Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Holanda vai impor taxa por quilómetro percorrido aos condutores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
    Pois... Mas isso foi o que eu disse (não nestes termos) logo no primeiro post desta thread... O sistema em Portugal evita tudo isso. cobra o real valor a quem faz muitos kms e a quem tem carros ineficientes que consomem mais. O sistema que está a ser proposto na Holanda não me parece que faça muito sentido, a não ser que seja uma forma de preparar o consumidor continuar a pagar quando surgirem os carros eléctricos.
    O sistema em Portugal contraria TUDO isso.

    Basta ver que, em Portugal, o ISP do diesel é muito mais baixo que o da
    gasolina. Compara com o UK.

    No dia em que tivermos políticos honestos, verás como tudo muda.
    A política fiscal que temos é tudo menos justa. É oportunista.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
      O sistema em Portugal contraria TUDO isso.

      Basta ver que, em Portugal, o ISP do diesel é muito mais baixo que o da
      gasolina. Compara com o UK.

      No dia em que tivermos políticos honestos, verás como tudo muda.
      A política fiscal que temos é tudo menos justa. É oportunista.
      Não tem nada a ver com a política, mas mais com a economia.

      A subsidiação do gasóleo já vem de muito longe, para proteger a indústria de transporte rodoviário.

      Há uns 25 anos, um carro a gasóleo para uso particular pagava um imposto anual, que era bastante expressivo.

      Entretanto, esse imposto foi descontinuado e não se fizeram na altura as compensações adequadas.

      Neste momento, ajustar o ISPP para as 2 realidades, vai trazer perturbações sociais.

      Por um lado, os transportadores não vão deixar.

      Por outro, os particulares que já andam com mais de 50% do parque a gasóleo, não irão ficar indiferentes.

      Mas acima de tudo, o Governo não pode prescindir desta receita. Pelo menos enquanto as finanças públicas andarem neste estado.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
        Não tem nada a ver com a política, mas mais com a economia.

        A subsidiação do gasóleo já vem de muito longe, para proteger a indústria de transporte rodoviário.

        Há uns 25 anos, um carro a gasóleo para uso particular pagava um imposto anual, que era bastante expressivo.

        Entretanto, esse imposto foi descontinuado e não se fizeram na altura as compensações adequadas.

        Neste momento, ajustar o ISPP para as 2 realidades, vai trazer perturbações sociais.

        Por um lado, os transportadores não vão deixar.

        Por outro, os particulares que já andam com mais de 50% do parque a gasóleo, não irão ficar indiferentes.

        Mas acima de tudo, o Governo não pode prescindir desta receita. Pelo menos enquanto as finanças públicas andarem neste estado.
        Isso recorda-me quando o Guterres congelou os preços dos combustíveis.
        Acabámos por pagar TODOS a factura.

        Essas coisas têm um impacto maior, quanto maior for a inércia para tratar
        deles. É como um cancro, quanto mais cedo começar a ser tratado, melhores
        são as possibilidades de remissão.

        Os preços do diesel vs gasolina têm de começar a mudar o quanto antes.
        Há anos que venho dizendo isto, e há anos que as coisas deveriam ter
        começado a mudar.
        Quanto mais tempo se esperar para colocar o diesel mais caro que a gasolina,
        mais impacto terá na sociedade.

        Quanto às infraestruturas rodoviárias de interesse nacional/social (transportes
        de mercadorias e transportes públicos), é apenas uma questão de aumentar
        os descontos em sede de IRC.

        Portanto, enquanto não tivermos políticos inteligentes e sérios, isto só tende
        a agravar-se.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
          Não tem nada a ver com a política, mas mais com a economia.

          A subsidiação do gasóleo já vem de muito longe, para proteger a indústria de transporte rodoviário.

          Há uns 25 anos, um carro a gasóleo para uso particular pagava um imposto anual, que era bastante expressivo.

          Entretanto, esse imposto foi descontinuado e não se fizeram na altura as compensações adequadas.

          Neste momento, ajustar o ISPP para as 2 realidades, vai trazer perturbações sociais.

          Por um lado, os transportadores não vão deixar.

          Por outro, os particulares que já andam com mais de 50% do parque a gasóleo, não irão ficar indiferentes.

