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Ponte 25 de Abril pode cair ?????

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    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
    Do que eu percebo, quando aparece uma fissura, não se agarra logo num balde de cimento e tapa-se... A fissura e monitorizada e acompanha-se a evolução para perceber o que a está a provocar, a gravidade da mesma, e como ser reparada. Especulando um pouco (como todos gostam de fazer, como se fosse a única verdade), imagina que a fissura esta estável, e se detecta que o que provocou a fissura, é um elemento que tem uma manutenção/substituição prevista, para um prazo de tempo que não põe em causa a estrutura, será que se deve antecipar esta manutenção? desde que o acompanhamento seja constante, provavelmente não...

    O verdadeiro crime foi quem negociou o contrato com a ponte, mas em vez de ir preso, foi mamar a boa moda dos políticos....
    Nesse caso não teria sido classificada de "grave"... Ou teriam que subir ao nível de "muito grave"?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Nesse caso não teria sido classificada de "grave"... Ou teriam que subir ao nível de "muito grave"?
      Há algum relatório online?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
        Há algum relatório online?
        Pois, já tentei procurar no site do LNEC e não encontrei...

        Comentário


          Desde 2012 que são conhecidos os problemas existentes nesta ponte. Vários governos existiram nestes 5-6 anos e só agora um deles resolveu fazer algo por isto!

          Seja louvado!

          Esperamos todos que a situação seja menos alarmista do que pintam os média e que dentro de mais 2 anos possamos ter isto em melhores condições.

          Ainda não entendi porque vou ser eu a pagar a manutenção da ponte mas deve estar ali um contrato de concessão muito bem feito! Mas essa é outra questão!


          Confirmo que há uma hora e meia atrás a ponte ainda lá estava! Espero que no Domingo ainda exista porque tenho de ir trabalhar para o outro lado!

          Comentário


            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Pois, já tentei procurar no site do LNEC e não encontrei...
            Normalmente uma fissura não se caracteriza por gravidade. A gravidade não está ligada à fissura isolada. Está ligada a tudo o que está à volta dela... Onde se localiza, que partes estão implicadas etc etc.

            Obriga a um estudo de análise aprofundado e só depois é que se pode estimar da gravidade... É esse estudo que o LNEC deve ter feito.

            Mas pode apenas ser uma opinião de especialista "há e tal aquilo tem um fissura e trata-se duma situação grave".

            Pois claro que é: qq fissura é grave.

            Comentário


              Originalmente Colocado por CL Ver Post
              Ainda não entendi porque vou ser eu a pagar a manutenção da ponte mas deve estar ali um contrato de concessão muito bem feito! Mas essa é outra questão!

              !
              Qd a lusoponte construiu a outra ponte do Montijo, uma das contrapartidas era receber o cacau das receitas da ponte velha. Mas esta continuaria a ser pertença do Estado. Lembro-me disso ser assim.

              Tb não encontro informação sobre contratos mas é óbvio que a Lusoponte nunca iria assumir custos desconhecidos no longo prazo... E bem.
              As empresas não estão cá para perder dinheiro nem jogar aos casinos. O risco é (e sempre será) do contribuinte qd se fala de obras públicas de "bilhões". É assim em todo o mundo. A gestão até pode ser privada mas são sempre estruturas que não se pagam com portagens.

              E obviamente que nenhum empresa se atravessa no desconhecido.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                17 anos depois temos a sucessora da Hintze Ribeiro....
                Temos sucessora?

                Escapou-me alguma coisa? A ponte caiu e eu não dei conta?



                Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                Um dos maiores males da sociedade portuguesa é que o tuga é especialista em tudo. Veja-se por aqui é só Engenheiros...

                Até há quem projecte como alternativa uma ponte em pedra. Em pedra é que seria inovador, e eterno!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                  Nunca a deviam ter feito, essa e as outras nesse rio
                  És vizinho daquele velhote que mora no Restelo? Ele queixou-se tanto... Desde a contrução.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Qd a lusoponte construiu a outra ponte do Montijo, uma das contrapartidas era receber o cacau das receitas da ponte velha. Mas esta continuaria a ser pertença do Estado. Lembro-me disso ser assim.

                    Tb não encontro informação sobre contratos mas é óbvio que a Lusoponte nunca iria assumir custos desconhecidos no longo prazo... E bem.
                    As empresas não estão cá para perder dinheiro nem jogar aos casinos. O risco é (e sempre será) do contribuinte qd se fala de obras públicas de "bilhões". É assim em todo o mundo. A gestão até pode ser privada mas são sempre estruturas que não se pagam com portagens.

                    E obviamente que nenhum empresa se atravessa no desconhecido.
                    Claro que não, eles estão lá apenas para comer o bife do lombo.

