Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa e Minho entre as melhores universidades do mundo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
    mas os projectos da FCT são projectos europeus! de OE é uma fracção bem pequena! (não sei se 10 ou 15%)
    Refiro-me a projectos que envolve vários pareceiros europeus e não um lab Português.

    As regras de avaliação são diferentes, certo? Tenho essa ideia pelo menos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
      As universidades que financeiramente são cada vez mais autónomas, e das maiores incubadoras de riqueza.

      Queres esclarecer qual é o lobby dos Professors Catedráticos?
      pois, eu ia perguntar o mesmo... fiquei curioso.

      que há nabos, isso não é novidade nenhuma.
      mas essa do lobby... devo andar distraído.

      já agora, sobre o que o reitor da UM ontem falou:
      RUM - Rádio Universitária do Minho

      Comentário


        Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
        mas achas que publicar em revistas da treta serve para aumentar a pontuação da avaliação? mas achas que os avaliadores não olham para o JCR e Impact factor das revistas?
        sobre os rankings... sabes como começou este post?
        mas queres uma universidade portuguesa no top T? e quanto vale T? julgas que isso se faz de um momento para o outro e a custo quase 0?
        artigos para tuga ver? mas achas que os tugas se interessam quantos artigos são publicados? é que esta frase está tão destituída de sentido que nem a consigo interpretar!
        Talvez as coisas tenham melhorado nos últimos anos, agora já não ando por lá, não sei como as coisas funcionam. Mas no meu tempo não via grande critério e exigência nas avaliações. E continuo a dizer, não se percebe como há tantos grupos de investigação com boa classificação.

        Basta ver o seguinte, quantos prémios nóbel já saíram de uma Universidade Portuguesa? Zero, zerinho, zero absoluto...

        Comentário


          Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
          Refiro-me a projectos que envolve vários pareceiros europeus e não um lab Português.

          As regras de avaliação são diferentes, certo? Tenho essa ideia pelo menos.
          bem, que é diferente DESTA avaliação da FCT é de certeza!

          há várias formas de concorrer a verba externas, e já vi formas muito diferentes de efectuarem a avaliação... a mais estranha que até agora tive foi pedir financiamento para uma viagem e mandarem-me o cheque com o valor que pedi! nem confrontaram o que paguei, se fui ou não... mas lá coloquei no artigo o agradecimento ao projecto tal da entidade tal

          Comentário


            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
            Talvez as coisas tenham melhorado nos últimos anos, agora já não ando por lá, não sei como as coisas funcionam. Mas no meu tempo não via grande critério e exigência nas avaliações. E continuo a dizer, não se percebe como há tantos grupos de investigação com boa classificação.

            Basta ver o seguinte, quantos prémios nóbel já saíram de uma Universidade Portuguesa? Zero, zerinho, zero absoluto...
            Se pretendes avaliar por prêmios Nobeis, convém analisares os orçamentos, e orçamentos em absoluto, não andar com maroscas de % do pib, instalações, etc.

            Posso-te dar um exemplo. Em Portugal caso precises de aceder a uma certa máquina laboratorial, extremamente cara, precisas de marcar hora com antecedência e tens de ter vaga. A máquina labora 24h por dia para que possa estar disponível a toda gente. Nos USA, numa Univ apenas, haviam 3 máquinas, 2 para 2 investigadores que precisavam delas e uma de spare.

            Não é por acaso que uma boa parte desses Prêmios apesar de serem entregues a pessoas de diferentes nacionalidades, muitos estão nos USA.

            Comentário


              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              Talvez as coisas tenham melhorado nos últimos anos, agora já não ando por lá, não sei como as coisas funcionam. Mas no meu tempo não via grande critério e exigência nas avaliações. E continuo a dizer, não se percebe como há tantos grupos de investigação com boa classificação.

              Basta ver o seguinte, quantos prémios nóbel já saíram de uma Universidade Portuguesa? Zero, zerinho, zero absoluto...
              ena pá.. só podes estar a gozar!
              ora vê quantas universidades nessa europa receberam prémios...
              aliás, a maioria estão nos EUA porquê? e são nascidos nos EUA? ou achas que se alguém recebe uma oferta de emprego com muitos $$$ não se muda? achas que em PT (ou mesmo na europa!) conseguimos competir (exceptuando as invejáveis oxford/cambridge, ou centros excelentes como o CERN e outros que tais - esqueci-me da ecole polytechnique de paris)?

              Comentário


                Parece que estás exaltado Gamal. Nada como partilhar o conhecimento, mas nas calmas...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Parece que estás exaltado Gamal. Nada como partilhar o conhecimento, mas nas calmas...
                  eu sou gajo mais calmo à face da terra

                  edit: mas torna-se complicado ficar sentado com comentários sobre os premios nobel...
                  Editado pela última vez por ElGamal; 07 October 2014, 19:26.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                    eu sou gajo mais calmo à face da terra
                    Tu andas a fazer doutoramento?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Basta ver o seguinte, quantos prémios nóbel já saíram de uma Universidade Portuguesa? Zero, zerinho, zero absoluto...
                      Egas Moniz.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Tu andas a fazer doutoramento?
                        xiii onde isso já vai!

                        Comentário


                          O programa de ontem já está online para quem quiser ver.
                          Prós e Contras (XII) - Episódio 20 - RTP Play - RTP

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                            Egas Moniz.
                            É verdade sim senhor, enganei-me. Pensei que ele só tivesse trabalhado no hospital, mas afinal também foi professor universitário. Mas acho que as suas atividades de investigação foram todas no hospital, ou seja, acho que não havia investigação na universidade, tanto que depois dele parece-me que não houve continuação dos seus trabalhos em Portugal.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                              eu sou gajo mais calmo à face da terra

                              edit: mas torna-se complicado ficar sentado com comentários sobre os premios nobel...
                              Acho que é um indicador muito relevante para a qualidade da investigação no país. E há muitas universidades europeias com prémios nobel, embora os estados unidos tenham muito mais, é verdade. E têm muito mais investimento, etc. Mas eu não estava a discutir isso, mas sim a avaliação da investigação, e a investigação feita de propósito para maximiar a produção de artigos e apresentações em conferências. Mas isso nos states também acontece.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                Acho que é um indicador muito relevante para a qualidade da investigação no país. E há muitas universidades europeias com prémios nobel, embora os estados unidos tenham muito mais, é verdade. E têm muito mais investimento, etc. Mas eu não estava a discutir isso, mas sim a avaliação da investigação, e a investigação feita de propósito para maximiar a produção de artigos e apresentações em conferências. Mas isso nos states também acontece.
                                o "muitas" é bem relativo!
                                List of Nobel laureates by university affiliation - Wikipedia, the free encyclopedia

                                mas contam prémios com 100 anos?

                                é óbvio que TODA a gente (ou uma larguíssima maioria) tenta maximizar artigos, e como tu bem referes, é algo que acontece em TODO o mundo!
                                mas não se esqueçam que isso, por si, não serve para receber uma boa avaliação. é que o ranking das revistas é tomado MUITO a sério. se alguém tem muitos artigos em revistas de treta, garanto-te que não vai lá das pernas.

                                Comentário


                                  Três universidades portuguesas no top 100 mundial

                                  As universidades do Minho, Aveiro e Nova de Lisboa, todas fundadas em 1973, figuram no prestigiado ranking das 100 melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos, divulgado esta quarta-feira pela revista "Times Higher Education".Num ranking elaborado com base em indicadores como a qualidade do ensino e da investigação, número de citações em revistas científicas, projeção internacional e inovação, a Universidade do Minho surge em 64º lugar a nível mundial, uma subida de onze posições relativamente ao ano passado e que faz desta a instituição portuguesa com melhor classificação.
                                  A Universidade de Aveiro surge a seguir, no 69º lugar (mais dez do que em 2014), seguida da Nova de Lisboa, que desceu duas posições, para a 89ª.
                                  Para este ranking só são consideradas as melhores universidades criadas há menos de 50 anos. Já no ranking global da Times Higher Education, que lista as 200 melhores instituições de ensino superior do mundo, não surge nenhuma portuguesa.
                                  Ainda assim, o editor da Times Higher Education, Paul Baty, considera que o país está no bom caminho e tem conseguido resultados animadores: "É encorajador que Portugal, que não está representado no top 200 das melhores universidades do mundo, consiga ter três neste ranking das melhores instituições com menos de 50 anos. Duas (Minho e Aveiro) fizeram progressos e conseguiram subir na tabela, o que é um bom indicador para o futuro do país", diz.
                                  Este ano, pela primeira vez, o ranking é liderado por uma universidade suíça (École Polytechnique de Lausanne). De resto, o top 5 é todo dominado por instituições de ensino superior do sudeste asiático, nomeadamente da Coreia do Sul, de Hong Kong e de Singapura.
                                  "As universidades que figuram neste ranking provam que o ensino e a investigação de excelência a nível mundial não são exclusivas de uma velha elite. Algumas das melhores instituições com menos de 50 anos conseguiram em poucas décadas o que algumas universidades demoraram séculos a conseguir. Sem o peso da tradição e a riqueza acumulada de gerações de antigos alunos que agem como embaixadores, estas jovens instituições conseguiram causar muito boa impressão num curto espaço de tempo e são um exemplo a seguir", frisa Paul Baty


                                  Ler mais: http://expresso.sapo.pt/tres-univers...#ixzz3YoQldvsZ
                                  Fantástico, e ainda para mais dada a gigantesca quantidade de universidades que um pouco por todo o Mundo foram fundadas nos últimos 50 anos, muitas delas com muito mais recursos económicos que as nossas (sobretudo em países em vias de desenvolvimento onde houve um boom de conhecimento, a maioria deles asiáticos), são sempre notícias agradáveis. Temos um bom ensino superior em Portugal

                                  Comentário


                                    A melhor surge em 64.º lugar... altamente, somos mesmo bons, apenas fomos ultrapassados por 63 universidades, nada mais...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      A melhor surge em 64.º lugar... altamente, somos mesmo bons, apenas fomos ultrapassados por 63 universidades, nada mais...
                                      Com tais standards de exigência, estou certo de que tu farias bem melhor do que quem tem conduzido estas Universidades. Tens o meu apoio.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        A melhor surge em 64.º lugar... altamente, somos mesmo bons, apenas fomos ultrapassados por 63 universidades, nada mais...
                                        E por acaso sabes qual o numero total de universidades que o estudo considerou??

                                        Sim somos muito bons, e considerando o parco orçamento que cada instituição recebe, é de louvar o que se consegue fazer.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X