Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que o 1.6 TDI é um motor tão fraco?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
    .. mais um tópico sobre o mesmo.

    Para quem acha que o 1.6TDI é mau no Golf, que o experimente na versão Bluemotion onde é mais rápido em baixas ou com DSG em qualquer versão.

    Para mim, que apenas tive oportunidade de andar na versão normal do 1.6TDI.. ele mexia-se bem até. Não tão bem como o 2.0 110cv que veio substituir, mas não é o sacrilégio que querem fazer parecer

    E para grande parte dos condutores.. não é uma diferença assinalável




    o 1.3jtd 95cvs não é melhor que o 1.6TDI
    Compara-o com o concorrente directo dele, o 1.6 TDI de 90 CV.

    Comentário


      #92
      Eu não digo que o 1.6 é o pior motor do mesmo segmento pois não experimentei todos os rivais, apenas digo que é insuficiente para mim.

      Mais uma vez, dou a minha opinião pessoal (porque nestes aspectos é mesmo a opinião pessoal que conta pois o que não chega para uns, chega perfeitamente para outros ) que um golf com o 2.0 de 110cv poderia equacionar comprar (se estivesse nesse dilema), embora fosse perder um pouco de prestações relativamente ao meu actual carro, seria mesmo a escolha do segmento em que se encontra (308 1.6HDI, Megane 1.5dCI...).

      Agora com o 1.6 o caso muda de figura. Relativamente às prestações, é só experimentarem um e outro e vêm as diferenças, diferenças essas que me levariam a equacionar outra opção de compra em detrimento do golf equipado com este motor (nomeadamente os otto 1.4TSI). Digo mesmo que no caso dos diesel, mais facilmente iria para o megane 1.5dCI 110cv do que para um golf 1.6 TDI
      Mas isso já aqui disse várias vezes e quem experimentou ambos os motores (TDI), sabe perfeitamente o que me refiro

      Comentário


        #93
        Os motores TDI morreram deste que passaram a comom rail...

        O velhinho 1.9 TDI de 110 andava muito e consumia bem pouco... imaginem puxar com um 1.9 TDI de 110 ou 105 com um 1.6TDI com o mesmo carro... que atesto não...

        E consumos será que o 1.6TDI faz muito melhor que o 1.9TDI? Não me parece...

        A partir do momento que a KIA consegue motores com a mesma cilindrada e mais cavalos melhores que a VAG está tudo dito...

        Comentário


          #94
          Sem polémica

          Gostava de ver aqui comparada, já que foram referidos motores de marcas diferentes,
          1.6 TDI 105 versus 1.4 d4d..

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
            O TDI é o pior, mas só apresentas um melhor.
            O novo 1.6 HDI tem melhores numeros, mas ainda são poucos os automóveis onde está instalado. O 1.5 dci tem-se revelado bastante gastador e não apresenta (nas características que defini) melhores numeros do que o TDI.

            O 1.6 TDI não é fraco como o andam a pintar, mas pronto...
            Não concordo com o que está a negrito...o 1.6 HDI é utilizado em tantos carros...Ford, Volvo, Citroen, Peugeot, Mazda, o motor é o mesmo para todos eles...

            Comentário


              #96
              Aqui já se falou que boa culpa da percepção da "fraqueza" advém do escalonamento da caixa.

              E depois esquecem-se que mesmo para motores que permaneceram idênticos ou com modificações reduzidas, veja-se a transição dCi 105/dCi 110, também à pala de um novo escalonamento, surge uma percepção de fraqueza comparativa mal alguém conduza um e outro.

              Que o motor 1.6 TDI, em si mesmo, em nada suplanta o que já havia no mercado, isso não deixa de ser verdade.

