Deve ser mesmo chato ter de comprar um carro a pensar no valor de retoma quando o for vender...
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Originalmente Colocado por JCSTILO Ver PostEntão dá-me lá um comentário teu a este meu exemplo:
Fiat Stilo MW 1.9 Mjet, de 2007 com 30kkm...comprada nova no IMV por 26000€ (marcados 31000)...em 2008 o valor máximo que o IMV dava à retoma era de 12500/13000 máx...
O que achas?
Podes ter as tuas ideias, que eu respeito, mas valor comercial e FIat são duas palavras que não se encaixam.
Cumpts,
JC
Quanto tempo tiveste o carro?
Um ano?
Mas isto vai ficar aos poucos como em França e quem sabe como nos EUA.
Os usados cada vez valem menos.
Eu o último carro que entreguei como retoma (2003) ainda escapou a esta "febre" de desvalorização.
Uma vergonha. Assim não faz sentido comprar novo, quando os usados são tão mais baratos.
Comentário
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostAcho uma vergonha!
Quanto tempo tiveste o carro?
Um ano?
Mas isto vai ficar aos poucos como em França e quem sabe como nos EUA.
Os usados cada vez valem menos.
Eu o último carro que entreguei como retoma (2003) ainda escapou a esta "febre" de desvalorização.
Uma vergonha. Assim não faz sentido comprar novo, quando os usados são tão mais baratos.
Ainda reclamei tendo mesmo sido recebido pelo responsável Ibérico da Fiat que me propôs então igualar o melhor valor de retoma que eu tinha na concorrência...mas eu não quiz já que apenas acedi ir a essa reunião para lhes transmitir que se não forem eles os primeiros a fidelizar os clientes, seguramente não será a concorrência! Assim acabei por fazer o negócio que já tinha apalavrado, no caso na VW, á que para mim a palavra ainda é um contrato!
Mas com o evoluir das retomas nos usados, começo cada vez mais a dar prioridade a negócios com semi-novos em que se conheça a proveniência e a bons preços.
Cumpts,
JC
Comentário
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JCSTILO,
Não sei se me consegues responder a uma questão...
Eu comprei um Stilo 3p VAN em 2003, mas para além da qualidade visivel, atriu-me principalmente o seu design, a sua beleza até, comprei-o e usei-o com a consciência de ter escolhido o carro que queria exactamente!
Um Stilo MW tem todas as qualidades do Stilo 3p e ainda mais algumas, exceptuando o facto de ser feio todos os dias!!
Ora, alguém só compra um Stilo MW se tiver a perfeita noção das suas qualidades e vantagens, correcto?
E quem, depois de comprar um Stilo MW, compra outro exactamente igual, só que mais recente! Quais são as razões para tal acção?
Mais ainda... o que leva alguem que comprou dois carros exactamente iguais, um a seguir ao outro, vender o ultimo passado apenas um ano depois da compra, para comprar um que lhe vai dar mais valor de retoma...
Eu não sei... mas às vezes não ficava mal contar a historia completa.
Comentário
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostNo dia em que a VW for Premium qual o sentido da existência da Audi?
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Originalmente Colocado por dio Ver PostJCSTILO,
Não sei se me consegues responder a uma questão...
Eu comprei um Stilo 3p VAN em 2003, mas para além da qualidade visivel, atriu-me principalmente o seu design, a sua beleza até, comprei-o e usei-o com a consciência de ter escolhido o carro que queria exactamente!
Um Stilo MW tem todas as qualidades do Stilo 3p e ainda mais algumas, exceptuando o facto de ser feio todos os dias!!
Ora, alguém só compra um Stilo MW se tiver a perfeita noção das suas qualidades e vantagens, correcto?
E quem, depois de comprar um Stilo MW, compra outro exactamente igual, só que mais recente! Quais são as razões para tal acção?
Mais ainda... o que leva alguem que comprou dois carros exactamente iguais, um a seguir ao outro, vender o ultimo passado apenas um ano depois da compra, para comprar um que lhe vai dar mais valor de retoma...
Eu não sei... mas às vezes não ficava mal contar a historia completa.
(EDITADO)
Tinha escrito aqui a minha justificação mas apaguei-a porque, sinceramente, acho que não te devo qualquer explicação.
Emprestáste-me dinheiro para alguma das minhas compras???
Sinceramente...
Que eu saiba ainda sou dono das minhas decisões!
JCEditado pela última vez por JCSTILO; 16 August 2009, 23:40.
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Originalmente Colocado por dio Ver PostAinda bem que tenho escolhido o carro que gosto e não o que dá melhor valor de retoma!!!
Não conseguia andar com um carro que não gosto uma serie de anos só porque vai dar um bom valor de retoma... que grande tédio!!!
Evidentemente que, dentro dum leque de opções de carros de que se gosta, se devem analisar todos os factores relevantes na compra do mesmo.
Se se opta por um carro a diesel para gastar menos, também faz todo o sentido que se opte por um carro com maior valor de retoma. Ainda que isso não seja evidente ao consumidor desinformado, ambos (combustível e retoma) acabam por ser despesas na ownership do carro.
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Atenção que não adianta nada poupar por exemplo 500 € por ano no mesmo carro por ser Diesel em vez de Otto; e pagar muito mais na manutenção.
Quanto ás retomas,
Um carro que é mais caro também será lógico valer mais de retoma;
no entanto para onde o mercado caminha os valores de retoma vão tendencialmente ser cada vez mais baixos.
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Originalmente Colocado por JCSTILO Ver PostVanquish,
Óbviamente que não levo a mal até porque estamos todos aqui devido à paixão que nutrimos pelo automóvel, marcas à parte!
De facto tenho tido muitos carros e sempre que os compro tenho (algo que julgo ser transversal a qualquer um de nós) sempre a tendência para valorizar aquilo que me parecem ser as suas virtudes. Acho que isto é uma tendência natural até porque gastámos dinheiro e não queremos pensar que foi muito mal empregue...só que às vezes até é!
Eu percebi que te tinhas enganado no modelo (Astra) mas quiz também seguir com a brincadeira...e no caso deste carro até foi um modelo que sempre defendi (motor...continuo a achar que não é sub-motorizado) mas que acabou por ser para mim um dos maus negócios que fiz já que vivi inúmeras más experiências com a péssima assitência técnica em PT...
Depois no caso que também faláste, do Stilo, se no primeiro o carro vinha com um "brinde" por já ter tido um acidente grave, o segundo foi um bom carro mas também aqui tive problemas com a assistência e, para finalizar, uma péssima avaliação para retoma por parte da própria Fiat...o que me deixou muito descrente sobre o facto de voltar a investir dinheiro nesta marca. É que comprar um carro por 26000 que estava marcado por 31000 e 12 meses depois na Fiat só me darem 12500 a 13000 máx. é no minimo ofensivo e passivel de reflexão...Acabei por vender a carrinha por 17000...na VW, sendo que nesta tenho grandes descontos de aquisição (portanto teria à partida menor margem de manobra...)
Bom, isto tudo para dizer que sim, às vezes excedo-me talvez pela forma apaixonada como vivo os automóveis...pois estes acabam por ser a minha vida, desde miúdo...e mesmo hoje o são já que são eles que me proporcionam a vida que tenho.
Um abraço,
JC
Compreendo o teu ponto de vista e, já que estamos numa de perdoa-me, sei que tu e muitos me julgam "franciu-fã" mas nada é mais errado. Por vezes apenas tento explicar que tambem não são tão maus como os pintam, o que é diferente.
Um Abraço
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Originalmente Colocado por JCSTILO Ver Post(EDITADO)
Tinha escrito aqui a minha justificação mas apaguei-a porque, sinceramente, acho que não te devo qualquer explicação.
Emprestáste-me dinheiro para alguma das minhas compras???
Sinceramente...
Que eu saiba ainda sou dono das minhas decisões!
JC
Também tomo as minhas decisões de compra de automóveis com o meu dinheiro, no entanto não culpabilizo as marcas por elas, tenham sido boas ou más.
O que interessa é que estejas satisfeito.
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Originalmente Colocado por dio Ver PostE fizeste tu muito bem!
Também tomo as minhas decisões de compra de automóveis com o meu dinheiro, no entanto não culpabilizo as marcas por elas, tenham sido boas ou más.
O que interessa é que estejas satisfeito.
Como sabes para a maioria das pessoas a compra de um carro é um passo grande (às vezes maior que a perna...) e o potencial valor de retoma deve entrar na equação.
No exemplo que o JCSTILO indica penso que tem a ver com o modelo específico, que sempre teve vendas marginais e pouca procura, no caso do teu 159 acho que já se consegue ter um carro "desalinhado" sem ter uma enorme dor de cabeça na altura da venda, pois pelo o que tenho visto tem valores de retoma aceitáveis.
Se calhar num 325i que custa +€50k ao vender com 1 ou 2 anos tb ninguém dá nada por aquilo, uma 320d até deve valer mais e foi mais barata, depende dos modelos, e sim das marcas.
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Originalmente Colocado por dio Ver PostLá está!
Claro que a vida dá muitas voltas e cada um sabe da sua!
Mas tenho a certeza que ninguém compra um Stilo MW (ou outro carro com tal especificidade) com a ideia de o vender logo no ano seguinte e esperar que lhe seja atribuído um valor de retoma justo.
É só essa a questão...
Comentário
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Originalmente Colocado por dio Ver PostLá está!
Claro que a vida dá muitas voltas e cada um sabe da sua!
Mas tenho a certeza que ninguém compra um Stilo MW (ou outro carro com tal especificidade) com a ideia de o vender logo no ano seguinte e esperar que lhe seja atribuído um valor de retoma justo.
É só essa a questão...
Será que algum de nós consegue prever o futuro ao ponto de dizer que não vai vender, p.ex., o carro dentro de um ano???
E sim, a questão da valorização na retoma deve ser ponderada no momento da compra. A Stilo MW era um modelo muito especifico? Sim era. Mas daí à propria marca lhe atribuir menos de 50% do valor...sinceramente, é GOZAR com os clientes e a prova que nem eles estão preocupados em alterar o status-quo da marca!
Cumpts,
JC
Comentário
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Originalmente Colocado por JCSTILO Ver PostPara mim essa é uma falsa questão ainda mais no meu caso...Se fosse para vender no ano seguinte teria comprado talvez ouro ou outro bem que esteja em alta...
Será que algum de nós consegue prever o futuro ao ponto de dizer que não vai vender, p.ex., o carro dentro de um ano???
E sim, a questão da valorização na retoma deve ser ponderada no momento da compra. A Stilo MW era um modelo muito especifico? Sim era. Mas daí à propria marca lhe atribuir menos de 50% do valor...sinceramente, é GOZAR com os clientes e a prova que nem eles estão preocupados em alterar o status-quo da marca!
Cumpts,
JC
Mas se nao conseguimos prever o futuro, mais vale é acautelarmo-nos, e por essa ordem de ideias, compramos aquele que desvaloriza menos. É a razão VS emoção...
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Originalmente Colocado por rmp Ver PostO GTD é premium num país:
- em que quem ganha 5000€/mês é rico,
- em que ter um Boxster é considerado coisa de muito rico,
- em que se tem de ter sempre um carro melhor que o do vizinho.
Cumprimentos.
já deste cabo da minha tarde... queres dizer então... errr... que não sou RICO????
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Originalmente Colocado por JCSTILO Ver PostPara mim essa é uma falsa questão ainda mais no meu caso...Se fosse para vender no ano seguinte teria comprado talvez ouro ou outro bem que esteja em alta...
