Originalmente Colocado por Nuno156
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Ponte 25 de Abril pode cair ?????
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
-
Originalmente Colocado por cuica Ver PostNo exemplo do pára-brisas eu disse que iria no próprio dia, certo?
Quanto ao resto, onde está um relatório técnico que diga que a fissura é grave e está no local há 6 meses? Foram os técnicos da Visão? O que é uma fissura grave? Em que parte da estrutura?
Eu estou a dizer há 2 horas que nenhum de nós pode afirmar o que quer que seja sem ter um relatório à frente!
Um relatório que explique porque razão os gajos responsáveis pela MANUTENÇÃO não descobriram nem corrigiram fissuras (ou outra porcaria qualquer) que teve de ser o LNEC a descobrir?
Só há uma explicação: NÃO FIZERAM A PONTA DE UM CORNO
Comentário
-
Originalmente Colocado por cuica Ver PostTu é que não chegaste lá, a única coisa que eu afirmei como sendo verdadeira de há duas horas para cá é que tu te enganaste a dizer que a ponte não era intervencionada há anos, quando o foi em 2011. Tudo o resto foi crítica à tua especulação sem ter um relatório à frente. Ora vai lá ver se eu afirmei mais alguma coisa ;-)
Tu é que estás a chamar "manutenção" a essas "intervenções".
E eu estou há horas a dizer que isso não é manutenção, nem prova de existência de manutenção.
Ah! E só há manutenção se for de acordo com o plano de manutenção. Não existe nenhuma cláusula que dê arbitrariedade de escolha de quais as partes do plano que podem ficar de fora, nem sobre a escolha do quando fazer. Ou cumprem o plano e há manutenção, ou não cumprem o plano. Se não cumprem o plano não estão a fazer a manutenção, estão a fazer-de-conta.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostLá estás tu com a mania da minha opinião científica!!! PORRA!!!
ONDE RAIO É QUE EU ESTOU A DAR OPINIÕES CIENTÍFICAS?!?!
ESTOU A FALAR DE PROCEDIMENTOS.
MANUTENÇÃO É UM PROCEDIMENTO.
PLANO DE MANUTENÇÃO É UM MANUAL DE PROCEDIMENTOS.
Se não estão a cumprir com o disposto no plano, não estão a fazer manutenção. Ponto.
A vermelho:
É falta de manutenção porque: CHEGOU ATÉ AO PONTO DE SER CONSIDERADA GRAVE NUMA INSPECÇÃO DO LNEC.
Ainda não compreendeste a gravidade disto?
Tens o relatório do LNEC? Eu também não.
Há fissuras mas como não temos o relatório não podemos dizer que é por falta de manutenção. É a única coisa que estou a afirmar. Tudo o resto é especulação!
Entende, eu até dou de beijado que pode ser falta de manutenção mas como posso afirmar se é ou não?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostO que eu disse foi que não faziam manutenção há décadas.
Tu é que estás a chamar "manutenção" a essas "intervenções".
E eu estou há horas a dizer que isso não é manutenção, nem prova de existência de manutenção.
Ah! E só há manutenção se for de acordo com o plano de manutenção. Não existe nenhuma cláusula que dê arbitrariedade de escolha de quais as partes do plano que podem ficar de fora, nem sobre a escolha do quando fazer. Ou cumprem o plano e há manutenção, ou não cumprem o plano. Se não cumprem o plano não estão a fazer a manutenção, estão a fazer-de-conta.
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostMas qual relatório?
Um relatório que explique porque razão os gajos responsáveis pela MANUTENÇÃO não descobriram nem corrigiram fissuras (ou outra porcaria qualquer) que teve de ser o LNEC a descobrir?
Só há uma explicação: NÃO FIZERAM A PONTA DE UM CORNO
Por outro lado: reparação é diferente de manutenção. São tb entidades diferentes que as praticam com competência s tb diferentes...
O que me parece q aconteceu não se deve a manutenção deficiente mas antes a falta de reparações.
Ou seja estás a assumir q quem faz manutenção está a trabalhar mal. Pode não ser verdade...
Portanto a estrutura foi inspecionada e detectaram fissuras. A seguir o "dono" foi informado e finalmente deu-se ordem de reparação hoje.
Eu não consigo concluir objectivamente e sem dúvidas q houve manutenção deficiente.
Comentário
-
Originalmente Colocado por cuica Ver PostAcalma-te, já vi malta a ter ataques de coração por menos.
Tens o relatório do LNEC? Eu também não.
Há fissuras mas como não temos o relatório não podemos dizer que é por falta de manutenção. É a única coisa que estou a afirmar. Tudo o resto é especulação!
Entende, eu até dou de beijado que pode ser falta de manutenção mas como posso afirmar se é ou não?
Ok. Estou calmo.
Pergunta genuína e para queijinho:
Se chegou ao ponto de haver um problema (fissura, pilar, ou outros) que o LNEC considera grave, que só foi descoberto pelo LNEC e não pelos responsáveis pela manutenção, e que não ligaram pevide durante 3 anos, qual será então uma possível explicação alternativa à explicação de manifesto incumprimento do plano de manutenção?
Não estou a perceber como é que o LNEC encontra coisas em tão avançado estado de degradação (ao ponto de os considerar graves), e os responsáveis pela manutenção não os descobriram antes, nem os descobriram a tempo de corrigir de modo a que não chegassem a um estado categorizado como grave.
Se assumem que isto tem qualquer outra explicação que inclua um "está tudo conforme o plano de manutenção", não estou mesmo a ver como, e gostaria de uma explicação como se eu fosse um aluno da primeira classe, ou pior ainda, como se eu fosse um deputado.
Comentário
-
Originalmente Colocado por cuica Ver PostA Amal e a Caetano Coatings fizeram uma intervenção profunda, 63000 parafusos e protecção catódica não é uma borradela de tinta. Até porque nenhuma empresa se atravessa a fazer trabalhos em cima do joelho por causa das garantias contratuais (normalmente o pagamento final é retido um tempo).
De certeza que foi um trabalho feito com qualidade.
O que eu digo é que esse trabalho não prova a existência do cumprimento de um plano de manutenção (ainda que correctiva na sequência de uma manutenção preditiva).
Se é o LNEC a identificar os problemas que devem ser resolvidos, e esses trabalhos são para resolver esses problemas, isto não tem nada a ver com manutenção (seja de que tipo for).
Comentário
-
Se fizeram uma intervenção "profunda" há alguns anos, como é que a ponte já tem problemas graves?
Tendo em conta o histórico do nosso país, tudo é possível, é possível que não tivessem feito inspeções a sério, é possível que a intervenção não tenha sido suficientemente profunda, é possível que tivessem feito inspeções mas depois os decisores politicos não agiram em conformidade.
No caso da ponte Hintze Ribeiro, já tinha sido detectado o problema, portanto até houve inspeções, e o que aconteceu? Nada, foi deixar andar até que choveu mais que o normal e levou o resto do suporte do pilar. Provavelmente quem tinha a responsabilidade achou que ainda durava mais algum tempo, não contou foi com o fator externo da chuva intensa. O normal, neste país é tudo na base da confiança e do desenrasque...
Depois desse incidente, andaram a investigar e arranjar as pontes todas do IP3. Se não houvesse a tragédia da ponte Hintze Ribeiro, se calhar iria haver uma tragédia numa ponte do IP3.
Aqui o mais provável é também andarem a jogar com a confiança, confiam que o estado da ponte 25 de Abril ainda é suficiente para aguentar mais una anitos, talvez até ao próximo governo... Depois vem um tornado ou um sismo fora do normal, lá se vai a ponte, morrem umas dezenas de pessoas, e depois vem o presidente dos afetos dizer que foi feito tudo o que era possível fazer, o governo diz que foi uma situação extraordinária, e fica tudo bem, até à próxima catástrofe.Editado pela última vez por XlPower; 08 March 2018, 19:37.
Comentário
-
Pastis
Perguntará -e bem- o Nuno e outros "como é que se pode saber se uma fissura se deve a uma deficiente manutenção? "
Caso exista vontade do dono ( pode não existir essa vontade ), então requisita-se uma análise da falha. Ou seja, um trabalho de investigação que irá concluir dos motivos da fissura. Sem isso: a culpa não é de ninguém.
Só há uma certeza: qt mais tempo demoram a reparar: pior. Mas a culpa: é sempre do dono da estrutura. Só se pode culpar quem faz a manutenção qd existem evidências de que a deficiente manutenção causou o problema.
Estas coisa funcionam assim em qq parte do mundo.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostDetecção de fissuras não é manutenção. É inspeção. São pessoas e entidades completamente diferentes que actuam em paralelo.
Por outro lado: reparação é diferente de manutenção. São tb entidades diferentes que as praticam com competência s tb diferentes...
O que me parece q aconteceu não se deve a manutenção deficiente mas antes a falta de reparações.
Ou seja estás a assumir q quem faz manutenção está a trabalhar mal. Pode não ser verdade...
Portanto a estrutura foi inspecionada e detectaram fissuras. A seguir o "dono" foi informado e finalmente deu-se ordem de reparação hoje.
Eu não consigo concluir objectivamente e sem dúvidas q houve manutenção deficiente.
Há um gajo que tem um geo-localizador no carro.
Detecta tudo, até o carro a abanar por uma rajada de vento.
Um dia o gajo meteu o carro na oficina para fazer a revisão ao carro.
Às tantas liga para lá e pergunta se ainda lhe dão o carro hoje.
Respondem-lhe que o carro já estava quase pronto quando detectaram um problem num injector, e que mandaram vir a peça e só estará pronto amanhã.
Ao qual ele diz que tem o geo-localizador no carro, e que os dados indicam que eles ainda nem tocaram no carro.
O geo-localizador da ponte é o LNEC.
Como é que os gajos podem estar a fazer a manutenção da ponte, quando o LNEC detecta coisas em tão avançado estado de deterioração sem que os responsáveis pela manutenção tenham reparado eles próprios.
Ou será que viram e disseram:
— Ah! Quando levarmos isto à IPO damos uma nota de 50€ ao inspector e o gajo deixa passar isto.
Ou:
— Se os gajos repararem nisso durante a IPO mandamos à oficina para reparar, senão fica assim.
Ou então, simplesmente não viram nada porque não passaram por lá, porque não fizeram nada.
É tipo a empregada da limpeza, que não deixou a nota de 20€ em cima da cama, nem a meteu ao bolso, porque simplesmente não limpou debaixo da cama.
Os gajos da ponte simplesmente não limparam debaixo da cama. Por isso é que não viram as fissuras.
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
Não estou a perceber como é que o LNEC encontra coisas em tão avançado estado de degradação (ao ponto de os considerar graves), e os responsáveis pela manutenção não os descobriram antes, nem os descobriram a tempo de corrigir de modo a que não chegassem a um estado categorizado como grave.
.
Nem pode fazer! Em caso de falha, deve ser inspeccionado por um entidade externa e reparado a seguir.
Entretanto os homens da manutenção já foram à vida deles que o assunto não lhes diz respeito.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostPerguntará -e bem- o Nuno e outros "como é que se pode saber se uma fissura se deve a uma deficiente manutenção? "
(...)
A questão não é a causa da fissura. Isso é irrelevante para a questão do cumprimento do plano de manutenção
Repito: isto não tem nada a ver com questões científicas.
Isto é uma questão PROCESSUAL.
Manutenção é um PROCEDIMENTO.
A questão é:
COMO É QUE HÁ UMA FISSURA QUE CHEGOU A GRAVE A SER DESCOBERTA PELO LNEC E NÃO POR QUEM TEM A CARGO O CUMPRIMENTO DO PLANO DE MANUTENÇÃO?
Comentário
-
Originalmente Colocado por cuica Ver PostAcalma-te, já vi malta a ter ataques de coração por menos.
Tens o relatório do LNEC? Eu também não.
Há fissuras mas como não temos o relatório não podemos dizer que é por falta de manutenção. É a única coisa que estou a afirmar. Tudo o resto é especulação!
Entende, eu até dou de beijado que pode ser falta de manutenção mas como posso afirmar se é ou não?
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostContinuas a atirar ao lado.
A questão não é a causa da fissura. Isso é irrelevante para a questão do cumprimento do plano de manutenção
Repito: isto não tem nada a ver com questões científicas.
Isto é uma questão PROCESSUAL.
Manutenção é um PROCEDIMENTO.
A questão é:
COMO É QUE HÁ UMA FISSURA QUE CHEGOU A GRAVE A SER DESCOBERTA PELO LNEC E NÃO POR QUEM TEM A CARGO O CUMPRIMENTO DO PLANO DE MANUTENÇÃO?
Vou só responder à questão então.
Repito: a manutenção é uma disciplina diferente da inspecção.
Após o Alerta do Lnec o procedimento é assim:
1) manda-se reinspecionar por uma entidade independente.
2) manda-se analisar o problema a um gabinete de engenharia que vai definir o procedimento de reparação.
3) lança-se o concurso para reparação
4) há uma empresa que vai reparar
5) manda-se inspeccionar novamente e se estiver OK o problema está resolvido.
Entretanto os gajos da manutenção estão na vidinha deles a fazer manutenção.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostResposta simples: a detecção de falhas ou fissuras não é competência de quem faz a manutenção. Se as encontrar ( visualmente): deve reportar apenas e não faz mais nada nem toca em nada.
Nem pode fazer! Em caso de falha, deve ser inspeccionado por um entidade externa e reparado a seguir.
Entretanto os homens da manutenção já foram à vida deles que o assunto não lhes diz respeito.
Não é o que eu depreendo daqui:
http://expresso.sapo.pt/dossies/diar...ano#gs.gFOC7sA
(...)
Infraestruturas de Portugal (IP), empresa pública responsável pela gestão e manutenção da ponte, atravessada diariamente por milhares de pessoas e que liga a margem sul do Tejo a Lisboa.
(...)
diz fonte da IP, que em conjunto com o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), monitoriza “permanentemente” a estrutura.
(...)
O LNEC não tem estrutura para fazer esse trabalho sozinho.
É quem faz a manutenção que deve fazer uma inspecção "permanente".
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostVou só responder à questão então.
Repito: a manutenção é uma disciplina diferente da inspecção.
Após o Alerta do Lnec o procedimento é assim:
1) manda-se reinspecionar por uma entidade independente.
2) manda-se analisar o problema a um gabinete de engenharia que vai definir o procedimento de reparação.
3) lança-se o concurso para reparação
4) há uma empresa que vai reparar
5) manda-se inspeccionar novamente e se estiver OK o problema está resolvido.
Entretanto os gajos da manutenção estão na vidinha deles a fazer manutenção.
— Oh, Sr. Dr. mas… então o mê hôme morreu, Sr. Dr.?
— Sim, agora o que tem a fazer é um velório, depois…
— Mas oh Sr. Dr., porque é que o mê hôme morreu?…
— Como eu estava a dizer, depois do velório…
— Mas oh Sr. Dr., eu trouche-o aqui com uma piquena dôr-de-cabeça, Sr. Dr.…
— Há que planear o funeral depois do velório…
— Mas oh Sr. Dr., estou a falare de antes de o mê hôme ter morrido…
— Tenho aqui uma lista de funerárias…
ANTES, jovem, ANTES!!!
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostNão é o que eu depreendo daqui:
http://expresso.sapo.pt/dossies/diar...ano#gs.gFOC7sA
Nem faz sentido de outro modo.
O LNEC não tem estrutura para fazer esse trabalho sozinho.
É quem faz a manutenção que deve fazer uma inspecção "permanente".
Depreendes mal.
Volto a repetir a s vezes que for necessário: manutenção nada tem a ver com inspecção. São áreas distintas.
O que está escrito aí traduz-se assim:
O IP tem a incumbência de lançar concursos públicos para:
1) prestação de serviços de manutenção
2) prestação de serviços de inspecção
3) prestação de serviços de reparação
4) e muitos outros conexos.
Depois faz a gestão.
A Lei diz que quem faz inspecção não pode reparar ou fazer manutenção. São actividades incompatíveis.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostDetecção de fissuras não é manutenção. É inspeção. São pessoas e entidades completamente diferentes que actuam em paralelo.
Por outro lado: reparação é diferente de manutenção. São tb entidades diferentes que as praticam com competência s tb diferentes...
O que me parece q aconteceu não se deve a manutenção deficiente mas antes a falta de reparações.
Ou seja estás a assumir q quem faz manutenção está a trabalhar mal. Pode não ser verdade...
Portanto a estrutura foi inspecionada e detectaram fissuras. A seguir o "dono" foi informado e finalmente deu-se ordem de reparação hoje.
Eu não consigo concluir objectivamente e sem dúvidas q houve manutenção deficiente.
Mas também pode ser feita pelo próprio dono de obra: a Galp procede a inspecção de espessuras de tinta para verificar que a tubagem anterior se mantém bem protegida contra a corrosão. O que normalmente acontece é, como dizes, recorrer a entidades terceiras.Editado pela última vez por cuica; 08 March 2018, 20:41.
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por cuica Ver PostA inspecção pode ser feita por uma entidade terceira no fabrico de uma tubagem para verificar a garantia de qualidade do produto (especificações e procedimentos de soldadura, radiografia, etc.). Normalmente é feita por um organismo notificado tipo SGS, ISQ, Rinave, etc.
Mas também pode ser feita pelo próprio dono de obra: a Galp procede a inspecção de espessuras de tinta para verificar que a tubagem anterior se mantém bem protegida contra a corrosão.
O que interessa do ponto de vista conceptual é que o leitor entenda que a actividade de inspecção quer-se independente, sobretudo qd estão em jogo vidas humanas. Como é lógico: a parte interessada é sempre parcial.
Obviamente que o dono pode executar inspecções e nada o impede pois está a zelar tb pelo seu activo! Este caso da Galp faz todo o sentido mas podes ter a certeza que há inspecção periódicas de 3ª parte pois as regulamentações e as seguradoras exigem também.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostOk. Estou calmo.
Pergunta genuína e para queijinho:
Se chegou ao ponto de haver um problema (fissura, pilar, ou outros) que o LNEC considera grave, que só foi descoberto pelo LNEC e não pelos responsáveis pela manutenção, e que não ligaram pevide durante 3 anos, qual será então uma possível explicação alternativa à explicação de manifesto incumprimento do plano de manutenção?
Não estou a perceber como é que o LNEC encontra coisas em tão avançado estado de degradação (ao ponto de os considerar graves), e os responsáveis pela manutenção não os descobriram antes, nem os descobriram a tempo de corrigir de modo a que não chegassem a um estado categorizado como grave.
Se assumem que isto tem qualquer outra explicação que inclua um "está tudo conforme o plano de manutenção", não estou mesmo a ver como, e gostaria de uma explicação como se eu fosse um aluno da primeira classe, ou pior ainda, como se eu fosse um deputado.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostÉ melhor não complicar mais.
O que interessa do ponto de vista conceptual é que o leitor entenda que a actividade de inspecção quer-se independente, sobretudo qd estão em jogo vidas humanas. Como é lógico: a parte interessada é sempre parcial.
Obviamente que o dono pode executar inspecções e nada o impede pois está a zelar tb pelo seu activo! Este caso da Galp faz todo o sentido mas podes ter a certeza que há inspecção periódicas de 3ª parte pois as regulamentações e as seguradoras exigem também.
Mas o "acaso" existe e por isso é que existe o coeficiente de cagaço!Editado pela última vez por cuica; 08 March 2018, 20:59.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostNão estou a colocar em causa o trabalho efectuado na ponte.
De certeza que foi um trabalho feito com qualidade.
O que eu digo é que esse trabalho não prova a existência do cumprimento de um plano de manutenção (ainda que correctiva na sequência de uma manutenção preditiva).
Se é o LNEC a identificar os problemas que devem ser resolvidos, e esses trabalhos são para resolver esses problemas, isto não tem nada a ver com manutenção (seja de que tipo for).
Como tal, qualquer conclusão neste momento é precoce!
Amanhã pode sair uma notícia no jornal a dizer que tens razão mas também pode dizer o contrário.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostA questão não é só saber a origem das fissuras e se foram ou não detectadas em manutenção regular. A informação veiculada é que além de terem sido descobertas pelo lnec, estão há pelo menos seis meses sem intervenção. De quem é a culpa disto?
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário