Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Holanda vai impor taxa por quilómetro percorrido aos condutores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
    Mas então, espera aí. Então se um Holandês vai de Holanda para Alemanha, paga mais de impostos por causa da distancia. Isso não é um espécie de limitação, mesmo que seja uma "pequena" limitação?
    Pode-se sempre ir de outro transporte que não o carro. Livre circulação é não haver entrave à entrada em outros países. A maneira como chegas lá não entra para as contas.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
      O facto de ele fazer 10x mais kms do que tu por si só não quer dizer nada. Pode trazer nesses 10x mais kms, 10x mais vantagens e riqueza ao país do que tu. Logo também deve ser compensado por isso.
      Pode trazer, como pode não trazer. E se trouxer, a recompensa deve vir do patrão, não sob forma de "desconto" nos impostos.

      Sobre a medida, concordo com ela. Eu sei que existem muitas pessoas que fazem a sua vida na estrada, mas para elas (por exemplo o echos, que é empresário por si, e portanto a sua viatura é da empresas) devem existir medidas para não prejudicar tanto.

      O argumento do "moro longe do trabalho e ainda tenho que pagar mais", como todo o respeito, não pega. E não pega por duas razões:
      • Na minha empresa cerca de 80% das pessoas vem de carro. Dessas, pelo menos metade não tem necessidade de vir. Vêm porque é mais cómodo e mais rápido apenas.
      • Nos ultimos 6 anos, vivi em 4 casas diferentes. Fiz escolhas na compra de casa, e adaptei-me a essas escolhas, priveligiando sempre os Transportes Públicos. Vendi e comprei casas, procurando melhorar a minha vida e meu bem estar, e um dos critérios na última aquisição foi precisamente ficar perto de transportes publicos que me pudessem levar ao trabalho. Actualmente moro a 20 kms do meu trabalho, vou de TP e demoro uma hora a chegar ao emprego. Os meus colegas que vão de carro demoram 20 minutos. São opções.
        • Experimentem vender a casa e mudarem-se para mais perto. Funcionou comigo.
      E não me venham dizer que eu só digo isto porque faço poucos KM's. A minha Maria ficou colocada em Alvega. Eu moro no concelho de Vila Franca de Xira. Para quem não sabe são +/- 140 kms de distância para cada lado, portanto eu seria uma das pessoas prejudicadas com tal medida. Os carros lá em casa fazem uma média de 35.000 kms/ano.

      O que não me impede de reconhecer mérito nesta medida...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
        Primeiro, eu não estou bem, quem está bem são pessoas como o senhor, que usam as estradas 10x mais do que eu e pagam o mesmo. Precisamente por não estar bem é que estou aqui a expressar a minha opinião, na esperança de que mais pessoas pensem como eu e possamos contribuir para que alguma coisa seja feita.

        Errado - Se uso mais o carro logo pago mais combustivel e logo mais impostos! Imagine eu que tenho necessidade de fazer mais de 50 000km por ano, alem do combustivel em que já pago impostos, veja o absurdo que ia pagar! Realmente se um pais moderno na sua opinião é um país em que não vale a pena trabalhar pois fica mais caro a deslocação do que o lucro, levando em conta os apresentados.

        Segundo, uma pessoa que rouba para comer não comete um crime? Tem os seus motivos, na minha opinião válidos, mas não é por isso que eu acho que não deve pagar pelo que fez. Se assim não fosse daqui a nada vivíamos na anarquia completa. Uma pessoa que faz muitos quilómetros por necessidade polui menos do que uma que os faz por lazer? Causa menos congestionamentos? Menos danos na estrada?

        Temos de ver a diferença- Se calhar deveriamos antes arranjar as condições para essa pessoa não passar fome! Qual é a sua solução, tem fome não pode trabalhar deixa-se morrer é isso ? Não sou apologista do roubo, mas ninguem deveria ter fome.

        Claro que é impossível existirem transportes públicos para TODOS os lados. Se os autocarros passem em todas as ruas e em todas as aldeias do país os seus preços teriam de ser absurdos. Eu andei alguns anos de autocarro e também me sabia bem que houvesse transporte para todo o lado, mas percebo que isso é impossível.

        Por exemplo, eu faço 10.000km e o meu vizinho faz 50.000km por ano. Em média fazemos 30.000km cada um, certo? Acha justo que eu pague mais pelos quilómetros que o meu vizinho faz? A ele certamente que lhe sabe bem.

        Em que é que você paga mais? O imposto que o seu vizinho paga a mais no gasoleo é para quê? Se mete mais paga ,mais imposto. E mais Os impostos do tabaco, teoricamente servem para ajudar na luta contra o cancro e na pesquisa cientifica! Se com essa verba descobrirem a cura para o cancro. Uma pessoa nunca fumou, logo nunca contribuiu com verba. Por algum motivo contraiu cancro do pulmão, como nunca contribuiu também não deveria beneficiar dessa descoberta feita Às custas dos fumadores não?

