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    #61
    Originalmente Colocado por Bombardier Ver Post
    Um amigo que sabe alguma coisa de comboios escreveu isto no facebook
    Pelo que vi no video parece-me que algo se passa com a segunda e terceira carroagens, antes do comboio entrar na curva.
    Reparem que a locomotiva e empurrada por tras para fora da linha, faz um slide e acaba por capotar.
    Se fosse excesso de velocidade a locomotiva pura e simplesmente, não seria a primeira parte do comboio a descarrilar? (tipo "sair de frente"?)

    Comentário


      #62
      Sabendo-se a distancia entre postes, pode estimar-se a velocidade.

      qt é que costuma ser? 25 metros?

      Comentário


        #63
        A curva pode ter velocidade máxima de 80km/h mas, segundo li, a sinalização naquela zona ainda era antiga. Vi o vídeo e não vejo nenhuma razão para o comboio não conseguir fazer aquela curva àquela velocidade. É impressão minha ou há uma divergência de linhas naquela zona onde o comboio levanta?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
          não vinha a 190? se calhar não, mas andava lá perto. Nem é preciso perceber nada de comboios para ver a "olho nu" que aquele vinha rápido demais para fazer aquela curva. A razão é que não se sabe bem qual foi..


          Pelo vídeo, a segunda carruagem já vai levantada antes de chegar à curva.

          Comentário


            #65
            Parece que o próprio maquinista já confessou que ia por volta dos 190 Km/h

            Comentário


              #66
              Lá por confessar não quer dizer que tenha culpa

              Comentário


                #67
                Vi agora nas noticias
                Uma curva que se podia fazer a 80km,o maquinista passa a 190 km
                Falha técnica,falha humana não consigo compreender.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por luisb123 Ver Post
                  Parece que o próprio maquinista já confessou que ia por volta dos 190 Km/h
                  Confessou que o comboio ia a 190 km/h, mas daí até ter sido culpa exclusiva dele vai uma grande distância.

                  Como já disseram aqui, os sistemas de proteção deviam ter atuado e travado o comboio.

                  Comentário


                    #69
                    Mas alguém acha que um comboio de alta velocidade numa linha de alta velocidade tem de fazer alguma curva a 80 km/h?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Mas alguém acha que um comboio de alta velocidade numa linha de alta velocidade tem de fazer alguma curva a 80 km/h?
                      Movyk, o comboio ali já está a chegar à cidade/estação, é natural que a velocidade tenha de baixar.

                      Quanto aos 190 km/h, parece-me plausível. Também já foi aqui bem explicado os sistemas de segurança que existem e como funcionam. A verdadeira questão agora é porque é que os sistemas permitiram que o comboio ali chegasse aquela velocidade! Independentemente de ser erro do condutor ou da máquina, os freios de emergência não actuaram e há que perceber porquê!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Mas alguém acha que um comboio de alta velocidade numa linha de alta velocidade tem de fazer alguma curva a 80 km/h?

                        Dependo do raio da curva... Mas onde queres chegaR?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                          Atenção que o acidente em Alfarelos não se deveu ao convel.
                          Qual foi a causa do acidente em alfarelos?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Dependo do raio da curva... Mas onde queres chegaR?
                            Encontrei uma imagem no maps do bing muito interessante:

                            http://binged.it/166JPnW
                            (não consigo por o link para o local exacto, façam zoom para a curva respectiva)

                            Mostra a linha ANTES e DEPOIS de ter linha de alta velocidade. Andam a falar do limite de 80km/h, que é referente à linha antiga, este comboio não tem de fazer aquela curva a 80.

                            Onde eu quero chegar é que as pessoas ouvem falar em 80 de limite e, como ele ia a 190, está subitamente encontrada a causa. Para mim, isso não me convence. A linha é muito recente, o comboio idem aspas, o maquinista deveria conhecer bem a linha, provavelmente já fez aquela curva àquela velocidade várias vezes. Eu vou continuar à espera de uma explicação mais plausível.

                            Quanto à estação ser perto, também das imagens do bing se vê que ainda está um pouco longe.
                            Editado pela última vez por Movyk; 25 July 2013, 12:59.

                            Comentário


                              #74
                              O Papa, já veio através de um comunicado de um "bispo" do Vaticano, manifestar as condolências às famílias, pois iam no comboio, muitos peregrinos para Santiago de Compostela. Há mesmo necessidade, numa hora destas, distinguir os "crentes" dos outros?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Encontrei uma imagem no maps do bing muito interessante:

                                népias. Não se vê nada.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  népias. Não se vê nada.
                                  Faz zoom até à curva.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                    Movyk, o comboio ali já está a chegar à cidade/estação, é natural que a velocidade tenha de baixar.

                                    Quanto aos 190 km/h, parece-me plausível. Também já foi aqui bem explicado os sistemas de segurança que existem e como funcionam. A verdadeira questão agora é porque é que os sistemas permitiram que o comboio ali chegasse aquela velocidade! Independentemente de ser erro do condutor ou da máquina, os freios de emergência não actuaram e há que perceber porquê!
                                    Esses «sistemas de segurança» permitem-se ser desligados?

                                    Comentário


                                      #78
                                      No local do acidente é onde se dá a passagem da linha de alta velocidade para uma linha convencional, e por essa razão é que obriga o comboio a circular no máximo aos 80km/h referidos..

                                      Comentário


                                        #79
                                        Maquinista diz que fez curva a 190 quilómetros por hora quando limite era de 80 - PÚBLICO


                                        Estas situações nunca são simples....


                                        Afinal a RENFE diz que o troço não tem sistema automático de travagem, que esse sistema acaba dezena de metros antes do local do acidente.

                                        Depois dizem que o comboio ia com 5min de atraso e que n se sabe se ia a tentar recuperar tempo...

                                        E depois ainda dizem que o local do acidente tinha sido intervencionado na manhã do mesmo dia!



                                        afinal....

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                          O Papa, já veio através de um comunicado de um "bispo" do Vaticano, manifestar as condolências às famílias, pois iam no comboio, muitos peregrinos para Santiago de Compostela. Há mesmo necessidade, numa hora destas, distinguir os "crentes" dos outros?
                                          Não há necessidade é de distorcer a informação e colocar palavras na boca dos outros para ajudar à causa. Não digo que tenhas sido tu, pode ser da fonte onde viste a notícia. Ou seja, como sempre, alguma imprensa tendenciosa retira duas ou três palavras do contexto de uma grande declaração e faz daquilo a única coisa que se disse... normal, é o prato do dia de alguma imprensa (e não só).
                                          -------------------------------------------------------------------

                                          "Rezo pelas vítimas do acidente de Santiago de Compostela e sinto-me muito próximo de quantos estão a sofrer nestes tristes momentos", escreveu hoje o Papa na sua conta do Twitter, em espanhol.
                                          Francisco enviou um telegrama de condolências ao arcebispo de Santiago, D. Julián Barrio Barrio, no qual se revela “profundamente entristecido” pelo “trágico acontecimentos”.
                                          O Papa pede que o prelado faça chegar “a quantos sofreram esta desgraça e aos seus familiares” a sua “proximidade espiritual”, “afeto fraterno” e “solidariedade emocionada”.
                                          A mensagem deixa também votos de “rápida e total recuperação” para os feridos, nestes “momentos de aflição”.
                                          Neste dia, no qual a Igreja se encomenda à proteção do apóstolo Tiago, patrono celestial de Espanha e testemunha de Cristo ressuscitado, junto com as minhas expressões de alento para todos os filhos dessas nobres terras, ofereço de coração uma particular bênção apostólica”, conclui o telegrama.


                                          Pedimos a Deus, por meio do apóstolo, a sua bênção para os que foram inesperadamente atingidos pelo sofrimento e para as suas famílias”, acrescenta o texto de condolências.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                                            No local do acidente é onde se dá a passagem da linha de alta velocidade para uma linha convencional, e por essa razão é que obriga o comboio a circular no máximo aos 80km/h referidos..
                                            Na zona em que se dá o acidente a linha é apenas de alta velocidade.

                                            Comentário


                                              #82
                                              No google maps dá para ver perfeitamente o local. E com o street view a rua onde ficou a carruagem.

                                              A linha de AV vem de uma enorme reta e em túnel e quando o tunel acaba a curva começa. Se a curva é a 80Km/h (deverá estar inscrito na Tabela de Velocidade máxima e controlada pelo convel espanhol), o comboio tem que passar a 80.

                                              Além disso, a linha de AV é controlada pelo ERTMS o que lhe controla igualmente a velocidade.

                                              O comboio à saida do túnel já tinha que vir nos 90 e a frenar.


                                              a.jpg


                                              ab.jpg

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                Na zona em que se dá o acidente a linha é apenas de alta velocidade.
                                                Errado. É já numa zona de linha convencional.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Que desgraça.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Encontrei uma imagem no maps do bing muito interessante:

                                                    http://binged.it/166JPnW
                                                    (não consigo por o link para o local exacto, façam zoom para a curva respectiva)

                                                    Mostra a linha ANTES e DEPOIS de ter linha de alta velocidade. Andam a falar do limite de 80km/h, que é referente à linha antiga, este comboio não tem de fazer aquela curva a 80.

                                                    Onde eu quero chegar é que as pessoas ouvem falar em 80 de limite e, como ele ia a 190, está subitamente encontrada a causa. Para mim, isso não me convence. A linha é muito recente, o comboio idem aspas, o maquinista deveria conhecer bem a linha, provavelmente já fez aquela curva àquela velocidade várias vezes. Eu vou continuar à espera de uma explicação mais plausível.

                                                    Quanto à estação ser perto, também das imagens do bing se vê que ainda está um pouco longe.
                                                    Vi, o TGV sai de um tunel novo e entra em curva.

                                                    Pelas minha contas os raio da curva é superior a 350 e inferior a 400metros medidos no google earth a olhómetro.

                                                    Nota: o mapa do Bing da Microsoft está mais actualizado e já tem o tunel construido.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                      Errado. É já numa zona de linha convencional.
                                                      Tu é que estás errado.

                                                      As imagens que puseste nem sequer combinam uma com a outra, a de baixo é antiga e ainda não contempla a linha recente. A imagem do maps do google está DESACTUALIZADA.

                                                      Para não me chamarem de aldrabão:



                                                      Vê-se claramente que as linhas são independentes na curva.
                                                      Ficheiros anexados
                                                      Editado pela última vez por Movyk; 25 July 2013, 13:37.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Tu é que estás errado.

                                                        As imagens que puseste nem sequer combinam uma com a outra, a de baixo é antiga e ainda não contempla a linha real. A imagem do maps do google está DESACTUALIZADA.

                                                        Para não me chamarem de aldrabão:

                                                        [ATTACH]116472[/ATTACH]

                                                        Vê-se claramente que as linhas são independentes na curva.

                                                        Meu caro, percebes alguma coisa de ferrovia?

                                                        A linha antiga ou convencional já existia. A linha de AV é nova até à saida do túnel.

                                                        Para evitarem expropriações carrissimas e como santiago é 3 Km à frente, a linha de AV entra no canal da convencional no inicio da curva. E se a curva era já de 80 antigamente, se não foi corrigido o traçado (não havia também muito a fazer), a velocidade do comboio de AV TEM que ser de 80.

                                                        PERCEBES?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          Tu é que estás errado.

                                                          As imagens que puseste nem sequer combinam uma com a outra, a de baixo é antiga e ainda não contempla a linha recente. A imagem do maps do google está DESACTUALIZADA.

                                                          Para não me chamarem de aldrabão:

                                                          [ATTACH]116472[/ATTACH]

                                                          Vê-se claramente que as linhas são independentes na curva.
                                                          Acabaram de dizer nas notícias que a zona onde o comboio descarrilou era uma zona de linha convencional. Um porta-voz da RENFE fez um comunicado à bocado onde dizia que o comboio vinha a 220km/h na linha de alta velocidade e ao chegar à chamada linha convencional travou mas não o suficiente... não se sabe é porquê...

                                                          Já meto aqui as várias fontes

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                            Meu caro, percebes alguma coisa de ferrovia?

                                                            A linha antiga ou convencional já existia. A linha de AV é nova até à saida do túnel.

                                                            Para evitarem expropriações carrissimas e como santiago é 3 Km à frente, a linha de AV entra no canal da convencional no inicio da curva. E se a curva era já de 80 antigamente, se não foi corrigido o traçado (não havia também muito a fazer), a velocidade do comboio de AV TEM que ser de 80.

                                                            PERCEBES?

                                                            A linha do TGV parece ser nova até pela cor diferente... ( ver no BIng=)
                                                            Editado pela última vez por ; 25 July 2013, 13:42.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                              Meu caro, percebes alguma coisa de ferrovia?

                                                              A linha antiga ou convencional já existia. A linha de AV é nova até à saida do túnel.

                                                              Para evitarem expropriações carrissimas e como santiago é 3 Km à frente, a linha de AV entra no canal da convencional no inicio da curva. E se a curva era já de 80 antigamente, se não foi corrigido o traçado (não havia também muito a fazer), a velocidade do comboio de AV TEM que ser de 80.

                                                              PERCEBES?
                                                              O Raio de curvatura e o canal podem ser o mesmo. Mas não podem dizer que é a mesma linha, pq não é...

                                                              Comentário

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