Um desafio: Ferrari F1 a 150 km/h e Veyron a 100 km/h. Qual trava mais depressa?? :D
Deve andar ela por ela...
Então, como eu também acho que o M3 a 150 fica a par e passo com o Clio
a 120, podemos facilmente depreender que o a diferença do F1 para o
Veyron é exactamente a mesma que vai do Clio para o M3 :D
Um M3 a 90 precisa de 32 metros. A 120 precisa de 56 metros. Este aumento de 30km/h aumentou em 24 metros a distancia de travagem. Seguramente um novo aumento de 30km/h ainda vai aumentar mais que 24 metros. Logo um M3 a 150km/h precisa de mais de 80 metros (56+24).
Isto são suposições bem fundamentadas. Continuo a dizer que 90 metros é um valor que não andará longe da realidade.
No final, iremos concluir que as grandes bombas quando mal utilizadas são muito mais perigosas que um utilitário que circule a uma velocidade comedida. Não será o facto de se conduzir um quase-desportivo que nos salvará de um acidente se apenas decidirmos deixar de acelerar a "20" metros da parede, do carro, da pessoa ou, de um modo geral, do obstáculo que se coloca à nossa frente.
Para o tipo de velocidades em jogo (120-150) suponho que o JD se referiria a uma AE-IP-IC ou a uma EN razoável e com boas condições de visibilidade, caso contrário não será "normal" andar-se por essas estradas a 150.
Ora numa AE-IP-IC-etc., tal como numa localidade ou dentro de uma garagem, a velocidade imprimida ao veículo que se conduz deverá ser a adequada (whatever isto quer dizer...) para as circunstâncias e, como tal, deverá circular-se em velocidade não-excessiva, ou seja, a uma velocidade que nos permita imobilizar o veículo no espaço visível disponível.
Se o referido M3 necessitar de 100 metros para se imobilizar partindo da vel. inicial dos referidos 150 km/h, isso só poderá ser problemático se o condutor tiver um campo de visão restringido a menos que esses 100 metros + alguns 40 metros do tempo de reacção (se a piela fôr muito grande, talvez precise de 300 metros para reagir...) e se não tiver escapatória possível. Caso contrário, um obstáculo à frente não é sinónimo de acidente nem sequer de travagem a obrigar a imobilização.
Numa estrada nessas condições (AE-IP-IC-etc. similar), suponho que, condutores conscientes do que estão a fazer, não se limitam a conduzir olhando apenas para os 150 metros à sua frente. Por muitas curvas, lombas, que possam existir, o campo de visão será sempre muito superior a isso, pelo que esta questão raramente se colocará com a perigosidade que aqui, penso eu, estaria subjacente.
150 em Nacional, com cães, ovelhas, peões, bebâdos etc? Eu hem ;)[8]
Pela resposta a este tópico nota-se que as "todas" as pessoas têm noção das distâncias de imobilização de um veículo....;)
Eu por acaso nunca tenho bem essa noção, por isso ando sempre bem afastado
do carro da frente. Até vir algum otário que se mete no meio porque não
pode ver um espaço entre dois carros... [8]
E se não chegar, olha... sempre tenho o volante para me atirar para a
outra faixa :D
Eu votei no clio.
Mesmo que fossem os melhores travões do mundo ( porsche ) continuava a votar no clio.
A diferença de velocidade, e a inércia, não perdoam
Mas afinal qual é que trava no menor espaço ?
Se fosse o que trava melhor, eu acho que aí era como comparar ***** com mouse de chocolate, o BMW não dá hipotesse, nem deve abanar, enquanto o clio...
Um M3 a 90 precisa de 32 metros. A 120 precisa de 56 metros. Este aumento de 30km/h aumentou em 24 metros a distancia de travagem. Seguramente um novo aumento de 30km/h ainda vai aumentar mais que 24 metros. Logo um M3 a 150km/h precisa de mais de 80 metros (56+24).
Isto são suposições bem fundamentadas. Continuo a dizer que 90 metros é um valor que não andará longe da realidade.
Chato ! ;) O M3 continua à frente, contra factos há sempre argumentos :D
Já lá vão os tempos em que o João Dias conduzia um Renault.... agora anda manso :D:D
;)
PS: Renault tonifica:D
Quem disse novamente ???? [}][}][}]
É que andei toda a semana com o Renault !!!! [}][}]
Malandro
E há quem diga que os Renault não são apaixonantes :D
Assim retiro o que disse mas tenha atenção ao "excesso de velocidade", pois, ainda pode ser "apanhado com as calças na mão"[}][}] ;) Num sentido figurativo, como é obvio:D
Mas afinal e particularmente depois de toda a informação colocada pelo Cloterico alguém ainda acredita que o M3 consegue travar em menor distância do que o Clio.
Quem é que utilizando as leis da física, consegue estimar a distância de imobilização do M3 a 150 km/h ? ;) Existe sempre a alternativa de procurar um ensaio com a travagem a essa velocidade! ;)
Já lá vão os tempos em que o João Dias conduzia um Renault.... agora anda manso :D:D
;)
PS: Renault tonifica:D
Quem disse novamente ???? [}][}][}]
É que andei toda a semana com o Renault !!!! [}][}]
Malandro
E há quem diga que os Renault não são apaixonantes :D
Assim retiro o que disse mas tenha atenção ao "excesso de velocidade", pois, ainda pode ser "apanhado com as calças na mão"[}][}] ;) Num sentido figurativo, como é obvio:D
E se eu dissesse que, quase todos os dias "ando com as calças na mão" [}][}][}]
qual a distancia de travagem de um volvo a 240?
novo tema para o topico.