              Para o atraso que a VW levava e dado que geralmente é mais o contrário, compreende-se alguma celeuma por parte dos VW lovers que têm sempre a tendência para achar que tão sempre lá em cima em tudo

              Aliás o curioso é que o motor desta cilindragem e cavalagem mais equilibrado continua a ser o primeiro que surgiu, o 1.6 HDi (o 1.5 dCi surgiu primeiro mas não nos esqueçamos que começou com 65cv, só depois chegou aos 80 e já mais tarde aos 100, começando finalmente a concorrer com o nível de potências do 1.6 HDi).
              Editado pela última vez por Andre; 21 April 2010, 22:10.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                Não concordo com o que está a negrito...o 1.6 HDI é utilizado em tantos carros...Ford, Volvo, Citroen, Peugeot, Mazda, o motor é o mesmo para todos eles...
                A monicamelo estava a referir-se à nova versão do 1.6 HDI, com 112cv e que tem 270nm de binário ou 285nm em overboost

                Esse sim, ainda está instalado em poucos carros.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  A monicamelo estava a referir-se à nova versão do 1.6 HDI, com 112cv e que tem 270nm de binário ou 285nm em overboost

                  Esse sim, ainda está instalado em poucos carros.
                  Não me estava a lembrar desse...
                  É apenas uma questão de tempo até chegar aos outros tb...e novamente um passo a frente da vw, que viveu tanto tempo na sombra dos PD que deixou a concorrência passar-lhe a frente e quando deciciram renovar fizeram m*rda...
                  O 1.6 TDI é uma boa opção para quem quer um carro económico, mas nada mais, este motor não se destaca em nada da concorrência, é apenas mais um, com a agravante de ser um motor recente que ainda tem muito a provar...
                  Pelo menos a mim, servia bem o propósito...se eu quiser mais rápido, vou subindo na gama, este é apenas um motor de entrada, como já foi dito...muito a semelhança do por aqui tão mal falado 1.3 cdti...não se esqueçam que o propósito deste motor é ser poupado, se querem mais performance têm muito mais por onde escolher.
                  Editado pela última vez por paulo27; 21 April 2010, 22:25.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                    É apenas uma questão de tempo até chegar aos outros tb...

                    É claro, mas de momento só está em dois ou três modelos

                    Comentário


                      Boas.

                      Depois de ler este tópico é fácil perceber o extremar de posições, que eu acho desnecessário. São todos os simpatizantes (principalmente proprietários) dos Hdi, DCi, Tdci, etc a disparar contra o pobre do 1.6TDi!


                      Estou à espera de um Leon 1.6TDi 105cv DSG, e poderia estar preocupado com todos este comentários, mas a verdade é que não estou! Isto porque testei os carros, tanto este motor como os outros diesel 1.5/1.6, e não vi essa diferença que se fala aqui.

                      Já fiz muitos kms num DCi e num HDi e são, de facto, bons motores. Conduzi também muitos Kms num 1.9TDi 110cv.

                      Para mim o motor é mais do que suficiente e agradável de conduzir, ficando um pouco abaixo dos DCi/HDi, e acredito que com uma caixa de 6 velocidades bem escalonada pode mesmo equilibrar com estes.

                      Em comparação com o 1.9 TDi 110cv (num Toledo de 2000), a diferença é na resposta em baixas, em que o 1.9 leva vantagem, mas perdendo para o 1.6 quando acima das 3000rpm.

                      Estive quase quase a comprar um 1.5 DCi 110cv, mas quando consegui testar o 1.6TDi com a caixa DSG de 7v as dúvidas desapareceram!

                      De qualquer maneira não aconselhava este motor com a caixa de 5 velocidades, que está demasiado longa.


                      Fiquem bem.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                        Estava-me a referir ao 2.0 CRDI. Isto porque se tinhas ideia do Golf (sendo este normalmente um produto um pouco inflacionado), pergunto-te porque não o 2.0 CRDI? Devia ficar a par com o 1.6 TDI, certo?
                        O 2.0 CRDI ficava em 30.500 euros, preço "chave na mão". O 1.6 TDI na versão confortline, que é a que considerei, já que o trendline vem bastante despido, ficava em 27.700 euros.

                        Sinceramente não acho que o 2.0 CRDI para o uso que lhe dou valesse os 5000 euros de diferença, e esse dinheiro seria mesmo só pelo motor.. Porque os níveis de equipamento são iguais. E depois seria mais caro em tudo, desde IUC, consumos, seguros, etc...



                        Originalmente Colocado por PilotoZetec Ver Post
                        A partir do momento que a KIA consegue motores com a mesma cilindrada e mais cavalos melhores que a VAG está tudo dito...
                        Não sei qual é a admiração.. Já em 2007 a Kia/Hyndai era o 5º maior grupo automóvel mundial.. Não estamos a falar de uma qualquer startup chinesa..

                        E sinceramente fazem excelentes motores em todas as gamas.. Desde os minúsculos CRDI do Picanto, até aos 3.0 CRDI que equipam alguns SUV's e que são dos motores mais suaves e lineares que encontras no mercado..

                        E quanto à fiabilidade, os vários estudos que vão saindo, e os 7 anos de garantia, dizem tudo...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                          Não concordo com o que está a negrito...o 1.6 HDI é utilizado em tantos carros...Ford, Volvo, Citroen, Peugeot, Mazda, o motor é o mesmo para todos eles...

                          Estou a falar no NOVO 1.6 HDI. O de 112 CV e 8 válvulas.
                          Acho que ainda só anda no 308 CC e no DS3...
                          Alguém que confirme.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                            Estou a falar no NOVO 1.6 HDI. O de 112 CV e 8 válvulas.
                            Acho que ainda só anda no 308 CC e no DS3...
                            Alguém que confirme.
                            Já reparei...a seu tempo equipará os restantes carros.

                            Comentário


                              Eu só acho engraçado é que há uns anos nas conversas TDI vs JTD, vs CDI vs DCI vs HDI vs etc.. etc... Havia uma facção que dizia que não fazia sentido 16 válvulas.. Porque tirava força em baixas...

                              Do outro lado havia os que diziam que antes a morte do que a falta de linearidade.. 16 válvulas é que é..


                              Com o tempo pensei que essa guerra estava decidida definitivamente a favor das 16 válvulas.. Agora parece que o supra sumo dos 1.6 diesel vai ser um 8 válvulas...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                Eu só acho engraçado é que há uns anos nas conversas TDI vs JTD, vs CDI vs DCI vs HDI vs etc.. etc... Havia uma facção que dizia que não fazia sentido 16 válvulas.. Porque tirava força em baixas...

                                Do outro lado havia os que diziam que antes a morte do que a falta de linearidade.. 16 válvulas é que é..


                                Com o tempo pensei que essa guerra estava decidida definitivamente a favor das 16 válvulas.. Agora parece que o supra sumo dos 1.6 diesel vai ser um 8 válvulas...
                                Realmente não dá para entender

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por mekateca Ver Post
                                  O objectivo agora é reduzir consumo e diminuir as emissões de CO2. Na alemanha estes são factores para aumentar o imposto sobre os carros.

                                  Até a BMW já faz modelos turbo diesel com 115CV.
                                  mas para o efeito são 2.0 e não 1.6

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                    Eu só acho engraçado é que há uns anos nas conversas TDI vs JTD, vs CDI vs DCI vs HDI vs etc.. etc... Havia uma facção que dizia que não fazia sentido 16 válvulas.. Porque tirava força em baixas...

                                    Do outro lado havia os que diziam que antes a morte do que a falta de linearidade.. 16 válvulas é que é..


                                    Com o tempo pensei que essa guerra estava decidida definitivamente a favor das 16 válvulas.. Agora parece que o supra sumo dos 1.6 diesel vai ser um 8 válvulas...
                                    E eu ainda digo mais... não fossem os custos associados à produção, aliados ao ruído que fazem face aos common-rail, e os injector-bomba são bem mais agradáveis de conduzir que os restantes... sobretudo em baixas!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      E depois esquecem-se que mesmo para motores que permaneceram idênticos ou com modificações reduzidas, veja-se a transição dCi 105/dCi 110, também à pala de um novo escalonamento, surge uma percepção de fraqueza comparativa mal alguém conduza um e outro.
                                      O 1.5dCi não sofreu novo escalonamento nenhum novo.

                                      Aliás do dCi 105 montado nos primeiros Meganes III em PT para o 110cv dos mais recentes até houve um aumento de agradabilidade. Só não me perguntes porquê

                                      Do Megane II 1.5 dCi 105cv para o III com o mesmo motor é que ouve queixas !

                                      E não foi quer devido a questões de peso, pois o III é até mais leve que o II, nem foi devido ao rapport do novo modelo. Foi mesmo devido a uma gestão electrónica diferente. Ainda não encontrei uma resposta clara a esta questão mas é o que se diz.



                                      Dentro destes motores de 1.5/1.6l não vejo nenhum que seja tão agradável em baixas quanto o 1.5 dCi. Além disso tem uma caixa de 6v sem fossos entre relações, isto ao contrário do Golf 1.6 TDi 90/105cv que se passa de 2ª para 3ª às 2200-2400 e a seguir o motor "morre" pois vai ficar abaixo das fatidicas 1500rpm.


                                      Ou seja temos de deixar de olhar apenas para os números e testar ou pelo menos ler/ouvir falar de conjuntos carro/motor/caixa pois senão podemos ficar enganados.


                                      Isto claro que não é válido para a malta que anda de semáforo em semáforo a puxar 1ª,2ª e 3ª pois aí quem manda é a potência e o peso mas isto não é a realidade de 95% das pessoas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                        O 1.5 dá aquela sensação de um pulmão sem fim, à conta da caixa extremamente curta. Agora o Megane está ligeiramente mais pesado, o motor tem 16 válvulas e os consumos dispararam.
                                        Oi ???

                                        O K9K, mais conhecido como 1.5 dCi, sempre foi um 8 válvulas, independentemente da variante de potência...


                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                        Aliás o curioso é que o motor desta cilindragem e cavalagem mais equilibrado continua a ser o primeiro que surgiu, o 1.6 HDi (o 1.5 dCi surgiu primeiro mas não nos esqueçamos que começou com 65cv, só depois chegou aos 80 e já mais tarde aos 100, começando finalmente a concorrer com o nível de potências do 1.6 HDi).
                                        Estás ligeiramente errado...

                                        O 1.5 dCi de 80 apareceu em finais de 2002, numa altura que poderias ter um 1.4 HDI de 70 cv ou um 2.0 HDI de 90...

                                        O mais engraçado é que já nesta altura, o 1.5 dCi de 80 dava coça a ambos no que toca a prestações, ainda que por valores marginais e quase irrisórios face ao HDI de 90 mas ainda assim, superiorizava-se à conta de uma caixa muito bem escalonada...

                                        A variante de 100 cv do 1.5 dCi saiu ainda antes do 1.6 HDI (à vontade uns bons 18 meses ou mesmo mais...), equilibrando as coisas com o 2.0 HDI de 110 cv até meados de 2005, altura em que aparece o 1.6 HDI em ambas as variantes de potência.

                                        Depois, já em finais de 2005, aparece o 1.5 dCi de 105 cv, que comete a ousadia de disponibilizar uma caixa de 6 velocidades e assim arrasar, novamente, com o motor da Peugeot em performances e consumos, com uma agradabilidade igual. Mais uma vez, o trunfo chamado caixa de velocidades.

                                        Porém, o 1.5 dCi tem uma falha e é esta falha que o está a comprometer com o futuro...

                                        É um projecto "demasiado" antigo para conseguir andar na carruagem da frente no que toca a emissões, sejam elas de CO2 ou de partículas. Daí que as últimas afinações do mesmo, deixem um pouco a desejar no que toca a agradabilidade e disponibilidade de baixa rotação, tudo em prol do ambiente e respeito por este e pelas normas cada vez mais exigentes.

                                        Comentário


                                          Alguns aqui definitivamente não perceberam o meu ponto de vista. Tudo neste Mundo é sempre relativo. Claro que este motor não é fraco se uma pessoa vier de um 1.0 ou 1.2 Para mim e tendo em conta as expectativas pensava que era um motor superior aos já referidos atrás por ser muito mais recente e pela VW como gigante Mundial ter tido tanto tempo para fazer melhor que os outros. Mas pelo contrário é dos motores na gama dos 1.5cc/1.6cc, um dos mais fracos em termos de desempenho. Não é fraco em comparação com um 1.0 ou 1.2 mas tendo em conta a marca de onde vem é uma desilusão. Mas a VW é uma marca conservadora por natureza em todos os aspectos talvez seja uma das razões. É uma marca que por ter uma boa imagem não tem necessidade de inovar para vender. Basta estar ao nível do que os outros fazem.
                                          Editado pela última vez por Bondville; 22 April 2010, 06:47.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                            O TDI é o pior, mas só apresentas um melhor.
                                            O novo 1.6 HDI tem melhores numeros, mas ainda são poucos os automóveis onde está instalado. O 1.5 dci tem-se revelado bastante gastador e não apresenta (nas características que defini) melhores numeros do que o TDI.

                                            O 1.6 TDI não é fraco como o andam a pintar, mas pronto...
                                            Não concordo com isso, ainda não conduzi o 1.5dCi no novo Mégane mas de todos os dados que já consultei, davam uma vantagem ao Renault. Em relação aos consumos isso é sempre relativo, depende mais do condutor que do motor, já vi motor idênticos com consumos com 2 litros de diferença para o mesmo percurso... Isso é sempre relativo. Além disso esse motor saiu em 2000. São 9 (!!!!!!!) anos de diferença! Está prestes a sair o novo 1.6 dCi.
                                            Editado pela última vez por Bondville; 22 April 2010, 06:48.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por WH Ver Post
                                              Eventualmente, poderá ser porque gostas de carros franceses, não gostas que estes Golfs ganhem comparativos em revistas, ou recebam "World Green Car of the Year Awards ", etc.

                                              Cumprimentos


                                              Por acaso não gosto mais de marcas francesas do que de VW, mas se gostasse não sei porque é que não poderia fazer uma critica à VW. Aliás por ter apreço pela VW é que lhe faço esta critica porque gostava que melhorasse. Os números não são subjectivos como a estética ou o design. Isso não ia influenciar a minha opinião.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Bondville Ver Post


                                                Por acaso não gosto mais de marcas francesas do que de VW, mas se gostasse não sei porque é que não poderia fazer uma critica à VW. Aliás por ter apreço pela VW é que lhe faço esta critica porque gostava que melhorasse. Os números não são subjectivos como a estética ou o design. Isso não ia influenciar a minha opinião.
                                                A resposta foi para mim!

                                                Comentário


                                                  O autor do tópico tem razão.

                                                  O motor 1.6 TDI, seja em que variante for, é fraco. Aliás, muito fraco.

                                                  Outro dia experimentei um 105cv com caixa DSG e, pasmem-se, o impensável aconteceu: o carro foi-se abaixo ao arrancar, tal a falta de força a baixa rotação!

                                                  Nunca na vida seria capaz de ousar sequer considerar a compra de um, muito menos com DSG, qualquer carro com este motor é um autêntico desperdício de dinheiro.

                                                  Ah, e não consegui passar dos 120 km/h, é que vinha um carro da UNT atrás de mim. O motor não presta mesmo para nada.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                                                    O autor do tópico tem razão.

                                                    O motor 1.6 TDI, seja em que variante for, é fraco. Aliás, muito fraco.

                                                    Pela minha experiência, pelo menos num Polo 1.6 TDI de 90cv, não concordo. Está longe de ser fraco. Já experimentei carros com vários motores de várias marcas, entre o segmento B e o C, e o 1.6 TDI, se é pior que a concorrência, não é por muito...

