Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa e Minho entre as melhores universidades do mundo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Mas é novidade para alguém que as pessoas do interior são genericamente mais "saloias" ou "parolas" ou "ingénuas" ou o queiram chamar a uma maneira de ser marcada por uma vivência maioritariamente rural, humilde e com um ambiente socio-cultural mais pobre? Características bem mais visíveis se olharmos para as gerações anteriores e que se têm vindo a perder com o aproximar do acesso à cultura, educação e costumes mais urbanos que as vias de comunicação (estradas, internet, TV, etc) trouxeram?Eu fui criado na província, numa aldeia, e é CLARO o contraste entre a maioria das pessoas da minha idade que encontro em Lisboa e aquelas que deixei na terra natal. Não são melhores nem piores, são diferentes e é normal que assim seja. Viveram coisas diferentes, porque é que haveriam de ser iguais? Não vem mal nenhum ao mundo por isso.
    Ou não percebi de todo o que ele quis dizer, ou não percebo toda esta celeuma em relação à opinião do Pastis.
    Editado pela última vez por Sweden; 03 October 2014, 18:22.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
      Mas é novidade para alguém que as pessoas do interior são genericamente mais "saloias" ou "parolas" ou "ingénuas" ou o queiram chamar a uma maneira de ser marcada por uma vivência maioritariamente rural, humilde e com um ambiente socio-cultural mais pobre? Características bem mais visíveis se olharmos para as gerações anteriores e que se têm vindo a perder com o aproximar do acesso à cultura, educação e costumes mais urbanos que as vias de comunicação (estradas, internet, TV, etc) trouxeram?Eu fui criado na província, numa aldeia, e é CLARO o contraste entre a maioria das pessoas da minha idade que encontro em Lisboa e aquelas que deixei na terra natal. Não são melhores nem piores, são diferentes e é normal que assim seja. Viveram coisas diferentes, porque é que haveriam de ser iguais? Não vem mal nenhum ao mundo por isso.
      Ou não percebi de todo o que ele quis dizer, ou não percebo toda esta celeuma em relação à opinião do Pastis.
      Acho que não percebes-te o que ele queria dizer, provavelmente é por seres da província que não consegues chegar lá.

      Comentário


        #63
        É tipo o Pinto da Costa e o Vale e Azevedo.

        Eu percebi.
        São ambos aldrabões, mas um é aldrabão com um sotaque mais fino e se calhar diz "player" e "ROI" e coisas assim o outro é mais saloio e diz gajo e entra massa ou não.

        Comentário


          #64
          Por motivos profissionais também tenho contacto com muita gente do interior e de facto nota-se a diferença. Mais do que sotaques e maneirismos, nota-se que não conhecem coisas que num ambiente urbano são normais. Em muitas zonas do interior a generalidade das pessoas não sabe o que é um cinema (pronto, saber sabe mas o filme mais recente que conhecem é a preto e branco), internet até conhecem (porque hoje em dia é quase obrigatório) mas de forma muito limitada, mandar um mail com um anexo é um bicho de sete cabeças, por exemplo. Podemos dizer que até são pormenores sem importância mas são muitos pequenos pormenores que demonstram algum atraso (não no sentido pejorativo mas sim no sentido literal da palavra - as coisas novas demoram a chegar lá) e uma vida muito mais simples e fechada.

          Dito isto, Braga não é este tipo de zona, é uma cidade portuguesa perfeitamente desenvolvida. O que penso que pode estar aqui a acontecer, é que enquanto a maioria dos alunos de uma UP ou UL são do distrito da escola e vivem num ambiente urbano, na UM há provavelmente uma quantidade muito maior de estudantes vindos de fora do distrito, e mais para o interior (ou norte, que lá mesmo perto da fronteira é tecnicamente litoral mas de resto também se assemelha mais a interior).

          Comentário


            #65
            isto está a lembrar qd as TVs fazem aquelas reportagens sobre o portugal profundo e vão sempre para trás-os.montes mostrar os pobres.

            Comentário


              #66
              com imagens tem + piada


              aqui temos o saloio, pedão o arregaça as mangas



              e aqui temos o bem falante, perdão, o profiteur!


              tão a topar?!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Sim, era isso que eu queria dizer tb.
                Mas há mais.

                Eu não queria entrar num discurso politicamente incorrecto mas tem de ser... Peço antecipadamente as desculpas pela frontalidade e contra mim falo pois tb eu sou de origem serrana pé descalço.

                Parte significativa da malta do Minho é originária de famílias de baixos rendimentos e isso nota-se nas entrevistas de trabalho. Neste mundo altamente competitivo, não basta ter o canudo , é preciso mais que isso, é preciso eloquência nas palavras, é preciso ter aquele pequeno factor X que faz a diferença.

                Eu conheço muita gente do Minho ( em cargos de responsabilidade por causa do meu trabalho ) e consigo facilmente traçar um perfil típico. São pessoas de trato simples e pouco elaboradas no geral. Não são incompetentes ou estúpidas mas nota-se que lhes falta qualquer coisa. E onde se encontram elas? Sistematicamente em Empresa em localizações geográficas mais agrestes, longe das grandes cidades. Têm também um ponto em comum que é rodarem pouco de emprego o que lhes confere uma visão do mundo um pouco mais limitada.

                Ora qd se vai do interior para um Universidade periférica ( Minho, UTAD UBi etc) : não se podem esperar milagres... Levam-se logo 2 handicaps às costas qd chegam ao mercado de trabalho e não são os Rankings que resolvem o problema.
                Resumindo: não são c@gonas.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Abilio Ver Post

                  E volto a escrever "realidade atual", porque o crescimento de Braga (por exemplo) é mesmo factual. Na vertente académica ainda é mais evidente, não será por acaso das cidades mais jovens do país...e olha que não foram os casais pacóvios de Braga que decidiram produzir em larga escala certamente.
                  naaa! nada mais errado! Braga é a Roma de Portugal, e sexo só para procriação!



                  só para tornar o tópico menos pesado.

                  Comentário


                    #69
                    Voltando um pouco ao tema do tópico, penso que este ranking em parte está de acordo com a capacidade que a Univ. do Minho tem vindo a conseguir ganhar de captar mais estudantes (de fora da região) e de ganhar dimensão, o que de certa forma acaba por também estar relacionado com a capacidade das cidades onde tem os seus campus de atrair mais habitantes.

                    A estratégia de crescimento da UM estabeleceu como meta atingir 25 mil estudantes até 2020. Como está instalada numa cidade como Braga que é extremamente jovem, que tem um custo de vida muito competitivo e que tem visto crescer a sua população de forma significativa a cada censos, o objectivo pode ser exequível.
                    Se até essa altura as tendências de crescimento das cidades / universidades se mantiverem a Universidade do Minho poderá estar a poucos anos de ultrapassar em número de alunos universidades clássicas como a de Coimbra.
                    Porque é que isto é relevante? Porque o modelo actual de financiamento público das universidades entra, entre outros, com o número de estudantes como factor para cálculo do orçamento.
                    E havendo mais dinheiro é possível crescer ainda mais, e nessa altura será mais difícil que estes preconceitos que ainda vão existindo contra as universidades ditas "novas" ou "periféricas" se esbatam perante a evidencia dos números.

                    Comentário


                      #70
                      bem... a UM tem como metade do orçamento receitas próprias (e uma parte destas englobam as propinas). mas não é só o nº de alunos que a UM consegue captar que pode explicar as boas posições que tem obtido em vários rankings.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                        bem... a UM tem como metade do orçamento receitas próprias (e uma parte destas englobam as propinas). mas não é só o nº de alunos que a UM consegue captar que pode explicar as boas posições que tem obtido em vários rankings.
                        Claro, apenas quis referir que o ciclo de crescimento em que a universidade está tem reflexo nos resultados dos rankings e no crescimento da cidade.

                        E a propósito de cidade, é minha opinião que o facto de haver alguma rivalidade entre várias cidades do norte não é necessariamente mau. Na verdade o homem é um animal que responde a incentivos, as organizações são constituídas por pessoas e alguma rivalidade é saudável, cria objectivos (no caso será fazer melhor que o vizinho) e isso em última análise pode trazer resultados.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                          Mas é novidade para alguém que as pessoas do interior são genericamente mais "saloias" ou "parolas" ou "ingénuas" ou o queiram chamar a uma maneira de ser marcada por uma vivência maioritariamente rural, humilde e com um ambiente socio-cultural mais pobre? Características bem mais visíveis se olharmos para as gerações anteriores e que se têm vindo a perder com o aproximar do acesso à cultura, educação e costumes mais urbanos que as vias de comunicação (estradas, internet, TV, etc) trouxeram?Eu fui criado na província, numa aldeia, e é CLARO o contraste entre a maioria das pessoas da minha idade que encontro em Lisboa e aquelas que deixei na terra natal. Não são melhores nem piores, são diferentes e é normal que assim seja. Viveram coisas diferentes, porque é que haveriam de ser iguais? Não vem mal nenhum ao mundo por isso.
                          Ou não percebi de todo o que ele quis dizer, ou não percebo toda esta celeuma em relação à opinião do Pastis.
                          Pelos vistos é novidade para muita gente...

                          Eu que também sou do interior, sempre tive perfeita noção disso.

                          Quando era mais pequeno, onde notava isso mais era nas reportagens da TV em que entrevistavam crianças.

                          As crianças de Lisboa tinham um discurso de uma qualidade substancialmente superior. Maior fluidez de discurso, boa dicção, pouca timidez e um vocabulário riquíssimo. Eu ficava estupefacto com aquilo! Crianças mais novas do que eu usavam palavras que eu também conhecia mas não usava.

                          Quando entrevistam o rapaz da aldeia que se tem de levantar às 6h para ir para a escola da cidade, a diferença é abismal!

                          Negar isto é negar o óbvio!

                          Comentário


                            #73
                            Comparar Braga ou Guimarães a uma aldeia do interior... Braga é servida por comboio urbano para a cidade do Porto, e está a meia hora ou menos da praia, foi a primeira cidade com cobertura 4G no país, e os mais de 180 mil habitantes deixam-na de fora do meu conceito de aldeia mas pronto...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                              Acho que não percebes-te o que ele queria dizer, provavelmente é por seres da província que não consegues chegar lá.
                              Pelo menos na província aprende-se a escrever português para não se fazerem figuras tristes em público. É que o mal de muita gente, da província ou não, é armarem-se em chico-espertos e caírem no ridículo.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                Comparar Braga ou Guimarães a uma aldeia do interior... Braga é servida por comboio urbano para a cidade do Porto, e está a meia hora ou menos da praia, foi a primeira cidade com cobertura 4G no país, e os mais de 180 mil habitantes deixam-na de fora do meu conceito de aldeia mas pronto...
                                Se essa observação era dirigida ao meu post, tenho a dizer que concordo plenamente.

                                Braga também está fora do meu conceito de aldeia.

                                Usei os dois exemplos extremos para defender a minha tese.

                                Apesar de não conhecer Braga tão bem como gostaria, continuo a achar que a criança média de Braga não está sujeita ao mesmo nível de estimulação cultural e intelectual que a criança média de Lisboa, o que não quer dizer que não exista oferta cultural em Braga ou que não haja crianças muito cultas em Braga.

                                Eu, que sou duma cidade do interior, filho de pais diferenciados e sempre com acesso à cultura, sempre notei aquilo que referi. Ainda hoje, a viver em Lisboa, noto isso.

                                Mas agradeço essas curiosidades que mencionaste! Desconhecia totalmente a questão do 4G

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                  Comparar Braga ou Guimarães a uma aldeia do interior... Braga é servida por comboio urbano para a cidade do Porto, e está a meia hora ou menos da praia, foi a primeira cidade com cobertura 4G no país, e os mais de 180 mil habitantes deixam-na de fora do meu conceito de aldeia mas pronto...
                                  É mesmo essa a questão, começou-se a falar de aldeias e zona interior como se fosse sequer comparável a cidades como Guimarães e principalmente Braga. É de quem não tem a minima noção.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Braga é talvez a 3º ou 4º cidade do país em dimensão... chamar "aldeia" a Braga é abusar bastante...
                                    Aldeia é no meio da serra, a 40 Kms da vila por uma estrada que fecha no inverno por causa da neve e se dois camiões se cruzam é o cabo dos trabalhos para passarem. Aldeia é ter aulas na tele-escola (ainda não há muito tempo existiam) ou andar uma hora na "carreira" para chegar ao liceu, outra hora para chegar a casa e fazer os deveres à luz de velas porque a luz falta dia-sim, dia-não. É fazer a primária sem saber o que é uma biblioteca, um cinema ou um teatro e só ter um livro dos 5 para ler porque a carrinha da Gulbenkian lá vai (com sorte) uma vez por mês. É passar as férias de verão a ajudar os pais na terra, dar um mergulho no rio e jogar à bola com os amigos. Não há cá idas ao shopping, praia, inter-rails ou saídas à noite.
                                    Não é preciso ter-se 80 anos para se conhecer estas aldeias. Eu com 30 e poucos conheço-as perfeitamente.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                      Mas é novidade para alguém que as pessoas do interior são genericamente mais "saloias" ou "parolas" ou "ingénuas" ou o queiram chamar a uma maneira de ser marcada por uma vivência maioritariamente rural, humilde e com um ambiente socio-cultural mais pobre? Características bem mais visíveis se olharmos para as gerações anteriores e que se têm vindo a perder com o aproximar do acesso à cultura, educação e costumes mais urbanos que as vias de comunicação (estradas, internet, TV, etc) trouxeram?Eu fui criado na província, numa aldeia, e é CLARO o contraste entre a maioria das pessoas da minha idade que encontro em Lisboa e aquelas que deixei na terra natal. Não são melhores nem piores, são diferentes e é normal que assim seja. Viveram coisas diferentes, porque é que haveriam de ser iguais? Não vem mal nenhum ao mundo por isso.
                                      Ou não percebi de todo o que ele quis dizer, ou não percebo toda esta celeuma em relação à opinião do Pastis.
                                      Primeiro, nem todo o interior é como a aldeia rural que deixaste, também existem vilas e cidades, segundo, as coisas devem ter evoluído imenso desde que deixaste a tua aldeia, e por fim, começas por fazer uma comparação como se fosse no presente, mas depois dizes que era assim no passado. Em suma, isso não tem sumo nem verdade nenhuma. E também há aldeias no litoral, já agora, e bairros pobres, e etc.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                        isto está a lembrar qd as TVs fazem aquelas reportagens sobre o portugal profundo e vão sempre para trás-os.montes mostrar os pobres.
                                        Mais especificamente, para alguma aldeia no meio da serra. Na comunicação social, cidades só há no litoral, e aldeias só no interior e aqui está a acontecer o mesmo.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Primeiro, nem todo o interior é como a aldeia rural que deixaste, também existem vilas e cidades, segundo, as coisas devem ter evoluído imenso desde que deixaste a tua aldeia, e por fim, começas por fazer uma comparação como se fosse no presente, mas depois dizes que era assim no passado. Em suma, isso não tem sumo nem verdade nenhuma. E também há aldeias no litoral, já agora, e bairros pobres, e etc.
                                          A "aldeia" de que falo é o sítio que descrevo e ainda existem algumas que se aproximam bastante daquela descrição. E como já disse antes, actualmente praticamente não se notam estas diferenças, mas ainda existem algumas. O acesso à cultura, por exemplo.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                            Pelos vistos é novidade para muita gente...

                                            Eu que também sou do interior, sempre tive perfeita noção disso.

                                            Quando era mais pequeno, onde notava isso mais era nas reportagens da TV em que entrevistavam crianças.

                                            As crianças de Lisboa tinham um discurso de uma qualidade substancialmente superior. Maior fluidez de discurso, boa dicção, pouca timidez e um vocabulário riquíssimo. Eu ficava estupefacto com aquilo! Crianças mais novas do que eu usavam palavras que eu também conhecia mas não usava.

                                            Quando entrevistam o rapaz da aldeia que se tem de levantar às 6h para ir para a escola da cidade, a diferença é abismal!

                                            Negar isto é negar o óbvio!
                                            Não generalizes o que se passava na tua aldeia com todas as aldeias do interior, e muito menos com todo o interior.
                                            E não generalizes todo o litoral com os meninos bem falantes que apareciam na TV.
                                            Eu também fui de uma aldeia do interior estudar para Lisboa, tinha metade dos colegas fora da zona de Lisboa, e os que falavam e escreviam pior eram quase todos da área metropolitana de Lisboa. É que no interior também há médicos, advogados, professores, não é só pastores e agricultores que vivem isolados no meio da serra, só para vossa informação.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              É que no interior também há médicos, advogados, professores, não é só pastores e agricultores que vivem isolados no meio da serra, só para vossa informação.
                                              Claro que sim. Os meus pais tinham as profissões que enumeras. Mas também há os tais pastores e agricultores. E em maior número que nas cidades, como é natural. Ninguém diz que toda a gente da aldeia vive no isolamento completo. Eu cresci na aldeia e viajava, ia ao cinema e fazia coisas "normais" para um puto da minha idade. Mas 70-80% dos meus amigos não o faziam. Na cidade as percentagens invertem-se.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                Se essa observação era dirigida ao meu post, tenho a dizer que concordo plenamente.

                                                Braga também está fora do meu conceito de aldeia.

                                                Usei os dois exemplos extremos para defender a minha tese.

                                                Apesar de não conhecer Braga tão bem como gostaria, continuo a achar que a criança média de Braga não está sujeita ao mesmo nível de estimulação cultural e intelectual que a criança média de Lisboa, o que não quer dizer que não exista oferta cultural em Braga ou que não haja crianças muito cultas em Braga.

                                                Eu, que sou duma cidade do interior, filho de pais diferenciados e sempre com acesso à cultura, sempre notei aquilo que referi. Ainda hoje, a viver em Lisboa, noto isso.

                                                Mas agradeço essas curiosidades que mencionaste! Desconhecia totalmente a questão do 4G
                                                Pois eu acho precisamente o contrário, uma criança média fica mais "estupidificada" em Lisboa do que noutra capital de distrito do país.
                                                Para já, apanha essas ideias parvas que Lisboa é que é, e o resto do país são uns saloios sem acesso a nada. Depois não conhece praticamente mais nada do que o buraco, peço desculpa, apartamento, onde vive e o respectivo caminho para a escola. Em geral não conhecem nada do resto do país. Alguns conhecem o caminho para o Algarve, e o caminho para a pequena aldeia dos pais, que usam como exemplo todo o interior.

                                                Uma criança média numa capital de distrito fora de Lisboa ou Porto, tem acesso mais facilitado e barato a uma data de actividades, música, desporto, ar-livre, bicicleta, etc. Ok, por outro lado não tem tanto teatro e concertos, coisas muito importantes para educar crianças, sem dúvida... E ainda por cima hoje já há cinema e teatro de qualidade em quase tudo o que é capital de distrito.

                                                Eu saí precisamente de Lisboa porque não quero educar os meus filhos de forma estupidificante e um dia ficarem com as mesmas ideias pré-concebidas e completamente fora da realidade, que pelos vistos muitos ainda têm.
                                                Editado pela última vez por XlPower; 04 October 2014, 00:18.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                  Braga é talvez a 3º ou 4º cidade do país em dimensão... chamar "aldeia" a Braga é abusar bastante...
                                                  Aldeia é no meio da serra, a 40 Kms da vila por uma estrada que fecha no inverno por causa da neve e se dois camiões se cruzam é o cabo dos trabalhos para passarem. Aldeia é ter aulas na tele-escola (ainda não há muito tempo existiam) ou andar uma hora na "carreira" para chegar ao liceu, outra hora para chegar a casa e fazer os deveres à luz de velas porque a luz falta dia-sim, dia-não. É fazer a primária sem saber o que é uma biblioteca, um cinema ou um teatro e só ter um livro dos 5 para ler porque a carrinha da Gulbenkian lá vai (com sorte) uma vez por mês. É passar as férias de verão a ajudar os pais na terra, dar um mergulho no rio e jogar à bola com os amigos. Não há cá idas ao shopping, praia, inter-rails ou saídas à noite.
                                                  Não é preciso ter-se 80 anos para se conhecer estas aldeias. Eu com 30 e poucos conheço-as perfeitamente.
                                                  Porra
                                                  E eu a pensar que vivi sempre numa aldeia, mas vendo assim as coisas devo ter vivido numa aldeia diferente das que conheces E olha que só saí da aldeia há uns anos.

                                                  Pronto, tens razão relativamente à largura da estrada.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                    Claro que sim. Os meus pais tinham as profissões que enumeras. Mas também há os tais pastores e agricultores. E em maior número que nas cidades, como é natural. Ninguém diz que toda a gente da aldeia vive no isolamento completo. Eu cresci na aldeia e viajava, ia ao cinema e fazia coisas "normais" para um puto da minha idade. Mas 70-80% dos meus amigos não o faziam. Na cidade as percentagens invertem-se.
                                                    E não há cidades no interior? Começaste com um discurso, e afinal acabas com outro completamente diferente.

                                                    O problema não é interior vs litoral, é entre pais educados vs pais não educados. E por educados não quero dizer formados. Os meus pais com pouca formação eram bastante educados e deram uma bela educação e formação aos filhos. O mesmo não se passava com muitos à minha volta, tal como acontece em muitos bairros de Lisboa ou Porto. Falam sempre no interior, mas uma pessoa que nasça num mau bairro do litoral está muito mais condenado do que alguém que nasça no "interior profundo".

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                      Porra
                                                      E eu a pensar que vivi sempre numa aldeia, mas vendo assim as coisas devo ter vivido numa aldeia diferente das que conheces E olha que só saí da aldeia há uns anos.

                                                      Pronto, tens razão relativamente à largura da estrada.
                                                      Se bem me lembro do sítio em que moras, acho que também é aldeia sim... E olha que as que conheço nem ficam assim tão longe.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        E não há cidades no interior? Começaste com um discurso, e afinal acabas com outro completamente diferente.

                                                        O problema não é interior vs litoral, é entre pais educados vs pais não educados. E por educados não quero dizer formados. Os meus pais com pouca formação eram bastante educados e deram uma bela educação e formação aos filhos. O mesmo não se passava com muitos à minha volta, tal como acontece em muitos bairros de Lisboa ou Porto. Falam sempre no interior, mas uma pessoa que nasça num mau bairro do litoral está muito mais condenado do que alguém que nasça no "interior profundo".
                                                        Esta questão da semântica dá confusão sim... daí ter feito aquela definição de "aldeia". Resumidamente, comparo um sítio mais isolado e rural com uma zona urbana. A questão da formação dos pais é importante (acho mesmo que o mais importante). Mas apesar da boa educação que acho que recebi, se tivesse crescido num ambiente mais "rico" culturalmente e menos isolado e monótono teria ganho algumas características importantes que tive de "aprender" e tentar desenvolver por mim mesmo mais tarde.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                          Esta questão da semântica dá confusão sim... daí ter feito aquela definição de "aldeia". Resumidamente, comparo um sítio mais isolado e rural com uma zona urbana. A questão da formação dos pais é importante (acho mesmo que o mais importante). Mas apesar da boa educação que acho que recebi, se tivesse crescido num ambiente mais "rico" culturalmente e menos isolado e monótono teria ganho algumas características importantes que tive de "aprender" e tentar desenvolver por mim mesmo mais tarde.
                                                          Talvez, ou talvez pudesses ter ficado um betinho de Cascais ou da Foz.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                            Talvez, ou então podias ter ficado um betinho de Cascais ou da Foz.
                                                            Estamos a falar de gente normal... para falar de aberrações é melhor abrir outro tópico.
                                                            tá ver?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Honestamente, o ranking vale o que vale, porque para mim o ensino superior público em Portugal, onde posso incluir, só para exemplificar, a UM, ULisboa (UL+UTL), UP, UTAD, etc. são instituições que dão uma qualidade de ensino muito aceitável tendo em consideração o dinheiro que é investido.
                                                              Em qualquer ponto do mundo não há esta qualidade por 1000 Euros ao ano.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X