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Originalmente Colocado por Agent Ver PostAcreditas mesmo nisso que estás a dizer?
Não estás a exagerar um bocadinho?
Não, não estou a exagerar.
É claro que posso confiar em mecânicos meus conhecidos para fazer
muitas reparações/revisões. Mas uma andorinha não faz a Primavera.
Mesmo nas próprias marcas às vezes fazem asneiras, quanto mais
fora delas. Os bons mecânicos de "beira-da-estrada" são excepções,
e não a regra.
Por isso, estimar é não arriscar (ou arriscar menos) nas revisões / reparações.
Originalmente Colocado por Agent Ver PostDizes bem: HOJE.
O carro em questão é de 1999.
Terá assim tanta electrónica?
E a que tiver, será complexa como a dos dias de hoje?
Multiplexagem já é comum em todos os carros desde há muitos anos,
e as centralinas estão em todos os carros desde 1993 (por causa dos
catalizadores, mas em muitos já era comum muuuuuito antes disso).
Comentário
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Eu acho que a marca é uma boa maneira de enterrar dinheiro. Conheço muitos que lá iam até chegarem à conclusão que pagavam tanto dinheiro e eles não sabiam na mesma o que estavam a fazer.
O que eu posso até faço sempre em casa, o que não posso prefiro mandar fazer numa casa especializada, que faz um serviço superior à marca por metade do preço.
Comentário
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostEu acho que a marca é uma boa maneira de enterrar dinheiro. Conheço muitos que lá iam até chegarem à conclusão que pagavam tanto dinheiro e eles não sabiam na mesma o que estavam a fazer.
O que eu posso até faço sempre em casa, o que não posso prefiro mandar fazer numa casa especializada, que faz um serviço superior à marca por metade do preço.
Se for para meter pneus, equilibrar e alinhar, não vou à marca.
Mas como eu estava a falar de mecânica de motores com centralina, e de
sistemas eléctricos com multiplexagem... e de marca vs mecânico de
beira-de-estrada...
Ainda assim vou dar um exemplo.
Um dia vi um folheto da PRECISION com pneus a 50% ou algo do género.
Fui lá com o carro da maria e pedi para colocar uns GOODYEAR EAGLE
F1 GS-D3. Disseram que estaria pronto às X horas. Cheguei lá às X horas
e ainda não estava pronto, estavam a começar. O carro estava em cima do
elevador METAL COM METAL!!! Ou seja, nem colocaram os blocos de
borracha entre o elevador e as longarinas. Para cúmulo, os pneus deviam
ser contrafacção, porque revelaram-se uma boa M€RD@. Estão todos
deformados (nota-se em andamento), e notam-se umas manchas na borracha
(no piso).
Portanto, nem esses ditos especialistas são de confiança, principalmente
quando são franchising.
O ideal mesmo é não ter carro, e andar de transportes públicos.
Comentário
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostSim, ve-se que estão aí problemas típicos de um Alfa e não de um carro com 12 anos.
E quando dizem ah e tal um alfa para ser fiável tem de ser assistido na marca.
Epá, santa paciência... Um alfa tem e os outros não? Todos devem ser assistidos na marca a diferença é que o Manel gt não tem os esquemas eléctricos, as ferramentas especificas a paciência e a experiência que precisa ter para mexer em certos carros. Isto só acontece porque são carros mal concebidos, com má mecânica e electrónica. Por alguma coisa eles elogiam os japoneses e enterram certos carros italianos. Não é porque acordaram com os pés de fora certamente.
Comentário
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Originalmente Colocado por FernandoAc Ver PostO que menos falta aí é carros com 12 anos ou mais que não bebem desalmadamente nem têm problemas eléctricos.
E quando dizem ah e tal um alfa para ser fiável tem de ser assistido na marca.
Epá, santa paciência... Um alfa tem e os outros não? Todos devem ser assistidos na marca a diferença é que o Manel gt não tem os esquemas eléctricos, as ferramentas especificas a paciência e a experiência que precisa ter para mexer em certos carros. Isto só acontece porque são carros mal concebidos, com má mecânica e electrónica. Por alguma coisa eles elogiam os japoneses e enterram certos carros italianos. Não é porque acordaram com os pés de fora certamente.
Como tal, realço:
Estimar um carro é levá-lo a oficinas da marca.
Ainda hoje vi um FIESTA antigo sem luzes atrás (com os faróis ligados).
Quando travava acendia a luz de travão direita e o pisca direito. Quando fazia pisca
para a esquerda piscava a luz de presença do lado direito.
(...)
outros que tais.
Comentário
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Aqui à uns 3/4 anos fui passar uns dias ao Algarve com uns amigos e, na altura, um amigo meu levou um dos inúmeros carros do avô. Ora o que o avô lhe emprestou dessa vez foi um Alfa 146 1.6 TS (?), 146 1.6 tenho a certeza, o TS não.
O que me lembro é que aquilo não andava nada de especial ( acho que tinha 100cv (?) ), sobretudo face às coisas que leio neste fórum, mas, pior que isso, mesmo só fazendo EN e alguma AE bebeu à vontade uns 12l/100km E nem andamos assim tão rápido.
De resto, tinha uma som porreirinho, gostei de alguns pormenores como o volante e a chave vermelha (apesar de ser um pequeno pormenor) é algo que me agrada.
Comentário
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Originalmente Colocado por Agent Ver PostGosto do extremismo:
"Os mecâncios das marcas são todos muita bons.
Os mecânicos das outras oficinas são todos um bidé"
Nem 8 nem 80, faxavori.
Se calhar, hoje em dia, a qualidade dos mecânicos das marcas é igual à dos mecânicos cá de fora...
É um mecânico de beira-da-estrada.
A oficina pertence a um senhor, mecânico, já com alguma idade.
Na oficina trabalham alguns funcionários, o próprio dono, e o filho.
O único de confiança é o dono. O filho é um cabeça no ar.
Portanto, até numa mesma oficina tens 8 e 80.
Quando eu digo que estimar um carro é levá-lo a uma oficina de
marca, é porque normalmente, para as concessões serem atribuídas,
é necessário que os mecânicos tenham formação nos modelos da
marca, e passem em exames.
Até dentro da marca há que ter conhecimentos específicos em modelos
e versões diferentes.
Um exemplo do que faço fora da marca:
- Pneus, equilibrar e alinhar.
Um exemplo do que faço APENAS na marca:
- Correia de distribuição.
Tenho um colega que comprou um FOCUS há uns anos.
A primeira mudança da correia fez fora da marca. Nunca mais o carro
foi o mesmo.
Não é ser 8 ou 80.
É arriscar ou não arriscar.
Há certas coisas onde eu não arrisco.
Uma correia mal montada dá origem a uma carrada de outros problemas,
que depois dão origem a outros, e assim sucessivamente, e depois nunca
mais se consegue ter um carro como deve de ser. Normalmente, estes são
os que se encontram bem recentes e em maior quantidade nos stands de
venda em 2ª mão. Quem compra não conhece o historial do carro, e é
enganado à força toda, apenas porque o proprietário anterior andou a
tentar poupar dinheiro na manutenção do carro.
Comentário
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Originalmente Colocado por Patuleia Ver PostO Nuno156 não disse isso...
Até fiz referência a que até nas marcas fazem asneiras...
(...)
Estimar um carro é cumprir as revisões programadas, e levá-lo onde sabem o
que estão a fazer (marca... e mesmo assim, há concessionários que enfim...).
(...)
Comentário
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver PostAqui à uns 3/4 anos fui passar uns dias ao Algarve com uns amigos e, na altura, um amigo meu levou um dos inúmeros carros do avô. Ora o que o avô lhe emprestou dessa vez foi um Alfa 146 1.6 TS (?), 146 1.6 tenho a certeza, o TS não.
O que me lembro é que aquilo não andava nada de especial ( acho que tinha 100cv (?) ), sobretudo face às coisas que leio neste fórum, mas, pior que isso, mesmo só fazendo EN e alguma AE bebeu à vontade uns 12l/100km E nem andamos assim tão rápido.
De resto, tinha uma som porreirinho, gostei de alguns pormenores como o volante e a chave vermelha (apesar de ser um pequeno pormenor) é algo que me agrada.
Já agora, o Alfa 146 (bem como o 145) tiveram as seguintes motoriações:
Até 1997:
- 1.4 (1351cc) de 90cv, oriundo do Alfa 33,
- 1.6 (1596cc) de 103cv,
- 1.7 16v (1712cc) de 129cv
- 2.0 16v (1970cc) de 150cv
- 1.9 TD (1929cc) de 90cv (com a particularidade de os carros terem como logo escrito 2.0 TD)
Depois de 1997:
- 1.4 16v TS (1370cc) de 103cv
- 1.6 16v TS (1596cc) de 120cv
- 1.8 16v TS (1747cc) de 140cv e 144cv (desde 1998)
- 2.0 16v TS (1970cc) de 150cv e 155cv (desde 1998)
- 1.9 JTD (1910cc) de 105cv
Comentário
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostFico ser saber se leste sem atenção, ou se é parcialidade propositada.
