Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa e Minho entre as melhores universidades do mundo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por aalito Ver Post
    e não consigo entender como uma pessoa que estude em Lisboa ou no Porto seja mais eloquente que uma que estude na Uminho, não ser´«a mais
    O vocabulário é muito diferente tb . O verdadeiro problema até te digo qual é: qd uma pessoa tenta "dobrar a lingua" para disfarçar sotaque raramente se consegue impor. Presta atenção aos poderosos da região norte norte, ou mesmo AJJ da Madeira. Não os vês dobrar a língua nem 1mm que seja.

    Ora o que sucede com muitas pessoas é o "medo" de serem denunciada pelo sotaque e isso prejudica-as um pouco pois perdem naturalidade e capacidade de construir frases mais complexas pq se concentram da pronunciação das palavras ( agora não estou a falar de ng em Particular).

    A sério: eu vejo isso acontecer permanentemente.

    Mas já tamos a divagar

    Nota: eu tenho um certo sotaque tb controlado mas qd a conversa azeda, fico de controlo e uso expressões regionais ficando mesmo muito mal criado. Uso tb muitas expressões do norte porque passo lá muito tempo.
    Editado pela última vez por ; 03 October 2014, 11:53.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      O vocabulário é muito diferente tb . O verdadeiro problema até te digo qual é: qd uma pessoa tenta "dobrar a lingua" para disfarçar sotaque raramente se consegue impor. Presta atenção aos poderosos da região norte norte, ou mesmo AJJ da Madeira. Não os vês dobrar a língua nem 1mm que seja.

      Ora o que sucede com muitas pessoas é o "medo" de serem denunciada pelo sotaque e isso prejudica-as um pouco pois perdem naturalidade e capacidade de construir frases mais complexas pq se concentram da pronunciação das palavras ( agora não estou a falar de ng em Particular).

      A sério: eu vejo isso acontecer permanentemente.

      Mas já tamos a divagar

      Nota: eu tenho um certo sotaque tb controlado mas qd a conversa azeda, fico de controlo e uso expressões regionais ficando mesmo muito mal criado. Uso tb muitas expressões do norte porque passo lá muito tempo.
      Vives num pais diferente do meu, só pode.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por aalito Ver Post
        Vives num pais diferente do meu, só pode.
        Que idade tens?

        Comentário


          #34
          Uma coisa tenho de concordar com o Pastis, as pessoas ainda são muito presas às suas terras, pelo que são muito reticentes a sair de Braga (Guimarães - Famalicão - Barcelos etc.) para Lisboa.

          Aliás conheço vários casos que preferem trabalhar cá no norte em supermercados do que ir para Lisboa trabalhar na sua área, e isso é muito preocupante.

          Comentário


            #35
            Agora também tenho de dizer que numa universidade há cursos bons e maus, não sei qual a área do Pastis mas na minha tem-se assistido a uma grande curiosidade e procura de pessoas formadas noutras universidades que não as de Lisboa e Porto precisamente para terem outro espírito crítico.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
              Agora também tenho de dizer que numa universidade há cursos bons e maus, não sei qual a área do Pastis mas na minha tem-se assistido a uma grande curiosidade e procura de pessoas formadas noutras universidades que não as de Lisboa e Porto precisamente para terem outro espírito crítico.
              Precisamente, Universidade de Aveiro é um desses casos.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Abilio, eu não vou falar mais nesse assunto pois é controverso de mais para se chegar a consenso. Vou deixar que, com o tempo, retires as tuas conclusões. Se falasse ctg sobre isso há 10 anos eu teria um opinião completamente oposta à actual sobre o "perfil típico da Uminho" e continuo a ser a mesma pessoa.

                Eu generalizo em função da minha experiência o que não quer dizer que esteja certo ou errado, é apenas a minha percepção das coisas que me leva a escrever.
                E tu, daqui a alguns anos tb saberás avaliar melhor as entrelinhas do mercado de trabalho do que agora.

                Eu conheço muitíssimo bem um certo tecido empresarial da zona Norte em que trabalho e é com base nisso que retiro conclusões. Em termos práticos falo e contacto com muitas pessoas de muitas e diversas empresas, geralmente ao nível de decisão. E a esse nível, como expliquei, encontro muita gente de valor ( mais valor que eu certamente) do Minho e faço os meus padrões mentais e comparações com pessoas de outras zonas ou univs.
                Alguns poderão dizer que é preconceito mas para mim, é percepção...
                Esse estigma já o vi entre pessoal do Sul e Norte, o que é incompreensível, entre Porto e Braga é mesmo ridículo.
                Já tive diversos projectos pelo país, já lidei com clientes de Porto, Lisboa, Braga, etc, tenho colegas e amigos espalhados pelo país, na empresa tenho colegas Engenheiros de Porto, Lisboa e Braga e não há uma única diferenciação a nível social, complexos, gozo...nada, era ridículo tal coisa.

                De resto, como dizes, é apenas e só uma percepção tua baseada numa experiência isolada que está longe de ser generalizada (felizmente). Aliás, na realidade actual com o recente crescimento de cidades como Braga, tal descrição roça mesmo a falta de respeito para estas gentes além do desconhecimento profundo.
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                O vocabulário é muito diferente tb . O verdadeiro problema até te digo qual é: qd uma pessoa tenta "dobrar a lingua" para disfarçar sotaque raramente se consegue impor. Presta atenção aos poderosos da região norte norte, ou mesmo AJJ da Madeira. Não os vês dobrar a língua nem 1mm que seja.

                Ora o que sucede com muitas pessoas é o "medo" de serem denunciada pelo sotaque e isso prejudica-as um pouco pois perdem naturalidade e capacidade de construir frases mais complexas pq se concentram da pronunciação das palavras ( agora não estou a falar de ng em Particular).

                A sério: eu vejo isso acontecer permanentemente.

                Mas já tamos a divagar

                Nota: eu tenho um certo sotaque tb controlado mas qd a conversa azeda, fico de controlo e uso expressões regionais ficando mesmo muito mal criado. Uso tb muitas expressões do norte porque passo lá muito tempo.
                Mas então o pessoal do Porto não tem sotaque? Até o pessoal de Lisboa tem sotaque.

                Não sei em área ou tecido empresarial andas envolvido (nem quero saber) mas posso-te dizer que parece muito triste e chato.
                Editado pela última vez por Abilio; 03 October 2014, 13:04.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
                  Esse estigma já o vi entre pessoal do Sul e Norte, o que é incompreensível, entre Porto e Braga é mesmo ridículo.
                  Já tive diversos projectos pelo país, já lidei com clientes de Porto, Lisboa, Braga, etc, tenho colegas e amigos espalhados pelo país, e posso dizer que é a primeira vez que ouço tal coisa....aliás, até estou surpreendido por ouvir tal coisa.

                  De resto, como dizes, é apenas e só uma percepção tua baseada numa experiência isolada que está longe de ser generalizada (felizmente). Aliás, na realidade actual com o recente crescimento de cidades como Braga, tal descrição roça mesmo a falta de respeito para estas gentes além do desconhecimento profundo.
                  Trabalhas em informática / novas tecnologias?
                  Editado pela última vez por ; 03 October 2014, 12:56.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Trabalhas em informática / novas tecnologias?
                    Electrónica Industrial.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
                      Não sei em área ou tecido empresarial andas envolvido (nem quero saber) mas posso-te dizer que parece muito triste e chato.
                      Indústria pesada, extrativa, transformadora, construção, e, curiosamente, tb tenho um pé na electrónica industrial e tb em transportes. Tudo o que mexe praticamente.

                      Mas neste ponto, já não estamos a debater mas antes a desconversar e como diria o Schopenhauer " A nossa realidade é sempre mais real que a dos outros". . Quando escreves assim "alias na realidade actual" entramos na "5ª dimensão" filosófica da coisa... A realidade.

                      Vê bem a forma como expus a minha opinião : comecei por pedir desculpas ( pois sabia ao que ia) e justifiquei porque penso assim e isso criou alguma perturbação como já esperava.
                      Editado pela última vez por ; 03 October 2014, 13:20.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Eu conheço muita gente do Minho ( em cargos de responsabilidade por causa do meu trabalho ) e consigo facilmente traçar um perfil típico. São pessoas de trato simples e pouco elaboradas no geral. Não são incompetentes ou estúpidas mas nota-se que lhes falta qualquer coisa. E onde se encontram elas? Sistematicamente em Empresa em localizações geográficas mais agrestes, longe das grandes cidades. Têm também um ponto em comum que é rodarem pouco de emprego o que lhes confere uma visão do mundo um pouco mais limitada.
                        Eu também consigo traçar o perfil típico de um imbecil.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                          Eu também consigo traçar o perfil típico de um imbecil.
                          O facto de não citares o post todo é desonestidade intelectual porque estás a descontextualizar o que foi escrito para não falar das ofensas que não são permitidas neste Fórum.
                          Os debates servem para debater e não para ofender as pessoas como estás a fazer.
                          Pensa nisso.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            O facto de não citares o post todo é desonestidade intelectual porque estás a descontextualizar o que foi escrito para não falar das ofensas que não são permitidas neste Fórum.
                            Os debates servem para debater e não para ofender as pessoas como estás a fazer.
                            Pensa nisso.
                            Não era direccionado a ninguém, foi só um comentário genérico a evidenciar algumas das minhas capacidades. Dentro da minha limitada visão do Mundo, naturalmente.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                              Não era direccionado a ninguém, foi só um comentário genérico a evidenciar algumas das minhas capacidades. Dentro da minha limitada visão do Mundo, naturalmente.
                              Não não foi. Foi um comentário ofensivo como bem sabes pelo que foi reportado à moderação que fará o que bem entender.
                              Eu não admito este género de ofensas a ninguém.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Sim, era isso que eu queria dizer tb.
                                Mas há mais.

                                Eu não queria entrar num discurso politicamente incorrecto mas tem de ser... Peço antecipadamente as desculpas pela frontalidade e contra mim falo pois tb eu sou de origem serrana pé descalço.

                                Parte significativa da malta do Minho é originária de famílias de baixos rendimentos e isso nota-se nas entrevistas de trabalho. Neste mundo altamente competitivo, não basta ter o canudo , é preciso mais que isso, é preciso eloquência nas palavras, é preciso ter aquele pequeno factor X que faz a diferença.

                                Eu conheço muita gente do Minho ( em cargos de responsabilidade por causa do meu trabalho ) e consigo facilmente traçar um perfil típico. São pessoas de trato simples e pouco elaboradas no geral. Não são incompetentes ou estúpidas mas nota-se que lhes falta qualquer coisa. E onde se encontram elas? Sistematicamente em Empresa em localizações geográficas mais agrestes, longe das grandes cidades. Têm também um ponto em comum que é rodarem pouco de emprego o que lhes confere uma visão do mundo um pouco mais limitada.

                                Ora qd se vai do interior para um Universidade periférica ( Minho, UTAD UBi etc) : não se podem esperar milagres... Levam-se logo 2 handicaps às costas qd chegam ao mercado de trabalho e não são os Rankings que resolvem o problema.
                                Estares a comparar a UM à UTAD e UBI diz logo à partida muito da tua (falta de) noção sobre a realidade da UMinho. E dizeres que uma Universidade com um pólo em Guimarães e outro em Braga é periférica também é realmente uma grande mostra do quão bem formulada está a tua opinião.

                                Não percebo o que queres dizer com "pessoas de trato simples e pouco elaboradas no geral", é o sotaque forte de algumas pessoas? É a falta de apelidos chiques? Um apelido típico do Norte estilo "Silva" dá menos prestígio que outros apelidos? É um apelido bonito aquela "qualquer coisa" que tu dizes que falta? Era bom que abordasses melhor este ponto.

                                Acho que devias repensar a tua forma de ver as coisas. Se calhar és um tipo que nasceu, cresceu e formou-se em Lisboa e acha que a capital é a metrópole e o resto é paisagem. Para ti estar longe das "grandes cidades" é sinal de insucesso. E chamas indirectamente (quase que se pode dizer directamente) pacóvios aos alunos da UM, como eu.

