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Ponte 25 de Abril pode cair ?????
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Desde 2012 que são conhecidos os problemas existentes nesta ponte. Vários governos existiram nestes 5-6 anos e só agora um deles resolveu fazer algo por isto!
Seja louvado!
Esperamos todos que a situação seja menos alarmista do que pintam os média e que dentro de mais 2 anos possamos ter isto em melhores condições.
Ainda não entendi porque vou ser eu a pagar a manutenção da ponte mas deve estar ali um contrato de concessão muito bem feito! Mas essa é outra questão!
Confirmo que há uma hora e meia atrás a ponte ainda lá estava! Espero que no Domingo ainda exista porque tenho de ir trabalhar para o outro lado!
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Pastis
Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostPois, já tentei procurar no site do LNEC e não encontrei...
Obriga a um estudo de análise aprofundado e só depois é que se pode estimar da gravidade... É esse estudo que o LNEC deve ter feito.
Mas pode apenas ser uma opinião de especialista "há e tal aquilo tem um fissura e trata-se duma situação grave".
Pois claro que é: qq fissura é grave.
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Pastis
Originalmente Colocado por CL Ver PostAinda não entendi porque vou ser eu a pagar a manutenção da ponte mas deve estar ali um contrato de concessão muito bem feito! Mas essa é outra questão!
!
Tb não encontro informação sobre contratos mas é óbvio que a Lusoponte nunca iria assumir custos desconhecidos no longo prazo... E bem.
As empresas não estão cá para perder dinheiro nem jogar aos casinos. O risco é (e sempre será) do contribuinte qd se fala de obras públicas de "bilhões". É assim em todo o mundo. A gestão até pode ser privada mas são sempre estruturas que não se pagam com portagens.
E obviamente que nenhum empresa se atravessa no desconhecido.
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Originalmente Colocado por ASOT Ver Post17 anos depois temos a sucessora da Hintze Ribeiro....
Escapou-me alguma coisa? A ponte caiu e eu não dei conta?
Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver PostUm dos maiores males da sociedade portuguesa é que o tuga é especialista em tudo. Veja-se por aqui é só Engenheiros...
Até há quem projecte como alternativa uma ponte em pedra. Em pedra é que seria inovador, e eterno!
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostQd a lusoponte construiu a outra ponte do Montijo, uma das contrapartidas era receber o cacau das receitas da ponte velha. Mas esta continuaria a ser pertença do Estado. Lembro-me disso ser assim.
Tb não encontro informação sobre contratos mas é óbvio que a Lusoponte nunca iria assumir custos desconhecidos no longo prazo... E bem.
As empresas não estão cá para perder dinheiro nem jogar aos casinos. O risco é (e sempre será) do contribuinte qd se fala de obras públicas de "bilhões". É assim em todo o mundo. A gestão até pode ser privada mas são sempre estruturas que não se pagam com portagens.
E obviamente que nenhum empresa se atravessa no desconhecido.
Quando aparece o osso, quem se chega à frente é o do costume. O prémio sai sempre à casa(leia-se concessionária, PPP, etc), o risco sai sempre à casa(Estado). Quem está aqui para perder dinheiro é o Estado, os outros estão cá para ganhar. E os contratos são bem alinhavados para que nada saia mal à concessionária.
O Estado paga a obra, para a manutenção e reparações.
A concessionária enche os bolsos com o $ das portagens(que são muuuitos milhões/ano).
A culpa disto tudo é do funcionário público(modo jimbro on)
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Pastis
Originalmente Colocado por Hanntonio Ver PostClaro que não, eles estão lá apenas para comer o bife do lombo.
Quando aparece o osso, quem se chega à frente é o do costume. O prémio sai sempre à casa(leia-se concessionária, PPP, etc), o risco sai sempre à casa(Estado). Quem está aqui para perder dinheiro é o Estado, os outros estão cá para ganhar. E os contratos são bem alinhavados para que nada saia mal à concessionária.
O Estado paga a obra, para a manutenção e reparações.
A concessionária enche os bolsos com o $ das portagens(que são muuuitos milhões/ano).
A culpa disto tudo é do funcionário público(modo jimbro on)
Onde é que há um contrato que diga que a Lusoponte se obrigou algum dia a pagar reparações profundas da ponte 25 de Abril? No caso de haver obrigação de reparação o que é que diz esse contrato quanto à tipificação das avarias que a Lusoponte deve reparar?
Eu não quero aqui fazer de advogado do diabo mas: ou é ou não é.
Os contratos existem por alguma razão.
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Originalmente Colocado por etelvino Ver PostEntretanto, prevendo a queda da Ponte Salazar, o Jerónimo veio já pedir a construção da Ponte do Barreiro...
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Está aqui a história das negociações com a Lusoponte
http://observador.pt/2018/03/09/rece...tencao-porque/
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostOnde é que há um contrato que diga que a Lusoponte se obrigou algum dia a pagar reparações profundas da ponte 25 de Abril? No caso de haver obrigação de reparação o que é que diz esse contrato quanto à tipificação das avarias que a Lusoponte deve reparar?
Eu não quero aqui fazer de advogado do diabo mas: ou é ou não é.
Os contratos existem por alguma razão.
Porque raio nos contratos celebrados com consórcios privados o Estado arca sempre com os custos, e o privado fica sempre com o lucro.
Estranho, não é?
Os contratos existem por uma razão, sim. Ora vê lá p. ex. a estória do Eng. Ferreira do Amaral com a Lusoponte.
E porque razão no contrato inicial obrigava a Lusoponte a arcar com os custos de manutenção/reparação da P25 Abril e em 2000 se altera tal contrato a favor da Lusoponte, isentando-a desse encargo?
Porque razão o Estado não acautelou os interesses públicos com a revisão desses contratos?
E qual o motivo pelo qual a portagem no dia 21/12/2001 era de 150$00 e no dia 01/01/2002 passou para 1 €uro(200 escudos)? Recordo-me da justificação : era a intro do €uro e assim arrendondavam a conta...para facilitar, estão a ver?
No dia 01/01/2003, 1 ano depois da subida de 25% no custo da portagem, e para facilitar as contas e os trocos, a portagem sobe para 1.05€
Porque razão o Estado não obrigou a algo como : sim sr. em 2002 fixa-se a passagem em 1 euro, que se anterá durante X anos sem alterações.
O tanas...Editado pela última vez por Hanntonio; 10 March 2018, 15:32.
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Originalmente Colocado por Hanntonio Ver PostAndas desatento.
Já se fala na 3ª ponte há quase 20 anos...e não é por prever coisa nenhuma, é porque se calhar faz falta.
Bendita a hora em que não há dinheiro para fazer mais uma catapulta para enviar mais carros em Lisboa!
O que efectivamente faz falta é tirar as empresas de Lisboa!
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Originalmente Colocado por etelvino Ver PostClaro que sei disso, embora tal ideia não tenha ainda 20 anos.
Bendita a hora em que não há dinheiro para fazer mais uma catapulta para enviar mais carros em Lisboa!
O que efectivamente faz falta é tirar as empresas de Lisboa!
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Originalmente Colocado por etelvino Ver PostClaro que sei disso, embora tal ideia não tenha ainda 20 anos.
Bendita a hora em que não há dinheiro para fazer mais uma catapulta para enviar mais carros em Lisboa!
O que efectivamente faz falta é tirar as empresas de Lisboa!
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostQuerem gastar rios de dinheiro numa nova ponte, ao mesmo tempo que andam a limitar a entrada de carros em Lisboa e se Portugal seguir outros países Europeus, mais limitada será a entrada... Já melhorar os transportes públicos está como o tempo, de chuva.
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Originalmente Colocado por Iskander Ver PostSim, tirar as empresas de Lisboa para Beja, Evora, Portalegre e Freixo de Espada á Cinta, que é aonde vivem os tecnicos especializados que as empresas precisam e aonde ficam mais perto dos hus de distribuição e transportes ...
Os portugueses estão muito mal habituados à ideia de terem que mudar de sítio onde vivem; talvez devido a isto se ter tornado num país de proprietários...
Nos EUA estima-se a geração que está entrar no mercado de trabalho, no mínimo e em média, vá mudar pelo menos 3 vezes de estado durante o seu percurso profissional!
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Originalmente Colocado por etelvino Ver PostBasta fazer a chamada discriminação positiva no IRC.
Os portugueses estão muito mal habituados à ideia de terem que mudar de sítio onde vivem; talvez devido a isto se ter tornado num país de proprietários...
Nos EUA estima-se a geração que está entrar no mercado de trabalho, no mínimo e em média, vá mudar pelo menos 3 vezes de estado durante o seu percurso profissional!
Ah estudo valente!
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Em 2004, era António Mexia ministro das obras públicas do governo de Santana Lopes.
Mexia aprovou a construção da ponte Trafaria - Algés (ligando a A33 à CRIL). Depois o governo de Santana Lopes caiu e o Socrates trocou a localização de Trafaria para Barreiro, por causa do comboio. Em termos de comboio, não há duvidas que o Barreiro é a melhor localização.
Mas em termos puramente automóveis, a ponte do Barreiro dificilmente iria tirar muitos carros à 25 de Abril (tiraria aí uns 10% do tráfego, se tanto).
Já a ponte (ou túnel, como chegou a ser falado) Algés-Trafaria iria certamente tirar uns 30% a 40% do tráfego automóvel da 25 de Abril.
Só os carros que atravessam a 25 de Abril e que têm como destino os concelhos de Oeiras, Amadora, Cascais e Sintra são às dezenas de milhares. Não há necessidade absolutamente nenhuma destes carros terem de passar pelo concelho de Lisboa.
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