          Mas acima de tudo, o Governo não pode prescindir desta receita. Pelo menos enquanto as finanças públicas andarem neste estado.
          O aumento do preço do diesel, para as empresas, seria compensado pelo abatimento fiscal da diferença.

          Para evitar um aumento muito grande para os particulares, poderia ser aumentado o imposto de forma gradual.

          Mas é imperativo acabar com o favorecimento fiscal do gasóleo, que está a criar uma distorção no mercado automóvel

          Outra coisa que é altamente injusta é só parte do IVA do gasóleo poder ser abatido e a gasolina não ser sujeito a abatimento.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
            A subsidiação do gasóleo já vem de muito longe, para proteger a indústria de transporte rodoviário.
            Não se trata de proteger uma industria de transporte rodoviário mas antes toda uma economia, cuja deslocação de bens e serviços, depende (na sua quase) exclusividade do transporte feito por via rodoviária.

            Mas aqui já entraremos num tema que nada interessa a este tópico.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
              Tem todo o direito de defender a sua opinião, não tem é o direito de o fazer ofendendo os outros.

              O ISPP não tem nada a ver com o imposto automóvel! Não sei onde é que vocês foram buscar a ideia de que quem anda mais paga mais por causa do ISPP! Isso é o mesmo que dizer que se eu como mais arroz, pago mais IRS, logo devia pagar menos IVA. O ISPP e o ISV são independentes!

              O ISV depende de dois factores: a cilindrada e as emissões de CO2, certo? Vamos supor que nós os dois compramos um Mercedes C250, por exemplo. O carro é igual, logo o valor a pagar por causa da cilindrada é o mesmo. Vamos supor que temos o carro 10 anos, eu faço 10.000km anuais e sou responsável por 22,1t de CO2. O amigo faz 20.000km por ano e é responsável por 44,2t. Ao fim dos 10 anos nós pagámos exactamente o mesmo valor de ISV e IUC. Para além disso os seus 20.000km contríbuiram mais para congestionamentos, para desgaste das estradas, etc... Acha justo? Se o valor de ISV dependesse só da cilindrada, aí a conversa seria outra...

              Agora se me disser que o meu carro polui mais em 10.000km do que o seu em 20.000km e que é injusto se eu pagar menos por fazer menos quilómetros, aí concordo plenamente. A formula de calculo deveria ter mais variáveis, como as emissões e hora e local onde são feitos os quilómetros.

              Se o ofendi, peço desculpa não era minha intenção ofender ninguem nem nada do que disse foi dirigido a si, apenas à ideia e opinião, nem é para isto que cá estou, a minhas desculpas se de algum modo o ofendi ... Voltando ao assunto. E se eu comprar um carro electrico? terei de pagar ao km também? E se eu não for para cidades e andar só em estradas de campo os congestionamentos também se aplicam? Será que um carro parado sem fazer km no meio do transito também não polui? Acha justo quem está parado em engarrafamentos nas cidades com o carro ligado e só fizer 10.000km por ano pague menos do que quem anda no campo sem criar nenhum congestionamento, apenas porque apresenta oficialmente menos km's?

              Nada tenho contra si, e mais uma vez lamento se o ofendi , mas nunca vou concordar com essa ideia. Talvez noutras.... cumprimentos

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                O sistema em Portugal contraria TUDO isso.
                O facto de em Portugal o imposto sobre o diesel não incorporar o verdadeiro custo do mesmo, não significa que o sistema implementado seja incorrecto ou contrariar o raciocíonio do utilizador-pagador... São coisas diferentes.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
                  Tem todo o direito de defender a sua opinião, não tem é o direito de o fazer ofendendo os outros.

                  O ISPP não tem nada a ver com o imposto automóvel! Não sei onde é que vocês foram buscar a ideia de que quem anda mais paga mais por causa do ISPP! Isso é o mesmo que dizer que se eu como mais arroz, pago mais IRS, logo devia pagar menos IVA. O ISPP e o ISV são independentes!

                  O ISV depende de dois factores: a cilindrada e as emissões de CO2, certo? Vamos supor que nós os dois compramos um Mercedes C250, por exemplo. O carro é igual, logo o valor a pagar por causa da cilindrada é o mesmo. Vamos supor que temos o carro 10 anos, eu faço 10.000km anuais e sou responsável por 22,1t de CO2. O amigo faz 20.000km por ano e é responsável por 44,2t. Ao fim dos 10 anos nós pagámos exactamente o mesmo valor de ISV e IUC. Para além disso os seus 20.000km contríbuiram mais para congestionamentos, para desgaste das estradas, etc... Acha justo? Se o valor de ISV dependesse só da cilindrada, aí a conversa seria outra...

