Sim nos últimos 40 anos... refiro-me a toda a alta velocidade em Espanha e não apenas aquele traçado especifico. Sim vi o link mas também li na TV em rodapé que era o único acidente com comboios AV (em Espanha) em 40 anos mas afinal, devia ser isto ("últimos 40 anos" e não "único em 40 anos") que lá estava escrito . Como não tinha a certeza (vi de relance)... perguntei. Não seria de admirar porque em França e na Alemanha devem-se contar pelos dedos os acidentes graves em comboios de AV ao longo dos anos.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Acidente Ferroviário em Espanha
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por movyk Ver Posta placa de sinalização vertical de velocidade, está onde? Na curva? Sabes onde está? 3km antes da curva? Ou estás a cuspir para o ar baboseiras? A mais de 200km/h consegues ver sinalização vertical? Talvez sim, talvez não.
Conhecia bem o trajecto? Desafio-te a ires ver o trajecto. São 200km em linha recta com sucessivos túneis. Deve ser muito fácil decorar qual deles é o último (ou penúltimo).
Infelizmente já se viu onde isto vai acabar, a culpa vai ser do maquinista, porque a renfe vai sair impune.
Enquanto agirmos e deixarmos que as autoridades ajam desta forma, os principais responsáveis vão sempre ficar a rir-se destas situações e, o bode expiatório, será sempre o elo mais fraco.
um comboio destes não pode não ter um sistema de travagem automático antes de uma curva como esta.
esperava uma opinião mais sensata de tua parte.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SeteGu Ver PostSim nos últimos 40 anos... refiro-me a toda a alta velocidade em Espanha e não apenas aquele traçado especifico. Sim vi o link mas também li na TV em rodapé que era o único acidente com comboios AV (em Espanha) em 40 anos mas afinal, devia ser isto ("últimos 40 anos" e não "único em 40 anos") que lá estava escrito . Como não tinha a certeza (vi de relance)... perguntei. Não seria de admirar porque em França e na Alemanha devem-se contar pelos dedos os acidentes graves em comboios de AV ao longo dos anos.
Além de Madrid-Sevilla (que é basicamente um TVG), Espanha tem alta velocidade há pouco tempo (10 anos), e, este que esteve envolvido neste acidente, não é o AVE, ou seja: não é dos mais rápidos!
Mas, o que está nessa noticia é: "Acidente ferroviário na Galiza é o mais grave dos últimos 40 anos em Espanha"; não apenas em alta velocidade!!
E, há muitos mais Talgo's (e acidentes!) além deste!
Na França sim, além de terem a melhor ferrovia do mundo, tem um histórico impressionante de segurança!
Já na Alemanha, tem havido vários acidentes graves (deve ser o país com a pior estatística de acidentes em alta velocidade)!!!!
Assim de repente lembro-me do ICE prai há 10 anos em que morrem +100 pessoas (o acidente mais grave em AV de sempre!), e, ainda há poucos anos, o Maglev bateu numa maquina de manutenção e morrem 20 e tal pessoas!
Comentário
-
Originalmente Colocado por pacxito Ver PostOs maquinistas não são super heróis, são humanos, e como humanos fazem o que qualquer humano faz - m€rda de vez em quando (e também não são imunes a problemas de saúde).Originalmente Colocado por Movyk Ver PostA placa de sinalização vertical de velocidade, está onde? Na curva? Sabes onde está? 3km antes da curva? Ou estás a cuspir para o ar baboseiras? A mais de 200km/h consegues ver sinalização vertical? Talvez sim, talvez não.
Já a fez mais de 60x e diariamente outros maquinistas o fazem e nunca aconteceu nada porque estão preparados e conhecem bem o trajeto.
Cuidado com o que cospes porque o vento pode trazer-te de volta.
Falar que errar é humano só mostra que leram o que escrevi no post que criticam em que também denuncio a falta de legislação e de responsabilidade da RENFE, num sistema demasiado inseguro para um país desenvolvido.
