Originalmente Colocado por PedroF
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E quando os (ESPECTACULARES) 7 anos de garantia são PAGOS "às prestações"?
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Originalmente Colocado por pedrolimma Ver PostoAs garantias que existem de 5 anos e 7 anos , resume-se apenas em garantir que o cliente durante esses anos tenha de fazer as revisões no concessionário oficial e não numa oficina diferente. O cliente fica assim assegurado por esse tempo nada mais.
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostÉ perfeitamente LEGAL...a marca querer ou não cumprir a Lei é outra coisa...mas tb se não cumprem mesmo com os clientes...
No entanto o que a lei diz, é que pode ser feita fora, desde que respeite os standards e indicações do construtor.
Ora no caso de uma avaria grave, os peritos da marca, vão perguntar na tua oficina qual o momento de torque com que apertaram o bujão. Se fizeram o indicado no recall x. Se mudaram a peça y usando os passos de acordo com a indicamão do manual da marca.
E tu dizes adeus à garantia e pagas.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostTu tens estado sempre a defender, e legalmente estás correcto, de que não é preciso ir à marca para manter a garantia.
No entanto o que a lei diz, é que pode ser feita fora, desde que respeite os standards e indicações do construtor.
Ora no caso de uma avaria grave, os peritos da marca, vão perguntar na tua oficina qual o momento de torque com que apertaram o bujão. Se fizeram o indicado no recall x. Se mudaram a peça y usando os passos de acordo com a indicamão do manual da marca.
E tu dizes adeus à garantia e pagas.
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostJá por diversas vezes elogiei aqui a evolução dos construtores nipónicos de "2ª linha" como, por exemplo, a KIA.
Sinto que deram um salto qualitativo muitissimo relevante, estejamos a falar nos interiores ou nos exteriores.
Associado a esta evolução, oferecem geralmente, um "bónus" muito aliciante que são as garantias muitissimo alargadas. NO caso da KIA, são 7 anos.
Teoricamente, fantástico!
No entanto, qual não foi a minha surpresa quando ontem, uma colega minha me mostrou a factura do seu Kia Ceed Coupe 1.4, 90cvs, na sua primeira revisão (anual, pois kms tem ainda < de 10000kms) e a factura chegou aos 255 euros.
Isto para uma revisão básica sem qq tipo de intervenção adicional.
Para um carro destes, a gasolina ainda por cima... Como se justicam estes valores?
Fiz automaticamente o comentário que basicamente está descrito no titulo deste topico... Será que estes 7 anos de garantia são pagos em suaves prestações anuais?
Fica a questão...
não me espanta.... e também não é por aí que o fabricante recupera
o custo adicional da garantia, já que o grosso da factura, lubrificante e
mão de obra, é fixado pela concessão! Parece-me uma falsa questão!
No caso do Kia Ceed, o primeiro veículo a oferecer 7(5+2) anos de
garantia, a marca recupera parte do esforço adicional ou criar um plano
de manutenção que "obriga" o consumidor final a visitar a oficina a cada
15k km ou 20k km. (Quanto alguns concorrentes fazem-no em 30k km)
Se depois a parte variável da factura está inflacionada, isso não é
culpa do fabricante mas sim da concessão, que está a majorar o custo da
da mão de obra, do lubrificante e de outros "consumíveis variáveis".
Se ela é defacto tua amiga, diz-lhe para procurar outra concessão!
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Originalmente Colocado por MGomes Ver PostDeixa ver se eu percebi ... tu compras um carro novo, e depois a seguir fazes a manutenção fora da marca, logo na 1ª revisão. É isso?
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Originalmente Colocado por SavageXp Ver PostClaro, o óleo e filtros são considerados peças desgaste, está escrito no papel da garantia, não são abrangidos por garantia. Ah e garantia pra quê? Nem a precisei de usa-la até agora. 1000€ que podia ter poupado.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostTu tens estado sempre a defender, e legalmente estás correcto, de que não é preciso ir à marca para manter a garantia.
No entanto o que a lei diz, é que pode ser feita fora, desde que respeite os standards e indicações do construtor.
Ora no caso de uma avaria grave, os peritos da marca, vão perguntar na tua oficina qual o momento de torque com que apertaram o bujão. Se fizeram o indicado no recall x. Se mudaram a peça y usando os passos de acordo com a indicamão do manual da marca.
E tu dizes adeus à garantia e pagas.
...Claro que não...como o vais provar?...pagaste a primeira e voltas a pagar...
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostTu tens estado sempre a defender, e legalmente estás correcto, de que não é preciso ir à marca para manter a garantia.
No entanto o que a lei diz, é que pode ser feita fora, desde que respeite os standards e indicações do construtor.
Ora no caso de uma avaria grave, os peritos da marca, vão perguntar na tua oficina qual o momento de torque com que apertaram o bujão. Se fizeram o indicado no recall x. Se mudaram a peça y usando os passos de acordo com a indicamão do manual da marca.
E tu dizes adeus à garantia e pagas.
foi motivada pela má manutenção realizada fora da rede oficial. Ao
contrário do que se pensa, não é o consumidor que tem que provar
que efectuou tudo conforme sugerido pelo fabricante.
Além disso, o construtor continua a ter que prestar informações
sobre recalls e, caso o consumidor queira, até pode pedir à concessão
oficial que supostamente conhece todos os procedimentos, que montem
os componentes que ele quer!
Além disso, tendo em conta o envolvimento contratual directo dos construtores de veículos nas reparações sob garantia, na assistência gratuita e nas operações de convocação de veículos para trabalhos específicos, os acordos que incluam a obrigação de as oficinas de reparação autorizadas utilizarem nessas reparações apenas peças sobressalentes originais fornecidas pelo construtor do veículo devem ser abrangidos pela isenção.
A cada duas revisões (40k km) que que visito a concessão
oficial do meu veículo, levo as pastilhas para eles montarem.
Por exemplo:
pastilhas traseiras + montagem, 150€ na Volvo (Santogal)
Pastilhas compradas fora da rede, 30€! Basta agora somar uma
hora de mão de obra!
O mesmo se aplica às dianteiras. (Estas sim, troco a cada 40k km)Editado pela última vez por Shaft; 26 May 2012, 20:41.
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Pois, deve de ser com as revisões sempre feitas na marca que ainda ai andam tantos Fiat´s Uno 1 modelo, de certeza, e com todos os apertos com os torques certinhos e filtros e oleo de origem, mas de certeza absoluta, sem duvida. Mercedes, bms, audis volvos e outras marcas premium é que nem ve-las com tanta quantidade como os fiats - devem de ter deixado de ir à marca, de certeza e berraram.... Eu faço tudo em casa, nem por sombras os valores passam dos 2 digitos com filtros bosh, oleo motul, anilhas bujon, apertos xpto etc e por isso ainda ando com o meu 11 turbo, a minha passat 130, o meu guilieta de 1985, etc etc - acho que origem mesmo foi quando eles foram vendidos e problemas - que o diabo seja surdo e mudo - só mesmo os próprios pelos anos dos carros em questão.
Acho muito bem que as marcas e quaisquer outras empresas em questão cobrem tanto a quem o tem para dar mas que o retribua aos empregados, ou seja, cobram bem mas também pagam bons salários, dão muitas regalias e beneficios aos empregados etc,etc, mas nem sempreou quase nunca acontece - tipo comprarem uma bateria, levam 80 € por uma de 45Ah colocada no sitio, muitas vezes nem verificam o estado do alternador nem o do motor de arranque e a dita peça custa-lhes a eles a módica quantia de 28€ a 30€ e depois ainda dizem que não é uma bateria qualquer , mas é uma Var.. ou uma Auto... etc etc, e sim assumirem qualquer coisa..... vai lá vai - a correia de distribuição que parta que vais ver se eles te reparam o carro antes do importador/representante/vendedor da mesma assumir....
