Anúncio

Collapse
No announcement yet.

os subsidios da função publica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Não concordo nada com este tipo de argumentação, acho que é comparar o incomparável.

    Tenho amigos que foram para o público porque valorizaram a segurança e aceitaram ganhar menos por isso. Outros foram para o privado porque se ganhava melhor mas sabendo de antemão que mais facilmente iam para a rua.

    As regras do jogo eram essas, não merece a pena agora inventar.
    É isso mesmo, eu por acaso tambem não pensava assim, mas actualmente consigo comparar com dois familiares meus, um funcionário publico e outro não, com habilitações académicas equivalentes (licenciatura). Enquanto o que é funcionário publico nunca ganhou muito bem, poucas vezes ia de férias, ia ao restaurante em ocasioes especiais, o que trabalha no privado sempre ganhou bem e esbanjava muito dinheiro. Actualmente o que trabalha no privado está muito pior que o outro (muito mesmo), mas tambem ganhou muito mais que o funcionário publico. São opções.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
      No meu caso , o patrão ( Estado) não paga o que me deve desde Janeiro de 2010, ou seja, implementou uma nova tabela salarial para toda a função pública e, aplicou-a maior parte dos F.P. e aos equiparados a F.P. ( para os deveres). No meu caso e a muitos colegas meus, estamos a receber pela tabela antiga e não há luz ao fundo do túnel para sermos colocados na nova tabela nem , caso sejamos colocados , o Estado quer pagar os devidos retroactivos.
      E já são alguns milhares de euros que o Estado me deve .
      Se achas que isso é sequer comparável a ter salários em atraso, como o têm muitos trabalhadores em Portugal que continuam a exercer as suas funções, muitas vezes com prejuízo próprio, na esperança de verem nem que seja parte do valor que lhes é devido recuperado, só se pode concluir que vives realmente numa redoma de vidro. E infelizmente não és um caso único, como se pode comprovar por algumas intervenções aqui ao lado no tópico da crise.

      Comentário


        #63
        Para além disto tudo, porque raio se paga IMI? E depois não são 20€..
        Os meus pais são FP e a minha mãe já anda a fazer contas pois estava a contar com subsídio de feiras para o IMI e seguro do carro.
        E agora? Nesse mês come pão e água?
        Este governo precisa de ser todo revisto ede acabar com as viagens, carros, casas, ofertas para isto e aquilo.
        Rever quem trabalha e não trabalha também era boa solução.

        Comentário


          #64
          Quem diz que os funcionários públicos não tiveram os seus salários diminuídos, ou é ignorante ou está de má fé.
          As reduções aconteceram... Sem qualquer negociação... Sem qualquer respeito... E ultrapassaram os 10%!
          Se se somar a isso os congelamentos nas carreiras, 1% de qualquer coisa (da qual já não me lembro) em 2011, cortes da ADSE, congelamentos de promoções em diversas carreiras e outros cortes pontuais em carreiras específicas, já se vê o quão "beneficiados" são as pessoas que trabalham para todos nós...
          Sem contar com os cortes que foram impostos a todos os portugueses, via tributária, os quais, obviamente, também incidiram sobre os funcionários públicos...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
            Não compares o incomparável. A justiça portuguesa é uma vergonha e piora de dia para dia. É normal que as pessoas se revoltem e descarreguem nos funcionários, apesar de a culpa não ser deles.

            Na saúde o que constato é uma melhoria gradual no atendimento. O que quero dizer é que o sector da saúde nos presta um bom e cada vez melhor serviço, sendo o sector da justiça precisamente o oposto.
            Estás confundir o que disse. Referia-me ao não respeito por parte do Estado em relação aos agentes da justiça.

            As pessoas têm razões válidas para não se sentirem satisfeitas, embora às vezes seja também por desconhecimento da "mecânica" da coisa.

            Quanto ao atendimento, lido com isso todos dias e dou o meu melhor, com paciência, educação e urbanidade. Muitos colegas meus fazem o mesmo, outros nem por isso. Mas até parece que isso é exclusivo da função pública, já tive as duas experiências no privado e nunca me deu para generalizar.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por miguelmaia Ver Post
              Estás confundir o que disse. Referia-me ao não respeito por parte do Estado em relação aos agentes da justiça.

              As pessoas têm razões válidas para não se sentirem satisfeitas, embora às vezes seja também por desconhecimento da "mecânica" da coisa.

              Quanto ao atendimento, lido com isso todos dias e dou o meu melhor, com paciência, educação e urbanidade. Muitos colegas meus fazem o mesmo, outros nem por isso. Mas até parece que isso é exclusivo da função pública, já tive as duas experiências no privado e nunca me deu para generalizar.
              Tens razão. Não entendi o que postaste por esse prisma. Depois apercebi-me que estavas a referir-te ao desrespeito do estado pelos funcionários.
              Sorry.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                Claro, claro, quando não se concorda com os outros, é sempre um bom argumento dizer que os outros não sabem do que falam e dar uma ar de superioridade. Isso também é uma coisa que não gosto em muitos "servidores públicos", têm a mania que são superiores aos outros, e pensam que têm mais direitos que os outros. E sei do que falo, porque tenho que lidar com muitos, alguns inclusive da minha família e às vezes só me apetece dar-lhes um par de estalos para ver se acordam para a vida real.
                Com diminuições ou não de salários, a realidade é esta, apesar dos impostos altíssimos, o estado não tem dinheiro suficiente para alimentar a sua máquina, e a média dos salários públicos é bem maior que a do sector privado, e ainda tem mais direitos e não têm sido despedidos em massa, como no sector privado. Portanto, se vocês não conseguem ver o que está mal aqui, problema vosso, eu não volto a falar deste assunto neste tópico. Agora, mais tarde ou mais cedo, vai ter que haver muito mais perca de massa salarial no sector público, isso é certo, seja através de despedimentos ou diminuição de salários.
                Achas mesmo? Lê lá isto então.

                http://www.eugeniorosa.com/Sites/eug...neracoes-F.pdf




                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por miguelmaia Ver Post
                  Excelente artigo de um grande e competente economista.
                  permite-me relevar o quadro da página 3 do artigo....no meu ponto de vista...Esclarecedor!

                  Comentário


                    #69
                    Em que pais em que vivem, sinceramente, acham que os funcionarios publicos ganham menos que os privados, e mais, acham que um pais como o nosso tinha capacidade para pagar esses ordenados para sempre, claro que não, e tudo somado chegamos onde chegamos e mais um mês de governo do ladrão, aldrabão, chulo e parasita josé socrates e os funcionarios publicos não recebiam no fim do mês, tenho casos na familia (professoras) que se reformaram com +- 2500 euros, acham isto justo, e se fizessem as contas aos anos que descontaram nem 1500 receberiam, e quando se paga a agentes da autoridade (na ordem dos 1500) para estarem o dia todo a olhar para um computador com horario de luxo, quando outra pessoa poderia fazer o mesmo serviço a ganhar metade ou menos, e os nossos politicos roubaram para eles e para os namorados é que isto chegou onde chegou.
                    Cumps

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                      Excelente artigo de um grande e competente economista.
                      permite-me relevar o quadro da página 3 do artigo....no meu ponto de vista...Esclarecedor!
                      À vontade, acho até que este texto devia ficar tipo sticky mal se abrisse o fórum.

                      Comentário


                        #71
                        Já agora, antes de dar na cabeça de TODOS os funcionários públicos, não se esqueçam que existem aqueles que, trabalhando na função pública, viram os seus familiares (esposa; maridos) que trabalham no privado a ficarem desempregados e portanto viram diminuir o seu rendimento familar por via dos cortes anteriores na FP, associados à perda de rendimento familiar por via do desemprego.

                        É que os críticos, gostam de enxovalhar todos os FP´s, mas esquecem-se que o mundo vai para além do preto e branco, mas antes é constituido por vários tons de cinza...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por miguelmaia Ver Post


                          O estudo até pode estar fantástico... mas eu olho para realidade e o que vejo seja em 2006 ou em 2012 é uma realidade muito mas muito diferente da que ali se apresenta!
                          Mesmo sendo valores médios fico a pensar onde anda a gente a ganhar aqueles valores!!

                          Comentário


                            #73
                            Esta duvida faz todo o sentido uma vez que os próprios atingidos ainda não perceberem bem o seu alcance....

                            No "meu" caso:

                            Desde 2009 que não existe qualquer actualização de salário, quer dizer, aumento salarial seja acima baixo ou igual à inflação....

