Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtro de Particulas - Duvidas!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Exactamente, uma coisa tão simples e barata como uma luz indicadora da regener. bastaria para não haver, se possivel, cortes na mesma, de facto não se percebe.

    No caso do 1.6 Mjet, devagar e com a janela aberta consegue-se ouvir a ventilação e o som mais grave do escape mas só nessas condições é perceptivel, mas se temos mto ruido de transito ou andamos na estrada e/ou com janelas fechadas ja será mais dificil detectar se está a funcionar.

    Em fim, uma simples luz bastaria mas ao que parece nenhum brilhante ingenheiro pensou nisto

    ...e depois sim, após N regener. abortadas em que se vai degradando o oleo-motor aparece finalmente e quando o sistema ja está saturado a maldita luz de filtro entupido e aí é rezar para que isso não aconteça quando encontramos um lugar de estacionamento depois de andarmos à procura e ja com pressa.

    Se puderem façam o que eu faço ( post 3 ) para não haver problemas
    Editado pela última vez por ARMIC; 29 April 2011, 15:03.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
      Depende da marca e do motor em causa. Normalmente notas pelo consumo instantâneo que sobe consideravelmente e um trabalhar diferente do motor. No meu antigo corsa 1.3cdti notava logo pelo barulho do motor que ficava mais grave, na minha actual 308 com o 1.6hdi não consigo notar pelo barulho, apenas pelo consumo.
      Opel corsa 1.3CDTi com FAP? Para mim é novidade!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
        Por aqui o filtro de particulas já é uma saga, temos 4 carros que já deram sinais de problemas, nenhum deles ainda tendo de se substituir o dito cujo mas deve andar para breve dar problemas graves.

        Como durante a semana os carros andam maioritariamente no trânsito de lisboa, num deles o óleo durou 3.000km! (e o óleo neste carro além de não ser barato são mais de 5l), nos outros já tiveram os filtros entupidos por regenerações abortadas.

        Uma coisa que não entendo, e é comum a muitas marcas é porque raio não aparece a luz quando se está a fazer uma simples regeneração?? Era muito dificil? Daria problemas? É que já tentei explicar aos utilizadores dos carros dezenas de vezes como reparar que ele está a fazer a regeneração mas é impossível, nunca notam e abortam sempre a meio, uma simples luz era suficiente para resolver este problema.
        Like.

        A Focus tem FAP mas até agora não dei por ela.

        No entanto, quem anda com ela é a Maria(quase sempre) e duvido que ela dê pela FAP estar a fazer o que quer que seja, e tenho algum medo disso..
        Realmente uma simples luz ou aviso no CB acabava com este problema.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por SepulRise Ver Post
          Opel corsa 1.3CDTi com FAP? Para mim é novidade!
          O meu GP 1.3 90cv não tem, porque é de Março de 2008, mas mais para o fim do ano começaram a ter FAP's e o 95cv já só veio com FAP.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por SepulRise Ver Post
            Opel corsa 1.3CDTi com FAP? Para mim é novidade!
            Pois, mas é verdade. à conta dessa tive de fazer uma mudança de óleo forçada com apenas 7000km...

            Comentário


              #36
              Com tudo o que foi escrito neste topico já fiquei bastante esclarecido sobre a regeneração dos FAP.

              Um dos sintomas que aqui disseram sobre como detectar se o FAP está a fazer a regeneração é o do aquecimento acima do normal. Eu que tenho um megane 1.5 dci 110cv e com um painel digital, o nivel do aquecimento é sempre o mesmo, ou seja no arranque está em branco, com o andamento passa a 1 bloco negro e finalmente 2 blocos negros, ficando sempre assim durante as viagens.

              O outro tem a ver com o som do motor e com os consumos instantâneos, e aí vou estar atento e tentar perceber quando está a regenerar.

              Mas especificamente para este motor será que alguém tenha detectado mais alguma outra caracteristica que nos alerte para o momento em que o FAP está a regenerar?