                  Agora se me disser que o meu carro polui mais em 10.000km do que o seu em 20.000km e que é injusto se eu pagar menos por fazer menos quilómetros, aí concordo plenamente. A formula de calculo deveria ter mais variáveis, como as emissões e hora e local onde são feitos os quilómetros.



                  Esta ultima parte concordo! Em parte, pois continuo a achar que deixaria de compensar trabalhar longe de casa e teria de largar o meu emprego, pois tanto posso estar em salvaterra de magos como ter uma reunião dali a 2 horas em Abrantes e aí não há transporte publico que me valha. Se o carro não compensar mais vale despedir-me e viver de RM do que trabalhar.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                    (...)
                    E se eu não for para cidades e andar só em estradas de campo os congestionamentos também se aplicam? Será que um carro parado sem fazer km no meio do transito também não polui? Acha justo quem está parado em engarrafamentos nas cidades com o carro ligado e só fizer 10.000km por ano pague menos do que quem anda no campo sem criar nenhum congestionamento, apenas porque apresenta oficialmente menos km's?
                    (...)
                    Ora aí está.

                    Taxar o CO2 por litro de combustível também resolve esse problema.

                    Afinal, um carro com o motor a trabalhar, gasta combustível e polui... MESMO
                    que não faça quilómetros.
                    Taxando o consumo contempla-se também esses casos. Taxando os
                    quilómetros, esses casos ficam de fora.
                    E todos sabemos a quantidade de CO2 emitidos nesse desperdício de energia
                    que são os engarrafamentos.

                    Comentário


                      Para a produtividade nacional no seu todo, não creio que alterar o esquema de tributação dos combustíveis vá fazer diferença. É transferir de um lado para o outro.

                      A questão, mais do foro de uma certa justiça social, é os particulares serem taxados pelo mesmo valor.

                      E não estou a ver o Governo a subir ISPP do gasóleo para o nível da gasolina.

                      Se baixar a gasolina, perde receita.

                      Encontrar um ponto intermédio? Talvez. Mas os consumidores de gasóleo não vão achar piada...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                        O facto de em Portugal o imposto sobre o diesel não incorporar o verdadeiro custo do mesmo, não significa que o sistema implementado seja incorrecto ou contrariar o raciocíonio do utilizador-pagador... São coisas diferentes.
                        Claro que contraria o POLUIDOR-pagador (não estamos a falar do
                        utilizador-pagador).

                        Afinal, quem polui mais (diesel) paga menos que quem polui menos (gasolina).
                        Isto contraria o princípio do POLUIDOR-pagador. E de que maneira!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                          Para a produtividade nacional no seu todo, não creio que alterar o esquema de tributação dos combustíveis vá fazer diferença. É transferir de um lado para o outro.

                          A questão, mais do foro de uma certa justiça social, é os particulares serem taxados pelo mesmo valor.

                          E não estou a ver o Governo a subir ISPP do gasóleo para o nível da gasolina.

                          Se baixar a gasolina, perde receita.

                          Encontrar um ponto intermédio? Talvez. Mas os consumidores de gasóleo não vão achar piada...
                          Qual é a preocupação a ter em mente? A piada que os outros acham? Ou a
                          causa que nos afecta a todos, e que dá pelo nome de PLANETA TERRA?

                          Afinal, queremos governos responsáveis? Ou queremos corruptos?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                            Para a produtividade nacional no seu todo, não creio que alterar o esquema de tributação dos combustíveis vá fazer diferença. É transferir de um lado para o outro.

                            A questão, mais do foro de uma certa justiça social, é os particulares serem taxados pelo mesmo valor.

                            E não estou a ver o Governo a subir ISPP do gasóleo para o nível da gasolina.

                            Se baixar a gasolina, perde receita.

