Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a vossa capital Europeia favorita e porquê?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Estão a esquecer-se de Andorra-a-Velha! De certeza que muitos já lá estiveram mas "esqueceram-se" disso!
    Bem lembrado. Adorei.
    Adoro Paris. Mas tambem não conheço muito mais capitais.
    Detesto lisboa.
    Barcelona se a quiserem entender como capital, safa-se, mas não me deslumbrou.
    Mardid só conheço de passagem.

    NOTA acerca de Lisboa : não se trata de provincianismo anti lisboa. Simplesmente era uma cidade que até tinha a sua piada até 2013 / 2014. Actualmente , para mim, é dos piores locais em PT.

    Comentário


      #62
      Das poucas capitais que visitei (Londres, Paris, Roma, Madrid, "Barcelona"), Roma para mim está no top...monumental. Gostei muito de Londres, detestei Paris, Madrid meh, Barcelona bonita.

      Aproveito o tópico para perguntar aos mais viajados sugestões para ver em Viena. Já reservei bilhete para ver uma ópera.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
        Londres e Paris em termos de sujidade devem estar em pé de igualdade, ambas são muito sujas.
        Em termos de stress tenho ideia que Paris é pior, pelo menos a nível de transito penso que paris é muito pior. Londres só é stressante para quem depende de transportes públicos em hora de ponta, porque de resto não estou a ver qual o stress. Vivo cá há quase 15 anos e os principais problemas são a elevada taxa de criminalidade e a grande falta de educação e respeito por parte de algumas origens (alguns países africanos e caribenhos) principalmente.

        Uma cidade que adoro mas que não é capital é Barcelona, tem práticamente tudo o que uma capital tem, está bem localizada (perto de vários paises), bom clima e praia. E gosto também do estilo de vida dos espanhois.
        Já estive algumas vezes em Londres, mas sempre em lazer. Nunca lá fui em trabalho nem nunca lá vivi. Quando me refiro ao stress, estou a falar, por exemplo, dos transportes públicos. Vais a caminhar na estação e já estás a ser empurrado por algum apressado. Levas encostos a torto e a direito. Nas ruas mais movimentadas acontece o mesmo.
        Paris nunca me pareceu tão mau nesse aspeto.

        Em relação a trânsito, não sei, pois nunca conduzi em Londres.

        Tenho amigos a viver em Londres, mas confesso que não é cidade que me atraia para emigrar. Só se fosse por uma proposta irrecusável.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          (...)

          NOTA acerca de Lisboa : não se trata de provincianismo anti lisboa. Simplesmente era uma cidade que até tinha a sua piada até 2013 / 2014. Actualmente , para mim, é dos piores locais em PT.
          Concordo, Lisboa perdeu boa parte da atração que tinha. E eu fui por muitas décadas um fanático de Lisboa, até em Agosto gostava de ficar por cá.
          Editado pela última vez por Jbranco; 16 January 2020, 14:33. Razão: ortografia

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
            Das poucas capitais que visitei (Londres, Paris, Roma, Madrid, "Barcelona"), Roma para mim está no top...monumental. Gostei muito de Londres, detestei Paris, Madrid meh, Barcelona bonita.

            Aproveito o tópico para perguntar aos mais viajados sugestões para ver em Viena. Já reservei bilhete para ver uma ópera.
            Gosto bastante, tenho lá um amigo a trabalhar, fui lá 2x.
            Se a tua cena é palácios e monumentos nao ficas defraudado. Os transportes públicos sao maravilhosos. Se puderes vai a um Heuriger, o chato é que costumam ser afastados da cidade, nao bebas tinto, o branco é muito melhor.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
              Conheço algumas, não todas:

              Lisboa, Madrid, Paris, Londres, Dublin, Edimburgo, Berlim, Bratislava, Atenas, Helsínquia, Roma, Bruxelas, Amesterdão. Faltam-me algumas importantes como Copenhaga, Praga, Vienna e Moscovo.
              Portanto, com base nas que conheço, diria que a minha escolha seria sempre entre Berlim e Amesterdão. Duas cidades com muita oferta cultural e onde parece haver muita qualidade de vida. Além disso, ambas têm bastante história.

              Madrid e Dublin também são cidades interessantes, assim como Roma.

              Paris e Londres não fazem propriamente o meu género. A primeira é demasiado suja e a segunda tem demasiado stress.

              Atenas é horrível. Bruxelas é uma seca.

              Bratislava não tem nada para ver. Mas é limpa e organizada.
              Claro que tem... as eslovacas! Não sei se foi de mim, mas foi a cidade onde achei que as mulheres (bonitas) andavam mais bem vestidas.

