Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estudo da Deco Denuncia Fraude em 5 Marcas de Azeite.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
    Se for de boa qualidade parece-me um excelente preço. Eu costumo pagar mais
    Directamente do lagar e sem intermediarios ou refinamentos.

    Tambem acho o preco bom mas nao tenho bem nocao do mercado...

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
      Não é ser esqusitóide. No meu caso, é questão de saúde.

      Há azeites mais adequados para cozinhar, já que não sofrem com tanta facilidade a degradação com altas temperaturas e, assim, evitar produtos de peroxidação, acrilamina e saturação.
      Ou seja, é ser esquisitóide

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
        Não é ser esqusitóide. No meu caso, é questão de saúde.

        Há azeites mais adequados para cozinhar, já que não sofrem com tanta facilidade a degradação com altas temperaturas e, assim, evitar produtos de peroxidação, acrilamina e saturação.

        Fala-me sobre isso...

        Comentário


          #94
          Mas para fritos Podes ou até dever usas óleo de fritura. Para cozinhar, um assado, um guisado, podes usar azeite na boa.
          Os nossos antepassados usavam azeite e banha e estão cá para vingar mais que provavelmente nós.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por callinas Ver Post
            Mas para fritos Podes ou até dever usas óleo de fritura. Para cozinhar, um assado, um guisado, podes usar azeite na boa.
            Os nossos antepassados usavam azeite e banha e estão cá para vingar mais que provavelmente nós.

            é verdade. o grande problema não está em comer algo que faz mal esporadicamente. O problema é a repetição constante ;)

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
              Eu tenho 2 azeites por uma questão economica ... uso uma mais barato para cozinhar e outro mais caro para temperar.
              No teu caso faz sentido. No nosso, como somos produtores e temos excedente , não faz sentido vender o excedente para comprar depois azeite comercial.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                Mas para fritos Podes ou até dever usas óleo de fritura. Para cozinhar, um assado, um guisado, podes usar azeite na boa.
                Os nossos antepassados usavam azeite e banha e estão cá para vingar mais que provavelmente nós.
                Óleo? nunca, jamais em tempo algum eu meto esse veneno no corpo. A não ser que seja fora de casa.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                  Fala-me sobre isso...
                  Se consultares alguma das tabelas de gorduras para cozinhar e a respectiva temperatura que suportam, vês que o azeite é das que mais resiste. Contudo, vês que o virgem extra, suporta menos as temperaturas.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                    Fala-me sobre isso...
                    É a questão de o azeite se degradar com a temperatura criando substancias nocivas.
                    Mas se um azeite comercial não tem componentes adicionados, porque motivo o consideram melhor que um azeite de cooperativa?

                    Comentário


                      Normalmente quando me apanho lá para os lados da Régua, avio-me sempre de azeite...
                      Anda pelos 18/20€ os 5Lts do Extra Virgem...
                      Mesmo ao lado costumam estar uns garrafões de óleo alimentar feito a partir de azeitonas ou bagaço de
                      azeite ou lá o que é aquilo, o aspeto é parecido ao azeite normal.
                      O vendedor bem me disse que aquilo era vendido como azeite por muito comerciante!
                      O preço... 8€ 5Lts

                      Comentário


                        não era suposto serem autoridades a descobrirem isto?
                        E a ASAE ainda vem dizer que não há risco para a saude? ás vezes quando se falha o melhor mesmo é não tentar corrigir e deixar passar.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                          Óleo? nunca, jamais em tempo algum eu meto esse veneno no corpo. A não ser que seja fora de casa.
                          Desculpa lá, já parece mesmo paranóia!
                          Não será certamente por causa de umas batatas fritas de quando em vez fritas em oleo(claro que em azeite são melhores) que vais morrer.
                          A não ser que tenhas algum problema de saúde que te proíba mesmo o oleo.