              Comentário


                #37
                Eu tb ja aprendi a ver quando é que o meu polo vai pedir uma voltinha extra o ralenti começa a ficar instavel quando pego no carro e parece que perde alguma potencia mal me apercebo disso toca a ir dar uma volta para n aparecer o famoso simbolo amarelo

                Comentário


                  #38
                  No meu MB B180CDI, noto a regeneração quando o motor sobe a rotação automáticamente. Estranhei à primeira, quando tive a sensação que tirava o pé do acelerador e o carro por umas fracções de segundo parecia que tinha o Cruise Control ligado e mantinha a aceleração...

                  Outra característica é o cheiro a queimado que sai debaixo do carro, quando o estacionamos após a regeneração...

                  Deu para assustar nas primeiras vezes

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por 407coupe Ver Post
                    No meu MB B180CDI, noto a regeneração quando o motor sobe a rotação automáticamente. Estranhei à primeira, quando tive a sensação que tirava o pé do acelerador e o carro por umas fracções de segundo parecia que tinha o Cruise Control ligado e mantinha a aceleração...

                    Outra característica é o cheiro a queimado que sai debaixo do carro, quando o estacionamos após a regeneração...

                    Deu para assustar nas primeiras vezes
                    Sim isso tb o cheiro a queimado tb acontece no meu

                    Comentário


                      #40
                      Só mesmo neste fórum é que é aceite como normal ir passear o carro ao fim de semana por causa da FAP...

                      Eu acho a FAP uma bodega. Por melhor que seja para o ambiente, a tecnologia ainda não evita todo o tipo de problemas que aqui se falaram e que eu já tive.

                      Comprei uma Zafira 1.9CDTi quando fazia perto de 8000km por mês. Entretanto essa fase da minha vida terminou e o carro agora tem um uso citadino. Não o vou trocar por causa da FAP, até porque o tamanho, mesmo em cidade dá muito jeito (3 crianças, estacionamento sempre em garagens)

                      Ora, o meu carro frequentemente não faz as regenerações que devia, e quando isso se passa, a "nhanha" que devia ser despachada pela regeneração, vai para o óleo.(o meu nem sequer avisa quando está a meio da regeneração). Às tantas, quando o óleo se deteriora a certo ponto por causa disto, acende a luzinha e tenho de ir fazer uma muda completa de óleo. Já tive de fazer isto de 6 em 6 meses.

                      Não acho isto razoável, e muito menos razoável ir passear com o pópó para a AE, como se fosse um cãozinho quando tenho 3 miúdos com menos de 7 anos em casa.

                      A tecnologia é uma TRETA. Ainda não está madura. Ponto final. É a minha opinião.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Francisco Ver Post
                        Só mesmo neste fórum é que é aceite como normal ir passear o carro ao fim de semana por causa da FAP...

                        Eu acho a FAP uma bodega. Por melhor que seja para o ambiente, a tecnologia ainda não evita todo o tipo de problemas que aqui se falaram e que eu já tive.

                        Comprei uma Zafira 1.9CDTi quando fazia perto de 8000km por mês. Entretanto essa fase da minha vida terminou e o carro agora tem um uso citadino. Não o vou trocar por causa da FAP, até porque o tamanho, mesmo em cidade dá muito jeito (3 crianças, estacionamento sempre em garagens)

                        Ora, o meu carro frequentemente não faz as regenerações que devia, e quando isso se passa, a "nhanha" que devia ser despachada pela regeneração, vai para o óleo.(o meu nem sequer avisa quando está a meio da regeneração). Às tantas, quando o óleo se deteriora a certo ponto por causa disto, acende a luzinha e tenho de ir fazer uma muda completa de óleo. Já tive de fazer isto de 6 em 6 meses.

                        Não acho isto razoável, e muito menos razoável ir passear com o pópó para a AE, como se fosse um cãozinho quando tenho 3 miúdos com menos de 7 anos em casa.

