
Ainda assim, o meu carro esteve mais de um ano à venda, período durante o qual tive períodos de não receber qualquer contacto, alternado com outros períodos de propostas que não tinham interesse (trocas ou valores baixos). Cheguei mesmo a pensar que aquele carro ia morrer nas minhas mãos.
Ao fim de mais de um ano, lá consegui vender o carro pelo valor pretendido.
O carro em questão era um Honda Accord 2.0 com caixa automática. O carro estava irrepreensível, com livro de revisões completo e 6x.000 kms.
Porque é que demorou tanto a vender ?
- Porque eu tive pacientemente de esperar pelo cliente-tipo daquele carro.
Segmentos D a gasolina são péssimos para se vender, a caixa auto não ajuda, e um Honda tem má fama junto dos instaladores de GPL (também senti essa dificuldade).
Ou seja, era um carro pouco procurado/desejado.
Se o mesmo se passa com essa Mondeo (como parece ser o caso), o valor vem por aí abaixo.
Quando eu (e outros) referimos aqui na compra de um carro novo o factor desvalorização, muitos dizem "isso não me interessa".
Ora, ninguém pode esperar comprar um Citroen C4 e esperar que em usado ele valha (e tenha a procura) de um VW Golf.
Não nos vamos esquecer do estado geral do mercado, que empurra todos os preços para baixo.
Resumindo, a atitude do vendedor foi péssima, mas se achares que o teu carro vale esse valor, vende-o tu.
Vais chegar a uma de duas conclusões: ou estás certo, ou estás errado.
As garantias de um stand um particular não oferece mas oferece uma cara e a certeza de Kms q o carro tem. E de pessoal c problemas de garantias c usados, é o q mais se vê. Por isso sempre comprei viaturas de serviço, c mesma garantia de novo. Aí sim, pode valer a diferença. Mais: não tenho grandes dúvidas em dizer q, face ao q vejo do mercado, 20M euros p meu carro era um valor perfeitamente vendavel para minha viatura, se a colocasse à venda particularmente. Desde q me disponibilizasse a fazê-lo, o q não é o caso pq aí sim teria obrigatoriamente q procurar outro carro e colocar-me afincadamente no mercado... O q não me apetece fazer. Trata-se apenas de não me interessar a relação esforço a fazer/proveito q daí advenha. Por isso disse q tinha q seruma situação claramente vantajosa q esbarrasse em mim.
Se quiserem continuar a falar no acessório do tema q é o preço justo ou não, à vontade, pq a minha opinião mantém-se.
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Originalmente Colocado por manucas Ver PostEsqueces aí um aspecto fundamental: eu não procuro, a todo esforço e seja por q preço, vender o carro. Eu fui chamado à atenção por um negócio potencialmente interessante, em q me disponibilizava dar o q me pediam pelo outro, se me oferecessem o q acho q meu vale. Isto assumindo já q outros similares mas c menos equipamento, menos motor e mais antigos, apresentam esse valor de usados. Quero lá saber se são de particulares ou Stands...são a bitola do q eu vejo no mercado. E não tenho de perceber qq desconto só pq o vou vender a uma empresa q pretende fazer lucro c meu e q já fez lucro c o q me vai vender.
As garantias de um stand um particular não oferece mas oferece uma cara e a certeza de Kms q o carro tem. E de pessoal c problemas de garantias c usados, é o q mais se vê. Por isso sempre comprei viaturas de serviço, c mesma garantia de novo. Aí sim, pode valer a diferença. Mais: não tenho grandes dúvidas em dizer q, face ao q vejo do mercado, 20M euros p meu carro era um valor perfeitamente vendavel para minha viatura, se a colocasse à venda particularmente. Desde q me disponibilizasse a fazê-lo, o q não é o caso pq aí sim teria obrigatoriamente q procurar outro carro e colocar-me afincadamente no mercado... O q não me apetece fazer.
Trata-se apenas de não me interessar a relação esforço a fazer/proveito q daí advenha. Por isso disse q tinha q ser uma situação claramente vantajosa q esbarrasse em mim.
Se quiserem continuar a falar no acessório do tema q é o preço justo ou não, à vontade, pq a minha opinião mantém-se.
Manucas,
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostA partir deste ponto, a vantagem comercial é sempre do consumidor, a questão é que a esmagadora maioria das vezes, o cenário não é o acima apresentado e não existe ainda ou não é praticado pelos próprios potenciais comparadores a dita pressão/pesquisa/negociação que o consumidor sofre pela parte da representação ou mercado automóvel aquando da compra.
