Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gestão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    Ser-se bom ajuda muito, mas importante mesmo, é vender-se bem!


    Não conheço ninguém que tenha subido a pulso que não se saiba vender melhor do que aquilo que realmente é! É uma arte!


    E um bom gestor que não se saiba vender a si próprio... fica complicado vender outra coisa qualquer!

    Este discurso faz-me uma confusão... e não é que esteja a dizer que não tenhas razão, porque a cada dia que passa quase me vou convencendo disso.

    A questão é que já vi tantos "artistas" a afirmar que sabem fazer tudo e mais alguma coisa e no terreno não sabem fazer coisíssima nehuma e mostram-se uns gabarolas do pior. E atenção que até estou a falar de cargos de chefia, ou de alguma responsabilidade, ié, bem pagos....

    Talvez seja este aspecto que tenha que melhorar, a ver se passo ao próximo nível, porque não me considero incompetente nenhum.... aceito dicas

    E já agora aproveito o tópico para perguntar se tirar um mestrado em gestão seria nesta altura um bom investimento, ou seria melhor juntar cobres valentes para um MBA?

    Comentário


      #32
      O mercado reconhece mais o titulo académico de Economista que o titulo académico de Gestor. Como disseram antes de mim, a Economia é mais abrangente. Podem concordar com isto ou não, mas é assim que as coisas se passam no mercado de trabalho.
      A solução inteligente consiste em tirar Economia e fazer algumas cadeiras opcionais de gestão, como por exemplo contabilidade analítica, fiscalidade, analise financeira e gestão financeira. Fica-se com um curso de Economia com boas competências de gestão!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
        O mercado reconhece mais o titulo académico de Economista que o titulo académico de Gestor. Como disseram antes de mim, a Economia é mais abrangente. Podem concordar com isto ou não, mas é assim que as coisas se passam no mercado de trabalho.
        A solução inteligente consiste em tirar Economia e fazer algumas cadeiras opcionais de gestão, como por exemplo contabilidade analítica, fiscalidade, analise financeira e gestão financeira. Fica-se com um curso de Economia com boas competências de gestão!
        Foi precisamente o que fiz.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por dvck Ver Post
          Foi precisamente o que fiz.
          Também eu!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por dvck Ver Post
            Foi precisamente o que fiz.
            E que tal? Dá para uma pessoa se safar no mercado de trabalho?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
              Não deves ter muitos conhecimentos de como funciona a empregabilidade atual no nosso pais em gestão, acredita que o problema não está no 1 ano vai para além do 4 anos referido e está longe da questão da qualidade porque o mais certo é andares toda a vida a trabalhar duro e nunca seres reconhecido, esse tempo já lá vai à muito ( na malta dos 35 para cima é que se safou).

              Gestão é uma área de precariedade como praticamente todas as áreas de serviços em Portugal, não vale apena criar ilusões a ninguém.

              Eu tenho licenciatura em Gestão e mestrado em controlo de Gestão e neste pais isso vale zero... é a infeliz realidade atual...
              Sempre foi assim e sempre será. Pessoas com uma boa formação, experiência adequada e qualidade humana têm sempre lugar no mercado de trabalho.

              Compreendo que haja pessoas que tenham dificuldade em entender isto.

              E pelo modo como te exprimes, nunca o entenderás.

              Comentário


                #37
                CarlosL,

                Olha que isto nao esta mesmo nada fácil por cá.
                Mesmo quem é bom está com dificuldades em encontrar emprego.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                  Esta abordagem de estudar gestão para se ser empreendedor, quanto a mim, faz pouco sentido. Um tipo tira o curso de Gestão e depois cria uma empresa para fazer o quê? A Gestão nao é uma actividade de per si, mas sim uma ferramenta. Uma ferramenta indispensável, é certo, mas nao é o ganha-pão da empresa. Um empreendedor aposta numa área determinada de actividade e deve rodear-se das necessárias competências de gestão, seja contratando gestores, seja adquirindo ele/ela proprio(a) competências de gestão.
                  Diria mais, não faz sentido nenhum.

                  Em especial porque as pessoas formadas nessa área (Economia e Gestão) são muito mais avessas ao risco.

