Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Ferroviário em Espanha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
    Meu caro, percebes alguma coisa de ferrovia?

    A linha antiga ou convencional já existia. A linha de AV é nova até à saida do túnel.

    Para evitarem expropriações carrissimas e como santiago é 3 Km à frente, a linha de AV entra no canal da convencional no inicio da curva. E se a curva era já de 80 antigamente, se não foi corrigido o traçado (não havia também muito a fazer), a velocidade do comboio de AV TEM que ser de 80.

    PERCEBES?
    Eu não percebo muito, mas tu já vi que não percebes nada porque nem umas imagens sabes analisar. A linha antiga tem apenas um carril. Com as obras, apareceram 3 carris, depreendo daí que as linhas novas são de ALTA VELOCIDADE.

    Uma coisa é canal, outra é carril. O canal é o mesmo mas os carris são absolutamente diferentes. Logo, é natural que o comboio de alta velocidade consiga fazer a curva MUITO mais depressa.

    Comentário


      #92
      realmente isto é uma situação muito grave!é de lamentar este acidente em que morreu muitas pessoas!! fala -se do excesso de velocidade o que poderá ser a principal causa deste acidente mas poderá haver muitas mais. um comboio equipado com as demais tecnologias que hoje em dia são fundamentais para a segurança do mesmo requer muita intervervenção/manutenção! e para nao falar da via onde este circulava! os comboios possuem sistema ABS em todas as composições mas tb não era isto que evitava esta situação. podia ter sido uma falha no sistema de pendulação de uma carruagem fazendo saltar o resto da composição da linha, falando do convel, este podia não ter acionado o freio de emergencia algo que será visto na caixa negra! enfim são tantas as expeculações agora até chegar a verdade!!é sim de lamentar as mortes ocorridas neste acidente!

      Comentário


        #93
        E porque é que o maquinista ia a essa velocidade? Compensar atrasos?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post

          Uma coisa é canal, outra é carril. O canal é o mesmo mas os carris são absolutamente diferentes. Logo, é natural que o comboio de alta velocidade consiga fazer a curva MUITO mais depressa.
          Deveria mas isso depende de muito factores. Pode até ser apenas um carril e solipas novos sem fundações adequadas a altas velocidades.

          Estamos todos a debater pelo que seria bom que as pessoas não se ofendessem umas às outras

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Eu não percebo muito, mas tu já vi que não percebes nada porque nem umas imagens sabes analisar. A linha antiga tem apenas um carril. Com as obras, apareceram 3 carris, depreendo daí que as linhas novas são de ALTA VELOCIDADE.

            Uma coisa é canal, outra é carril. O canal é o mesmo mas os carris são absolutamente diferentes. Logo, é natural que o comboio de alta velocidade consiga fazer a curva MUITO mais depressa.
            Independentemente das linhas serem isoladas, o raio da curva é igual. E é muito pequeno o que obriga uma menor velocidade.

            Se me dizes que a escala da curva pode ser maior, a suspensão do comboio de AV é pendular e que permite ir a 100 em vez de 80 ainda acredito.

            Agora que o canal é o mesmo isso não há dúvida e que obriga a velocidade de 80. Já a RENFE o disse.


            ac.jpg

            Comentário


              #96
              No final de 2011 lancei este tópico aqui: Alta velocidade em Portugal ? E porque não meter os comboios a andar mais devagar ?
              http://forum.autohoje.com/off-topic/...s-devagar.html

              Transcrevo algumas das frases que escrevi na altura:

              "Estes comboios intercidades que fazem a linha do norte chegam a ir a 200km/h durante boa parte do trajecto entre coimbra e porto.
              ...

              Será seguro ? Estamos a falar de carruagens com vinte e tal anos, e as proprias locomotivas da siemens tambem ja têm algum tempo.

              A propria ferrovia parece muito boa nalguns troços, mas noutros parece não estar em bom estado, o que se traduz em saltos, solavancos, guinadas .
              E nota-se mesmo que ha zonas em que os carris estao mais direitos que noutras.
              ...