                                Digo-te também que a "malta originária de famílias de rendimentos baixos" se calhar está habituada a ver os pais entrar às 8h no trabalho e sair às 20h para ganhar 1000€ por mês e sabe que os pais fazem um esforço para lhes pagar os estudos. Por isso se calhar trabalham também eles ao longo dos anos de Universidade 200% daquilo que trabalham os ricos, porque sabem o que a vida custa a ganhar. Por isso é que são melhores e têm direito a estes rankings, esforçam-se para tal.

                                Mas pronto, o que interessa para ti não é o esforço. Se for filho de médico ou engenheiro, se usar um vocabulário rico e tiver um diploma dum curso tirado (leia-se, comprado) na Católica está muito melhor colocado para enfrentar o mundo do trabalho. São opiniões.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Indústria pesada, extrativa, transformadora, construção, e, curiosamente, tb tenho um pé na electrónica industrial e tb em transportes. Tudo o que mexe praticamente.

                                  Mas neste ponto, já não estamos a debater mas antes a desconversar e como diria o Schopenhauer " A nossa realidade é sempre mais real que a dos outros". . Quando escreves assim "alias na realidade actual" entramos na "5ª dimensão" filosófica da coisa... A realidade.

                                  Vê bem a forma como expus a minha opinião : comecei por pedir desculpas ( pois sabia ao que ia) e justifiquei porque penso assim e isso criou alguma perturbação como já esperava.
                                  Curiosamente com a Electrónica Industrial acedes basicamente a todo o tipo projectos de industria mas isso são outros quinhentos.

                                  E volto a escrever "realidade atual", porque o crescimento de Braga (por exemplo) é mesmo factual. Na vertente académica ainda é mais evidente, não será por acaso das cidades mais jovens do país...e olha que não foram os casais pacóvios de Braga que decidiram produzir em larga escala certamente.

                                  Acho que tu próprio tens noção da controvérsia que é essa tua percepção, a injuria que estás a fazer a um povo baseado em algo que no fundo não tem fundamento...é apenas uma percepção pessoal. Eu também tenho uma percepção do pessoal de Lisboa, do Porto, de outras áreas....umas negativas, outras positivas...o que não tenho é um complexo superior ou inferior nem cometo o erro de a generalizar. Nem uma boa empresa cometerá esse erro certamente, até porque por detrás da aparência pode estar alguém que te "fuzila" em termos técnicos em 3 tempos.
                                  Editado pela última vez por Abilio; 03 October 2014, 14:02.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Caros, dado que o tópico se desvirtuou por falta de capacidade de encaixe de certos users que insistem em ler só o que lhes interessa para se auto-indignarem, vou ter de dar a minha participação nesse tópico encerrada. Deixo o meu pedido de desculpas àqueles que se sentiram atingidos pelas minhas palavras e frizo algo que disse, nesse tópico, e volto a repetir: tenho o maior dos respeitos pelas Gentes de Braga, alunos e ex. alunos da sua Universidade.

                                    Infelizmente tenho o mau hábito de dar a minha opinião mesmo qd sei que a mesma é controversa ou polémica mas como não devo favores a ng digo o que tenho a dizer e repito o que um vez disse aqui: eu sou serrano pacóvio e andei aos caixotes qd era miudo por isso sinto-me à vontade para criticar e dar a minha opinião sobre esta ( ou qualquer outra) temática dolorosa. Não venho de nenhum berço de ouro e fiz questão de o destacar antes de escrever.

                                    Obrigado e boa tarde.
                                    Editado pela última vez por ; 03 October 2014, 14:17.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                      Eu também consigo traçar o perfil típico de um imbecil.
                                      Isto é o que se chama uma entrada a pés juntos, direta às canelas...

                                      O Pastis demonstrou uma visão estereotipada e preconceituosa (posso escrever estas palavras, ou serão exclusivas do litoral?) mas ele próprio avisou logo sobre a frontalidade do texto...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                        Infelizmente tenho o mau hábito de dar a minha opinião mesmo qd sei que a mesma é controversa ou polémica
                                        Eh... pode-se tirar o homem da serra, mas não se consegue tirar a serra do homem...

                                        (estou a brincar)

                                        Comentário


                                          #50
                                          Talvez ajude a ter novas perspectivas.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            A UM não tem as "connections" das escolas da capital, que são o que dá trabalho a muitos recém-licenciados. Custa a muita gente a admitir mas a verdade é que a boa empregabilidade de certas escolas superiores deve-se mais às relações que mantém com empresas da região do que propriamente à qualidade do ensino.

                                            E há a própria questão geográfica, a empregabilidade nas duas zonas não tem nada a ver. Em certas áreas então é quase obrigatório ir para Lisboa.
                                            Vou ignorar, conscientemente, as postas do Pastis.
                                            Por um lado, até entendo o que ele quer dizer e acredito que não queira ofender ninguém, nem a malta do Minho/Interior Norte se deve sentir ofendida por sermos tidos como "genuínos" (eufemismo).
                                            Por outro lado, há generalizações que também não consigo aceitar e por isso salto toda essa polémica.

                                            E neste momento já estão a perguntar o porquê deste meu quote, visto que disse que ia ignorar outras coisas e acabei mesmo assim a dar uma breve opinião.
                                            Este quote vem do simples facto que esta é, provavelmente, a "maior" verdade dita neste tópico.

                                            Não falo aqui no sentido da velha e sempre presente "cunha", mas no próprio sentido de "proximidade".
                                            Estar num local central logo desde a Universidade pode representar uma grande vantagem.
                                            Ainda assim, como eu ainda acredito em competência, acho que há muitos factores que dependem da própria pessoa.
                                            A proximidade pode valer um pé na porta de entrada (como acesso a uma entrevista), mas pode não garantir ter os 2 pés lá dentro.

                                            Quanto aos rankings, confesso que me passam positivamente ao lado, porque a seguir aparece outro em que se incluem Nova de Lisboa, Porto, Coimbra ou Aveiro, deixando ULisboa e UMinho de fora.
                                            Editado pela última vez por Scientist; 03 October 2014, 14:46.

                                            Comentário


                                              #52
                                              O que eu já nem quero saber é o estanho desaparecimento deste video. Abafa, Abafa.

                                              http://forum.autohoje.com/off-topic/...ersidades.html

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                ???

                                                entao a investigacao nao e' importante para um Pais ??

                                                que grande confusao que para ai' vai... Uma coisa sao os licenciados de uma universidade nao arranjarem emprego, e isso a maior parte das vezes nem tem nada a ver com a universidade em si, mas com o mercado de trabalho interno. Se conseguirem arranjar emprego no estrangeiro, entao e' porque a formacao que a universidade deu foi boa.
                                                A questão não é eles não arranjarem emprego, é as Universidades não fecharem os Cursos e adaptar as saídas à procura. Básico.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                  A questão não é eles não arranjarem emprego, é as Universidades não fecharem os Cursos e adaptar as saídas à procura. Básico.
                                                  Não será assim tão básico, porque tem muita coisa envolvida, como a própria sobrevivência das Universidades e o peso que têm nos meios em que se inserem (e isto não será apenas no interior).
                                                  Fora isso, seria um mecanismo a adoptar de forma prioritária, sim, porque um país como Portugal ainda não está preparado para ter diplomados "só porque sim".
                                                  E com isto já nos estamos a desviar muito do tema do tópico, e a voltar uma conversa que é recorrente...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Se Braga fosse mais proximo de Lisboa seria uma cidade muito mais desenvolvida! É obvio! Tal como se Lisboa e Portugal fosse no centro da Europa também o seria.
                                                    Muitas vezes acho impressionante como tanta coisa abre em Lisboa, quando Braga e Porto tem capital humano muito mais barato, e desculpem-me a frontalidade, melhor. Mas se as empresas continuam a gostar de gastar dinheiro só porque sim... quem sou eu!
                                                    Especificamente na área das tecnologias (Seja IT, Bio, ou outras) Braga tem tudo! E em quase tudo tem melhor que as melhores cidades do país! Tem só o centro de nanotecnologia mais avançado da península ibérica. Ao nivel de conhecimento, o ranking do inicio do tópico diz tudo. Ao nivel de IT nem vou falar pois nem vale a pena. Tecido industrial, é só dos maiores do país, com concelhos desconhecidos como Famalicão que tem dos maiores niveis de exportações do país.
                                                    Que nos falta muita coisa, falta! Faltam coisas que muitas vezes não vêm para esta zona por completa anormalidade politica e vão para Lisboa só porque sim.
                                                    Faz-me lembrar uma empresa de IT da beira interior que teve de comprar um numero 21* para ser recebida pelas empresas de Lisboa.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Sou o único a achar que ter 2 universidades entre o lugar 350 e o 400 no mundo é péssimo e só mostra a má qualidade do nosso ensino?

                                                      Peguem lá no ranking, há montes de países de 3º mundo, alguns muito pobres, com instituições muito melhor colocadas que as nossas.

                                                      Portugal que é oficialmente um país "desenvolvido" e que o ocupa a posição 41 no índice de desenvolvimento humano tinha a obrigação de no mínimo colocar uma universidade entre as 100 melhores do mundo, para não dizer mais..

                                                      Eu é que não valorizo muito estes rankings, porque se valorizasse, acharia que é uma péssima imagem para o país.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                        Se Braga fosse mais proximo de Lisboa seria uma cidade muito mais desenvolvida! É obvio! Tal como se Lisboa e Portugal fosse no centro da Europa também o seria.
                                                        Muitas vezes acho impressionante como tanta coisa abre em Lisboa, quando Braga e Porto tem capital humano muito mais barato, e desculpem-me a frontalidade, melhor. Mas se as empresas continuam a gostar de gastar dinheiro só porque sim... quem sou eu!
                                                        Especificamente na área das tecnologias (Seja IT, Bio, ou outras) Braga tem tudo! E em quase tudo tem melhor que as melhores cidades do país! Tem só o centro de nanotecnologia mais avançado da península ibérica. Ao nivel de conhecimento, o ranking do inicio do tópico diz tudo. Ao nivel de IT nem vou falar pois nem vale a pena. Tecido industrial, é só dos maiores do país, com concelhos desconhecidos como Famalicão que tem dos maiores niveis de exportações do país.
                                                        Que nos falta muita coisa, falta! Faltam coisas que muitas vezes não vêm para esta zona por completa anormalidade politica e vão para Lisboa só porque sim.
                                                        Faz-me lembrar uma empresa de IT da beira interior que teve de comprar um numero 21* para ser recebida pelas empresas de Lisboa.
                                                        Deixo aqui uma entrevista de 2012 de um senhor que dispensa apresentações, que no fundo confirma o que dizes acerca de Braga.

                                                        António Murta, ex-aluno de Engenharia de Sistemas"Temos de nos portar como emigrantes cá dentro"
                                                        Tem 42 anos e é uma das caras do empreendedorismo português. Ao sair da UMinho criou a sua primeira empresa com três colegas. Desde então fundou mais oito, sendo que duas delas foram compradas pela Microsoft e pela indiana Wipro. Considera que o eixo Braga-Porto tem tudo para ser um Silicon Valley português, principalmente na área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica. Continuar a aprender, trabalhar e poupar são as três dicas que o presidente da Pathena deixa aos recém-licenciados...
                                                        Universidade do Minho