                                                    Tenho um Auris 1.4 D-4D que na minha opinião se mexe bem, estando dentro do limite do aceitável, e o Polo deu-me uma sensação mais enérgica, mesmo a recuperar, e estamos a falar de carros praticamente com o mesmo peso (Auris 1260Kg, Polo 1230Kg). Vantagem para o VW em termos de cilindrada, vantagem para o Auris em ter a caixa curta.

                                                    Se subirmos de segmento, o peso também aumenta mas não muito (um Golf pesa 1270Kg), mas a potência sobe dos 90 para os 105cv. Nunca experimentei o Golf, mas não acredito que seja fraco. Pode é ser menos forte a recuperar em 4ª e 5ª, mas em acelerações duvido.

                                                    Principalmente em baixas todos são fracos. Antes de comprar o Auris, experimentei um Focus (foi aliás o 1º carro que experimentei com intenções de comprar), de 109cv. Lembro-me que iamos 3 marmanjos lá dentro, eu ia em 3ª a 40Km/h e disseram-me para puxar por aquilo à vontade! O que é certo é que eu já lhe estava a pisar a fundo e o gajo enquanto não se aproximou das 1800RPM pouco evoluiu... isto repetiu-se no Mazda 3, no Mégane...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Oi ???

                                                      O K9K, mais conhecido como 1.5 dCi, sempre foi um 8 válvulas, independentemente da variante de potência...




                                                      Estás ligeiramente errado...

                                                      O 1.5 dCi de 80 apareceu em finais de 2002, numa altura que poderias ter um 1.4 HDI de 70 cv ou um 2.0 HDI de 90...

                                                      O mais engraçado é que já nesta altura, o 1.5 dCi de 80 dava coça a ambos no que toca a prestações, ainda que por valores marginais e quase irrisórios face ao HDI de 90 mas ainda assim, superiorizava-se à conta de uma caixa muito bem escalonada...

                                                      A variante de 100 cv do 1.5 dCi saiu ainda antes do 1.6 HDI (à vontade uns bons 18 meses ou mesmo mais...), equilibrando as coisas com o 2.0 HDI de 110 cv até meados de 2005, altura em que aparece o 1.6 HDI em ambas as variantes de potência.

                                                      Depois, já em finais de 2005, aparece o 1.5 dCi de 105 cv, que comete a ousadia de disponibilizar uma caixa de 6 velocidades e assim arrasar, novamente, com o motor da Peugeot em performances e consumos, com uma agradabilidade igual. Mais uma vez, o trunfo chamado caixa de velocidades.

                                                      Porém, o 1.5 dCi tem uma falha e é esta falha que o está a comprometer com o futuro...

                                                      É um projecto "demasiado" antigo para conseguir andar na carruagem da frente no que toca a emissões, sejam elas de CO2 ou de partículas. Daí que as últimas afinações do mesmo, deixem um pouco a desejar no que toca a agradabilidade e disponibilidade de baixa rotação, tudo em prol do ambiente e respeito por este e pelas normas cada vez mais exigentes.

                                                      Pequena correcção.

                                                      O 1.6 HDI saiu em Outubro de 2003, e o 1.5 dCi de 100cv em Janeiro de 2004.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        ...

                                                        O mais engraçado é que já nesta altura, o 1.5 dCi de 80 dava coça a ambos no que toca a prestações, ainda que por valores marginais e quase irrisórios face ao HDI de 90 mas ainda assim, superiorizava-se à conta de uma caixa muito bem escalonada...

                                                        A variante de 100 cv do 1.5 dCi saiu ainda antes do 1.6 HDI (à vontade uns bons 18 meses ou mesmo mais...), equilibrando as coisas com o 2.0 HDI de 110 cv até meados de 2005, altura em que aparece o 1.6 HDI em ambas as variantes de potência.