        Eu sempre defendi o principio do utilizador pagador, mesmo que isso me prejudique. Também me sabe bem usar a A17 de graça, mas percebo que é uma autoestrada e tem custos de manutenção elevados. Porque motivo há-de o Sr. Manel que vive em Albufeira pagar para eu a usar? E porque motivo hei-de eu pagar para ele usar a A22? Tendo em conta a falta de alternativas acho que deve ter uma tarifa mais acessível do que, por exemplo a A1. Mas se se introduzir portagens na A17 não me vão ouvir a reclamar.

        Vai sempre pagar pois, quer queira ou não existem sempre impostos canalizados para isso! Existirá sempre ISPP. Ninguem quer saber se já paga ao km ou não.

        Só lhe digo mais uma coisa, se vivesse em Londres e tivesse de pagar todos os dias uma taxa por ir trabalhar para o centro da cidade... !
        Tenho de pagar para ir trabalhar todos os dias e não vivo em londres nem ganho o mesmo que se ganha aí.

        É só o meu ponto de vista, em nenhum modo pretendo atacá-lo a si, apenas mostrar o outro lado. Todas as coisas têm sempre dois lados

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
          Mas então, espera aí. Então se um Holandês vai de Holanda para Alemanha, paga mais de impostos por causa da distancia. Isso não é um espécie de limitação, mesmo que seja uma "pequena" limitação?
          Não vejo porque será. Se quiseres ir de Lisboa para o Porto também pagas mais impostos (ISPP) do que se fores de comboio, ou se ficares em Lisboa. Consideras o ISPP uma limitação à liberdade de circulação?

          Comentário


            #65
            A imaginação destes gajos para sacarem dinheiro ao pessoal não tem limites. A Europa está a tornar-se um lugar muito difícil para se viver.

            É verdade que a qualidade de vida, medida em termos de acesso à saúde, é melhor, mas as despesas fixas têm assumido uma fatia cada vez mais generosa do orçamento familiar disponível, asfixiando uma classe média que luta para garantir condições de vida aceitáveis e vê esse objectivo cada vez mais distante.

            Cada vez mais temos de tomar consciência de que é preciso quebrarmos este ciclo infernal que nos mantém reféns e imaginar formas de vida alternativas que privilegiem a qualidade de vida.

            Caso contrário iremos andar toda a vida a correr atrás de uma cenoura que teima em nos escapar e, quando olharmos para trás e virmos que nos esquecemos de viver, já vai ser tarde.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
              Pode trazer, como pode não trazer. E se trouxer, a recompensa deve vir do patrão, não sob forma de "desconto" nos impostos.

              Sobre a medida, concordo com ela. Eu sei que existem muitas pessoas que fazem a sua vida na estrada, mas para elas (por exemplo o echos, que é empresário por si, e portanto a sua viatura é da empresas) devem existir medidas para não prejudicar tanto.



              O argumento do "moro longe do trabalho e ainda tenho que pagar mais", como todo o respeito, não pega. E não pega por duas razões:
              • Na minha empresa cerca de 80% das pessoas vem de carro. Dessas, pelo menos metade não tem necessidade de vir. Vêm porque é mais cómodo e mais rápido apenas.
              • Nos ultimos 6 anos, vivi em 4 casas diferentes. Fiz escolhas na compra de casa, e adaptei-me a essas escolhas, priveligiando sempre os Transportes Públicos. Vendi e comprei casas, procurando melhorar a minha vida e meu bem estar, e um dos critérios na última aquisição foi precisamente ficar perto de transportes publicos que me pudessem levar ao trabalho. Actualmente moro a 20 kms do meu trabalho, vou de TP e demoro uma hora a chegar ao emprego. Os meus colegas que vão de carro demoram 20 minutos. São opções.
                • Experimentem vender a casa e mudarem-se para mais perto. Funcionou comigo.
              E não me venham dizer que eu só digo isto porque faço poucos KM's. A minha Maria ficou colocada em Alvega. Eu moro no concelho de Vila Franca de Xira. Para quem não sabe são +/- 140 kms de distância para cada lado, portanto eu seria uma das pessoas prejudicadas com tal medida. Os carros lá em casa fazem uma média de 35.000 kms/ano.

              O que não me impede de reconhecer mérito nesta medida...

              Vender ou comprar casas nos dias de hoje não me parece a melhor opção. Só se for para perder muito dinheiro! É um excelente medida para quem mora em VFX, que tão bem conheço, mas o interior do país não tem os mesmos transportes para todo o lado como VFX, em determinados sitios, vilas e cidades simplesmente não existem transportes publicos e quando é preciso levar carga não estou a ver as pessoas nos comboios a transportar caixas e caixotes Às costas.

              Se acham que pagar mais porque as pessoas precisam de trabalhar e não têm outro transporte, se acham uma boa medida,tudo bem é a vossa opinião, eu apenas dou a minha,que vale o que vale tambem. Lanço um desafio, nos sitios onde existem realmente transportes para todo o lado com VFX ou LX, Proibam os carros durante a semana. Aí há transportes para todo o lado. Apenas circulavam algumas excepções.