                    Quando aparece o osso, quem se chega à frente é o do costume. O prémio sai sempre à casa(leia-se concessionária, PPP, etc), o risco sai sempre à casa(Estado). Quem está aqui para perder dinheiro é o Estado, os outros estão cá para ganhar. E os contratos são bem alinhavados para que nada saia mal à concessionária.

                    O Estado paga a obra, para a manutenção e reparações.

                    A concessionária enche os bolsos com o $ das portagens(que são muuuitos milhões/ano).




                    A culpa disto tudo é do funcionário público(modo jimbro on)

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                      Temos sucessora?

                      Escapou-me alguma coisa? A ponte caiu e eu não dei conta?






                      Até há quem projecte como alternativa uma ponte em pedra. Em pedra é que seria inovador, e eterno!
                      Com vais pequeninos mas fazia-se porra. 😃

                      Comentário


                        Comentário


                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Hanntonio Ver Post
                            Claro que não, eles estão lá apenas para comer o bife do lombo.

                            Quando aparece o osso, quem se chega à frente é o do costume. O prémio sai sempre à casa(leia-se concessionária, PPP, etc), o risco sai sempre à casa(Estado). Quem está aqui para perder dinheiro é o Estado, os outros estão cá para ganhar. E os contratos são bem alinhavados para que nada saia mal à concessionária.

                            O Estado paga a obra, para a manutenção e reparações.

                            A concessionária enche os bolsos com o $ das portagens(que são muuuitos milhões/ano).




                            A culpa disto tudo é do funcionário público(modo jimbro on)

                            Onde é que há um contrato que diga que a Lusoponte se obrigou algum dia a pagar reparações profundas da ponte 25 de Abril? No caso de haver obrigação de reparação o que é que diz esse contrato quanto à tipificação das avarias que a Lusoponte deve reparar?

                            Eu não quero aqui fazer de advogado do diabo mas: ou é ou não é.

                            Os contratos existem por alguma razão.

                            Comentário


                              Entretanto, prevendo a queda da Ponte Salazar, o Jerónimo veio já pedir a construção da Ponte do Barreiro...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                Entretanto, prevendo a queda da Ponte Salazar, o Jerónimo veio já pedir a construção da Ponte do Barreiro...
                                O Jerónimo aplaude a queda desse último grande símbolo nacional da repressão fascista que cerceava a liberdade do proletariado para encher os sempre sequiosos bolsos do patronato, e propõe a construção, no seu lugar, da Ponte Avante, feita com aço da Coreia do Norte e asfaltada com o melhor produto extraído do petróleo da Venezuela.

                                Comentário


                                  Está aqui a história das negociações com a Lusoponte

                                  http://observador.pt/2018/03/09/rece...tencao-porque/

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                    Onde é que há um contrato que diga que a Lusoponte se obrigou algum dia a pagar reparações profundas da ponte 25 de Abril? No caso de haver obrigação de reparação o que é que diz esse contrato quanto à tipificação das avarias que a Lusoponte deve reparar?

                                    Eu não quero aqui fazer de advogado do diabo mas: ou é ou não é.

                                    Os contratos existem por alguma razão.
                                    Pois reside precisamente aí o cerne da questão.

                                    Porque raio nos contratos celebrados com consórcios privados o Estado arca sempre com os custos, e o privado fica sempre com o lucro.

                                    Estranho, não é?

                                    Os contratos existem por uma razão, sim. Ora vê lá p. ex. a estória do Eng. Ferreira do Amaral com a Lusoponte.

                                    E porque razão no contrato inicial obrigava a Lusoponte a arcar com os custos de manutenção/reparação da P25 Abril e em 2000 se altera tal contrato a favor da Lusoponte, isentando-a desse encargo?

                                    Porque razão o Estado não acautelou os interesses públicos com a revisão desses contratos?

                                    E qual o motivo pelo qual a portagem no dia 21/12/2001 era de 150$00 e no dia 01/01/2002 passou para 1 €uro(200 escudos)? Recordo-me da justificação : era a intro do €uro e assim arrendondavam a conta...para facilitar, estão a ver?

                                    No dia 01/01/2003, 1 ano depois da subida de 25% no custo da portagem, e para facilitar as contas e os trocos, a portagem sobe para 1.05€

                                    Porque razão o Estado não obrigou a algo como : sim sr. em 2002 fixa-se a passagem em 1 euro, que se anterá durante X anos sem alterações.

                                    O tanas...
                                    Editado pela última vez por Hanntonio; 10 March 2018, 15:32.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                      Entretanto, prevendo a queda da Ponte Salazar, o Jerónimo veio já pedir a construção da Ponte do Barreiro...
                                      Andas desatento.

                                      Já se fala na 3ª ponte há quase 20 anos...e não é por prever coisa nenhuma, é porque se calhar faz falta.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Hanntonio Ver Post
                                        Andas desatento.