              Pessoalmente , sentia-me mais seguro que ele fosse mais devagar, para ai 140 ou 150.
              Não me importava de demorar mais um bocado, e provavelmente gastaria menos corrente. "


              Relanço esta discussão pois continuo a usar o intercidades da linha do norte, e ha alturas em que tenho o feeling que vai demasiado rapido para as condições da linha / do equipamento

              Comentário


                #97
                Desconheço o raio da curva e a inclinação, assim como a velocidade máxima admissível para essa inclinação, etc. Mas nunca um comboio destes tem de fazer uma curva dessas a 80. É que se os comboios convencionais têm limite de 80, é porque a fazem mais depressa...E esse limite de 80 foi imposto para a linha antiga. Percebo que o tenham mantido para a linha recente pela proximidade à estação, mas não acredito que essa curva não suportasse velocidades bastante superiores.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                  Independentemente das linhas serem isoladas, o raio da curva é igual. E é muito pequeno o que obriga uma menor velocidade.

                  Se me dizes que a escala da curva pode ser maior, a suspensão do comboio de AV é pendular e que permite ir a 100 em vez de 80 ainda acredito.

                  Agora que o canal é o mesmo isso não há dúvida e que obriga a velocidade de 80. Já a RENFE o disse.


                  [ATTACH]116473[/ATTACH]

                  O raio a da curva é "o mesmo", sendo apenas ligeiramente maior já que está do lado de fora da outra curva. Mas o raio da entrada é completamente diferente.

                  Nada disso implica que se posso ir a 190 em vez de 80... Ou mesmo que desse para ir a 190, o limite podia ser 80.
                  Mas parece-me estar a haver muita "contra-informação" ... Só o facto de ter havido obras no local no mesmo dia já me deixa muitasssss reservas.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                    Desconheço o raio da curva e a inclinação, assim como a velocidade máxima admissível para essa inclinação, etc. Mas nunca um comboio destes tem de fazer uma curva dessas a 80. É que se os comboios convencionais têm limite de 80, é porque a fazem mais depressa...E esse limite de 80 foi imposto para a linha antiga. Percebo que o tenham mantido para a linha recente pela proximidade à estação, mas não acredito que essa curva não suportasse velocidades bastante superiores.

                    Uma curva com um raio tão pequeno não pode ser feita a 190km/h seguramente...


                    Apanhei agora num Fórum francês que o raio minimo de curva do TGV a 160Kmh é de 1000m. O raio dessa curva em Compostela, como disse, é de menos de 500mm.

                    Comentário


                      Se não houvesse aquele muro de suporte, que amparou de certa forma o comboio, a desgraça poderia ter sido ainda maior.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Uma curva com um raio tão pequeno não pode ser feita a 190km/h seguramente...


                        Apanhei agora num Fórum francês que o raio minimo de curva do TGV a 160Kmh é de 1000m. O raio dessa curva em Compostela, como disse, é de menos de 500mm.
                        E um relevé quase inexistente...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Uma curva com um raio tão pequeno não pode ser feita a 190km/h seguramente...


                          Apanhei agora num Fórum francês que o raio minimo de curva do TGV a 160Kmh é de 1000m. O raio dessa curva em Compostela, como disse, é de menos de 500mm.
                          Para que inclinação? Com que distância entre rodas?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                            Se não houvesse aquele muro de suporte, que amparou de certa forma o comboio, a desgraça poderia ter sido ainda maior.
                            Secalhar tinha sido melhor...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Secalhar tinha sido melhor...
                              Cambalhotas, nas composições, com quase 250 pessoas lá dentro? Não me parece.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                Cambalhotas, nas composições, com quase 250 pessoas lá dentro? Não me parece.
                                Não sei se daria muitas cambalhotas, dependeria do relevo, mas bater contra uma barreira indeformável não é a melhor forma de amparar um comboio. Se fosse muro desde o início do descarrilamento até poderia concordar contigo, mas neste caso acho que só desajudou.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                  Cambalhotas, nas composições, com quase 250 pessoas lá dentro? Não me parece.
                                  Nunca se saberá, mas um campo de milho à mesma cota da linha talvez levasse as carrugens mais a direito e sem embates....

                                  A desgraça foi muito grande.

                                  Comentário


                                    Eu sou um leigo em matéria de comboios. (para não espantarem a pergunta..)

