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Que carro escolher - vários cenários ?
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Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostFonix que só veem diesel á frente
Já devias saber o que a casa gasta, estamos num fórum português e não num fórum americano
90% dos carros novos vendidos em Portugal são diesel. Eu pergunto? 90% das pessoas precisam mesmo e vão rentabilizar o uso de um carro diesel?
Anda muita gente a ir pela opinião do vizinho sem fazer contas, os números são objectivos.
Enquanto o ISP da gasolina estiver estupidamente alto as pessoas evitam esta alternativa e vão para um diesel mesmo que nunca lhes compense.
É que olhar para o placard da bomba e abastecer a 1,6* ou a 1,4* faz toda a diferença aos olhos da maioria. Mas depois há muita gente a fazer menos de 10 000 kms por ano e que só anda praticamente em cidade, problema certo para o FAP. Pena o mercado português estar tão viciado, quem o regulamenta bem como ao sector dos combustíveis assim o quer. É uma pena.Editado pela última vez por GPL; 16 May 2011, 00:47.
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Com essa quantidade de km mensais, diria, sem dúvida, um carro a gasolina.No entanto, os gastos mensais + gasolina gasta por mês traem um bocado as contas.
Cenário 1
Estado civil - casado
Idade – 30 anos
Filhos – 1 bébé e projectos para outro
Rendimento fam. liq. mensal – 2.500
Outro carro – Honda jazz com 6 anos
Orçamento disponível – 25 mil euros
Algo como um Skoda Octavia Break 1.2TSI cumpriria os requisitos mínimos. Ou, consoante os descontos, o 1.4TSI.
No entanto, uma Renault Mégane Dynamique S TCe 130cv seria uma proposta tentadora, pelo menos é o que se vê mais no nosso país (o modelo em si, não o motor).
Considero carrinhas devido ao espaço de bagagem que irá ser necessário, tendo em conta a presença de um bebé e ainda estarem à espera de outro.
Cenário 2
Estado civil - casado
Idade – 37 anos
Filhos – 2 filhos, ambos crianças
Rendimento fam. liq. mensal – 4.000
Outro carro – Honda jazz com 2 anos
Orçamento disponível – 40 mil euros
E tendo em conta que as crianças já não precisam de toda aquela tralha e que um simples sedan ou hatch de segmentos acima será capaz de levar as malas de viagem necessárias, porque não um Alfa Romeo Giulietta QV? Ou até mesmo, Opel Insignia 2.0 Turbo?
Cenário 3
Estado civil - casado
Idade – 45 anos
Filhos – 2 filhos (1 criança e 1 adolescente)
Rendimento fam. liq. mensal – 7.000
Outro carro – VW golf com 4 anos
Orçamento disponível – 70 mil euros
Ou até mesmo, quiçá, com a retoma do Golf, um Jaguar XF 3.0 V6?
Comentário
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De facto existem tantas variáveis na noção de "Rendimento familiar líquido mensal" (começando logo pelas despesas fixas que já existam), que se torna complexo responder.
Adicionalmente, temos a questão do usado vs novo, e este cenário ainda se "fecha" mais no sentido de que a conjugação de todos estes factores limitam outras hipóteses, como ter um 3º veículo com um carácter mais de "brinquedo" (possível com facilidade nos orçamentos mais altos) mas que não está aqui contemplada.
Aqui o "brinquedo" poderia ser qualquer coisa, mas ocorre-me por exemplo um MX-5 em conjunto com um segmento D, mas haveriam muitas outras opções.
Por uma questão de simplicidade, vou-me limitar a carros novos.
Originalmente Colocado por v7 Ver PostCenário 1
Estado civil - casado
Idade – 30 anos
Filhos – 1 bébé e projectos para outro
Rendimento fam. liq. mensal – 2.500
Outro carro – Honda jazz com 6 anos
Orçamento disponível – 25 mil euros
Originalmente Colocado por v7 Ver Post
Cenário 2
Estado civil - casado
Idade – 37 anos
Filhos – 2 filhos, ambos crianças
Rendimento fam. liq. mensal – 4.000
Outro carro – Honda jazz com 2 anos
Orçamento disponível – 40 mil euros
Teria de analisar com alguma calma se iria para algo mais racional e pensaria numa C5, Passat (etc) ou se poderia fazer sentido ir para uma A4 ou semelhante, tendo estas habitualmente a desvantagem de serem menos espaçosas e menos equipadas.
