Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtro de Particulas - Duvidas!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Gundemaro Ver Post
    Pergunta parva:

    Os FAP só existem nos carros a diesel? sim...!?
    Sim o FAP foi inventado para reduzir os resíduos "muito poluentes e cancerigenos" do Diesel, os carros a gasolina/GPL utilizam catalisador que é bastante diferente e raramente dá problemas.

    Comentário


      #62
      Filtro de Particulas - Duvidas!

      Boa noite,

      Acompanho este fórum há já vários anos mas sem participar. Porém resolvi registar-me e começo com a seguinte questão:

      Tenho lido que as regenerações do FAP dão-se mal com muita cidade e pequenos trajectos. Até aqui tudo bem.

      Mas também já li que quem faz muito trânsito também não é saudável para o FAP.

      Então se uma pessoa fizer o IC19 todos os dias, perder 1h para cada lado, maioritariamente em fila, vai ter problemas? Afinal o carro atingirá a temperatura normal de funcionamento e vai estar a funcionar durante longos períodos mesmo que em km possa não ser uma grande distância.

      Comentário


        #63
        Não deves ter grandes problemas se o carro tiver ao Ralenti, já que poderá fazer a regeneração.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
          Não deves ter grandes problemas se o carro tiver ao Ralenti, já que poderá fazer a regeneração.
          Era isso que queria perceber. Porque muitas vezes ao ler fico com a sensação que se está a transmitir a ideia que ao ralenti não há regeneração. Basicamente ou se anda em auto estrada ou nacional ou então está-se feito.

          Já os pequenos percursos compreendo, na medida em que aumenta muito a probabilidade de regenerações interrompidas ou então porque não se atingem as condições (temperatura de funcionamento) para esta se realizar.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
            Não deves ter grandes problemas se o carro tiver ao Ralenti, já que poderá fazer a regeneração.
            Não é verdade... Pode haver algum modelo que já consiga, mas desconheço. Em todos os que conheco a regeneração é abortada ao relanti.
            A unica regeneração que pode ser feita ao relantim é a forçada por computador em que o carro fica acelarado a uma rotação superior (2000) até finalizar.
            A regeneração não "gosta" de alterações de rotação, tem que ter uma rotação constante entre 2000 e 3000. Quando a regeneração está a ocorrer se pararmos numa fila, a regeneração não é logo abortada, mas se não voltarmos a andar brevemente ou se voltamos a parar novamente poucos metros depois aborta seguramente.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Marpyro Ver Post
              Era isso que queria perceber. Porque muitas vezes ao ler fico com a sensação que se está a transmitir a ideia que ao ralenti não há regeneração. Basicamente ou se anda em auto estrada ou nacional ou então está-se feito.

              Já os pequenos percursos compreendo, na medida em que aumenta muito a probabilidade de regenerações interrompidas ou então porque não se atingem as condições (temperatura de funcionamento) para esta se realizar.
              E a tua sensação está correcta. Basta leres um manual de um carro com FAP que é bem explicito, tirando as falsidades de indicarem que a luz acende etc...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                Não é verdade... Pode haver algum modelo que já consiga, mas desconheço. Em todos os que conheco a regeneração é abortada ao relanti.
                A unica regeneração que pode ser feita ao relantim é a forçada por computador em que o carro fica acelarado a uma rotação superior (2000) até finalizar.
                A regeneração não "gosta" de alterações de rotação, tem que ter uma rotação constante entre 2000 e 3000. Quando a regeneração está a ocorrer se pararmos numa fila, a regeneração não é logo abortada, mas se não voltarmos a andar brevemente ou se voltamos a parar novamente poucos metros depois aborta seguramente.
                Bom a ser assim, os potenciais problemas de FAP abrangem ainda mais utilizadores. Então um diesel moderno é só para quem vai para a auto-estrada, sem trânsito, frequentemente? (quem diz auto-estrada diz estrada nacional / municipal sem trânsito desde que por distâncias / tempo de utilização suficientes para garantir as regenerações).

                Existe algum ou alguns sites que expliquem melhor esta questão do FAP e como o utilizador deve estar atento ao mesmo?

                Tenho procurado informação sobre o motor 1.6 i-DTec da Honda e parece ser inexistente problemas no FAP, mesmo para quem faz trajectos curtos (fonte: forum do UK dos Civics).
                Segundo dizem, a razão está porque a Honda colocou o filtro numa zona onde a temperatura sobe mais rapidamente, logo mesmo em pequenos trajectos a temperatura é sempre atingida.
                Alguém sabe alguma coisa sobre isto?

                Comentário


                  #68
                  Do que tenho observado pela prática parece-me haver por aí algum exagero.

                  Cá em casa o carro mais antigo com FAP é o que está atribuído ao meu filho mais velho. Trata-se de um Golf 2.0 TDI 110cv de 2008. Ele estuda em Lisboa e o trajeto diário quando há aulas inclui a saída e retorno a Cascais, a que acrescem os restantes trajetos, boa parte destes em cidade.

                  O carro tá com pouco mais de 100.000kms e, com esse tipo de utilização, ainda há dias ele comentava que nem nunca se apercebeu do funcionamento do FAP.

                  edit: Esse Golf é o meu carro a Diesel que presentemente tem mais quilómetros, no entanto os outros diesel menos rodados também nenhum deles até agora pediu oficina por causa do fap.
                  Editado pela última vez por Jbranco; 09 October 2014, 10:18.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Marpyro Ver Post
                    Existe algum ou alguns sites que expliquem melhor esta questão do FAP e como o utilizador deve estar atento ao mesmo?

                    Tenho procurado informação sobre o motor 1.6 i-DTec da Honda e parece ser inexistente problemas no FAP, mesmo para quem faz trajectos curtos (fonte: forum do UK dos Civics).
                    Segundo dizem, a razão está porque a Honda colocou o filtro numa zona onde a temperatura sobe mais rapidamente, logo mesmo em pequenos trajectos a temperatura é sempre atingida.
                    Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
                    O motor honda ainda é muito recente para ja haver grande historico de problemas de FAP, acredito tambem que já esteja bem evoluido, ainda assim não estará isento de problemas.

                    Sobre informação existe bastante na net, nao te sei dar nenhuma em concreto, porque so me preocupei com esse tema quando tinha carro com FAP.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                      Trata-se de um Golf 2.0 TDI 110cv de 2008. Ele estuda em Lisboa e o trajeto diário quando há aulas inclui a saída e retorno a Cascais, a que acrescem os restantes trajetos, boa parte destes em cidade.
                      Pode fazer trajetos em autoestrada que compensem os trajetos em cidade ou pode ir correndo bem como me acontecia a mim, até um dia...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                        Não é verdade... Pode haver algum modelo que já consiga, mas desconheço. Em todos os que conheco a regeneração é abortada ao relanti.
                        A unica regeneração que pode ser feita ao relantim é a forçada por computador em que o carro fica acelarado a uma rotação superior (2000) até finalizar.
                        A regeneração não "gosta" de alterações de rotação, tem que ter uma rotação constante entre 2000 e 3000. Quando a regeneração está a ocorrer se pararmos numa fila, a regeneração não é logo abortada, mas se não voltarmos a andar brevemente ou se voltamos a parar novamente poucos metros depois aborta seguramente.
                        Estas verdades universais... ainda ontem parei nuns semaforos, não vinha o carro a fazer regeneração e estando parado, começou a fazer uma regeneração já parado (no meu carro nota-se perfeitamente pelas ventoínhas a trabalhar e uma leve alteração no trabalhar do motor - Volvo 1.6D). Mesmo em andamento, com muita diferença e variação de RPM's, velocidade, mudança e afins, no meu carro em concreto a regeneração é mantida activa. Se parar muito tempo, provavelmente ele acaba por a cancelar, não digo que não. Mas essas verdades absolutas de que tem de se ir para a AE e manter as RPM's durante não sei quanto tempo/kms... ;)

                        O mais importante para a regeneração é a temperatura do FAP que pode ser mantida de diversas formas pela pós-injecção, aumento das RPM's, etc. Cada sistema varia um pouco na sua forma de o conseguir e o que tem vindo a acontecer é que estes sistemas estão cada vez mais afinados.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                          Pode fazer trajetos em autoestrada que compensem os trajetos em cidade ou pode ir correndo bem como me acontecia a mim, até um dia...
                          Podes ter tido azar com um modelo ou versão do SW mais problemático.
                          Os Mazda eram particularmente problemáticos e com versões de SW mais recentes a coisa foi corrigida, só por exemplo.

                          Faço-te uma equiparação com que se calhar te relacionas melhor. Tive um Honda Civic Hybrid em que o sistema híbrido, a nível de baterias, deu N problemas (a mim e a muitos). É por isso que posso dizer que os híbridos são todos uma treta e os HSD também dão?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                            Estas verdades universais... ainda ontem parei nuns semaforos, não vinha o carro a fazer regeneração e estando parado, começou a fazer uma regeneração já parado (no meu carro nota-se perfeitamente pelas ventoínhas a trabalhar e uma leve alteração no trabalhar do motor - Volvo 1.6D). Mesmo em andamento, com muita diferença e variação de RPM's, velocidade, mudança e afins, no meu carro em concreto a regeneração é mantida activa. Se parar muito tempo, provavelmente ele acaba por a cancelar, não digo que não. Mas essas verdades absolutas de que tem de se ir para a AE e manter as RPM's durante não sei quanto tempo/kms... ;)

                            O mais importante para a regeneração é a temperatura do FAP que pode ser mantida de diversas formas pela pós-injecção, aumento das RPM's, etc. Cada sistema varia um pouco na sua forma de o conseguir e o que tem vindo a acontecer é que estes sistemas estão cada vez mais afinados.
                            Aquilo que parece ser aceite (e é isso inclusivamente que vem no manual dos carros em caso de acender a luz do FAP) é que a uma velocidade decente (>60) e a rpms constantes (>2000) existe uma melhor eficácia na regeneração. Isto comparando com o caso de estar ao ralenti.

                            Também não é menos verdade, como bem disseste, que os sistemas variam entre eles e cada um tem os seus próprios parâmetros. Parâmetros estes que definem quando uma regeneração se inicia, quando se interrompe, e quando termina.
                            Editado pela última vez por Ecoflex; 09 October 2014, 22:35.

                            Comentário


                              #74
                              Melhor eficácia, e as melhores condições para a regeneração ser feita sim, são de facto uma velocidade estável e rotação acima das 2000 rpm.
                              Mas lá está, há muitas condições em que a regeneração, mesmo fora desses parametros é feita. Basta que o sistema atinja um conjunto mínimo de parametros definidos.

                              Comentário


                                #75
                                pois bem..o meu corolla 1.4 d4d tem filtro de particulas e nunca me apareceu nenhuma luz nem nunca notei nada e faço muita cidade, mas nao é para arranque, faço 40km por dia, 10km casa trabalho e faço este trajeto 4 vezes ao dia e até puxo pelo carro até as 3 mil rotaçoes e ate hoje nunca dei conta de regeneraçoes queimas... mas axo que me disseram que acendia uma luz amarela axo que da resistência...quando está entupido...

                                Comentário


                                  #76
                                  Numa grande parte das vezes os problemas com os FAP são originado por falta de manutenção, uso de óleos inadequados e na maioria dos casos por falta de reposição do aditivo usado na regeneração, o Eolys.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                    Podes ter tido azar com um modelo ou versão do SW mais problemático.
                                    Os Mazda eram particularmente problemáticos e com versões de SW mais recentes a coisa foi corrigida, só por exemplo.

                                    Faço-te uma equiparação com que se calhar te relacionas melhor. Tive um Honda Civic Hybrid em que o sistema híbrido, a nível de baterias, deu N problemas (a mim e a muitos). É por isso que posso dizer que os híbridos são todos uma treta e os HSD também dão?
                                    Obviamente não me estou a basear apenas no Mazda, teoricamente os mazda 2.0 143 CV são problematicos, mas tambem tenho interação com outros carros e já me informei bastante sobre o assunto, nomeadamente com pessoal do ramo (Oficinas, vendedores de usados, vendedores de novos). Até ha sistemas de fap diferentes que consistem num injector adicional apenas para esse efeito (por exemplo usados nos DCAT da toyota) e até esses sistemas dão dores de cabeça.
                                    Quem faz bastante autoestrada à partida não tera problemas, quando os anos começam a acumular a conversa é outra, mas isso é com tudo... Os filtros começam a aproximar-se do fim de vida é o que se sabe.
                                    Quem tem carros novos com fap, o que pode acontecer é acabar por ter que mudar o oleo mais vezes, o fap à partida nao dará logo "o berro" pode é encurtar a vida do filtro.. quem os compra em usados, depois é que irá sofrer..

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                                      pois bem..o meu corolla 1.4 d4d tem filtro de particulas e nunca me apareceu nenhuma luz nem nunca notei nada e faço muita cidade, mas nao é para arranque, faço 40km por dia, 10km casa trabalho e faço este trajeto 4 vezes ao dia e até puxo pelo carro até as 3 mil rotaçoes e ate hoje nunca dei conta de regeneraçoes queimas... mas axo que me disseram que acendia uma luz amarela axo que da resistência...quando está entupido...
                                      Tens um corolla de que ano com FAP?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                        Não é verdade... Pode haver algum modelo que já consiga, mas desconheço. Em todos os que conheco a regeneração é abortada ao relanti.
                                        A unica regeneração que pode ser feita ao relantim é a forçada por computador em que o carro fica acelarado a uma rotação superior (2000) até finalizar.
                                        A regeneração não "gosta" de alterações de rotação, tem que ter uma rotação constante entre 2000 e 3000. Quando a regeneração está a ocorrer se pararmos numa fila, a regeneração não é logo abortada, mas se não voltarmos a andar brevemente ou se voltamos a parar novamente poucos metros depois aborta seguramente.
                                        Não, a regeneração faz-se parado quando o motor vê que há condições para tal, como temperatura e pressão necessárias. Aliás, tanto que os 1.6 TDI tiveram que levar um update porque a regeneração ao Ralenti causa o motor a falhar e o próprio Ralenti a ficar irregular.

                                        E não há qualquer problema com a rotação, não é preciso rotaçao fixa, isso é para regeneração forçada, geralmente aconselha-se rotaçao mais alta porque isso gera mais calor e a regeneração é feita mais rapida e eficientemente, se não desse para fazer ao Ralenti, ou só com rotaçao fixa, nenhum carro fazia regeneração.

                                        Há carros que dá para ver a regeneração ao Ralenti porque aumenta o consumo, e o mesmo se passa em andamento.

                                        A regeneração é feita quando os gases tem determinadas temperatura e pressão, geralmente quando o motor esta quente, de resto o que acontece é injeção de um produto no FAP para fazer a queima, abortar uma regeneração, basicamente quando se desliga um motor, ficando lá o "aviso" para quando o motor da próxima vez que tiver a trabalhar, quando atingir as condições idéias, volta a regenerar.

                                        Comentário


                                          #80
                                          de 2011..

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                            Tens um corolla de que ano com FAP?
                                            é de 2011.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                              Estas verdades universais... ainda ontem parei nuns semaforos, não vinha o carro a fazer regeneração e estando parado, começou a fazer uma regeneração já parado (no meu carro nota-se perfeitamente pelas ventoínhas a trabalhar e uma leve alteração no trabalhar do motor - Volvo 1.6D). Mesmo em andamento, com muita diferença e variação de RPM's, velocidade, mudança e afins, no meu carro em concreto a regeneração é mantida activa. Se parar muito tempo, provavelmente ele acaba por a cancelar, não digo que não. Mas essas verdades absolutas de que tem de se ir para a AE e manter as RPM's durante não sei quanto tempo/kms... ;)

                                              O mais importante para a regeneração é a temperatura do FAP que pode ser mantida de diversas formas pela pós-injecção, aumento das RPM's, etc. Cada sistema varia um pouco na sua forma de o conseguir e o que tem vindo a acontecer é que estes sistemas estão cada vez mais afinados.

                                              À dois tipo de filtros (mais recentes). Um deles faz as regenerações injectando gasoleo na fase que em o motor esta com as valvulas de escape abertas, provocando assim um aumento da temperatura no mesmo limpando o filtro. Este tipo apenas consegue realizar regenerações acima das 1800rpm. O segundo tipo (que começa a ser o mais comum) possui um injector de gasoleo no proprio filtro de particulas e este regenera ao relantim (ligeiramente acima uma vez que o proprio carro acelera um pouco). A vantagem deste ultimo é que em caso de interrupção da regeneração não existe contaminação do oleo. A desvantagem é que no caso de serem interrompidas várias vezes o processo, só na marca é que conseguem efectuar a regeneração forçada, ao contrário do primeiro.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Parece-me que estamos a caminhar para um não problema, ou para um problema com menos probabilidade de ocorrer.

                                                De facto houve no inicio do FAP muitos problemas, mas estes parecem estar a diminuir em viaturas mais recentes, mesmo com utilizações menos "amigas" como os trajectos curtos.
                                                Pensando bem, as marcas teriam de encontrar soluções, afinal são muitas as utilizações curtas, mesmo em situações profissionais. Por exemplo, os veículos que circulam dentro de uma grande industria ou aeroporto.

                                                Nota: Não estou a dizer que não há problemas de FAP, simplesmente parece-me que não são é na proporção de exagero que se tende a dar em vários foruns. Em particular, em veículos mais recentes.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Marpyro Ver Post
                                                  Parece-me que estamos a caminhar para um não problema, ou para um problema com menos probabilidade de ocorrer.

                                                  De facto houve no inicio do FAP muitos problemas, mas estes parecem estar a diminuir em viaturas mais recentes, mesmo com utilizações menos "amigas" como os trajectos curtos.
                                                  Pensando bem, as marcas teriam de encontrar soluções, afinal são muitas as utilizações curtas, mesmo em situações profissionais. Por exemplo, os veículos que circulam dentro de uma grande industria ou aeroporto.

                                                  Nota: Não estou a dizer que não há problemas de FAP, simplesmente parece-me que não são é na proporção de exagero que se tende a dar em vários foruns. Em particular, em veículos mais recentes.
                                                  Quem faz realmente trajectos curtos e/ou interrompe vai ter problemas na certa. Ainda esta semana vi um qashqai na Nissan a fazer regeneração forçada e pelos vistos era a 4ª vez que ia lá.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                                    À dois tipo de filtros (mais recentes). Um deles faz as regenerações injectando gasoleo na fase que em o motor esta com as valvulas de escape abertas, provocando assim um aumento da temperatura no mesmo limpando o filtro. Este tipo apenas consegue realizar regenerações acima das 1800rpm. O segundo tipo (que começa a ser o mais comum) possui um injector de gasoleo no proprio filtro de particulas e este regenera ao relantim (ligeiramente acima uma vez que o proprio carro acelera um pouco). A vantagem deste ultimo é que em caso de interrupção da regeneração não existe contaminação do oleo. A desvantagem é que no caso de serem interrompidas várias vezes o processo, só na marca é que conseguem efectuar a regeneração forçada, ao contrário do primeiro.
                                                    Funcionamento descrito correctamente, mas esse ultimo sistema descrito não é o mais comum, muito pelo contrario. Nao ha subidas de oleo, mas pelo que tenho lido ha problemas frequentes nos injectores.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Marpyro Ver Post
                                                      De facto houve no inicio do FAP muitos problemas, mas estes parecem estar a diminuir em viaturas mais recentes, mesmo com utilizações menos "amigas" como os trajectos curtos.
                                                      Pensando bem, as marcas teriam de encontrar soluções, afinal são muitas as utilizações curtas, mesmo em situações profissionais. Por exemplo, os veículos que circulam dentro de uma grande industria ou aeroporto.
                                                      Sim estamos a caminhar para um não problema, mas estamos muito longe disso. As marcas em vez de se puderem focar em afinar esse sistema têm que estar continuamente a procura de outras formas de baixar emissões (principalmente CO2) como é o caso do adblue por exemplo. A pressão tem sido grande para as marcas, e para conseguirem cumprir com as exigencias, arranja-se soluções à 3 pancadas.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Marpyro Ver Post
                                                        Nota: Não estou a dizer que não há problemas de FAP, simplesmente parece-me que não são é na proporção de exagero que se tende a dar em vários foruns. Em particular, em veículos mais recentes.
                                                        Sobre o suposto exagero, fala com profissionais do ramo. Sejam eles oficinas (Oficiais, Midas, Norauto, de esquina), vendedores de usados, vendedores de novos, obviamente não é chegar la e dizer.. vou comprar um carro, o fap da problemas? tem que ser pessoas da area com que se tenha um minimo de confiança.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                                          Quem faz realmente trajectos curtos e/ou interrompe vai ter problemas na certa.
                                                          De forma a clarificar bem as coisas, o que se entende por trajectos curtos?

                                                          1 km? 5 km? 10 km?
                                                          Demorar 2 min? Demorar 5 min? Demorar 10 min?
                                                          É que pode haver 5 km que demorem 20 min ou 5 min, depende dos trajectos.

                                                          Julgo que isto é importante.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Seja qual for o curto trajeto... Curto de tempo ou distância. O FAP precisa de andamento para regenerar.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                                              Melhor eficácia, e as melhores condições para a regeneração ser feita sim, são de facto uma velocidade estável e rotação acima das 2000 rpm.
                                                              Mas lá está, há muitas condições em que a regeneração, mesmo fora desses parametros é feita. Basta que o sistema atinja um conjunto mínimo de parametros definidos.
                                                              Ora nem mais

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X