Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E quando os (ESPECTACULARES) 7 anos de garantia são PAGOS "às prestações"?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por mcag Ver Post
    Nada como um tópico incendiário... ;)

    Não vejo qualquer espanto nessa revisão, é só estar a par dos preços que são praticados na zona de Lisboa, ainda para mais na Santogal.
    Eu desde que vi um conhecido meu pagar 220 euros pela 1ª revisão de um Chevrolet Spark 1.2 LT não me admiro com nada.

    Mas já agora para comparação, o meu Cee'd 1.4 cvvt 109cv de 2009 com revisões na marca (1ª revisão não encontrei factura):
    • 2ª revisão em 2011 (velas novas, fluidos embraiagem/travões, filtros, óleo etc) - 220,43 euros;
    • 3ª revisão 2012 (filtros, óleo, 1matricula nova, rotação das rodas...) - 180.88 euros.


    Portanto, o que aconteceu com ela acontece em qualquer marca e mesmo na marca varia de oficina para oficina. Mas gostei do título do tópico... ;)
    Bom post na abordagem ao tópico, sendo também a motorização que mais se aproxima em termos de mecânica, da referida no post inicial,

    Comentário


      Esta semana apareceu-me uma pessoa a perguntar o que poderia ter um Mercedes que depois da revisão de oleo e filtro em 1000kms tinha consumido oleo, e a pressão do oleo mal deixava de acelerar baixava, quando a viatura até ali nunca tinha gasto oleo. Perguntei qual foi o oleo que tinham posto, resposta: "foi um oleo que comprei no Supermercado".

      Um bom oleo sintetico custa dinheiro, e preserva o motor, quem quiser andar com oleos semi-sinteticos de qualidade duvidosa arrisca-se a comprometer a longevidade do motor, cada qual é livre de escolher o que deita para dentro do motor, os resultados é que a longo prazo são diferentes.

      Comentário


        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
        Esta semana apareceu-me uma pessoa a perguntar o que poderia ter um Mercedes que depois da revisão de oleo e filtro em 1000kms tinha consumido oleo, e a pressão do oleo mal deixava de acelerar baixava, quando a viatura até ali nunca tinha gasto oleo. Perguntei qual foi o oleo que tinham posto, resposta: "foi um oleo que comprei no Supermercado".

        Um bom oleo sintetico custa dinheiro, e preserva o motor, quem quiser andar com oleos semi-sinteticos de qualidade duvidosa arrisca-se a comprometer a longevidade do motor, cada qual é livre de escolher o que deita para dentro do motor, os resultados é que a longo prazo são diferentes.
        Não entendi a relação do teu post com o que está aqui a ser discutido

        Comentário


          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
          Quero ver ires depois à marca com um problema grave (tipo mudar o motor, por exemplo) e teres depois que pagar do bolso ...

          Se alguem tivesse de mudar um motor, é porque o bem que compraram não presta, e pagava do bolso se ficasse quieto e não se soubesse mexer.
          É com essas ideias que as concessionárias contam, podemos dizer o que quisermos ao cliente, enrabá-lo, que ele fica mudo e faz o que quisermos.

          Para se terem as revisões em dia, ninguem precisa ir á marca, basta ir ás oficinas que cumpram os requisitos da marca, como muito bem já disseram algumas pag atrás.