                            A progressão nas carreiras está congelada, já nem me lembro desde quando

                            Nos anos anteriores recebi quase sempre (excepto no ano de 2009) um aumento salarial inferior ao valor da inflação...

                            Parece que foi considerado "crime" pela actual maioria que nos governa o facto de os funcionários públicos terem sido aumentados em 2009, ainda não percebi porquê, gostava de saber se existe alguma norma que o impeça quando nos anos anteriores (no meu caso) fui sempre aumentado em valores inferiores aos da inflação....

                            Facto real do meu caso: Antes dos cortes eu recebia de salário xxx X 14 e agora recebo yyy x 12 + ??? do subsidio de férias amputado do acerto de IRS e com 5 meses de atraso por empréstimo ao estado a juro 0%. Nestas contas eu receberei por ano actualmente menos cerca de 30% do que recebia antes, só no ano passado (2012) recebi 23% a menos, este ano é pior mesmo com a devolução de "parte" do subsidio de férias.

                            Quem é que está apagar a crise? Eu estou e vocês? Já foram atingidos ou ainda está soft? Vai lá bater, pensam é que não, é só nos FP's mas quando passarem a pagar aos privados por aquilo que tinham no publico logo verão a diferença

                            Comentário


                              #74
                              e tens pelo menos desde 2011 (2010?) 5 a 10% do salário retirado pura e simples

                              a medida, provisória, tem sido renovada ano após ano

                              speccy

                              Comentário


                                #75
                                Quando houver uma percentagem grande de FP a perder 100% do salário, depois venham cá falar...

                                Esses 5%, 10%, corte nos subsidios é tudo temporário. Para o ano, ou para o ano seguinte, ou para o a seguir ao seguinte, vai ter que haver diminuições definitivas. Portanto, eu estar aqui a gastar o meu latim é perda de tempo, porque o próprio tempo vai-vos mostrar porque é que ainda estão com muita sorte. O que não é cortado agora vai ter que ser pago, e com juros, no futuro. Que basicamente é que tem acontecido sempre, estamos a pagar com juros o que foi mal gasto ou não foi cortado no passado. E por isso é que chegámos aqui, mas mesmo assim parece que a maior parte das pessoas quer continuar iludida e não aprende nada com o passado.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  Boa viagem para onde?

                                  Estás a falar de um caso que é das poucas excepções à regra, e por falta de concorrência. Se houvesse concorrência, a tendência seria o inverso. E é óbvio que quando eu falei era no geral.
                                  citando

                                  eu não volto a falar deste assunto neste tópico.
                                  Em relação a exemplos, podemos dar o dos professores (então ensino superior é melhor nem falar), os advogados que trabalham para o sistema de justiça e provavelmente qualquer função que exija formação superior no público

                                  A ideia que no público está a mina de ouro é falsa e quando é verdadeira, acontece em Portugal. Em qualquer país decente o dinheiro está fora do público e isso só não acontece em várias situações no rectângulo, não porque os parasitas do público ganham muito, têm muitos subsídios, muitas benesses, garantias para a vida, etc e tal, mas porque parte do tecido privado português quer escravos com estudos superiores, responsabilidades, competência(s) e uma cereja em cima do ramalhete a 500€.

                                  Dá-me fastio o pessoal chorar em ombro alheio. É mais ou menos como colegas meus a trabalharem a 15% no privado, quando o justo e aceite por grandes empresas pela europa fora (e em Pt até há uns anos atrás) é 50%...mas a culpa é dos funcionários públicos, esses chulos.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por speccy Ver Post
                                    e tens pelo menos desde 2011 (2010?) 5 a 10% do salário retirado pura e simples

                                    a medida, provisória, tem sido renovada ano após ano

                                    speccy
                                    Sim, por isso escrevi que agora recebo yyy em vez de xxx, já contabilizei essa amputação

                                    Comentário


                                      #78
                                      Nao entendo mesmo este discurso contra os FP. Trabalho desde 2009, num hospital publico mas sou CIT. Vi entretanto os meus colegas a serem actualizados o seu salário base e nos CIT continuamos com as 40h/semana e salário base inferior de um licenciado!!!

