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O Livro de Reclamações

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    #61
    Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
    Uma coisa é as reclamações não terem ponta por onde se pegar, e eu tb as conheço. Outra muito diferente foi o que tu disseste "Por norma, uma empresa não vai reconhecer ao cliente que tem razão numa reclamação. Ao assumir a "culpa", o que poderá fazer? Pedir desculpa, e dizer que vai tentar fazer melhor." e isto meu caro é a esperteza saloia dos portugueses.
    Mas eu gosto destes, dá-me ainda mais gozo continuar a trocar cartas registadas com as entidades reguladoras! e muitas vezes com provas!
    Gostava que escrevesses aqui num livro, então!

    EDIT: Lê lá bem o que escrevi, e vai perceber que não digo que há esperteza saloia.

    Volto a dizer, 80% ou mais das reclamações que me passam pelas mãos, não têm razão de ser. E as que têm razão de ser, em algumas pura e simplesmente não podes fazer nada (por exemplo numa GREVE) e outras abrem processos de melhoria ou correcção. O que acontece todos os dias em muitos lados.
    Agora, o que transcreves desse meu post, é um discurso generalista. E podes bem ter a certeza que é assim que acontece em 99% das empresas deste país.

    Que resposta podes dar a alguém que tem razão na reclamação? O que podes lá escrever? Que tem razão, que vamos tentar melhorar e que pedimos desculpa. Agora se podes FAZER alguma coisa para além do que ESCREVES na resposta, são coisas completamente diferentes.
    Aqui onde estou, quando há essa possibildade faz-se, mas agora se reclamam com razão (na minha opinião) que não houve serviço no dia x pq o pessoal estava de greve, digo o quê? Peço desculpa pelo sucedido, e que melhoria posso fazer? Proibir os motoristas de fazer greve?

    São estas pequenas coisas, que contam todas, e que são sempre mais fáceis de julgar pelos outros. Mas quando metem as mãos na massa e tomam conhecimento da realidade...

    Como já escreveu aí um colega, há uma coisa que se chama qualidade, e auditorias de qualidade... E certificações de empresas. Achas que uma empresa que seja certificada, e que tenha auditoria de qualidade, continua a renovar a certificação se tiver esperteza saloia e não fizer nada para melhor o serviço em relação a reclamações COM RAZÃO?

    E volto a afirmar, devia-se pagar para escrever no livro de reclamações (com as ressalvas que já disse).
    Editado pela última vez por Cyfer; 15 April 2013, 16:33.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
      Gostava que escrevesses aqui num livro, então!
      uiiiiii.... que medo de cara feia ou de uma empresa que nem se dá ao trabalho de admitir os erros.
      São tão bons que as asneiras são dos outros! Parabéns.

      Leva lá a medalha das reclamações.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por xiko Ver Post
        A única vez que pedi o Livro de Reclamações foi-me negada a apresentação do mesmo...

        Chamei a autoridade policial, mesmo na presença da autoridade continuou a ser negada a apresentação do livro de reclamações. A autoridade identificou-me e identificou o dono do estabelecimento. Eu pedi que me fosse fornecida a identificação dos agentes da autoridade uma vez que iria prosseguir com a reclamação por outras vias e pretendia indicar quem esteve presente no local

        Enviei reclamação para a ASAE com a identificação de todos os presentes.

        Passados uns meses fui notificado para ir à esquadra ser interrogado por inspector do processo. Nessa altura o inspector tentou-me demonstrar que eventualmente eu poderia não ter razão na reclamação. "Expliquei" ao inspector que mesmo sem razão não me podia ser negado o direito de reclamar e desde que chamei as autoridades a reclamação passara a ser outra, passei a reclamar a recusa na apresentação do Livro de Reclamações, era isso que eu agora pretendia que fosse analisado e eventualmente penalizado

        Recebi passados alguns meses uma comunicação onde explicava que o dono do estabelecimento chegara a acordo com o tribunal e aceitara pagar a multa pelo mínimo acrescida de custas judiciais, um pouco menos de 2.000 euricos

        Aconselho a quem reclama no LR que envie a copia da reclamação para a entidade competente, não fique a aguardar e confiando que o reclamado o faça
        ...
        A titulo de curiosidade qual foi o motivo inicial que motivou a reclamação ?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
          Já tive o gerente de uma loja Continente a ligar-me por causa de uma sugestão/reclamação que fiz por email. Fiquei boquiaberta e a verdade é que a situação mudou.
          No meu caso não foi o gerente, acho que foi uma responsável de comunicação com uma resposta "whiskas saquetas".

