Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa manual vs automática (opinião sobre caixa auto Fiat/Lancia (página 6)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Por aqui 4 carros com caixa Auto and counting... 0 problemas.

    Comentário


      #32
      Posso ser radical mas quem me disser que no dia-a-dia prefere uma caixa manual a uma automática para mim não tem grande crédito.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por cuto Ver Post
        Posso ser radical mas quem me disser que no dia-a-dia prefere uma caixa manual a uma automática para mim não tem grande crédito.
        Mas o pior disso é quem o diz sem nunca ter experimentado.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
          Posso ser radical mas quem me disser que no dia-a-dia prefere uma caixa manual a uma automática para mim não tem grande crédito.
          Porque...?

          Eu nunca experimentei uma DSG e nunca direi nunca mas era o que faltava que alguém não pudesse preferir uma manual para o dia a dia... até porque há pessoas que fazem 3 ou 4 km's por dia.

          Comentário


            #35
            Nem penses duas vezes, automática!
            É uma maravilha e tua mulher vai ficar deliciada

            Essa caixa é fabulosa! Não tem lag nenhum, é extremamente suave e fluida. Tanto em altas como em baixas. Agora se fores para uma caixa de um fiat ou de um smart mais vale ficar mesmo pela manual (à excepção do smart que não dá outra opção).

            Já agora quem diz dia-a-dia normalmente refere-se a pessoas que andam pelo transito para arranca, e não dois km.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              Experimenta um carro potente com uma BOA caixa automática, das mais recentes, e depois vem cá falar da falta de emoção
              pois

              Comentário


                #37
                Neste capítulo não posso dar o meu contributo: só conduzi uma vez um VW com caixa auto e não gostei muito. Gostava um dia de experimentar aquelas sequenciais com patilhas no volante, essas devem ser brutais.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                  Porque...?

                  Eu nunca experimentei uma DSG e nunca direi nunca mas era o que faltava que alguém não pudesse preferir uma manual para o dia a dia... até porque há pessoas que fazem 3 ou 4 km's por dia.
                  Eu não disse que não podia preferir. Só digo que para mim não tem grande crédito. E mantenho. Então se fizer esses 3 kms em pára-arranca é que não tem mesmo nenhum.

                  P.S. obviamente que não é a pessoa que tem mais ou menos crédito. Apenas a afirmação que manual é melhor ou coisa parecida.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                    Eu não disse que não podia preferir. Só digo que para mim não tem grande crédito. E mantenho. Então se fizer esses 3 kms em pára-arranca é que não tem mesmo nenhum.

                    P.S. obviamente que não é a pessoa que tem mais ou menos crédito. Apenas a afirmação que manual é melhor ou coisa parecida.
                    Continuo sem perceber... conheço quem se tenha metido dentro de um carro com caixa auto e fugiu assim que pôde.

                    Há pessoas que gostam sempre da Manual... e depois também há quem não saiba sequer conduzir uma!

                    Já estás a ser pior do que aqueles que chegam e dizem as auto são más sem sequer as conhecer...

                    Comentário


                      #40
                      Automatica é muito melhor. Infelizmente os carros que tive nunca tiveram mas o próximo terá certamente (se for escolhido por mim)

                      Sempre que posso, alugo carros com caixa Auto e é sempre um prazer que acaba qd volto ao meu carro.

                      Dicas: Não vale a pena pagar par ter patilhas no volante: não servem de nada. É mais uma ilusão do q outra coisa.

                      Fiz 600km na semana passada num A4 DSG (alugado) e as patilhas só me atrapalhavam porque o raio do carro é tão bem insonorizado que não se ouve bem o motor e não se sabe bem qd mudar. Além disso, as passagens com as patilhas são lentas

                      Esquecer o pé esquerdo

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                        Posso ser radical mas quem me disser que no dia-a-dia prefere uma caixa manual a uma automática para mim não tem grande crédito.
                        Por dia-a-dia queres dizer muita condução em cidade certo ?

                        É que eu quase só faço estrada e AE e, por isso, não vejo grandes vantagens nas auto's.


                        Mas sim, para alguém que não seja um completo petrol-head com a pancada pelas manuais (nada contra isso atenção), e que faça muita cidade, sobretudo com para-arranca, é auto todos os dias, sem duvida. É outro descanso.

                        E digo isto nunca tendo conduzido um carro auto.

                        A minha experiência é só de andar à pendura numa E 220 CDi Station auto 5v (W211) e numa 320d Touring LCI (E91) auto 6v (steptronic).