Se era enganado na mesma? Talvez. Mas era enganado c a sensação de rectidão em vez do q aqui querem insinuar de "o dele não vale isso, q resposta esperava?"
Manucas,
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Originalmente Colocado por manucas Ver PostÉ isso mesmo q tenho tentado explicar: a vantagem negocial é minha pq não tenho a pressão de vender ou comprar...convenhamos, os ganhos evidentes são a estética e os cms a menos, assumindo q a minha mulher conduz a 159. Mas não estou a perder mais nada, excepto talvez na manutenção, dado q o meu tem significativamente mais Kms. Logo, e excepto se o vendedor utilizasse uma inteligência negocial e taçto q não teve, nunca conseguiria fazer aquele negócio, por mais brilhante q fosse. E volto a dizer, para quem ainda não percebeu: mais depressa ficava a pensar e c peso de consciência se me dissessem q me davam o valor q pretendo e inflacionar a viatura q vendem pq não podiam fazer desconto, por exemplo (atenção q não digo q faria negócio) do q a puxada saloia da relíquia.
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostA dita tabela existe, só existe é um pequeno problema é a dualidade de critérios na leitura da mesma, conforme seja particular ou representação na retoma de um usado.
O automóvel é um bem de longa duração e custa caro na aquisição, daí a negociação e existência de margem de manobra e proveito para ambas as partes do negócio.
Ao que julgo saber existe uma "tabela" pouco credivel, segundo os vendedores, tabela essa que no fundo são duas tabelas...o valor de compra na retoma, inferior, e o valor da venda usado, superior.
Seria necessário encontrar uma tabela deste tipo, credivel e ajustada ao nosso mercado, revista semestralmente ou até trimestralmente de forma a ser claro para todas as partes o valor de cada carro em determinada condição.
As associações do comercio automóvel em vez de andar a chorar pelos cantos faziam melhor em procurar regular e clarificar este tipo de coisas... mas não... o jogo da especulação associado a uma enorme neblina que existe nesta área, pelos vistos, interessa a muita gente.
Com respeito ao bem de longa duração... não me parece que um carro, normalmente, dure mais tempo na mão do dono que uma televisão, frigorifico, Hi-fi, bicicleta ou até uma torradeira... ainda por cima a maioria fica na rua sujeita a vandalismos e roubos.
Alguém regateia estas coisas ou pressiona o vendedor no Continente, Fnac ou Worten?
Passou-se a ideia de que os carros são coisas especiais e tal... são os que são!!! ... são bens de consumo cada vez mais efemeros como todos os outros. Já era tempo de serem tratados como tal... haverá excepções (Porsches, Ferraris, Lambos, Rolls, etc) tal como há Plasmas de 10.000€ e colunas de som de 100.000€ que têm uma abordagem diferente... mas há que separar as águas!
À margem de manobra que tu referes eu chamo "inflacionamento do preço para depois poder baixar"... o cliente fica todo contente por achar que fez um grande negócio e o vendedor conseguiu vender mais caro do que aquilo que era suposto... assim não vamos a lado nenhum.
Deve haver honestidade, seriedade e preços fixos (a menos que haja uma campanha anunciada) ou então é uma "ciganisse" pegada.
Tem algum jeito eu comprar um carro novo num determinado stand e a um determinado vendedor e depois saber que ele vendeu um carro igualzinho nas mesmas condições (sem retoma) a outra pessoa por outro valor??!!... e não estou a falar de campanhas.
Pk? pk eu comprei pelo valor que ele me pediu e a outra pessoa regateou até à exaustão e ele "conseguiu" um "jeitinho" no preço ... Marocco Style
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O paradigma do comércio automóvel mudou e muita gente ainda não se apercebeu disso.
Há uns 10, 15 ou 20 anos, os carros usados eram muito procurados e eram facilmente vendidos pelos stands. A sua desvalorização era por isso relativamente baixa. Nestas épocas, os stands podiam fazer retomas a valores elevados porque sabiam que os vendiam logo a seguir sem perder dinheiro.
Actualmente, tudo mudou: o mercado está inundado de carros usados (a maior parte em bom estado) mas... há pouca procura e é muito difícil vender. Isto faz com que uma retoma seja um potencial problema para os stands. Pode demorar muitos meses a vender ou pior ainda, nem sequer vender!
Coloquem-se no lugar dos stands: imaginem que aparece lá um cliente que quer comprar um carro de 35000 euros e tem um carro para entregar, pelo qual quer 20000 euros. Vocês faziam o negócio, sabendo que ganham 2500 euros na venda do novo, mas perdem 20000 euros na aquisição da retoma?
Na prática, o stand está a ter uma despesa de 17500 euros ! Claro que se conseguirem vender a retoma, recuperam os 20,000 euros ou até possivelmente mais. Mas, da maneira como anda o mercado, é extremamente arriscado aceitar retomas. Aliás, muitos stands deixaram simplesmente de aceitar retomas. E compreendo bem porquê.
Assim, neste novo paradigma, temos que esquecer de vez as retomas. O ideal é escolher bem o veículo que queremos e precisamos para pelo menos os próximos 12 anos em vez de andar a trocar de carro frequentemente.
Se precisarem mesmo de trocar um carro recente, tentem vendê-lo a um particular. Esqueçam as retomas nos stands.
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eu, o que falas não podia estar mais certo.
Contudo, é mais que sabido que muitos vendedores fazem propostas completamente despropositadas em relação a retomas de veículos que se vendem num instantinho mal colocados no mercado de usados. E quando falo num instantinho...falo no dia seguinte.
O que não falta é gente a desculpar-se com "a crise"...
Acompanhei de perto o caso de um MINI Cooper D de uma amiga que o queria dar para retoma.
De loucos as propostas miseráveis que chegou a ter em muitos stands. Mas quando digo de loucos, digo mesmo de loucos.
Acabou por vendê-lo a particular, pôs o anúncio e no dia seguinte já tinha interessados e o carro acabou por ser vendido a um deles...
Claro que todo o processo lhe deu muito mais trabalho.
Aliás, essa era a razão para o entregar ao stand, por muito que até faça impressão a muitos aqui que ligam muito a carros, muita gente quer perder o menos tempo possível nestas coisas e por isso nem sequer equaciona vender a um particular em primeiro lugar e sabe perfeitamente que fazendo-o até poderia ganhar mais.
Mas é mais fácil entregar ao stand e "receber" o novo. Até psicologicamente é algo muito mais "relaxante". E isso conta
Quanto à qualidade dos vendedores ou falta dela, só conto uma que me aconteceu no outro dia quando andei a equacionar a troca do meu S1 E87 por um E82.
Mostrei-me interessado pelo modelo, configurei o veículo com o vendedor no stand, quando me perguntou pela cor respondi-lhe: "ah preto ou azul escuro", ao que ele me respondeu: "qualquer uma é uma excelente escolha".
Depois fomos ver o meu (preto) ao parque e a primeira coisa que sai da boca do vendedor é: "hum...é preto...sabe isto não é muito fácil de vender...a pintura desgasta-se muito".
Ao que eu larguei uma risada e disse-lhe: "preto difícil de vender? Hum...deixe lá, já nem precisa de ver mais o carro, tenha uma muito boa tarde".
Depois andou a chatiar-me durante mais de 1 semana a querer fazer o negócio, se bem me lembro
Não tivesse sido estúpido e querido "enganar-me" (porque nitidamente começar assim era para me dar uma retoma de m****) e o negócio podia ter sido feito...ou pelo menos havia maior probabilidade de o fazer.
E qual foi o problema deste vendedor? Quis tentar a sorte em tomar o comprador por estúpido.
E muitos deles tentam.Editado pela última vez por Andre; 30 July 2009, 21:42.
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Eu concordo na globalidade c estes 2 posts anteriores, fazendo só algumas considerações sem citação pq de telemóvel é mais difícil.
Não sei se eventualmente fazia negócio no caso da diferença ser de 10M euros, mas se o Alfa estivesse em excelente estado, eventualmente sim pq considero ser bom preço. Claro q mentia se dissesse q a atitude do concessionário/vendedor tb conta.
Respondendo ao Automob. é claro q o ideal é negócio claro e aberto mas isso é pedir mt no mundo dos veículos usados, acho. Logo, prefiro ser enganado inteligentemente, ainda q me digam q o preço é p viatura sem retoma ou sem desconto, q ser enganado ignorantemente, como se estivesse a pedir algo impensável, impossível e me fizessem de parvo por pedir o justo, só pq tinha o dever de saber q não se vende a seguir.
Em relação à retoma, mais uma vez: estamos a falar em termos hipotéticos ao considerar q uma 159 por 30M vende-se como uva mijôna e a Mondeo vai p o museu do Caramulo mas o q vejo é mt oferta de 159 e menos de Mondeo 2.2. Assumindo ainda q mais vale 10M euros no banco de imediato q uma 159 à espera de cliente...é uma questão de interesse/probabilidade.