                        A tecnologia é uma TRETA. Ainda não está madura. Ponto final. É a minha opinião.
                        parece que quanto ao funcionamento estamos todos de acordo, o FAP é uma " tecnologia " que deixa mto a desejar em termos de utilização mas ao menos parece que cumpre os objectivos, ou seja não há cheiro a gasoleo nem fumo preto.

                        Agora, prefiro passear o cão ( uma vez por semana ) dando um rodeio de 15 min. quando volto a casa do que ir N vezes à oficina perder manhãs inteiras para mudar oleo e ainda ter que pagar 150 € na operação, para não falar na eventual substituição do filtro por utilização inadequada mto antes do previsto.

                        Claro que sabendo o que agora sei comprava a gasolina mas isso fica para o momento da troca, até lá, prefiro passear o cão.

                        Em fim, se formos a vêr, tbm perdemos algum tempo a meter combustivel para aquilo andar.
                        Editado pela última vez por ARMIC; 29 April 2011, 20:10.

                        Comentário


                          #42
                          o melhor a fazer tanto para poupar a vida do carro como a do dono é tirar fap e anular electronicamente, remédio santo

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Francisco Ver Post
                            Só mesmo neste fórum é que é aceite como normal ir passear o carro ao fim de semana por causa da FAP...

                            Eu acho a FAP uma bodega. Por melhor que seja para o ambiente, a tecnologia ainda não evita todo o tipo de problemas que aqui se falaram e que eu já tive.

                            Comprei uma Zafira 1.9CDTi quando fazia perto de 8000km por mês. Entretanto essa fase da minha vida terminou e o carro agora tem um uso citadino. Não o vou trocar por causa da FAP, até porque o tamanho, mesmo em cidade dá muito jeito (3 crianças, estacionamento sempre em garagens)

                            Ora, o meu carro frequentemente não faz as regenerações que devia, e quando isso se passa, a "nhanha" que devia ser despachada pela regeneração, vai para o óleo.(o meu nem sequer avisa quando está a meio da regeneração). Às tantas, quando o óleo se deteriora a certo ponto por causa disto, acende a luzinha e tenho de ir fazer uma muda completa de óleo. Já tive de fazer isto de 6 em 6 meses.

                            Não acho isto razoável, e muito menos razoável ir passear com o pópó para a AE, como se fosse um cãozinho quando tenho 3 miúdos com menos de 7 anos em casa.

                            A tecnologia é uma TRETA. Ainda não está madura. Ponto final. É a minha opinião.

                            Não é a tecnologia que não está madura,TU é que agora tens um carro (leia-se motorização) que não se adapta (agora) á tua vida

                            Enquanto não lhe deste um uso citadino não tinhas problemas certo?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por skurly Ver Post
                              o melhor a fazer tanto para poupar a vida do carro como a do dono é tirar fap e anular electronicamente, remédio santo
                              Não sei, tbm não gostava lá mto das baforadas de fumo e daquele cheiro logo de manhã no meu carro anterior, nem nos outros quando levamos com eles à frente e andamos com a janela aberta.

                              Acho bem que metam filtros, pena é que tenham estes condicionamentos para os que fazemos percursos curtos, como disse deviam obrigar os vendedores a informar que os carros a gasoleo FAP só se adequam a quem faz percursos habituais superiores a 20/30 min. ou optar pelas motorizações a gasolina tendo em conta o tipo de utilização.

                              Para alem disso, tirar o FAP num carro recente deve ser ilegal e sujeitamo-nos provavelmente a levar com uma boa multa se somos caçados.

                              Mas em fim, sirva este topico para quem vá trocar de carro nos prox. tempos.
                              Editado pela última vez por ARMIC; 29 April 2011, 20:32.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                deviam obrigar os vendedores a informar que os carros a gasoleo FAP só se adequam a quem faz percursos habituais superiores a 20/30 min.
                                Ou então colocar uma luz avisadora ou mensagem que indique ao condutor que está a ser feita uma regeneração. Eu continuo sem compreender porque é que as marcas não fizeram isso!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Ou então colocar uma luz avisadora ou mensagem que indique ao condutor que está a ser feita uma regeneração. Eu continuo sem compreender porque é que as marcas não fizeram isso!