Será que algum de nós consegue prever o futuro ao ponto de dizer que não vai vender, p.ex., o carro dentro de um ano???
E sim, a questão da valorização na retoma deve ser ponderada no momento da compra. A Stilo MW era um modelo muito especifico? Sim era. Mas daí à propria marca lhe atribuir menos de 50% do valor...sinceramente, é GOZAR com os clientes e a prova que nem eles estão preocupados em alterar o status-quo da marca!
Cumpts,
JC
Apesar de já estar o Bravo em comercialização uns tempos antes e logo o Stilo passar a modelo "antigo".
No entanto... em venda a particular talvez o valor fosse bem mais alto.
Os Stilos Van de 2 lugares até têm um valor fixe no mercado.
Essas MW são um bocado mono.
Olha, sei de um Stilo de 2002 (7 anos agora) que vai ser vendido por 13.000 €.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostRealmente 50% é uma vergonha.
Apesar de já estar o Bravo em comercialização uns tempos antes e logo o Stilo passar a modelo "antigo".
No entanto... em venda a particular talvez o valor fosse bem mais alto.
Os Stilos Van de 2 lugares até têm um valor fixe no mercado.
Essas MW são um bocado mono.
Olha, sei de um Stilo de 2002 (7 anos agora) que vai ser vendido por 13.000 €.
Se os Stilo 2.4 Abarth andam pelos 8000-9000€..
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Originalmente Colocado por ganancia Ver PostVai ser o negócio da vida do vendedor!!!
Se os Stilo 2.4 Abarth andam pelos 8000-9000€..
Se quer pagar esse valor, está no direito dele... afinal conhece o carro em questão
Eu tenho um, está a GPL, ainda com menos de 60.000 e digo-te já que não o vendo.
Nem por 25.000 € acredita.
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Era uma vez o Herbôncio [ Herbôncio é um nome hipotético, qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência ].
O Herbôncio trabalhava no Jornal 'A Roda' e neste preciso dia do mês de Junho, tinha sido convidado a escrever um artigo para 'A Roda' comparando o Golf GTD 'anda que se farta com mais 200 cv do que o anunciado pela marca, não consome nada e dura 100 anos sem ferrugem nem ruídos parasitas e com botões como novos'.
Era a bem dizer uma oportunidade para o Herbôncio mostrar os seus dotes jornalisticos para talvez conseguir um contrato mais certo que lhe permitisse adquiri aquele lindo apartamento no andar número 13 irado para Este com o qual a sua família sonhava todos os dias.
Entrou para o seu lindo **** de 1500 € semi novo com só 2 anitos e que tinha sido extraordinariamente estimado pelo vendedor da **** que o usara para serviço, com uns possantes 65 cvs que por vezes o deixavam tonto só com patinar da embraiagem ao arrancar, e lá foi para a sede da 'A Roda'.
Lá chegado.. após a atribulada viagem em que a parte mais interessante era a passagem pelo placard publicitário da Diana Chaves quase despida a publicitar uma qualquer marca de roupa de Verão e qual não foi o seu espanto ao deparar que só o Golf GTD 'anda que se farta com mais 200 cv do que o anunciado pela marca, não consome nada e dura 100 anos sem ferrugem nem ruídos parasitas e com botões como novos' havia sido disponibilizado para teste.
Inquirido o responsável pela coordenação do teste, este informou que as informações dos outros veículos já haviam sido compiladas por jornalistas idóneos e por centros de análise de alta tecnologia na Suiça, pelo que o jornalista só tinha a seu cargo a análise de uma viatura, o que facilitaria a sua tarefa, lhe permitiria voltar para casa mais cedo e ver o placard da Diana Chaves outra vez no mesmo dia sem ser noite, e receber como se fosse um dia normal de trabalho.
Lá se sentou ao volante do Golf GTD 'anda que se farta com mais 200 cv do que o anunciado pela marca, não consome nada e dura 100 anos sem ferrugem nem ruídos parasitas e com botões como novos' e Vrrrooommm.. que arranque, que classe. Para além de nem cheirar mal, os bancos nem cediam quando neles se sentava, a maneta da porta não trepidava como no seu carro, e os pisacas funcionavam à primeira ! Isto é que era.. o verdadeiro luxo.. pensou olhando com languidez para o placard da Diana Chaves e imaginando que ela estava ali, consigo, sentada nos bancos que não cediam ao neles nos sentarmos, a sorrir enquanto ele virava com os piscas a funcionar à primeira.. isto sim.. era um premium, e um premium tão premium que quase o ar lhe faltava da emoção de o acelerar, algo que era muito mais emocionante do que o patinar da embraiagem no seu 65 cv.. SIM SIM SIM!!! Oh meu DEUS !!!! Que máquina..
E claro.. na 'A Roda' em que o teste foi publicado.. ganhou o comparativo o Golf GTD 'anda que se farta com mais 200 cv do que o anunciado pela marca, não consome nada e dura 100 anos sem ferrugem nem ruídos parasitas e com botões como novos' .
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Originalmente Colocado por JCSTILO Ver PostPara mim essa é uma falsa questão ainda mais no meu caso...Se fosse para vender no ano seguinte teria comprado talvez ouro ou outro bem que esteja em alta...
Será que algum de nós consegue prever o futuro ao ponto de dizer que não vai vender, p.ex., o carro dentro de um ano???
E sim, a questão da valorização na retoma deve ser ponderada no momento da compra. A Stilo MW era um modelo muito especifico? Sim era. Mas daí à propria marca lhe atribuir menos de 50% do valor...sinceramente, é GOZAR com os clientes e a prova que nem eles estão preocupados em alterar o status-quo da marca!
Cumpts,
JC
Mas se tivesses lido bem, tinhas reparado que eu escrevi "Mas tenho a certeza que ninguém compra..."
Não interessa continuar a discussão, o que interessa é que GTD é premium, vai continuar a ganhar comparativos, que quem não o colocar a ganhar provavelmente vai ter problemas...
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Longe vão os tempos do Golf IV, modelo que claramente se destacava em termos de qualidade e motores diesel em relação aos modelos equivalentes da concorrência (apesar dos plásticos descascados e das MAF's).
Era um carro realmente muito bom, sobretudo tendo por referência o que o mercado começava a valorizar cada vez mais naquele segmento. Era a referência, era premium no segmento, se assim quiserem.
Era também um carro muito caro.
Tudo junto, fortaleceu bastante a imagem Golf e ganhou também muitos adeptos no mercado mais jovem, que começava a ser um mercado cada vez mais atractivo para as marcas. Na minha opinião, até esteticamente, ainda aos olhos de hoje, o Golf IV continua a ser bem mais bonito e tem bem mais estilo que os que lhe seguiram.
Depois tudo mudou.
Veio o Golf V e depois o VI e de repente já não se destacam em nada da concorrência. Os motores diesel já não se destacam, a qualidade já não se destaca, sendo ultrapassado por vários concorrentes. A própria inserção no mercado mudou: foi notória a intenção de tornar o Golf mais "generalista", mais barato, mais abrangente, mais feio, mais fraco! Em consequência, a própria clientela premium afastou-se deste carro.
Agora havia e há um A3 que se impunha e impõe cada vez mais, havia e há um série 1, um Volvo C30, um 147, havia uma concorrência generalista que se aproximava a passos largos, há um Megane que também já nada deve ao Golf.
Golf premium? Houve tempos! Agora nem pensar. A VW assim o quis.
Mas compreendo a relutância em aceitar isto. Neste contexto, é sempre mais fácil subir do que descer.
EDIT: já me esquecia do Scirocco! Clara prova da tentativa da VW em ir buscar algum do mercado perdido com o Golf V (sobretudo na questão do estilo e imagem).Editado pela última vez por Nero; 17 August 2009, 19:06.
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