Motorizações?
~2.0 Diesel.
Originalmente Colocado por v7 Ver PostCenário 3
Estado civil - casado
Idade – 45 anos
Filhos – 2 filhos (1 criança e 1 adolescente)
Rendimento fam. liq. mensal – 7.000
Outro carro – VW golf com 4 anos
Orçamento disponível – 70 mil euros
A versão carrinha nem era tão "obrigatória", já que sendo um dos filhos adolescente, já não preciso de a transportar tantas cadeirinhas, carrinhos de bebé e outros volumes chatos de acomodar, embora continue a ver algumas vantagens na versão carrinha.
Como escrevi atrás, excluí carros usados (que facilmente constituem uma opção muito mais interessante para mim), e com isso excluí opções que seriam (a meu ver) muito mais interessantes.
Neste último exemplo que dei, poderia muito realisticamente comprar uma E220 CDI e acrescentar um Boxster S à equação, deixando ainda 10.000 euros de parte.
Mas reforço que é complicado fazer estas escolhas sem ter dados mais concretos sobre uma série de questões da vida real.
No entanto queria deixar aqui uma ideia em torno da minha opção pelas carrinhas.
Apesar de eu ver nos SUV e primos algumas vantagens em termos de espaço, no global considero que o conceito carrinha é mais do que suficiente para estas situações, mantendo uma filosofia (e altura ao chão) mais próxima do que aprecio, e com menor penalização do rendimento/consumos por não puxar "coisas" extra (peso, tracção integral onde aplicável, etc).Editado pela última vez por rca33; 16 May 2011, 08:06.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostDe facto existem tantas variáveis na noção de "Rendimento familiar líquido mensal" (começando logo pelas despesas fixas que já existam), que se torna complexo responder.
Adicionalmente, temos a questão do usado vs novo, e este cenário ainda se "fecha" mais no sentido de que a conjugação de todos estes factores limitam outras hipóteses, como ter um 3º veículo com um carácter mais de "brinquedo" (possível com facilidade nos orçamentos mais altos) mas que não está aqui contemplada.
Aqui o "brinquedo" poderia ser qualquer coisa, mas ocorre-me por exemplo um MX-5 em conjunto com um segmento D, mas haveriam muitas outras opções.
Por uma questão de simplicidade, vou-me limitar a carros novos.
Carrinha do segmento C (a Megane 1.5 DCI seria uma forte candidata)
Novamente uma carrinha, ainda que do segmento D.
Teria de analisar com alguma calma se iria para algo mais racional e pensaria numa C5, Passat (etc) ou se poderia fazer sentido ir para uma A4 ou semelhante, tendo estas habitualmente a desvantagem de serem menos espaçosas e menos equipadas.
Motorizações?
~2.0 Diesel.
Era capaz de "apostar" no E250 CDI que alguém mencionou atrás.
A versão carrinha nem era tão "obrigatória", já que sendo um dos filhos adolescente, já não preciso de a transportar tantas cadeirinhas, carrinhos de bebé e outros volumes chatos de acomodar, embora continue a ver algumas vantagens na versão carrinha.
Como escrevi atrás, excluí carros usados (que facilmente constituem uma opção muito mais interessante para mim), e com isso excluí opções que seriam (a meu ver) muito mais interessantes.
Neste último exemplo que dei, poderia muito realisticamente comprar uma E220 CDI e acrescentar um Boxster S à equação, deixando ainda 10.000 euros de parte.
Mas reforço que é complicado fazer estas escolhas sem ter dados mais concretos sobre uma série de questões da vida real.
No entanto queria deixar aqui uma ideia em torno da minha opção pelas carrinhas.
Apesar de eu ver nos SUV e primos algumas vantagens em termos de espaço, no global considero que o conceito carrinha é mais do que suficiente para estas situações, mantendo uma filosofia (e altura ao chão) mais próxima do que aprecio, e com menor penalização do rendimento/consumos por não puxar "coisas" extra (peso, tracção integral onde aplicável, etc).
A desvalorização.
Em relação aos SUV, estamos de acordo de novo, acabam por não ser a escolha mais racional, a não ser que se faça uso das características específicas do conceito. Paga-se mais em toda a linha, manutenção, consumos, alguns casos portagens, etc.,...
E se não se tirar proveito da superior capacidade fora de estrada é um conceito meio vazio, facilmente igualável por uma station equivalente.Editado pela última vez por Cobra; 16 May 2011, 08:25.
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Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostFonix que só veem diesel á frente
Se 50% ou mais escolhesse motores a gasolina dentro destes orçamentos disponíveis, a diferença para a realidade (que se vê nos números de vendas) era tão grande que seria utópico.
A realidade dos EUA é tão importante para nós quanto a realidade dos veículos que circulam na lua.
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Originalmente Colocado por Cobra Ver PostPerfeitamente de acordo, e com a compra do usado acabas por minimizar o maior custo associado à compra de um carro...
A desvalorização.
Apenas dei a resposta em termos de carros novos pela facilidade de comparação (a oscilação de preços é menor) e porque há pessoas que não ponderam com facilidade a compra de um carro usado, e para ser honesto, a compra de um carro usado é mais difícil de fazer para quem não esteja mais por dentro do mundo dos automóveis (e se dê ao trabalho de pesquisar antes), sob pena de se enfiarem grandes barretes.
Bem, e alguém tem de comprar os novos! Eu já fiz a minha parte com eles.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostSem dúvida.
Apenas dei a resposta em termos de carros novos pela facilidade de comparação (a oscilação de preços é menor) e porque há pessoas que não ponderam com facilidade a compra de um carro usado, e para ser honesto, a compra de um carro usado é mais difícil de fazer para quem não esteja mais por dentro do mundo dos automóveis (e se dê ao trabalho de pesquisar antes), sob pena de se enfiarem grandes barretes.
Bem, e alguém tem de comprar os novos! Eu já fiz a minha parte com eles.
É uma questão de fazer contas à vida!
Depois há dois casos em que não vale a pena o usado, o XC60 e o Qashqai, muitas vezes o usado com um ano, aparece ao preço do novo...
É daqueles fenómenos do Entroncamento.
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Originalmente Colocado por Cobra Ver PostEm relação aos SUV, estamos de acordo de novo, acabam por não ser a escolha mais racional, a não ser que se faça uso das características específicas do conceito. Paga-se mais em toda a linha, manutenção, consumos, alguns casos portagens, etc.,...
E se não se tirar proveito da superior capacidade fora de estrada é um conceito meio vazio, facilmente igualável por uma station equivalente.
Além de que quem não tem seguramente não faz uso das suas características e está tudo resolvido
Só que eu aprecio muito a racionalidade, mas não resisto a acrescentar uma pitada de outro ingrediente que tem a ver com o que gosto mais, preferências, etc. e raramente são os carros racionais, os que eu gosto mais
Bom .... gosto do mercedes S que até é racional face a um Bentley ou a um RR
Comentário
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Não percebo muitos dos que criticam a racionalidade dos SUV, por exemplo, uma amiga minha mora numa quinta mas tem outra casa noutra cidade a cerca de 300km de distância em autoestrada. Viaja entre as duas cidades várias vezes por mês.
Que opção seria melhor que o SUV que comprou, neste caso um X3, para fazer AE e passar pelos acessos precários à quinta, com crateras de 50 ou 60 cm que ficam cheias de àgua quando chove?
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostEu também estou de acordo com isso.
Além de que quem não tem seguramente não faz uso das suas características e está tudo resolvido
Só que eu aprecio muito a racionalidade, mas não resisto a acrescentar uma pitada de outro ingrediente que tem a ver com o que gosto mais, preferências, etc. e raramente são os carros racionais, os que eu gosto mais
Bom .... gosto do mercedes S que até é racional face a um Bentley ou a um RR
Esse factor X, o que nos leva a comprar já me fez comprar coisas que não devia, compramos o que gostamos e ponto final, dar explicações a terceiros só se forem eles a pagar o carro!!!
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Cenário 1: Skoda Octavia usada (algo tipo premium selection - com bebés, a necessidade de espaço para cadeiras e carrinhos é maior do que com crianças)
Cenário 2: Peugeot 508 SW (não sei qual a versão mas uma das versões a Diesel)
Cenário 3: Land Rover Discovery 4 3.0 HSE (o rendimento mensal permite pagar o que falta a crédito...ou então, enquanto se espera que o carro chegue, acumulam-se mais uns 3 meses de gordura financeira)
Em nenhum dos cenários equacionei carros a gasolina ou desportivos...mas se fizer dois ou três exercícios diferentes para estes cenários, certamente que teria escolhas diferentes.
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Originalmente Colocado por UserAHO Ver PostNão percebo muitos dos que criticam a racionalidade dos SUV, por exemplo, uma amiga minha mora numa quinta mas tem outra casa noutra cidade a cerca de 300km de distância em autoestrada. Viaja entre as duas cidades várias vezes por mês.
Que opção seria melhor que o SUV que comprou, neste caso um X3, para fazer AE e passar pelos acessos precários à quinta, com crateras de 50 ou 60 cm que ficam cheias de àgua quando chove?
Tens de ver também que a maior parte do pessoal nunca sai do alcatrão, nem por necessidade nem por vontade própria, por isso para eles não faz qualquer sentido um carro deste tipo.
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Originalmente Colocado por UserAHO Ver PostNão percebo muitos dos que criticam a racionalidade dos SUV, por exemplo, uma amiga minha mora numa quinta mas tem outra casa noutra cidade a cerca de 300km de distância em autoestrada. Viaja entre as duas cidades várias vezes por mês.
Que opção seria melhor que o SUV que comprou, neste caso um X3, para fazer AE e passar pelos acessos precários à quinta, com crateras de 50 ou 60 cm que ficam cheias de àgua quando chove?
Todos eles, tão ou mais espaçosos que o x3, mas sempre mais rasteirinhos, com os beneficios (teóricos, varia de modelo para modelo) daí inerentes, tanto a nivel dinâmico, aerodinâmico, consumos, etc...
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Originalmente Colocado por crash Ver PostAudi A4/A6 Allroad, Volvo xc70, Subaru outback/forester, citroen c5 Sw com suspensão hydractive (permite ter uma altura ao solo superior, no geral, mais que a maioria dos SUV's), etc...
Todos eles, tão ou mais espaçosos que o x3, mas sempre mais rasteirinhos, com os beneficios (teóricos, varia de modelo para modelo) daí inerentes, tanto a nivel dinâmico, aerodinâmico, consumos, etc...
C5 SW numa estrada de terra?
tu estás bem?
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostTens aí algumas escolhas interessantes.
As escolhas que apresentei cobrem a maiorias dos gostos, penso eu. Dentro disso, tentei escolher aqueles que, para mim, são os melhores.
Continuo a achar que a Mégane ST é a melhor carrinha que se pode comprar, no segmento C. Como SUV médio, o Sportage é o mais equilibrado. Poderia colocar o ASX, principalmente pelo seu belo motor, mas acho que lhe falta refinamento, além de ter uma apresentação interior demasiado pobre.
O Giulietta é um carro que acho delicioso e que penso assentar bem a um gajo com 30 anos e bom aspecto.
No caso do E Coupé, tendo em conta que a pessoa não tem filhos pequenos, acho que já não precisa de uma carrinha. O Coupé tem espaço de sobra. Depois de criados os filhos, é altura para a pessoa começar a pensar nela própria, por isso nada melhor do que ter um lindo coupé.
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Originalmente Colocado por bg2 Ver PostC5 SW numa estrada de terra?
tu estás bem?
No geral, para maior parte destes caminhos, a única coisa que faz realmente falta é uma maior altura ao solo e talvez uma protecção para o carter, just in case.
Já agora, se visses os caminhos por onde já enfiei o Mx5, aí sim, perguntarias se estou bem
A única vez que fiquei atolado, foi mesmo em areia, ao estacionar num dos maravilhosos parques das praias da costa da caparica
Comentário
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Originalmente Colocado por crash Ver PostTambém quando vou à terrazinha no interior tenho de andar por caminhos pouco recomendáveis, e a familia por lá usa simples utilitários para a tarefa (também não há guito para muito mais). Não estamos a falar propriamente de trialadas TT.
No geral, para maior parte destes caminhos, a única coisa que faz realmente falta é uma maior altura ao solo e talvez uma protecção para o carter, just in case.
Já agora, se visses os caminhos por onde já enfiei o Mx5, aí sim, perguntarias se estou bem
A única vez que fiquei atolado, foi mesmo em areia, ao estacionar num dos maravilhosos parques das praias da costa da caparica
mas isso é o que podemos fazer
não o carro ideal para o fazer.
uma pedrada numa peça do sistema pneumatico da C5 e lá se vai uns €€
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Cenário 2
Estado civil - casado
Idade – 37 anos
Filhos – 2 filhos, ambos crianças
Rendimento fam. liq. mensal – 4.000
Outro carro – Honda jazz com 2 anos
Orçamento disponível – 40 mil euros
Como não estou arrependido e faria a mesma escolha que a 6meses, Outlander Instyle Nav, 39975€ acho eu de pvp.
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Originalmente Colocado por bg2 Ver Postmas isso é o que podemos fazer
não o carro ideal para o fazer.
uma pedrada numa peça do sistema pneumatico da C5 e lá se vai uns €€
Também depende muito da geografia. Os caminhos que falo, pelo meio de pinhais e eucaliptais as pedras nem são o problema. É mais fácil apanhar ramos a ficarem presos na suspensão (aconteceu-me quando tinha o Uno) do que propriamente pedras a sairem disparadas e a estragar alguma coisa.
E mesmo nos caminhos, não se costuma encontrar calhaus capazes de nos danificarem o carter ou suspensao. No geral, apanha-se é com raizes a céu aberto.
De qualquer forma, o tipo de carros que costumo encontrar neste tipo de situações é bastante distinto da realidade ideal "SUV-iana" que por aqui se defende. Maior parte dos casos a tracção total não é necessária. Não digo que sejam os carros mais indicados, pois não são. E cada vez menos, com as mega-rodas, pneus de baixo perfil e overhangs gigantes que caracterizam os nossos carros. De qualquer forma, cumprem.
Mas no geral não é necessário mais que uns centimetros extra de altura ao solo. E para um pouco de tracção extra, em situações mais complicadas ou escorregadias, e novamente recorrendo à citroen, chegou a ter uma Berlingo XTR com LSD (altura ao solo superior e protecção extra inferior), pode revelar-se uma solução muito mais em conta no que toca a adição de hardware em vez de aderir a um SUV com 4wd permanente, que raras vezes deverá ser necessário, pelo que maior parte das vezes apenas terá coisas a mais para o real uso que se dá.
Claro que cada caso é um caso, e um SUV 4wd, com rodas de dimensão "normal" (ou seja, sem as mega-rodas que todos os que habitam a urbe parecem ter), poderá ser a melhor solução. Nunca ponho isso em causa. Mas daquilo que tenho observado e experimentado no centro e norte do país, raramente se justifica
E acho que já chega de offtopic
(sorry v7 por perturbar o teu tópico)
Comentário
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Postem qualquer desses cenários ponderava a compra de um hibrido( insight ou prius), pois não acho que o carro que tenha, deva demonstrar os rendimentos.
E quase que aposto que a grande maioria dos automóveis que vemos circular, não obedecem à dualidade que o tópico pretende impor: rendimentos X automóvel.
Conheço pessoas com rendimentos bem acima da média (a avaliar pela profissão, médicos, advogados, etc) e têm um automóvel modesto.
Conheço outros que nem trabalham (pelo menos não dentro do conceito habitual de "trabalho", se é que me faço perceber...) e andam com brutos carrões.
É fácil perceber este fenómeno.
A maioria das pessoas que por aqui passam, têm a paixão dos automóveis, mais ou menos intensa, no final é sempre o denominador comum.
Há pessoas para quem os automóveis são "coisas". Um objecto que permite ir do ponto A para o ponto B.
Uma amiga minha vai mais longe (esta para mim é a melhor que já ouvi!) e diz que o automóvel é um electrodoméstico, só que não pode ficar em casa.
Para mim, e respondendo ao tópico, há um carrinho que preencheria certamente as minhas necessidades de trasporte, para os 3 casos/situações.
http://forum.autohoje.com/showthread...-pag-12/page22
Comentário
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Originalmente Colocado por crash Ver Postnão queria alongar esta discussão off topic, mas olha, só para terminar...
Também depende muito da geografia. Os caminhos que falo, pelo meio de pinhais e eucaliptais as pedras nem são o problema. É mais fácil apanhar ramos a ficarem presos na suspensão (aconteceu-me quando tinha o Uno) do que propriamente pedras a sairem disparadas e a estragar alguma coisa.
E mesmo nos caminhos, não se costuma encontrar calhaus capazes de nos danificarem o carter ou suspensao. No geral, apanha-se é com raizes a céu aberto.
De qualquer forma, o tipo de carros que costumo encontrar neste tipo de situações é bastante distinto da realidade ideal "SUV-iana" que por aqui se defende. Maior parte dos casos a tracção total não é necessária. Não digo que sejam os carros mais indicados, pois não são. E cada vez menos, com as mega-rodas, pneus de baixo perfil e overhangs gigantes que caracterizam os nossos carros. De qualquer forma, cumprem.
Mas no geral não é necessário mais que uns centimetros extra de altura ao solo. E para um pouco de tracção extra, em situações mais complicadas ou escorregadias, e novamente recorrendo à citroen, chegou a ter uma Berlingo XTR com LSD (altura ao solo superior e protecção extra inferior), pode revelar-se uma solução muito mais em conta no que toca a adição de hardware em vez de aderir a um SUV com 4wd permanente, que raras vezes deverá ser necessário, pelo que maior parte das vezes apenas terá coisas a mais para o real uso que se dá.
Claro que cada caso é um caso, e um SUV 4wd, com rodas de dimensão "normal" (ou seja, sem as mega-rodas que todos os que habitam a urbe parecem ter), poderá ser a melhor solução. Nunca ponho isso em causa. Mas daquilo que tenho observado e experimentado no centro e norte do país, raramente se justifica
E acho que já chega de offtopic
(sorry v7 por perturbar o teu tópico)
mas la está
fazes isso esporádicamente
por rotina é outra conversa.
e eu nem estou a falar de 4x4, apenas de altura ao solo.
pouca gente está para arriscar um carro novo numa utilização dessas.
Comentário
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"Quem não tem cão caça com gato"
Quando era puto (uns 3/4 anos) já com uma irmã mais velha, o meu pai tinha um hillman que além de pequenino tinha uma fiabilidade péssima e não é por isso que me parece o carro familiar ideal
Chegámos a fazer viagens de 500 km para cada lado, pelo que contam, parando de vez e quando para o carro arrefecer e acrescentar água.
P.S.: Hillman para a generalidade será um ilustre desconhecido, pois na altura a maior parte provavelmente ainda não tinha nascido
Comentário
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Originalmente Colocado por Prax Ver PostOra cá está! Talvez a única resposta que não alinha no "engodo" do tópico, por mais nobre e desinteressado que seja.
E quase que aposto que a grande maioria dos automóveis que vemos circular, não obedecem à dualidade que o tópico pretende impor: rendimentos X automóvel.
Conheço pessoas com rendimentos bem acima da média (a avaliar pela profissão, médicos, advogados, etc) e têm um automóvel modesto.
Conheço outros que nem trabalham (pelo menos não dentro do conceito habitual de "trabalho", se é que me faço perceber...) e andam com brutos carrões.
É fácil perceber este fenómeno.
A maioria das pessoas que por aqui passam, têm a paixão dos automóveis, mais ou menos intensa, no final é sempre o denominador comum.
Há pessoas para quem os automóveis são "coisas". Um objecto que permite ir do ponto A para o ponto B.
Uma amiga minha vai mais longe (esta para mim é a melhor que já ouvi!) e diz que o automóvel é um electrodoméstico, só que não pode ficar em casa.
Para mim, e respondendo ao tópico, há um carrinho que preencheria certamente as minhas necessidades de trasporte, para os 3 casos/situações.
http://forum.autohoje.com/showthread...-pag-12/page22
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Posto comprar um carro por paixão, não me levaria a comprar carros tipo banheiras ou coisas desse tipo, pois por paixão preferia um puro sangue, como um deltona, cosworth, s2000... carros deste tipo para levar esporadicamente a um autodromo ou a uma estrada deserta, do que investir a minha vida num carro para mostrar, é a minha opinião quanto a carros para o dia a dia.
Carro para mostrar ? para quem o possa fazer, ter um carro bonzinho é para mostrar ?
Eu respeito que tu para o dia a dia aches um hibrido (creio que referiste Prius ou civic ?) o ideal, mas também se calhar o teu dia a dia é diferente do meu ou de outros ?
Se tivesses que fazer 30 ou 40 mil km ao volante por ano e tivesses muito dinheiro, não achas que o conforto e segurança de por exemplo um Mercedes E é valorizável ?
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