                                        Já se fala na 3ª ponte há quase 20 anos...e não é por prever coisa nenhuma, é porque se calhar faz falta.
                                        Faz muita falta mesmo, o trânsito na margem sul é infernal.

                                        Comentário


                                          [flame]

                                          Se cair, ao menos que seja com o autocarro do Benfica em cima.

                                          [/flame]

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            [flame]

                                            Se cair, ao menos que seja com o autocarro do Benfica em cima.

                                            [/flame]
                                            [flame]

                                            E um cruzeiro gay por baixo.

                                            [/flame]

                                            Comentário


                                              [flame]já agora, um cruzeiro de benfiquistas gays...
                                              [/flame]

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Hanntonio Ver Post
                                                Andas desatento.

                                                Já se fala na 3ª ponte há quase 20 anos...e não é por prever coisa nenhuma, é porque se calhar faz falta.
                                                Claro que sei disso, embora tal ideia não tenha ainda 20 anos.
                                                Bendita a hora em que não há dinheiro para fazer mais uma catapulta para enviar mais carros em Lisboa!
                                                O que efectivamente faz falta é tirar as empresas de Lisboa!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                                  Claro que sei disso, embora tal ideia não tenha ainda 20 anos.
                                                  Bendita a hora em que não há dinheiro para fazer mais uma catapulta para enviar mais carros em Lisboa!
                                                  O que efectivamente faz falta é tirar as empresas de Lisboa!
                                                  E como é que as empresas saem se não há pontes para sairem?

                                                  Comentário


                                                    Querem gastar rios de dinheiro numa nova ponte, ao mesmo tempo que andam a limitar a entrada de carros em Lisboa e se Portugal seguir outros países Europeus, mais limitada será a entrada... Já melhorar os transportes públicos está como o tempo, de chuva.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                                      Claro que sei disso, embora tal ideia não tenha ainda 20 anos.
                                                      Bendita a hora em que não há dinheiro para fazer mais uma catapulta para enviar mais carros em Lisboa!
                                                      O que efectivamente faz falta é tirar as empresas de Lisboa!
                                                      Sim, tirar as empresas de Lisboa para Beja, Evora, Portalegre e Freixo de Espada á Cinta, que é aonde vivem os tecnicos especializados que as empresas precisam e aonde ficam mais perto dos hus de distribuição e transportes ...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                        Querem gastar rios de dinheiro numa nova ponte, ao mesmo tempo que andam a limitar a entrada de carros em Lisboa e se Portugal seguir outros países Europeus, mais limitada será a entrada... Já melhorar os transportes públicos está como o tempo, de chuva.
                                                        Os transportes são bons, faz falta é vontade de os usar

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Iskander Ver Post
                                                          Sim, tirar as empresas de Lisboa para Beja, Evora, Portalegre e Freixo de Espada á Cinta, que é aonde vivem os tecnicos especializados que as empresas precisam e aonde ficam mais perto dos hus de distribuição e transportes ...
                                                          Basta fazer a chamada discriminação positiva no IRC.
                                                          Os portugueses estão muito mal habituados à ideia de terem que mudar de sítio onde vivem; talvez devido a isto se ter tornado num país de proprietários...
                                                          Nos EUA estima-se a geração que está entrar no mercado de trabalho, no mínimo e em média, vá mudar pelo menos 3 vezes de estado durante o seu percurso profissional!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                                            Basta fazer a chamada discriminação positiva no IRC.
                                                            Os portugueses estão muito mal habituados à ideia de terem que mudar de sítio onde vivem; talvez devido a isto se ter tornado num país de proprietários...
                                                            Nos EUA estima-se a geração que está entrar no mercado de trabalho, no mínimo e em média, vá mudar pelo menos 3 vezes de estado durante o seu percurso profissional!
                                                            No mínimo e em média.
                                                            Ah estudo valente!

                                                            Comentário


                                                              Em 2004, era António Mexia ministro das obras públicas do governo de Santana Lopes.
                                                              Mexia aprovou a construção da ponte Trafaria - Algés (ligando a A33 à CRIL). Depois o governo de Santana Lopes caiu e o Socrates trocou a localização de Trafaria para Barreiro, por causa do comboio. Em termos de comboio, não há duvidas que o Barreiro é a melhor localização.

                                                              Mas em termos puramente automóveis, a ponte do Barreiro dificilmente iria tirar muitos carros à 25 de Abril (tiraria aí uns 10% do tráfego, se tanto).
                                                              Já a ponte (ou túnel, como chegou a ser falado) Algés-Trafaria iria certamente tirar uns 30% a 40% do tráfego automóvel da 25 de Abril.
                                                              Só os carros que atravessam a 25 de Abril e que têm como destino os concelhos de Oeiras, Amadora, Cascais e Sintra são às dezenas de milhares. Não há necessidade absolutamente nenhuma destes carros terem de passar pelo concelho de Lisboa.

                                                              Comentário

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