                  Agora, ser empreendedor tem muito a ver com características pessoais e questões de oportunidade.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                    Não concordo com a tua abordagem sobre o curso. Hoje em dia, já não há lugares fantásticos logo no 1º ano, mas isso é para todos os cursos. Quem tiver qualidades, ao fim de 3 a 4 anos já estará bem lançado na vida.

                    Quanto a Engenheiros saberem Gestão, é o caminho a seguir, passando a Gestão para a fase de Controller.
                    3 ou 4 é um tanto optimista.

                    nos ultimos tempos acho que podes meter uns anos a mais, porque a velocidade no sector quebrou.

                    a não ser que o pessoal desate a falecer, não me parece que aumente assim tanto brevemente

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                      Ser-se bom ajuda muito, mas importante mesmo, é vender-se bem!


                      Não conheço ninguém que tenha subido a pulso que não se saiba vender melhor do que aquilo que realmente é! É uma arte!


                      E um bom gestor que não se saiba vender a si próprio... fica complicado vender outra coisa qualquer!
                      e é isto. mas para qualquer curso.

                      e é uma luta e progrssão constante. só para quando um gajo se reformar (se chegar a reformar-se)

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                        Sempre foi assim e sempre será. Pessoas com uma boa formação, experiência adequada e qualidade humana têm sempre lugar no mercado de trabalho.

                        Compreendo que haja pessoas que tenham dificuldade em entender isto.

                        E pelo modo como te exprimes, nunca o entenderás.
                        Eu não tenho dificuldades em entender o que falas mas estás muito fora da realidade atual, à 10 anos atras a realidade era essa, hoje em dia o mercado está muito diferente. Os 4 anos que falas são completamente irrealistas em 99% dos casos.
                        Já agora apenas por curiosidade que curso tens? És de gestão?
                        Editado pela última vez por DragonH; 07 May 2013, 22:43.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                          CarlosL,

                          Olha que isto nao esta mesmo nada fácil por cá.
                          Mesmo quem é bom está com dificuldades em encontrar emprego.
                          Não estou a menosprezar a situação em Portugal, pois acompanho diariamente a minha Empresa e um pouco a situação do país.

                          Mas temos de ter consciência que a Economia continua a mexer, com todas as dificuldades e cautelas do momento.

                          E pessoas de qualidade, não terão muita dificuldade em arranjar um lugar adequado. Onde as coisas são mais restritivas é onde a oferta não corresponde com a procura.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                            Não estou a menosprezar a situação em Portugal, pois acompanho diariamente a minha Empresa e um pouco a situação do país.

                            Mas temos de ter consciência que a Economia continua a mexer, com todas as dificuldades e cautelas do momento.

                            E pessoas de qualidade, não terão muita dificuldade em arranjar um lugar adequado. Onde as coisas são mais restritivas é onde a oferta não corresponde com a procura.
                            Pelo que percebi estás fora do pais, certo?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Nero1 Ver Post
                              Este discurso faz-me uma confusão... e não é que esteja a dizer que não tenhas razão, porque a cada dia que passa quase me vou convencendo disso.

                              A questão é que já vi tantos "artistas" a afirmar que sabem fazer tudo e mais alguma coisa e no terreno não sabem fazer coisíssima nehuma e mostram-se uns gabarolas do pior. E atenção que até estou a falar de cargos de chefia, ou de alguma responsabilidade, ié, bem pagos....

                              Talvez seja este aspecto que tenha que melhorar, a ver se passo ao próximo nível, porque não me considero incompetente nenhum.... aceito dicas

                              E já agora aproveito o tópico para perguntar se tirar um mestrado em gestão seria nesta altura um bom investimento, ou seria melhor juntar cobres valentes para um MBA?

                              Ser gabarolas não é saber vender-se!

                              Saber vender-se é ter qualificação X e aplicar para um trabalho X+Y e mostrar-se confiante de que se é capaz de fazer X+Y+Z.

                              Saber vender-se, é entrar numa reunião com pessoas 3 níveis acima e e não tremer, falar de forma segura e bem preparada e mostrar-se confiante de que o que estamos a dizer é o caminho certo para a empresa (mesmo que seja o maior disparate , normalmente quanto mais alto o cargo das pessoas para quem estamos a apresentar, menos importante é o conteúdo e mais importante é a nossa linguagem corporal).

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                Eu não tenho dificuldades em entender o que falas mas estás muito fora da realidade atual, à 10 anos atras a realidade era essa, hoje em dia o mercado está muito diferente. Os 4 anos que falas são completamente irrealistas em 99% dos casos.
                                Já agora apenas por curiosidade que curso tens? És de gestão?
                                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                Pelo que percebi estás fora do pais, certo?
                                Gestão. UCP - Porto

                                Nos últimos 2 anos e pico, fora e dentro. Brasil e Angola.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                  .....

                                  Quanto a Engenheiros saberem Gestão, é o caminho a seguir, passando a Gestão para a fase de Controller.
                                  Não deve ser por acaso que algumas das maiores empresas Portuguesas são lideradas por engenheiros. E outras não tão grandes também mas com resultados tão bons ou melhores, à escala.

                                  E é uma área fascinante, pena haver tão pouco para gerir neste momento. Devia era ter nascido ali por volta de 1970...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                    Não deve ser por acaso que algumas das maiores empresas Portuguesas são lideradas por engenheiros. E outras não tão grandes também mas com resultados tão bons ou melhores, à escala.

                                    E é uma área fascinante, pena haver tão pouco para gerir neste momento. Devia era ter nascido ali por volta de 1970...

                                    Portuguesas e mundiais... O que estudaram Gates, Jobs, Zuckerberg, Larry Page... até o Jack Welch era Eng. Químico (tal como eu, e tal como eu mudou-se para Gestão ).

                                    Lembro-me de um estudo qualquer que dizia que 1/3 dos CEOs da Fortune 500 eram Engenheiros de formação base.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                      Portuguesas e mundiais... O que estudaram Gates, Jobs, Zuckerberg, Larry Page... até o Jack Welch era Eng. Químico (tal como eu, e tal como eu mudou-se para Gestão ).

                                      Lembro-me de um estudo qualquer que dizia que 1/3 dos CEOs da Forbes top 500 eram Engenheiros de formação base.
                                      Não fazia ideia. Vale o que vale mas pode ser sempre um "indicador".

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                        3 ou 4 é um tanto optimista.

                                        nos ultimos tempos acho que podes meter uns anos a mais, porque a velocidade no sector quebrou.

                                        a não ser que o pessoal desate a falecer, não me parece que aumente assim tanto brevemente
                                        Não sei qual a velocidade a que te referes, mas na minha escola e na FEP, no último ano muita gente já tinha propostas de emprego. Eu fui das poucas excepções .

                                        Suponho que não deverá andar muito longe disso, pois a Economia não parou e as boas escolas continuam a produzir bons alunos. Nem que seja para exportação, sector que já no meu tempo valia cerca de 1/3 do emprego pós-formação (na minha escola).

                                        Acabei de contratar 2 pessoas (área Economia e Gestão) e vi-me aflito para as arranjar. O processo de contratação durou 4 meses. E queria pessoas perfeitamente normais, não gajos que soubessem falar Mandarim (o que até me dava jeito). Apenas experiência comprovada de 4 anos (inicialmente era 5), adequados ao tipo de funções e saídos de uma boa escola, naturalmente.

                                        E nestas coisas, recorremos também à old boys network. Os meus antigos colegas respondiam-me logo: Não, não conheço ninguém disponível com esse perfil, mas se arranjares, também quero para mim.

                                        Este é o mundo que eu conheço.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Portuguesas e mundiais... O que estudaram Gates, Jobs, Zuckerberg, Larry Page... até o Jack Welch era Eng. Químico (tal como eu, e tal como eu mudou-se para Gestão ).

                                          Lembro-me de um estudo qualquer que dizia que 1/3 dos CEOs da Fortune 500 eram Engenheiros de formação base.

                                          na tecnologia isso é comum, muitos fazem o próprio produto que vendem mais tarde.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                            Não sei qual a velocidade a que te referes, mas na minha escola e na FEP, no último ano muita gente já tinha propostas de emprego. Eu fui das poucas excepções .

                                            Suponho que não deverá andar muito longe disso, pois a Economia não parou e as boas escolas continuam a produzir bons alunos. Nem que seja para exportação, sector que já no meu tempo valia cerca de 1/3 do emprego pós-formação (na minha escola).

                                            Acabei de contratar 2 pessoas (área Economia e Gestão) e vi-me aflito para as arranjar. O processo de contratação durou 4 meses. E queria pessoas perfeitamente normais, não gajos que soubessem falar Mandarim (o que até me dava jeito). Apenas experiência comprovada de 4 anos (inicialmente era 5), adequados ao tipo de funções e saídos de uma boa escola, naturalmente.

                                            E nestas coisas, recorremos também à old boys network. Os meus antigos colegas respondiam-me logo: Não, não conheço ninguém disponível com esse perfil, mas se arranjares, também quero para mim.

                                            Este é o mundo que eu conheço.
                                            dependerá dos sectores, mas por aqui não noto essa velocidade.

                                            tenho notado um decréscimo nas saídas do 1º emprego (2-3 anos) e um recuo na procura de quadros médios (4-5;+), e menos rotatividade.

                                            apesar da emigração já se notar bem.

                                            mas é tudo uma questão de amostra, isto é estatística a olhómetro

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                              Não deve ser por acaso que algumas das maiores empresas Portuguesas são lideradas por engenheiros. E outras não tão grandes também mas com resultados tão bons ou melhores, à escala.

                                              E é uma área fascinante, pena haver tão pouco para gerir neste momento. Devia era ter nascido ali por volta de 1970...
                                              São estes momentos excepcionais que exigem pessoas excepcionais.

                                              Um Engº está formatado para ser um lider na área empresarial. O que ele precisa da Gestão são coisas muito simples - INFORMAÇÃO, que se a organização lhe poder fornecer num formato adequado, não necessita de mais nada.

                                              A Gestão deverá ser relegada para a área de Controlo com fornecimento de Informação a todos os sectores da Empresa.

                                              Claro que isto pode parecer óbvio para todos, mas não funciona na maior parte das Empresas em Portugal.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                Esta abordagem de estudar gestão para se ser empreendedor, quanto a mim, faz pouco sentido. Um tipo tira o curso de Gestão e depois cria uma empresa para fazer o quê? A Gestão nao é uma actividade de per si, mas sim uma ferramenta. Uma ferramenta indispensável, é certo, mas nao é o ganha-pão da empresa. Um empreendedor aposta numa área determinada de actividade e deve rodear-se das necessárias competências de gestão, seja contratando gestores, seja adquirindo ele/ela proprio(a) competências de gestão.

                                                é tb verdade que grande parte das novas empresas criadas por técnicos/eng não vingam porque os empreendedores não pescam nada de gestão nem de contabilidade nem até de comunicação empresarial.

                                                Afogam-se rapidamente em burocracias e micro-gestão e perdem o foco a tentar selecionar o computador, o carro, a decoração do escritório, o material informático, o servidor, as viagens a fazer, etc ( acho que alguns daqui sabem do que estou a falar).

                                                Na minha opinião, um empreendedor com pouco capital inicial tem forçosamente de ter know-how do produto mas tem também de saber bastante de contabilidade. E uso a palavra retrógrada palavra "contabilidade" pois é a base de todas as outra actividades financeiras da empresa.

                                                Outra ponto fundamental é a organização pessoal e domínio do "time-managment".

                                                O resto vem por acréscimo.

                                                Independentemente de ter ou não know how de produto, acho que um Gestor está muito melhor preparado do que um engenheiro (recém licenciado) para lançar e gerir uma empresa na fase de lançamento.

                                                No entanto, um engenheiro recém licenciado aprende gestão com bastante facilidade se assim o entender.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                  Ser-se bom ajuda muito, mas importante mesmo, é vender-se bem!


                                                  Não conheço ninguém que tenha subido a pulso que não se saiba vender melhor do que aquilo que realmente é! É uma arte!


                                                  E um bom gestor que não se saiba vender a si próprio... fica complicado vender outra coisa qualquer!
                                                  Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                  Diria mais, não faz sentido nenhum.

                                                  Em especial porque as pessoas formadas nessa área (Economia e Gestão) são muito mais avessas ao risco.

                                                  Agora, ser empreendedor tem muito a ver com características pessoais e questões de oportunidade.
                                                  Subscrevo.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Segundo sei o mercado absorve as pessoas formadas em gestão da nova ou iscte.
                                                    Aliás segundo sei os finalistas dessas faculdades são muito procurados.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      E agora pergunto, e com base na experiencia que tenho, qual o impacto de ser na universidade x ou y?

                                                      A maior parte dos grandes gestores que conheço nem o curso acabaram...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Autor do tópico, vê/ouve isto:

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                          E agora pergunto, e com base na experiencia que tenho, qual o impacto de ser na universidade x ou y?

                                                          A maior parte dos grandes gestores que conheço nem o curso acabaram...
                                                          Depende do meio onde te moves.

                                                          Por exemplo na Banca, seguradores altas consultoras só apanhas malta das univs de topo.

                                                          Eu conheço gestores de topo e gestores em grandes empresase e tb em de PMEs e normalmente tenho sempre um dossier sobre essa pessoas ( por um questão de metodologia de trabalho, registo todos os detalhes pessoas dos meus interlocutores- filhos, CV etc).

                                                          Os gestores de grandes empresas que conheço são geralmente financeiros pois esbarro neles quando há problemas de pagamentos ou grandes negócios e por regra é tudo malta que iniciou em consultoras conhecidas e depois ficou num cliente grande. Sempre das melhores univs. (Quase sempre isso acontece). Tenho alguma dificuldades em lidar com eles porque são quase sempre muito arrogantes ( por sistema são dos que ganham mais nas empresas e são de facto VIPs nessa empresas) e pouco práticos. Pensam que todos os negócios se fazem "by the book" e não percebem pq é que as coisas nem sempre correm bem. Para além disso, têm um elevada responsabilidade às costas e pouca capacidade de decisão. As decisões importantes que tomam são sempre dependentes da rúbrica do CEO. É um ofício ingrato mas bem pago. Das posições mais desconfortáveis numa empresa ( acho eu).


                                                          Já os gestores intermédios, esbarro neles em situações de compras, problemas de qualidade ou problemas administrativos e por regra, têm qualificações bem mais humildes e aparecem de todo o lado ( não importa muito a universidada). Variam conforme a personalidade da pessoa e experiência. Prefiro trabalhar com os mais experientes pois perco menos tempos a ensinar lhes como se trabalha ( humildemente). Infelizmente as grandes empresas dão muita formação ( em sapos e outros animais rastejantes) mas raramente ensinam os funcionários a desenvolverem serviço real e desemrdar os assuntos.


                                                          Os gestores de topo ( administradores) são sempre pessoas muito especiais. Um dia espero escrever um livro sobre essa temática pois já tenho muito material para dissertar sobre o tema. Não tem nada a ver com formação universitária e não se pode resumir a um parágrafo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Estou a gostar de ler algumas participações e faço minhas as palavras de vários posts com base na experiência que vou tendo após mais de 10 anos fora da faculdade. CarlosL, Rasec, JBranco, Peste - se bem que essa critica à formação em sapos e outros animais rastejantes

                                                            Acho que continuam a haver muitas oportunidades de emprego, não são é tão boas (e não falo só em termos salariais mas sim da própria empresa) por cá...mas fora deste país acho que as coisas inverteram-se...são cada vez mais as oportunidades mais apetecíveis em paises que há 10-15 anos não queriamos!

                                                            Em termos de saída da faculdade, a não ser que sejam dos poucos que se destacaram mesmo no percurso académico (e não falo só de notas em exames) numa universidade de renome, não podem esperar um lugar xpto de topo a ganhar milhares...nunca foi e nunca será (o que é normal, a experiência conta muito e agora depois destes anos posso dizer...quando saí, não sabia mesmo nada

                                                            Não sei como estão actualmente as saídas, mas na minha altura era normal ainda com algumas cadeiras por acabar já ter propostas de trabalho...eu que não fui um aluno de grandes médias, longe disso, fui para uma consultora de TI, 1 semestre antes do fim...como é óbvio ser carne para canhão, mas a não ser que tenham cunha ou empresa da familia...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                              Portuguesas e mundiais... O que estudaram Gates, Jobs, Zuckerberg, Larry Page... até o Jack Welch era Eng. Químico (tal como eu, e tal como eu mudou-se para Gestão ).

                                                              Lembro-me de um estudo qualquer que dizia que 1/3 dos CEOs da Fortune 500 eram Engenheiros de formação base.
                                                              Também um outro estudo dizia que uma grande percentagem, não tinha qualquer formação superior. Para ser empreendedor, não é necessário nenhuma formação superior.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X