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Caixa manual vs automática (opinião sobre caixa auto Fiat/Lancia (página 6)

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    #91
    Não é a melhor caixa que eu conduzi., em D é um bocado burra.

    Mas como não sou piloto e o carro não era meu, aquilo em S fica muito mais giro e deixar esgotar as mudanças é agradável de muitas maniras. É sempre um Porsche com 300 cv.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por PetrolHead019 Ver Post
      Caixa manual VS Caixa Automática. Tudo se reduz ao gosto do utilizador, passe ele ou não 30 minutos por dia em engarrafamentos.

      ... "O ar é de todos" ... e se todos gostassem da cor branca .... o que serìa da verde

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por PetrolHead019 Ver Post
        Que DISPARATE!
        A embraiagem de um golf ou focus também não aguentava ficar um dia todo a queimar o pneu como dizes. Deitar mais fumo que um ibiza tunado.
        "Depois a perfeiçao que arranca com o carro e a rapidez de trocas de mudanças quase nenhum humano iguala"
        A perfeição atinge-se com a prática e de prática tira-se manual...

        Cada um tem a sua opiniao, mas dizer que uma caixa auto nao é pratica, ou que nao aproveita o motor, ou que gasta mais, isso sim é que é disparate. Aconselho-te a fazeres nao um fim-de-semana mas sim 10.000 ou 20.000km num carro de caixa auto em cidade

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
          Cada um tem a sua opiniao, mas dizer que uma caixa auto nao é pratica, ou que nao aproveita o motor, ou que gasta mais, isso sim é que é disparate. Aconselho-te a fazeres nao um fim-de-semana mas sim 10.000 ou 20.000km num carro de caixa auto em cidade
          A prática que eu estava a falar é do treino que se ganha em trocar manualmente as mudanças e raramente se é mais rápido a derrapar o pneu. Só as caixas as caixas actuais é que evoluíram no sentido de dar mais controlo ao condutor, as antigas nem por isso. Fazer 10000/20000 km significaria ter um carro auto e isso significaria trair a sempre fiel caixa manual.

          Comentário


            #95
            Independentemente de uma ser excelente e outra um real cocózinho de cão, uma coisa não podem negar...

            A caixa automática acaba por nos fazer ficar mais confortáveis e relaxados no carro, logo, menos alerta e envolvido na condução.
            Cuidadinho!


            (O lado bom é que normalmente os carros com cx.auto não são "carros de Zé pé descalço", logo acabam por ter muitas características voltadas para a segurança)

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
              Independentemente de uma ser excelente e outra um real cocózinho de cão, uma coisa não podem negar...

              A caixa automática acaba por nos fazer ficar mais confortáveis e relaxados no carro, logo, menos alerta e envolvido na condução.
              Cuidadinho!


              (O lado bom é que normalmente os carros com cx.auto não são "carros de Zé pé descalço", logo acabam por ter muitas características voltadas para a segurança)
              Tambem nao exageremos

              A conduçao é uma pratica que requer a maxima concentraçao e atençao seja o carro automatico ou nao.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                Tambem nao exageremos

                A conduçao é uma pratica que requer a maxima concentraçao e atençao seja o carro automatico ou nao.
                Nem mais

                Mas o que pretendia realçar é que o "conforto" leva sempre a que nos desliguemos um bocadinho mais. O tempo de reacção nem que aumente apenas 0,02segundos, aumenta sempre.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post

                  ...

                  Para finalizar, quem diz que as auto retiram o prazer de condução, o que dizem, por exemplo da ferrari e da lambo? Será que os seus produtos não dão prazer de condução? Se calhar é um Matiz que dá...

                  ...
                  De facto...

                  Comentário


                    #99
                    Caixa Automática 320d

                    Boas pessoal,

                    Quem me pode aconselhar sobre a caixa automática do 320d de 163cv do ano de 2005?

                    E já agora, é mito ou realidade de que os carros de caixa automática são mais baratos que os de caixa manual?

                    Ultima questão que problemas posso vir a ter com esta caixa?

                    Obrigado a todos.

                    Abraço

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post

                      Para finalizar, quem diz que as auto retiram o prazer de condução, o que dizem, por exemplo da ferrari e da lambo? Será que os seus produtos não dão prazer de condução? Se calhar é um Matiz que dá...

                      Como já disse noutro tópico, tenho apenas 20 e poucos anos e ainda sou do tempo em que diziam que os vidros eléctricos e o fecho centralizado era completamente supérfluo.
                      Os Ferraris e Lambos e semelhantes só têm caixas automáticas porque produzir uma caixa manual para esses motores é muito, muito caro. Por isso fica mais barato colocar umas patilhas e uma caixa automática.

                      Agora, no campo desses carros, dizem que (já que nunca conduzi nenhum) o Carrera GT é o rei das emoções em condução. Porque será

                      Quanto à comparação com os vidros eléctricos e fecho centralizado...ao contrário desses sistemas, que de facto surgiram em força por volta da década de 80/90, as caixas automáticas já cá andam há muito mais tempo...não se trata de tecnologia moderna.

                      As marcas andam a apostar nas caixas automáticas pois estas conseguem suportar mais binário mais facilmente. E assim juntam o útil ao agradável já que as automáticas são sem dúvida mais práticas.

                      Comentário


                        Essa agora???

                        Porque é que uma caixa robotizada como as usadas pela Ferrari, BMW(por exemplo no M5), pelo Porsche, etc... fica mais barata só por ter a robotização???

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Os Ferraris e Lambos e semelhantes só têm caixas automáticas porque produzir uma caixa manual para esses motores é muito, muito caro(comentário triste). Por isso fica mais barato colocar umas patilhas e uma caixa automática.

                          Produzir caixas automáticas sai mais barato que caixas manuais, que disparate sinceramente... Sabes quanto é que custava a caixa sequencial F1(opcional) num ferrari? Cerca de 8,000€. Já viste o preço de uma caixa DSG num porsche, ou a E-gear da lamborghini.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Os Ferraris e Lambos e semelhantes só têm caixas automáticas porque produzir uma caixa manual para esses motores é muito, muito caro. Por isso fica mais barato colocar umas patilhas e uma caixa automática.
                            .


                            Acho que te deves ter enganado ... a caixa Auto é mais cara de produzir e de adquirir !


                            Nao vejo que seja essa a razão das grandes marcas desportivas praticamente terem acabado com as caixas manuais ...

                            É simplesmente porque conseguem ser mais eficazes para o condutor comum e mais agradaveis de conduzir ...

                            Quem já andou num Ferrari com caixa manual sabe bem o que custa andar um dia inteiro com aquilo ... Eu já andei muitas vezes e cansa bastante ... para alem de se queimar muita embraiagem.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por PetrolHead019 Ver Post

                              Produzir caixas automáticas sai mais barato que caixas manuais, que disparate sinceramente... Sabes quanto é que custava a caixa sequencial F1(opcional) num ferrari? Cerca de 8,000€. Já viste o preço de uma caixa DSG num porsche, ou a E-gear da lamborghini.
                              Sai mais barato quando estamos a falar de controlar grandes quantidades de potência, como por exemplo super-desportivos. Não batas tanto com a cabeça que ainda te aleijas.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                Acho que te deves ter enganado ... a caixa Auto é mais cara de produzir e de adquirir !


                                Nao vejo que seja essa a razão das grandes marcas desportivas praticamente terem acabado com as caixas manuais ...

                                É simplesmente porque conseguem ser mais eficazes para o condutor comum e mais agradaveis de conduzir ...

                                Quem já andou num Ferrari com caixa manual sabe bem o que custa andar um dia inteiro com aquilo ... Eu já andei muitas vezes e cansa bastante ... para alem de se queimar muita embraiagem.
                                Sim a caixa manual é mais fácil de produzir que a caixa automática, mas se a isso somarmos a embraiagem, a partir de determinados níveis de potência tem de ser uma embraiagem muito boa (e muito cara) para suportar determinados níveis de potência.

                                É por isso que os superdesportivos só usam caixas automáticas. Porque produzir uma embraiagem para certos níveis de potência fica muito, muito caro. Felizmente que a Porsche mostrou que é possível.

                                Comentário


                                  Gostaria de reler esta tópico daqui a 10 anos…!!!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Sim a caixa manual é mais fácil de produzir que a caixa automática, mas se a isso somarmos a embraiagem, a partir de determinados níveis de potência tem de ser uma embraiagem muito boa (e muito cara) para suportar determinados níveis de potência.