              Cumprimentos a todos! Apenas expresso a minha opinião, sem prejuizo de nenhuma, para mim todas são válidas,mesmo as contrárias à minha. Mas afinal se todos pensássemos igual o mundo não tinha piada nenhuma

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                O gasóleo EMITE mais CO2 que a gasolina.
                Isto é um facto.
                Se queimares 1 litro de gasóleo emites mais CO2 que se queimares 1 litro de
                gasolina.

                A razão pela qual PENSAS que emite menos, é porque os carros a gasóleo
                CONSOMEM MENOS litros por quilómetro (cerca de metade) que os carros a
                gasolina. Por isso, as emissões por quilómetro de um carro a gasóleo são
                inferiores às de um carro a gasolina.

                Mas, a combustão de 1 litro de gasóleo emite MAIS CO2 que 1 litro de
                gasolina.

                Case Studies showing improved fuel economy and cost savings - Fuelstar
                «(...)
                For every litre of petrol (gasoline) there is an emission of 2.4 kgs of CO2 (GHG).
                (...)
                For every litre of diesel (gasoil) there is an emission of 2.7 kgs of CO2 (GHG).
                (...)»

                Gasóleo: 2,7Kg
                Gasolina: 2,4Kg
                E não é isso (CO2/km) que interessa? temos de fazer um mesmo trajecto de 100km com dois carros exactamente iguais, à excepção do motor/tipo de combustível utilizado. O diesel emite menos CO2 para percorrer esses 100km que o carro a gasolina, logo está a impor menos externalidade que a gasolina. Isto apenas analisando o CO2.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                  No nosso país estamos virados para a questão das emissões...ora, esta taxa na Holanda não vai nesse sentido pois pelo que se vê, todos pagam o mesmo seja qual carro ou combustível estiverem a usar...por isso é que para o nosso caso não faz sentido. Não é trocar o ISV e IUC por isto que resolve a nossa injustiça...nuns casos seriam altamente penalizante (ex: Toyota IQ sem ISC+IUV mas a pagar a taxa) e noutros seria exactamente o inverso (ex: 599 GTB sem ISV+IUC mas a pagar a taxa)...
                  Pelo que sei o preço por km vai ser diferente mediante o carro que usas!

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    O gasóleo EMITE mais CO2 que a gasolina.
                    Isto é um facto.
                    Se queimares 1 litro de gasóleo emites mais CO2 que se queimares 1 litro de
                    gasolina.

                    A razão pela qual PENSAS que emite menos, é porque os carros a gasóleo
                    CONSOMEM MENOS litros por quilómetro (cerca de metade) que os carros a
                    gasolina. Por isso, as emissões por quilómetro de um carro a gasóleo são
                    inferiores às de um carro a gasolina.

                    Mas, a combustão de 1 litro de gasóleo emite MAIS CO2 que 1 litro de
                    gasolina.

                    Case Studies showing improved fuel economy and cost savings - Fuelstar
                    «(...)
                    For every litre of petrol (gasoline) there is an emission of 2.4 kgs of CO2 (GHG).
                    (...)
                    For every litre of diesel (gasoil) there is an emission of 2.7 kgs of CO2 (GHG).
                    (...)»

                    Gasóleo: 2,7Kg
                    Gasolina: 2,4Kg
                    Informação adicional:

                    http://www.honda.co.nz/site/news/ecl...ent%20Fuel.pdf

                    «(...) Burning one litre of petrol creates 2.3kg of CO2 versus 2.7kg for
                    diesel. (...) The current European regime is referred to as Euro 4 but it is
                    different for petrol and diesel engines. The regulation levels for
                    diesel currently allow up to 5.6 times the volume of HC and NOx
                    per kilometre travelled than for petrol engines.
                    Petrol engines are relatively stable, holding their emission level
                    well, while diesel engines move away from their standard over
                    time. The standard for petrol engines is tight for HC and NOx
                    as it has been a focus for some time and is easier to control. The
                    standard for diesel engines is significantly looser as the engine
                    outputs are harder to contain and require complicated secondary
                    systems to do so.
                    “If consumers of the major vehicle brands shift to diesel then
                    the CO2 output may reduce slightly,” says Mr Seymour. “But our
                    local environment and skies will continue to turn brown and our
                    100 per cent pure New Zealand image will be lost forever.”»

                    Tradução do GOOGLE:

                    «(...) Queimar um litro de gasolina gera 2,3 kg de CO2 versus 2,7 kg para
                    diesel. (...) O actual regime europeu é referido como o Euro 4, mas é
                    diferente para os motores a gasolina e diesel. O regulamento níveis para
                    diesel atualmente permitem até 5,6 vezes o volume de HC e NOx
                    por quilómetro percorrido do que para os motores a gasolina.
                    Os motores a gasolina são relativamente estáveis, segurando suas nível de
                    emissões bem, enquanto os motores diesel afastar seu padrão sobre
                    tempo. O padrão para motores a gasolina está apertado para o HC e
                    NOx como tem sido um foco de algum tempo e é mais fácil controle. O
                    padrão para motores a gasóleo é significativamente mais flexível como a
                    motor saídas são mais difíceis de conter e exigir complicado secundário
                    sistemas para fazer isso.
                    "Se os consumidores das marcas de veículos grandes carros a gasóleo
                    então a saída de CO2 pode reduzir um pouco ", diz Seymour. "Mas nosso
                    ambiente local e céu vai continuar a girar o marrom e nossa 100 por cento
                    puro Nova Zelândia imagem serão perdidos para sempre. "»