Mas por essas palavras que proferiram é melhor ninguém entrar num comboio porque é natural errar a qualquer momento. Isso é que é levar a coisa ao extremo.
Pelo que tem surgido parece se verificar tratar-se de uma distração ou erro humano de alguém que supostamente deveria estar atento (pelo menos é o que os passageiros esperavam do maquinista).
Aconteceu não estar, e o resultado foi o que se viu.
Lição a tirar:
Deveria sempre haver 2 maquinistas em cada locomotiva, a legislação deveria ser alterada e as empresas responsáveis deveriam ser obrigadas a ter sistemas de segurança mais eficientes que evitassem que estas e outras situações se repetissem.
Como se tem vindo a verificar, as culpas começam a apontar para as duas partes:
a culpa passiva da empresa que na sua estratégia de poupança e de irresponsabilidade nunca se preocupou em assegurar o mínimo de segurança exigível para os passageiros, e que não assume a sua cota parte de responsabilidade de tão interessada que está em não manchar a sua imagem que poderão prejudicar os seu interesses económicos em empreendimentos noutros países;
e a culpa ativa do maquinista que desde o início, em todas as palavras proferidas, demonstrou que não havia problema técnico, mas humano. Lamento que tenha de viver com a culpa na consciência, mas começa a clarificar-se ser o responsável no moneto do acidente.
Errado é estar a ser feito de bode expiatório devido a interesses económicos e de imagem da RENFE que se quer demarcar da sua culpa por incúria.
Porém, se há alguém que não tem culpa nenhuma neste processo, são as vítimas, vivas e mortas.
Fica aqui a informação recente: Maquinista disse que pensava estar noutro troço e travou tarde de mais - PÚBLICO
Comentário
-
Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
Numa audiência de cerca de duas horas, Garzón Amo admitiu que o acidente não se deveu a falha técnica nem às condições do comboio ou do traçado, mas sim a um "erro humano", uma distração.
Comentário
-
Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver PostLição a tirar:
Deveria sempre haver 2 maquinistas em cada locomotiva
Eu sei que isto não soa bem depois do que se passou, mas dois maquinistas por comboio não só não faz sentido como seria o fim de muitas companhias, se já assim dão prejuízo...
Comentário
-
O Ministério Público espanhol deveria averiguar em que condições foi a linha construída e a que pareceres técnicos tiveram os decisores acesso.
Há que saber porque é que não se optou por um sistema de travagem automática.
É que, por muita confiança que possa existir na formação dos maquinistas, errar é humano. Logo, cabe à empresa que gere o sistema ferroviário assegurar ou minimizar esse erro ou distração. Isto independentemente da (óbvia) responsabilidade do maquinista. O problema é que se perderam muitas vidas que poderiam ter sido salvas se se tivesse investido no sistema de travagem automática e não só na formação dos maquinistas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Raistaparta Ver PostNão me parece. Um comboio não é um avião, não há volume de trabalho que justifique duas pessoas na locomotiva e os sistemas de segurança, mesmo que pelos vistos possam falhar, estão lá para cobrir eventuais distracções ou erros do maquinista.
Eu sei que isto não soa bem depois do que se passou, mas dois maquinistas por comboio não só não faz sentido como seria o fim de muitas companhias, se já assim dão prejuízo...
É simples. Ou há sistemas de segurança ativa que servem para colmatar falhas humanas, ou há reforço de pessoal que evite que uma falha humana ou um problema momentâneo de saúde implique pôr em risco a vida de centenas de pessoas.
A falta das duas situações acabou naquilo que se viu.
E prejuízo muito maior causa se não for tomada nenhuma das 2 situações que possam garantir segurança, pois a falta de confiança levará as pessoas a optar por outras soluções.
Eu dou muito valor à segurança, mas infelizmente no nosso mundo somos cada vez mais carne para canhão, porque para poupar nem que seja uns cêntimos as empresas sacrificam-na sem qualquer problema.