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Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver PostMas o Mini sempre se vendeu bem, mas André, sabes tão bem como eu que é dos poucos casos que actualmente assim é.
Não são assim tão poucos
Para carros que não tenham km ou idade crónica...
Qualquer premium diesel, regra geral, vende-se bem.
Qualquer diesel 207, QQ, Golf, etc, etc, vende-se bem.
E contudo, se neste momento alguém com um for a 2 ou 3 concessionários é capaz de ter propostas para retoma miseráveis.
Não estamos a falar de segmentos D a gasolina mas, pelo me tenho apercebido nos últimos tempos, a crise no sector deu um autêntico alibi para quase todas as retomas serem tratadas assim...
E isso acontece, a meu ver, de forma directamente proporcional ao interesse do vendedor na venda de determinado modelo.
Tu melhor que ninguém deves saber isso. Qualquer vendedor selecciona clientes e quer vender os veículos mais altos da gama.
De certeza que tens muito mais interesse em vender uma S-Max que um Ka
De certeza que tens muito mais interesse em vender um carro em que a retoma seja para abate ou não exista, porque -como é natural- a maior parte das retomas versa veículos com 4 ou mais anos que são cada vez mais difíceis de vender como usados porque a quantidade de usados com menos de 4 anos é grande.
Quanto ao caso específico do tópico, é mais que certo e sabido que tentar troca por retoma + pequeno x num stand de usados é em 99% dos casos puro suicídio financeiro e o x acaba bem grande, porque a retoma é miserável.
Mesmo na compra de semi-novos com garantia de 2 anos das marcas, o valor da retoma é radicalmente diferente se se for comprar novo!Editado pela última vez por Andre; 30 July 2009, 21:59.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostPoucos?
Não são assim tão poucos
Para carros que não tenham km ou idade crónica...
Qualquer premium diesel, regra geral, vende-se bem.
Qualquer diesel 207, QQ, Golf, etc, etc, vende-se bem.
E contudo, se neste momento alguém com um for a 2 ou 3 concessionários é capaz de ter propostas para retoma miseráveis.
Não estamos a falar de segmentos D a gasolina mas, pelo me tenho apercebido nos últimos tempos, a crise no sector deu um autêntico alibi para quase todas as retomas serem tratadas assim...
E isso acontece, a meu ver, de forma directamente proporcional ao interesse do vendedor na venda de determinado modelo.
Tu melhor que ninguém deves saber isso. Qualquer vendedor selecciona clientes e quer vender os veículos mais altos da gama.
De certeza que tens muito mais interesse em vender uma S-Max que um Ka
De certeza que tens muito mais interesse em vender um carro em que a retoma seja para abate ou não exista, porque -como é natural- a maior parte das retomas versa veículos com 4 ou mais anos que são cada vez mais difíceis de vender como usados porque a quantidade de usados com menos de 4 anos é grande.
Cascais é diferente, ha pouca oferta. Golf's tambem ja se vendeu bem,agora esta mais parado, olha as 320D e as Passat's que o valor caiu porque os comerciantes estao carregadas delas por causa das gestoras de frota...? Isto é tudo muito volatil...
As propostas acabam por serem miseraveis devido ao excesso de carros que o comercio tem daqueles já...!!! Logico que como tudo há stands e stands...e ha comerciantes melhores e piores. E há comerciantes mais vocacionados para vender certos tipos de carros que outros...isto é tudo muito variavel.
Quanto a eu preferir vender S-MAX's do que Ka's...sem duvida, não há Ka's para vender Só para Janeiro
E que os Focus e Fiestas sejam todos com carros de abate...que assim não há retomas...
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Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver PostGolf's tambem ja se vendeu bem,agora esta mais parado...
O que não falta ai são Golfs de 2005/2006 com mais de 100k a pedirem 18/19k por eles...está tudo doido...ainda para mais com bluemotions de 2008 a 19600.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostMas ganhas mais em vender uma S-Max que um Ka, não?
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostEstá parada a venda e os preços, que não descem nem por nada.
O que não falta ai são Golfs de 2005/2006 com mais de 100k a pedirem 18/19k por eles...está tudo doido...ainda para mais com bluemotions de 2008 a 19600.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostEstá parada a venda e os preços, que não descem nem por nada.
O que não falta ai são Golfs de 2005/2006 com mais de 100k a pedirem 18/19k por eles...está tudo doido...ainda para mais com bluemotions de 2008 a 19600.