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                      Vender ou comprar casas nos dias de hoje não me parece a melhor opção. Só se for para perder muito dinheiro! É um excelente medida para quem mora em VFX, que tão bem conheço, mas o interior do país não tem os mesmos transportes para todo o lado como VFX, em determinados sitios, vilas e cidades simplesmente não existem transportes publicos e quando é preciso levar carga não estou a ver as pessoas nos comboios a transportar caixas e caixotes Às costas.

                      Se acham que pagar mais porque as pessoas precisam de trabalhar e não têm outro transporte, se acham uma boa medida,tudo bem é a vossa opinião, eu apenas dou a minha,que vale o que vale tambem. Lanço um desafio, nos sitios onde existem realmente transportes para todo o lado com VFX ou LX, Proibam os carros durante a semana. Aí há transportes para todo o lado. Apenas circulavam algumas excepções.

                      Cumprimentos a todos! Apenas expresso a minha opinião, sem prejuizo de nenhuma, para mim todas são válidas,mesmo as contrárias à minha. Mas afinal se todos pensássemos igual o mundo não tinha piada nenhuma
                      A habitação no interior do país (ou cidades periféricas) também é mais barata, logo, permite abater ao custo da deslocação.

                      Todos nós devemos começar a pensar que o carro tem implicações ao nível do bem estar de outros. Como já foi dito, e bem, não faz sentido uma pessoa que faz 10.000 km pagar o mesmo que uma pessoa que faz 50.000km por ano. A pessoa que faz 50000 está a poluir mais e por isso tem de compensar a sociedade por isso. ou de outra forma, a pessoa que apenas faz 10000 km não tem de pagar para a pessoa que faz 50000 km pagar menos. No entanto, esta discussão, para portugal é um pouco estéril uma vez que nós já temos o ISPP que facilmente controla não só os kms percorridos como a eficiência do automóvel. O sistema apresentado na Holanda não faz muito sentido, a não ser que se esteja a pensar nos carros eléctricos.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                        E não é isso (CO2/km) que interessa? temos de fazer um mesmo trajecto de 100km com dois carros exactamente iguais, à excepção do motor/tipo de combustível utilizado. O diesel emite menos CO2 para percorrer esses 100km que o carro a gasolina, logo está a impor menos externalidade que a gasolina. Isto apenas analisando o CO2.
                        E?!!!

                        E não há carros a diesel que gastam 15 aos 100?!
                        E carros a gasolina que gastam 7 aos 100?!

                        Temos que ter uma referência e a referência é X€ por litro queimado!
                        Se tem um carro diesel que gasta 2 litros, optimo! Paga menos imposto porque queima menos unidades de gasoleo!!

                        Agora se queremos ser justos a taxar pelo que o combustivel emite temos que ser como o Nuno está a dizer!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                          E?!!!

                          E não há carros a diesel que gastam 15 aos 100?!
                          E carros a gasolina que gastam 7 aos 100?!

                          Temos que ter uma referência e a referência é X€ por litro queimado!
                          Se tem um carro diesel que gasta 2 litros, optimo! Paga menos imposto porque queima menos unidades de gasoleo!!

                          Agora se queremos ser justos a taxar pelo que o combustivel emite temos que ser como o Nuno está a dizer!
                          O facto de ser gasolina ou diesel, é indiferente, porque o valor é pago por emissões por litro.

                          O que não concordo é com o subsidio e os descontos dados ao gasoleo, por parte dos nossos impostos em deterimento da gasolina.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                            o "imposto por quilómetro" já existe aqui em portugal (e em praticamente todo o lado). quem faz mais quilómetros paga mais imposto porque compra mais combustível (e consequentemente paga mais imposto sobre produtos petrolíferos). quem tem carros mais económicos paga menos imposto porque gastam menos. quem anda pouco com o carro paga menos imposto porque gasta pouco combustível, etc etc.

                            já agora, o "IA" já não se chama assim há uns bons tempos, é ISV.
                            para pagar 15 mil euros de ISV à cabeça andas a comprar o quê, motores de 3 litros de cilindrada? e mesmo assim o valor de ISV a pagar na maioria dos carros baixou consideravelmente nos últimos anos. mas mesmo muito.
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Exactamente o ISPP já funciona assim.
                            Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                            E se calhar funciona muito melhor... Não são precisos esquemas complicadíssimos para cálculo e cobrança dos valores e penaliza as viaturas que são menos eficientes (mais consomem).
                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                            Acho que o modo de implementação é idiota.
                            A emissão de CO2 por quilómetro percorrido é idiota.

                            O problema não está nas emissões. Está no CONSUMO!

                            Cada litro de combustível queimado emite X gramas de CO2.
                            Portanto, taxa-se os combustíveis.

                            Assim, não há necessidade de sistemas GPS, nem empresas de cobranças.
                            Não há falcatruas com quilómetros. É transparente. É simples.

                            hmmm acham mesmo que os Holandeses não pensaram nisso antes?

                            Aliás esse seria um passo quase básico... Se não o fizeram desconfio que foi devido a estes principais problemas:

                            -O preço do combustível na Holanda já é o mais caro da UE.

                            -Se olharem para o mapa da Holanda verificam que as fronteiras para a Bélgica e Alemanha percorrem já grande parte do território Holandês. Mais de metade do território Holandês fica a menos de 50 km de uma fronteira terrestre.

                            Creio que para ser aplicado um imposto sobre os combustíveis de maneira mais incisiva sobre forma de externalidades este imposto teria que ser aplicado a todos os seus estados de forma idêntica... (do qual eu concordo) mas isso não me parece que vá acontecer nos tempos mais próximos....
                            Editado pela última vez por Jacare; 16 November 2009, 15:28.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                              E não é isso (CO2/km) que interessa? temos de fazer um mesmo trajecto de 100km com dois carros exactamente iguais, à excepção do motor/tipo de combustível utilizado. O diesel emite menos CO2 para percorrer esses 100km que o carro a gasolina, logo está a impor menos externalidade que a gasolina. Isto apenas analisando o CO2.
                              Não. Não é isso que interessa. Esse é o ERRO!
                              O que interessa é:

                              - Reduzir as emissões.

                              O que estamos aqui a discutir é COMO...

                              COMO é que consegues melhores resultados? Deixando as pessoas poluir para
                              pagarem DEPOIS? Ou pagarem logo à cabeça?

                              O preço do combustível ALTO constitui o DESINCENTIVO ao consumo (e por
                              consequência, às emissões).
                              O preço do combustível BAIXO constitui um INCENTIVO ao consumo (e por
                              inerência, às emissões).

                              Não interessa, pois, taxar após o consumo/emissão. Interessa taxar ANTES
                              do consumo/emissão. Além de que, é muito mais COMPLEXO taxar depois das
                              emissões (até querem meter GPS em todos os carros... lírico!!!).

                              Ora, para taxar ANTES do consumo/emissão, como é que taxas?
                              Do mesmo modo que taxas o ISP: POR LITRO.

                              O diesel terá de ser mais caro que a gasolina.
                              - Polui mais.
                              - Menor produção.
                              - Maior consumo.

                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1063225958

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                E?!!!

                                E não há carros a diesel que gastam 15 aos 100?!
                                E carros a gasolina que gastam 7 aos 100?!

                                Temos que ter uma referência e a referência é X€ por litro queimado!
                                Se tem um carro diesel que gasta 2 litros, optimo! Paga menos imposto porque queima menos unidades de gasoleo!!

                                Agora se queremos ser justos a taxar pelo que o combustivel emite temos que ser como o Nuno está a dizer!
                                bom, temos de comparar o comparável e não o que não é comparável. Se quiser, também podemos comparar o novo 1.6 tdi que faz 3.5 ou lá o que com um ferrari que faz 20 e muitos. É comparável? Não.
                                A referência de litro queimado faz sentido para percorrer determinados kms. Se, tal como o user anterior já fez referência, os carros a diesel, de uma forma genérica, consomem menos que os carros a gasolina, o litro de diesel permite percorrer mais kms. Se pecorrermos precisamente os mesmos kms com os dois tipos de combustível, o carro a diesel gasta menos litros que o carro a gsolina, logo emite menos CO2.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                  Vender ou comprar casas nos dias de hoje não me parece a melhor opção. Só se for para perder muito dinheiro! É um excelente medida para quem mora em VFX, que tão bem conheço, mas o interior do país não tem os mesmos transportes para todo o lado como VFX, em determinados sitios, vilas e cidades simplesmente não existem transportes publicos e quando é preciso levar carga não estou a ver as pessoas nos comboios a transportar caixas e caixotes Às costas.

                                  Se acham que pagar mais porque as pessoas precisam de trabalhar e não têm outro transporte, se acham uma boa medida,tudo bem é a vossa opinião, eu apenas dou a minha,que vale o que vale tambem. Lanço um desafio, nos sitios onde existem realmente transportes para todo o lado com VFX ou LX, Proibam os carros durante a semana. Aí há transportes para todo o lado. Apenas circulavam algumas excepções.

                                  Cumprimentos a todos! Apenas expresso a minha opinião, sem prejuizo de nenhuma, para mim todas são válidas,mesmo as contrárias à minha. Mas afinal se todos pensássemos igual o mundo não tinha piada nenhuma
                                  Oi d4d,

                                  Claro que o bonito disto dos fóruns é partilharmos experiências e opiniões.

