Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Médicos podem ser obrigados à mobilidade geográfica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
    Tens a noção que nem todos o fazem, certo?
    A grande maioria que diz que trabalha horas sem fim, faz. Porque dá lucro, claro. Eu também fazia se tivesse essa possibilidade.

    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
    Tens, igualmente, a noção, que muitos médicos fazem bancos de 24 horas (e quando não é mais).
    Tens noção que há pessoas que fazem horas extra a fio sem receber 1 cêntimo pelas mesmas, não tens?

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
      Tens noção que há pessoas que fazem horas extra a fio sem receber 1 cêntimo pelas mesmas, não tens?
      Tenho. E isso implica o quê em relação ao que disse?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
        Tenho. E isso implica o quê em relação ao que disse?
        Que o que descreveste está longe de ser uma desgraça. Se me dissesses que trabalhavam 24 horas mas só recebiam 12, isso sim era uma grande injustiça. Assim ninguém está lá a fazer caridade ou por amor à camisola. Está lá porque está a ser pago para isso. É uma permuta perfeitamente natural.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
          Tens a noção que nem todos o fazem, certo?

          Tens, igualmente, a noção, que muitos médicos fazem bancos de 24 horas (e quando não é mais).
          Outro grupo de amigso que não invejo. Não esqueço as noites de Domingo em que, após o jantar, um grande amigo meu tinha de ir fazer banco e eu ficava em casa dele a fazer companhia à sua mulhe.

          Ainda hoje por vezes pergunto-lhe (para o arreliar) se valeu mesmo a pena tanto estudo para agora trabalhar naquelas condições (eu só estudava o estritamente necessário enquanto ele era o melhor da escola).

          Em relação às vidas dos meus amigos, as únicas que não nego invejar são as vidas daqueles que são pilotos. Raios os partam! Que inveja...

          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Alguns aceitaram, outros nao. Cada um sabe de si.
          Exatamente, é essa a ideia implícita no meu post.

          Eu aceitei, outros teriam recusado... É a vida!
          Editado pela última vez por Jbranco; 31 December 2013, 11:43.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
            Outro grupo de amigo que não invejo. Não esqueço as noites de Domingo em que após o jantar um grande amigo meu tinha de ir fazer banco e eu ficava em casa dele a fazer companhia à mulher dele.
            Coitadas de todas as pessoas que conheço que supostamente saíam as 6 e chegavam muitas vezes a casa à meia-noite....mas depois das 6 o salário deixava de contar.

            Um dia ganharam juízo e perceberam que, se possível, devem evitar trabalhar para empresas de construção civil e muito menos se forem portuguesas.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
              Não podes, a diferença é que os FP não estão habituados nenhum tipo de concessão. Experimenta retirar essa cláusula dos contratos e não te admires que se aparecerem FP a exigirem 5x o salário actual para serem deslocalizados. A pedirem compensações chorudas insustentáveis para o Estado actual.

              Depois como o Estado não vai ter possibilidade de pagar esses luxos, vais ter greves de meses. Qualquer tentativa de chegar à razão ou a um acordo com eles é impensável. Tudo o que não seja contribuir para os benefícios, é rejeitado. Acham que há mundos perfeitos, em que não preciso fazer concessão nenhuma e em que todas as condições de trabalho são uma maravilha.
              Que bonita veborreia anti funcionários públicos, conteúdo que se aproveite é que escasseia.

              Ninguém tem que ceder nem conceder nada no que diz respeito à mobilidade geográfica, sem a devida compensação. Têm (publicos ou privados) toda a legitimidade para se impor e, caso seja necessário, levar as coisas ás últimas consequências.

              O problema do tuga é que tem muita garganta na mesa do café mas depois quando é espezinhado não se impõe. Já que gostam tanto de dar exemplos do que se passa "lá fora", olhem para qualquer país europeu e vejam se os trabalhadores (privados ou públicos) também não são compensados quando tem que se deslocar ou são realocados. Já ouviram falar de relocation perks?

              Claro que há pessoas a quem lhes dizem "agora vais ali 6 meses para Angola, e nós damos-te mais 50$/dia" e eles aceitam todos contentes. Mas isso é um problema dessas pessoas e, honestamente, da falta de cultura e visão das mesmas.

              Depois vem chorar para os fóruns e exigir que todos sejam tão maltratados como eles... A mim só me ocorre uma resposta - sejam mais inteligentes, não se deixem enganar.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Acho que foi correcto na medida em que foram claros com essas pessoas.

