Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa e Minho entre as melhores universidades do mundo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Pois eu acho precisamente o contrário, uma criança média fica mais "estupidificada" em Lisboa do que noutra capital de distrito do país.
    Para já, apanha essas ideias parvas que Lisboa é que é, e o resto do país são uns saloios sem acesso a nada. Depois não conhece praticamente mais nada do que o buraco, peço desculpa, apartamento, onde vive e o respectivo caminho para a escola. Em geral não conhecem nada do resto do país. Alguns conhecem o caminho para o Algarve, e o caminho para a pequena aldeia dos pais, que usam como exemplo todo o interior.

    Uma criança média numa capital de distrito fora de Lisboa ou Porto, tem acesso mais facilitado e barato a uma data de actividades, música, desporto, ar-livre, bicicleta, etc. Ok, por outro lado não tem tanto teatro e concertos, coisas muito importantes para educar crianças, sem dúvida... E ainda por cima hoje já há cinema e teatro de qualidade em quase tudo o que é capital de distrito.

    Eu saí precisamente de Lisboa porque não quero educar os meus filhos de forma estupidificante e um dia ficarem com as mesmas ideias pré-concebidas e completamente fora da realidade, que pelos vistos muitos ainda têm.
    A minha cidade, capital de distrito, não tem cinema há quase 10 anos!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
      Sou o único a achar que ter 2 universidades entre o lugar 350 e o 400 no mundo é péssimo e só mostra a má qualidade do nosso ensino?

      Peguem lá no ranking, há montes de países de 3º mundo, alguns muito pobres, com instituições muito melhor colocadas que as nossas.

      Portugal que é oficialmente um país "desenvolvido" e que o ocupa a posição 41 no índice de desenvolvimento humano tinha a obrigação de no mínimo colocar uma universidade entre as 100 melhores do mundo, para não dizer mais..

      Eu é que não valorizo muito estes rankings, porque se valorizasse, acharia que é uma péssima imagem para o país.
      Impacto da produção científica: Portugal na cauda da Europa - PÚBLICO

      Na realidade, em 2012, por habitante português, gastou-se apenas 262,8 euros em ciência. A média europeia é de 461 euros por habitante.

      Comentário


        #93
        Mudem o título do tópico, isto afinal é sobre aldeias, cidades e comportamentos.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
          Impacto da produção científica: Portugal na cauda da Europa - PÚBLICO

          Na realidade, em 2012, por habitante português, gastou-se apenas 262,8 euros em ciência. A média europeia é de 461 euros por habitante.
          Nunca comparem valores absolutos.

          PORDATA - Dotações orçamentais públicas para investigação e desenvolvimento (I&D) em % do PIB na Europa

          Portugal até está bem colocado em 2012.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
            A minha cidade, capital de distrito, não tem cinema há quase 10 anos!
            Que cidade é? É estranho ter sobrevivido uma capital de distrito sem centro comercial, depois da febre que houve na última década.

            Por outro lado Viseu tem 2 centros comerciais com cinema (Fórum Viseu e Palácio do Gelo), acho que são mais de 10 salas no total. O Palácio do Gelo é um dos maiores do país e tem coisas que mais nenhum outro centro comercial tem. Além disso ainda existe o Retail Park e o Continente. Tem 3 hipermercados. Em termos de compras e lazer supera muitas capitais de distrito do litoral.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
              Pelo menos na província aprende-se a escrever português para não se fazerem figuras tristes em público. É que o mal de muita gente, da província ou não, é armarem-se em chico-espertos e caírem no ridículo.
              Amigu eu tanbem sou da provincia, e não e por dar eros ortugraficos que não deixo de perceber quando alguém esta a ser altamente preconceituoso e tendensioso e com complexo de soperiuridade como foi o caso. Estávamos a falar de pessoas lisenciadas e não de pessoas com a cuarta classe de trasdosmontes ok. Se não percebes-te, olha lamento mas presizas de reflectir mais um bucadito sobre o texto.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Sim, era isso que eu queria dizer tb.
                Mas há mais.

                Eu não queria entrar num discurso politicamente incorrecto mas tem de ser... Peço antecipadamente as desculpas pela frontalidade e contra mim falo pois tb eu sou de origem serrana pé descalço.

                Parte significativa da malta do Minho é originária de famílias de baixos rendimentos e isso nota-se nas entrevistas de trabalho. Neste mundo altamente competitivo, não basta ter o canudo , é preciso mais que isso, é preciso eloquência nas palavras, é preciso ter aquele pequeno factor X que faz a diferença.

                Eu conheço muita gente do Minho ( em cargos de responsabilidade por causa do meu trabalho ) e consigo facilmente traçar um perfil típico. São pessoas de trato simples e pouco elaboradas no geral. Não são incompetentes ou estúpidas mas nota-se que lhes falta qualquer coisa. E onde se encontram elas? Sistematicamente em Empresa em localizações geográficas mais agrestes, longe das grandes cidades. Têm também um ponto em comum que é rodarem pouco de emprego o que lhes confere uma visão do mundo um pouco mais limitada.

                Ora qd se vai do interior para um Universidade periférica ( Minho, UTAD UBi etc) : não se podem esperar milagres... Levam-se logo 2 handicaps às costas qd chegam ao mercado de trabalho e não são os Rankings que resolvem o problema.
                A conversa resvalou para a generalidade das pessoas do interior ou melhor, das aldeias, em comparação com as das cidades, como é obvio as diferenças são mais notórias, mas do que discutia eram as supostas diferenças entre os licenciados da uminho com cargos de decisão e os os licenciados do Porto e Lisboa também eles com cargos de decisão, é um bocadinho diferente de pastores vs advogados ou outra coisa QQ.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                  Que cidade é? É estranho ter sobrevivido uma capital de distrito sem centro comercial, depois da febre que houve na última década.

                  Por outro lado Viseu tem 2 centros comerciais com cinema (Fórum Viseu e Palácio do Gelo), acho que são mais de 10 salas no total. O Palácio do Gelo é um dos maiores do país e tem coisas que mais nenhum outro centro comercial tem. Além disso ainda existe o Retail Park e o Continente. Tem 3 hipermercados. Em termos de compras e lazer supera muitas capitais de distrito do litoral.
                  Deve ser Évora ou Beja.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Nunca comparem valores absolutos.

                    PORDATA - Dotações orçamentais públicas para investigação e desenvolvimento (I&D) em % do PIB na Europa

                    Portugal até está bem colocado em 2012.
                    Não percebo a comparação em % do pib.

                    O preço do equipamento laboratorial também é feito em % do pib?
                    É só um exemplo.

                    Comentário


                      Além do mais que sem FCT não haveria investigação em Portugal.

                      Não há patrocínios nem apoios privados que não tenham já uma mão do Estado (isenções ou benefícios fiscais, p.e.).

                      O que é pena, porque a sociedade e as empresas poderiam aproveitar bem mais destes polos de conhecimento.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                        Não percebo a comparação em % do pib.

                        O preço do equipamento laboratorial também é feito em % do pib?
                        É só um exemplo.
                        Os vencimentos deverao ser talvez a maior fatia das bolsas de investigacao. Nem toda a investigacao envolve equipamento laboratorial dispendioso.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                          O que é pena, porque a sociedade e as empresas poderiam aproveitar bem mais destes polos de conhecimento.
                          No quadro de apoio "horizonte 2020" a UE vai privilegiar (finalmente) o desenvolvimento do conhecimento com impacto na economia, em detrimento da investigação pura. Está na altura de as empresas e as universidades cooperarem para o desenvolvimento económico.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                            Que cidade é? É estranho ter sobrevivido uma capital de distrito sem centro comercial, depois da febre que houve na última década.

                            Por outro lado Viseu tem 2 centros comerciais com cinema (Fórum Viseu e Palácio do Gelo), acho que são mais de 10 salas no total. O Palácio do Gelo é um dos maiores do país e tem coisas que mais nenhum outro centro comercial tem. Além disso ainda existe o Retail Park e o Continente. Tem 3 hipermercados. Em termos de compras e lazer supera muitas capitais de distrito do litoral.
                            Évora. Também não temos shopping. Já estiveram para construir um por várias vezes, até que começaram mesmo a construir um.

                            O pessoal ficou todo excitado, mas foi sol de pouca dura. Neste momento já tem 2 pisos e só faltam acabamentos, mas aquilo, entretanto, embargou, mudou de dono. Depois acho que passou para o GES ou algo do género e a continuação da história já vocês sabem



                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Deve ser Évora ou Beja.
                            Confere.

                            Tenho ideia que Beja tem uma cinemazeco que vai passando uns filmes atuais.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                              Amigu eu tanbem sou da provincia, e não e por dar eros ortugraficos que não deixo de perceber quando alguém esta a ser altamente preconceituoso e tendensioso e com complexo de soperiuridade como foi o caso. Estávamos a falar de pessoas lisenciadas e não de pessoas com a cuarta classe de trasdosmontes ok. Se não percebes-te, olha lamento mas presizas de reflectir mais um bucadito sobre o texto.
                              Tu não percebeste o meu post. Mas vou ajudar-te com uma auto crítica:

                              eu não queria entrar num discurso politicamente incorrecto mas tem de ser... Peço antecipadamente as desculpas pela frontalidade e contra mim falo pois tb eu sou de origem serrana pé descalço.
                              Eu sabia que ia escrever algo que poderia ser controverso e só o fiz porque estou convencido que a minha percepção não é descabida.

                              Parte significativa da malta do Minho é originária de famílias de baixos rendimentos
                              Em mentira isso? Que eu saiba não é. A U Minho é das univs com maiores problema sociais com alunos em dificuldades. Não são de todo os mesmos que frequentam uma FEP no Porto ou uma Católica em Lisboa. Quem conhece sabe perfeitamente o que isso quer dizer.

                              Neste mundo altamente competitivo, não basta ter o canudo , é preciso mais que isso, é preciso eloquência nas palavras, é preciso ter aquele pequeno factor X que faz a diferença.
                              Isso é mentira? Nem aqui nem em qq parte do mundo ficas a saber.

                              Eu conheço muita gente do Minho ( em cargos de responsabilidade por causa do meu trabalho ) e consigo facilmente traçar um perfil típico.
                              Por mais que queira censurar-me, tenho o direito de ter opinião. O facto de discordares não te dá qualquer autoridade para assumires que é um preconceito ou desqualificar o que escrevi.

                              São pessoas de trato simples e pouco elaboradas no geral. Não são incompetentes ou estúpidas
                              Não te deu jeito ler esta parte ?

                              E onde se encontram elas? Sistematicamente em Empresa em localizações geográficas mais agrestes, longe das grandes cidades.
                              É verdade e se consultares os serviços da U Minho que traçam o percurso profissional dos Alunos, vais constatar isso. E não é nenhuma crítica! Significa que esses que eu conheço não estão em casa no desemprego como muito outros.

                              Têm também um ponto em comum que é rodarem pouco de emprego o que lhes confere uma visão do mundo um pouco mais limitada.
                              E qual é o problema de eu constatar isso? Não estou a inventar nada... Uma pessoa que se mantém muito tempo no mesmo local de trabalho, quando este está localizado longe dos centros de decisão, fica necessariamente com um visão mais estreita do mundo. Qual é a indignação?

                              Ora qd se vai do interior para um Universidade periférica ( Minho, UTAD UBi etc) : não se podem esperar milagres...
                              Fui incompleto nessa frase , eu queria referir-me a zonas rurais também e não necessariamente do interior.
                              Mas faço a questão inversa: de onde vem grande parte dos alunos detas Universidades? É das grandes Cidades? Não é pois não?

                              Levam-se logo 2 handicaps às costas qd chegam ao mercado de trabalho e não são os Rankings que resolvem o problema
                              É mentira isso? Ser de origens humildes + estudar numa Univ de 2ª Linha é vantagem para alguém? Só se fora para trabalhar nas respectivas cidades...

                              Por isso, caro aalito, só ficaste ressabiado porque não soubeste interpretar o que escrevi...
                              Eu não escrevi aqui nenhuma Lei da república. Apenas dei a minha opinião.
                              Editado pela última vez por ; 04 October 2014, 19:33.

                              Comentário


                                só para dizer que apesar dos meus posts neste tópico parecem uma coisa, eu concordo com o pastis em grande parte.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  No quadro de apoio "horizonte 2020" a UE vai privilegiar (finalmente) o desenvolvimento do conhecimento com impacto na economia, em detrimento da investigação pura. Está na altura de as empresas e as universidades cooperarem para o desenvolvimento económico.
                                  a discussão entre financiamento de investigação fundamental e a aplicada não é nova... e muito menos consensual!
                                  cortar a investigação fundamental é um erro enorme! muitas das ferramentas usadas na ciência aplicada foram desenvolvidas na... fundamental! muitas vezes com anos e mesmo séculos de diferença! por exemplo, um dos algoritmos mais usados em criptografia de chaves públicas só pôde ser proposto porque Euler provou uma generalização do Pequeno Teorema de Fermat!

                                  Why do fundamental research in a world with pressing applied problems? (UPDATED) | Oikos Blog
                                  Fundamental research is where a lot of our methodological advances come from
                                  o que há mais são exemplos de investigação fundamental (aquela que não serve para nada, na motivação que a gerou!) e que é altamente aplicada hoje. por exemplo, a tecnologia usada nas TACs e ressonâncias.

                                  mais
                                  Why Do Basic Research?

                                  com referências ao laser
                                  The Value of Fundamental Research | International Union for Pure and Applied Biophysics

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                    Além do mais que sem FCT não haveria investigação em Portugal.

                                    Não há patrocínios nem apoios privados que não tenham já uma mão do Estado (isenções ou benefícios fiscais, p.e.).

                                    O que é pena, porque a sociedade e as empresas poderiam aproveitar bem mais destes polos de conhecimento.
                                    E o privado quer algo? Uma certa empresa de renome nas carnes em Portugal nao quis dar 50mil euros para um projecto de investigaçao em Aveiro, que ia investigar tratamentos por alta pressao, efeito na conservaçao, etc, por achar ser muito dinheiro

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Tu não percebeste o meu post. Mas vou ajudar-te com uma auto crítica:


                                      Eu sabia que ia escrever algo que poderia ser controverso e só o fiz porque estou convencido que a minha percepção não é descabida.


                                      Em mentira isso? Que eu saiba não é. A U Minho é das univs com maiores problema sociais com alunos em dificuldades. Não são de todo os mesmos que frequentam uma FEP no Porto ou uma Católica em Lisboa. Quem conhece sabe perfeitamente o que isso quer dizer.


                                      Isso é mentira? Nem aqui nem em qq parte do mundo ficas a saber.


                                      Por mais que queira censurar-me, tenho o direito de ter opinião. O facto de discordares não te dá qualquer autoridade para assumires que é um preconceito ou desqualificar o que escrevi.


                                      Não te deu jeito ler esta parte ?


                                      É verdade e se consultares os serviços da U Minho que traçam o percurso profissional dos Alunos, vais constatar isso. E não é nenhuma crítica! Significa que esses que eu conheço não estão em casa no desemprego como muito outros.


                                      E qual é o problema de eu constatar isso? Não estou a inventar nada... Uma pessoa que se mantém muito tempo no mesmo local de trabalho, quando este está localizado longe dos centros de decisão, fica necessariamente com um visão mais estreita do mundo. Qual é a indignação?



                                      Fui incompleto nessa frase , eu queria referir-me a zonas rurais também e não necessariamente do interior.
                                      Mas faço a questão inversa: de onde vem grande parte dos alunos detas Universidades? É das grandes Cidades? Não é pois não?



                                      É mentira isso? Ser de origens humildes + estudar numa Univ de 2ª Linha é vantagem para alguém? Só se fora para trabalhar nas respectivas cidades...

                                      Por isso, caro aalito, só ficaste ressabiado porque não soubeste interpretar o que escrevi...
                                      Eu não escrevi aqui nenhuma Lei da república. Apenas dei a minha opinião.
                                      Mostra lá as estatisticas (formais) que provam isso tudo que dizes "é mentira?" sobre os alunos da UM, é que cada vez mais te enterras. Mas podes ter a tua opinião, não podes é querer justificar isso com estatísticas empíricas de percepções pessoais, estatísticas que não existem.

                                      Querem ver que em braga há mais problemas sociais que em Lisboa ou no porto e ninguém nos avisou.
                                      E querem ver que para o porto ou Lisboa só vão alunos dessas cidades, é que por exemplo o porto fica a apenas 50km de Braga e as "aldeias" que enviam gente simples e sem factor x, estão tanto em redor de braga como do porto, mas sem qualquer distinção, so quem vive no sul e não conhece a geografia do norte pode pensar que é doutra forma e fazer conjecturas, enfim, vazias. Para não falar que não ha só alunos da UM e do porto e Lisboa nas empresas, há dezenas e dezenas de outras universidades, públicas e privadas, e esses também são menos ou mais que os da UM? Olha já agira em braga há uma católica, esses exlaunos já têm factor x?
                                      Editado pela última vez por aalito; 04 October 2014, 22:15.

                                      Comentário


                                        Mas provar o quê? Isto é algum julgamento? Tu viste algum numero aí não viste pois não?
                                        É que já são muitos anos a virar frango sabes....Qd se usa o termo "significativo" é isso mesmo não é muito nem pouco.
                                        Tu não sabes é interpretar palavras...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                          Mas provar o quê? Isto é algum julgamento? Tu viste algum numero aí não viste pois não?
                                          É que já são muitos anos a virar frango sabes....Qd se usa o termo "significativo" é isso mesmo não é muito nem pouco.
                                          Tu não sabes é interpretar palavras...
                                          Ah bem, agora podemos dizer que toda a gente sabe que os alunos da um são os maiores em problemas sociais e com percursos profissionais agrestes mas não precisamos de basear essas opiniões em factos reais apenas em "muitos anos a virar frangos".... Sei.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            Mas provar o quê? Isto é algum julgamento? Tu viste algum numero aí não viste pois não?
                                            É que já são muitos anos a virar frango sabes....Qd se usa o termo "significativo" é isso mesmo não é muito nem pouco.
                                            Tu não sabes é interpretar palavras...
                                            Não me leves a mal, mas para alguém que só está a exprimir uma impressão pessoal, estás a ser demasiado insistente. Parece-me que estás numa de "é a minha opinião, portanto, respeita-me", mas ao mesmo tempo queres que aceitem a tua impressão como algo factual, o que não é correcto, especialmente quando essa visão é ofensiva para com quem estás a discutir. Seria melhor teres ficado pelos primeiros posts, que já seria suficiente. Posso estar enganado, mas quem fala assim possui um complexo de inferioridade transformado num de superioridade.

                                            Como bracarense que vive em Lisboa e que estudou tanto na UM como na UL, compreendo a tua visão, mas acho-a exagerada e preconceituosa. É verdade que as elites lisboetas possuem horizontes mais alargados e são mais eloquentes. Acho que isso não se estende à generalidade dos cidadãos. Vivo aqui há 5 anos e vejo muitos mal falantes e incultos, em zonas muito díspares. Para além disso, estudei engenharia e a esmagadora maioria dos meus colegas da trabalha em Lisboa ou Porto, ou emigraram. Alguns, estão em grandes universidades tipo Oxford. A questão relevante é a educação, não o local de origem. Podem estar correlacionados, mas não é uma relação de causa-efeito. Este tipo de conversa que tens vindo a desenvolver não identifica nem ajuda a resolver o problema. Pelo contrário, só cria conflitos e perpetua preconceitos. Infelizmente, há demasiada gente com essa atitude, tornando-a aceitável quando não o deveria ser, na minha opinião.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                                              Uma coisa tenho de concordar com o Pastis, as pessoas ainda são muito presas às suas terras, pelo que são muito reticentes a sair de Braga (Guimarães - Famalicão - Barcelos etc.) para Lisboa.

                                              Aliás conheço vários casos que preferem trabalhar cá no norte em supermercados do que ir para Lisboa trabalhar na sua área, e isso é muito preocupante.
                                              Para este post apenas digo uma unica palavra que resume muita coisa que por aqui se diz ...... Centralismo

                                              Comentário


                                                Os Psicólogos da UMinho devem estar daqui a tirar interessantes notas...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                                  a discussão entre financiamento de investigação fundamental e a aplicada não é nova... e muito menos consensual!
                                                  cortar a investigação fundamental é um erro enorme!
                                                  Não se trata de cortar totalmente a investigação pura, mas sim privilegiar a investigação aplicada.
                                                  Editado pela última vez por eu; 05 October 2014, 08:46.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                                    Ah bem, agora podemos dizer que toda a gente sabe que os alunos da um são os maiores em problemas sociais e com percursos profissionais agrestes mas não precisamos de basear essas opiniões em factos reais apenas em "muitos anos a virar frangos".... Sei.
                                                    O "virar frangos" é aqui a debater no Autohoje! É tentar usar as palavras menos fortes para evitar os conflitos escritos. Eu não passo a vida propriamente a analisar perfis socioeconómicos de pessoas
                                                    Não me viste escrever "todos" nem "maioria" nem qq percentagem. No entanto, assumiste um valor na tua cabeça sem pensar que existem necessariamente pessoas que se encaixam na minha descrição, tal como existem em qq outra Univ do país.

                                                    O caso de Braga parece-me particular e há uma pessoa que já o referiu várias vezes na comunicação social refiro-me à Prof. Fesisbela Lopes que já muitas vezes colocou o dedo na ferida dos problemas sociais da U minho e seus antigos alunos bem como o desemprego destes.

                                                    A Univ não forma apenas Engenheiros Informáticos ou Formações de elevada procura no mercado. Quando eu comecei o Tópico ao falar das doutoras que iam para o Pingo doce foi porque se afirmou antes que, o facto da UMinho estar bem colocada no Ranking, era benéfico para os seus alunos.

                                                    Eu não acho que seja muito relevante e expliquei o meu ponto de vista. Não era caso para tanta indignação.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                      Além do mais que sem FCT não haveria investigação em Portugal.

                                                      Não há patrocínios nem apoios privados que não tenham já uma mão do Estado (isenções ou benefícios fiscais, p.e.).

                                                      O que é pena, porque a sociedade e as empresas poderiam aproveitar bem mais destes polos de conhecimento.
                                                      Podes sustentar essa afirmação?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Os vencimentos deverao ser talvez a maior fatia das bolsas de investigacao. Nem toda a investigacao envolve equipamento laboratorial dispendioso.
                                                        Ok, ficamo-nos pelo "deverão".

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          No quadro de apoio "horizonte 2020" a UE vai privilegiar (finalmente) o desenvolvimento do conhecimento com impacto na economia, em detrimento da investigação pura. Está na altura de as empresas e as universidades cooperarem para o desenvolvimento económico.
                                                          Por mais que tente, não consigo perceber este comentário.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Não se trata de cortar totalmente a investigação pura, mas sim privilegiar a investigação aplicada.
                                                            As universidades tem sido grandes incubadoras de startups, que por sua vez mantém relações com laboratórios de investigação pura.

                                                            Por isso define privilegiar mais.
                                                            Vamos passar a ter os laboratórios a fazer a mesma coisa que as startups a que estão associados?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                                                              Por mais que tente, não consigo perceber este comentário.
                                                              Se não compreendes, o problema é claramente teu... talvez isto te ajude: What is Horizon 2020? - European Commission

                                                              Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                                                              As universidades tem sido grandes incubadoras de startups, que por sua vez mantém relações com laboratórios de investigação pura.

                                                              Por isso define privilegiar mais.
                                                              Criar ainda mais Startups... incrementar a quantidade de projetos de investigação/desenvolvimento cujo objetivo principal seja a criação de produtos e protótipos inovadores com capacidade de vingar no mercado, em detrimento de meros papers que, apesar do interesse científico, não têm qualquer impacto económico a curto/médio prazo.

                                                              O panorama em Portugal em termos de investigação aplicada à economia é confrangedor. O último relatório que li, tinha um indicador relativamente ao número de patentes das universidades usadas realmente na indústria. Os números eram patéticos...
                                                              Editado pela última vez por eu; 05 October 2014, 11:29.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X