Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estudo da Deco Denuncia Fraude em 5 Marcas de Azeite.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
    Isso acontece a quem não está habituado aos sabores verdadeiros.

    Acontece também com a carne de porco caseiro que dizem saber demasiado a porco () e com os tomates então ainda é pior!!!

    Quando me dizem que os tomates estão muito maduro e que sabem muito a tomate dá-me vontade de lhes dar dois pares de estalos! Deviam saber a que? A pepino?

    O sabor da carne de porco da quinta está ligado ao facto to porco ser ou não capado e ao tipo de alimentação ( se como mais ou menos farinha). Em qualquer dos casos, mesmo em alguns ambientes rurais, se costuma dizer que "esta carne sabe a barraco/porco" o que acontece qd o porco não é capado ou foi mal morto (desconheço os detalhes e como isso acontece).

    É uma questão de habituação.
    Acontece o mesmo com o frango e com os ovos.

    O frango da quinta tem um sabor muito mai pronunciado ( sabe a frango) e a carne mais rija ( pois tem mais músculo pois anda à solta). As pessoas habituadas ao frango de aviário ( sabe mais a farinha) por vezes não gostam do frango da quinta...

    Comentário


      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Eu tb consumo muitos ovos caseiros, são 10x melhores que ovos de aviário, mas por exemplo, não os uso para fazer maionese... Porque os de aviário são (supostamente) testados e pasteurizados e os caseiros não são, o risco é sempre maior.
      Para a maionese usas os ovos pasteurizados deste tipo?

      Frustock

      Comentário


        Originalmente Colocado por Real Ver Post
        Nem de propósito, hoje deram-me uma garrafa de azeite directamente do produtor Que diferença, para o que se compra nos supermercados
        o azeite equivalente ao do produtor encontras á venda mas não a 2 € - 750 ml

        Comentário


          Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
          Para a maionese usas os ovos pasteurizados deste tipo?

          Frustock
          Por acaso para maionese nunca usei esses, mas para bolos já.

          Para maionese uso mais ovos normais, mas testados de aviário.

          Comentário


            Desculpem lá, ou se gosta ou não se gosta.
            O azeite sabe a azeite, e não se temperam saladas com os legumes a nadar no leito de azeite. Obviamente ou se gosta muito e até sabe bem uma salada ensopada em azeite, pois se não se gosta muito, tempera-se a salada com "um fio" de azeite. Obviamente se ensopam uma salada em azeite, a salada não sabe a salada, sabe a azeite.
            O mesmo acontece com uma maionese, se ensopam o peixe em maionaise, não se come peixe a saber a peixe, mas sim a mionaise. Quem não gosta muito de peixe, tem por habito por muita maionaise.
            Carnes, é o mesmo. As carnes em que os animais são criados ao ar livre a comer o que há na natureza, têm o sabor mais intenso que aqueles, que são criados em aviário com rações. Eu não gosto de coelho. Se for de aviário e bem temperado, vou comendo, se for de criador , a carne sabe muito a coelho.
            Editado pela última vez por callinas; 28 August 2013, 10:49.

            Comentário


              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
              Por acaso para maionese nunca usei esses, mas para bolos já.

              Para maionese uso mais ovos normais, mas testados de aviário.
              Mas esses normais penso que não são pasteurizados. O que não invalida que sejam sujeitos a maior controlo que os caseiros, como é óbvio.

              É que, pelo que eu percebi, para ocorrer pasteurização, tem que ocorrer a quebra da casca e separação da gema e da clara do ovo.

              Comentário


                Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                Desculpem lá, ou se gosta ou não se gosta.
                O azeite sabe a azeite, e não se temperam saladas com os legumes a nadar no leito de azeite. Obviamente ou se gosta muito e até sabe bem uma salada ensopada em azeite, pois se não se gosta muito, tempera-se a salada com "um fio" de azeite. Obviamente se ensopam uma salada em azeite, a salada não sabe a salada, sabe a azeite.
                O mesmo acontece com uma maionese, se ensopam o peixe em maionaise, não se come peixe a saber a peixe, mas sim a mionaise. Quem não gosta muito de peixe, tem por habito por muita maionaise.
                Carnes, é o mesmo. As carnes em que os animais são criados ao ar livre a comer o que há na natureza, têm o sabor mais intenso que aqueles, que são criados em aviário com rações. Eu não gosto de coelho. Se for de aviário e bem temperado, vou comendo, se for de criador , a carne sabe muito a coelho.
                Se estás a comer coelho querias que soubesse a que?

                A sociedade afastou-se do campo e agora já não reconhece o verdadeiro sabor das coisas. Uma coisa é não gostar de coelho, são gostos, agora não gostar porque sabe muito a coelho.....................

                Além disso é uma questão de hábito, da mesma maneira que eu estou habituado a carne caseira e quando como, por exemplo, febras do supermercado que não sabem a nada, também não gosto, mas eu não gosto porque elas não sabem a nada, não é por saberem a porco!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  O sabor da carne de porco da quinta está ligado ao facto to porco ser ou não capado e ao tipo de alimentação ( se como mais ou menos farinha). Em qualquer dos casos, mesmo em alguns ambientes rurais, se costuma dizer que "esta carne sabe a barraco/porco" o que acontece qd o porco não é capado ou foi mal morto (desconheço os detalhes e como isso acontece).

                  É uma questão de habituação.
                  Acontece o mesmo com o frango e com os ovos.

                  O frango da quinta tem um sabor muito mai pronunciado ( sabe a frango) e a carne mais rija ( pois tem mais músculo pois anda à solta). As pessoas habituadas ao frango de aviário ( sabe mais a farinha) por vezes não gostam do frango da quinta...
                  Essa de ser capado ou não não conhecia.
                  O porco caseiro que costumo comer, é alimentado a "restos", cascas, legumes e frutas que não servem para consumo, e abóbora e assim, complementado com farinha de milho(moída em casa também)
                  Claro que também como carne comprada em supermercado, não posso ir ao Norte só para ir buscar carne, e nota-se bem o sabor, principalmente na carne de vitela.
                  Já frango depende da comida a fazer a minha mãe vai á vizinha que tem galinhas, ou compra de aviário.
                  Coelho é que tem de ser sempre caseiro, ou também de uma vizinha, ou trazemos da "terra", supermercados e afins, não, o sabor do coelho já é diferente e é uma carne mais sensível, e têm umas "gorduras" para tirar antes de cozinhar, por isso esse tem mesmo de ser caseiro.

                  Comentário


                    Por isso é que eu adoro ir aos Açores comer um cozido das Furnas feito apenas com produtos da quinta da minha cunhada

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                      Essa de ser capado ou não não conhecia.

                      O porco qd não é capado fica quase sempre com a carne a "saber a baraco" (expressão da minha terra).

                      Motivo:

                      Aproximadamente, 80% dos 120 milhões de porcos machos que se abatem na União Europeia todos os anos são castrados (EFSA, 2004). O motivo principal é evitar o odor sexual, presente na carne de alguns machos inteiros quando chegam à puberdade. O olor sexual é um defeito sensorial (de odor e gosto) da carne, que é entendida como desagradável pelo consumidor durante o seu cozinhado ou ingestão (Font i Furnols et al., 2001). As principais moléculas responsáveis por este defeito são a androstenona e o escatol.
                      Fonte: Os peritos opinam : Castração Cirurgica sem Anestesia - 3tres3, A página do porco

                      Acho que está bem explicado.

                      Há no entanto outro motivo para carne saber mal que é quando a morte do porco é lenta. Agora não encontro referências mas suponho que tenha a ver com libertação exagerada de adrenalina ou outra hormonas duranta a matança (artesanal à facada por sangria).
                      Editado pela última vez por ; 28 August 2013, 12:45.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                        Se consultares alguma das tabelas de gorduras para cozinhar e a respectiva temperatura que suportam, vês que o azeite é das que mais resiste. Contudo, vês que o virgem extra, suporta menos as temperaturas.
                        OU seja, para fritar é melhor um azeite refinado? É que o do meu pai é seguramente virgem extra e eu frito sempre com ele.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                          OU seja, para fritar é melhor um azeite refinado? É que o do meu pai é seguramente virgem extra e eu frito sempre com ele.
                          Sim. Ou, no máximo, o virgem,não o virgem extra.

                          Este úlitmo é o ideal para temperar, já que conserva mais as qualidades nutritivas (mais antioxidantes, e ácidos gordos monoinsaturados), bem como organolépticas.

                          Comentário


                            Nâo sendo uma fonte segura, já dá para ter umas ideias:

                            Smoke point - Wikipedia, the free encyclopedia

                            Sempre ouvi dizer que o óleo de girassol refinado aguentava mais temperatura que o azeite virgem .

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Nâo sendo uma fonte segura, já dá para ter umas ideias:

                              Smoke point - Wikipedia, the free encyclopedia

                              Sempre ouvi dizer que o óleo de girassol refinado aguentava mais temperatura que o azeite virgem .

                              O óleo de amendoim aguenta ainda mais

                              Comentário


                                Se aguenta ou não, não sei. Agora que ninguém me tira um belo prato de batatas fritas em azeite a acompanhar um belo lombo de porco do campo (a saber bem a barrasco), isso não... é como diz o outro: "que se lixe o coração!"

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                  O óleo de amendoim aguenta ainda mais
                                  Mais do que o azeite, até. Se não estou em erro.

                                  É pena o preço.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                    Se estás a comer coelho querias que soubesse a que?

                                    A sociedade afastou-se do campo e agora já não reconhece o verdadeiro sabor das coisas. Uma coisa é não gostar de coelho, são gostos, agora não gostar porque sabe muito a coelho.....................

