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    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Qual é o problema de o maquinista se ter gabado de andar a 200 se até é suposto aquele comboio atingir velocidades bastante superiores?
    Não considero nenhuma culpa ao maquinista por se gabar dessa velocidade de uma composição de alta velocidade a linha é que devia estar em sintonia com tais velocidades recomendadas e as balizas eram importantes para prevenção

    Comentário


      Em espanhol, mas explica com algum detalhe as tecnologias de sinalização e automação empregues nas linhas:


      Un problema con las balizas, clave en los 190 km/h a los que iba el tren - Libertad Digital

      Comentário


        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Em espanhol, mas explica com algum detalhe as tecnologias de sinalização e automação empregues nas linhas:


        Un problema con las balizas, clave en los 190 km/h a los que iba el tren - Libertad Digital
        Muito bom. Uma boa descrição.

        Da leitura reparo que o sistema é em tudo similar ao nosso CONVEL.

        Estranho é quando referem que deverá ter havido uma falha ou das balizas ou da leitura pelo comboio.

        Lembro que no Convel, se há uma leitura errada, uma falha, o que quer que seja, o sistema interpreta como erro e origina uma frenagem de emergência.

        Certamente muito do vocês, a circular no pendular ou IC, muitas vezes há uma frenagem brusca até o comboio parar. Foi uma frenagem de emergência. O comboi passou por umas balizas e hpuve um erro de leitura.

        Comentário


          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
          Muito bom. Uma boa descrição.

          Da leitura reparo que o sistema é em tudo similar ao nosso CONVEL.

          Estranho é quando referem que deverá ter havido uma falha ou das balizas ou da leitura pelo comboio.

          Lembro que no Convel, se há uma leitura errada, uma falha, o que quer que seja, o sistema interpreta como erro e origina uma frenagem de emergência.

          Certamente muito do vocês, a circular no pendular ou IC, muitas vezes há uma frenagem brusca até o comboio parar. Foi uma frenagem de emergência. O comboi passou por umas balizas e hpuve um erro de leitura.
          E neste caso, as balizas do "CONVEL Espanhol" estão colocadas a que distância?
          Imediatamente antes da curva?
          Centenas de metros antes?

          Pergunto isto tendo em conta a (suposta) velocidade excessiva na abordagem à curva e a necessidade de parar/abrandar atempadamente.

          Comentário


            Isto parece tudo bastante falivel ... por ex, se alguem colocar uma chapa em cima dessas placas amarelas (balizas) , provavelmente o trem já não irá ler , certo ?

            Recordo-me ha uns meses, já em 2013, num domingo após uma noite de grande tempestade, vim no intercidades e provavelmente esses sistemas não deveriam estar a falar, pois o trem ia a uns 40 ou 50 a hora, e nao havia sinal de telemovel em nenhuma das redes, entao o trem foi avançando "a medo"

            Comentário


              Olhando o vídeo eu acho que ele travou de emergência mas só em cima da curva, quando já nada havia a fazer.

              Ou o sistema falhou ou o Maquinista falhou. Ele que explique o que se passou.

              Comentário


                De facto é uma tragédia daquelas.

                Mas independentemente disso a ignorância de alguns posts em relação à ferrovia são surpreendentes.

                Segundo consta aquela zona da linha não tinha convel, o comboio entrou numa curva de 80 km/H a cerca de 195 km/h. Algo falhou.

                Comentário


                  Sinceramente embora haja alguma culpa do maquinista, há ali muitos fatores externos que contribuíram para este acidente.
                  Conheço o local e quem tenha andado lá a trabalhar e aquela linha foi feita para comboios de alta velocidade. Aliás o raio da curva não é o original que existia antes. Com a construção da linha de alta velocidade, o raio da curva antiga é que foi adaptado. Mais, a velocidade máxima indicada para aquele local(veículos que não vão fazer paragem em santiago) é 150km/h. Este valor já engloba uma margem de segurança. Existe também o fator de esta curva não ter relevo percetível. Sem querer estar a dar uma opinião de especialista, a velocidade é verdade que não era a indicada, mas houve mais algum fator que interferiu.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                    Lembro que no Convel, se há uma leitura errada, uma falha, o que quer que seja, o sistema interpreta como erro e origina uma frenagem de emergência.
                    Depende o que se entende por uma leitura errada.
                    Se for um erro de CRC numa trama de comunicação, por exemplo, o sistema detecta que leu com erro as balizas.
                    Mas... e se as balizas não estiverem lá, ou estiverem completamente inoperacionais? Nesse caso não há leitura errada porque nem sequer houve comunicação.
                    Claro que é uma hipótese de pior caso, mas de facto este é um acidente de pior caso também...

                    Comentário


                      Eu vendo e revendo bem o vídeo duvido cada vez mais que o problema principal tenha sido a velocidade. Não terá havido uma descoordenação entre locomotivas em que a da frente ia a travar e a última a empurrar? Pensando nesta hipótese, isto faria com que as carruagens do meio levantassem e por ainda por cima ser uma cuva, fez com que houvesse um esforço de torção que as mandou fora da linha. Não será isto?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                        Sinceramente embora haja alguma culpa do maquinista, há ali muitos fatores externos que contribuíram para este acidente.
                        Conheço o local e quem tenha andado lá a trabalhar e aquela linha foi feita para comboios de alta velocidade. Aliás o raio da curva não é o original que existia antes. Com a construção da linha de alta velocidade, o raio da curva antiga é que foi adaptado. Mais, a velocidade máxima indicada para aquele local(veículos que não vão fazer paragem em santiago) é 150km/h. Este valor já engloba uma margem de segurança. Existe também o fator de esta curva não ter relevo percetível. Sem querer estar a dar uma opinião de especialista, a velocidade é verdade que não era a indicada, mas houve mais algum fator que interferiu.
                        Não percebendo muito do assunto mas pelo que vejo em Portugal as placas de velocidade são como na estrada, placas, logo como pode ser 80Km/h para uns e 150 para outros?
                        Além disso, uma curva para um comboio de alta velocidade a poder dar a grande velocidade normalmente é inclinada contra o sentido da força que o comboio vai gerar, isto para que ao criar força as empurre contra a linha e não para fora dela como aconteceu aqui, ora esta curva não tendo essa inclinação torna-se muito mais fácil um comboio a grande velocidade descarrilar..

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                          Não percebendo muito do assunto mas pelo que vejo em Portugal as placas de velocidade são como na estrada, placas, logo como pode ser 80Km/h para uns e 150 para outros?
                          Além disso, uma curva para um comboio de alta velocidade a poder dar a grande velocidade normalmente é inclinada contra o sentido da força que o comboio vai gerar, isto para que ao criar força as empurre contra a linha e não para fora dela como aconteceu aqui, ora esta curva não tendo essa inclinação torna-se muito mais fácil um comboio a grande velocidade descarrilar..
                          Porque as linhas e os comboios são diferentes.

                          A curva tem inclinação, olha lá bem.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por RMassi Ver Post
                            Acidente com comboio de alta velocidade que descarrilou em Santiago de Compostela fez pelo menos 10 mortos. Um dos vagons pegou fogo e outro terá mesmo voado...
                            Só vi agora... Deus meu...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                              Isto parece tudo bastante falivel ... por ex, se alguem colocar uma chapa em cima dessas placas amarelas (balizas) , provavelmente o trem já não irá ler , certo ?

                              Recordo-me ha uns meses, já em 2013, num domingo após uma noite de grande tempestade, vim no intercidades e provavelmente esses sistemas não deveriam estar a falar, pois o trem ia a uns 40 ou 50 a hora, e nao havia sinal de telemovel em nenhuma das redes, entao o trem foi avançando "a medo"

                              Se há alguma peça metálica por cima da baliza pode originar erro de leitura e o sistema dá falha e uma frenagem de emergência.

                              No caso que referes, aconteceu uma coisa diferente quase de certeza absoluta. Deve ter havido uma falha de energia (pouco provável visto haver grupos de emergência e baterias) que alimenta o sistema de sinalização ou que tem havido mais, roubo de cabos o que coloca todos os sinais vermelhos. E isto obriga o comboio a parar em todos os sinais de plena via durante 15seg e arrancar novamente em marcha-a-vista, no máximo 30Km/h

                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Depende o que se entende por uma leitura errada.
                              Se for um erro de CRC numa trama de comunicação, por exemplo, o sistema detecta que leu com erro as balizas.
                              Mas... e se as balizas não estiverem lá, ou estiverem completamente inoperacionais? Nesse caso não há leitura errada porque nem sequer houve comunicação.
                              Claro que é uma hipótese de pior caso, mas de facto este é um acidente de pior caso também...

                              Se as balizas não estão lá, o sistema dá erro porque sabe que o ponto de leitura anterior dá informação que a X distância irá encontrar outro ponto. E como já disse mais atrás, tem que haver 2 ou mais balizas num ponto de informação.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                                Eu vendo e revendo bem o vídeo duvido cada vez mais que o problema principal tenha sido a velocidade. Não terá havido uma descoordenação entre locomotivas em que a da frente ia a travar e a última a empurrar? Pensando nesta hipótese, isto faria com que as carruagens do meio levantassem e por ainda por cima ser uma cuva, fez com que houvesse um esforço de torção que as mandou fora da linha. Não será isto?
                                Muito difícil isso acontecer. Então poderia ao dar pontos para acelerar que a da frente frenasse e a de trás acelerasse.
                                Muito pouco provável.

                                E a RENFE já veio referir que o troço é de 80Km/h por isso não entendo como ainda dizem que permite 150 ou coisa do género.

                                Comentário


                                  Talvez problemas nos carris, ou em alguma das composições

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                                    Não percebendo muito do assunto mas pelo que vejo em Portugal as placas de velocidade são como na estrada, placas, logo como pode ser 80Km/h para uns e 150 para outros?
                                    Além disso, uma curva para um comboio de alta velocidade a poder dar a grande velocidade normalmente é inclinada contra o sentido da força que o comboio vai gerar, isto para que ao criar força as empurre contra a linha e não para fora dela como aconteceu aqui, ora esta curva não tendo essa inclinação torna-se muito mais fácil um comboio a grande velocidade descarrilar..
                                    Em Portugal o Pendular pode circular a 140 quando os outros comboios no máximo é 120.

                                    O fator da suspensão pneumática do comboio pendular permite-lhe compensar a força centrifuga da curva ou da pouca escala da curva.
                                    Tanto é que se o sistema dá avaria, o pendular só pode ir no máximo a 160.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                      Talvez problemas nos carris, ou em alguma das composições
                                      Nas composições pode ser, mas o comboio, segundo li algures nas noticias dos jornais espanhois tinha estado na revisão à pouco tempo.

                                      E a linha com 1 ano e pouco ao serviço e sendo certamente carril do tipo IUC 60, não deverá ter problema.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                        Em Portugal o Pendular pode circular a 140 quando os outros comboios no máximo é 120.

                                        O fator da suspensão pneumática do comboio pendular permite-lhe compensar a força centrifuga da curva ou da pouca escala da curva.
                                        Tanto é que se o sistema dá avaria, o pendular só pode ir no máximo a 160.
                                        Mas o pendular aqui, atinge velocidades próximas de 180km/h

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                          Mas o pendular aqui, atinge velocidades próximas de 180km/h
                                          Mas o intercidades tem troços na zona de aveiro em que vai a 200, penso que o alfa pendular vai aos 220, certo ?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                            Mas o intercidades tem troços na zona de aveiro em que vai a 200, penso que o alfa pendular vai aos 220, certo ?
                                            222 já vi eu, antes de Aveiro.

                                            Comentário


                                              A questão aqui é que a composição vinha com uma velocidade de mais 100 kms do máximo por hora para o que é permitido naquele troço de via...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                Em Portugal o Pendular pode circular a 140 quando os outros comboios no máximo é 120.

                                                O fator da suspensão pneumática do comboio pendular permite-lhe compensar a força centrifuga da curva ou da pouca escala da curva.
                                                Tanto é que se o sistema dá avaria, o pendular só pode ir no máximo a 160.
                                                Já andei a 140km/h no urbano na zona de Ovar, medido por GPS.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                  Já andei a 140km/h no urbano na zona de Ovar, medido por GPS.
                                                  E??? é possível e permitido.

                                                  Os comboios suburbanos do Porto podem andar no máximo a 140.

                                                  E entre Aveiro e Ovar há troços de 220.

                                                  Comentário


                                                    Algumas curiosidades sobre estes comboios





                                                    Claramente excesso de velocidade, agora a questão é o que a causou. Já li que naquela zona só estaria em funcionamento o sistema ASFA, que serve apenas para os sinais (não tenho a total certeza).

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                      Mas o intercidades tem troços na zona de aveiro em que vai a 200, penso que o alfa pendular vai aos 220, certo ?
                                                      Isso é nas rectas e eventualmente curvas largas. E acontece porque as carruagens corail e sorefame do IC "só" estão homologadas até 200 km/h, até porque a locomotiva atinge 220 km/h e até mais, de velocidade máxima.

                                                      Comentário


                                                        Rodas independentes em cada eixo, que se adaptam às vias de bitola reduzida... Humm...
                                                        Nunca tinha visto tal coisa.

                                                        Comentário


                                                          Estive a estudar um pouco sobre o que é a Talgo, não tinha a noção o quanto é gigante este construtor de comboios espanhol.

                                                          Por cá andam carruagens talgo no Sud-Expresso . Desconhecia que este comboio internacional tinha começado em 1887!! Sud Expresso

                                                          Comentário


                                                            É. Começou há muito tempo e chegou a ser feita uma viagem Paris-Estoril

                                                            Já agora em portugal e espanha essas carruagens da renfe que estão na imagem apenas podem circular até 140 km/h, o que é pena.

                                                            Comentário


                                                              É um acidente horrivel!

                                                              Nao percebo nada de comboios, apenas sinto um ligeiro interesse. Foi velocidade pelo que parece, falta perceber porque. Se foi erro humano ou se foi mecanico.

                                                              Em espanha ja andam a crucificar o maquinista!

                                                              As imagens do acidente chocam e fazem pensar que a vida sao mesmo dois dias. Tantos sonhos, tanto que ficou por dizer e fazer a quem perdeu a vida!

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