              Quanto a capitais, depende do objetivo, para turismo, Istambul conta como Europa? Se sim, é esse o destino. Senão Budapeste gostei muito (mais que de Praga, embora acho que quase toda a gente gosta mais de Praga, talvez porque fui primeiro a Budapeste e achei as cidades parecidas) Para viver não visitei mas de certeza seria uma nórdica, das que visitei talvez Berlim ou Viena, adorei a organização destas cidades (o oposto de Portugal), Berlim com muita história recente e Viena imperial.
              Grande cidade gosto do movimento de Londres.
              Cidade mais completa, não é capital, mas Barcelona, tem tudo o que uma cidade pode pedir, história, museus, praia, noite, bom tempo e hoje em dia turistas a mais.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                Das poucas capitais que visitei (Londres, Paris, Roma, Madrid, "Barcelona"), Roma para mim está no top...monumental. Gostei muito de Londres, detestei Paris, Madrid meh, Barcelona bonita.

                Aproveito o tópico para perguntar aos mais viajados sugestões para ver em Viena. Já reservei bilhete para ver uma ópera.
                Apple strudel!

                Adoro Viena! Cidade fantástica!

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  Apple strudel!

                  Adoro Viena! Cidade fantástica!
                  Boas recordações... o museu Hundertwasser, Spitelau, Schonbrunn...
                  E tudo pertinho de Bratislava.

                  Aahh, mas a minha capital favorita acho que é óbvia...

                  Adoro a calma desta cidade. Podes perfeitamente sentires que estás no campo mas não, estás na capital. Tenho colegas de dezenas de nacionalidades, todos são simpáticos, nos últimos anos há um bom punhado de restaurantes e pastelarias (uma até faz pastéis de nata), nada a apontar.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                    Boas recordações... o museu Hundertwasser, Spitelau, Schonbrunn...
                    E tudo pertinho de Bratislava.

                    Aahh, mas a minha capital favorita acho que é óbvia...

                    Adoro a calma desta cidade. Podes perfeitamente sentires que estás no campo mas não, estás na capital. Tenho colegas de dezenas de nacionalidades, todos são simpáticos, nos últimos anos há um bom punhado de restaurantes e pastelarias (uma até faz pastéis de nata), nada a apontar.
                    É uma aldeia [emoji23][emoji23].

                    No fundo, é um bairro de Londres... Ou pior, um bairro de Boston ou Liverpool [emoji6]

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      Conheço algumas, não todas:

                      Lisboa, Madrid, Paris, Londres, Dublin, Edimburgo, Berlim, Bratislava, Atenas, Helsínquia, Roma, Bruxelas, Amesterdão. Faltam-me algumas importantes como Copenhaga, Praga, Vienna e Moscovo.
                      Portanto, com base nas que conheço, diria que a minha escolha seria sempre entre Berlim e Amesterdão. Duas cidades com muita oferta cultural e onde parece haver muita qualidade de vida. Além disso, ambas têm bastante história.

                      Madrid e Dublin também são cidades interessantes, assim como Roma.

                      Paris e Londres não fazem propriamente o meu género. A primeira é demasiado suja e a segunda tem demasiado stress.

                      Atenas é horrível. Bruxelas é uma seca.

                      Bratislava não tem nada para ver. Mas é limpa e organizada.
                      Bratislava é uma cidade super pequena, em uma tarde visita-se tudo o que tem de cultura, não tem nada a ver com as outras capitais.

                      É um local top para quem queira visitar certos países em redor e não gastar muito em hospedagem e alimentação.

                      Viena fica a 60KM's, Praga a 330KM's, Budapest a 200KM's...

                      São 3 capitais que estão super próximas umas das outras, todas elas super diferentes.

                      Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                      "Amizade".
                      Nem tudo foi má vida, ainda cultivei boas amizades, por acaso uma da Lituanas ficámos mesmo grandes amigos, inclusive ela veio para Coimbra fazer Erasmus de Mestrado quando lhe disse que ia ingressar em Direito, e falei-lhe tão bem de Portugal que ela queria vir ver como era e adorou, Portugal tem um encanto especial.

                      Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                      Claro que tem... as eslovacas! Não sei se foi de mim, mas foi a cidade onde achei que as mulheres (bonitas) andavam mais bem vestidas.

