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[Discussão] Comprar um carro a gasolina ou a gasóleo?

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    #31
    O estudo peca nos consumos uma vez que são completamente irreais. Mas vamos dar uma espreitadela ao spritmonitor, bastante mais fiável, e corrigir as continhas.

    Opel Corsa 1.2 (2011) - 6.38
    Übersicht: Opel - Corsa - Spritmonitor.de

    Opel Corsa 1.3 CDTI - 4.79
    Übersicht: Opel - Corsa - Spritmonitor.de

    Ora bem, mantendo-se tudo o resto constante:

    Custo anual gasolina: €2606.51

    Custo anual diesel: €1786.81

    Uma diferença de €819,70 anual em combustível (o diesel permite uma poupança de €68.30 por mês). Tendo em conta que a diferença de preços anunciados é de €3750, só ao fim de 4.5 anos é que se recupera a diferença. Claro que desconsidero nos meus cálculos a diferença de preços de seguro, IUC e afins pois torna a recuperação do investimento ainda mais longa.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
      Por experiência própria não te sei dizer porque nunca tive o mesmo carro a diesel e a gasolina.
      ja li em diversos sítios que o diesel tem em media 1 custo 25% superior em manutenção do que 1 a gasolina
      Filtros do ar são relativos ao carro e não ao combustível, ou seja há um filtro para o Opel Corsa e não um filtro diferente para Corsa 1.2, outro para Corsa 1.3, etc...
      Os custos do óleo são mais caros no Diesel, mas um Diesel tem intervalos superiores, portanto os gastos são os mesmos.

      Comentário


        #33
        Vou buscar as pipocas...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
          O estudo peca nos consumos uma vez que são completamente irreais. Mas vamos dar uma espreitadela ao spritmonitor, bastante mais fiável, e corrigir as continhas.

          Opel Corsa 1.2 (2011) - 6.38
          Übersicht: Opel - Corsa - Spritmonitor.de

          Opel Corsa 1.3 CDTI - 4.79
          Übersicht: Opel - Corsa - Spritmonitor.de

          Ora bem, mantendo-se tudo o resto constante:

          Custo anual gasolina: €2606.51

          Custo anual diesel: €1786.81

          Uma diferença de €819,70 anual em combustível (o diesel permite uma poupança de €68.30 por mês). Tendo em conta que a diferença de preços anunciados é de €3750, só ao fim de 4.5 anos é que se recupera a diferença. Claro que desconsidero nos meus cálculos a diferença de preços de seguro, IUC e afins pois torna a recuperação do investimento ainda mais longa.
          Lá estamos nós outra vez. Então a versão diesel não vale sempre mais em retoma do que a versão gasolina? Logo não é preciso recuperar 3750 euros, mas sim um valor bastante inferior. O break even será em muito menos tempo do que os 4,5 anos.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
            O problema é que as diferenças nas retormas não são tão altas como se pensa (a título de exemplo, um post que coloquei hoje nesta thread). E já agora, as contas não devem ser valor novo - valor de retoma, mas sim valor novo - valor actual da retoma. A isto deves juntar todas as diferenças entre os diversos gastos associados a cada um dos veículos, como por exemplo o seguro anual que é mais caro nos carros a gasóleo. Para além disso, tens agora uma diferença muito reduzida entre os valores dos diferentes combustíveis (de acordo com a Direção geral de energia, comparando os preços mais baixos em todo o País, a diferença entre diesel e gasolina está em apenas €0.13/l), o que torna o breakeven cada vez mais longínquo...
            Se leres o meu post o que refiro é apenas o método correcto de cálculo, onde podem também entrar, para ser mais exacto, a estimativa dos custos de manutenção, IUC e até o sobrecusto de capital imobilizado na compra da versão mais cara. Em nenhum lado referi que compensava sempre a versão a gasóleo, embora isso seja até verdade muitas vezes, com grande pena minha. Isto carece sempre de contas bem feitas (não essa pessegada de calcular para quantos km dá a diferença de preço), e não há coisa mais irritante do que as generalizações do tipo compensa se fizer mais do que 15.000 km por ano aplicada a todo e qualquer modelo.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
              O estudo peca nos consumos uma vez que são completamente irreais. Mas vamos dar uma espreitadela ao spritmonitor, bastante mais fiável, e corrigir as continhas.