                                  É absolutamente patético, eu até já pensei se electronicamente não daria para activar a luz ou uma coisa do género feita por um electricista engenhoso porque isso resolvia-me todos os problemas aqui em casa.

                                  E mesmo assim ainda existem carros e carros, o 9-3 por exemplo quando tem o filtro cheio de várias regenrações abortadas diz no cb "PDF Full" para o pessoal ter oportunidade de ir dar uma voltinha com ele, já o Antara só acende uma luz quando o óleo foi à vida e é para ir à oficina mudar o óleo!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Quanto a retirar o filtro jà hà uns tempos valentes um mecânico especializado em bmw me disse que já tinha feito o procedimento a dezenas de carros sobretudo 20d e alguns 30d mas eu fiquei um pouco com a perna atrás com a técnica que ele disse que usa, segundo ele a maneira como retira os filtros consistia em destruir o miolo do DPF e meter a carcaça de volta no sitio, só isto.

                                    Eu fiquei um pouco desconfiado mas ele disse que já o fez a muitos e muitos carros.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Impecávél este Tópico, todos os users num sentido de responsabilidade e partilha de opiniões responsáveis, afim de evitarmos ter problemas com o flamigerado Filtro de Particulas.

                                      O procedimento de tentar apanhar a Regeneração e não a interromper é impotamtissimo, mas se eventualmente interrompermos uma ou outra a meio não é muito grave, grave é interrompermos constantemente, pois obriga-nos a ter que efectuar mudas de Óleo inesperadas e danifica o respectivo Filtro.

                                      É tudo uma questão de hábito.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Bom dia.

                                        Vou voltar a este tópico com uma pergunta que me colocaram ontém e que preciso da vossa ajuda para esclarecer.

                                        Problema: Turbo partido/danificado (não entendi bem) num Meriva 1.3 cdti que tem 40.000km feitos nas voltinhas da Aldeia e que por causa dessas voltinhas tem tido alguns problemas no FAP, que não regenera.

                                        Pergunta: Existe alguma possivel relação directa entre problemas no turbo e o FAP?

                                        Obrigado

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sim, se não sai os gases de escape, o turbo entra em safemode. O facto de 40000kms explica bem o trato e falta de esticar aa pernas. Também há embraiagens a durar 40000kms e outras com 370000kms a bombar...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Sim, se não sai os gases de escape, o turbo entra em safemode. O facto de 40000kms explica bem o trato e falta de esticar aa pernas. Também há embraiagens a durar 40000kms e outras com 370000kms a bombar...
                                            Eu não tenho a certeza se o turbo entrou em safe mode... Vou perguntar hoje.

                                            Havia a possivel solução de desligar a FAP e andar com o carro "sem FAP" seja o que isso quer dizer...
                                            E andar com a FAP desligada prejudica também o Turbo?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              Por acaso tenho a sorte (ou azar, dado o preço do gasóleo) de fazer com muita regularidade viagens mais longas (tipo 200 kms).

                                              Na prática, desde que tenho o carro (Duster, a caminhar para os 20.000 km) nunca me apercebi de o gajo fazer uma única regeneração, mas se acontecer lá terei que tentar "fazer a vontade ao bicho" e fazer mais uns kms!

                                              Confirmo que o vendedor não me alertou para os cuidados a ter com o filtro de partículas (sabia menos do carro que eu) e que a luzinha faz imensa falta!

                                              Por último, não tenho a menor dúvida que os filtros de partículas, apesar das vantagens ambientais (quero acreditar que é muito mais que marketing) são uma fonte de problemas para muita gente (o caso dos Mazda não é isolado) e vão fazer repensar muita gente se vale a pena ter um diesel!!!
                                              Com os KM que fazes seguramente estás a vontade. O grande problema é que normalmente os carros nao avisam quando precisam de regenerar nem avisam quando estão a regenerar. Quando se conhece o carro sente-se que a regeneração está em curso (Aumento do consumo instantaneo, ruido do carro ligueiramente diferente etc).

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                O filtro de particulas nao afecta em NADA o consumo de óleo.

                                                Os oleos para carros com FAP é que são mais avançados e possivelmente mais caros...não existem relatos de qualquer consumo superior destes óleos.

                                                O que acontece é que o filtro tem que regenerar de vez em quando...temos que atingir uma certa temperatura durante algum tempo.

                                                Um conselho é tentarem andar uns kilometros perto das 3000rpm apra tentar fazer o ciclo da FAP.

                                                No inverno podem fazer isto em 3ª por exemplo (arrefecem tranquilamente e não existe grande desgaste adicional)

                                                No verão devem fazer isto a mais velocidade, para que o arrefecimento seja eficiente.

                                                De resto...uma dica importante: A condução de poupança excessiva de combustivel é inimiga da eficiencia da vossa FAP se forem condutores de muita cidade
                                                Nao afecta o consumo, mas o oleo por vezes é contaminado com gasoleo, subindo o nivel e obrigando a antecipar a muda

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                                  Eu também uma vez por semana lá vou dar uma esticadela ao bicho, assim junto o útil ao agradável , limpo o filtro e dou uma gazada no bicho!!!
                                                  Nos dias seguintes até sinto o carro mais solto....
                                                  Cmp!
                                                  Isso é errado.. Cuidado com as gazadas quando esta a ser feita a regeneração. É suficiente para interromper a mesma.

                                                  A regeneração deve ser feita a uma rotação constante.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Gundemaro Ver Post
                                                    Eu não tenho a certeza se o turbo entrou em safe mode... Vou perguntar hoje.

                                                    Havia a possivel solução de desligar a FAP e andar com o carro "sem FAP" seja o que isso quer dizer...
                                                    E andar com a FAP desligada prejudica também o Turbo?
                                                    O filtro de partículas "desligado" não é assim tão simples! Se tiveres oportunidade de ver o teu carro por baixo (ou um igual) percebes logo aquela "espécie" de panela depois dos coletores e vês que desligar simplesmente dificilmente é solução porque continua lá a filtrar as partículas e vai entupir... até parar! Não é à toa que há quem retire o "miolo" e mantenha a carcaça, ao menos não se vê a "marosca", mesmo que aumentem e muito as emissões!

                                                    Por outro lado, não basta eliminar fisicamente o dito. Há também a questão da eletrónica que tem de ser "enganada" para atuar como se o filtro não estivesse lá ou vai andar a mandar eloys, gasóleo ou o que seja para queimar partículas que afinal não são filtradas e é bem provável que acenda uma irritante luz no painel ou no cb... que facilmente dá chumbo na IPO.

                                                    Claro que há quem faça um serviço bem feito (mal feito para o ambiente) e conjugue hardware e software e o resultado é excelente. Porém, se um dia as IPO começarem a ser mais rigorosas nesta matéria (acho que devem ser) muita gente terá problemas ou vai "pela porta do cavalo"!

                                                    Quanto à relação entre turbo e fap ela existe, mas não é direta porque o turbo trabalha na admissão dos gases no motor comprimindo-os (mais ar admitido, mais potência, basicamente) e o filtro de partículas atua depois da queima do gasóleo... entra depois outro problema que tem a ver com a recirculação de gases, mas não vamos já complicar mais a coisa.

                                                    Lê o seguinte que vai ajudar:

                                                    Como Funciona um FAP/DPF | Interescapes

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      E qual é o comprador que está com vontade de aprender a saber funcionar com o seu futuro carro ?

                                                      Quem é que se preocupa com valores de manutenção aquando da compra do veículo ?

                                                      Se até do IUC se esquecem de perguntar...

                                                      Alguém faz as contas ao custo de utilização do veículo aquando da prospecção de mercado ?

                                                      E mais uma vez, custa assim tanto ler o manual de instruções / manutenção que acompanha o carro ?
                                                      Eu preocume. Antes de comprar o carro que tinha com FAP li bastante sobre o assunto.
                                                      Sobre manuais, no manual nem uma referencia.. Havia uma folha em separado em que literalmente tudo o que la dizia era a mais pura das mentidas.

                                                      Indicava que o carro acende uma luz quando inicia o processo de regeneração - Grande mentira... E que piscava quando necessitava de fazer uma viagem maior para regenerar - Mentira.

                                                      Em nenhuma regeneracao acendia kk luz. As luzes referidas so acendiam quando o carro ja tinha que ir resolver o entupimento ou contaminação de oleo..

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                        Tenho o hábito (já desde que tive carros a gasóleo mais antigos) de subir um pouco a rotação depois de andar a pastelar. Nos carros antigos a gasóleo se andassem devagar na poupança e depois dessem uma aceleradelas saía uma pequena nuvem de fumo de gases acumulados. O mesmo se passa com a FAP, só que neste caso, o fumo não sai, fica na FAP. Para regenerar é preciso puxar pela rotação depois de ter andado na poupança. Eu sei que é contraditório o binómio poupança/puxar pela rotação, mas são exigências dos tempos modernos.
                                                        Sim é +- isso, andar com a rotação mais elevada mas sem acelarações.
                                                        Mas a questão aqui é, quanto tempo tiveste cada carro? É que podes nao ter tido problemas, mas andar ali nos limites, sem dar de si mas sem estar muito famoso.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Obrigado.

                                                          Vou ler o teu artigo...
                                                          Eu agora só olho para esta Meriva daqui a 1 mês.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                            Agora, prefiro passear o cão ( uma vez por semana ) dando um rodeio de 15 min. quando volto a casa do que ir N vezes à oficina perder manhãs inteiras para mudar oleo e ainda ter que pagar 150 € na operação, para não falar na eventual substituição do filtro por utilização inadequada mto antes do previsto.
                                                            Sim isso sem duvida é a solução, quando resulta.. Porque o meu fazia diariamente 30 + 30 km de autoestrada com todas as condições otimas e acabou por dar problemas serios.

                                                            O grande problema aqui, é que ha pessoas que fazem km semanais ridiculos, compram carro a gasoleo para poupar dinheiro em combustivel, e depois vao gastar a diferença a passear o cão?

                                                            E quando vamos todos contentes ja no ramal de saida de autoestrada, e notamos que o carro resolveu regenerar? E OK, vamos la a uma voltinha.. so que entretanto.. paragem na rotunda, transito aqui e ali, quando vamos a entrar na autoestrada a regeneracao ja foi cancelada.. Depois... Ah ok... ele ha de fazer de novo....
                                                            Anda-se anda-se anda-se e nada...
                                                            Volta-se para casa... mais meia hora perdida, mais gasoleo gasto...
                                                            Dia seguinte resolve regenerar a chegada ao trabalho... Que se lixe.. pode ser que regenere à ida para casa... Deslocação para casa.. nem sinal...
                                                            O engraçado é que tive uma fase da vida em que fazia viagens curtas em autoestrada e as regenerações eram um reloginho... certinhas sentia começar e acabar, quando o tipo de percursos devia facilitar a regeneração... nada..
                                                            Depois saida de fim de semana.. 120 km... nem sinal de regeneração... Regresso ao trabalho 2ª feira.... pumba.... regeneração... Depois ups... ha acidente na autoestrada... para e arranca..
                                                            Já se compreende como acabou a historia...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Pergunta parva:

                                                              Os FAP só existem nos carros a diesel? sim...!?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X