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A situação dos veículos usados é perniciosa pq, em última análise, quem se queixa q o mercado està mau foi igualmente quem mais contribuiu p isso. Não foram os stands q descobriram a mina das importações, inundando o mercado de veículos quase, quase novos c 200M kms? Não são os concessionários/stands q tanto torcem o nariz a retomas os primeiros a estimular a troca frequente e descartar periodicamente o carro, com os Options, AOV, ALD, renting, e outras milhentas soluções? É claro q esse parque automóvel descartável vai parar a qq lado...
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostQual é a tabela que existe?
Ao que julgo saber existe uma "tabela" pouco credivel, segundo os vendedores, tabela essa que no fundo são duas tabelas...o valor de compra na retoma, inferior, e o valor da venda usado, superior.
Seria necessário encontrar uma tabela deste tipo, credivel e ajustada ao nosso mercado, revista semestralmente ou até trimestralmente de forma a ser claro para todas as partes o valor de cada carro em determinada condição.
(...)
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Originalmente Colocado por Andre Ver Posteu, o que falas não podia estar mais certo.
Contudo, é mais que sabido que muitos vendedores fazem propostas completamente despropositadas em relação a retomas de veículos que se vendem num instantinho mal colocados no mercado de usados. E quando falo num instantinho...falo no dia seguinte.
O que não falta é gente a desculpar-se com "a crise"...
Acompanhei de perto o caso de um MINI Cooper D de uma amiga que o queria dar para retoma.
De loucos as propostas miseráveis que chegou a ter em muitos stands. Mas quando digo de loucos, digo mesmo de loucos.
Acabou por vendê-lo a particular, pôs o anúncio e no dia seguinte já tinha interessados e o carro acabou por ser vendido a um deles...
Claro que todo o processo lhe deu muito mais trabalho.
Aliás, essa era a razão para o entregar ao stand, por muito que até faça impressão a muitos aqui que ligam muito a carros, muita gente quer perder o menos tempo possível nestas coisas e por isso nem sequer equaciona vender a um particular em primeiro lugar e sabe perfeitamente que fazendo-o até poderia ganhar mais.
Mas é mais fácil entregar ao stand e "receber" o novo. Até psicologicamente é algo muito mais "relaxante". E isso conta
Quanto à qualidade dos vendedores ou falta dela, só conto uma que me aconteceu no outro dia quando andei a equacionar a troca do meu S1 E87 por um E82.
Mostrei-me interessado pelo modelo, configurei o veículo com o vendedor no stand, quando me perguntou pela cor respondi-lhe: "ah preto ou azul escuro", ao que ele me respondeu: "qualquer uma é uma excelente escolha".
Depois fomos ver o meu (preto) ao parque e a primeira coisa que sai da boca do vendedor é: "hum...é preto...sabe isto não é muito fácil de vender...a pintura desgasta-se muito".
Ao que eu larguei uma risada e disse-lhe: "preto difícil de vender? Hum...deixe lá, já nem precisa de ver mais o carro, tenha uma muito boa tarde".
Depois andou a chatiar-me durante mais de 1 semana a querer fazer o negócio, se bem me lembro
Não tivesse sido estúpido e querido "enganar-me" (porque nitidamente começar assim era para me dar uma retoma de m****) e o negócio podia ter sido feito...ou pelo menos havia maior probabilidade de o fazer.
E qual foi o problema deste vendedor? Quis tentar a sorte em tomar o comprador por estúpido.
E muitos deles tentam.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostPara carros que não tenham km ou idade crónica...
Qualquer premium diesel, regra geral, vende-se bem.
Há uns 5 anos atrás, uma retoma de um destes veículos representava um risco quase nulo para o stand. Actualmente, já não é bem assim...
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Originalmente Colocado por eu Ver PostMesmo esses modelos começam a ser cada vez mais difíceis de vender. Não faltam por aí stands cheios de Passats, A4, classe C, Série 3, etc...
Há uns 5 anos atrás, uma retoma de um destes veículos representava um risco quase nulo para o stand. Actualmente, já não é bem assim...
Podem não faltar mas nem por isso as vês descer de preço...
pq até dão um bom ar á casa e a malta sempre vai parando p ver as "bombas" e, mais tarde ou mais cedo lá há-de aparecer o incauto q pode dar a quantia q se pede, seja ela ajustada ao veiculo ou não.
E, mais uma vez, é um risco calculado e consciente: quem pede um determinado valor é pq tem a capacidade e dá-se ao luxo de poder esperar por esse valor...ou resta-lhe descer o preço. E alguns q vejo são preços crónicos...
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