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    #61
    Exacto essa versão europeia vai ter um preço base de 6000€. Ou seja, praticamente similar a um Spark, Aygo ou Panda. Preferias um Tata a um Chevrolet ou Toyota? E não esquecer que o Tata são fabricados na Índia recorrendo a salários miseráveis. Onde está a inovação?

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
      E vai ver o que é que eles têm na Índia.

      Aquilo é volante e 4 rodas. E depois junta-lhe os custos de produção, ou seja, salários muito baixos. Quase exploração. Mas para o crash é inovação.

      É normal que tenha um preço muito baixo.
      Hum... começando um pouco mais atrás...
      A questão do preço ainda não está totalmente decidida.
      Na India, as versões mais equipadas do Nano ficam-se ligeiramente acima dos 3000€, já tendo coisas consideradas básicas hoje em dia como AC.

      A versão europeia, pelo que se anunciou, será algo de bastante distinto do que se tem na India, com um motor mais pujante, mais largo, com paineis e elementos distintos na carroçaria e interior mais "cheio". Acrescenta equipamento ao Logan e também podes ver o preço a subir quase para o dobro daquele que dissestes em post anterior.
      Não deixa de ser exclusivamente um carro urbano. Comparação com o Logan é desnecessária.
      O objectivo inicial do Nano foi substituir mopeds. Um pouco distinto dos objectivos de um Dacia.

      Eu comparei métodos para se chegar a uma solução, não os produtos em si.

      A questão da exploração é também interessante.
      olha bem para o que vestes e o que calças e para o que compras. Se vires coisas de marcas europeias, americanas e japonesas e reparares de onde são produzidas, hás-de reparar que és apenas mais uma peça na contribuição da exploração de mão de obra baratucha.

      Não sei se reparaste, mas as marcas, (seja do que fôr) nas últimas décadas têm vindo a descartar-se da produção dos seus produtos nos seus próprios países, abrindo fábricas ou sub-contratando a produção a outras empresas em zonas onde a mão de obra é mais barata, em alguns casos, quase sendo considerada mão-de-obra escrava.

      Espalharam-se pela America Central, Europa de Leste (de onde vêm os Dacia) e Ásia, aproveitando-se à grande.
      A Tata é tão culpada de exploração de mão de obra barata (apesar de os operários do Nano ganharem acima da média nacional indiana), como a Renault/Dacia em ter aberto unidades industriais na Roménia ou Russia, a GM, Ford e Chrysler no México e China, e sem contar com marcas não automóveis, seja a abertura de call-centers na India, fabricas com mão de obra quase escrava da Nike, Reebok e Adidas na China, Indonésia, Filipinas; etc...

      Andam todos a aproveitar-se.
      Deixemos a hipocrisia de lado...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
        O que o crash disse é que o Nano conseguia preço baixo porque recorria a inovações e técnicas de produção avançadas.

        Mas eu não vejo isso, o que eu vejo é um carro que quando chega à Europa com as normas de segurança de países do 1ª Mundo fica tão caro como os outros.

        Ou seja o preço mínimo é conseguido através de um carro sem praticamente nada além de um motor volante e 4 rodas. Ou seja o mesmo que ele tanto critica na Dacia.
        Ainda não percebeste.
        Eu não critico a ausência de equipamento nos Dacia.
        um dos meus carros favoritos é o Lotus Elise, e o primeiro nem sequer trazia uns tapetes para pôr os pézinhos.
        E é assim que gosto dele. Pensado para ter o minimo peso possivel.

        O que eu critico é toda a metodologia para se obter automóveis.
        Sempre disse que o caminho que a Renault tomou com os Dacia é um retrocesso. Não se deram ao trabalho de evoluir.

        No nano, nunca disse que era a dádiva divina para o mundo automóvel.
        Mas deram-se ao trabalho. De repensar, reinventar e dar algo aos indianos superior ao que tinham.

        Não acho que seja o melhor carro indicado para a Europa, mas acho que se deixaram levar pelo hype à volta do mesmo.
        Mas se vivemos num continente e principalmente num país onde se compram "papa-reformas" por 10000€, que esquivam-se aos processos de homologação que os automóveis têm de passar, os previstos €5000/€6000 que o nano vai custar, acabam por fazer muito mais sentido.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por crash Ver Post
          Ainda não percebeste.
          Eu não critico a ausência de equipamento nos Dacia.
          um dos meus carros favoritos é o Lotus Elise, e o primeiro nem sequer trazia uns tapetes para pôr os pézinhos.
          E é assim que gosto dele. Pensado para ter o minimo peso possivel.

          O que eu critico é toda a metodologia para se obter automóveis.
          Sempre disse que o caminho que a Renault tomou com os Dacia é um retrocesso. Não se deram ao trabalho de evoluir.

          No nano, nunca disse que era a dádiva divina para o mundo automóvel.
          Mas deram-se ao trabalho. De repensar, reinventar e dar algo aos indianos superior ao que tinham.

          Não acho que seja o melhor carro indicado para a Europa, mas acho que se deixaram levar pelo hype à volta do mesmo.
          Mas se vivemos num continente e principalmente num país onde se compram "papa-reformas" por 10000€, que esquivam-se aos processos de homologação que os automóveis têm de passar, os previstos €5000/€6000 que o nano vai custar, acabam por fazer muito mais sentido.
          Ou seja vai custar praticamente o mesmo que os segmento A já existentes. Um Tata a custar o mesmo que marcas do 1º Mundo é um erro.

          A Tata é uma marca para concorrer directamente com as chinesas e afins. Se vem com esses preços duvido do seu sucesso.

          Comentário


            #65
            O Tata Nano foi pensado para substituir este tipo de veículo:

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
              "O Duster é um Qashqai!"

              Esta frase será um clássico AHO para sempre.




              é o chamados status das barracas

              Comentário


                #67
                o leaf nunca devia estar nessa lista.

                porque ninguém o guiou a sério, sem as limitações impostas pela nissan.

                Comentário


                  #68
                  além disto, uma lista de carro do ano que não inclui, por exemplo:


                  Ferrari 599 GTO
                  Ferrari 458
                  Porsche GT2 RS
                  Lotus Evora
                  Lambo Gallardo SL
                  Rolls Royce Ghost

                  etc


                  não tem para mim qualquer relevância nem credibilidade.



                  mas isto acaba por ser normal, os júris são os mesmos que escrevem boa parte dos artigos desinteressantes que se lêm pela imprensa.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                    O Tata Nano foi pensado para substituir este tipo de veículo:

                    Mas quê alguém já falou com os dirigentes da Continental e da OZ para fabricarem pneus e jante 12''?

                    Just kidding...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                      além disto, uma lista de carro do ano que não inclui, por exemplo:


                      Ferrari 599 GTO
                      Ferrari 458
                      Porsche GT2 RS
                      Lotus Evora
                      Lambo Gallardo SL
                      Rolls Royce Ghost

                      etc

                      não tem para mim qualquer relevância nem credibilidade.

                      mas isto acaba por ser normal, os júris são os mesmos que escrevem boa parte dos artigos desinteressantes que se lêm pela imprensa.
                      Mas esses passam pelas mãos de quem sabe.

                      Mal posso esperar pela CarMagazine pCOTY e EVO COTY!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                        além disto, uma lista de carro do ano que não inclui, por exemplo:


                        Ferrari 599 GTO
                        Ferrari 458
                        Porsche GT2 RS
                        Lotus Evora
                        Lambo Gallardo SL
                        Rolls Royce Ghost

                        etc


                        não tem para mim qualquer relevância nem credibilidade.



                        mas isto acaba por ser normal, os júris são os mesmos que escrevem boa parte dos artigos desinteressantes que se lêm pela imprensa.
                        Os carros do ano são carros de massas e populares.
                        Esses supercars que falas não têm sequer produção suficiente para que sejam admitidos a concurso.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                          além disto, uma lista de carro do ano que não inclui, por exemplo:


                          Ferrari 599 GTO
                          Ferrari 458
                          Porsche GT2 RS
                          Lotus Evora
                          Lambo Gallardo SL
                          Rolls Royce Ghost

                          etc


                          não tem para mim qualquer relevância nem credibilidade.



                          mas isto acaba por ser normal, os júris são os mesmos que escrevem boa parte dos artigos desinteressantes que se lêm pela imprensa.
                          Um prémio para estes carros só faria sentido se os prémios fossem divididos em Sub-Categorias e houvesse uma para Super-carros ou Roadsters...

                          Sendo assim é um carro para o povo, com um nível de produção considerável...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            Os carros do ano são carros de massas e populares.
                            Esses supercars que falas não têm sequer produção suficiente para que sejam admitidos a concurso.

                            para ser sincero.

                            estou-me a borrifar para isso (don't give a damn)


                            para mim o carro do ano tem de ser o reflexo do melhor produto que a industria põe no mercado.

                            com esse tipo de regulamentação isto é mais o electrodoméstico do ano.
                            Editado pela última vez por bg2; 17 September 2010, 01:39.

                            Comentário


                              #74
                              Para mim o carro do ano é aquele que aposta num bom design, equipamento, bons motores, qualidade final do produto e preço no mercado consoante as anteriores características.

                              Daí ter sugerido o Alfa Romeo Giulietta.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                o leaf nunca devia estar nessa lista.

                                porque ninguém o guiou a sério, sem as limitações impostas pela nissan.
                                Cruzei-me ontem com um ao pé da estação de metro da Pontinha.
                                não sabia que já andavam por aí.
                                Se não fosse pela cor azul que foi apresentado, passaria completamente despercebido no meio do trânsito.

                                Em relação à lista de carros presentes, o critério base é que tem de ter pelo menos 5000 unidades produzidas por ano para se poder candidatar.

                                E se o Leaf ainda não foi "propriamente" conduzido, o que dizer do VW Passat, que ainda nem sequer foi apresentado?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                  para ser sincero.

                                  estou-me a borrifar para isso (don't dive a damn)


                                  para mim o carro do ano tem de ser o reflexo do melhor produto que a industria põe no mercado.

                                  com esse tipo de regulamentação isto é mais o electrodoméstico do ano.
                                  (Don't GIVE a damn)

                                  Relação preço/qualidade ou só qualidade?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                    (Don't GIVE a damn)

                                    Relação preço/qualidade ou só qualidade?


                                    qualidade.

                                    um prémio global não pode comparar preço, salvo raras excepções

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                      Cruzei-me ontem com um ao pé da estação de metro da Pontinha.
                                      não sabia que já andavam por aí.
                                      Se não fosse pela cor azul que foi apresentado, passaria completamente despercebido no meio do trânsito.

                                      Em relação à lista de carros presentes, o critério base é que tem de ter pelo menos 5000 unidades produzidas por ano para se poder candidatar.

                                      E se o Leaf ainda não foi "propriamente" conduzido, o que dizer do VW Passat, que ainda nem sequer foi apresentado?

                                      só ha 1

                                      mas ninguém o testou livremente.

                                      é um pré serie

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                        Para mim o carro do ano é aquele que aposta num bom design, equipamento, bons motores, qualidade final do produto e preço no mercado consoante as anteriores características.

                                        Daí ter sugerido o Alfa Romeo Giulietta.
                                        E ser um novo produto e não restyling.

                                        Essa é uma razão para o Golf ter ganho apenas uma vez , com o MK3.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post


                                          qualidade.

                                          um prémio global não pode comparar preço, salvo raras excepções
                                          Claro que num comparativo de qualidade os Super-carros ganham sempre, no chance!

                                          Mas o preço tem que ser levado em conta, assim como design, inovação, unidades vendidas, etc...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                            E ser um novo produto e não restyling.

                                            Essa é uma razão para o Golf ter ganho apenas uma vez , com o MK3.
                                            Mas o Fiat 500 ganhou em 2008 sendo este um "restyling" do velhinho 500...





                                            PS: Concordo com o juri, o VW Golf teve o seu auge no Mk3 (opinião pessoal)

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                              Claro que num comparativo de qualidade os Super-carros ganham sempre, no chance!

                                              Mas o preço tem que ser levado em conta, assim como design, inovação, unidades vendidas, etc...

                                              hum?

                                              ganham sempre?

                                              não estou a falar de rapidez


                                              o preço não pode ser comparado, por isso não faz sentido que seja levado em conta.


                                              as unidades vendidas é tudo uma grande treta e é mais um pretexto para os construtores influenciarem os resultados.

                                              os testes dos juris são normalmente feitos antes dos carros saírem para o mercado e depois levam embargo.

                                              ora, qual é o pretexto de invocar unidades produzidas em carros que nem uma unidade venderam aínda?


                                              tretas

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                hum?

                                                ganham sempre?

                                                não estou a falar de rapidez


                                                o preço não pode ser comparado, por isso não faz sentido que seja levado em conta.


                                                as unidades vendidas é tudo uma grande treta e é mais um pretexto para os construtores influenciarem os resultados.

                                                os testes dos juris são normalmente feitos antes dos carros saírem para o mercado e depois levam embargo.

                                                ora, qual é o pretexto de invocar unidades produzidas em carros que nem uma unidade venderam aínda?


                                                tretas
                                                Eu não sei as regras, e tudo que eu pudesse dizer já seria inventado e eu não sou do genero de falar sem saber...

                                                Mas não obstante, penso que é justo ser entre os carros construídos para as massas...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por bg2 Ver Post



                                                  é o chamados status das barracas
                                                  Quem compra um Duster ou quem gosta de um Duster é das barracas?

                                                  Não precisas de dizer mais já topei a tua mentalidade, todos as pessoas que conheço com a tua mentalidade e ainda são bastantes ou não tivéssemos em Portugal, são uns coitadinhos que gostam de tentar mostrar ser aquilo que não são. Do género compram BMW's a crédito e depois quando têm um acidente estacionam-os à porta de casa porque não têm dinheiro para os arranjarem Isto é que é ter categoria

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post


                                                    qualidade.

                                                    um prémio global não pode comparar preço, salvo raras excepções
                                                    Oh rapaz claro que o preço também tem peso. Então pela tua ideia o VW Polo é o melhor carro daqueles que estiveram no concurso no ano passado, incluindo BMW GT, BMW Z4, Lexus RX 450h, Mercedes E, Porsche Panamera, etc..

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Eu aposto num dos Citroën

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                        Mas o Fiat 500 ganhou em 2008 sendo este um "restyling" do velhinho 500...





                                                        PS: Concordo com o juri, o VW Golf teve o seu auge no Mk3 (opinião pessoal)
                                                        Não é um resyling, é um carro inspirado estéticamente em...

                                                        Tens logo diferenças enormes... como o antigo ser RWD e o actual ser FWD.
                                                        O motor ser traseiro e dianteiro agora.
                                                        O motor ser refrigerado a ar e agora a água, etc.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          DS3


                                                          ...ou talvez o A1.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Se é para ser o que a industria faz de melhor nunca podia ser um super carro porque na prática são carros muito limitados. São o melhor da industria em performance, mas são os piores em mais mil e uma situações onde um simples segmento C os bate com facilidade.
                                                            Nunca devia haver o melhor carro do ano, mas sim o melhor na sua categoria, é um bocado como o melhor jogador do mundo ser o Messi, mas este não joga melhor a central que um R.carvalho.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                              Se é para ser o que a industria faz de melhor nunca podia ser um super carro porque na prática são carros muito limitados. São o melhor da industria em performance, mas são os piores em mais mil e uma situações onde um simples segmento C os bate com facilidade.
                                                              Nunca devia haver o melhor carro do ano, mas sim o melhor na sua categoria, é um bocado como o melhor jogador do mundo ser o Messi, mas este não joga melhor a central que um R.carvalho.
                                                              OT com Veneno ON:

                                                              Na jornada anterior da Liga Espanhola o R. Carvalho é que fez o lugar do Messi!
                                                              (Veneno OFF.)

                                                              On Topic:

                                                              Se comparar-mos todas as características que um carro pode ter podemos chegar a um vencedor absoluto, assim como na bola onde consideram todos os aspectos de um jogador...

                                                              Abraço

                                                              Comentário

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