                                    Este Alvia que teve o acidente, podia usar as linhas que o Alfa Pendular usa ou não tem nada a ver?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      Não sei se daria muitas cambalhotas, dependeria do relevo, mas bater contra uma barreira indeformável não é a melhor forma de amparar um comboio. Se fosse muro desde o início do descarrilamento até poderia concordar contigo, mas neste caso acho que só desajudou.
                                      Pois, será sempre uma incógnita. Bom mesmo, é que não tivesse acontecido nada, mas infelizmente, isso, não podemos mudar.
                                      Este vídeo do El País, dá para ter uma ideia, do que se sente, ao deparar com um cenário devastador como aquele:

                                      Vídeo:

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                        Eu sou um leigo em matéria de comboios. (para não espantarem a pergunta..)

                                        Este Alvia que teve o acidente, podia usar as linhas que o Alfa Pendular usa ou não tem nada a ver?
                                        A tensão da linha não é a mesma, mas em questão de bitola, os Alvia estão preparados para circular tanto na bítola ibérica, como na bítola padrão, salvo erro. Os Alfa, circulam em bitola ibérica.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                          Pois, será sempre uma incógnita. Bom mesmo, é que não tivesse acontecido nada, mas infelizmente, isso, não podemos mudar.
                                          Este vídeo do El País, dá para ter uma ideia, do que se sente, ao deparar com um cenário devastador como aquele:

                                          Vídeo:
                                          É um cenário aterrador, mas eu até pagava para lá ir trabalhar.

                                          Comentário


                                            Estava a dar nas notícias, à hora de almoço, que uma das primeiras pessoas a chegar, foi um polícia que trabalha numa esquadra perto. Ao aperceber-se do macabro cenário, começou a ajudar a retirar pessoas com os meios que tinha. Entretanto, pela divulgação do acidente nos meios de comunicação social, os familiares começaram a ligar. Psicologicamente, teve de abandonar o local, pois as dezenas de telemóveis, a tocar em simultâneo, tiveram um efeito devastador... Nem consigo imaginar.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                              Eu sou um leigo em matéria de comboios. (para não espantarem a pergunta..)

                                              Este Alvia que teve o acidente, podia usar as linhas que o Alfa Pendular usa ou não tem nada a ver?
                                              Este comboio permite circular em bitola europeia como em bitola ibérica. E tem um sistema de alimentação triplo. Isto é, pode circular em catenárias de 3KV, 25KV e pode também circular a diesel.

                                              Comentário


                                                Independentemente do ponto de vista este foi um acidente absoltuamente brutal. Por outro lado, o mundo Big Brother em que vivemos, permite termos imagens do que efectivamente aconteceu. Ex. disso foi tb o acidente com o avião que se despenhou no Afeganistão.

                                                Dito isto, a imagem que foi divulgada é absolutamente reveladora da velocidade brutal a que o comboio circulava na altura do despiste.

                                                Resta saber o porquê de tal velocidade. Falha técnica ou humana.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                                  Estava a dar nas notícias, à hora de almoço, que uma das primeiras pessoas a chegar, foi um polícia que trabalha numa esquadra perto. Ao aperceber-se do macabro cenário, começou a ajudar a retirar pessoas com os meios que tinha. Entretanto, pela divulgação do acidente nos meios de comunicação social, os familiares começaram a ligar. Psicologicamente, teve de abandonar o local, pois as dezenas de telemóveis, a tocar em simultâneo, tiveram um efeito devastador... Nem consigo imaginar.
                                                  Um acidente desta dimensão tem um impacto psicológico em todos que ali ajudam que nem imagino.

                                                  Lido diariamente com a luta entre a vida e a morte mas digo muito sinceramente que se me deparasse com um cenário destes, me afectaria com toda a certeza psicologicamente. Ninguém consegue ficar indiferente

                                                  Que tragédia. Paz a todos os que partiram

                                                  E quero também enaltecer o espirito de entreajuda do povo espanhol que num momento daqueles, todos se uniram, civis, policias, bombeiros, médicos, enfermeiros etc etc para retirar o mais rápido possível os feridos e mortos.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                    Este comboio permite circular em bitola europeia como em bitola ibérica. E tem um sistema de alimentação triplo. Isto é, pode circular em catenárias de 3KV, 25KV e pode também circular a diesel.
                                                    Consegue-se ver o motor diesel em algumas fotos e gravações, junto à carruagem que subiu para a estrada de terra, penso que sem carter e com a cambota à mostra.

                                                    Estou como o Silver, sabendo que o troço foi alvo de obras dá para ficar a pensar nisso, mas penso que a velocidade excessiva é notória.