                          Comentário


                            O Azeite nao tolera pior a temperatura que um oleo vegetal ?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                              Desculpa lá, já parece mesmo paranóia!
                              Não será certamente por causa de umas batatas fritas de quando em vez fritas em oleo(claro que em azeite são melhores) que vais morrer.
                              A não ser que tenhas algum problema de saúde que te proíba mesmo o oleo.
                              De vez em quando. OU seja, quando como fora de casa. Em casa, tenciono cozinhar ou comer o melhor que consigo, e que a vida me permite.

                              EDIT: Queres problemas? Grande parte dos meus familiares, morreram com AVC's. A pessoa mais nova a ter, uma prima direita, morreu aos 45 com um.
                              Editado pela última vez por HMartinho; 27 August 2013, 18:47.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                O Azeite nao tolera pior a temperatura que um oleo vegetal ?
                                Depende do óleo. No comum dos óleos, não.

                                Mas, para mim o problema dos óleos, é a elevada desproporção de ómega-6 vs ómega-3.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                  Faço parte daquele pequeno leque de privilegiados que consume azeite caseiro e sempre fui habituada ao mesmo.

                                  Acho o azeite que se compra nos supermercados todos iguais e sem sabor. Fazem-me lembrar óleo fula.
                                  Que exagero...

                                  Compra lá uns azeites melhores no supermercado e vê lá se te sabe a óleo fula...

                                  Quem lê este tópico pensa que os azeites "caseiros" são todos fenomenais e que os azeites de super são todos uma treta...


                                  Se me disserem como falou o Icedevice, que é um lagar pequeno caseiro, mas que usa as azeitonas boas, não usam do chão, e é extraído a frio e depois armazenado a temperaturas controladas em aço inox, acredito que seja de excelente qualidade.
                                  Agora que é do zé manel que não limpa o lagar há 20 anos, usa tudo o que apanha e mete em garrafões reutilizados, desculpem lá mas podem ficar com ele à vontade...

                                  Eu tb consumo muitos ovos caseiros, são 10x melhores que ovos de aviário, mas por exemplo, não os uso para fazer maionese... Porque os de aviário são (supostamente) testados e pasteurizados e os caseiros não são, o risco é sempre maior.

                                  Comentário


                                    Concordo ... ja parece a historia do vinho ... há malta que só bebe o vinho do lavrador bla bla ... depois vai-se a provar e é cada zurrapa

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                      Infelizmente é isso que destroi as marcas. E os consumidores, ainda por cima com a internet a ajudar, são implacáveis.

                                      Tu, que até tens alguma experiência nessa matéria, diz-me que marcas norte-americanas (ou alemãs, a título de exemplo) conheces que tenham vacilado na qualidade final de um produto (com público-alvo bem definido).
                                      A Coca-Cola, por exemplo.

                                      Tanto que depois teve de retomar a receita antiga.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Se me disserem como falou o Icedevice, que é um lagar pequeno caseiro, mas que usa as azeitonas boas, não usam do chão, e é extraído a frio e depois armazenado a temperaturas controladas em aço inox, acredito que seja de excelente qualidade.
                                        Oi !!??

                                        Nunca deves ter apanhado azeitona na vida para dizeres uma coisa dessas.



                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Agora que é do zé manel que não limpa o lagar há 20 anos, usa tudo o que apanha e mete em garrafões reutilizados, desculpem lá mas podem ficar com ele à vontade...
                                        Os lagares são geralmente comunitários e outra boa parte dos agricultores de azeite recorrem a cooperativas, onde se costuma aprumar a qualidade final do azeite.

                                        E sim, o azeite engarrafado e do bom paga-se a peso de ouro e não consegue igualar a subtileza de um azeite completamente artesanal. E sim, a maioria dos azeites de supermercado é demasiado aguado.

                                        Há dois produtos que para mim são motivo para deixar comida no prato: batatas e azeite.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                          não era suposto serem autoridades a descobrirem isto?
                                          E a ASAE ainda vem dizer que não há risco para a saude? ás vezes quando se falha o melhor mesmo é não tentar corrigir e deixar passar.
                                          E descobriram.. como também foi noticiado hoje, a ASAE fez diversas apreensões durante o ultimo ano, e correm vários processos em Tribunal. (a passo de lesma... )

                                          E não há risco para a saúde.. O que foi identificado foi 1 marca com azeite rotulado como virgem extra, mas que afinal é azeite refinado. (com outros óleos alimentares misturados) e 4 marcas que deviam estar rotuladas como Virgem normal (ou seja, azeite puro na mesma, mas mais ácido). Qual é o risco para a saúde aqui? É apenas um crime económico, nada mais.

                                          Comentário


                                            BEm eu vou deixar aqui um comentário sobre este assunto, no qual eu tenho algum interesse pessoal, visto ser um apreciador de azeite.

                                            Eu pessoalmente tenho umas oliveiras deixadas de herança pelos meus avós na zona do Douro (Concelho de Alijó) e costumo cultivar aquilo, ainda que à distância, juntamente com o meu pai, e pela altura do Natal vamos apanhar nas férias as azeitonas, para fazer azeite.

                                            A produção não é elevada, e muitas vezes é ano sim ano não que as iliveiras produzem algo decente (em torno dos 100 a 120 litros), o que costuma dar para 2 anos de cosumo de azeite para a familia, o meu pai é rigoroso com o azeite, porque é um elemento fundamental na alimentação, e cuja influência no bem-estar e na saúde está mais que comprovada.

                                            Devido a sisso, costumamos fazer o azeite apenas das azeitonas apanhadas directamente das oliveiras por vara, e o azeite é extraído no próprio dia da colheita das azeitonas, e à temperatura mais baixa possivel. E a acidez é de 0,2º o que segundo foi dito pela responsável do lagar, é quase "medicinal", mas também tem que ver que a acidez tem a ver com o clima, solo e variedades de azeitonas utilizadas.

                                            Nós portugueses, temos veriedades autóctones de grandissima qualidade, o azeite que extraio provém exclusivamente de oliveiras com mais de 50 anos, e cujas veriedades são: cobrançosa, verdeal, cordovil e madural (esta última também é boa para azeitona para conserva), e entre estas a cordovil dá um azeite de menos acidez, enquanto a madural dá de maior adidez, por isso, é preciso saber o que se tem, e o que se quer fazer.

                                            Mas a sul temos também a veriedade galega, que também produz um azeite de boa qualidade, se bem que quando comprado com a cordovil produz um azeite com um pouco mais de acidez.

                                            Por tudo isto, nós temos de ter cuidado com o que compramos, porque o que não falta é nos rótulos escrito (azeites provenientes da União Europeia, o que indica que é de fora de portugal em 90% dos casos), e muitas vezes conforme referiram, vem do norte de africa e entram por entrepostos comerciais do norte da europa, apenas para adquirirem o selo de produção na U.E.

                                            Deixando este há parte, para que consumam comprovadamente azeite português que é de excelente qualidade, e iniciando o meu comentário relativamente a estes casos concretos acho eu muito estranho, algumas das marcas referidas.

                                            Relativamente ao azeite Alfandagh, eu sou um consumidor desse azeita, quando o que tenho da produção própria acaba, e confesso, que comprei a primeira garrafa já em 2008 para experimentar a sua qualidade.

                                            Posso dizer que comprei a variedade de 0,2º biológico que guardei exclusivamente para temperar e consumir a cru, e posso dizer que o feedback que tenho pessoalmente é excelente, é muito perfumado e aromático, quando comprado com os azeites de marca branca e mesmo os DOP do Lidl.

                                            Tendo em conta a experiência que tenho da marca e que me levou a visitar as instalações que ficam no vale da Vilariça junto ao rio Sabor, só posso pensar que isto tenha sido um caso isolado, que resultará da incompetência de alguns funcionários, porque não creio que a administração tivesse intenção de o fazer de froma premeditada, tendo em conta o público-alvo desse azeite.

                                            O engraçado no campo oposto é o facto de referirem o azeita Gallo como excelente, eu moro em Fátima e tenho um amigo do meu pai que mora na Ortiga (aldeia do concelho de Mação) e que costuma fornecer as azeitonas para a fábrica em Abrantes do Victor Guedes (dono das marca Gallo), e até cheguei a visitar as instalações em Abrantes e sinceramente, pelo que me foi dito por esse produtor, é que eles refinam os azeites várias vezes até ficar com a acidez mais baixa, e muitas usam azeites refinados.

                                            Com verdade ou com mentira, eu provei o azeite Gallo uma vez e não gostei, era um azeite demasiado forte, sobretudo quando habituado ao da própria produção, ou ao da marca Alfandagh, pelo que mudei para o Oliveira da Serra, cuja produção pertence á empresa Sovena, dona de mais marcas de azeites, e fornecedora dos azeites Dia Minipreço virgem Extra.

                                            E pessoalmente gostei da experiência do azeite Oliveira da Serra, muito versátil, e tem uma boa relação preço/qualidade/acidez.

                                            Resumindo, eu enquanto tenho da produção própria, somente gasto desse azeite, que é extremamente leve com apenas 0,2º de acidez, quando este acaba uso Oliveira da Serra para cozinhar e Alfandagh biológico, para o comer cru (saladas e no prato).

                                            E para azeite para cima de 0,7º para cozinhar e 0,4º para comer cru, não entra cá em casa, porque é mau para o figado ,e perdoem-me os membros de outras regiões do país, mas para mim azeita do bom é de trás-os-montes.

                                            Abraço a todos.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                              Concordo ... ja parece a historia do vinho ... há malta que só bebe o vinho do lavrador bla bla ... depois vai-se a provar e é cada zurrapa
                                              E alguns nem o tratam como deve ser. Depois as pessoas pensam que por ser caseiro estão a beber um vinho de qualidade e estão na realidade a beber um líquido cheio de micróbios.

                                              Muitos lavradores, principalmente os de idade mais avançada, pensam que ao não tratar o vinho no lagar e depois nas cubas/pipas é que dá o vinho puro para beber. Esses, nem dado os quero.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por neptunus Ver Post
                                                BEm eu vou deixar aqui um comentário sobre este assunto, no qual eu tenho algum interesse pessoal, visto ser um apreciador de azeite.....
                                                Abreviei o quote uma vez que o teu post é bastante extenso.

                                                Achei interessante a combinação de azeitonas que herdaste, curiosamente está presente em alguns dos azeites de topo produzidos em Portugal. Na minha opinião é a melhor combinação de azeitona para um azeite de excelência. Encontras no mercado azeite de Trás-os-Montes com essa combinação e grau de acidez inferior a 0,1%

                                                Se pretenderes intensificar o sabor do azeite que produzes e torna-lo ligeiramente mais picante tens de apanhar a azeitona em Novembro. Com a azeitona mais verde vais ter menos quantidade de azeite, mas ganhas um sabor mais intenso.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                  Concordo ... ja parece a historia do vinho ... há malta que só bebe o vinho do lavrador bla bla ... depois vai-se a provar e é cada zurrapa
                                                  Verdade. Há vinhos caseiros completamente intragáveis e piores que veneno.

                                                  Mas não é comparável com a questão do azeite por uma razão muito simples: é que vinho qualquer "pato bravo" produz e no caso do azeite já é bem mais difícil de produzir pelo comum dos mortais.

                                                  Comentário


                                                    Para mim, que estou habituado ao azeite "a sério", o azeite comprado é todo semelhante à água.

                                                    Por acaso muitas vezes me interroguei como é que o azeite comprado é tão diferente do produzido pelos agricultores localmente. Agora já tenho algumas respostas. Azeite que não é azeite, azeite alterado, azeite com misturas, azeite com azeitonas que vêm de fora.

                                                    Felizmente tenho azeite tanto dos meus pais como dos meus sogros. Uma vez cometi o erro de tentar convencer alguns colegas meus a comprarem, e ao dizer o preço, começaram logo a comparar com o preço dos mais baratos do supermecado, como se fosse a mesma coisa, enfim. E até me dispunha a fornecer-lhes primeiro um pouco de azeite grátis para experimentarem. Mas com o rumar da conversa desisti logo da ideia, e nunca mais tento vender azeite a ninguém, os meus pais que o continuem a vender a quem lhes costuma comprar e que lhe dá o devido valor. Também produzem tão pouco que é fácil vender o excedente.

                                                    É claro que nem todo o azeite produzido por pequenos agricutores tem a mesma qualidade, depende muito do cuidado que se tem com as azeitonas.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                                      Acontece-me amiúde quando ofereço azeite. Já me deixei disso. O pessoal simplesmente não sabe o que é azeite e não está habituado a consumir azeite sem aquelas refinações todas e misturas do arco da velha...
                                                      Isso acontece a quem não está habituado aos sabores verdadeiros.

                                                      Acontece também com a carne de porco caseiro que dizem saber demasiado a porco () e com os tomates então ainda é pior!!!

                                                      Quando me dizem que os tomates estão muito maduro e que sabem muito a tomate dá-me vontade de lhes dar dois pares de estalos! Deviam saber a que? A pepino?

                                                      Comentário


                                                        Esta semana fui comprar tomates ao lavrador mas estavam muito moles e alguns já a apodrecer mas ainda não estavam completamente maduros...
                                                        Para mim eram da estufa vieram para fora com o calor ficaram assim...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                          Isso acontece a quem não está habituado aos sabores verdadeiros.

                                                          Acontece também com a carne de porco caseiro que dizem saber demasiado a porco () e com os tomates então ainda é pior!!!

                                                          Quando me dizem que os tomates estão muito maduro e que sabem muito a tomate dá-me vontade de lhes dar dois pares de estalos! Deviam saber a que? A pepino?
                                                          Ui se não sabe bem na altura da "desmancha" uma carne grelhada só com sal tanto faz o corte...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por neptunus Ver Post
                                                            BEm eu vou deixar aqui um comentário sobre este assunto, no qual eu tenho algum interesse pessoal, visto ser um apreciador de azeite.

                                                            Eu pessoalmente tenho umas oliveiras deixadas de herança pelos meus avós na zona do Douro (Concelho de Alijó) e costumo cultivar aquilo, ainda que à distância, juntamente com o meu pai, e pela altura do Natal vamos apanhar nas férias as azeitonas, para fazer azeite.

                                                            A produção não é elevada, e muitas vezes é ano sim ano não que as iliveiras produzem algo decente (em torno dos 100 a 120 litros), o que costuma dar para 2 anos de cosumo de azeite para a familia, o meu pai é rigoroso com o azeite, porque é um elemento fundamental na alimentação, e cuja influência no bem-estar e na saúde está mais que comprovada.

                                                            Devido a sisso, costumamos fazer o azeite apenas das azeitonas apanhadas directamente das oliveiras por vara, e o azeite é extraído no próprio dia da colheita das azeitonas, e à temperatura mais baixa possivel. E a acidez é de 0,2º o que segundo foi dito pela responsável do lagar, é quase "medicinal", mas também tem que ver que a acidez tem a ver com o clima, solo e variedades de azeitonas utilizadas.

                                                            Nós portugueses, temos veriedades autóctones de grandissima qualidade, o azeite que extraio provém exclusivamente de oliveiras com mais de 50 anos, e cujas veriedades são: cobrançosa, verdeal, cordovil e madural (esta última também é boa para azeitona para conserva), e entre estas a cordovil dá um azeite de menos acidez, enquanto a madural dá de maior adidez, por isso, é preciso saber o que se tem, e o que se quer fazer.