          Resumidamente estive 37 (ou 32?) minutos na fila da caixa do Continente da Amadora, reclamei, e recebi um telefonema a dizer "que estamos a tentar melhorar os nossos serviços e foi um pico imprevisível de afluência.

          Também não podiam fazer mais que um simples pedido de desculpas, além de tentarem não repetir a "gracinha"

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por FeiticeiroPT Ver Post
            Reclamar é um dinheiro de todos, não apenas dos riscos. Há quem não tenha 25 euros para comer, quanto mais para reclamar.

            Há uns anos, muitos até, enviei um email à reclamar para a Sic Radical, devido ao facto de eles terem tirado da programação a série South Park, sem qualquer aviso prévio.
            Eu era um viciado na série.
            Algum tempo depois, recebi um email do director da Sic Radical, Francisco Penim.
            Ele depois foi o director de programas da Sic generalista.
            Ainda chegamos a trocar vários emails, devido a eu não concordar com essa atitude da Sic Radical.
            Mas olha que quem não tem 25€ para comer, não vai reclamar com a Sic Radical (tv paga) por não passar uns desenhos animados.

            Eu percebo o que dizes, nesses casos teria que existir alguma maneira de possibilitar a reclamação (tipo gastar € para tirar uma declaraçãod e IRS por exemplo... de modo a provar que não tinha rendimento para reclamar...).

            A minha ideia (que nem é minha, existe noutros países, e a meu ver uma boa ideia), não tem nada a ver com classes. Tem sim a ver a esperteza saloia, como disse a nossa cloega aquicas...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
              uiiiiii.... que medo de cara feia ou de uma empresa que nem se dá ao trabalho de admitir os erros.
              São tão bons que as asneiras são dos outros! Parabéns.

              Leva lá a medalha das reclamações.
              Lol, era fácil pelos vistos!

              EDIT: Típico das mulheres, meter palavras na boca dos outros! Mas tás lá, continua.
              Editado pela última vez por Cyfer; 15 April 2013, 16:52.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                A titulo de curiosidade qual foi o motivo inicial que motivou a reclamação ?
                Tinha a ver com a reparação de um electrodoméstico, ficara acordado que a reparação até xxx valor poderia ser efectuada, a partir daí necessitava acordo prévio.

                Sem qualquer comunicação prévia enviaram-me mensagem para o ir levantar e quando lá fui tinha uma conta de quase o dobro do valor anteriormente referido como tacitamente aceite. Recusei pagar esse valor, sem apresentar reclamação.

                Como não pude reclamar também não paguei e deixei o equipamento lá, poderia ter avançado mais com o processo mas não valia a pena pelo valor do equipamento....

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Eu sei que não é obrigatório, mas eu faço-o e aconselho a fazer. Sempre é uma forma de garantir que a reclamação chega ao lugar devido e não há "esquecimentos".

                  Lembrei-me agora que já recorri também ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo por causa de uma compra feita na net. Correu tudo lindamente!
                  Isso irá depender do prestador de serviços/entidade. A minha recebeu uma reclamação dum iluminado e , em menos de 15 dias , estava eu a ser contactado pelos serviços , para saber o que se tinha passado. Se deram alguma resposta ao iluminado , desconheço.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                    Cobrar ao cliente para efectuar reclamação seria uma boa forma de triagem, mas parece-me que vai contra os princípios de melhoria continua e melhoramentos de qualidade. As teorias defendem que se deve estimular tanto o cliente como o próprio empregado a fazer sugestões/reclamações sobre o que está mal ou deveria ser melhorado no serviço. A empresa se olhar para as reclamações através de uma perspectiva de aprendizagem (o que não acontece regra geral) vai aperceber-se de certas falhas de concepção facilmente corrigiveis, mesmo nas reclamações que à primeira vista parecem não ter razão de ser.