Comentário
-
Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver PostE prejuízo muito maior causa se não for tomada nenhuma das 2 situações que possam garantir segurança, pois a falta de confiança levará as pessoas a optar por outras soluções.
Comentário
-
Aqui está uma simulação interessante com dados técnicos:
O acidente ferroviário em Santiago de Compostela em gráfico animado - JN
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostBem... estás a baralhar tudo...
Além de Madrid-Sevilla (que é basicamente um TVG), Espanha tem alta velocidade há pouco tempo (10 anos), e, este que esteve envolvido neste acidente, não é o AVE, ou seja: não é dos mais rápidos!
Mas, o que está nessa noticia é: "Acidente ferroviário na Galiza é o mais grave dos últimos 40 anos em Espanha"; não apenas em alta velocidade!!
E, há muitos mais Talgo's (e acidentes!) além deste!
Na França sim, além de terem a melhor ferrovia do mundo, tem um histórico impressionante de segurança!
Já na Alemanha, tem havido vários acidentes graves (deve ser o país com a pior estatística de acidentes em alta velocidade)!!!!
Assim de repente lembro-me do ICE prai há 10 anos em que morrem +100 pessoas (o acidente mais grave em AV de sempre!), e, ainda há poucos anos, o Maglev bateu numa maquina de manutenção e morrem 20 e tal pessoas!
http://www.publico.pt/mundo/noticia/...mortos-1477773 (este foi em 2011)
Alemanha: acidente com comboio de alta velocidade fez pelo menos 21 mortos - PÚBLICO
JC OnLine
Eschede train disaster - Wikipedia, the free encyclopedia
Editado pela última vez por ASAS; 29 July 2013, 18:33.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Postvendo o vídeo do trajecto completo, fica aqui a dúvida um bocado idiota de quem não percebe nada de comboios: tendo em conta que naqueles últimos 5-10 Km antes da tal curva há uma quantidade muito grande de túneis, não seria possível que por distração o maquinista julgasse que estava num outro túnel mais atrás que não aquele? ...Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver PostFica aqui a informação recente: Maquinista disse que pensava estar noutro troço e travou tarde de mais - PÚBLICO
Parece que se ficar desempregado já posso seguir a carreira de investigador de acidentes de comboio.
Comentário
-
Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver PostTecnologias de apoio ao maquinista? Foi a 1ª vez que fez aquele troço?
Já a fez mais de 60x e diariamente outros maquinistas o fazem e nunca aconteceu nada porque estão preparados e conhecem bem o trajeto.
Cuidado com o que cospes porque o vento pode trazer-te de volta.
Falar que errar é humano só mostra que leram o que escrevi no post que criticam em que também denuncio a falta de legislação e de responsabilidade da RENFE, num sistema demasiado inseguro para um país desenvolvido.
Mas por essas palavras que proferiram é melhor ninguém entrar num comboio porque é natural errar a qualquer momento. Isso é que é levar a coisa ao extremo.
Pelo que tem surgido parece se verificar tratar-se de uma distração ou erro humano de alguém que supostamente deveria estar atento (pelo menos é o que os passageiros esperavam do maquinista).
Aconteceu não estar, e o resultado foi o que se viu.
Lição a tirar:
Deveria sempre haver 2 maquinistas em cada locomotiva, a legislação deveria ser alterada e as empresas responsáveis deveriam ser obrigadas a ter sistemas de segurança mais eficientes que evitassem que estas e outras situações se repetissem.
Como se tem vindo a verificar, as culpas começam a apontar para as duas partes:
a culpa passiva da empresa que na sua estratégia de poupança e de irresponsabilidade nunca se preocupou em assegurar o mínimo de segurança exigível para os passageiros, e que não assume a sua cota parte de responsabilidade de tão interessada que está em não manchar a sua imagem que poderão prejudicar os seu interesses económicos em empreendimentos noutros países;
e a culpa ativa do maquinista que desde o início, em todas as palavras proferidas, demonstrou que não havia problema técnico, mas humano. Lamento que tenha de viver com a culpa na consciência, mas começa a clarificar-se ser o responsável no moneto do acidente.