Como tal, realço:
Mas aposto mais em parcos conhecimentos de mecânica e electricidade, e
outros que tais.
E agora eu pergunto porque será?
E quanto ao teres visto o Fiesta que quando travava bla bla bla isso justifica alguma coisa?
Já disse n vezes, o mecânico dos carros cá de casa que até já teve carros da marca de Arese mas do tempo em que a AR era uma marca como deve de ser, fala muito bem desses mas muito mal dos Alfiat. Porque será?
Comentário
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Originalmente Colocado por FernandoAc Ver PostMas que chegam para mexer nos outros que não por ex alfa 146.
E agora eu pergunto porque será?
E quanto ao teres visto o Fiesta que quando travava bla bla bla isso justifica alguma coisa?
Já disse n vezes, o mecânico dos carros cá de casa que até já teve carros da marca de Arese mas do tempo em que a AR era uma marca como deve de ser, fala muito bem desses mas muito mal dos Alfiat. Porque será?
Se eu fosse mecânico também diria muito mal dos carros italianos.
Aliás, o tal filho do mecânico que eu referi, também diz muito bem dos
carros alemães e mal dos carros italianos. É cabeça no ar, mas não é
estúpido. E por isso mesmo vai à Alemanha comprar carros alemães,
por tuta-e-meia, para os vender cá... e para depois os reparar... e
cobrar-se duas vezes (da venda e da reparação).
Neste momento tenho:
156 2.6 V6 (mais de 100.000Km)
147 1.6 TS (mais de 200.000Km, e está a GPL)
GTV 2.0 JTS
Já tive:
33 1.7 QV
75 2.0 TS
164 2.0 V6 Turbo
146 1.4 TS (de Abril de 1999, portanto do mesmo ano do carro do
tópico, mas comprado novo em lugar de usado, e zero problemas,
mas assistido sempre na marca)
156 1.6 TS
Portanto, eu devo ser muito estúpido, para andar há tanto tempo a insistir
sempre numa marca de carros que avariam tanto, e com tantos problemas.
Comentário
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Originalmente Colocado por LEMF Ver PostOra aqui está uma bela tanga...
regista a patente. Vais ganhar milhões.
Pneus:
Tire Tech Information - Tire Aging – Part #1
(...)
"Environmental conditions like exposure to sunlight and coastal climates, as well as poor storage and infrequent use, accelerate the aging process. In ideal conditions, a tyre may have a life expectancy that exceeds ten years from its date of manufacture. However, such conditions are rare. Aging may not exhibit any external indications and, since there is no non-destructive test to assess the serviceability of a tyre, even an inspection carried out by a tyre expert may not reveal the extent of any deterioration."
(...)
Vehcile life-span
(...)
Most of the time when you see a car on the side of the road it's because of something
made of rubber. Rubber (like your tires and belts) wears out with time and mileage.
Something made of rubber that is over 10 years old is likely to be bad no matter how much
it's used.
(...)
Comentário
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostSe encontrares borrachas que durem uma eternidade sem gretar,
regista a patente. Vais ganhar milhões.
Pneus:
Tire Tech Information - Tire Aging – Part #1
Outros:
Vehcile life-span
E é assim... os outros é que não percebem nada do que estão a falar.
Mas ainda bem que continuas a comprar Alfas a gasolina. Tem que haver alguém que os compre...
As pessoas não se queixam da marca por nada. Ou achas que é uma coisa concertada entre uma série de condutores...? Para mim, Alfas a gasolina até ao início de 2000 é para esquecer.... e mesmo daqui para a frente nunca comprarei um. Não me inspira confiança, agora que se juntou à Fiat pior ainda... gosto de coisas mais "puras"...
Comentário
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Ui eu ainda ontem,andei num mercedes c200 com 15 anos que não abria os vidros de trás e tinha um pisca fundido, para alem disso o manipulo da sofagem tinha saido fora e a embraiagem patinava que se fartava.
Todos os problemas tipicos dos mercedes estavam lá, má electronica, interiores mal construidos e mecanica pobre, o futuro dele vai ser o abate, está visto.
Não quero dizer mal da mercedes, apenas achei engraçado que todos os problemas que o meu pai disse os mercedes darem estavam lá! E eu até gosto muito dos mercedes modernos, mas estes velhos, deixaram-me desiludido!
;)
Comentário
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostSe encontrares borrachas que durem uma eternidade sem gretar,
regista a patente. Vais ganhar milhões.
Pneus:
Tire Tech Information - Tire Aging – Part #1
Outros:
Vehcile life-span
E é assim... os outros é que não percebem nada do que estão a falar.
devem ser as borrachas da alfa romeo que são feitas a partir de borracha velha reciclada lol.
assim como faziam nos anos 80 e 90 com a chaparia
Comentário
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostPorque é inteligente.
Se eu fosse mecânico também diria muito mal dos carros italianos.
Aliás, o tal filho do mecânico que eu referi, também diz muito bem dos
carros alemães e mal dos carros italianos. É cabeça no ar, mas não é
estúpido. E por isso mesmo vai à Alemanha comprar carros alemães,
por tuta-e-meia, para os vender cá... e para depois os reparar... e
cobrar-se duas vezes (da venda e da reparação).
Neste momento tenho:
156 2.6 V6 (mais de 100.000Km)
147 1.6 TS (mais de 200.000Km, e está a GPL)
GTV 2.0 JTS
Já tive:
33 1.7 QV
75 2.0 TS
164 2.0 V6 Turbo
146 1.4 TS (de Abril de 1999, portanto do mesmo ano do carro do
tópico, mas comprado novo em lugar de usado, e zero problemas,
mas assistido sempre na marca)
156 1.6 TS
Portanto, eu devo ser muito estúpido, para andar há tanto tempo a insistir
sempre numa marca de carros que avariam tanto, e com tantos problemas.
Então mas se fosse o caso (que não é, o homem não vende carros apenas repara) ele também não podia ir à Alemanha buscar AR´s para arranjar e vender cá? É que eles lá também valem menos que um carro alemão (se bem que os Alfa diesel de hoje retêm bastante melhor o valor que os de outros tempos). Que raio de teoria, e eu não estou a falar dos 156 e afins, esses são supostamente melhores.
Não tiveste problemas com os teus Alfa, eu também tive muitos Renault cá em casa e nunca tive problemas com eles, mas não ando por aí a defender a marca quando os problemas aparecem cá pelo forum e não são poucos! Quanto muito defendo um modelo em particular naquela versão (igual ao que conheço). Agora se quando os mecânicos falam mal de modelos como o 145 e 146 achas que é por fazerem negócio na venda de carros alemães algo está muito mal.
Comentário
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Originalmente Colocado por rjrg Ver PostTenho um carro com 17 anos que nunca mudou um tubo nem nenhuma borracha.
devem ser as borrachas da alfa romeo que são feitas a partir de borracha velha reciclada lol.
assim como faziam nos anos 80 e 90 com a chaparia
Comentário
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Originalmente Colocado por LEMF Ver PostÉ engraçado... nos meus carros a única coisa que mudei até agora de "borracha" foram os pneus e são os dois de 1998.... nunca tive de mudar tubos de combustível. Aliás, o carro só cheira a combustível quando abro o tampão. De resto, é só cheiro a gasolina SC95 queimada...
Mas ainda bem que continuas a comprar Alfas a gasolina. Tem que haver alguém que os compre...
As pessoas não se queixam da marca por nada. Ou achas que é uma coisa concertada entre uma série de condutores...? Para mim, Alfas a gasolina até ao início de 2000 é para esquecer.... e mesmo daqui para a frente nunca comprarei um. Não me inspira confiança, agora que se juntou à Fiat pior ainda... gosto de coisas mais "puras"...Originalmente Colocado por rjrg Ver PostTenho um carro com 17 anos que nunca mudou um tubo nem nenhuma borracha.
devem ser as borrachas da alfa romeo que são feitas a partir de borracha velha reciclada lol.
assim como faziam nos anos 80 e 90 com a chaparia
(...) Environmental conditions like exposure to sunlight and coastal climates, as well as poor storage and infrequent use, accelerate the aging process (...)
Tive um CITROËN ZX de 1992 que fez 240.000Km e bem mais de 10 anos também
sem mudar as tubagens do combustível.
Os 10 anos é uma referência até à qual devem aguentar. Não quer dizer que não
possam aguentar mais. Como está na citação, a durabilidade depende de factores
ambientais e de uso (não ter uso acelera o processo de envelhecimento).
Comentário
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Gostar de um Alfa é como pertencer a uma religião: muita FÉ!!
A paixão fala mais alto e não há nada que se possa fazer.
Carros alemães, ok. São muito bons, fiáveis e tal, mas falta-lhes qualquer coisa. Eu diria - alma.
Por amor de Deus, olhem para os próprios alemães: não sabem contar anedotas, são sempre super sérios, nem me atrevo a pensar o que será
divertido para eles...para não falar do desprezo imenso que sentem pelos outros povos da Europa, que muito dificilmente conseguem esconder...
Os carro que constroem são um espelho deles próprios. Os italianos são latinos e nós, quer queiramos quer não, temos ADN compatível.
Por isso é que gostamos de carros nervosos e com raça. Quem tem um Alfa não quer outra coisa, e vá-se lá saber porquê!!!
Não tentem explicar o inexplicável, ou correm o risco de cair nos versos de Camões - "Amor é fogo que arde sem se ver..." etc, etc.
Comentário
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Originalmente Colocado por FernandoAc Ver PostQue raio de teoria a tua.
Então mas se fosse o caso (que não é, o homem não vende carros apenas repara) ele também não podia ir à Alemanha buscar AR´s para arranjar e vender cá? É que eles lá também valem menos que um carro alemão (se bem que os Alfa diesel de hoje retêm bastante melhor o valor que os de outros tempos). Que raio de teoria, e eu não estou a falar dos 156 e afins, esses são supostamente melhores.
Não tiveste problemas com os teus Alfa, eu também tive muitos Renault cá em casa e nunca tive problemas com eles, mas não ando por aí a defender a marca quando os problemas aparecem cá pelo forum e não são poucos! Quanto muito defendo um modelo em particular naquela versão (igual ao que conheço). Agora se quando os mecânicos falam mal de modelos como o 145 e 146 achas que é por fazerem negócio na venda de carros alemães algo está muito mal.
Parece-me óbvio que procure influenciar as pessoas a comprarem
carros que avariem, e a não comprar carros que não avariem.
A ti não parece óbvio?
Se eu fosse mecânico faria o mesmo.
Comentário
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Originalmente Colocado por Prax Ver PostGostar de um Alfa é como pertencer a uma religião: muita FÉ!!
A paixão fala mais alto e não há nada que se possa fazer.
Carros alemães, ok. São muito bons, fiáveis e tal, mas falta-lhes qualquer coisa. Eu diria - alma.
Por amor de Deus, olhem para os próprios alemães: não sabem contar anedotas, são sempre super sérios, nem me atrevo a pensar o que será
divertido para eles...para não falar do desprezo imenso que sentem pelos outros povos da Europa, que muito dificilmente conseguem esconder...
Os carro que constroem são um espelho deles próprios. Os italianos são latinos e nós, quer queiramos quer não, temos ADN compatível.
Por isso é que gostamos de carros nervosos e com raça. Quem tem um Alfa não quer outra coisa, e vá-se lá saber porquê!!!
Não tentem explicar o inexplicável, ou correm o risco de cair nos versos de Camões - "Amor é fogo que arde sem se ver..." etc, etc.
Portanto, os MERCEDES que têm andado a pegar fogo são carros italianos
disfarçados de alemães, é isso?
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostGanha mais dinheiro quanto mais avariarem os carros dos clientes.
Parece-me óbvio que procure influenciar as pessoas a comprarem
carros que avariem, e a não comprar carros que não avariem.
A ti não parece óbvio?
Se eu fosse mecânico faria o mesmo.
Se tivesses essa atitude enquanto mecânico, não tinhas muitos clientes obviamente.
Se um mecânico/vendedor vende um carro de m#rda, que passa a vida na oficina, a probabilidade de eles mudarem de carro é grande, e como os enganaste uma vez, a probabilidade de não voltarem a comprar carros contigo também é grande. Se lhes venderes um carro decente, eles farão a sua revisão anual na tua oficina, estarão satisfeitos, comunicarão a satisfação a potenciais clientes, e compraram os seus carros na tua oficina/stand. Entendeste como funciona o "cliente"?
Pensamento de muito curto prazo o teu. Às vezes é preciso pensar mais à frente sabes...?
"E é assim... os outros é que não percebem nada do que estão a falar."
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