                        Comentário


                          #42
                          Basicamente há que treinar um pouco antes de andar com o carro "na selva" porque inicialmente é fácil travar com o pé esquerdo... mas o bom hábito vem depressa.

                          Eu tenho 1 carro auto e outro manual, sendo que o manual é onde ando todos os dias. Até hoje, nunca fiz qualquer avaria com o pe esquerdo no auto, e faço mais quilómetros no manual do que no auto.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Miguelox Ver Post
                            Já não me lembro onde mas vi um tópico para aqui onde faziam um exame a um passat com 100000Km com DSG e até realçaram que nunca deu problemas.
                            Não foi à toa que trocaram as caixas manuais das Passats do Inem por DSG's. Nem foi para chegarem mais rápido...

                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                            É normal. Em 100000 kms haveria de dar problemas?
                            As manuais do INEM eram trocadas a cada 15/20 mil km's até que saiu uma directiva para substituir e encomendar já com caixa dsg as carrinhas novas.

                            Eles derretiam embraigens com a condução de rally's. Agora o único custo é a manutenção das caixas, porque apesar do trato continuam a ser a escolha efectiva do inem para as passat's.

                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Geralmente só começam a dar problemas quando deixam de ter a manutenção devida.

                            Pois... Se bem que a DSG de 6v tem mais manutenção que a de 7.

                            Comentário


                              #44
                              Tenho um Automatico e o meu pai tem outro manual. Conduzo os 2 e quase diariamente.


                              Diferenças: em cidade o Automatico é muito melhor, mais descanso, conduçao mais suave, e com uma caixa robotizada como a minha Easytronic tal como a DSG ou a CMV onde tem a hipotese de um modo praticamente manual consegue-se ter uma excelente gestao das trocas de mudanças e consegue principalmente com estas novas caixas como a DSG de 7v.

                              Em AE é completamente inutil uma caixa Auto e ate pode prejudicar consumos, ja nao é a primeira vez que vou a rolar as 100km/h em quinta, piso um bocado mais a fundo para ultapassar alguem e ele mete-me uma 3ª a fundo, o chamado KickDown, em cidade ele as vezes nao faz isso pastelando. Se é carro para andar em AE nao vale o investimento. Se for carro para andar em cidade é muito melhor e um bom investimento.


                              Quanto a conduçao desportiva dependa da caixa. Tanto a DSG como as Easytronic, CMV Steptronic com as patilhas no volante ou modo manual na manete consegue dar mais prazer que uma caixa manual. Isto porque este tipo de caixas conseguem fazer o ponta-tacao mesmo sem o condutor saber como fazer ou tirar o maximo de partido da potencia do motor. Vejamos o caso da caixa Dual Cluth do Ferrari 458 ou do MB SLS.


                              Acho que nem uma caixa manual nem uma automatica se substituem, eu prefiro em cidade uma caixa auto ja em AE uma caixa manual consegue ser bastante melhor.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                Tenho um Automatico e o meu pai tem outro manual. Conduzo os 2 e quase diariamente.


                                Diferenças: em cidade o Automatico é muito melhor, mais descanso, conduçao mais suave, e com uma caixa robotizada como a minha Easytronic tal como a DSG ou a CMV onde tem a hipotese de um modo praticamente manual consegue-se ter uma excelente gestao das trocas de mudanças e consegue principalmente com estas novas caixas como a DSG de 7v.

                                Em AE é completamente inutil uma caixa Auto e ate pode prejudicar consumos, ja nao é a primeira vez que vou a rolar as 100km/h em quinta, piso um bocado mais a fundo para ultapassar alguem e ele mete-me uma 3ª a fundo, o chamado KickDown, em cidade ele as vezes nao faz isso pastelando. Se é carro para andar em AE nao vale o investimento. Se for carro para andar em cidade é muito melhor e um bom investimento.


                                Quanto a conduçao desportiva dependa da caixa. Tanto a DSG como as Easytronic, CMV Steptronic com as patilhas no volante ou modo manual na manete consegue dar mais prazer que uma caixa manual. Isto porque este tipo de caixas conseguem fazer o ponta-tacao mesmo sem o condutor saber como fazer ou tirar o maximo de partido da potencia do motor. Vejamos o caso da caixa Dual Cluth do Ferrari 458 ou do MB SLS.


                                Acho que nem uma caixa manual nem uma automatica se substituem, eu prefiro em cidade uma caixa auto ja em AE uma caixa manual consegue ser bastante melhor.
                                Da minha experiência com a DSG isso não acontecia Quando a pisava a fundo em AE ou nacional para fazer uma ultrapassagem ela metia uma abaixo (num 1.9 105cv) ela passava de de 6a para 5a ou para 4a só se fosse a subir. Mas dizem que as DSG ganham mania e que "aprendem" com o usar dos donos. Alias há um tuturial qualquer que explica como se faz reset à "memória" da DSG. Eu se pudesse tinha o meu carro equipado com uma

                                Comentário


                                  #46
                                  É uma questão de hábito e a adaptação é fácil.

                                  Eu conduzo frequentemente carros com caixa automática e com caixa manual e para o dia a dia uma automática acaba por ser um pouco mais cómoda e confortável, principalmente para quem fizer mais cidade, por exemplo. Não é por acaso que a maioria dos topos de gama nem sequer estão disponíveis com caixas manuais.

                                  No entanto, não é incomum que algumas pessoas, logo nos primeiros dias que conduzem um carro automático, travem de repente (devido ao acto "reflexo" de tentar carregar na embraiagem com o pé esquerdo e acabar por travar). A mim nunca me aconteceu e geralmente faço mais km's com caixa manual.

                                  Ao fim de uns dias estás mais que habituado

                                  A maioria das caixas automáticas, se a manutenção for feita devidamente (troca de óleo e filtro a "tempo e horas"), duram bastante tempo sem problemas (nem sequer costumam gastar discos de embraiagem e estão frequentemente associadas a um menor desgaste do motor, dependendo naturalmente do condutor em questão)...
                                  Editado pela última vez por PRAP; 02 February 2011, 01:11.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Não sei se acontece com voçes ... mas eu a partir do momento que comecei a andar de carro AUTO , tenho uma condução muito mais relaxada ... fico menos stressado no final do dia ... nao fico aborrecido por ter que ir a qualquer lado.

                                    Nao sei se foi psicologicamente ... mas aconteceu comigo.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Bom Dia,



                                      Desde que comprei o Honda em Dezembro, com CVT, tenho estado absolutamente satisfeito. Levei muito pouco tempo a desabituar-me de usar o pé esquerdo.
                                      De facto, quando ao fim-de-semana tenho de ir abastecer o Seat da minha mulher, já tenho de me concentrar para me lembrar de usar a embraiagem e as mudanças...
                                      De notar que não volto a comprar carros com caixa manual (embora pilotada possa ser uma opção)

                                      No entanto, e dado que refere que o carro é para a sua esposa, convém ela ir experimentar. A minha mulher só andou uma vez com o meu, e jurou que nunca mais, diz que não se entende nem percebe como fazer o "ponto-de-embraiagem", e não sente o motor (esta ultima ainda percebo, porque o dela é um SDI de 2001...).

                                      Experimentar é sempre a melhor opção.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Vai experimentar um carro com caixa auto, e vê por ti mesmo.

                                        Uma dica, as primeiras vezes que conduzires com caixa auto põe a perna esquerda atrás da direita

                                        Parece idiota, mas se tiveres aquele impulso para carregar na embreagem, que na realidade vai ser o travão, bates na perna direita e nada acontece

                                        Eu uso mais o carro ao fim de semana, em estrada, pelo que a manual se enquadra bem.

                                        Se tivesse que usar diariamente, por certo teria caixa auto, de preferência dsg

                                        Há ainda certos carros onde se justifica claramente a opção auto, quer pelo conforto, quer pela suavidade que esta permite. Não é por acaso que grande parte dos S5/E/A6 têm caixa auto...


                                        Cump.

                                        Comentário


                                          #50
                                          O futuro é automatico ... acredito que dentro de 10 anos sejam raros os carros manuais nas nossas estradas. E ainda bem

                                          Comentário


                                            #51
                                            Mas voçes estão a falar de uma automática em modo 100% auto.


                                            Esses problemas de kickdown etc não os tenho, porque apesar de ter uma automatica, ando sempre em modo manual (sou eu que decido quando desço ou subo uma mudança)... E é uma beleza conduzir assim.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Eu ando sempre em Auto ...raramente uso o selector manual... para isso tinha comprado manual

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                mas um gajo não se engana com os pés ? há cuidados a ter ou algo assim ?