                                                        Depois, já em finais de 2005, aparece o 1.5 dCi de 105 cv, que comete a ousadia de disponibilizar uma caixa de 6 velocidades e assim arrasar, novamente, com o motor da Peugeot em performances e consumos, com uma agradabilidade igual. Mais uma vez, o trunfo chamado caixa de velocidades.

                                                        ...
                                                        1.6hdi surgiu em meados de 2004 no 307.

                                                        Já disse por vários tópicos a minha opinião sobre os 1.5dci, motor que existe aqui no trabalho em diversos carros/gamas/níveis potência, desde Kangoo/Clio/Meg II/Meg III/Laguna III.

                                                        Apesar de 2 Clios c/ +-12.000Km terem gripado o motor (!), tenho boa impressão dos 1.5dci, fruto das caixas de velocidades realmente curtas, ou, aliás, bem escalonadas.

                                                        É que com uma caixa curta, tanto faz ter 70 ou 170cv, pois ela vai fazer com que o carro se mexa rápido.

                                                        Portanto, enquanto habitual utilizador dos 2 motores (1.5dci e 1.6hdi), tenho a minha opinião que prefiro o Hdi, que transmite sensação de mais força, apesar da aparente falta de rapidez em subir de rotação

                                                        o 1.5dci safa-se melhor em baixas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                          Pela minha experiência, pelo menos num Polo 1.6 TDI de 90cv, não concordo. Está longe de ser fraco. Já experimentei carros com vários motores de várias marcas, entre o segmento B e o C, e o 1.6 TDI, se é pior que a concorrência, não é por muito...

                                                          Tenho um Auris 1.4 D-4D que na minha opinião se mexe bem, estando dentro do limite do aceitável, e o Polo deu-me uma sensação mais enérgica, mesmo a recuperar, e estamos a falar de carros praticamente com o mesmo peso (Auris 1260Kg, Polo 1230Kg). Vantagem para o VW em termos de cilindrada, vantagem para o Auris em ter a caixa curta.

                                                          Se subirmos de segmento, o peso também aumenta mas não muito (um Golf pesa 1270Kg), mas a potência sobe dos 90 para os 105cv. Nunca experimentei o Golf, mas não acredito que seja fraco. Pode é ser menos forte a recuperar em 4ª e 5ª, mas em acelerações duvido.

                                                          Principalmente em baixas todos são fracos. Antes de comprar o Auris, experimentei um Focus (foi aliás o 1º carro que experimentei com intenções de comprar), de 109cv. Lembro-me que iamos 3 marmanjos lá dentro, eu ia em 3ª a 40Km/h e disseram-me para puxar por aquilo à vontade! O que é certo é que eu já lhe estava a pisar a fundo e o gajo enquanto não se aproximou das 1800RPM pouco evoluiu... isto repetiu-se no Mazda 3, no Mégane...
                                                          Foi um bom esforço para me tentares convencer, mas ficaste longe de o conseguir.

                                                          Não adianta. Mas vai lá ver as tuas PM, pode ser que entendas melhor.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Antes de ter o meu 1º carro, andava frequentemente com o Golf II do meu pai que era um 1.3 com 55cv e 97 nm de binário.

                                                            Cheira-me que este 1.6 tdi é uma bomba em relação ao golf que referi.
                                                            conheço tao bem esse motor!

                                                            è o mesmo que equipa o meu ibiza la em PT... olha que ate o acho bem energetico!!

                                                            sendo que a caixa do ibiza tambem è boa/adequada para esse motor!

                                                            se se trabalhar bem... o carrinho è bem despachado!

                                                            quanto ao do Golf... pah.. venho constatar o obvio.. esse motor è para consumos... mas, que ha melhores na concorrencia... HA!

                                                            Abraço

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por RK7 Ver Post

                                                              quanto ao do Golf... pah.. venho constatar o obvio.. esse motor è para consumos... mas, que ha melhores na concorrencia... HA!
                                                              O q tu foste dizer

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X