Errado é estar a ser feito de bode expiatório devido a interesses económicos e de imagem da RENFE que se quer demarcar da sua culpa por incúria.
Porém, se há alguém que não tem culpa nenhuma neste processo, são as vítimas, vivas e mortas.
Fica aqui a informação recente: Maquinista disse que pensava estar noutro troço e travou tarde de mais - PÚBLICO
Acidente com trem na Espanha compromete participação de empresa na licitação do trem bala brasileiro - BBC Brasil - MSN Notícias
After Talgo Disaster in Spain, repercussions for Amtrak? - Amtrak Rail Discussion - Amtrak Unlimited Discussion Forum
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ilyushin Ver PostParece que se ficar desempregado já posso seguir a carreira de investigador de acidentes de comboio.
E infelizmente em contra-partida existirão muitos mortos para enterrar...
Mas felizmente ainda vivemos num mundo onde a percentagem de condutores de comboio que se "distraiem facilmente" não é muito elevada por isso vai mantendo o teu emprego que nos dias que correm é mais seguro.
Comentário
-
-
Originalmente Colocado por Raistaparta Ver PostNão me parece. Um comboio não é um avião, não há volume de trabalho que justifique duas pessoas na locomotiva e os sistemas de segurança, mesmo que pelos vistos possam falhar, estão lá para cobrir eventuais distracções ou erros do maquinista.
Eu sei que isto não soa bem depois do que se passou, mas dois maquinistas por comboio não só não faz sentido como seria o fim de muitas companhias, se já assim dão prejuízo...
Comentário
-
Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver PostAqui está uma simulação interessante com dados técnicos:
O acidente ferroviário em Santiago de Compostela em gráfico animado - JN
Comentário
-
Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver PostAconteceu não estar, e o resultado foi o que se viu.
Lição a tirar:
Deveria sempre haver 2 maquinistas em cada locomotiva, a legislação deveria ser alterada e as empresas responsáveis deveriam ser obrigadas a ter sistemas de segurança mais eficientes que evitassem que estas e outras situações se repetissem.
Aqui só é preciso irem dois maquinistas (maquinista + condutor auxiliar) no caso do comboio não estar dotado de CONVEL. Ainda há algumas locomotivas diesel que não tem, tipo as famosas 1400.
E também são necessário dois maquinistas no caso do CONVEL estar a erro no inicio de uma viagem. Exemplo: Pendular Lisboa-Porto. O maquinista quando prepara o inicio da viagem e liga a máquina, tem que iniciar o convel.
Caso este esteja a dar erro, o maquinista pode pedir autorização ao CCO (Posto de comando centralizado) se pode seguir viagem com o convel desligado.
Se o CCO autoriza, este comboio pendular só pode circular a uma velocidade, no MÀXIMO, de 100Km/h. Independente de ser pendular ou suburbano.
No caso do Operador, neste caso CP Longo curso, arranjar um 2º maquinista, então vão os dois na cabine e o comboio pode ir à velocidade normal.
Relativamente ás limitações de velocidade. Se por acaso há necessidade de limitar a velocidade de um determinado troço de via equipado com sistema de CONVEL, por exemplo numa zona de 220Km/h para 90 ou 30, há necessidade de calcular os códigos a aplicar nas balizas Convel a instalar na via.
E dependendo do tipo de afouxamento solicitado, este projeto pode ser mais ou menos complexo. E a distância deste anúncio e colocação das balizas depende da redução de velocidade pretendida. Podem estar a mais de 2Km.
O mesmo DEVERIA fazer a ADIF no caso particular deste troço de via. Se a limitação de velocidade é critica e estando equipado com o ERTMS, então deveria ser calculado e instalado este afrouxamento na via de forma a OBRIGAR o comboio a reduzir de velocidade.
Nos sistemas de sinalização ferroviários e em Portugal particularmente, estas questões não são tratadas assim tão ao de leve e não ficam ao critério do maquinista.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
Aqui está uma das razões porque se quer culpar só o maquinista.