              Opel Corsa 1.2 (2011) - 6.38
              Übersicht: Opel - Corsa - Spritmonitor.de

              Opel Corsa 1.3 CDTI - 4.79
              Übersicht: Opel - Corsa - Spritmonitor.de

              Ora bem, mantendo-se tudo o resto constante:

              Custo anual gasolina: €2606.51

              Custo anual diesel: €1786.81

              Uma diferença de €819,70 anual em combustível (o diesel permite uma poupança de €68.30 por mês). Tendo em conta que a diferença de preços anunciados é de €3750, só ao fim de 4.5 anos é que se recupera a diferença. Claro que desconsidero nos meus cálculos a diferença de preços de seguro, IUC e afins pois torna a recuperação do investimento ainda mais longa.
              Esqueceste-te de ver quanto vale o olpel corsa a gasolina e a diesel ao fim de uns anos. Por exemplo, conheço bem o mercado de usados, e um opel corsa diesel com mais ou menos 5,6 anos vale em média uns 7-8 mil euros. Um opel corsa a gasolina com 5 anos vale em média em 4-5 mil euros. Uma diferença de 3000euros

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                Esqueceste-te de ver quanto vale o olpel corsa a gasolina e a diesel ao fim de uns anos. Por exemplo, conheço bem o mercado de usados, e um opel corsa diesel com mais ou menos 5,6 anos vale em média uns 7-8 mil euros. Um opel corsa a gasolina com 5 anos vale em média em 4-5 mil euros. Uma diferença de 3000euros
                Curioso porque nos golf a diferença de preço é mínima...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                  Curioso porque nos golf a diferença de preço é mínima...
                  Essa tua amostra não é nada representativa do mercado de usados.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                    Essa tua amostra não é nada representativa do mercado de usados.
                    São os que estão no site da VW. Se fores ao sapo encontras valores parecidos. Se eliminares os 1.9tdi que devem estar banhados a ouro ou então cujos donos acham que são como o vinho do Porto, reparas que as diferenças não são tão elevadas assim (uns €2000). Se a esse valor corrigires a diferença nos seguros (carros a diesel são mais caros e por isso os seguros também o são), começas a ter uma diferença muito, muito reduzida.

                    Comentário


                      #40
                      Quem conhece bem o mercado de usados e não seja imparcial, sabe bem que as diferenças entre os valores de carros usados a gasolina e a diesel são acentuadas.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                        Não é não.


                        Ou então dá exemplos do que dizes

                        Depende do carro, o oleo para o meu 2.0 dCi custa o dobro que para o 2.0i, isto na Nissan.

                        Para alem de coisas como a EGR, Maf e FAP que nos Diesel acabam sempre por dar problemas muito mais rapidamente que os gasolina (estes nao tem FAP/DPF).

                        Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                        Esqueceste-te de ver quanto vale o olpel corsa a gasolina e a diesel ao fim de uns anos. Por exemplo, conheço bem o mercado de usados, e um opel corsa diesel com mais ou menos 5,6 anos vale em média uns 7-8 mil euros. Um opel corsa a gasolina com 5 anos vale em média em 4-5 mil euros. Uma diferença de 3000euros

                        Existe uma diferença entre marcar um preço e marcar um preço para venda. 8.000€ um Corsa Diesel com 5/6 certamente nao querem vender o carro, ou entao quem compra é muito tapado, eu nao dava mais de 6000€ por um Corsa com esses anos e com menos de 100.000km.
                        Editado pela última vez por Drifter; 16 January 2012, 21:54.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                          Quem conhece bem o mercado de usados e não seja imparcial, sabe bem que as diferenças entre os valores de carros usados a gasolina e a diesel são acentuadas.
                          Já para não falar na maior facilidade (ou menor dificuldade) com que se vende um e outro. Mas esta discussão já foi feita aqui no forum milhares de vezes. "É chover no molhado".

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                            Não é não.


                            Ou então dá exemplos do que dizes
                            Dou te um exemplo muito básico: 1.4TSI vs 2.0 TDI. Qual será o mais caro?

                            Só o facto do 2.0 TDI levar mais oleo já torna a sua manutenção mais cara.

                            Isto para não falar numa coisa chama filtro de particulas que os diesel têm e os otto não. Logo ai da para ter uma ideia de qual o mais caro a curto e longo prazo.

