Só lhe falta os vidros para ficar porreirinho Será que há algum extra, do género de lonas ou algum plástico semelhante, que se possa usar em dias de chuva?
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Este carro pretende capturar mercado das scooters em cidades como Paris e Londres, onde andar de carro na cidade é impensável para o comum cidadão, mas para os quais andar de scooter também não é alternativa. Não tem vidros, mas tem tecto e portas, o que proporciona uma protecção muito superior às motas, e é eléctrico porque o ambiente de utilização é citadino, onde se pretende menos poluição e é mais fácil pôr a carregar.
Acho o conceito muito bom para a utilização-alvo, e pode vir a ter muito sucesso. Pode-se comparar ao iTunes - descarregar mp3 sem pirataria - perfeito para as pessoas de média idade que querem mp3, querem ouvir música, mas não se sentem confortáveis a descarregar ilegalmente e não se importam de pagar pelo conteúdo. O mercado ditará o sucesso ou fracasso, como em tudo.
O que não faz mesmo sentido é compará-lo com carros "normais", ou utilização em cidades como Lisboa, onde a mobilidade urbana é a última das prioridades para quem a gere, para quem a habita, e para quem a frequenta.
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Segundo este artigo, não há nada ali para a zona sem vidros ou então eles não referem.
O Twizy é o modelo menos convencional da gama de eléctricos da Renault. Mas é também o mais funcional para o trânsito citadino. Pode ser conduzido por jovens a partir dos 16 anos (desde que tenham licença da subcategoria B1) e é um misto de pequeno automóvel citadino (tem quatro rodas) com uma scooter de três rodas.
Tem apenas dois lugares, com a particularidade de estarem colocados em tandem (um atrás do outro) e uma capacidade de carga de 63,3 litros. A bateria tem uma autonomia média de 100 km, que pode variar consoante o tipo de condução. A recarga pode ser feita numa tomada específica ou num posto da rede Mobi.e, com uma duração de três horas e meia.
É mais pequeno do que um smart fortwo, medindo 2,32 metros de comprimento, 1,19 de largura e 1,46 de altura. Isto faz com que seja possível estacioná-lo de forma perpendicular ao passeio, uma vantagem na cidade.
A Renault garante a segurança do seu modelo citadino, contando com uma célula de segurança e conta, de série, com airbag para o condutor e cintos de segurança de 4 pontos à frente e 3 pontos atrás. Monta ainda quatro travões de disco para uma travagem eficaz. O Twizy dispõe de um sistema de anti-arranque codificado e de bloqueio da coluna de direcção.
Existem vários opcionais, como um saco desportivo semi-rígido de 50 litros de capacidade. Para o frio, pode ser adquirido uma protecção adicional contra o frio e as intempéries. Como acontece nas scooter, trata-se de uma capa que cobre as pernas do condutor. Pode ter ainda ligação bluetooth e entradas auxiliares. Para não riscar o pára-choques traseiro estão disponíveis sensores traseiros.
O preço de aquisição é de 6990 euros, acrescidos de 45 euros mensais para o aluguer das baterias, com uma quilometragem máxima de 7500 km anuais. A Renault garante que, com todos os custos somados, a poupança é de 15% face a uma scooter de três rodas.
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Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Posttudo a seu tempo
ja viste os primeiros carros a gasolina, eram muito maus tambem
gosto do conceito, uns vidros e siga
é mais barato que as melhores scooter electricas que se vendem e parece melhor
Mas quanto ao conceito.. não, não gosto.. mas acredito que venda bastante pois enquadra-se perfeitamente nas necessidades de muita gente.
Originalmente Colocado por LUSITANER Ver PostEu tirava-lhe as pilhas e punha-lhe um v8 hemi
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Originalmente Colocado por LUSITANER Ver PostEu tirava-lhe as pilhas e punha-lhe um v8 hemi
O conceito é interessante. Como alguém já disse, o Twingo foi uma revelação quando surgiu como um citadino com pormenores de modularidade pioneiros para a sua altura. E quem se sentava no banco de trás, ia muito bem instalado mesmo que fosse "uma estaca".
No caso do Smart foi interessante do ponto de vista de popularidade, embora o "nosso" Sado 550 já fazia o mesmo que o Smart.
Mas em dias de chuva o Twizy é para esquecer porque ou muito me engano ou nesses dias maus vão haver muitos "a imitar o Stig"
No Reino Unido eles têm o G-Wiz, que embora mais caro que o Twizy, tem vidros, é eléctrico, não há cá alugueres (que tem as suas vantagens e desvantagens) e dá para levar 4 pessoas (sacrificando a mala, salvo erro).
EDIT: Os 45 euros mensais de aluguer, cobra apenas a manutenção de baterias ou também é uma garantia geral do veículo?Editado pela última vez por catalao; 08 March 2011, 16:14.
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Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostSó lhe falta os vidros para ficar porreirinho Será que há algum extra, do género de lonas ou algum plástico semelhante, que se possa usar em dias de chuva?
Uma com portas (e protecção inferior a proteger dos salpicos):
Outra sem:
Nesta última existe como acessório...uma mantinha
E depois temos duas motorizações com homologações diferentes:
- Twizy 45: homologado como quadriciclo ligeiro para circular até aos 45 km/h, a partir dos 16 anos. (desde que possuam carta de condução pelo menos da subcategoria B1).
- Twizy Urban: homologado como quadriciclo pesado para circular até aos 80 km/h, carta de condução do tipo B.
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Gosto do conceito. Enquanto não se descobrir formas de armazenar ou distribuir melhor energia, isto é o possível com a tecnologia actual.. Para o bem e para o mal.
Portugal será um caso à parte, mas penso que em outras cidades europeias terá sucesso. Invistam em marketing e criem uma moda. O resto virá depois..
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Acho uma exelente alternativa, para quem exige bastante + segurança que uma mota ou scooter pode oferecer! O preço pelo que já li situa-se ao nível de algumas scooter de 300cc ou mesmo motas!Os 45 eur mensais não acho que seja nenhuma soma astronómica, pois poderá ter-se acesso sempre a baterias mais eficazes e de certeza + leves quase anualmente!Acredito sim que mudar mentalidades e comportamentos sociais custa bastante, pois vejo que muito boa gente(tuguinha pura) prefere o seu carre a gasoil pesadinho e dos anos 90, para o fumo sair enroladinho e escurinho mas não tem turbo nem camone roil, propicios a partir o motor, garantido pelo zé vitor mecânico á + de 27 anos!Se fizermos umas continhas (e uns Km diários por exemplo os tais 60Km que este Renault proporciona)quanto fica sustentar o carrinho a gasoil nestas condições??? pois é, eu tenho a resposta 15 eurios de gasoil do lidl ou jumbo, ou mesmo oleo de fritar usado em reastaurantes, e corta-se na manutenção ao máximo, tem-se uma carro fantastico para a realidade do povo portugues e neste País "movido" a gasoil.Viva
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Originalmente Colocado por catalao Ver PostClaro. É só o Português que prefere o seu carro com motor térmico.
Esqueces-te que o aluguer das baterias não é só pagar. Tens um limite máximo de kms anuais.
Para quê carro electrico se os impostos nos combustiveis dão muito salário chorudo aos governantes e aos cofres do estado?
Pois é o Nissan Leaf do Sr. Socas é pra foto... e é só.
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Os 45€ do aluguer cada vez se tornam mais irrisórios tendo em conta que a gasolina já está nos 1.6€
Um Aygo/107 que gasta 6l aos 100 de média, basta andar cerca de 500km para se gastar 60€ gasolina. É um excelente conceito para quem faz não mais do que 50km por dia.´Como já disseram só faltam as portas.
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Todos os conceitos novos e ou recentes terão sempre depreciadores e criticas constantes comparando com outras tecnologias.
Pela escalada do preço de combustivel não haverá outro solução senão "encostar" os carros derivados do petróleo num futuro não muito longinquo!
Basta fazer umas contas de máquina de calcular, e verificar , se um carro a gasoil ou mesmo a gasolina para se fazer hoje 500Km ou 800Km se gasta 60 eur daqui a um ano esse valor pode estar no dobro ou mesmo ainda em +!
Os carros eléctricos e mesmo hibridos são + caros, mas a tecnologia ainda vai evoluir grandemente e pela escalada de preços que se avizinha(petroloeo) daqui a 5 anos vamos poder ir de Aveiro a Lisboa com uma só bateria(faço votos nisso).Mesmo pagando 50 ou 60 eur mensais pelas recentes avanços tecnológicos(baterias), que terá de fazer mto Km, compensa grandemente , é a minha opinião.Somando custos de manutenção (segundo já li, num carro eléctrico é bem + simples e barata) a vantagem ainda é maior.
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Review da EVO
Renault Twizy electric car review - evo.co.uk
evo RATING:
+ A fun little electric car
- Limited space and range...
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