                                  Não quero que pensem que falo de barriga cheia no que diz respeito aos TP's. Se conheces esta zona, também conheces Arruda, a minha residência nos últimos 4 anos. Arruda tem duas camionetes directas para lisboa: 6:30 e 7:30, e o regresso às 17:30 e 18:30.
                                  Depois tem uma camionete de hora a hora, (não em todas as horas) que passa por mais terras que o padeiro e que demora nunca menos de 1:30. Não tinha muitas alternativas. Era isso ou de carro. Optei pelos TP's fazendo um esforço por isso, e demorando muitas vezes quase 2 horas para cada lado... é a vida.

                                  Foi minha opção ir morar para a Arruda, não me parece que faz muito sentido me queixar das "características" de morar no campo. Sim, as casas foram mais baratas, e a qualidade de vida ao fim-de-semana... uma maravilha. Mas a vida muda, e prega-nos partidas, e nós temos que responder à altura, mesmo que isso implique perder algo aqui, para ir ganhar depois ali (tempo ou dinheiro).

                                  Além disso, eu não vejo isto como um castigo para as pessoas. Eu acredito que não vão perder dinheiro... vão ganhar dinheiro. Vão poupar vários milhares de erros que no ISV quer no IUC, e ir pagando ao longo da vida da utilização do carro, o que faz muito mais sentido. Compras um carro novo, tens um acidente passado uma semana, e o dinheiro que deste em impostos ardeu. Assim, vais pagando à medida que vais usufruindo.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    (...)
                                    O que não concordo é com o subsidio e os descontos dados ao gasoleo, por parte dos nossos impostos em deterimento da gasolina.
                                    Pim!

                                    Fartei-me de dizer isso num tópico ali ao lado (preço dos combustíveis).
                                    Mas toda a gente acha "natural" que o preço do diesel seja inferior ao da
                                    gasolina (na altura 30 cts de diferença).

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                      Tenho de pagar para ir trabalhar todos os dias e não vivo em londres nem ganho o mesmo que se ganha aí.

                                      É só o meu ponto de vista, em nenhum modo pretendo atacá-lo a si, apenas mostrar o outro lado. Todas as coisas têm sempre dois lados
                                      Tem todo o direito de defender a sua opinião, não tem é o direito de o fazer ofendendo os outros.

                                      O ISPP não tem nada a ver com o imposto automóvel! Não sei onde é que vocês foram buscar a ideia de que quem anda mais paga mais por causa do ISPP! Isso é o mesmo que dizer que se eu como mais arroz, pago mais IRS, logo devia pagar menos IVA. O ISPP e o ISV são independentes!

                                      O ISV depende de dois factores: a cilindrada e as emissões de CO2, certo? Vamos supor que nós os dois compramos um Mercedes C250, por exemplo. O carro é igual, logo o valor a pagar por causa da cilindrada é o mesmo. Vamos supor que temos o carro 10 anos, eu faço 10.000km anuais e sou responsável por 22,1t de CO2. O amigo faz 20.000km por ano e é responsável por 44,2t. Ao fim dos 10 anos nós pagámos exactamente o mesmo valor de ISV e IUC. Para além disso os seus 20.000km contríbuiram mais para congestionamentos, para desgaste das estradas, etc... Acha justo? Se o valor de ISV dependesse só da cilindrada, aí a conversa seria outra...

                                      Agora se me disser que o meu carro polui mais em 10.000km do que o seu em 20.000km e que é injusto se eu pagar menos por fazer menos quilómetros, aí concordo plenamente. A formula de calculo deveria ter mais variáveis, como as emissões e hora e local onde são feitos os quilómetros.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Concordo com a medida.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                          O facto de ser gasolina ou diesel, é indiferente, porque o valor é pago por emissões por litro.

                                          O que não concordo é com o subsidio e os descontos dados ao gasoleo, por parte dos nossos impostos em deterimento da gasolina.
                                          Completamente de acordo.
                                          Só argumentei usando diesel mais gastador que gasolina, no seguimento de terem argumentado que o diesel deve pagar menos pois gastam menos aos 100!
                                          Não faz sentido. Os impostos devems er por unidade... seja km seja litros...
                                          Se depois o carro gastar menos ou o utilizador fizer poucos km tanto melhor!
                                          Quem gasta ou quem anda tem que pagar!

                                          Não é assim com a electricidade e outros bens de consumo?!
                                          Acho que faz muito mais sentido eu pagar se usar, do que ser obrigado a pagar milhares de euros para ter um carro (onde oago logo à cabeça um valor resultante do estudo sobre as emissões emitidas por esse carro) mesmo que depois não use o carro!
                                          Eu posso querer comprar um carro só para decorar a minha garagem e ele nunca andar sequer na rua!

                                          Comentário


                                            #81
                                            O que digo é que a historia das emissões de CO2 servem de boa desculpa para o Estado sacar mais uns valentes milhões ao desgraçado do automobilista.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                              hmmm acham mesmo que os Holandeses não pensaram nisso antes?

                                              Aliás esse seria um passo quase básico... Se não o fizeram desconfio que foi devido a estes principais problemas:

                                              -O preço do combustível na Holanda já é o mais caro da UE.

                                              -Se olharem para o mapa da Holanda verificam que as fronteiras para a Bélgica e Alemanha percorrem já grande parte do território Holandês. Mais de metade do território Holandês fica a menos de 50 km de uma fronteira terrestre.