          Comentário


            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
            Pergunto se nesse intervalo de valores colocados (175 a 215 euros) abrangem todos os concessionários Kia da dita zona Norte do país?, e outra curiosidade é que a dita revisão do automóvel que está em causa, é uma revisão anual de um veículo com motorização diferente da acima colocada também, coisa que se supõe ser mais abrangente na avaliação do estado do automóvel, e como deduzo que cada concessão tenha independência de avaliação técnica e de proposta de orçamento final dada ( como facilmente de observa pela disparidade de valores apresentados por diversos consumidores de um mesmo modelo de veículo) discutir preços finais fixos é algo de muito subjectivo.
            Os preços que eu apontei são estimativas de 3 concessionários antes da 1ª revisão, sendo que o valor pago acabou por ser exactamente 178,41€. Estou a falar da revisão anual, ou seja, eles recomendam 1 ano ou 20.000Km, e acabou por ser o primeiro caso. Não quero confirmar nem negar nada em relação ao post inicial, é apenas um termo de comparação. Suponho que tenha sido basicamente o mesmo serviço, apenas com a diferença da motorização neste caso ser Diesel 1.6, e ficou cerca de 72 Euros mais barato. Agora cada um conclui o que quiser ;)

            Comentário


              É importante não perder de vista que a utilização ou não de concessionários oficiais tem muito a ver com a idade do carro.

              Num carro novo quase todos preferem pagar mais e ir à marca, ainda que não achem que ficam melhor servidos, mas há uma questão de garantias, responsabilidade e valorização do carro com carimbos "oficiais" no livrinho.

              A partir dos 3, 4, 5 anos (já nem falo em charutos com 8, 10, etc.) quase toda a gente opta por sítios mais baratos, menos sofisticados mas eventualmente até melhores.

              Até porque não é raro no inicio de vida de carros com algum nível de sofisticação, tecnologia que o Zé Manel da esquina não esteja actualizado sobre como fazer certas coisas.

              Se alguém tiver ido à 1ª revisão de um carro novo fora da marca, ou se tiver um carro com 10 anos e for à marca regularmente levante o braço.

              De resto esta defesa de uma ou outra situação alegando a diferença de preços não faz sentido nenhum.

              Comentário


                Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                Não entendi a relação do teu post com o que está aqui a ser discutido
                Simples, estão a comparar preços de revisões, um bom oleo sintetico tem um preço bem diferente de um semi-sintetico, mas a maior parte dos users diz que é igual!!!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  Eu já vi uma oficina pagar uma reparação caríssima por terem deixado o filtro do óleo mal apertado. Ainda pagaram o transporte do utilizador e o carro alugado.
                  Se tentam fugir, estamos cá nós, o cliente, para os lembrar das suas obrigações. Já leste o teu livro de garantia? A maioria dos utilizadores nunca o leu.
                  Eu nunca vi isso e muito menos ouvi falar...NUNCA uma marca se vai responsabilizar por o motor perder o óleo e gripar...Pq a obrigação de ler o livro?...A marca não deverá informar o cliente do que tem direito?...Sim...é o que acontece sempre...

                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  Ainda não vi nenhum user defender os valores cobrados pelas oficinas oficiais.
                  Então lê bem outra vez...podem não o dizer directamente, mas o que dizem e no contexto que é, estão a defender esses preços...

                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  Quanto à margem de lucro, deixa-me dar-te ou relembrar-te um principio importante de pricing, um serviço/bem vale aquilo que alguém está disposto a pagar por ele. E se fosse a ti não comprava mais nada na vida. Porque se souberes a margem de lucro de muitas das coisas que compras todos os dias vais ficar louco.
                  Relembro-te tambem que já postei atrás que percebo muito bem o que dizes......Uma coisa é perceber uma boa gestão...outra é não querer falar de como se consegue esse "mérito"...

                  ...Neste ponto, a diferença entre nós dois, é que quando eu compro um carro ou vou a uma revisão sei o que estou a pagar e estou aqui a falar disso...já tu, apesar de aceitares que as margens são grandes, não estás interessado em desenvolver isso, mas sim, estás interessado em passar a ideia que, fazendo as revisões aftermark, poderemos não ter um serviço de qualidade ou poderemos vir a ter problemas com a garantia...ignorando mesmo o facto de que as marcas, neste ponto, tentam não cumprir a Lei.