                    O problema não está só no cliente que muitas vezes tende a reclamar em excesso, mas também na empresa que não vê as reclamações como uma forma de aprender a melhorar o seu serviço e considera as mesmas uma grande "chatice" e perda de tempo.

                    Concordo, mas se a maioria das reclamações não fossem desabafos, ou coisas do género, mas sim reclamações válidas e sugestões pertinente, a visão que a empresa teria das reclamações, mudaria, a meu ver.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                      Lol, era fácil pelos vistos!

                      EDIT: Típico das mulheres, meter palavras na boca dos outros! Mas tás lá, continua.

                      Para encerrar o assunto, já que te achas o supra sumo do assunto e não fazes ideia que podes estar a tentar ensinar o padre nosso ao vigário, volto a dizer-te que a atitude que a empresa para a qual trabalhas tem é de esperteza saloia.
                      Além de que a menos que tenhas feito uma alteração (nem me vou dar ao trabalho de ir ver) do que tinhas escrito, tu assumiste que não dáo razao ao cliente. Logo....

                      Mas continua que é engraçado de ler.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                        Para encerrar o assunto, já que te achas o supra sumo do assunto e não fazes ideia que podes estar a tentar ensinar o padre nosso ao vigário, volto a dizer-te que a atitude que a empresa para a qual trabalhas tem é de esperteza saloia.
                        Além de que a menos que tenhas feito uma alteração (nem me vou dar ao trabalho de ir ver) do que tinhas escrito, tu assumiste que não dáo razao ao cliente. Logo....

                        Mas continua que é engraçado de ler.
                        Não tenho culpa que encares assim as TUAS participações neste fórum!

                        Mas não, não mudei nada, e não, não foi isso que escrevi.

                        Isso foi o que conseguiste ler...

                        Comentário


                          #72
                          Pagar para reclamar, não faz sentido nenhum.
                          Existem outros mecanismos para dissuadir as pessoas de reclamarem, como o diálogo ou tentativa de explicação para o suposto problema.
                          Tive à uns anos atrás uma situação tão caricata, que o meu ultimo recurso para evitar uma reclamação no livro foi, chamar eu a policia.

                          Comentário


                            #73
                            Como tudo na vida, as coisas funcionam enquanto são novidade, depois o efeito esbate-se.

                            ...e com a crise que por aí anda, não sei até que ponto haverá verbas para a fiscalização.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                              E lá porque a empresa não assume (pq se acha acima de qq outra inteligência) os erros que faz, a culpa é do cliente e este ainda tem de pagar?
                              Brilhante!
                              Já o fazes cada vez que ligas para um 707.


                              Alguém faz ideia do 707 para onde podemos ligar a reclamar dos preços absurdos dos 707?

                              Comentário


                                #75
                                atenção que se escreve "Livro d9 reclamações"

                                Comentário


                                  #76
                                  Em Fevereiro de 2012 fiz uma reclamação na loja nokia do bragaparque.

                                  Recusaram-se arranjar o meu telemóvel na garantia a não ser que eu comprasse um chassis novo para o mesmo pois aquele encontrava-se rachado (o mais bonito é que ele provavelmente rachou devido às temperaturas que atingia, já que nunca me caiu)

                                  Ele tinha vários problemas; queriam-me cobrar 75€ por um serviço que no meu ver não tinha que ser pago.

                                  Escrevi no livro de reclamações; na loja disseram-me que teria de ser eu a enviar a minha cópia para a ASAE.
                                  Mesmo sabendo que esta informação estava errada enviei sabendo que eles não iriam enviar a sua cópia.


                                  Tirei 1 print da reclamação, se não ficaria sem o número do registo e enviei. Ainda hoje não há registo da reclamação no site onde se pode ver o andamento da situação e nunca mais ninguém me disse nada. Entretanto a loja fechou e fiquei com um tijolo em casa...

                                  Gostava muito da nokia, mas depois desta brincadeira nunca mais....

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por anaisabel19886 Ver Post
                                    Em Fevereiro de 2012 fiz uma reclamação na loja nokia do bragaparque.

                                    Recusaram-se arranjar o meu telemóvel na garantia a não ser que eu comprasse um chassis novo para o mesmo pois aquele encontrava-se rachado (o mais bonito é que ele provavelmente rachou devido às temperaturas que atingia, já que nunca me caiu)

                                    Ele tinha vários problemas; queriam-me cobrar 75€ por um serviço que no meu ver não tinha que ser pago.

                                    Escrevi no livro de reclamações; na loja disseram-me que teria de ser eu a enviar a minha cópia para a ASAE.
                                    Mesmo sabendo que esta informação estava errada enviei sabendo que eles não iriam enviar a sua cópia.


                                    Tirei 1 print da reclamação, se não ficaria sem o número do registo e enviei. Ainda hoje não há registo da reclamação no site onde se pode ver o andamento da situação e nunca mais ninguém me disse nada. Entretanto a loja fechou e fiquei com um tijolo em casa...

                                    Gostava muito da nokia, mas depois desta brincadeira nunca mais....
                                    E disseram muito bem. A tua cópia envias tu, se quiseres. A cópia deles enviam eles, por lei.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Nop.. Se calhar não expliquei bem, da forma que eles me disseram, somente eu iria enviar a minha cópia, eles não teria que enviar nada
                                      Quando depois andei-me a informar pela net é que vi que eles eram obrigados a enviar um dos duplicados e eu só enviaria se quisesse
                                      Editado pela última vez por anaisabel19886; 15 April 2013, 21:09.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por anaisabel19886 Ver Post
                                        Nop.. Se calhar não expliquei bem, da forma que eles me disseram, somente eu iria enviar a minha cópia, eles não teria que enviar nada
                                        Quando depois andei-me a informar pela net é que vi que eles eram obrigados a enviar um dos duplicados e eu só enviaria se quisesse
                                        Questão de interpretação. Provavelmente apenas quiseram informar-te do teu direito. Não eram obrigados a informar o dever deles e talvez por isso o tenham omitido. Mas para terem tido o cuidado de te dizer isso duvido que estivessem a fugir com o rabo à seringa.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Nao é bem no livro mas é uma reclamaçao a mesma.

                                          Ponto de situaçao
                                          Só tenho PT's na minha zona, tudo o resto é satelite ou sem fios e só se aproveita o satelite pois net sem fios é voltar aos 56k
                                          Tenho net fixa 4MB (só me chega a 2MB) da sapo por 21€ e a porcaria do telefone (nao dou uso mas sou obrigado a ter) por mais 10€
                                          Farto de ter de pagar o telefone liguei para a PT

                                          A vergonha deste país

                                          Liguei pra PT e disseram que estou fora de uma zona especifica e tenho sempre de pagar mais 10€ do telefone porque a ANACOM assim o obriga ficando isentos grande porto e grande lisboa. (ja nao basta terem praticamente todos os operadores em concorrência ainda tem este beneficio)
                                          envio um mail para a anacom e respondem-me a dizer que nao podem fazer nada.
                                          moral da historia a culpa nao é nossa é deles vs a culpa nao é nossa é deles e nós aqui a ter de pagar por serviços que nao queremos....

                                          nao me ademira que o salassie (la o gajo da troika) venha dizer que nao percebe como é que os preços das telecomunicações em portugal nao descem.

                                          vejo a maioria do pessoal com pacotes de 30€ por net de xxmegas mais telefone ilimitado mais uma catrefada de canais e ainda a regatear o preço e eu que para ter apenas uma net minimamente decente tenho de pagar cerca de 31,5€...

                                          lamentos a parte

                                          Pessoal que mora em situaçao identica a minha, existe alguma opçao mais em conta em que tenha internet ilimitada e uma velocidade minima que dê pra ver videos no youtube sem parar?

                                          e nem sou propriamente de uma zona do campo, moro perto de amarante uma grande cidade do norte rodeado por outras tantas cidades granditas. já era de esperar que uma zona com tanta gente estes serviços fossem melhorzinhos

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por solitario Ver Post
                                            Nao é bem no livro mas é uma reclamaçao a mesma.

                                            Ponto de situaçao
                                            Só tenho PT's na minha zona, tudo o resto é satelite ou sem fios e só se aproveita o satelite pois net sem fios é voltar aos 56k
                                            Tenho net fixa 4MB (só me chega a 2MB) da sapo por 21€ e a porcaria do telefone (nao dou uso mas sou obrigado a ter) por mais 10€
                                            Farto de ter de pagar o telefone liguei para a PT

                                            A vergonha deste país

                                            Liguei pra PT e disseram que estou fora de uma zona especifica e tenho sempre de pagar mais 10€ do telefone porque a ANACOM assim o obriga ficando isentos grande porto e grande lisboa. (ja nao basta terem praticamente todos os operadores em concorrência ainda tem este beneficio)
                                            envio um mail para a anacom e respondem-me a dizer que nao podem fazer nada.
                                            moral da historia a culpa nao é nossa é deles vs a culpa nao é nossa é deles e nós aqui a ter de pagar por serviços que nao queremos....

                                            nao me ademira que o salassie (la o gajo da troika) venha dizer que nao percebe como é que os preços das telecomunicações em portugal nao descem.

                                            vejo a maioria do pessoal com pacotes de 30€ por net de xxmegas mais telefone ilimitado mais uma catrefada de canais e ainda a regatear o preço e eu que para ter apenas uma net minimamente decente tenho de pagar cerca de 31,5€...

                                            lamentos a parte

                                            Pessoal que mora em situaçao identica a minha, existe alguma opçao mais em conta em que tenha internet ilimitada e uma velocidade minima que dê pra ver videos no youtube sem parar?

                                            e nem sou propriamente de uma zona do campo, moro perto de amarante uma grande cidade do norte rodeado por outras tantas cidades granditas. já era de esperar que uma zona com tanta gente estes serviços fossem melhorzinhos
                                            Neste caso posso tentar ajudar-te.

                                            Podes ligar para a linha de retenção a fim de teres uma tarifa reduzida na internet 4mb, por tempo limitado claro.

                                            Quanto à questão da linha, é uma questão de concorrência, ao que chamam de zonas sapo ou zonas adsl. Sendo que na tua zona não há concorrência, pagas o aluguer de linha, nesse caso, 10€.

                                            Quanto a velocidades, sendo serviço adsl, é normal que não te chegue o contratado e provavelmente estás muito longe da central telefónica.

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                                              #82
                                              Dá para ver em algum lado como está a situação de uma reclamação feita no livro?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                Neste caso posso tentar ajudar-te.

                                                Podes ligar para a linha de retenção a fim de teres uma tarifa reduzida na internet 4mb, por tempo limitado claro.

                                                Quanto à questão da linha, é uma questão de concorrência, ao que chamam de zonas sapo ou zonas adsl. Sendo que na tua zona não há concorrência, pagas o aluguer de linha, nesse caso, 10€.

                                                Quanto a velocidades, sendo serviço adsl, é normal que não te chegue o contratado e provavelmente estás muito longe da central telefónica.
                                                não percebi a parte da linha de retenção.

                                                eu sei que nunca atinjo as velocidades contratadas mas isso tambem nao é coisa que me chateia muito, não faço grandes downloads, desde que de pra ver a bola no firstrow, stream de filmes/series e videos no youtube sem atrasos ta bom para mim.