                                                    Comentário


                                                      Agora surgiu uma notícia em que mostram uma foto que o condutor tinha no facebook colocada em 2012 em que ele está a mostrar o velocímetro a 200km/h.

                                                      Apenas para a polémica essa notícia, não tem nada haver com o acidente e é uma velocidade normal para aquele comboio, mas as pessoas agora vêem a imagem e começam a especular como é normal..

                                                      «Qué gozada hacer saltar el rádar a la Guardia Civil. Menuda multa para Renfe» - ABC.es

                                                      Comentário



                                                        "Vi de tudo, vi de tudo", desabafa um dos heróis de Compostela


                                                        Homens e mulheres comuns foram os primeiros a ajudar as vítimas do descarrilamento em Santiago de Compostela, ainda antes de chegarem os meios de socorro. Levaram toalhas e puxaram pessoas para a vida, sofreram entre os 80 mortos, choraram com os cerca de 150 sobrevientes. "Vi de tudo, vi de tudo", disse ao JN um desses heróis anónimos.

                                                        Antes de chegarem os bombeiros, foram os populares a prestar socorro

                                                        "Vi crianças a chorar pelos pais. Eram crianças...", conta Jesus Zás um dos primeiros a chegar ao local do descarrilamento de um comboio, em Angrois, à entrada de Santiago de Compostela, quinta-feira ao início da noite. Um "terramoto" que arrancou as pessoas da vila ao baile, que enchia de festa as ruas, feriado na Galiza, dia do Apóstolo, 25 de julho.

                                                        "Deitei-me às cinco da manhã, mas a minha cabeça não parou de trabalhar", conta Jesus Zás. As imagens do horror, espalhado na linha férrea que divide a terra ao meio, dos sobreviventes que ajudou a resgatar, dos mortos que deixou para trás. "Fomos buscar cordas e cobertores para ajudar a puxar as pessoas cá para cima"..

                                                        As rugas do rosto de Jusús sulcam-se no sofrimento da noite que lhe marcará o resto da vida. Como Jesús, muitos outros homens e mulheres de Angrois bateram-se por ajudar a salvar as vidas de vários dos cerca de 150 feridos do descarrilamento em Santiago de Compostela.


                                                        Cansados, esta quinta-feira, os bravos da vila mal quiseram recordar. Perdidos no meio da multidão, que em dia feriado tomou as bermas da linha férrea para assistir aos trabalhos de remoção das carruagens do comboio, preferiam o silêncio.


                                                        Esta quinta-feira, Santiago de Compostela acordou aturdida, pesada, olhos ao alto presos nos ecrãs de televisão que passavam e repassavam imagens do ferro amontoado que roubou pelo menos 80 vidas.


                                                        Dezenas de jornalistas, de vários pontos do Mundo, do Japão longínquo aos vizinhos de Portugal e Espanha, foram a Angrois para dar notícia da tragédia. Na vila, eram inúmeros carros de exterior e toda a parafernália associada a televisões e rádios.


                                                        Ao meio-dia, o país ,juntou-se. Um minuto de silêncio para lembrar os mortos de Angrois. Na estação de caminho-de-ferro da Santiago de Compostela cumpriram-se dois minutos de luto. Baixaram-se os olhos, relembraram-se as imagens que em compulsão invadiram a vida dos galegos.


                                                        Julian Regos, 18 anos, falava com o peso da impotência pela tragédia maior que ele. Os mortos, o sofrimento das famílias, os feridos, e ele sem nada pode fazer. A desfazer-se numa compaixão entranhada nas veias.


                                                        "Viemos dar sangue, mas já não é preciso", lamenta, por só lhe quedar aquele sentimento de impotência, louvando os que reagiram antes de sequer de se deixarem prender pela amargura do sofrimento. "Vi de tudo, vi tudo", a Jesus já não há quem resgate da amargura que lhe invadiu os dias.



                                                        "Vi de tudo, vi de tudo", desbafa um dos heróis de Compostela - JN

                                                        Comentário


                                                          "Deitei-me às cinco da manhã, mas a minha cabeça não parou de trabalhar", conta Jesus Zás.
                                                          Destaco esta frase... Estas pessoas também deveriam ter apoio psicológico junto com as restantes vítimas.

                                                          Comentário


                                                            Qual é o problema de o maquinista se ter gabado de andar a 200 se até é suposto aquele comboio atingir velocidades bastante superiores?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X