                Achas que seria correcto manter esses trabalhadores no escritório sem fazer nenhum quando outros para receber salário estavam a trabalhar em clientes?
                Claro que não seria correcto, mas não foi isso que se passou no público
                Editado pela última vez por Ruie34; 31 December 2013, 11:47.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                  Claro que não seria correcto, mas não foi isso que se passou
                  Por acaso passou-se.

                  Estiveram no Porto sem estarem alocados a nenhum projecto durante um largo período de tempo fazendo com que a opcao mais viável para a empresa era enviá-los para Lisboa (onde ainda havia alguma coisa).

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Por acaso passou-se.

                    Estiveram no Porto sem estarem alocados a nenhum projecto durante um largo período de tempo fazendo com que a opcao mais viável para a empresa era enviá-los para Lisboa (onde ainda havia alguma coisa).
                    Referia-me ao público.

                    Só acrescentei depois...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                      Que o que descreveste está longe de ser uma desgraça. Se me dissesses que trabalhavam 24 horas mas só recebiam 12, isso sim era uma grande injustiça. Assim ninguém está lá a fazer caridade ou por amor à camisola. Está lá porque está a ser pago para isso. É uma permuta perfeitamente natural.
                      Pois é, mas agora esqueces-te é que médicos lidam com pessoas. Por vezes, um erro que parece insignificante aos olhos leigos, pode significar uma viagem com bilhete definitivo para o quintal do padre.

                      Depois, cai tudo em cima dos profissionais com processos disciplinares.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                        Pois é, mas agora esqueces-te é que médicos lidam com pessoas.
                        Como os pilotos, os controladores aéreos, os responsáveis pela segurança numa obra, numa instalação industrial? Ah espera, esses não interessam a ninguém nem estão sujeitos a processos disciplinares. Ponto de vista entendido, só aqueles que nós queremos é que são responsáveis "por muitas vidas".

                        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                        Por vezes, um erro que parece insignificante aos olhos leigos, pode significar uma viagem com bilhete definitivo para o quintal do padre.
                        Há profissões em que um erro insignificante aos olhos dos leigos pode significar uma viagem com bilhete definitivo para vá...umas dezenas de pessoas.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                          Pois é, mas agora esqueces-te é que médicos lidam com pessoas. Por vezes, um erro que parece insignificante aos olhos leigos, pode significar uma viagem com bilhete definitivo para o quintal do padre.

                          Depois, cai tudo em cima dos profissionais com processos disciplinares.
                          É verdade... E é esse o momento em que o dinheiro do amigo médico se transfere para a amiga advogada.

                          Eu estou para aqui na brincadeira mas não se confundam. Muito sinceramente, se há profissão que eu considere muito ingrata (considerando todo o esforço que envolve) é a de médico.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                            Como os pilotos, os controladores aéreos, os responsáveis pela segurança numa obra, numa instalação industrial? Ah espera, esses não interessam a ninguém nem estão sujeitos a processos disciplinares. Ponto de vista entendido, só aqueles que nós queremos é que são responsáveis "por muitas vidas".



                            Há profissões em que um erro insignificante aos olhos dos leigos pode significar uma viagem com bilhete definitivo para vá...umas dezenas de pessoas.

                            Estamos, neste momento, a falar de médicos. Nunca em momento algum disse que não haviam outras profissões com a mesma carga de responsabilidade.

                            Agora, eu falo em alhos, e tu vens com bugalhos.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                              Estamos, neste momento, a falar de médicos. Nunca em momento algum disse que não haviam outras profissões com a mesma carga de responsabilidade.
                              A partir do momento em que falas como se fosse o único caso em que vidas estão em jogo, passa a ser um não argumento. Ok, vidas estão em jogo? E depois? Se correr mal as pessoas podem contestar e abrir processos disciplinares. Tal como em inúmeras profissões. É um direito que lhes assiste. E depois?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                A partir do momento em que falas como se fosse o único caso em que vidas estão em jogo, passa a ser um não argumento. Ok, vidas estão em jogo? E depois? Se correr mal as pessoas podem contestar e abrir processos disciplinares. Tal como em inúmeras profissões. É um direito que lhes assiste. E depois?
                                Onde é que eu disse que é o único caso em que vidas estão em jogo?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                  Há profissões em que um erro insignificante aos olhos dos leigos pode significar uma viagem com bilhete definitivo para vá...umas dezenas de pessoas.
                                  mas têm mais compensações...

                                  Repara nas condições de trabalho dos pilotos. Da janela do escritório têm a melhor vista que alguém pode almejar, são bem pagos, trazem-lhes a refeição à secretária, a farda tem pinta, as hospedeiras são giras, etc...

                                  Aquilo é só vantagens... E nem sequer tiveram de ter 19 para entrarem na faculdade!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                    Onde é que eu disse que é o único caso em que vidas estão em jogo?
                                    Não disseste mas usaste como argumento, o que dentro do contexto global não faz sentido. Isso não é um argumento, é um facto. Não tem nada de mais.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                      mas têm mais compensações...
                                      Huh? Queres ver que os médicos agora trabalham metade do tempo em regime de voluntariado e não me avisaram!

                                      Comentário


                                        #79
                                        A minha resposta é a mesma que dei relativamente aos professores. Mobilidade sim, mas dentro de limites.

                                        Se for uma mobilidade constante, então limitem a distância para que as pessoas possam continuar a sua vida. Se for uma mobilidade ocasional, vinculem as pessoas no novo lugar para que possam (caso queiram) organizar a sua vida nesse novo espaço. E por fim, se o objectivo for retirar médicos do vínculo efectivo para a seguir procurar o despedimento, então que paguem a indemnização que o privado está sujeito.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          mas têm mais compensações...

                                          Repara nas condições de trabalho dos pilotos. Da janela do escritório têm a melhor vista que alguém pode almejar, são bem pagos, trazem-lhes a refeição à secretária, a farda tem pinta, as hospedeiras são giras, etc...

                                          Aquilo é só vantagens... E nem sequer tiveram de ter 19 para entrarem na faculdade!
                                          Nem tiveram de estudar a complexidade que é o corpo humano.

                                          Muitos dos que criticam os profissionais de saúde, gostaria de os premiar com um exemplo de uma frequência de Bioquímica ou de Anatomia. Ou, melhor ainda, terem que meter o Seeley na cabeça. (kidding)

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                            Huh? Queres ver que os médicos agora trabalham metade do tempo em regime de voluntariado e não me avisaram!
                                            Mas eu escrevi isso?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              mas têm mais compensações...

                                              Repara nas condições de trabalho dos pilotos. Da janela do escritório têm a melhor vista que alguém pode almejar, são bem pagos, trazem-lhes a refeição à secretária, a farda tem pinta, as hospedeiras são giras, etc...

                                              Aquilo é só vantagens... E nem sequer tiveram de ter 19 para entrarem na faculdade!
                                              O mundo da aviação e dos pilotos vai muito além da vida que uma certa geração de pilotos teve/tem nas legacy como a TAP.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                Não disseste mas usaste como argumento, o que dentro do contexto global não faz sentido. Isso não é um argumento, é um facto. Não tem nada de mais.
                                                Não, não usei. Jamais disse que os médicos eram os únicos. Referi única e exclusivamente os médicos, porque são estes que estão a ser falados neste tópico. Não propriamente de controladores aéreos ou de pilotos.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                  Nem tiveram de estudar a complexidade que é o corpo humano.

                                                  Muitos dos que criticam os profissionais de saúde, gostaria de os premiar com um exemplo de uma frequência de Bioquímica ou de Anatomia. Ou, melhor ainda, terem que meter o Seeley na cabeça. (kidding)
                                                  Nem por isso deixam de ter a mesma responsabilidade ou uma responsabilidade ainda maior, por isso não vejo onde está a diferença. Julgo que quem vai para um curso deve ter a mínima noção do que tem de estudar, não? Ou entram em Engenharia, Medicina, Economia a pensar que vão estudar rendas e bordados? É suposto ter pena?

                                                  Eu também podia premiar-te com um exame de Mecânica de Fluidos ou Mecânica dos Sólidos e gostava de ver como te safavas. Vês, funciona para os dois lados?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                    Nem por isso deixam de ter a mesma responsabilidade ou uma responsabilidade ainda maior, por isso não vejo onde está a diferença. Julgo que quem vai para um curso deve ter a mínima noção do que tem de estudar, não? Ou entram em Engenharia, Medicina, Economia a pensar que vão estudar rendas e bordados? É suposto ter pena?

                                                    Eu também podia premiar-te com um exame de Mecânica de Fluidos ou Mecânica dos Sólidos e gostava de ver como te safavas. Vês, funciona para os dois lados?
                                                    Claramente, não entendeste onde quis chegar. E eu continuo com alhos, e tu bogalhos. Ou vice-versa.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                      Claramente, não entendeste onde quis chegar. E eu continuo com alhos, e tu bogalhos. Ou vice-versa.
                                                      Mais uma vez, usaste um não argumento. "Nem sabem o que é a complexidade de estudar o corpo humano". Eu também podia dizer "nem sabem o que é complexidade de estudar uma estrutura ou um sistema de escoamento". E daí?

                                                      Só não percebo porque falas disso como se fosse uma coisa dificílima que é caso único no mundo.

                                                      Eu entendo onde queres chegar. Queres provar que "só eles é que..." mas isso é impossivel por isso dizes que não falamos da mesma coisa.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Normal nos tempos actuais.
                                                        Mas para a maioria isso é um problema menor pois muitos deles têm consultórios a 40/50 Kms de casa e/ou da sua "base" de trabalho.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                          Huh? Queres ver que os médicos agora trabalham metade do tempo em regime de voluntariado e não me avisaram!
                                                          Andas pouco atento:

                                                          - várias têm sido as noticias de revelam dívidas gigantescas de inúmeros centros hospitalares aos profissionais que lá trabalham.

                                                          - sabias que se um médico tiver estipulado no seu horário que aquele dia de trabalho específico acaba às 17, caso seja necessário ficar lá a prestar cuidados a algum doente depois disso ninguém lhe vai pagar seja o que for. Sabes o quão comum isto é ?

                                                          - Já para não falar que inúmeros hospitais / serviços não aceitam o figura do "banco de horas" de modo às horas dadas a mais num dia e que não são remuneradas poderem ser descontadas noutro.

                                                          - Então e as saídas de banco / folgas compensatórias que estão previstas na lei, mas que, por necessidade do serviço, não podem ser gozadas, obrigando muitas vezes a jornadas + de 30horas, sem a contabilização de qualquer hora extraordinária e a total desresponsabilização dos seguros no caso de um erro.

                                                          Mas pronto... muito gostam as pessoas de falarem de uma realidade que não conhecem, partindo muitas vezes do princípio que os piores exemplos espelham a realidade das classes.

                                                          Ou então, como já aqui foi dito, há muita gente infectada com a virose do "se a, b, e c viram os seus direitos desrespeitados, a, b, c e XYZ tendem a unir-se para defender o desrespeito de d".

                                                          Quanto ao tema em si, sinceramente parece-me uma não notícia.

                                                          Já existem médicos em regime de mobilidade para a prestação de urgências / "serviços clínicos" em diversos pontos do país.

                                                          Já existem médicos que tiveram de ser realocados em outros hospitais à conta de fusões e encerramentos de serviços.

                                                          O Ministério / ACSS há vários anos que tem o poder de reorganizar os quadros hospitalares controlando as vagas que cada ARS abre para recém especialistas e médicos em regime de formação complementar.

                                                          Portanto, o que há mesmo de novo ?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                            Mais uma vez, usaste um não argumento. "Nem sabem o que é a complexidade de estudar o corpo humano". Eu também podia dizer "nem sabem o que é complexidade de estudar uma estrutura ou um sistema de escoamento". E daí?

                                                            Só não percebo porque falas disso como se fosse uma coisa dificílima que é caso único no mundo.

                                                            Eu entendo onde queres chegar. Queres provar que "só eles é que..." mas isso é impossivel por isso dizes que não falamos da mesma coisa.
                                                            EU????

                                                            Estás mesmo a léguas de perceber onde quero chegar, e vê-se pelo que pus a bold.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                              Andas pouco atento:

                                                              - várias têm sido as noticias de revelam dívidas gigantescas de inúmeros centros hospitalares aos profissionais que lá trabalham.

                                                              - sabias que se um médico tiver estipulado no seu horário que aquele dia de trabalho específico acaba às 17, caso seja necessário ficar lá a prestar cuidados a algum doente depois disso ninguém lhe vai pagar seja o que for. Sabes o quão comum isto é ?

                                                              - Já para não falar que inúmeros hospitais / serviços não aceitam o figura do "banco de horas" de modo às horas dadas a mais num dia e que não são remuneradas poderem ser descontadas noutro.

                                                              - Então e as saídas de banco / folgas compensatórias que estão previstas na lei, mas que, por necessidade do serviço, não podem ser gozadas, obrigando muitas vezes a jornadas + de 30horas, sem a contabilização de qualquer hora extraordinária e a total desresponsabilização dos seguros no caso de um erro.
                                                              O Estado tem de sobrecarregar os médicos actuais porque existe um lobby enorme contra a formação e contratação de mais médicos, como toda a gente sabe. Não se pode ter tudo. Como é que preferem? Um regime horário mais carregado mas mais benefício/um clube restrito? Ou um regime mais folgado mas mais concorrência e piores salários? Nós sabemos qual é a resposta claro mas os queixumes do coitadinho mantêm-se.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X