                                    É por isso que os superdesportivos só usam caixas automáticas. Porque produzir uma embraiagem para certos níveis de potência fica muito, muito caro. Felizmente que a Porsche mostrou que é possível.
                                    Nem sabes quão enganado estás...
                                    O quê que é para ti um superdesportivo? Fica muito cara a embraiagem manual? Porquê que a mercedes não meteu uma caixa 7g tronic no modelos 600 (v12 5.5 litros biturbo) e 65 AMG (V12 6.0 litros biturbo)? Se calhar era porque não aguentava com o torque todo e tinha que confiar na antiga 5v para fazer o trabalho. Fica muito a embraiagem cara? Queres quantos exemplos? Por exemplo o Viper tem uma caixa manual, o corvette tem uma caixa manual, o koenigsegg tem uma caixa manual, os Nobles têm uma caixa manual, Ascari tem uma caixa manual... Não distorças os factos

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por PetrolHead019 Ver Post
                                      Nem sabes quão enganado estás...
                                      O quê que é para ti um superdesportivo? Fica muito cara a embraiagem manual? Porquê que a mercedes não meteu uma caixa 7g tronic no modelos 600 (v12 5.5 litros biturbo) e 65 AMG (V12 6.0 litros biturbo)? Se calhar era porque não aguentava com o torque todo e tinha que confiar na antiga 5v para fazer o trabalho. Fica muito a embraiagem cara? Queres quantos exemplos? Por exemplo o Viper tem uma caixa manual, o corvette tem uma caixa manual, o koenigsegg tem uma caixa manual, os Nobles têm uma caixa manual, Ascari tem uma caixa manual... Não distorças os factos
                                      E quantos km faz uma embraiagem de um Viper com uma utilizaçao diaria? E um 430 Scuderia? Ou um Enzo?

                                      Marcas como a Ferrari que investiram milhoes para caixas auto e agora sao piores?

                                      A diferença de um Diablo para um Murcielago é que o custo de manutençao do Murci numa utilizaçao diaria é muito menor e porque? Uma embraiagem para um Diablo custa 2.000€ hoje em dia.


                                      A caixas auto em superdesportivos foram feitas para tornar esses tipos de carros mais usaveis no dia-a-dia com uma manutençao mais barata e que aproveite mais do motor do carro.

                                      Comentário


                                        Quanto custa a reparação de uma e da outra? Qual é que tem mais probabilidade de avariar? Isto num carro normal.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          É por isso que os superdesportivos só usam caixas automáticas. Porque produzir uma embraiagem para certos níveis de potência fica muito, muito caro. Felizmente que a Porsche mostrou que é possível.
                                          Andas com as ideias um bocado baralhadas, além do mais não foi só a porsche que mostrou que é possivel.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                            Quanto custa a reparação de uma e da outra? Qual é que tem mais probabilidade de avariar? Isto num carro normal.
                                            Uma manual tem muito mais possibilidade de avariar que uma auto por um simples facto: uso humano.

                                            Se quiseres metes uma caixa manual em pedaços em horas, uma automatica nao te da muita margem para a levares ao limite.

                                            Quanto a reparaçoes e custos uma automatica é sempre mais caro, para alem da caixa e todo o mecanismo ha sempre a centralina(s) proprias para a mesma e todo o sistema electronico dela.

                                            Numa conduçao mais desportivo uma automatica aguenta mais que uma manual.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                              Boas pessoal,

                                              Quem me pode aconselhar sobre a caixa automática do 320d de 163cv do ano de 2005?

                                              E já agora, é mito ou realidade de que os carros de caixa automática são mais baratos que os de caixa manual?

                                              Ultima questão que problemas posso vir a ter com esta caixa?

                                              Obrigado a todos.

                                              Abraço

                                              Alguém?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                Boas pessoal,

                                                Quem me pode aconselhar sobre a caixa automática do 320d de 163cv do ano de 2005?

                                                E já agora, é mito ou realidade de que os carros de caixa automática são mais baratos que os de caixa manual?

                                                Ultima questão que problemas posso vir a ter com esta caixa?

                                                Obrigado a todos.

                                                Abraço
                                                Geralmente quando novos, os carros com caixa automática são mais caros, pois esta trata-se frequentemente de um opcional.

                                                Em relação aos usados, essa questão não é fácil de responder, pois o valor comercial de um carro depende de vários factores e o tipo de caixa é apenas um deles, para além de que varia consoante as preferências de um determinado comprador...

                                                Na prática, penso que não devem existir diferenças significativas.
                                                Há uns anos atrás julgo que havia um maior "preconceito" em relação às caixas automáticas, mas actualmente até há quem diga que carros de um determinado segmento (grandes familiares por exemplo) até podem ser um pouco mais complicados de vender com caixa manual. Mas também há quem diga o contrário, pois isso depende sempre das preferências e gostos de cada um...

                                                Quanto ao resto, não estou por dentro do assunto em relação a essa caixa específica...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ZeManel Ver Post
                                                  Andas com as ideias um bocado baralhadas, além do mais não foi só a porsche que mostrou que é possivel.
                                                  Pois não...mas é das poucas! Se é tão simples fazê-lo, se é mais barato e se a experiência de condução é muito mais envolvente, porque não lançam as duas versões?

                                                  É um facto que uma boa embraiagem é muito muito cara. Basta olhar para os exemplos que existem na competição automóvel para o constatar.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    E quantos km faz uma embraiagem de um Viper com uma utilizaçao diaria? E um 430 Scuderia? Ou um Enzo?

                                                    Marcas como a Ferrari que investiram milhoes para caixas auto e agora sao piores?

                                                    A diferença de um Diablo para um Murcielago é que o custo de manutençao do Murci numa utilizaçao diaria é muito menor e porque? Uma embraiagem para um Diablo custa 2.000€ hoje em dia.


                                                    A caixas auto em superdesportivos foram feitas para tornar esses tipos de carros mais usaveis no dia-a-dia com uma manutençao mais barata e que aproveite mais do motor do carro.
                                                    Não acertas em nada...
                                                    Quantos quilómetros faz o a embraiagem do golf numa utilização normal? O mesmo que o viper ou menos, porque a embraiagem(toda a caixa é reforçada) do viper e carros relacionados é reforçada tendo em conta a função para que o carro foi desenhado. É por investirem milhões que vai ser melhor? Vejo que tens um certo preconceito em relação as caixas manuais e isso impede-te de distinguir e ver com clareza os dois lados...

                                                    "A caixas auto em superdesportivos foram feitas para tornar esses tipos de carros mais usaveis no dia-a-dia com uma manutençao mais barata e que aproveite mais do motor do carro."

                                                    Falhas completamente o ponto. Superdesportivos não foram pensados para serem usáveis no dia-a-dia. Não é por ter uma caixa auto que os vai fazer mais práticos. Por ter dinheiro para compra-los tens de ter dinheiro para tratar da manutenção. Aproveite mais o motor? Acreditas mesmo nisso...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Pois não...mas é das poucas! Se é tão simples fazê-lo, se é mais barato e se a experiência de condução é muito mais envolvente, porque não lançam as duas versões?

                                                      É um facto que uma boa embraiagem é muito muito cara. Basta olhar para os exemplos que existem na competição automóvel para o constatar.
                                                      Se pedires nas grandes marcas se te arranjam o mesmo modelo mas com caixa manual são capazes de te fazer a vontade.


                                                      Originalmente Colocado por PetrolHead019 Ver Post
                                                      Não acertas em nada...
                                                      Quantos quilómetros faz o a embraiagem do golf numa utilização normal? O mesmo que o viper ou menos, porque a embraiagem(toda a caixa é reforçada) do viper e carros relacionados é reforçada tendo em conta a função para que o carro foi desenhado. É por investirem milhões que vai ser melhor? Vejo que tens um certo preconceito em relação as caixas manuais e isso impede-te de distinguir e ver com clareza os dois lados...

                                                      "A caixas auto em superdesportivos foram feitas para tornar esses tipos de carros mais usaveis no dia-a-dia com uma manutençao mais barata e que aproveite mais do motor do carro."

                                                      Falhas completamente o ponto. Superdesportivos não foram pensados para serem usáveis no dia-a-dia. Não é por ter uma caixa auto que os vai fazer mais práticos. Por ter dinheiro para compra-los tens de ter dinheiro para tratar da manutenção. Aproveite mais o motor? Acreditas mesmo nisso...

                                                      Cada vez mais o são.

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                                                        Originalmente Colocado por PetrolHead019 Ver Post
                                                        Que DISPARATE!
                                                        A embraiagem de um golf ou focus também não aguentava ficar um dia todo a queimar o pneu como dizes. Deitar mais fumo que um ibiza tunado.
                                                        "Depois a perfeiçao que arranca com o carro e a rapidez de trocas de mudanças quase nenhum humano iguala"
                                                        A perfeição atinge-se com a prática e de prática tira-se manual...
                                                        Repara bem YouTube - Lancia Delta S4 - Hill Climb Onboard

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                                                          Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                          Já tinha visto, mas belo vídeo na mesma.

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                                                            A/M

                                                            Muito foi aqui falado sobre as cxs auto e manual e, na generalidade, tudo foi dito. No entanto, há alguns aspectos negativos que eu gostaria de realçar nas cxs auto, pelo menos na minha (Merc E aut. 5v), e que ainda não foram mencionados. O 1o deles é o facto de as cxs auto não fazerem as reduções como as manuais, ou seja, numa situação em que se pretende reduzir de velocidade de forma mais drástica, sente-se mais segurança fazendo a redução numa cx manual do que com a cx auto, em que todo o esforço de redução é feito principalmente pelos travões. O ouro aspecto negativo que gostaria de focar é o problema quando se trava ao chegar a uma rotunda, por exemplo, e de repente achamos que afinal dá para passar e se tenta acelerar de repente. De salientar que nestas situações a cx auto ainda está a fazer a redução de velocidade e não se encontra numa velocidade suficientemente baixa para responder logo a uma aceleração rápida. Por isso, no principio ainda apanhei alguns sustos nestas situações, pois o carro não respondeu como eu queria. Se se fizer uma aproximação à rotunda de forma gradual e quase se parar, depois no arrancar não se tem qualquer problema. A questão coloca-se na situações de travagem mais brusca e depois aceleração repentina (a cx auto demora a responder nestas situações em que pensávamos parar e depois achamos que dá para passar). É preciso ter-se cuidado nestes casos e mais vale parar mesmo.
                                                            Tirando estes dois aspectos que requerem alguma atenção, eu direi que nada melhor que uma cx auto para se conduzir principalmente em cidade. E eu tenho 2 carros sendo um deles cx auto e outro manual, por isso conheço bem as vantagens e inconvenientes da cx auto. De referir que já utilizo a cx auto desde 2002, por isso tenho uma experiência muito grande com este tipo de cxs.

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                                                              Originalmente Colocado por PetrolHead019 Ver Post
                                                              Não acertas em nada...
                                                              Quantos quilómetros faz o a embraiagem do golf numa utilização normal? O mesmo que o viper ou menos, porque a embraiagem(toda a caixa é reforçada) do viper e carros relacionados é reforçada tendo em conta a função para que o carro foi desenhado. É por investirem milhões que vai ser melhor? Vejo que tens um certo preconceito em relação as caixas manuais e isso impede-te de distinguir e ver com clareza os dois lados...

                                                              "A caixas auto em superdesportivos foram feitas para tornar esses tipos de carros mais usaveis no dia-a-dia com uma manutençao mais barata e que aproveite mais do motor do carro."

                                                              Falhas completamente o ponto. Superdesportivos não foram pensados para serem usáveis no dia-a-dia. Não é por ter uma caixa auto que os vai fazer mais práticos. Por ter dinheiro para compra-los tens de ter dinheiro para tratar da manutenção. Aproveite mais o motor? Acreditas mesmo nisso...


                                                              Nao compares a utilizaçao que das a um Golf para que das a um Viper. Nao compares os niveis de binarios que as 2 embraiagens sao sujeitas. E por muito reforçada que seja, num dia de pista com fortes abusos achas que te vai durar o mesmo que de um golf? Achas que mudares a embraiagem de um Viper custa o mesmo que de um Golf?

                                                              Digo novamente que uma embraiagem de um Diablo o kit passa dos 2.000€ fora de mao de obra. Quando custa de um Golf? Nem faz logica essa comparaçao, compara a embraiagem de um Viper com a de um Ford GT ou de um ZR1.

                                                              Depois acho curioso dizeres que uma caixa automatica nao aproveita o motor, e que custam mais, tem mais manutençao. Quer dizer que F1, LeMans, Rallys que usam caixas semi-automaticas passaram-se, entao F1 que passou de caixas manuais para auto nem se fala...

                                                              É logico se uma caixa auto que troca de mudanças em menos 80 milessimos de segundo aproveite muito mais o motor porque nao ha o tempo de carregares na embraiagem, meteres a mudança, largares a embraiagem e voltares a acelerar. A potencia do motor basicamente é sempre continua logo tens muito mais rapidez nas mediçoes do 0-100.

                                                              Alguem consegue trocar de velocidades como esta caixa?

                                                              YouTube - VW Polo GTI 1.4 TSI DSG-Accelerazione-Ripresa.mov

                                                              E estamos a falar de um simples Polo GTI, se formos para a Ferrari

                                                              YouTube - 340 km/h en Ferrari 430 Scuderia NovitecRosso (Option Auto)



                                                              Simplesmente as caixas hoje em dias nos desportivos, sao feitas para diminuir o tempo de troca de caixa, quanto menos tempo houver na troca de mudanças mais tempo tens o motor disponivel mais rapido o carro se torna. Isto nao é aproveitar o motor? La esta é buscar o caso dos carros de competiçao.


                                                              E eu nao tenho nada contra as caixas manuais, aqui em casa ha um carro com caixa pilotada e outro com caixa manual e nao tenho problema nenhum em andar seja com um ou com outro, mas prefiro a caixa pilotada para a cidade tornar a conduçao muito mais confortavel, como prefiro o caixa manual para andar em AE.
                                                              Editado pela última vez por Drifter; 06 February 2011, 15:47.

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