                  Isso é FALSO...Há maus profissionais nas marcas e fora delas e há problemas na resolução de defeitos em garantia nas marcas e fora delas...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                    Sendo que a taxa máxima de IVA (Imposto de valor acrescentado) praticada em Portugal é de 23%, compara-se directamente com a mesma taxa praticada por mero exemplo em Espanha, nesta avaliação inicial (sem avançar com outros pontos fiscais, contabilísticos e de gestão) some-se a taxa cambial necessária em diversas acções de negócio, e rapidamente os orçamentos dados em diversas áreas de negócio são esmagados pela concorrência europeia, não será mera coincidência a deslocação de sedes fiscais, acesso a fornecedores, linha de crédito e afins,
                    ...Claro...a culpa é dos impostos......em muitas marcas, bastava venderem o óleo pelo valor que o vendem em Espanha e a diferença do Iva entre os Países esfumava-se...

                    ...E recursos humanos?...Queres falar?...É que uma recepcionista, um mecânico, um engenheiro, etc...não ganham em Portugal o que ganham pela Europa fora...e esse encargo (ou falta dele) dava para muitos pontos percentuais de Iva...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                      ...discutir preços finais fixos é algo de muito subjectivo.
                      ...Sim em Portugal é...o forte não é a transparência...Em Espanha já há marcas em que colocas no site o modelo, a revisão, e a oficina e tens o valor a pagar pela revisão...mas pronto...o que é que isso interessa para um cliente?...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        De resto esta defesa de uma ou outra situação alegando a diferença de preços não faz sentido nenhum.
                        ...embora eu esteja apenas a falar das elevadas margens nas marcas, acho que esta discussão é interessante...o preço é importante embora não decisivo para a escolha da oficina...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                          Simples, estão a comparar preços de revisões, um bom oleo sintetico tem um preço bem diferente de um semi-sintetico, mas a maior parte dos users diz que é igual!!!
                          Pode-me ter escapado mas não li nada disso...eu faço a revisão do meu carro em casa com o mesmo oleo que a marca usa (BPVisco5000)...só que compro-o por 20€, enquanto a marca, á 7 anos, o vendia ao cliente por 65€...agora deve ser por uns 75 ou mais...mas o oleo é o mesmo...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                            ...Sim em Portugal é...o forte não é a transparência...Em Espanha já há marcas em que colocas no site o modelo, a revisão, e a oficina e tens o valor a pagar pela revisão...mas pronto...o que é que isso interessa para um cliente?...

                            Já agora podes dar um exemplo ou dois de marcas com o preço das revisões no site, sff?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                              Os preços que eu apontei são estimativas de 3 concessionários antes da 1ª revisão, sendo que o valor pago acabou por ser exactamente 178,41€. Estou a falar da revisão anual, ou seja, eles recomendam 1 ano ou 20.000Km, e acabou por ser o primeiro caso. Não quero confirmar nem negar nada em relação ao post inicial, é apenas um termo de comparação. Suponho que tenha sido basicamente o mesmo serviço, apenas com a diferença da motorização neste caso ser Diesel 1.6, e ficou cerca de 72 Euros mais barato. Agora cada um conclui o que quiser ;)
                              Três concessionários não é de todo o universo da rede oficial da marca na dita zona Norte, deduzo , coisa que atrás foi escrito, um mero termo de comparação aceito se caso for de uma motorização idêntica (o exemplo dado foi de uma a gasóleo, quando a do post inicial é a gasolina) e de uma operação idêntica (ou seja uma revisão anual), nesta mesma página do tópico está um post que citei que é o que se aproxima mais das características do modelo do post inicial, que cada um retire as suas próprias conclusões.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                (...) Portugal (...), o forte não é a transparência (...)
                                Não distorcemos o contexto e o seguimento do post em que tal foi escrito (convinha se for possível), mas de qualquer modo é prática recorrente os consumidores previamente pedirem o orçamento da operação a ser realizada decerto que haverá uma razão para tal, quanto a avanços ou recuos da prática comercial é relativo,quer em relação ao sector ou á prática do mesmo, o custo fiscal mantém-se mais elevado em Portugal com o dito IVA, é objectivo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                                  Se alguém tiver ido à 1ª revisão de um carro novo fora da marca, ou se tiver um carro com 10 anos e for à marca regularmente levante o braço.
                                  Presente! Os carros em minha casa vão à marca até serem vendidos. O que foi mais tempo, foi até aos 12 anos