Comentário
-
Isto que se diz é estúpido. Independentemente de pensar que estava em outro troço ou de se ter distraído ou o caraças, que segurança tem o comboio em caso de desmaio do maquinista, por exemplo? Que treta, o homem que não seja parvo e que arranje um advogado decente porque não me parece sequer que esteja a ser bem aconselhado.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DarkVeill Ver PostNão é bem on topic, mas anda perto:
Autocarro cai de viaduto e faz 36 mortos em Itália - PÚBLICO
Isto anda muito mal.
As pessoas não andam muito bem, os equipamentos também não, os serviços sofrem cortes, o material é levado ao limite, etc. Países mais atrasados sofrem mais com este tipo de acidente. Mas uma crise profunda como a que assistimos na UE, pode levar a um aumento deste tipo de acidente.
Isto sou eu a divagar...Originalmente Colocado por ASAS Ver Post...
Mas, não deixas de ter razão quando dizes que a crise, os cortes, a ganância de certas multinacionais (como acontece mais lá para os lados dos EUA), etc, podem levar a aumentos de acidentes!!
Originalmente Colocado por SeteGu Ver PostAcidentes há em todo o lado... basta abrir o telejornal. É verdade que em países menos desenvolvidos tendem a ser mais frequentes mas não creio que seja (pelo menos por enquanto) o caso. No entanto, considero que essa questão é pertinente e uma chamada de atenção importante.Originalmente Colocado por Cessna Ver PostOriginalmente Colocado por ASAS Ver PostMuito menos grave, felizmente!
Bolas... detesto ter "razão" nestes contextos.
E não é que depois de aflorarmos este assunto, voltou a acontecer um acidente?Editado pela última vez por DarkVeill; 30 July 2013, 00:08.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Limbus4theboys Ver PostIsto que se diz é estúpido. Independentemente de pensar que estava em outro troço ou de se ter distraído ou o caraças, que segurança tem o comboio em caso de desmaio do maquinista, por exemplo? Que treta, o homem que não seja parvo e que arranje um advogado decente porque não me parece sequer que esteja a ser bem aconselhado.
Basicamente é um pedal que o maquinista tem que pressionar a x tempo (tipo 20 em 20 seg) ou accionar outro comando do comboio, desde luzes, silvar, acelerar ou frenar.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostEdit: Encontrei links sobre os acidentes que referi:
Colisão de comboios na Alemanha faz pelo menos dez mortos - PÚBLICO (este foi em 2011)
Alemanha: acidente com comboio de alta velocidade fez pelo menos 21 mortos - PÚBLICO
JC OnLine
Eschede train disaster - Wikipedia, the free encyclopedia
Os primeiros ICE, de forma a não produzirem tanto ruído na fricção Roda-carril, decidiram utilizar o mesmo principio dos tram-tram citadinos. Isto é, o bogie não é só uma roda de ferro. Possui um aro de borracha intermédio e depois tem novamento o aro exterior de aço.
No ICE verificou-se depois deste acidente, que estas rodas tem um desgaste muito, muito acentuado e rápido devido às velocidades mais elevadas. Não esquecer que um tram-tram anda no máximo a 60-80Km/h e o ICE ronda os 300.
Uma das rodas desfez-se e apanhou um contra-carril instalado na via e que se utiliza nas agulhas, entrada de pontes e túneis.
Esse contra-carril entrou dentro da carruagem e provocou o descarrilamento do comboio. Além do mais, o comboio descarrilado foi embater contra um viaduto que desmoronou e caiu em cima deste...
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostIsso é apenas no AVE Madrid-Sevilla!!
Este era um Alvia (Superior a 20 minutos: Devolución del 25%)
É bem diferente....
Nos últimos 40 anos?!
Não, não é meu!
Acho que já tinha sido colocado aqui!
Fui eu que mostrei esse blog, eu conheço a pessoa que o escreveu.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário