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    Originalmente Colocado por CMiguelQ Ver Post
    O meu Mazda é novinho regeneracoes a cada 260km.
    E então Miguel? Já se sabe que sem o devido enquadramento do uso (expliquei isto ontem aqui) nem vale a pena dizer "o meu faz isto ou aquilo". O importante é perceber qual a utilização (cidade, estrada, AE). Dizer que o teu carro faz 260 kms entre ciclos é o mesmo que eu te dizer que o meu faz 500. Chegamos a alguma conclusão? Não me parece, certo?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Marpyro Ver Post
      ... VW não havia qualquer problema porque o carro fazia inclusive desligado, ficando a ventoinha apenas ligada, e desligando quando terminasse a regeneração.
      tenho um colega de trabalho com uma A4 2.0 tdi e venderam-lhe a mesma história...

      Comentário


        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        E então Miguel? Já se sabe que sem o devido enquadramento do uso (expliquei isto ontem aqui) nem vale a pena dizer "o meu faz isto ou aquilo". O importante é perceber qual a utilização (cidade, estrada, AE). Dizer que o teu carro faz 260 kms entre ciclos é o mesmo que eu te dizer que o meu faz 500. Chegamos a alguma conclusão? Não me parece, certo?
        Não varia muito as distâncias entre reciclagem conforme o uso, mas faço maioritariamente erada e ae, e depois prai 10% cidade.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
          tenho um colega de trabalho com uma A4 2.0 tdi e venderam-lhe a mesma história...
          Essa do FAP regenerar com o motor desligado é das melhores que ouvi ultimamente. Mas acho que deveriam dar um toque mais sofisticado ao assunto.

          Tipo:

          "Você descarrega uma App para o android e quando quiser clica lá - mesmo a meio da noite - e ele regenera. Tipo o CCleanear no pc..."

          Seria muito mais fácil de acreditar.

          Comentário


            Originalmente Colocado por CMiguelQ Ver Post
            Não varia muito as distâncias entre reciclagem conforme o uso, mas faço maioritariamente erada e ae, e depois prai 10% cidade.
            Lá está, no teu caso, e fazendo fé no que relatas (o que é contrário aquilo que penso ser verdade, mas eu não tenho o teu carro, pelo que não posso refutar) as tuas regenerações andam pelos mesmo valores, independentemente do uso. No meu (Astra 1.7) variam em muito, e se em cidade fazer 200 kms entre ciclos é normal, já em estrada facilmente faz mais do dobro, para não dizer triplo (em AE).

            Seja como for, acho muito estranho regenerações tão curtas para um uso tão estradista, como o teu.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
              Essa do FAP regenerar com o motor desligado é das melhores que ouvi ultimamente. Mas acho que deveriam dar um toque mais sofisticado ao assunto.

              Tipo:

              "Você descarrega uma App para o android e quando quiser clica lá - mesmo a meio da noite - e ele regenera. Tipo o CCleanear no pc..."

              Seria muito mais fácil de acreditar.
              Essa e a de que o sistema da VW é por sobreaquecimento, como se não fosse assim em todos os FAPs. Assusta-me saber que muita gente que não liga patavina a carros, "coma o que lhes colocam no prato" e depois é o que se vê.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Essa e a de que o sistema da VW é por sobreaquecimento, como se não fosse assim em todos os FAPs. Assusta-me saber que muita gente que não liga patavina a carros, "coma o que lhes colocam no prato" e depois é o que se vê.
                Infelizmente é assim com quase tudo. Provavelmente também comemos o que está no prato noutros assuntos

                Comentário


                  Boas.

                  Referente ao assunto, esta é uma temática que ao longo dos tempo me tem vindo a suscitar muitas dúvidas e dores de cabeça, pois por muito que me digam que a passagem de combustível para o óleo é normal, a mim não me convence…

                  Na sequência de algumas reclamações e pedidos de esclarecimentos, fui ao longo dos tempos trocando alguns emails com a marca (Ford), pelo que partilho aqui apenas alguns excertos das respostas recebidas por parte do departamento técnico dos mesmos.

                  No que toca às questões colocadas, sugeri que deveria a carrinha alertar quando estivesse a ocorrer uma regeneração, ou em alternativa (o que seria o ideal) alertar antes do inicio da regeneração, ou seja, qual o tempo previsto para se dar inicio a regeneração, por forma a podermos planear com antecedência um trajeto que nos permita promover a referida regeneração, pois nem sempre temos a disponibilidade de alongar o nosso trajeto quando se dá inicio a um ciclo de limpeza do DPF e não raras são as vezes que deteto que está a decorrer uma regeneração, a mesma é interrompida, uma vez que até entrar na AE passo mais tempo do que o que devia no para arranca e isso é o suficiente para que a mesma seja interrompida, uma vez que com o carro parado ou em para arranca, a mesma ao fim de pouco tempo é interrompida.

                  Assim sendo deixo os referidos esclarecimentos:


                  Parte 1

                  No seguimento da situação que nos apresenta, gostaríamos de informar que o sistema que descreve, e que está na origem da subida do nível de óleo do seu veículo, é transversal a todas as marcas que cumpram com as normas de emissões gasosas Euro V, não sendo portanto um problema mas sim uma característica do actual funcionamento dos motores diesel.

                  O aumento do nível de óleo é provocado pela injecção de combustível adicional necessária para promover a regeneração do filtro de partículas. No decorrer deste processo, o excesso de combustível não queimado deposita-se no cárter de óleo. A diluição de combustível pode ser mais ou menos elevada consoante o número de ciclos de regeneração a que o veículo foi sujeito, encontrando-se este directamente relacionado com o tipo de utilização do veículo (ex.: a utilização citadina associada a percursos curtos potencia o número de processos regenerativos).

                  O veículo possui mecanismos de controlo que alertam o condutor caso o nível de diluição atinja valores fora das tolerâncias de funcionamento do motor, aconselhando para o efeito a substituição do óleo e respectivo filtro. Para além disso, deverá utilizar o óleo recomendado pelo fabricante que cumpra a especificação WSS-M2C913-C, devendo respeitar a periodicidade. A utilização de um lubrificante com estas características assegura a lubrificação adequada do motor, contribuindo para a manutenção dos níveis de fiabilidade previstos pelo fabricante.


                  Parte 2
                  No seguimento das questões que nos coloca, relativas ao funcionamento do DPF, informamos que, com as condições de trajecto diário que nos indica, é possível que ocorra a regeneração do filtro, mas apenas se forem atingidas as temperaturas mínimas necessárias nos gases de escape (mais de 300º). No entanto, em percursos curtos e com regimes baixos, é mais difícil atingir a referida temperatura mínima.

                  Os gases de escape em veículos utilizados maioritariamente para viagens curtas raramente atingirão a temperatura necessária para que um ciclo de regeneração passiva ocorra. Nestes casos, o módulo de controlo do motor (PCM) inicia um ciclo de regeneração activa de modo a converter as partículas diesel recolhidas, promovendo mais tentativas de regeneração e consequente aumento do combustível injectado nas pós-injecções. Esta situação é nefasta ao DPF, provocando a sua deterioração e consequente diminuição da sua vida útil, bem como situações frequentes de diluição do óleo do motor.

                  No que diz respeito às regenerações, por norma, o condutor não tem percepção das mesmas quando são realizadas de forma passiva e em andamento, não existindo qualquer procedimento ou actualização possível de efectuar à viatura de forma a alertar o condutor. Apenas quando a viatura está parada após viagem é possível ter noção de que uma regeneração ocorreu, caso as ventoinhas de arrefecimento se mantiverem a funcionar durante algum tempo. Nessa situação, a viatura não deverá ser desligada. Se o ciclo de regeneração activa for interrompido, será reiniciado na viagem seguinte (ao atingir a temperatura acima referida).
                  Os clientes que utilizem o seu veículo maioritariamente para viagens curtas, que não permitam a realização dos ciclos de regeneração necessários, deverão ser aconselhados a conduzir a velocidades até 80 km/h, durante aproximadamente 40 km, sempre que for possível e seguro fazê-lo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                    Boas.

                    Referente ao assunto, esta é uma temática que ao longo dos tempo me tem vindo a suscitar muitas dúvidas e dores de cabeça, pois por muito que me digam que a passagem de combustível para o óleo é normal, a mim não me convence…

                    Na sequência de algumas reclamações e pedidos de esclarecimentos, fui ao longo dos tempos trocando alguns emails com a marca (Ford), pelo que partilho aqui apenas alguns excertos das respostas recebidas por parte do departamento técnico dos mesmos.

                    No que toca às questões colocadas, sugeri que deveria a carrinha alertar quando estivesse a ocorrer uma regeneração, ou em alternativa (o que seria o ideal) alertar antes do inicio da regeneração, ou seja, qual o tempo previsto para se dar inicio a regeneração, por forma a podermos planear com antecedência um trajeto que nos permita promover a referida regeneração, pois nem sempre temos a disponibilidade de alongar o nosso trajeto quando se dá inicio a um ciclo de limpeza do DPF e não raras são as vezes que deteto que está a decorrer uma regeneração, a mesma é interrompida, uma vez que até entrar na AE passo mais tempo do que o que devia no para arranca e isso é o suficiente para que a mesma seja interrompida, uma vez que com o carro parado ou em para arranca, a mesma ao fim de pouco tempo é interrompida.

                    Assim sendo deixo os referidos esclarecimentos:


                    Parte 1

                    No seguimento da situação que nos apresenta, gostaríamos de informar que o sistema que descreve, e que está na origem da subida do nível de óleo do seu veículo, é transversal a todas as marcas que cumpram com as normas de emissões gasosas Euro V, não sendo portanto um problema mas sim uma característica do actual funcionamento dos motores diesel.

                    O aumento do nível de óleo é provocado pela injecção de combustível adicional necessária para promover a regeneração do filtro de partículas. No decorrer deste processo, o excesso de combustível não queimado deposita-se no cárter de óleo. A diluição de combustível pode ser mais ou menos elevada consoante o número de ciclos de regeneração a que o veículo foi sujeito, encontrando-se este directamente relacionado com o tipo de utilização do veículo (ex.: a utilização citadina associada a percursos curtos potencia o número de processos regenerativos).

                    O veículo possui mecanismos de controlo que alertam o condutor caso o nível de diluição atinja valores fora das tolerâncias de funcionamento do motor, aconselhando para o efeito a substituição do óleo e respectivo filtro. Para além disso, deverá utilizar o óleo recomendado pelo fabricante que cumpra a especificação WSS-M2C913-C, devendo respeitar a periodicidade. A utilização de um lubrificante com estas características assegura a lubrificação adequada do motor, contribuindo para a manutenção dos níveis de fiabilidade previstos pelo fabricante.


                    Parte 2
                    No seguimento das questões que nos coloca, relativas ao funcionamento do DPF, informamos que, com as condições de trajecto diário que nos indica, é possível que ocorra a regeneração do filtro, mas apenas se forem atingidas as temperaturas mínimas necessárias nos gases de escape (mais de 300º). No entanto, em percursos curtos e com regimes baixos, é mais difícil atingir a referida temperatura mínima.

                    Os gases de escape em veículos utilizados maioritariamente para viagens curtas raramente atingirão a temperatura necessária para que um ciclo de regeneração passiva ocorra. Nestes casos, o módulo de controlo do motor (PCM) inicia um ciclo de regeneração activa de modo a converter as partículas diesel recolhidas, promovendo mais tentativas de regeneração e consequente aumento do combustível injectado nas pós-injecções. Esta situação é nefasta ao DPF, provocando a sua deterioração e consequente diminuição da sua vida útil, bem como situações frequentes de diluição do óleo do motor.

                    No que diz respeito às regenerações, por norma, o condutor não tem percepção das mesmas quando são realizadas de forma passiva e em andamento, não existindo qualquer procedimento ou actualização possível de efectuar à viatura de forma a alertar o condutor. Apenas quando a viatura está parada após viagem é possível ter noção de que uma regeneração ocorreu, caso as ventoinhas de arrefecimento se mantiverem a funcionar durante algum tempo. Nessa situação, a viatura não deverá ser desligada. Se o ciclo de regeneração activa for interrompido, será reiniciado na viagem seguinte (ao atingir a temperatura acima referida).
                    Os clientes que utilizem o seu veículo maioritariamente para viagens curtas, que não permitam a realização dos ciclos de regeneração necessários, deverão ser aconselhados a conduzir a velocidades até 80 km/h, durante aproximadamente 40 km, sempre que for possível e seguro fazê-lo.
                    Para isso compro um bobby...



                    O carro é para me servir e não o contrário. Para mandar em mim já me basta a minha mulher!

                    Comentário


                      Eu também me sirvo do carro, o que quero evitar é que um dia mais tarde seja a marca a servir-se de mim para encher os bolsos...

                      Aproveito para colocar a questão…

                      Quantos de vocês já optaram por retirar o filtro de partículas?

                      Tenho pesquisado alguma coisa sobre esta matéria e até coloquei a questão a alguns especialistas (casas multimarca e pessoas ligadas a concessionários).

                      Já falei comuma pessoa que o fez, mas nunca é demais recolher testemunhos.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ViraMilho Ver Post
                        Infelizmente é assim com quase tudo. Provavelmente também comemos o que está no prato noutros assuntos
                        Gosto de pensar que não, mas já foi tempo em que acreditava no Pai Natal.

                        Comentário


                          A regeneração para mim está a começar a ficar um "mito". Por mais posts que leia, continuo sem perceber como sabemos que o carro está a regenerar. Já lá vão alguns anos com carros com FAP e nunca consegui ver ou ouvir algum sinal nesse sentido. Acho que a questão é apenas o facto de quem faz muita cidade fica com os injectores a precisarem de uma limpeza e por isso deve fazer periodicamente AE andando com uma mudança mais baixa e uma velocidade e rotação alta e constante durante 10/15 minutos. Isto para mim é a única forma de limpar as sujidades e tenho provas disso, pois na inspecção o carro chumbou por um elevado valor de gases e depois da limpeza na AE, na 2ª inspecção, o valor dos gases estava completamente anulado. Não sei se FAP, sujidade e injectores está tudo relacionado, mas perdoem-me os experts, mas eu não percebo nada de mecânica

                          Comentário


                            A regeneração não é mito nem difícil de detetar.
                            Se vais com o carro numa descida, sem aceleração e com ele engatado, é suposto o consumo instantâneo ir a zero, caso assim não seja, estará fazer uma regeneração.
                            Com o carro parado e consumos acima dos 0.5 a 0.6 l/h é sinal de regeneração (em ambos os casos sem a/c ligado.
                            Mas conhecendo bem o carro e com um pouco de atenção vais certamente notar quebra de potência, alteração no relantim e as ventoinhas a trabalhar.
                            Quanto a circular em AE com uma relação abaixo durante 10/15 minutos a velocidade e rotação alta, não estás a dar saúde ao carro nem a resolver seja o que for, apenas a queimar gasóleo e esforçar o motor, pois os injetores não se limpam dessa forma (isto partindo do principio que os tens sujos) e se for por questões de regeneração do filtro, também não é desta forma que vais promover a sua limpeza.
                            Há muita informação útil neste tópico e vai toda no mesmo sentido, basta dar uma vista de olhos nas partilhas e tirar partido dessa informação.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Gosto de pensar que não, mas já foi tempo em que acreditava no Pai Natal.
                              Já me mentalizei que o segredo é investigar exaustivamente e assim perceber minimamente aquilo que nos interessa quando os valores são elevados (carros, casas, PC's, smartphones, etc) desta forma a probabilidades de sermos comidos diminui drasticamente.

                              Quanto às coisas de menor valor, do dia a dia, olha é confiar na honestidade das (poucas) pessoas e também caso sejamos comidos ao menos é por valores baixos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                A regeneração não é mito nem difícil de detetar.
                                Se vais com o carro numa descida, sem aceleração e com ele engatado, é suposto o consumo instantâneo ir a zero, caso assim não seja, estará fazer uma regeneração.
                                Com o carro parado e consumos acima dos 0.5 a 0.6 l/h é sinal de regeneração (em ambos os casos sem a/c ligado.
                                Mas conhecendo bem o carro e com um pouco de atenção vais certamente notar quebra de potência, alteração no relantim e as ventoinhas a trabalhar.
                                Quanto a circular em AE com uma relação abaixo durante 10/15 minutos a velocidade e rotação alta, não estás a dar saúde ao carro nem a resolver seja o que for, apenas a queimar gasóleo e esforçar o motor, pois os injetores não se limpam dessa forma (isto partindo do principio que os tens sujos) e se for por questões de regeneração do filtro, também não é desta forma que vais promover a sua limpeza.
                                Há muita informação útil neste tópico e vai toda no mesmo sentido, basta dar uma vista de olhos nas partilhas e tirar partido dessa informação.
                                Destaco a bold, exactamente o que não sinto na minha Astra. Se por um lado nunca senti quebras de potência aquando da regeneração (p.e. sinto diferenças com o AC ligado sem estar a regenerar) e até aceito que isto possa ser subjectivo, mas a questão do consumo na Astra vai sempre a zero quando engatado e sem acelerador, mesmo a regenerar. Já ao ralenti, o consumo anda pelos 2.5-2.8, e às vezes mais.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                  Eu também me sirvo do carro, o que quero evitar é que um dia mais tarde seja a marca a servir-se de mim para encher os bolsos...

                                  Aproveito para colocar a questão…

                                  Quantos de vocês já optaram por retirar o filtro de partículas?

                                  Tenho pesquisado alguma coisa sobre esta matéria e até coloquei a questão a alguns especialistas (casas multimarca e pessoas ligadas a concessionários).

                                  Já falei comuma pessoa que o fez, mas nunca é demais recolher testemunhos.
                                  Eu acho que o grande problema de retirar estará nas futuras inspecções.
                                  Julgo que será uma questão de tempo até esse item ser verificado com mais detalhe no acto de inspecção.

                                  Todos os anuncios que vejo a oficinas que retiram colocam essa salvaguarda e esse aviso, que pode dar problemas mais tarde em termos de inspecção (inclusive já vi isso em foruns de outros paises, onde também os FAP dão problemas para certas utilizações).

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                    tenho um colega de trabalho com uma A4 2.0 tdi e venderam-lhe a mesma história...
                                    Se faz a regeneração ou não, não sei mas o meu faz exatamente isso.
                                    Desligas o carro e a ventoinha continua a trabalhar e forte.
                                    Penso que será mas é por uma questão de ventilação e segurança, pois duvido que parado regenere alguma coisa.
                                    Esta semana fez-me isso 2 ou 3 vezes depois de desligar.
                                    Penso que ele inicia a regeneração com o aquecimento do FAP como desligas o carro a meio do processo deve ter algum sensor que deteta a temperatura do fap e terá algum sistema de refrigeração da zona ou fluxo de ar para evitar que exista por exemplo um incêndio. É apenas uma teoria. Contudo ontem já levou mais 600 kms em cima muitos dos quais em AE com médias de 6.8/6.9 e digamos que já ficou sem catarro

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Marpyro Ver Post
                                      Eu acho que o grande problema de retirar estará nas futuras inspecções.
                                      Julgo que será uma questão de tempo até esse item ser verificado com mais detalhe no acto de inspecção.

                                      Todos os anuncios que vejo a oficinas que retiram colocam essa salvaguarda e esse aviso, que pode dar problemas mais tarde em termos de inspecção (inclusive já vi isso em foruns de outros paises, onde também os FAP dão problemas para certas utilizações).
                                      Retirar um FAP nas oficinas da especialidade custa (para um carro vulgar) entre 300 a 500€, esta solução elemina a celeuma em volta do FAP, é bastante económico e elimina o problema de vez, comparando com a sua substituição.
                                      A questão é quanto custaria para voltar a colocar o FAP, caso um dia consigam verificar isso na inspeção. (o que me parece dificil, pois o hardware fica lá).

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                        Retirar um FAP nas oficinas da especialidade custa (para um carro vulgar) entre 300 a 500€, esta solução elemina a celeuma em volta do FAP, é bastante económico e elimina o problema de vez, comparando com a sua substituição.
                                        A questão é quanto custaria para voltar a colocar o FAP, caso um dia consigam verificar isso na inspeção. (o que me parece dificil, pois o hardware fica lá).
                                        Se o sistema de inspeção for bem feito, vai detectar as partículas emitidas e aí, se não tem FAP...

                                        Quanto a colocar um FAP, depende da marca em causa, mas de origem é bem caro. Na Opel o FAP do corsa 1.3 cdti custa 1300 €. Depois é juntar a MO (cerca de 2 horas). Caso já tenha sido retirado e reprogramado para trabalhar sem FAP, não sei se se cobra mais alguma coisa.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Se o sistema de inspeção for bem feito, vai detectar as partículas emitidas e aí, se não tem FAP...

                                          Quanto a colocar um FAP, depende da marca em causa, mas de origem é bem caro. Na Opel o FAP do corsa 1.3 cdti custa 1300 €. Depois é juntar a MO (cerca de 2 horas). Caso já tenha sido retirado e reprogramado para trabalhar sem FAP, não sei se se cobra mais alguma coisa.
                                          Actualmente não há problema quanto à medição das particulas porque não existe esse teste nos centros, pode é existir no futuro.
                                          Entretanto questionei uma empresa que faz a extração do FAP sobre os custos de voltar a colocar o mesmo e a respoosta foi 90€ + IVA reposição do miolo anteriormente retirado.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                            Actualmente não há problema quanto à medição das particulas porque não existe esse teste nos centros, pode é existir no futuro.
                                            Entretanto questionei uma empresa que faz a extração do FAP sobre os custos de voltar a colocar o mesmo e a respoosta foi 90€ + IVA reposição do miolo anteriormente retirado.
                                            Eu sei que para já não há crise. Não tinha era noção do 2º parágrafo.

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                                              Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                              Actualmente não há problema quanto à medição das particulas porque não existe esse teste nos centros, pode é existir no futuro.
                                              Entretanto questionei uma empresa que faz a extração do FAP sobre os custos de voltar a colocar o mesmo e a respoosta foi 90€ + IVA reposição do miolo anteriormente retirado.
                                              Isso é uma excelente novidade e barata! E quem sabe se não haverão já várias empresas com esses serviços?... Agora uma pergunta "idiota": isso é legal?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ViraMilho Ver Post
                                                Isso é uma excelente novidade e barata! E quem sabe se não haverão já várias empresas com esses serviços?... Agora uma pergunta "idiota": isso é legal?
                                                Há várias empresas que fazem estes serviços.

                                                Quanto à legalidade estamos peranto um vazio legal.

                                                Comentário


                                                  No que toca a regenerações com o carro desligado, não me parece possível, tem que haver combustão, logo não consigo conceber como tal seja possível com o carro desligado, mas se alguém tiver uma explicação mais aprofundada para tal teoria, será bem vinda, as coisas estão sempre a evoluir.
                                                  Se ao desligarmos o carro e interrompermos uma regeneração, as ventoinhas vão continuar a trabalhar para dissipar o calor da regeneração que estava a decorrer e foi interrompida (explicação por um responsável do concessionário), é perfeitamente normal e não sinal de que o processo continua a decorrer.

                                                  O retirar o filtro, segundo um Eng. Mecânico de uma marca não interfere com o IPO, pois as partículas retidas ou não pelo FDP não são consideradas na medição dos gases levado a cabo aquando da inspeção.

                                                  Cuidados a ter... Manter a panela do filtro para não darem pela falta dela, ou seja, retirar apenas o miolo.
                                                  Se levarem o carro à marca ou a outra oficina que faça atualizações de software, pedir para não efetuar atualizações, poi quando se retira o filtro tem de se eliminar o mesmo eletronicamente através de reprogramação da centralina e ao atualizar o software, seriam novamente instalados os parâmetros de origem.
                                                  O único caso que conheço que eliminou o filtro, nunca teve problemas de IPO, tendo ainda verificado maior disponibilidade do motor e menores consumos.

                                                  Comentário


                                                    Duvido muito que eles guardem e tenham lá o miolo guardado à espera do cliente e por 90€

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                      Actualmente não há problema quanto à medição das particulas porque não existe esse teste nos centros, pode é existir no futuro.
                                                      Entretanto questionei uma empresa que faz a extração do FAP sobre os custos de voltar a colocar o mesmo e a respoosta foi 90€ + IVA reposição do miolo anteriormente retirado.
                                                      Quando chegares à altura de recolocar dão o dito por não dito.
                                                      O fap fica estragado após remoção do miolo.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                                        O único caso que conheço que eliminou o filtro, nunca teve problemas de IPO, tendo ainda verificado maior disponibilidade do motor e menores consumos.
                                                        Conheço via forum de uma certa marca, vários casos.

                                                        Sim actualmente não ha problema na inspeção, pois só medem o CO2. Obviamente é uma questão de tempo até começarem a validar o que devem.

                                                        Não é legalmente proibido tirar o FAP apenas porque não à controlo do mesmo na IPO. Na pratica é uma grande aldrabice e devia ser punido por lei.

                                                        Por exemplo um dos meus carros não tem fap de origem, como tal paga mais IUC do que carros iguais com menos 1 ano, que por acaso já tem FAP. Se retiram FAP e continuam e não levam ajuste no IUC...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                                          A regeneração não é mito nem difícil de detetar.
                                                          Se vais com o carro numa descida, sem aceleração e com ele engatado, é suposto o consumo instantâneo ir a zero, caso assim não seja, estará fazer uma regeneração.
                                                          Com o carro parado e consumos acima dos 0.5 a 0.6 l/h é sinal de regeneração (em ambos os casos sem a/c ligado.
                                                          Mas conhecendo bem o carro e com um pouco de atenção vais certamente notar quebra de potência, alteração no relantim e as ventoinhas a trabalhar.
                                                          Quanto a circular em AE com uma relação abaixo durante 10/15 minutos a velocidade e rotação alta, não estás a dar saúde ao carro nem a resolver seja o que for, apenas a queimar gasóleo e esforçar o motor, pois os injetores não se limpam dessa forma (isto partindo do principio que os tens sujos) e se for por questões de regeneração do filtro, também não é desta forma que vais promover a sua limpeza.
                                                          Há muita informação útil neste tópico e vai toda no mesmo sentido, basta dar uma vista de olhos nas partilhas e tirar partido dessa informação.
                                                          opinião interessante..obrigado!! Esta situação que comentei tratava-se de um carro mais antigo que tenho mas já agora aproveito para dar o testemunho de outra situação. Tenho um megane DCI, mais recente e que me apareceu no CB a informação a vermelho "verificar antipoluição" (curiosamente 1 semana depois de ter feito mais de 600Km de AE numa ida ao Porto e volta). Fui à Renault, puseram na máquina e deu problema com um injector. A solução que arranjarem, foi reprogramar a centralina e o erro desapareceu. A minha questão é a seguinte: Afinal tratava-se de um problema de software ou um problema mecânico. É que se for um problema mecânico como é que a reprogramação resolve??

                                                          Comentário


                                                            Ainda recentemente num jantar falava com uma pessoa ligada ao ramo automóvel e ele comentou-me exactamente o que se discute por aqui, começa a ser muito frequente retirar os FAP dos diesel, a quantidade dos que já aí andam sem ele é considerável...

                                                            Há certas marcas que têm FAP mais sensiveis à condução em cidade (opel...) e nesses até começa a ser frequente o FAP estar em boas condições e tirarem-nos fora.. Outros como os bmw em que até há pouco tempo os FAP eram caríssimos é normal quando estes dão o berro (200.000/300.000 km) saltarem fora

                                                            Basta pesquisar um pouco e ver a quantidade de oficinas que retiram os FAP e corrigem a electrónica..

                                                            Sobre as inspecções como referido de momento não há problema, não se sabe no futuro, no entanto também depende de como se tira o FAP.. Quando o serviço é feito por menos de 100 euros é basicamente rebentar com o interior e salta fora, outros retiram mesmo o FAP e guarda-se substituindo no local por um tubo directo..

                                                            Algumas marcas como a Alfa até têm esse tubo OEM, em uma hora saca-se o filtro e depois é só ligar à máquina para anular o erro

                                                            Comentário


                                                              Aqui vai o meu testemunho: Kia Carens 2.0 CRDi 140cv c/ o dito FAP - 140.000km de 2008, 80% cidade.

                                                              Problemas: 2 mudas de óleo devido a contaminação

                                                              Se alguma vez senti alguma regeneração? NUNCA. O carro é do meu pai, ando com ele frequentemente, faço-lhe a manutenção e sou bastante sensível a barulhos quando ando em qualquer carro. Mas de facto, NUNCA senti qualquer regeneração. Gostava de ouvir testemunhos de alguém que use o mesmo motor, ou de quem use o 1.6 CRDi (deduzo que seja parecido).

                                                              Até agora, apenas a relatar um ligeiro aumento do consumo, de 6,2 para 6,4.. De qualquer maneira há uns 2 meses que não lhe faço um reset, vou fazer assim que pegue no carro de novo. Salientar que pode não ter nada a ver com o dito. Qualquer dia vou é dar-lhe uma limpeza na EGR.

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