Eu não me importo de contribuir para quem também contribui, mas para chulos,... já tenho o gover.. e eles não assumem nada pois a culpa é sempre dos que estiveram antes no poleiro...
Boas e baratas revisões, pois afinal antigamente os carros duravam tanto e era só sucata, oleo de terceira, filtros da treta e agora derretem dinheiro nas revisões e até para mudar a lampada de um pisca vão à origem e nunca mais saem de lá com tanto problema das novas tecnologias.
TANTO DINHEIRO GASTO PARA QUEM SÓ TEM O CARRO 2 A 4 ANOS - MALEMPREGADO - são opiniões
Saudações
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Originalmente Colocado por PedroF Ver Post...mas tu acreditas mesmo que se na marca te apertarem mal um parafuso (torque) e mais tarde tiveres um problema por isso, eles se vão responsabilizar?...
...Claro que não...como o vais provar?...pagaste a primeira e voltas a pagar...
Até hoje, ainda não houve qualquer problema à minha volta cujas marcas não tivessem assumido o que tinham que assumir.
Muitas pessoas, como é hábito, misturam maus profissionais com o que deve ser feito.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostAs revisões são como os restaurantes, podes até comer pior num restaurante mais sofisticado do que numa tasca, mas há um conjunto de diferenças mais ou menos valorizáveis por cada um e tanto podes comer um prato por 4 ou 5 euros como por 25 ou 30.Editado pela última vez por PedroF; 26 May 2012, 21:42.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostSe acredito? Claro que acredito.
Até hoje, ainda não houve qualquer problema à minha volta cujas marcas não tivessem assumido o que tinham que assumir.
Muitas pessoas, como é hábito, misturam maus profissionais com o que deve ser feito.
...Como já foi falado atrás, as marcas tentam sempre fugir ao que a Lei as obriga...principalmente em avarias graves...
...És um sortudo...o que não falta são casos que provam exactamente o contrario...
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostTu tens estado sempre a defender
...mas é caricato ver alguns users, supostamente (ou não) clientes, defenderem os preços praticados pelas marcas...o óleo comprado por nós custa 20€...a marca, que ainda o deve comprar por menos, vende-o ao cliente por 75...e...tá-se bem...é tudo normal...
...As marcas são geridas por quem sabe e se estão a cumprir os objectivos vão mudar para quê?...Mas á que ter a noção das coisas...
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Isso de levar o carro à marca não quer dizer absolutamente nada. Tanto se é bem servido na marca como numa oficina de esquina e vice-versa.
Aqui em casa há um Mercedes classe A comprado em 2ª mão num stand oficial Mercedes. Após a compra obtou-se por ir fazer as revisões no mesmo sitio onde se comprou o carro para não perder a garantia. Só sei dizer que não me lembro de ser tão mal servido pagando tanto. O carro estava sempre lá a arranjar, pagava-se os arranjos a preço de ouro (chagavam a 1000€), era praticamente todos os meses que o carro lá estava para ser reparado. Tirou-se o carro da Mercedes e desde então o carro tem sido impecável nunca mais teve problemas, ou seja, desde 2004 que o carro é arranjado em oficinas de esquina sem problemas de maior. Por aqui eu concluo que o carro não tem nenhum defeito de fabrico e que naquela oficina da Mercedes não se sabe reparar carros Mercedes. Pelo exposto não se pode dizer que o melhor é levar o carro à marca porque nem sempre assim o é.
E quanto a essas garantias de 7 anos, de certeza absoluta que as revisões já tem uma margem prevista para futuros arranjados "ao abrigo da garantia", por isso os poucos carros que passaram aqui por casa só vêm a marca na garantia e nem sempre é assim.Editado pela última vez por acca; 26 May 2012, 22:08.
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostO topico desvirtuou bastante... A ideia era comparar o tipo de intervenção em causa e respectivo preço com concorrentes do mercado.
Não era de todo, criar aqui um topico conde se compara ou se esgrimem argumentos entre manutenção na marca e fora dela...
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostO topico desvirtuou bastante... A ideia era comparar o tipo de intervenção em causa e respectivo preço com concorrentes do mercado.
Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostNão era de todo, criar aqui um topico conde se compara ou se esgrimem argumentos entre manutenção na marca e fora dela...
Retirado do post inicial...
Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostNo entanto, qual não foi a minha surpresa quando ontem, uma colega minha me mostrou a factura do seu Kia Ceed Coupe 1.4, 90cvs, na sua primeira revisão (anual, pois kms tem ainda < de 10000kms) e a factura chegou aos 255 euros... Será que estes 7 anos de garantia são pagos em suaves prestações anuais?...
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Originalmente Colocado por Shaft Ver PostNo caso de uma avaria grave, cabe ao fabricante provar que a avaria
foi motivada pela má manutenção realizada fora da rede oficial. Ao
contrário do que se pensa, não é o consumidor que tem que provar
que efectuou tudo conforme sugerido pelo fabricante.
Além disso, o construtor continua a ter que prestar informações
sobre recalls e, caso o consumidor queira, até pode pedir à concessão
oficial que supostamente conhece todos os procedimentos, que montem
os componentes que ele quer!
EUR-Lex - - PT
A cada duas revisões (40k km) que que visito a concessão
oficial do meu veículo, levo as pastilhas para eles montarem.
Por exemplo:
pastilhas traseiras + montagem, 150€ na Volvo (Santogal)
Pastilhas compradas fora da rede, 30€! Basta agora somar uma
hora de mão de obra!
O mesmo se aplica às dianteiras. (Estas sim, troco a cada 40k km)
O que dizes é tudo muito bonito escrito em decretos. Eu posso escrever a causa e a intervenção a fazer num recall de tal forma que ninguém a não ser um concessionário oficial consiga perceber a 100% o que lá está. Cada vez que sai um modelo novo os concessionários gastam tempo e dinheiro a formar mecânicos e analisar novos manuais para aquele modelo, se me queres convencer que a oficina aqui do lado sabe todos os dados para todos os modelos...
Volto a repetir, vocês confundem maus profissionais com o que devia ser feito.
Comentário
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Originalmente Colocado por PedroF Ver Post...Se numa marca não se apertar correctamente o bujão do óleo e o motor ir perdendo o mesmo até uma avaria grave, a mesma NUNCA se responsabiliza...
...Como já foi falado atrás, as marcas tentam sempre fugir ao que a Lei as obriga...principalmente em avarias graves...
...És um sortudo...o que não falta são casos que provam exactamente o contrario...Originalmente Colocado por PedroF Ver Post...Eu não estou a defender nada, nem estou a dizer que as marcas têm maus profissionais...Apenas estou a comparar valores que mostram as elevadas margens de lucro em cada revisão oficial...
...mas é caricato ver alguns users, supostamente (ou não) clientes, defenderem os preços praticados pelas marcas...o óleo comprado por nós custa 20€...a marca, que ainda o deve comprar por menos, vende-o ao cliente por 75...e...tá-se bem...é tudo normal...
...As marcas são geridas por quem sabe e se estão a cumprir os objectivos vão mudar para quê?...Mas á que ter a noção das coisas...
Se tentam fugir, estamos cá nós, o cliente, para os lembrar das suas obrigações. Já leste o teu livro de garantia? A maioria dos utilizadores nunca o leu.
Ainda não vi nenhum user defender os valores cobrados pelas oficinas oficiais. Volto a dizer, e já vão trÊs, uma coisa é os concessionários estarem a cobrar por uma mau serviço e outra é um serviço num concessionário oficial ser mais oneroso.
Quanto à margem de lucro, deixa-me dar-te ou relembrar-te um principio importante de pricing, um serviço/bem vale aquilo que alguém está disposto a pagar por ele. E se fosse a ti não comprava mais nada na vida. Porque se souberes a margem de lucro de muitas das coisas que compras todos os dias vais ficar louco.
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Originalmente Colocado por PedroF Ver Post(...) impostos, (...)
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Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post(...) o óleo e filtros são considerados peças desgaste, está escrito no papel da garantia, não são abrangidos por garantia. (...)
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A primeira revisão para o Ceed 1.6 Crdi aqui pelo Norte varia entre os 175€ e os 215€ , dependendo da Zona. falo com conhecimento de causa.
Acrescento ainda que tenho um amigo que fez há cerca de 1/2 ano a revisão dos 60.000Km num ceed Crdi mais antigo e pagou 270€, e se não estou enganado foi em Setúbal ou Lisboa... portanto esses 250€ são extremamente caros para a 1ª revisão do 1.4
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostLeste o que escrevi? É facílimo arranjar questões que possam colocar em causa se uma manutenção mal efectuada tenham contribuído ou causado uma avaria.
O que dizes é tudo muito bonito escrito em decretos. Eu posso escrever a causa e a intervenção a fazer num recall de tal forma que ninguém a não ser um concessionário oficial consiga perceber a 100% o que lá está. Cada vez que sai um modelo novo os concessionários gastam tempo e dinheiro a formar mecânicos e analisar novos manuais para aquele modelo, se me queres convencer que a oficina aqui do lado sabe todos os dados para todos os modelos...
Volto a repetir, vocês confundem maus profissionais com o que devia ser feito.
a ceder toda a informação técnica sobre o veículo. Posto isto, a oficina
independente só não sabe se não quiser! Aliás, na área dos sistemas de injecção
diesel, os laboratórios diesel independentes estão 1000x mais habilitados que
qualquer oficina oficial! Lembre-se de uma coisa, os componentes são fabricados
por terceiros e, essas companhias, estão presentes no mercado pós-venda,
formando oficinas independentes, ao ponto de serem estas a prestar alguns serviços
à rede oficial.
Existem maus profissionais em todos os segmentos do nosso tecido empresarial,
não é nenhuma novidade! Partindo do principio que se trata de um profissional
sério e com a devida formação, o facto de ser independente não implica ser menos
conhecedor/competente! Repare numa coisa, os profissionais independentes também
estão mais que familiarizados com processos de garantia rígidos, pois os fabricantes
de componentes que populam o mercado pós-venda, não dão garantias só por dar!
Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer no que toca a uniformizar a qualidade
das oficinas independentes mas actualmente já existem imensos profissionais
independentes que têm equipamento de diagnóstico e acesso a informação técnica
capaz de invejar muitas concessões. Neste momento o mercado pós-venda está no
processo de se capacitar para efectuar actualizações de firmware aos veículos, algo
que esteve "bloqueado" durante anos! Este processo só foi possível
com o apoio das marcas (óbvio que com custos) e com a nova legislação.
Voltando atrás. Não sei se percebeu mas a rede oficial está obrigada a intervir
no caso de um recall. Isto é, mesmo que o veículo tenha sido intervencionado
fora da rede, é o concessionário oficial que está obrigado a efectuar o serviço
de recall. Contudo, este passa a estar isento de utilizar peças ditas oficiais.
Se uma concessão arranjar desculpas para negar uma garantia, vai ter que provar
que a garantia teve origem nos componentes utilizados ou no prestador do serviço.
Como lhe disse anteriormente, se for um profissional sério terá o apoio de uma multi-nacional
fabricante de componentes para fazer valer a sua posição. Se for um intruja, fica
entalado pelo fabricante do veículo e do(s) componente(s).
Partindo do principio que se trata de um profissional sério, diga-me qual é a concessão
capaz de fazer frente à Bosch, Valeo, TRW, Luk, Delphi, Denso, etc.. se uma destas
disser que o componente foi bem aplicado e que não existe nenhuma relação
causa-efeito.
Como lhe disse, são alguns dos clientes independentes destes gigantes que prestam
alguns serviços às redes oficiais. O caso dos sistemas de injecção é cabal!
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Originalmente Colocado por Ilyushin Ver PostA primeira revisão para o Ceed 1.6 Crdi aqui pelo Norte varia entre os 175€ e os 215€ , dependendo da Zona. (...)
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