                                              Creio que para ser aplicado um imposto sobre os combustíveis de maneira mais incisiva sobre forma de externalidades este imposto teria que ser aplicado a todos os seus estados de forma idêntica... (do qual eu concordo) mas isso não me parece que vá acontecer nos tempos mais próximos....
                                              Ah!
                                              Mas o caminho é a 27!

                                              Repara que o ISP (cujos mínimos são definidos a nível europeu) já estão a
                                              mudar.

                                              A taxa mínima de ISP do diesel era inferior ao da gasolina, e neste momento
                                              está em curso uma convergência até atingirem valores iguais.

                                              Não me espanta nada que passe a existir um imposto de CO2 na Europa.
                                              E de certeza que será para o diesel ficar mais caro que a gasolina.

                                              Reparem que, cada vez mais países europeus têm vindo a colocar o diesel
                                              mais caro que a gasolina nas bombas. E a tendência é para a diferença
                                              aumentar.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                Não. Não é isso que interessa. Esse é o ERRO!
                                                O que interessa é:

                                                - Reduzir as emissões.

                                                O que estamos aqui a discutir é COMO...

                                                COMO é que consegues melhores resultados? Deixando as pessoas poluir para
                                                pagarem DEPOIS? Ou pagarem logo à cabeça?

                                                O preço do combustível ALTO constitui o DESINCENTIVO ao consumo (e por
                                                consequência, às emissões).
                                                O preço do combustível BAIXO constitui um INCENTIVO ao consumo (e por
                                                inerência, às emissões).

                                                Não interessa, pois, taxar após o consumo/emissão. Interessa taxar ANTES
                                                do consumo/emissão. Além de que, é muito mais COMPLEXO taxar depois das
                                                emissões (até querem meter GPS em todos os carros... lírico!!!).

                                                Ora, para taxar ANTES do consumo/emissão, como é que taxas?
                                                Do mesmo modo que taxas o ISP: POR LITRO.

                                                O diesel terá de ser mais caro que a gasolina.
                                                - Polui mais.
                                                - Menor produção.
                                                - Maior consumo.

                                                http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1063225958
                                                Agora já estamos a misturar preço com consumo com emissões. Estávamos a falar de emissões de CO2/km percorrido, que me parece, como já expliquei em posts anteriores, a medida adequada (admitindo o CO2 como único poluente de relevância para a tomada de decisão, que pode não ser).

                                                Concordo perfeitamente (como economista que sou) que o preço é a melhor forma para racionalizar o consumo de qualquer bem, seja ele combustível, electricidade, água, etc. Se o preço do diesel está anormalmente baixo não incorporando o verdadeiro custo do seu impacto, então que se façam os devidos ajustamentos, e o consumidor decide qual a melhor opção para si. Se, quando equacionarmos o verdadeiro custo com a emissão de CO2/km percorrido, a gasolina for mais vantajosa, tudo bem. Até agora, não é isso que acontece.

                                                Já agora, tenho carros a diesel e a gasolina e por isso não estou a ser tendencioso.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Ah!
                                                  Mas o caminho é a 27!

                                                  Repara que o ISP (cujos mínimos são definidos a nível europeu) já estão a
                                                  mudar.

                                                  A taxa mínima de ISP do diesel era inferior ao da gasolina, e neste momento
                                                  está em curso uma convergência até atingirem valores iguais.

                                                  Não me espanta nada que passe a existir um imposto de CO2 na Europa.
                                                  E de certeza que será para o diesel ficar mais caro que a gasolina.

                                                  Reparem que, cada vez mais países europeus têm vindo a colocar o diesel
                                                  mais caro que a gasolina nas bombas. E a tendência é para a diferença
                                                  aumentar.
                                                  Na generalidade dos paises, aonde o Estado não suporta o diesel, este é mais caro que a gasolina.
                                                  Portugal é dos poucos paises aonde o diesel ainda é mais barato que a gasolina, devido ao facto de ter uma taxa de imposto mais baixa.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                    bom, temos de comparar o comparável e não o que não é comparável. Se quiser, também podemos comparar o novo 1.6 tdi que faz 3.5 ou lá o que com um ferrari que faz 20 e muitos. É comparável? Não.
                                                    A referência de litro queimado faz sentido para percorrer determinados kms. Se, tal como o user anterior já fez referência, os carros a diesel, de uma forma genérica, consomem menos que os carros a gasolina, o litro de diesel permite percorrer mais kms. Se pecorrermos precisamente os mesmos kms com os dois tipos de combustível, o carro a diesel gasta menos litros que o carro a gsolina, logo emite menos CO2.
                                                    Precisamente por gastar menos, é que pagaste menos também nas bombas.
                                                    Ou seja, aplica-se na mesma o princípio do POLUIDOR-PAGADOR.

                                                    A diferença é que, ao ter o imposto por litro, nas bombas:
                                                    - Pagas ANTES de poluir (ou seja, compras o "direito" de poluir).
                                                    - Não tens ninguém a quem CORROMPER para dar um "jeitinho" nos
                                                    quilómetros, o que também o torna num sistema mais justo (uns têm
                                                    "cunhas", outros não).
                                                    - Não tens um ataque cardíaco quando chega a "conta" de CO2 para
                                                    pagar.
                                                    - Incentiva as pessoas a consumirem menos (logo a poluírem menos).

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      Ah!
                                                      Mas o caminho é a 27!

                                                      Repara que o ISP (cujos mínimos são definidos a nível europeu) já estão a
                                                      mudar.

                                                      A taxa mínima de ISP do diesel era inferior ao da gasolina, e neste momento
                                                      está em curso uma convergência até atingirem valores iguais.

                                                      Não me espanta nada que passe a existir um imposto de CO2 na Europa.
                                                      E de certeza que será para o diesel ficar mais caro que a gasolina.

                                                      Reparem que, cada vez mais países europeus têm vindo a colocar o diesel
                                                      mais caro que a gasolina nas bombas. E a tendência é para a diferença
                                                      aumentar.
                                                      Não é isso que está em causa nem é disso que trata o tópico.

                                                      Mas sim, se de facto o Diesel polui tanto como a Gasolina (por litro e não por KM) então o preço de um hipotético imposto deveria ter em conta isso mesmo: A quantidade de "poluição" que cada litro de combustível produz.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        O gasóleo EMITE mais CO2 que a gasolina.
                                                        Isto é um facto.
                                                        Se queimares 1 litro de gasóleo emites mais CO2 que se queimares 1 litro de
                                                        gasolina.

                                                        A razão pela qual PENSAS que emite menos, é porque os carros a gasóleo
                                                        CONSOMEM MENOS litros por quilómetro (cerca de metade) que os carros a
                                                        gasolina. Por isso, as emissões por quilómetro de um carro a gasóleo são
                                                        inferiores às de um carro a gasolina.

                                                        Mas, a combustão de 1 litro de gasóleo emite MAIS CO2 que 1 litro de
                                                        gasolina.

                                                        Case Studies showing improved fuel economy and cost savings - Fuelstar
                                                        «(...)
                                                        For every litre of petrol (gasoline) there is an emission of 2.4 kgs of CO2 (GHG).
                                                        (...)
                                                        For every litre of diesel (gasoil) there is an emission of 2.7 kgs of CO2 (GHG).
                                                        (...)»

                                                        Gasóleo: 2,7Kg
                                                        Gasolina: 2,4Kg
                                                        Ok, tens razão!
                                                        Tinha a ideia que o diesel emitia mesmos CO2 (por litro) que a gasolina; pelos vistos, não!

                                                        De qualquer modo, como tu, acho que o diesel deveria ser mais caro que a gasolina!
                                                        Basta pensar na poluição; que não só o CO2!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Precisamente por gastar menos, é que pagaste menos também nas bombas.
                                                          Ou seja, aplica-se na mesma o princípio do POLUIDOR-PAGADOR.

                                                          A diferença é que, ao ter o imposto por litro, nas bombas:
                                                          - Pagas ANTES de poluir (ou seja, compras o "direito" de poluir).
                                                          - Não tens ninguém a quem CORROMPER para dar um "jeitinho" nos
                                                          quilómetros, o que também o torna num sistema mais justo (uns têm
                                                          "cunhas", outros não).
                                                          - Não tens um ataque cardíaco quando chega a "conta" de CO2 para
                                                          pagar.
                                                          - Incentiva as pessoas a consumirem menos (logo a poluírem menos).
                                                          Pois... Mas isso foi o que eu disse (não nestes termos) logo no primeiro post desta thread... O sistema em Portugal evita tudo isso. cobra o real valor a quem faz muitos kms e a quem tem carros ineficientes que consomem mais. O sistema que está a ser proposto na Holanda não me parece que faça muito sentido, a não ser que seja uma forma de preparar o consumidor continuar a pagar quando surgirem os carros eléctricos.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                            Agora já estamos a misturar preço com consumo com emissões. Estávamos a falar de emissões de CO2/km percorrido, que me parece, como já expliquei em posts anteriores, a medida adequada (admitindo o CO2 como único poluente de relevância para a tomada de decisão, que pode não ser).
                                                            (...)
                                                            Não sei do que estavas a falar. Mas sei do que EU estava a falar.
                                                            Sempre estive a falar do mesmo:

                                                            1º post:
                                                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1063225848

                                                            2º post:
                                                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1063225887

                                                            Os outros estão todos nesta mesma página (3ª).

                                                            Ou seja, sempre estive a falar de emissões por litro, e de impostos por litro.
                                                            Não como resposta a ninguém, mas sim como comentário inicial à notícia.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                              Não é isso que está em causa nem é disso que trata o tópico.
                                                              (...)
                                                              É disso que trata o tópico, e é isso que está em causa. O "como" é que é
                                                              diferente.

                                                              O tópico, e o que está em causa, é a taxação das emissões de CO2.
                                                              A taxa no preço dos combustíveis é apenas um "como" diferente da taxação
                                                              aos quilómetros (e muito mais eficiente e eficaz).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X