Muito simples. Dá-se uma sapatada e ela trava na mesma distância do que a 120 [}][}][}]
mas so porque está a ser conduzida por o suprasumo do conhecimento, e ainda por cima professor do tecnico!
citação:mais uma vez no meu carro, se eu travar dos 130 aos 100 e dps der outra sapatada, ele trava praticamente no mesmo espaço que a 100kmh e travar de uma so vez. a 1ª travagem aquece o sistema, a 2ª o sistema é usado na totalidade das suas capacidades.
[}][}][}]
Será possível, alguem não ter a mínima noção de nada !
Mas agora já todos sabem o truque, basta uma sapatada e aumentam a eficiência de travagem em 60% [}][}][}]
qual a distancia de travagem de um volvo a 240?
novo tema para o topico.
Muito simples. Dá-se uma sapatada e ela trava na mesma distância do que a 120 [}][}][}]
mas so porque está a ser conduzida por o suprasumo do conhecimento, e ainda por cima professor do tecnico!
citação:mais uma vez no meu carro, se eu travar dos 130 aos 100 e dps der outra sapatada, ele trava praticamente no mesmo espaço que a 100kmh e travar de uma so vez. a 1ª travagem aquece o sistema, a 2ª o sistema é usado na totalidade das suas capacidades.
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Será possível, alguem não ter a mínima noção de nada !
Mas agora já todos sabem o truque, basta uma sapatada e aumentam a eficiência de travagem em 60% [}][}][}]
Let's play again ? [8D]
o sr faz o que lhe apetece.
como sabe perfeitamente do que está a falar, so faz figuras inteligentes! pena é n saber mesmo o que o carro tem para saber se é verdade ou nao, limita-se a mandar o palpite.
realmente nao tenho quotes "bonitos" pra mostrar, mas la esta, tenho vida propria, nao tenho paciencia pra guardar e procurar quotes para, uns meses mais tarde, lançar de novo completamente fora de contexto.
se este estilo de vida o faz feliz, parabens.
3com, exactamente por aquecer...mas isso sao cá ideias minhas, otario como de costume. quem nao conhece a situaçao que se pronuncie melhor sobre ela.
Mas afinal e particularmente depois de toda a informação colocada pelo Cloterico alguém ainda acredita que o M3 consegue travar em menor distância do que o Clio.
Quem é que utilizando as leis da física, consegue estimar a distância de imobilização do M3 a 150 km/h ? ;) Existe sempre a alternativa de procurar um ensaio com a travagem a essa velocidade! ;)
Tal como o Cloterico já tinha avançado, andará pelos 88 metros, mais coisa menos coisa, em termos teóricos.
Mas afinal e particularmente depois de toda a informação colocada pelo Cloterico alguém ainda acredita que o M3 consegue travar em menor distância do que o Clio.
Quem é que utilizando as leis da física, consegue estimar a distância de imobilização do M3 a 150 km/h ? ;) Existe sempre a alternativa de procurar um ensaio com a travagem a essa velocidade! ;)
[sarcasmo extremo]
[8)]
Ainda não reparaste que o M3 até a 200 trava em menos espaço que o Clio a 100? Tem rodas maiores...sistema de travagem mais eficaz....
Distâncias de travagem a 90Km/h (medições da Automotor):
- BMW M3: 32m
- Renault Clio 1.2: 33m
Duvido que o M3 a 150km/h precise de menos distância para se imobilizar que um Clio a 120Km/h.
Se o objectivo é provar que um BMW M3 é mais seguro a 150Km/h que um clio 1.2 a 120Km/h penso que é melhor usar outros argumentos que não os da distância de travagem.
Dadas as respectivas relações capacidade de travagem/perfomances permitidas, o sistema de travagem do Clio supera o do M3.
Infelizmente é sabido desde há vários anos que a travagem é o ponto negro da BMW, a que mesmo o departamento M não consegue escapar.
Para cúmulo a BMW ainda tem a desfaçatez de encomendar à Brembo kits de travagem para os clientes M que reclamam da travagem de m***a que os carros exibem, facturando-lhes mais de 7000 euros pela solução do problema...
Infelizmente é sabido desde há vários anos que a travagem é o ponto negro da BMW, a que mesmo o departamento M não consegue escapar.
Para cúmulo a BMW ainda tem a desfaçatez de encomendar à Brembo kits de travagem para os clientes M que reclamam da travagem de m***a que os carros exibem, facturando-lhes mais de 7000 euros pela solução do problema...
Mas joão Dias, tens dados que te permitam pôr termo a esta discussão, ou apenas a colocaste para lançar confusão???[8)]
Apesar do Cloterico insistir em "estragar" a discussão, obviamente esta discussão é extremamente importante e pedagógica. Claro que neste caso, sabia à partida a resposta, mas ... tive outra ideia ;)
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