                                      para muitos, não somos equiparados a FP para receber os direitos de um FP mas todos os cortes que eles levam, eu também os tenho. Em quase 4 anos já vi e muito o meu salário a baixar, agora descontos em 50% nos suplementos de fins de semana, noites e feriados além da tal sobretaxa extraordinária etc etc.

                                      Escolhi esta profissão por gosto e nem isto me faz tratar com menos dignidade os meus pacientes. Mas é frustrante depois ver este discurso flamejante contra os fP, quando muitos nem imaginam como muitas classes profissionais estão.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                        Quando houver uma percentagem grande de FP a perder 100% do salário, depois venham cá falar...

                                        Esses 5%, 10%, corte nos subsidios é tudo temporário. Para o ano, ou para o ano seguinte, ou para o a seguir ao seguinte, vai ter que haver diminuições definitivas. Portanto, eu estar aqui a gastar o meu latim é perda de tempo, porque o próprio tempo vai-vos mostrar porque é que ainda estão com muita sorte. O que não é cortado agora vai ter que ser pago, e com juros, no futuro. Que basicamente é que tem acontecido sempre, estamos a pagar com juros o que foi mal gasto ou não foi cortado no passado. E por isso é que chegámos aqui, mas mesmo assim parece que a maior parte das pessoas quer continuar iludida e não aprende nada com o passado.
                                        Não te percebi, então os FP's não têm direito a receber 100% do salário? Quer dizer, o seu salário vai ser x mas só em teoria porque na prática será x - y

                                        Queres dizer que o facto de ser FP tem uma cruz em cima e por ter de prestar serviços a gente como tu e outros terá de ser amputado do salário que recebe?

                                        É para perceber se é isso que queres dizer?

                                        Espero sinceramente que continues a precisar dos serviços públicos que já precisas hoje mas ainda não percebeste. E espero que qualquer funcionário publico te continue a atender com 100 % de atenção apesar de apenas receber 70 % do salário

                                        Comentário


                                          #80
                                          Quem vos lê até pensa que no privado não há/houve cortes no rendimento...e depois acho um piadão falarem em aumentos salariais/progressões/etc quando o Estado está em falência...era o mesmo que eu pedir um aumento salarial à minha empresa estando ela em falência...lol...tenham juízo!
                                          Vocês têm a sorte de existir uma Troika que financia a máquina do Estado, caso contrário, se estivessem numa empresa privada em falência tinham a torneira do crédito fechada há bastante tempo e o mais certo era virem embora com o rabinho enfiado entre as pernas e, pior do que isto, sem qualquer perspectiva de emprego no horizonte.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                            E espero que qualquer funcionário publico te continue a atender com 100 % de atenção apesar de apenas receber 70 % do salário
                                            Podem sempre despedir-se e passar para o privado, já que têm perdido assim tanto dinheiro...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                              Podem sempre despedir-se e passar para o privado, já que têm perdido assim tanto dinheiro...
                                              Ou os do privado par ao público, já que o público é um mar de rosas...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                Ou os do privado par ao público, já que o público é um mar de rosas...
                                                Acredita, para alguém que está com subsídios e ordenados em atraso e cuja empresa tem para aí 85% de hipóteses de falir até ao fim do ano, diz-me onde me posso inscrever que vou já. Até pode ser a receber menos do que estou a receber (ou melhor do que deveria estar a receber se me pagassem...).

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                                  Podem sempre despedir-se e passar para o privado, já que têm perdido assim tanto dinheiro...
                                                  E o contrário é também verdade.


                                                  P.S. Esta conversa de público vs. privado já cansa.

                                                  Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                                  Acredita, para alguém que está com subsídios e ordenados em atraso e cuja empresa tem para aí 85% de hipóteses de falir até ao fim do ano, diz-me onde me posso inscrever que vou já. Até pode ser a receber menos do que estou a receber (ou melhor do que deveria estar a receber se me pagassem...).
                                                  É a vida! Isto tá mau para todos.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    E atenção que nem tenho nada contra os trabalhadores da FP. Só que de vez em quando chateia-me a conversa dos "coitadinhos dos FP". Claro que todos temos noção que eles levaram cortes, claro que a vida está complicada para muitos e é claro que muitos deles estão desmotivados - e com razão. Mas epá... há uma vida que por vezes é muito mais complicada lá fora. Pessoas sem emprego, sem subsídios (e dispenso por favor a conversa de que qualquer pessoa que se esforce arranja qualquer coisa), sem nada. Neste momento, ouvindo amigos meus FPs a falar, só me parecem uma cambada de miúdos mimados que não têm noção do que é estar entre a espada e a parede...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                                      Acredita, para alguém que está com subsídios e ordenados em atraso e cuja empresa tem para aí 85% de hipóteses de falir até ao fim do ano, diz-me onde me posso inscrever que vou já. Até pode ser a receber menos do que estou a receber (ou melhor do que deveria estar a receber se me pagassem...).
                                                      Claro que acredito... Acredito que a minha mãe tem que comprar agrafos, esferográficas, resmas de papel... Está proibida de utilizar o telefone de serviço (da secretária) a partir das 18h (quando fica sistematicamente a trabalhar até às 22h), não tem viatura disponível para fazer as visitas de acompanhamento necessárias. Para colmatar a falta de viatura fazia o acompanhamento telefonicamente mas como já referido anteriormente houve um iluminado colocado lá pelo cartão do partido que eliminou essa hipótese.

                                                      Isto já para não falar no carro dela metido em cenários de risco em vez da viatura do patrão (estado). Epá dava um livro...

                                                      Resumindo, isto está mau para todos...

                                                      Ainda ontem soube de uma empresa em que uma empregada foi obrigada a comprar papel se queria imprimir. E falamos de uma empresa ENORME...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                                        E atenção que nem tenho nada contra os trabalhadores da FP. Só que de vez em quando chateia-me a conversa dos "coitadinhos dos FP". Claro que todos temos noção que eles levaram cortes, claro que a vida está complicada para muitos e é claro que muitos deles estão desmotivados - e com razão. Mas epá... há uma vida que por vezes é muito mais complicada lá fora. Pessoas sem emprego, sem subsídios (e dispenso por favor a conversa de que qualquer pessoa que se esforce arranja qualquer coisa), sem nada. Neste momento, ouvindo amigos meus FPs a falar, só me parecem uma cambada de miúdos mimados que não têm noção do que é estar entre a espada e a parede...

                                                        Eu nao sou coitadinha por trabalhar para o Estado, o que me chateia é ter colegas de profissão que no ano passado foram actualizados os seus salários base e nós nao, no entanto para levar os cortes já somos equiparados a quadros de funções publicas.

                                                        Quanto a muitos estarem desmotivados, a mim o trabalho nao me desmotiva em nada, mesmo com estes cortes todos, se procurar fora (leia-se estrangeiro) seria única e exclusivamente pela parte económica.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                          Não. Acho que o Gaspar está mesmo "teso". Até temo pelo meu reembolso de IRS.
                                                          Segundo ouvi na radio e na TV, o pais têm líquidez até Setembro.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por sou Ver Post
                                                            Quem vos lê até pensa que no privado não há/houve cortes no rendimento...e depois acho um piadão falarem em aumentos salariais/progressões/etc quando o Estado está em falência...era o mesmo que eu pedir um aumento salarial à minha empresa estando ela em falência...lol...tenham juízo!
                                                            Vocês têm a sorte de existir uma Troika que financia a máquina do Estado, caso contrário, se estivessem numa empresa privada em falência tinham a torneira do crédito fechada há bastante tempo e o mais certo era virem embora com o rabinho enfiado entre as pernas e, pior do que isto, sem qualquer perspectiva de emprego no horizonte.
                                                            Não, não houve nada de significativo, o único corte foi via IRS e aí atingiu TODOS.......

                                                            Os FP's não trabalham para o estado, trabalham para os cidadãos do estado, que são vocês... Os professores ensinam os vossos filhos, os profissionais de saúde tratam-vos, as forças de segurança protegem-vos, os funcionários da limpeza limpam as ruas onde vocês moram...

                                                            Acho um piadão vocês pensarem que têm direito a ter segurança, assistência médica, estradas, água em casa, educação, etc, etc, de graça sem pagar a quem o estado tem de pagar para vos fornecer esses serviços

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                              Segundo ouvi na radio e na TV, o pais têm líquidez até Setembro.
                                                              E depois disso também tem, basta fazer emissão de divida tal como vai fazer várias até lá

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X