                                                é que estou mesmo a ver a minha Maria a ter um acidente com um carro novo a sair do stand
                                                é ter consciencia que é um sistema diferente e no inicio ter muita atenção.
                                                só vos digo, 15 anos a conduzir manuais, quando comprei um automatico, ao fim de 20m a conduzir tive que fazer um travagem mais rapida, ao procurar a embraiagem , carreguei a fundo no travão!!

                                                mas rapidamente um tipo assimila as coisas. até hoje estou muito satisfeito...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                                                  Continuo sem perceber... conheço quem se tenha metido dentro de um carro com caixa auto e fugiu assim que pôde.

                                                  Há pessoas que gostam sempre da Manual... e depois também há quem não saiba sequer conduzir uma!

                                                  Já estás a ser pior do que aqueles que chegam e dizem as auto são más sem sequer as conhecer...
                                                  Não.Não estou a ser pior. Nem sequer estou a ser fundamentalista.

                                                  Pegas em 100 condutores que andam diariamente de caixa manual, metes-lhe um carro com uma caixa automática durante uma semana a fazerem um percurso misto e ao fim dessa semana faz a pergunta.

                                                  A grande maioria vai dizer que está espantada com a facilidade na condução, que o pé esquerdo ganhou anos de vida, etc etc.

                                                  Eu conduzi exclusivamente durante 25 anos carros com caixa manual. Há 3 anos que conduzo diariamente um carro com caixa automática que nem sequer é muito evoluída (caixa Mazda de 4 velocidades que acho que só existe neste carro). Não quero outra coisa.

                                                  É claro que gosto de conduzir com caixa manual! Mas que a auto é muito mais cómoda é! E nem perco performance...

                                                  Obviamente que em AE é quase indiferente. Com uma passagem de caixa de vez em quando...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por freelander Ver Post
                                                    é ter consciencia que é um sistema diferente e no inicio ter muita atenção.
                                                    só vos digo, 15 anos a conduzir manuais, quando comprei um automatico, ao fim de 20m a conduzir tive que fazer um travagem mais rapida, ao procurar a embraiagem , carreguei a fundo no travão!!

                                                    mas rapidamente um tipo assimila as coisas. até hoje estou muito satisfeito...
                                                    Como já disseram: basta nos 1ºs Kms por o pé esquerdo atrás da perna direita! O meu pezinho vai sempre pousadinho no poisa-pé. E tão descansadinho que vai.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Caixa Auto + Cruise Control + Sinatra no Radio ...


                                                      A viagem para casa parecem 2 minutos !

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                        Caixa Auto + Cruise Control + Sinatra no Radio ...
                                                        Pergunta: o Cruise Control é opcional nas DSG da Audi?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Pergunta: o Cruise Control é opcional nas DSG da Audi?
                                                          O Cruise Control não está relacionado com o tipo de caixa.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Pergunta: o Cruise Control é opcional nas DSG da Audi?
                                                            ~
                                                            O CC penso ser opcional em qualquer caixa ... seja manual ou auto.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Sinceramente eu não vejo nenhuma vantagem em usar automáticas, ao menos se não fores preguiçoso. Só vejo a imperatividade ter caixas automáticas num segmento de carros, carros de luxo, por exemplo Mercedes, bmw, audi e companhia. São carros para servir o condutor, tipo mordomo. Não vejo o problema em trocar de mudança. Pé na embraiagem, trocar de mudança, largar a embraiagem e assim em diante, seja em auto-estrada ou em para-arranca. Quanto as DSG que todos idolatram e tecem mil e um elogios. Não encontro razão para tal, afinal só cumpre o seu objectivo, sim troca as mudanças num instante, mas não tão suavemente como uma conversor de torque (para mim das melhores caixas automáticas(caixas ZF) encontradas em Bmw's, jagurar's e range rover's. As caixas automáticas tiram a diversão, tiram e isso é um facto. As uns meses atrás conduzi um Golf VI GTI com caixa DSG. Muito eficaz e rapida(cumpre os objectivos para que foi arquitectada), mas retira grande parte do entusiasmo e da emoção do condutor. Na minha opinião num Octavia dar mais 2000 por uma DSG ou qualquer outra cx. auto é um desperdício de dinheiro. O argumento da fiabilidade cai também por terra porque embora que as caixas auto tenham um historial de infiabilidade, cada caso é um caso. Se não querem um carro que tenha desgaste normal por utilização, e os custos associados, têm boa solução compram o passe e andam de transportes públicos. Ultimamente a escolha de auto vs manual resume-se ao condutor. Mais o meu voto vai para a caixa manual SEMPRE

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X