                            Agora se comparares um 1.6 TDI com um 4.2FSI, ai o otto sai mais caro!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                              Filtros do ar são relativos ao carro e não ao combustível, ou seja há um filtro para o Opel Corsa e não um filtro diferente para Corsa 1.2, outro para Corsa 1.3, etc...
                              Os custos do óleo são mais caros no Diesel, mas um Diesel tem intervalos superiores, portanto os gastos são os mesmos.
                              Isso tambem não está certo. Hoje em dia com os oleos long life o intervalo de manutenções é o mesmo entre diesel e gasolina. Alias, há marcas que usam o mesmo oleo nos diesel e gasolina

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                                Esqueceste-te de ver quanto vale o olpel corsa a gasolina e a diesel ao fim de uns anos. Por exemplo, conheço bem o mercado de usados, e um opel corsa diesel com mais ou menos 5,6 anos vale em média uns 7-8 mil euros. Um opel corsa a gasolina com 5 anos vale em média em 4-5 mil euros. Uma diferença de 3000euros
                                Isso era à quantos anos atrás? E qual era a diferença de 1L de gasoleo e de 1L de gasolina? Com o preço do gasoleo a renovar máximos históricos e a aproximar-se cada vez mais do preço da gasolina, não me parece que a diferença numa retoma daqui a 5 anos sejam esses tais 3000 euros.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                  Isso tambem não está certo. Hoje em dia com os oleos long life o intervalo de manutenções é o mesmo entre diesel e gasolina. Alias, há marcas que usam o mesmo oleo nos diesel e gasolina
                                  Mesmo óleo = mesmo intervalo = mesmo custo.
                                  Ou seja, o que disseram anteriormente que os gastos de oleo dos Diesel era mais caro é ERRADO!

                                  E fala alguém que nunca comprou (nem ponderou) verdadeiramente um Diesel como aquisição
                                  Mas alguém que tem olhos na cara

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                    Mesmo óleo = mesmo intervalo = mesmo custo.
                                    Ou seja, o que disseram anteriormente que os gastos de oleo dos Diesel era mais caro é ERRADO!

                                    E fala alguém que nunca comprou (nem ponderou) verdadeiramente um Diesel como aquisição
                                    Mas alguém que tem olhos na cara
                                    ERRADO! Geralmente um diesel tem um bloco maior que o otto equivalente, logo leva mais litros de oleo o que faz com que o seu custo de manutenção seja maior.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                                      se comparares em relação a mesma marca e ao mesmo carro é
                                      Seat Ibiza, modelo de 2008 para a frente.

                                      Os dois 1.4 (gasóleo e gasolina) têm a mesma manutenção.
                                      E já soube de quem pagou mais caro pela revisão do gasolinas.

                                      Em relação ao tópico, não se esqueçam que é mais fácil fazer consumos baixos com carros a diesel: O AC não pesa tanto, se esticarmos uma ou duas mudanças pouco afecta o consumo, se for cheio também não lhe faz grande diferença, a pastar gasta manifestamente menos... etc

                                      Comentário


                                        #49
                                        só por causa das mer### o próximo vai ser a GPL, e o burro sou eu? haaaaaaaahaaaaaaaaaaaahaaaaaaa ham ham :P

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                          ERRADO! Geralmente um diesel tem um bloco maior que o otto equivalente, logo leva mais litros de oleo o que faz com que o seu custo de manutenção seja maior.
                                          O que é perfeitamente abatido com o menor preço do gasóleo, basta "meia-dúzia" de atestamentos.

                                          Mas mesmo aceitando a tua argumentação fico com as minhas duvidas...

                                          Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                                          só por causa das mer### o próximo vai ser a GPL, e o burro sou eu? haaaaaaaahaaaaaaaaaaaahaaaaaaa ham ham :P
                                          " Meaningless"

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                            O que é perfeitamente abatido com o menor preço do gasóleo, basta "meia-dúzia" de atestamentos.

                                            Mas mesmo aceitando a tua argumentação fico com as minhas duvidas...
                                            E quando uma EGR ou uma MAF fora vida? E na altura da troca do FAP? E geralmente o IUC para o Diesel é mais caro?

                                            Okay que otto pode tambem lixar uma EGR e uma MAF mas sera um prazo de tempo bem mais, ja que o Diesel suja bem mais estas peças.

                                            Um Diesel na generalidade tem manutençao mais cara, ira depende sempre do modelo. Ja dei o meu caso, o 2.0i que monta o QQ leva oleo bem mais barato que o 2.0 dCi,

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              E quando uma EGR ou uma MAF fora vida? E na altura da troca do FAP?
                                              As "peças Diesel" na generalidade dos casos são mais caras, mas estamos a falar de peças que se trocam quantas vezes na vida útil de um carro?

                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              E geralmente o IUC para o Diesel é mais caro?
                                              O IUC é calculado segundo a cilindrada, 1.4 TDi paga o mesmo que 1.4 TSi...

                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              Okay que otto pode tambem lixar uma EGR e uma MAF mas sera um prazo de tempo bem mais, ja que o Diesel suja bem mais estas peças.
                                              Concordo plenamente.

                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              o 2.0i que monta o QQ leva oleo bem mais barato que o 2.0 dCi,
                                              Mas também tem intervalos menores...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Essa do Oleo volto a referir é muito subjectivo pois eu tenho dois carros a gasolina em casa...

                                                Um gasta 0W40, o outro 10W40... Os intervalos são diferentes, os custos diferentes em carros com o mesmo combustível.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                  As "peças Diesel" na generalidade dos casos são mais caras, mas estamos a falar de peças que se trocam quantas vezes na vida útil de um carro?



                                                  O IUC é calculado segundo a cilindrada, 1.4 TDi paga o mesmo que 1.4 TSi...



                                                  Concordo plenamente.



                                                  Mas também tem intervalos menores...

                                                  Mas tu queres levar a bicicleta à força toda? Estamos a comparar carros com andamento equivalente.

                                                  Um 1.4 TDI está muito longe de ser comparavel a 1.4 TSI.

                                                  Os intervalos de manutenção para estes 2 casos são os mesmos!

                                                  A diferença que tu dizes que é diluida em meia duzia de atestamentos comtempla tambem a diferença de preço do diesel?

                                                  Um diesel tem uma manutenção mais cara que um otto entre os 15% e 25%, fora os componentes que um diesel tem e que são sofriveis de desgaste ou problemas tais como o FAP.
                                                  Isto para não falar nos valores de IUC, seguros e etc.


                                                  E isto comparando carros "semelhantes" e não 1.4 TDI com 1.4 TSI!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por MicaelCaetano Ver Post
                                                    Tinha de ser uma mulher a escrever esse texto...
                                                    Para ti, duas palavras: Michelle Mouton ;)

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu só dei aquele exemplo porque o texto anterior falava de dois carros do mesmo modelo com a mesma cilindrada mas combustíveis diferentes

                                                      Eu não estou a defender nada, nem quero levar nenhuma taça/bicicleta para casa mas parece-me que para um fórum de carros, de gente entendida no assunto, ainda há muitas coisas que merecem ser desmistificadas...

                                                      Mas visto que está a "chover em molhado" resta-me um saco de pipocas e uma long-chair
                                                      Editado pela última vez por Fahrenheit; 17 January 2012, 10:40.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Já está para aqui é muita conversa de vendedor de usados, este post está a ficar imparcial :P

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                          Mais uma vez apenas se fazem conta às diferenças de preço dos carros e ao tempo que demora a amortizar essa diferença na base da poupança de combustível. Errado, errado, errado. No momento da retoma um carro mais caro vale também mais, pelo que uma parte da diferença de preço fica logo aí absorvida. Infelizmente, para além disso a % de valorização é superior num diesel face a um carro a gasolina, o que leva ainda a reduzir mais a diferença. O que interessa é a depreciação do carro (valor em novo - valor em retoma), e não a diferença de preço entre os dois. Os jornalistas deviam ter cadeiras de economia e matemática e não apenas de comunicação nos seus cursos.
                                                          E até têm!
                                                          Se calhar depois não fazem é grande uso dos conhecimentos adquiridos.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                            ERRADO! Geralmente um diesel tem um bloco maior que o otto equivalente, logo leva mais litros de oleo o que faz com que o seu custo de manutenção seja maior.
                                                            Nos carros a gasolina tens uma manutenção extra: as velas

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Gosto deste estudo...

                                                              Todos os diesel fazem médias de 3.6 e todos os a gasolina fazem de 5.1...

                                                              Comentário

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