                                    Além disso é uma questão de hábito, da mesma maneira que eu estou habituado a carne caseira e quando como, por exemplo, febras do supermercado que não sabem a nada, também não gosto, mas eu não gosto porque elas não sabem a nada, não é por saberem a porco!
                                    Quería que não tivesse um sabor tão intenso. :-) só isso. Por isso é que as mamas sabem uns truques para os filhos comerem as carnes mais intensas, como coelho borrego, etc
                                    Obviamente o azeite tem de saber a azeite, poupa de tomate a tomate.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                      Mais do que o azeite, até. Se não estou em erro.

                                      É pena o preço.
                                      Tens a certeza (e dados) que o azeite aguenta mais que o oleo de girassol?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                        Se aguenta ou não, não sei. Agora que ninguém me tira um belo prato de batatas fritas em azeite a acompanhar um belo lombo de porco do campo (a saber bem a barrasco), isso não... é como diz o outro: "que se lixe o coração!"
                                        Dá para acrescentar um ovo estrelado em azeite?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Tens a certeza (e dados) que o azeite aguenta mais que o oleo de girassol?
                                          Certeza, certeza, na área da saúde, nunca há. Aquilo que se acredita hoje, amanhã vem um estudo a desmentir. Olha o caso do ovos?

                                          E, par além disso, as diferentes tabelas diferem as temperaturas do ponto de fumo. No entanto, aquilo que me foi ensinado nas aulas de nutrição e bioquímica, é que o azeite é uma boa gordura para cozinhar, suportando temperaturas na ordem dos 190 aos 200 e tal, dependendo do tipo de azeite. Melhor do que o azeite, só amendoim e açafrão (se não me engano). Obviamente que independentemente do tipo de gordura, fritar não é boa prática, já que é impossível evitar, de todo, os produtos de peroxidação.

                                          Se o óleo de girassol em específico é melhor, isso não sei. No entanto, o de girassol tem demasiado ómegas-6, e pouco ómega-3.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                            Certeza, certeza, na área da saúde, nunca há. Aquilo que se acredita hoje, amanhã vem um estudo a desmentir. Olha o caso do ovos?

                                            E, par além disso, as diferentes tabelas diferem as temperaturas do ponto de fumo. No entanto, aquilo que me foi ensinado nas aulas de nutrição e bioquímica, é que o azeite é uma boa gordura para cozinhar, suportando temperaturas na ordem dos 190 aos 200 e tal, dependendo do tipo de azeite. Melhor do que o azeite, só amendoim e açafrão (se não me engano). Obviamente que independentemente do tipo de gordura, fritar não é boa prática, já que é impossível evitar, de todo, os produtos de peroxidação.

                                            Se o óleo de girassol em específico é melhor, isso não sei. No entanto, o de girassol tem demasiado ómegas-6, e pouco ómega-3.
                                            Tb sempre li que o azeite é bastante bom para fritar algumas coisa. Mas o "deepfry" por exemplo numa fritadeira eléctrica, que leva o óleo aos 220º, o azeite já passou o seu ponto de fumo, e como tal era das piores soluções.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Tb sempre li que o azeite é bastante bom para fritar algumas coisa. Mas o "deepfry" por exemplo numa fritadeira eléctrica, que leva o óleo aos 220º, o azeite já passou o seu ponto de fumo, e como tal era das piores soluções.
                                              O de amendoim suporta essas temperaturas e, segundo algumas fontes, o azeite refinado também. No entanto, a temperatura ideal para frituras de "imersão", é os 170 a 180 ºC.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                Dá para acrescentar um ovo estrelado em azeite?

                                                Então não dá?! Aliás, nem era prato completo sem esse elemento fundamental!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                                  Então não dá?! Aliás, nem era prato completo sem esse elemento fundamental!
                                                  Aqui há tempos estava a grelhar carne e apeteceu-me um ovo estrelado. Com papel de aluminio fiz um recipiente no qual pus azeite e estrelei o ovo, tudo isto no grelhador.

                                                  Ou seja, no fim foi saudavel porque foi tudo "grelhado" J7K

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Aqui há tempos estava a grelhar carne e apeteceu-me um ovo estrelado. Com papel de aluminio fiz um recipiente no qual pus azeite e estrelei o ovo, tudo isto no grelhador.

                                                    Ou seja, no fim foi saudavel porque foi tudo "grelhado" J7K
                                                    A pesar de ser o tópico do azeite, tinhas posto umas gotas de água o efeito seria quase o mesmo, bem parecido.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                      A pesar de ser o tópico do azeite, tinhas posto umas gotas de água o efeito seria quase o mesmo, bem parecido.
                                                      Só ficava a faltar o sabor do azeite

                                                      Comentário


                                                        Acho que nunca comi batatas fritas em azeite.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Acho que nunca comi batatas fritas em azeite.

                                                          Ganda menino da cidade!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                                            Ganda menino da cidade!

                                                            Por acaso sou menino de cidade. Mas tenho raizes no norte e Alentejo, tenho longas temporadas com avós e bisavós da "terrinha" e nunca comi batatas fritas em azeite.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                              Por isso é que eu adoro ir aos Açores comer um cozido das Furnas feito apenas com produtos da quinta da minha cunhada
                                                              Guloso!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X