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[Discussão] Comprar um carro a gasolina ou a gasóleo?

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    #61
    Quando vi o titulo do tópico, pensei "ora aqui está um assunto que deve interessar nos dias de hoje".
    Mas... quanto mais leio, mais confuso fico. Não sou nem de longe nem de perto "expert" nestes assuntos, mas não seria melhor simplificar as coisas?
    Tipo:
    User que faz 80% / 20% cidade/estrada até 10k/15k km anuais
    User que faz 20% / 80% cidade/estrada até 10k/15k km anuais
    User que faz 80% / 20% cidade/estrada acima de 15k km anuais
    User que faz 20% / 80% cidade/estrada acima de 15k km anuais
    Depois modelos é ao gosto de cada um, mas pelo menos quais os combustíveis recomendados para estes ou outros padrões que achem pertinentes.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por ATF Ver Post
      Nos carros a gasolina tens uma manutenção extra: as velas
      Essa não percebi.

      Velas é para todos!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
        Essa não percebi.

        Velas é para todos!
        Nos carros a gasóleo as velas só têm como função aquecer a camara de combustao antes do motor pegar. As velas são trocadas em periodos muito superiores em relação aos carros a gasolina. as velas são fundamentais no funcionamento do motor a gasolina, nos diesel não.

        Comentário


          #64
          Ok, não opino porque mecânica não é um dos meus pontos fortes

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
            Essa não percebi.

            Velas é para todos!
            Para teres uma ideia, o meu diesel tem quase 9 anos e 270000km, e as velas são as de origem. Nos diesel as velas só são necessárias para aquecer ao pôr a trabalhar, isto com temperaturas muitos baixas. Practicamente duram uma vida do carro. As velas nos carros a gasolina são necessárias sempre para dar a faisca da explosão. Gastam-se muitissimo mais.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por ATF Ver Post
              Nos carros a gasolina tens uma manutenção extra: as velas
              Está certo! Mas...quanto custam 4 velas? De quanto em quanto tempo as tens que trocar?

              Que é mais caro: 4 velas para um 4 cilindros otto ou um filtro de particulas para um diesel?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                Está certo! Mas...quanto custam 4 velas? De quanto em quanto tempo as tens que trocar?

                Que é mais caro: 4 velas para um 4 cilindros otto ou um filtro de particulas para um diesel?
                A questão é que qunado tiveres de trocar a FAP, e se tiveres de trocar, quantos conjuntod de velas não terias já gasto se fosse um otto. Acho engraçada a forma como muitos lançam bitaites para o ar, muitos sem nunca terem tido um carro otto ou diesel. Eu tenho os 2 por isso sei perfeitamente que a manutenção diesel ser mais cara é um mito. Os quilómtros causam bem mais danos nos carros do que propriamente o facto de ser diesel ou gasolina. No meu diesel com 271000km, a única avaria que teve especifica de ser diesel foi a EGR, já com 200 e tal mil quilómtros, de resto tudo o que tem levado levaria se fosse otto.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  A questão é que qunado tiveres de trocar a FAP, e se tiveres de trocar, quantos conjuntod de velas não terias já gasto se fosse um otto. Acho engraçada a forma como muitos lançam bitaites para o ar, muitos sem nunca terem tido um carro otto ou diesel. Eu tenho os 2 por isso sei perfeitamente que a manutenção diesel ser mais cara é um mito. Os quilómtros causam bem mais danos nos carros do que propriamente o facto de ser diesel ou gasolina. No meu diesel com 271000km, a única avaria que teve especifica de ser diesel foi a EGR, já com 200 e tal mil quilómtros, de resto tudo o que tem levado levaria se fosse otto.
                  E eu secalhar sei que o mesmo carro a diesel tem uma manutenção 10 a 20% mais cara que um otto.

                  E eu nunca disse que os diesel avariavam mais!

                  Comentário


                    #69
                    Alguém que me entende caramba, dci80 tens razão rapaz, "a manutenção diesel ser mais cara é um mito".

                    Ponto final que isto já cansa.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                      Alguém que me entende caramba, dci80 tens razão rapaz, "a manutenção diesel ser mais cara é um mito".

                      Ponto final que isto já cansa.
                      E só por curiosidade: dizes isso com base em quê?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                        E só por curiosidade: dizes isso com base em quê?
                        No que ele disse, porque a base dele é a mesma que a minha, conjugar carros a gasolina e diesel debaixo do mesmo tecto.

                        Eu tenho dois a gasolina, e na mesma casa que eu vivem duas pessoas com carros a gasolina, as nossas despesas são as mesmas.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                          No que ele disse, porque a base dele é a mesma que a minha, conjugar carros a gasolina e diesel debaixo do mesmo tecto.

                          Eu tenho dois a gasolina, e na mesma casa que eu vivem duas pessoas com carros a gasolina, as nossas despesas são as mesmas.
                          Mas tu tens....carros a gasolina! Como raio sabes que manter um diesel custa o mesmo que um gasolina?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                            Mas tu tens....carros a gasolina! Como raio sabes que manter um diesel custa o mesmo que um gasolina?
                            Como é óbvio ele enganou-se..... percebe-se bem. Eu tenho om a gasolina e outro a diesel, e por acaso, só por acaso, as revisões até são mais baratas no diesel..... Para além de que do gasolina as revisões são anuais e do diesel são de 2 em 2 anos ou 30000km.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Como é óbvio ele enganou-se..... percebe-se bem. Eu tenho om a gasolina e outro a diesel, e por acaso, só por acaso, as revisões até são mais baratas no diesel..... Para além de que do gasolina as revisões são anuais e do diesel são de 2 em 2 anos ou 30000km.
                              a dos puntos evos a gasolina ao que me parece também são de 30 em 30 mil

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                Ao Relenti
                                Ao ralenti não faz 5.1 aos 100 porque não sai do sitio.

                                Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                E só por curiosidade: dizes isso com base em quê?

                                Em vez de fazeres uma maratona de posts sobre manutenção, podias fazer o seguinte:

                                Pegas em 7 ou 8 exemplos de otto e diesel equivalentes, e comparas os custos de manutenção.

                                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                São os que estão no site da VW. Se fores ao sapo encontras valores parecidos. Se eliminares os 1.9tdi que devem estar banhados a ouro ou então cujos donos acham que são como o vinho do Porto, reparas que as diferenças não são tão elevadas assim (uns €2000). Se a esse valor corrigires a diferença nos seguros (carros a diesel são mais caros e por isso os seguros também o são), começas a ter uma diferença muito, muito reduzida.

                                Desculpa lá, mas dizer que a diferença das retomas de um diesel e gasolina é muito reduzida, é não ser de todo realista com o nosso mercado.

                                Só para teres ideia um stilo a gasolina vendes por 2000 euros, a diesel não vendes por menos de 4000, ( no SV o mais barato é 5500..)


                                E para não falar na procura que um tem e o outro tem..


                                E não digam que diesel é pior porque estão a contar que avarie e as peças são mais caras, porque se vamos a adivinhar que vai avariar também há muitas coisas que podem acontecer aos otto.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                  As "peças Diesel" na generalidade dos casos são mais caras, mas estamos a falar de peças que se trocam quantas vezes na vida útil de um carro?



                                  O IUC é calculado segundo a cilindrada, 1.4 TDi paga o mesmo que 1.4 TSi...



                                  Concordo plenamente.



                                  Mas também tem intervalos menores...
                                  Mandei uma posta no IUC porque é daquelas coisas que nao sei muito, mas nao é sobre a poluiçao? Tinha ideia que sim.

                                  Quanto ao resto, acho que o 2.0i tem o mesmo intervalo de manutençao, na generalidade as pessoas fazem de 20 em 20.000km quando nao antes, no caso do 2.0 dCi no livro esta de 20 em 20.000km. A EGR e MAF depende do uso que se da ao carro, mas nao duram assim tanto, entao um Diesel que faça maioritariamente cidade, pior é


                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  A questão é que qunado tiveres de trocar a FAP, e se tiveres de trocar, quantos conjuntod de velas não terias já gasto se fosse um otto. Acho engraçada a forma como muitos lançam bitaites para o ar, muitos sem nunca terem tido um carro otto ou diesel. Eu tenho os 2 por isso sei perfeitamente que a manutenção diesel ser mais cara é um mito. Os quilómtros causam bem mais danos nos carros do que propriamente o facto de ser diesel ou gasolina. No meu diesel com 271000km, a única avaria que teve especifica de ser diesel foi a EGR, já com 200 e tal mil quilómtros, de resto tudo o que tem levado levaria se fosse otto.

                                  E quanto custa mudar o FAP+Mao de Obra e mudar Velas+Mao de Obra? Velas depende mas nao sao muito caras, ja o FAP...

                                  Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                  E não digam que diesel é pior porque estão a contar que avarie e as peças são mais caras, porque se vamos a adivinhar que vai avariar também há muitas coisas que podem acontecer aos otto.

                                  Um Diesel tem mais peças para avariar, e nao sao muito baratas, tipo EGR, MAF, FAP, Turbos, Injectores por ai fora... mas tanto um como outro so avaria se for mal usado e tiver uma manutençao deficiente, porque de resto.

                                  Agora o mercado, la esta, eu tambem posso meter o meu Corsa C 1.2 a 20.000€, nao quer dizer que me vao dar. Depois, um Diesel vale mais, e o estado dele, compara os km de um Stilo a gasolina e um a Diesel e veras que o Diesel inevitavelmente anda mais e nao me digam que dura mais porque hoje em dia Diesel e Otto duram o mesmo. Quando vejo carros no SV, se fosse para comprar, tirava na media entre 2 e 4000€, todos mais que sobrevalorizados. Entao quando vejo uma Passat de 1998 com 240.000km ja bastante degradada a 8000€, ate me arrepio.
                                  Editado pela última vez por Drifter; 17 January 2012, 19:33.

                                  Comentário


                                    #77
                                    O custo deve variar de marca para marca e/ou de modelo para modelo...Por ex...

                                    A manutenção "normal" de um corolla 1.4 d4d deverá ser idêntica a de um 1.4 vvti...até o óleo usado é o mesmo...No entanto o d4d é de corrente e o vvti de correia...Intervalos de 15000km, Calços, discos, filtros (excepto o de combustível) deve ser tudo igual...Agora, qual custará mais a manter em 200 mil km ?...

                                    Seja como for, nunca percebi este "dilema" gasolina/gasóleo...se a ideia é gastar menos porque não começar pela gama e descer um patamar...Conheço n de pessoas que fazem poucos kms e compraram diesel porque podiam e porque preferem a condução do diesel para o dia a dia...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                      O custo deve variar de marca para marca e/ou de modelo para modelo...Por ex...

                                      A manutenção "normal" de um corolla 1.4 d4d deverá ser idêntica a de um 1.4 vvti...até o óleo usado é o mesmo...No entanto o d4d é de corrente e o vvti de correia...Intervalos de 15000km, Calços, discos, filtros (excepto o de combustível) deve ser tudo igual...Agora, qual custará mais a manter em 200 mil km ?...

                                      Seja como for, nunca percebi este "dilema" gasolina/gasóleo...se a ideia é gastar menos porque não começar pela gama e descer um patamar...Conheço n de pessoas que fazem poucos kms e compraram diesel porque podiam e porque preferem a condução do diesel para o dia a dia...
                                      está tudo dito...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        Como é óbvio ele enganou-se..... percebe-se bem. Eu tenho om a gasolina e outro a diesel, e por acaso, só por acaso, as revisões até são mais baratas no diesel..... Para além de que do gasolina as revisões são anuais e do diesel são de 2 em 2 anos ou 30000km.
                                        Epah eu devo ter uma maneira esquisita de falar. Eu disse CARROS SEMELHANTES e dei o exemplo do 1.4 TSI vs 2.0 TDI.

                                        Se me disseres que tens um clio 1.5 dci e um clio 1.2 e que o 1.5dci é mais barato...ai dar-te ei razão. Mas como sei que o exemplo de carros que deste são de 2 carros completamente diferentes...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                          Ao ralenti não faz 5.1 aos 100 porque não sai do sitio.




                                          Em vez de fazeres uma maratona de posts sobre manutenção, podias fazer o seguinte:

                                          Pegas em 7 ou 8 exemplos de otto e diesel equivalentes, e comparas os custos de manutenção.




                                          Desculpa lá, mas dizer que a diferença das retomas de um diesel e gasolina é muito reduzida, é não ser de todo realista com o nosso mercado.

                                          Só para teres ideia um stilo a gasolina vendes por 2000 euros, a diesel não vendes por menos de 4000, ( no SV o mais barato é 5500..)


                                          E para não falar na procura que um tem e o outro tem..


                                          E não digam que diesel é pior porque estão a contar que avarie e as peças são mais caras, porque se vamos a adivinhar que vai avariar também há muitas coisas que podem acontecer aos otto.

                                          Ou podes tu fazer o mesmo e mostrar que a manutenção do diesel EQUIVALENTE é mais barata que no otto!

                                          É que por acaso fiz isso à hora de almoço para 30MODELOS e a versão diesel era mais cara na manutenção entre os 10% e 25%!

                                          Mas concordo totalmente contigo se me dizeres que a manutenção de um 320d é mais barata de que um M3!
                                          Editado pela última vez por PSL; 17 January 2012, 20:56.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post

                                            Agora o mercado, la esta, eu tambem posso meter o meu Corsa C 1.2 a 20.000€, nao quer dizer que me vao dar. Depois, um Diesel vale mais, e o estado dele, compara os km de um Stilo a gasolina e um a Diesel e veras que o Diesel inevitavelmente anda mais e nao me digam que dura mais porque hoje em dia Diesel e Otto duram o mesmo. Quando vejo carros no SV, se fosse para comprar, tirava na media entre 2 e 4000€, todos mais que sobrevalorizados. Entao quando vejo uma Passat de 1998 com 240.000km ja bastante degradada a 8000€, ate me arrepio.

                                            Está um bocado confuso, mas percebo +- o que queres dizer

                                            Dizes que os diesel usados customam ter mais kms, e que estão sobrevalorizados?

                                            Bem vindo a portugal!

                                            Chama-se lei na oferta e da procura, estão aos preços que estão porque há quem os compre. O mesmo se aplica ao a gasolina, têm pouca procura o que faz os preços cair descaradamente.

                                            Que eu saiba sempre foi assim que o mercado funcionou...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                              Ou podes tu fazer o mesmo e mostrar que a manutenção do diesel EQUIVALENTE é mais barata que no otto!

                                              É que por acaso fiz isso à hora de almoço para 30MODELOS e a versão diesel era mais cara na manutenção entre os 10% e 25%!

                                              Mas concordo totalmente contigo se me dizeres que a manutenção de um 320d é mais barata de que um M3!
                                              Porque é que eu de fazer isso, se eras tu que estavas a falar no assunto?

                                              Se fizeste sobre 30 modelos ao almoço, não era mal pensado partilhares aqui os resultados...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                Está um bocado confuso, mas percebo +- o que queres dizer

                                                Dizes que os diesel usados customam ter mais kms, e que estão sobrevalorizados?

                                                Bem vindo a portugal!

                                                Chama-se lei na oferta e da procura, estão aos preços que estão porque há quem os compre. O mesmo se aplica ao a gasolina, têm pouca procura o que faz os preços cair descaradamente.

                                                Que eu saiba sempre foi assim que o mercado funcionou...

                                                FUNCIONAVA! Com o downsizing que algumas marcar têm em motores otto tais como o 1,4 TSI, 1.6THP, 1.4 TJET, passou a haver mais procura e consequêntemente mais vendas dos modelos a gasolina do que os modelos a diesel.

                                                O vosso mal é esse: olham para o mercado de usados de há 5 anos atrás e esquecem-se de ver que houve uma clara evolução das vertentes a gasolina com preços que chegam aos 8000€ mais baixos que os diesel e daqui a 5 anos esses serão mais procurados que os diesel!

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                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                  Porque é que eu de fazer isso, se eras tu que estavas a falar no assunto?

                                                  Se fizeste sobre 30 modelos ao almoço, não era mal pensado partilhares aqui os resultados...
                                                  N posso! Mas podes ligar para um concessionário de qualquer marca e pedires um orçamento do mesmo modelo para a versão diesel e otto e postares aqui os resultados!

                                                  E não era só eu que falava no assunto! Que eu saiba estamos todos a falar sobre o assunto diesel vs otto e tu pelos vistos vieste meter-te na conversa, logo também estás a falar sobre o assunto;)

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                    Está um bocado confuso, mas percebo +- o que queres dizer

                                                    Dizes que os diesel usados customam ter mais kms, e que estão sobrevalorizados?

                                                    Bem vindo a portugal!

                                                    Chama-se lei na oferta e da procura, estão aos preços que estão porque há quem os compre. O mesmo se aplica ao a gasolina, têm pouca procura o que faz os preços cair descaradamente.

                                                    Que eu saiba sempre foi assim que o mercado funcionou...
                                                    olha que com o mercado do GPL já não vês muitos dos carros a gasolina tão baratos como vias a por exemplo 3 anos atrás, os vendedores também começaram a abrir a pestana, inclusive alguns ate já dizem que instalam o gpl e o comprador leva o carro pra casa ja com gpl.
                                                    se 1s anos atrás vias maquinões volvo e BMW a gasolina com 8/9 anos ao preço da chuva hoje ja não e assim, e quando falo dessas duas marcas falo de outras mais baratas

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                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                      Epah eu devo ter uma maneira esquisita de falar. Eu disse CARROS SEMELHANTES e dei o exemplo do 1.4 TSI vs 2.0 TDI.

                                                      Se me disseres que tens um clio 1.5 dci e um clio 1.2 e que o 1.5dci é mais barato...ai dar-te ei razão. Mas como sei que o exemplo de carros que deste são de 2 carros completamente diferentes...
                                                      Carros completamente diferentes? um é 1.5 diesel e o outro é um 1.4 a gasolina. Ainda para mais o gasolina não é turbo não precisando de coisas xpto. No entanto a sua manutenção é substancialmente mais cara.....

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                        Carros completamente diferentes? um é 1.5 diesel e o outro é um 1.4 a gasolina. Ainda para mais o gasolina não é turbo não precisando de coisas xpto. No entanto a sua manutenção é substancialmente mais cara.....
                                                        Devo mesmo falar chines!

                                                        Deixa cá dar-te um exemplo para ver se chegas lá: o 1.4 TSI 160cv custa em média menos 50 euros que o 2.0 TDI 140cv.

                                                        Qual é o mais barato manter?

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                          FUNCIONAVA! Com o downsizing que algumas marcar têm em motores otto tais como o 1,4 TSI, 1.6THP, 1.4 TJET, passou a haver mais procura e consequêntemente mais vendas dos modelos a gasolina do que os modelos a diesel.

                                                          O vosso mal é esse: olham para o mercado de usados de há 5 anos atrás e esquecem-se de ver que houve uma clara evolução das vertentes a gasolina com preços que chegam aos 8000€ mais baixos que os diesel e daqui a 5 anos esses serão mais procurados que os diesel!
                                                          Boa, temos homem que adivinha o futuro.

                                                          Eu não sou tão bom, só adivinho o presente, e digo que as vendas dos otto turbinados de pequena cilindrada são insignificantes comparadas com a versão diesel. ( megane 1.5 dci vs 1.4 tce; focus 1.6 tdci vs ecoboost 1.6, giulietta 1.6 Mjet vs 1.4 multiair)
                                                          Editado pela última vez por vso; 17 January 2012, 21:34.

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                                                            #89
                                                            Deixando agora de parte 1 poco a manutenção, apresento aqui 2 carros que estão a venda em 2 empresas similares (que também é importante a nível de valores) tem os 2 a mesma versão, aparentemente tem os mesmo extras pelas fotos, poderá haver alguma diferença, carros que novos tem 1 diferença substancial de preço entre a versão a diesel e a gasolina, no mercado de usados tem a diferença de 1000 euros isto a falar dum carro de 2010.

                                                            versão a gasolina 12500
                                                            Ford Fiesta 1.25 TITANIUM , Gasolina, 12.500

                                                            versão a diesel 13500
                                                            http://auto.sapo.pt/Carros/Ford-Fies...m-1091723.aspx

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                              Devo mesmo falar chines!

                                                              Deixa cá dar-te um exemplo para ver se chegas lá: o 1.4 TSI 160cv custa em média menos 50 euros que o 2.0 TDI 140cv.

                                                              Qual é o mais barato manter?
                                                              Não compares 1400 com 2000, em portugal altas cilindradas é só para os ricos, com a quantidade absurda de imposto que pagam.

                                                              Dai as vendas de um 2L diesel de um astra, megane, etc serem bastante fracas em portugal, pois a diferença para os 1.5L/1.6L é estupidamente grande.

                                                              Comentário

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