                                                em solução aos 10€ de aluguer pelo telefone optei a já algum tempo por um pacote base de 10,5€ em telefone consumíveis. pouco uso tem mas sempre é dinheiro que nao é gasto em vão (gasta-se prai 2 ou 3€ por mes se tanto)

                                                mas fartei-me de os pagar e fui ver se ja dava para anular este custo... mas anos se passam e não ha maneira.

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                                                  #84
                                                  Dia 3 de Abril apresentei reclamação no livrinho da ZON do Forum Sintra, ontem chegou a resposta da ZON a dar-me razão mas armados em chico-espertos. Se na factura não vierem os meus 5€ de volta sai mais uma deslocação à loja em causa e desta vez para falar directamente com o gerente da loja.

                                                  Foi a primeira vez que utilizei o livro de reclamações mas ultimamente ando numa guerra com os serviços da CMSintra por causa do estacionamento, já apresentei reclamação no apoio ao municipe onde me foi dada razão. Já me desloquei 3x pessoalmente à Policia Municipal, já telefonei mais de 10x para a policia municipal e ontem estive reunido com 2 eng do depart. de obras municipais que me dão razão. Mas ninguem faz nada!

                                                  Hoje inscrevi-me para falar na Ass Municipal da proxima semana e tenciono estar presente na reunião aberta dos vereadores da camara e falar pessoalmente com o vereador Luis Duque (sim o gajo do sporting de lisboa)

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                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                                                    Mas olha que quem não tem 25€ para comer, não vai reclamar com a Sic Radical (tv paga) por não passar uns desenhos animados.
                                                    Eu felizmente tenho 25 euros para comer, isso não me falta. Estava a referir-me às outras pessoas que não têm.
                                                    South Park não são uns "desenhos animados", é muito mais do que isso.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por LeonHeart Ver Post
                                                      Dá para ver em algum lado como está a situação de uma reclamação feita no livro?
                                                      Supostamente aqui https://rtic.consumidor.pt/rtic/publico mas passado mais de um ano de uma reclamação que fiz, indicam-me que ainda não foi recepcionada..

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Já utilizei algumas vezes esse livrito em algumas coisas, mas não é porque espero ser ressarcido de algo mas apenas porque quero que fique apontado legalmente.
                                                        Uma das vezes que fiz a reclamação foi na Seat onde fui bastante mal tratado e recebi uma resposta daquelas chapa 5. Escalei a situação e fiz reclamação directamente na Seat Ibéria. O chefe de oficina e o "engenheiro" responsável foram ambos afastados dos seus cargos e os recepcionistas levaram altas reprimendas.
                                                        A frase que mudou tudo foi quando a recepcionista me disse que "eu não tinha razão nenhuma" e que "não tinha nada que reclamar".

                                                        A última reclamação que fiz foi num posto de abastecimento às 3 da manhã porque se me recusaram em desbloquear a bomba para poder atestar o carro (ia de viagem e não queria por à mijinha). E antes que venham com moralismos há que ver que:

                                                        -O meu carro estava a ser vigiado por câmaras;
                                                        -Em ocasiões passadas nunca me negaram o abastecimento fosse a que horas fosse;
                                                        -O empregado estava de muito mau humor;
                                                        -Eu mostrei o cartão de uma "empresa associada" ao posto;
                                                        -Ofereci-me para deixar o meu documento identificativo enquanto ia abastecer;
                                                        -Taxistas paravam e enchiam sem qualquer stress;
                                                        -2 clientes "normais" e não taxis encheram o depósito sem mostrar porra nenhuma;

                                                        Como é óbvio pedi o livro de reclamações e ele disse que ia chamar a polícia. E eu disse-lhe "então chame!" A polícia lá veio e antes de entrarmos para dentro da bomba para que eu pudesse preencher o dito livrinho eles tentaram acalmar-me e até concordaram comigo mas não podiam "obrigar" o empregado a deixar-me atestar, apenas o podiam obrigar a dar o livro. Preenchi a reclamação, meti 5€ e fui atestar a outra bomba. Aquele posto perdeu à cabeça com esta palhaçada cerca de 10 clientes fixos, associados comigo, que passam lá algumas vezes por mês para encher o tanque. Isto passou-se há umas 3 semanas, não recebi resposta até agora mas estou-me a marimbar para isso. Só lá volto se me oferecerem 2 depósitos, 1 mês de revistas AutoHoje e um pedido de desculpas formal

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Quando apareceu, o Livro de Reclamações, parecia o bicho papão, as empresas tinham medo que os clientes usassem e prometiam-se multas e fiscalizações apertadas.

                                                          Passados uns bons anos, parece que todo o dramatismo acabou e já muitos locais têm os livros cheios e por norma nada acontece.

                                                          Já tive de preencher o livro 3 vezes, duas delas recentemente. E em ambas os resultados foram iguais a zero.


                                                          O 1º caso foi num stand automóvel, nunca tive qualquer feedback da minha queixa...

                                                          O 2º caso foi numa operadora móvel e recebi cerca de 1 mês e meio depois a reposta da Anacom. "Não podemos fazer nada!"

                                                          Já soube de outros casos em que as pessoas recebem respostas das entidades competentes e a situação é sempre a mesma "Não podemos fazer nada!"
                                                          Se uma operadora móvel é "vigiada" pela Anacom, se eu faço uma queixa e a anacom diz que nada pode fazer, então quem é que pode?

                                                          Quais têm sido as vossas experiências com os Livros de Reclamações?
                                                          muito simples, e sabendo tu onde eu trabalho, são centenas de reclamações inúteis e completamente fúteis que as pessoas escrevem. muito sinceramente é maior a preocupação da empresa acerca delas do que as entidades oficiais.

                                                          existem reclamações em que os clientes deviam pagar multas...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por solitario Ver Post
                                                            não percebi a parte da linha de retenção.

                                                            eu sei que nunca atinjo as velocidades contratadas mas isso tambem nao é coisa que me chateia muito, não faço grandes downloads, desde que de pra ver a bola no firstrow, stream de filmes/series e videos no youtube sem atrasos ta bom para mim.

                                                            em solução aos 10€ de aluguer pelo telefone optei a já algum tempo por um pacote base de 10,5€ em telefone consumíveis. pouco uso tem mas sempre é dinheiro que nao é gasto em vão (gasta-se prai 2 ou 3€ por mes se tanto)

                                                            mas fartei-me de os pagar e fui ver se ja dava para anular este custo... mas anos se passam e não ha maneira.
                                                            Amigo, a linha de retenção, é a linha de cancelamentos (16200 - Opção 4 - Opção 3)

                                                            O que te disse é que ligando ai e dizendo que queres cancelar o serviço porque é caro e não tens a velocidade eles vão-te fazer propostas. A proposta será um desconto de 4€ durante 6 meses ou 6€ durante 3 meses que vai dar ao mesmo. Depois, esse plano que tens é bom, mas há um no telefone que ficas a pagar 9.99 e chamadas 24h por dia para a rede fixa lol

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Boas!
                                                              Acho que andam cá tópicos de reclamações sobre objectos ainda dentro da garantia, mas não estou a encontrar.

                                                              A minha dúvida é: Um móvel comprado à quase 2 anos; entretanto já vai com uma série de problemas. Entre os quais peças partidas.
                                                              Neste caso o "técnico" vai avaliar o que se pode fazer.
                                                              Ora estando ainda dentro da garantia, o móvel só pode ser reparado ou pode exigir-se um novo?

                                                              É que da 1a vez que houve problemas a "sra." deu uma solução "caseira", mas como não estou para soluções caseiras gostava mesmo é de saber o que posso fazer.

                                                              Neste caso é uma cama. As tábuas do estrado estão TODAS com defeito e já é a 2a vez que partem.
                                                              Ora como está quase a fazer 2 anos era para saber se vou ter que ficar com "remendos" na cama, ou se poderei exigir uma nova. De salientar que logo desde início começou a dar problemas

                                                              Comentário

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