                                                        Estamos em 2014 e o número de empresas criadas em Braga na área das TIC tem crescido a olhos vistos.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                          Se Braga fosse mais proximo de Lisboa seria uma cidade muito mais desenvolvida! É obvio! Tal como se Lisboa e Portugal fosse no centro da Europa também o seria.
                                                          Muitas vezes acho impressionante como tanta coisa abre em Lisboa, quando Braga e Porto tem capital humano muito mais barato, e desculpem-me a frontalidade, melhor. Mas se as empresas continuam a gostar de gastar dinheiro só porque sim... quem sou eu!
                                                          Especificamente na área das tecnologias (Seja IT, Bio, ou outras) Braga tem tudo! E em quase tudo tem melhor que as melhores cidades do país! Tem só o centro de nanotecnologia mais avançado da península ibérica. Ao nivel de conhecimento, o ranking do inicio do tópico diz tudo. Ao nivel de IT nem vou falar pois nem vale a pena. Tecido industrial, é só dos maiores do país, com concelhos desconhecidos como Famalicão que tem dos maiores niveis de exportações do país.
                                                          Que nos falta muita coisa, falta! Faltam coisas que muitas vezes não vêm para esta zona por completa anormalidade politica e vão para Lisboa só porque sim.
                                                          Faz-me lembrar uma empresa de IT da beira interior que teve de comprar um numero 21* para ser recebida pelas empresas de Lisboa.
                                                          Só para dizer uma coisa antes de deixar de dizer: há alguns anos atrás tb criei aqui uma ennoooorme polémica qd disse e cito-me "Braga arruma Coímbra a um canto em qq aspecto" foi uma chuva de indiganação: a porque têm a empresa X ou Y de IT em Coimbra por causa disso por causa daquilo e não sei que mais e não sei quê...
                                                          Eu vou a Braga muito regularmente e conheço a cidade melhor e arredores do que muitos que lá vivem e concordo plenamente com o que escreves aí.
                                                          Em relação a Famalicão tens totalmente razão , é uma cidade que conheço tb muito bem e a minha primeira visita há alguns anos deixou-me completamente surprendido. Não fazia ideia da dimenssão e importância relativa / regional.

                                                          Bom mas o tema do tópico era o Ranking e depois, passou para o desemprego e depois foi por aí fora e acabou nos pacóvios e não sei q mais.
                                                          Editado pela última vez por ; 03 October 2014, 15:21.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Sou do Norte e como tal conheço gente tanto do Porto, como de Braga e ao contrário do que diz o Pastis não verifico qualquer melhoria no "trato" ou no "impacto" de um habitante tipo do Porto relativamente a um de Braga, mas também cada um se guia pelos exemplos que conheço. E falar no exemplo de Braga pode ter sido um pouco mal escolhido, porque é a cidade mais jovem do país e com isso há muita coisa que surge por inerência.

                                                            Por outro lado eu até entendo algumas coisas do que ele diz, porque há zonas onde as pessoas se importam mais com o "parecer" e noutras mais com o "ser"...

                                                            A Universidade do Minho é boa, conceituada, sobretudo no estrangeiro, até porque em Portugal se liga muito a tradições, há muita paragem no tempo, também por isso é que só neste país é que há a necessidade de ser conhecido por doutor ou engenheiro, algo que podia ter peso ou ser incomum há muitos anos, mas que mudou com o decorrer do tempo.

                                                            Subscrevo que investigação não é tudo, mas demonstra trabalho e capacidade. E neste momento o sistema está formatado para isso, os financiamentos dependem do número (e tipo) de produções académicas, um docente é avaliado por exemplo pelas teses de doutoramento que acompanha, etc. Posto isto, na minha opinião se o valorizado (pelo €stado) fosse outro parâmetro qualquer, estou certo que quem demonstra tão bons resultados, como a U.M., também o faria noutras circunstâncias. Mas isso já são outros 500...

                                                            P.S.-estereotipar é complicado, daqui a pouco ainda surge aqui alguém a dizer que no Norte é que trabalha e no Sul é tudo mandrião, como por vezes leio/ouço, ou que uma determinada zona está mais associada a "lobbies" e por conseguinte quem ali gravita tem acesso a melhores cargos com maior facilidade, etc..

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                              Que idade tens?
                                                              Idade suficiente para perceber quando alguém esta a ser completamente preconceituoso e pequenino... Até porque para perceberes que alguém não tem os horizontes abertos apenas com uma relação profissional já indica que aquilo que pensas é apenas o resultado de um sentimento de superioridade.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X