                                  Comentário


                                    Há já muitos anos, em 2006, creio, um ClioIII 1.2 pagou 210 euros pela revisão ao fim de um ano e pouquinhos kms....uns 5 mil, acho....
                                    Santogal....

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                      Simples, estão a comparar preços de revisões, um bom oleo sintetico tem um preço bem diferente de um semi-sintetico, mas a maior parte dos users diz que é igual!!!
                                      Os fabricantes de óleo de motor têm uma secção própria destinada às vendas para supermercados. Elf para supermercado, BP para supermercados, etc.. e por ai fora.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                                        Se tivermos a falar de uma revisão efectuada no grupo Santogal,
                                        não me espanta.... e também não é por aí que o fabricante recupera
                                        o custo adicional da garantia, já que o grosso da factura, lubrificante e
                                        mão de obra, é fixado pela concessão! Parece-me uma falsa questão!
                                        No caso do Kia Ceed, o primeiro veículo a oferecer 7(5+2) anos de
                                        garantia, a marca recupera parte do esforço adicional ou criar um plano
                                        de manutenção que "obriga" o consumidor final a visitar a oficina a cada
                                        15k km ou 20k km. (Quanto alguns concorrentes fazem-no em 30k km)
                                        Se depois a parte variável da factura está inflacionada, isso não é
                                        culpa do fabricante mas sim da concessão, que está a majorar o custo da
                                        da mão de obra, do lubrificante e de outros "consumíveis variáveis".
                                        Se ela é defacto tua amiga, diz-lhe para procurar outra concessão!
                                        A bold, desde Jan2010 que a garantia é 7anos/150mil/km total!!! com revisões de intervalos 1ano/30mil.km!!!
                                        Editado pela última vez por MrCeedSW; 27 May 2012, 13:51.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                          Eu nunca vi isso e muito menos ouvi falar...NUNCA uma marca se vai responsabilizar por o motor perder o óleo e gripar...Pq a obrigação de ler o livro?...A marca não deverá informar o cliente do que tem direito?...Sim...é o que acontece sempre...


                                          Então lê bem outra vez...podem não o dizer directamente, mas o que dizem e no contexto que é, estão a defender esses preços...


                                          Relembro-te tambem que já postei atrás que percebo muito bem o que dizes......Uma coisa é perceber uma boa gestão...outra é não querer falar de como se consegue esse "mérito"...

                                          ...Neste ponto, a diferença entre nós dois, é que quando eu compro um carro ou vou a uma revisão sei o que estou a pagar e estou aqui a falar disso...já tu, apesar de aceitares que as margens são grandes, não estás interessado em desenvolver isso, mas sim, estás interessado em passar a ideia que, fazendo as revisões aftermark, poderemos não ter um serviço de qualidade ou poderemos vir a ter problemas com a garantia...ignorando mesmo o facto de que as marcas, neste ponto, tentam não cumprir a Lei.

                                          Isso é FALSO...Há maus profissionais nas marcas e fora delas e há problemas na resolução de defeitos em garantia nas marcas e fora delas...
                                          Então já que sabes, quanto custa ao concessionário uma actualização de software? Quanto é o fee que pagam por isso? Quanto custa mandar um mecânico a uma formação do importador quando sai um novo modelo?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por jcramalho Ver Post
                                            Já agora podes dar um exemplo ou dois de marcas com o preço das revisões no site, sff?
                                            Ainda há poucos dias o user brasileiro Murillo meteu um link da Fiat brasileira onde pode ser efectuada a mesma coisa.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Shaft Ver Post
                                              Não sei se sabe mas o fabricante do veículo está obrigado, leia bem, obrigado
                                              a ceder toda a informação técnica sobre o veículo. Posto isto, a oficina
                                              independente só não sabe se não quiser! Aliás, na área dos sistemas de injecção
                                              diesel, os laboratórios diesel independentes estão 1000x mais habilitados que
                                              qualquer oficina oficial! Lembre-se de uma coisa, os componentes são fabricados
                                              por terceiros e, essas companhias, estão presentes no mercado pós-venda,
                                              formando oficinas independentes, ao ponto de serem estas a prestar alguns serviços
                                              à rede oficial.

                                              Existem maus profissionais em todos os segmentos do nosso tecido empresarial,
                                              não é nenhuma novidade! Partindo do principio que se trata de um profissional
                                              sério e com a devida formação, o facto de ser independente não implica ser menos
                                              conhecedor/competente! Repare numa coisa, os profissionais independentes também
                                              estão mais que familiarizados com processos de garantia rígidos, pois os fabricantes
                                              de componentes que populam o mercado pós-venda, não dão garantias só por dar!
                                              Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer no que toca a uniformizar a qualidade
                                              das oficinas independentes mas actualmente já existem imensos profissionais
                                              independentes que têm equipamento de diagnóstico e acesso a informação técnica
                                              capaz de invejar muitas concessões. Neste momento o mercado pós-venda está no
                                              processo de se capacitar para efectuar actualizações de firmware aos veículos, algo
                                              que esteve "bloqueado" durante anos! Este processo só foi possível
                                              com o apoio das marcas (óbvio que com custos) e com a nova legislação.

                                              Voltando atrás. Não sei se percebeu mas a rede oficial está obrigada a intervir
                                              no caso de um recall. Isto é, mesmo que o veículo tenha sido intervencionado
                                              fora da rede, é o concessionário oficial que está obrigado a efectuar o serviço
                                              de recall. Contudo, este passa a estar isento de utilizar peças ditas oficiais.
                                              Se uma concessão arranjar desculpas para negar uma garantia, vai ter que provar
                                              que a garantia teve origem nos componentes utilizados ou no prestador do serviço.
                                              Como lhe disse anteriormente, se for um profissional sério terá o apoio de uma multi-nacional
                                              fabricante de componentes para fazer valer a sua posição. Se for um intruja, fica
                                              entalado pelo fabricante do veículo e do(s) componente(s).
                                              Partindo do principio que se trata de um profissional sério, diga-me qual é a concessão
                                              capaz de fazer frente à Bosch, Valeo, TRW, Luk, Delphi, Denso, etc.. se uma destas
                                              disser que o componente foi bem aplicado e que não existe nenhuma relação
                                              causa-efeito.
                                              Como lhe disse, são alguns dos clientes independentes destes gigantes que prestam
                                              alguns serviços às redes oficiais. O caso dos sistemas de injecção é cabal!
                                              Podes tratar-me por tu que é o usual por aqui.
                                              Desculpa que te diga mas tu dizes muitas vezes que os construtores estão obrigados e pela lei devem. Mas se toda a gente respeitasse a lei o mundo era rosa e os tribunais estavam vazios.

                                              Queres um exemplo de como escrever um instrução técnica de forma a que apenas os concessionários as leiam?
                                              Para efectuar a troca da peça y deve usar o procedimento 4,12 de Outubro de 2006, com a ferramenta x cuja afinação está no procedimanto 0.16 de Novembro de 2007, para afinar o ponto deve ser efectuado de acordo com o procedimento 2.37 de Setembro de 2009.
                                              E a informação técnica tem que ser fornecida de borla?

                                              A questão do recall não me expliquei convenientemente se calhar. Se levares a uma oficina independente e fizerem uma operação em que já exista uma info a manifestar o desejo da marca que seja efectuada de forma diferente à habitual?
                                              As concessões não fazem frente à Bosch ou afins, todas as reparações ao abrigo da garantia são "julgadas" pelo importador, e é este que julga se está ao abrigo ou não em último caso. As empresas que citas só vivem porque alguém fabrica automóveis, caso contrario não existiam.

                                              Cada um vai onde se sentir mais confortável. Eu dependendo da reparação a efectuar, escolherei a oficina que julgar apropriada. Sempre que tive que reclamar, com maior ou menor esforço as minhas queixas foram atendidas.

                                              Comentário


                                                O Pessoal queixa-me de uma revisão na marca de 250€...então que poderei dizer eu que paguei 392€..

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                                  O Pessoal queixa-me de uma revisão na marca de 250€...então que poderei dizer eu que paguei 392€..
                                                  Podes dizer que foste roubado.

                                                  (digo eu, porque nem sei que modelo está em questão)

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                    O meu penultimo carro era a gasolina.

                                                    Um 2.0l com 160cvs atmosferico... Era um mazda e, creio naõ estar a mentir se disser que nenhuma revisão chegou a passar os 200euros...

                                                    O leon 2.0Tdi só nas revisões intermédias passava dos 230/250 euros, nas outras, ficava-se por algo abaixo dos 200euros...

                                                    Ficam 2 exemplos...
                                                    o meu leon pagava na intermédia 100/110€ e na outra cerca de 200€ e eu já me queixava, agora 230€ por óleo e filtros... chiça, penico!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                      Presente! Os carros em minha casa vão à marca até serem vendidos. O que foi mais tempo, foi até aos 12 anos
                                                      Os pais da minha Maria também vão sempre à marca.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        É importante não perder de vista que a utilização ou não de concessionários oficiais tem muito a ver com a idade do carro.

                                                        Num carro novo quase todos preferem pagar mais e ir à marca, ainda que não achem que ficam melhor servidos, mas há uma questão de garantias, responsabilidade e valorização do carro com carimbos "oficiais" no livrinho.

                                                        A partir dos 3, 4, 5 anos (já nem falo em charutos com 8, 10, etc.) quase toda a gente opta por sítios mais baratos, menos sofisticados mas eventualmente até melhores.

                                                        Até porque não é raro no inicio de vida de carros com algum nível de sofisticação, tecnologia que o Zé Manel da esquina não esteja actualizado sobre como fazer certas coisas.

                                                        Se alguém tiver ido à 1ª revisão de um carro novo fora da marca, ou se tiver um carro com 10 anos e for à marca regularmente levante o braço.

                                                        De resto esta defesa de uma ou outra situação alegando a diferença de preços não faz sentido nenhum.
                                                        Já tinha dado o exemplo dos pais da minha maria, mas dou também o de um primo meu que nunca foi com o carro à marca e era novo..

                                                        Mas ok, é muito raro.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                          A primeira revisão para o Ceed 1.6 Crdi aqui pelo Norte varia entre os 175€ e os 215€ , dependendo da Zona. falo com
                                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                          Três concessionários não é de todo o universo da rede oficial da marca na dita zona Norte, deduzo , coisa que atrás foi escrito,

                                                          Mas onde foi que eu disse que era todo o universo da rede oficial? Eu só falei daquilo que conheço. Dos preços que eu conheço, variam entre os 175 e os 215.. nunca disse que conheço tudo

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por jcramalho Ver Post
                                                            Já agora podes dar um exemplo ou dois de marcas com o preço das revisões no site, sff?
                                                            Não andei a procurar, mas por ex a Toyota tem...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                              Não distorcemos o contexto e o seguimento do post em que tal foi escrito (convinha se for possível)...
                                                              Se há coisa que eu sou, é objectivo...

                                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                              ...o custo fiscal mantém-se mais elevado em Portugal com o dito IVA, é objectivo.
                                                              ...o menor custo em PT com os recursos humanos é objectivo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X