                                                            Mas a sul temos também a veriedade galega, que também produz um azeite de boa qualidade, se bem que quando comprado com a cordovil produz um azeite com um pouco mais de acidez.

                                                            Por tudo isto, nós temos de ter cuidado com o que compramos, porque o que não falta é nos rótulos escrito (azeites provenientes da União Europeia, o que indica que é de fora de portugal em 90% dos casos), e muitas vezes conforme referiram, vem do norte de africa e entram por entrepostos comerciais do norte da europa, apenas para adquirirem o selo de produção na U.E.

                                                            Deixando este há parte, para que consumam comprovadamente azeite português que é de excelente qualidade, e iniciando o meu comentário relativamente a estes casos concretos acho eu muito estranho, algumas das marcas referidas.

                                                            Relativamente ao azeite Alfandagh, eu sou um consumidor desse azeita, quando o que tenho da produção própria acaba, e confesso, que comprei a primeira garrafa já em 2008 para experimentar a sua qualidade.

                                                            Posso dizer que comprei a variedade de 0,2º biológico que guardei exclusivamente para temperar e consumir a cru, e posso dizer que o feedback que tenho pessoalmente é excelente, é muito perfumado e aromático, quando comprado com os azeites de marca branca e mesmo os DOP do Lidl.

                                                            Tendo em conta a experiência que tenho da marca e que me levou a visitar as instalações que ficam no vale da Vilariça junto ao rio Sabor, só posso pensar que isto tenha sido um caso isolado, que resultará da incompetência de alguns funcionários, porque não creio que a administração tivesse intenção de o fazer de froma premeditada, tendo em conta o público-alvo desse azeite.

                                                            O engraçado no campo oposto é o facto de referirem o azeita Gallo como excelente, eu moro em Fátima e tenho um amigo do meu pai que mora na Ortiga (aldeia do concelho de Mação) e que costuma fornecer as azeitonas para a fábrica em Abrantes do Victor Guedes (dono das marca Gallo), e até cheguei a visitar as instalações em Abrantes e sinceramente, pelo que me foi dito por esse produtor, é que eles refinam os azeites várias vezes até ficar com a acidez mais baixa, e muitas usam azeites refinados.

                                                            Com verdade ou com mentira, eu provei o azeite Gallo uma vez e não gostei, era um azeite demasiado forte, sobretudo quando habituado ao da própria produção, ou ao da marca Alfandagh, pelo que mudei para o Oliveira da Serra, cuja produção pertence á empresa Sovena, dona de mais marcas de azeites, e fornecedora dos azeites Dia Minipreço virgem Extra.

                                                            E pessoalmente gostei da experiência do azeite Oliveira da Serra, muito versátil, e tem uma boa relação preço/qualidade/acidez.

                                                            Resumindo, eu enquanto tenho da produção própria, somente gasto desse azeite, que é extremamente leve com apenas 0,2º de acidez, quando este acaba uso Oliveira da Serra para cozinhar e Alfandagh biológico, para o comer cru (saladas e no prato).

                                                            E para azeite para cima de 0,7º para cozinhar e 0,4º para comer cru, não entra cá em casa, porque é mau para o figado ,e perdoem-me os membros de outras regiões do país, mas para mim azeita do bom é de trás-os-montes.

                                                            Abraço a todos.
                                                            Só um reparo, a marca Gallo pertence á Jeronimo Martins

                                                            Gallo Worldwide - Indústria | Negócios Jerónimo Martins

                                                            Comentário


                                                              Não entendo se quando falam em azeite de supermercado que parece óloe fula ou água.

                                                              Estão a falar de um garrafão de 5L de marca branca ou de acidez elevada de marcas comuns.

                                                              Ou se estão a falar de edições especiais de diversas marcas, como esporão, cartuxa, azal, ou mesmo o azeite Romeo que ganhou um prémio de melhor azeite do mundo...

                                                              É que todos se vendem nos supermercados. Claro que uns a 15€ os 5L, outros a 5€ = 500ml.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X