                            Encontrar um ponto intermédio? Talvez. Mas os consumidores de gasóleo não vão achar piada...
                            Eu sou um consumidor de gasoleo, e posso falar apenas por mim, acho que o gasoleo devia custar o mesmo que a gasolina. Pelo menos para os particulares! Não faz sentido usufruir de um combustivel mais barato apenas por ser o mesmo que as frotas e empresas utilizam. Acho que deveria existir essa distinção no preço tal e qual como no gasoleo agricola. Sendo para uso particular deveria ser ao mesmo preço da gasolina.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                              Se o ofendi, peço desculpa não era minha intenção ofender ninguem nem nada do que disse foi dirigido a si, apenas à ideia e opinião, nem é para isto que cá estou, a minhas desculpas se de algum modo o ofendi ... Voltando ao assunto. E se eu comprar um carro electrico? terei de pagar ao km também? E se eu não for para cidades e andar só em estradas de campo os congestionamentos também se aplicam? Será que um carro parado sem fazer km no meio do transito também não polui? Acha justo quem está parado em engarrafamentos nas cidades com o carro ligado e só fizer 10.000km por ano pague menos do que quem anda no campo sem criar nenhum congestionamento, apenas porque apresenta oficialmente menos km's?

                              Nada tenho contra si, e mais uma vez lamento se o ofendi , mas nunca vou concordar com essa ideia. Talvez noutras.... cumprimentos
                              Concordo com tudo aquilo que diz. Eu acho que o imposto devia ser calculado através de uma formula que incluísse CO2, hora e local. Nesse caso os carros eléctricos não pagariam (ou pagariam pouco) e um carro no IC19 às 9h pagaria mais do que um numa qualquer estrada municipal às 22h.

                              Desta forma pagaria mais quem emitisse mais CO2 e incentivava-se o uso de transportes públicos, pois não me venham dizer que aquela gente toda que entra em Lisboa às 8h não tem alternativa sem ser o carro.

                              Claro que haveria pessoas que iriam pagar mais e não iam gostar do novo imposto. Mas as mudanças nunca são fáceis.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
                                Concordo com tudo aquilo que diz. Eu acho que o imposto devia ser calculado através de uma formula que incluísse CO2, hora e local. Nesse caso os carros eléctricos não pagariam (ou pagariam pouco) e um carro no IC19 às 9h pagaria mais do que um numa qualquer estrada municipal às 22h.

                                Desta forma pagaria mais quem emitisse mais CO2 e incentivava-se o uso de transportes públicos, pois não me venham dizer que aquela gente toda que entra em Lisboa às 8h não tem alternativa sem ser o carro.

                                Claro que haveria pessoas que iriam pagar mais e não iam gostar do novo imposto. Mas as mudanças nunca são fáceis.
                                E, já agora, baseado na largura dos pneus (pneus mais largos -> mais consumo
                                -> mais emissões), e no peso que o carro leva (mais peso -> maior consumo
                                -> mais emissões), e nas revisões feitas (menos revisões -> maior consumo
                                -> mais emissões), e se chove ou se faz Sol (chuva -> menos velocidade
                                -> menor consumo -> menos emissões), e a média de velocidade (mais
                                velocidade -> mais consumo -> mais emissões), e o peso do carro (mais
                                pesado -> mais consumo -> mais emissões), e o coeficiente de aerodinâmica
                                do carro (menos aerodinâmica -> mais consumo -> mais emissões), e...

                                ... não seria melhor taxar o consumo?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  E, já agora, baseado na largura dos pneus (pneus mais largos -> mais consumo
                                  -> mais emissões), e no peso que o carro leva (mais peso -> maior consumo
                                  -> mais emissões), e nas revisões feitas (menos revisões -> maior consumo
                                  -> mais emissões), e se chove ou se faz Sol (chuva -> menos velocidade
                                  -> menor consumo -> menos emissões), e a média de velocidade (mais
                                  velocidade -> mais consumo -> mais emissões), e o peso do carro (mais
                                  pesado -> mais consumo -> mais emissões), e o coeficiente de aerodinâmica
                                  do carro (menos aerodinâmica -> mais consumo -> mais emissões), e...

                                  ... não seria melhor taxar o consumo?
                                  Taxar o consumo traz um outro problema de justiça... Quem já pagou o IA(ISV) e IM(IUC) teria também que suportar esta nova taxa no consumo.

                                  Com este sistema Holandês pode-se distinguir quem compra um carro neste novo regime (imposto ao KM, mas sem ISV e sem IUC) de quem já possui um carro em que já pagou os impostos antigos...

                                  Comentário


                                    Medida engraçada, mas se como disseram, se um Ferrari pagar o mesmo por km percorrido que um IQ é uma medida de tremenda injustiça.

                                    No entanto se tirarmos essa injustiça é uma medida na qual concordo.

                                    Pagar ao longo da vida do carro em vez de se levar logo com uma carga brutal de impostos.

                                    Mas é engraçado que o nosso governo queria fazer isso. Queria mas só no papel e durante 6 meses

                                    Em relação ao gasóleo vs gasolina. Tema mais que batido, no qual o fórum já converteu muita gente (eu incluído) para uma igualdade do preço dos impostos sobre o gasóleo e a gasolina.

                                    Curiosamente a UE "quer" essa igualdade e obriga os estados membros a aumentarem o preço do gasóleo.

                                    Portugal tem que aumentar o preço do gasóleo e pouco pode aumentar o da gasolina, o problema é que isto deve demorar uma eternidade e quando os preços forem iguais eu já tenho 50 anos e quem conduzir um diesel é considerado um criminoso ambiental.

                                    Comentário


                                      Então todos os automobilistas holandeses vão pagar o mesmo por Km, independentemente de ter um carro que cumpra as normas Euro IV ou um chasso fumarento? E independentemente de andarem a "pisar ovos" para os consumos ou andarem por aí armados em fangio? Isto, com o bónus do Estado a saber onde é que cada carro esteve em cada momento?

                                      Se não fosse a isenção aplicada aos motociclos diria que o nosso ISP acaba por ser mais justo...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        ... não seria melhor taxar o consumo?
                                        Já que fala nisso...seria o ideal! O problema é que o imposto jamais poderá ser incluido no preço dos combustíveis por dois motivos:

                                        1º E quem já pagou o ISV? Teria de pagar novamente o imposto que o substituísse?

                                        2º Se a medida não fosse adoptada também por Espanha, era ver metade do país a fazer 200km para ir abastecer ao outro lado.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                          Taxar o consumo traz um outro problema de justiça... Quem já pagou o IA(ISV) e IM(IUC) teria também que suportar esta nova taxa no consumo.

                                          Com este sistema Holandês pode-se distinguir quem compra um carro neste novo regime (imposto ao KM, mas sem ISV e sem IUC) de quem já possui um carro em que já pagou os impostos antigos...
                                          É uma questão de ir abatendo o imposto que já pagou na compra (IA).

                                          Quanto ao imposto de circulação (IUC), fica logo substituído por um MAIS
                                          JUSTO.
                                          Ou será que achas justo, para aqueles que compraram o carro há mais
                                          anos, e que têm o carro para fazer meia-dúzia de quilómetros por ano,
                                          pagarem um imposto de circulação anual como se fizessem a média esperada?

                                          Injusto é complicar o sistema fiscal, e com isso dificultar a obtenção de uma
                                          imagem REAL de quanto custa ter um carro (aos proprietários antigos, e aos
                                          novos).

                                          Quando as coisas são complicadas, e as comparações são difíceis, nunca
                                          tens justiça, porque não consegues saber quem está a sair prejudicado.

                                          Essa é que é a realidade.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
                                            Já que fala nisso...seria o ideal! O problema é que o imposto jamais poderá ser incluido no preço dos combustíveis por dois motivos:

                                            1º E quem já pagou o ISV? Teria de pagar novamente o imposto que o substituísse?

                                            2º Se a medida não fosse adoptada também por Espanha, era ver metade do país a fazer 200km para ir abastecer ao outro lado.
                                            O imposto no combustível poderia ser abatido na medida do ISV (ou IA) pago
                                            na compra. Onde é que está a dificuldade disto? A única dificuladade é: não dá
                                            jeito a quem chula...

                                            Aliás, eu nem estou preocupado com o IA e ISV que já paguei.
                                            Pagava o imposto no combustível, sem pensar nos impostos que paguei na
                                            compra dos carros. Prefiro isso a um IUC manhoso.

                                            A realidade é que os governos manhosos preferem criar MAIS impostos, do
                                            que AUMENTAR os impostos. É porque assim, a maioria das pessoas nem se
                                            apercebe do que está a ser chulado!

                                            Aquilo a que assistimos é à criação de uma multitude de pequenos impostos,
                                            que isoladamente nos parecem aceitáveis, mas que no conjunto são um
                                            roubo descarado.

                                            Basta ver o que se passa com as habitações. Paga-se o IMI. Para não dar
                                            muito nas vistas, em lugar de aumentar o IMI, criou-se uma TAXA DE
                                            CONSERVAÇÃO DE ESGOTOS. Como convém, em lugar se ser paga nas
                                            finanças, é paga à companhia das águas (para disfarçar), sobre o VALOR
                                            DA PROPRIEDADE!!!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
                                              Concordo com tudo aquilo que diz. Eu acho que o imposto devia ser calculado através de uma formula que incluísse CO2, hora e local. Nesse caso os carros eléctricos não pagariam (ou pagariam pouco) e um carro no IC19 às 9h pagaria mais do que um numa qualquer estrada municipal às 22h.

                                              Desta forma pagaria mais quem emitisse mais CO2 e incentivava-se o uso de transportes públicos, pois não me venham dizer que aquela gente toda que entra em Lisboa às 8h não tem alternativa sem ser o carro.

                                              Claro que haveria pessoas que iriam pagar mais e não iam gostar do novo imposto. Mas as mudanças nunca são fáceis.
                                              De acordo! Apenas receei que até os novos carros electricos fossem taxados ao km, esquecendo a poluição e apenas apontando baterias ao "onde vou buscar mais dinheiro". Assim que os carros electricos evoluam o suficiente penso adquirir um e nesse caso, havendo alternativa electrica viável, só compra a combustivel fossil quem quer, logo é mais poluidor quem quer, se os preços forem semelhantes entre ambos os veiculos. Nessa situação concordo com a taxa, pelo bem do planeta. Agora sem alternativa alguma parece-me apenas uma maneira de ir "buscar mais uns trocos" a quem infelizmente precisa de se deslocar de automovel. (não digo que sejam todos, no caso de Lx concordo consigo que muitos poderiam utilizar transportes publicos).

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                                De acordo! Apenas receei que até os novos carros electricos fossem taxados ao km, esquecendo a poluição e apenas apontando baterias ao "onde vou buscar mais dinheiro". Assim que os carros electricos evoluam o suficiente penso adquirir um e nesse caso, havendo alternativa electrica viável, só compra a combustivel fossil quem quer, logo é mais poluidor quem quer, se os preços forem semelhantes entre ambos os veiculos. Nessa situação concordo com a taxa, pelo bem do planeta. Agora sem alternativa alguma parece-me apenas uma maneira de ir "buscar mais uns trocos" a quem infelizmente precisa de se deslocar de automovel. (não digo que sejam todos, no caso de Lx concordo consigo que muitos poderiam utilizar transportes publicos).
                                                Os carros eléctricos também "emitem" CO2.

                                                A produção de energia eléctrica (que os carros eléctricos consomem) não
                                                é isenta de emissões de CO2. Grande parte da energia eléctrica que
                                                consumimos é produzida com recurso à queima de carvão e combustíveis
                                                fósseis.

                                                Mais uma razão para os impostos incidirem sobre o consumo de
                                                combustíveis.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Os carros eléctricos também "emitem" CO2.

                                                  A produção de energia eléctrica (que os carros eléctricos consomem) não
                                                  é isenta de emissões de CO2. Grande parte da energia eléctrica que
                                                  consumimos é produzida com recurso à queima de carvão e combustíveis
                                                  fósseis.

                                                  Mais uma razão para os impostos incidirem sobre o consumo de
                                                  combustíveis.
                                                  Então aí a unica solução é produzir energia electrica com recurso a outras fontes energeticas! As tais energias renováveis ou até nucleares. Até porque o petroleo não durará para sempre.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                    Então todos os automobilistas holandeses vão pagar o mesmo por Km, independentemente de ter um carro que cumpra as normas Euro IV ou um chasso fumarento? E independentemente de andarem a "pisar ovos" para os consumos ou andarem por aí armados em fangio? Isto, com o bónus do Estado a saber onde é que cada carro esteve em cada momento?

                                                    Se não fosse a isenção aplicada aos motociclos diria que o nosso ISP acaba por ser mais justo...
                                                    Não.

                                                    Não sei se estava na noticia deste tópico, mas já li por cá que vai haver distinção entre tipos de carros, consumos, combustível, etc. Ah, e na Holanda um carro a diesel paga actualmente muito mais (3x) de imposto que um gasolina. Não acredito que essa politica vá mudar.

                                                    Quanto ao Estado saber onde o carro esteve em cada momento, isso não e' muito diferente do que já existe, com câmaras que lêem as matriculas em pontos distintos da estrada para calcular a velocidade media no percurso, e aplicar a multa se for caso disso.

                                                    Como ja' disse, a medida vai ajudar a renovar o parque automovel com veiculos menos poluentes, mais seguros, mais eficientes. E permite a mais pessoas ter um carro "caro", talvez um desportivo, que sirva só para dar uma voltinha ao fim-de-semana. Isso e' mau? Eu não acho...

                                                    E para quem não gosta, há sempre a alternativa dos transportes públicos. Tenho vários colegas que moram em Amesterdão (a 150 km daqui) e vem todos os dias de comboio, a trabalhar no computador enquanto não chegam. Claro, os comboios são seguros. E são seguros em parte porque as pessoas pagam impostos elevados. E as pessoas pagam muito mais do que em Portugal, sem refilar, porque sabem que isso e' vantajoso para todos. E' tipo pescadinha de rabo-na-boca, mas para muitos (a maioria?) dos portugueses o bem comum não interessa nada.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                                      Então aí a unica solução é produzir energia electrica com recurso a outras fontes energeticas! As tais energias renováveis ou até nucleares. Até porque o petroleo não durará para sempre.
                                                      Nuclear também não é uma energia limpa.
                                                      Os resíduos radioactivos não te preocupam?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                                                        (...)Quanto ao Estado saber onde o carro esteve em cada momento, isso não e' muito diferente do que já existe, com câmaras que lêem as matriculas em pontos distintos da estrada para calcular a velocidade media no percurso, e aplicar a multa se for caso disso.

                                                        Como ja' disse, a medida vai ajudar a renovar o parque automovel com veiculos menos poluentes, mais seguros, mais eficientes. E permite a mais pessoas ter um carro "caro", talvez um desportivo, que sirva só para dar uma voltinha ao fim-de-semana. Isso e' mau? Eu não acho...
                                                        (...)
                                                        1.
                                                        As câmaras fazem uma monitorização discreta (descontínua), ao passo que o
                                                        GPS é uma monitorização contínua.
                                                        As câmaras apenas dizem por onde passaste. O GPS diz onde estás.
                                                        As câmaras registam que passaste por uma dada câmara a uma dada hora.
                                                        O GPS diz em que "montra", ou em que "coffee shop" estiveste, e durante
                                                        quanto tempo.
                                                        Podia ser vigiado sem a ZON? Podia, mas não era a mesma coisa...

                                                        2.
                                                        Consegues o mesmo efeito com a taxação nos preços dos combustíveis.
                                                        - Menos impostos na compra do carro = maior facilidade na compra
                                                        - Impostos consoante o que se circula = menos encargos para menos kms

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          1.
                                                          As câmaras fazem uma monitorização discreta (descontínua), ao passo que o
                                                          GPS é uma monitorização contínua.
                                                          As câmaras apenas dizem por onde passaste. O GPS diz onde estás.
                                                          As câmaras registam que passaste por uma dada câmara a uma dada hora.
                                                          O GPS diz em que "montra", ou em que "coffee shop" estiveste, e durante
                                                          quanto tempo.
                                                          Podia ser vigiado sem a ZON? Podia, mas não era a mesma coisa...

                                                          2.
                                                          Consegues o mesmo efeito com a taxação nos preços dos combustíveis.
                                                          - Menos impostos na compra do carro = maior facilidade na compra
                                                          - Impostos consoante o que se circula = menos encargos para menos kms
                                                          Como e' que distingues a poluição de um carro taxando os combustíveis?

                                                          Comentário


                                                            Por cá devem imitar, mas por acréscimo, não por substituição...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                                                              Como e' que distingues a poluição de um carro taxando os combustíveis?
                                                              Lê para trás...
                                                              Começa na página 2.
                                                              Lê os posts que coloquei desde então.
                                                              Obrigado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X