                      Quanto a capitais, depende do objetivo, para turismo, Istambul conta como Europa? Se sim, é esse o destino. Senão Budapeste gostei muito (mais que de Praga, embora acho que quase toda a gente gosta mais de Praga, talvez porque fui primeiro a Budapeste e achei as cidades parecidas) Para viver não visitei mas de certeza seria uma nórdica, das que visitei talvez Berlim ou Viena, adorei a organização destas cidades (o oposto de Portugal), Berlim com muita história recente e Viena imperial.
                      Grande cidade gosto do movimento de Londres.
                      Cidade mais completa, não é capital, mas Barcelona, tem tudo o que uma cidade pode pedir, história, museus, praia, noite, bom tempo e hoje em dia turistas a mais.
                      Lembro-me perfeitamente de andar meses e meses a ver mulheres bonitas e depois chegar a Portugal e parecia que todas eram feias, ainda andei a deprimir uns dias por causa disso!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        Concordo, Lisboa perdeu boa parte da atracão que tinha. E eu fui por muitas décadas um fanático de Lisboa, até em Agosto gostava de ficar por cá.
                        Se eu agora quiser ir no fim de semana a seguir ao almoço dar uma voltinha a pé na baixa e depois dar uma volta no eléctrico, bem, mais vale fazer o testamento primeiro.

                        Comentário


                          #72
                          Conheço Madrid, Paris, Amesterdão, Bruxelas, Luxemburgo. E a única a que me via trocar por Lisboa seria Amesterdão.

                          E eu não gosto de viver numa grande cidade, prefiro a periferia ou uma cidade mais pequena mas relativamente perto de um grande centro urbano

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Concordo, Lisboa perdeu boa parte da atracão que tinha. E eu fui por muitas décadas um fanático de Lisboa, até em Agosto gostava de ficar por cá.
                            E ganhou outras atracções.

                            Não, não tenho saudades nenhumas do chiado a cair e que às 4 da tarde ficava vazio e era o degredo

                            Não, não tenho saudades de décadas de uma cidade com cada vez mais prédios devolutos Cresci assim, a conhecer apenas uma Lisboa velha a cair e uma nova pouco interessante.

                            Sim, há certos encantos que se perderam. Mas a maioria é mais nostalgia do passado do que outra coisa, no global a cidade está MUITO melhor.

                            Sim, tornou-se um inferno circular de carro.

                            Sim, ir aos pastéis de Belém passou a ser um exercício de masoquismo.

                            Sim, teres o Santini em todo o lado -nomeadamente em Lisboa- é estranho. Não ter de esperar que o Inverno acabe para poderes lá ir, também.

                            Sim, Sintra só se tolera durante a semana (e, mesmo assim, já pouco). E, sim, irrita-me ter que levar com fadinhos e merchandising de azulejos com eléctricos amarelos ao pé da Piriquita, completamente deslocados de sítio só porque é o que os turistas compram, tal como seria numa loja de aeroporto.

                            Sim, ocorreu definitivamente uma perda desses pequenos "segredos" de Lisboa e arredores para a massificação.

                            Mas isto é o mundo do turismo, da era das reviews no googlemaps, dos zomatos, etc. Não há segredos. Se os há, duram pouco, rapidamente entram numa moda que os torna insuportável. Essa Lisboa para alguns acabou mesmo, de facto.
                            Editado pela última vez por Andre; 16 January 2020, 14:03.

                            Comentário


                              #74
                              Até fico surpreendido de ninguem dizer "Porto"

                              Das que já visitei (Lisboa,Madrid,Paris,Luxemburgo, Berne, Bruxelas,Budapeste,Amesterdão), iria fácil para Amesterdão.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                Até fico surpreendido de ninguem dizer "Porto"

                                Das que já visitei (Lisboa,Madrid,Paris,Luxemburgo, Berne, Bruxelas,Budapeste,Amesterdão), iria fácil para Amesterdão.
                                Porto é uma nação, e não uma cidade. Doh.

                                Comentário


                                  #76
                                  E curioso muita gente mencionar Amesterdão. Quando estive lá recentemente (foi só 1 sábado) aquilo pareceu-me ter gente a mais, ou seja sofrer do mesmo problema do que queixam que sofre Lisboa por exemplo. Em certos aspectos fez-me lembrar Londres sem o trânsito. Em todas as ruas parecia o são João, a abarrotar de gente. Jovens à procura de drogas, sexo e álcool.
                                  Eu gostei do ambiente da cidade e da cidade em si, gosto de cidades planas, coisa que em Portugal é raro.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                    E ganhou outras atracções.

                                    Não, não tenho saudades nenhumas do chiado a cair e que às 4 da tarde ficava vazio e era o degredo

                                    Não, não tenho saudades de décadas de uma cidade com cada vez mais prédios devolutos Cresci assim, a conhecer apenas uma Lisboa velha a cair e uma nova pouco interessante.

                                    Sim, há certos encantos que se perderam. Mas a maioria é mais nostalgia do passado do que outra coisa, no global a cidade está MUITO melhor.

                                    Sim, tornou-se um inferno circular de carro.

                                    Sim, ir aos pastéis de Belém passou a ser um exercício de masoquismo.

                                    Sim, teres o Santini em todo o lado -nomeadamente em Lisboa- é estranho. Não ter de esperar que o Inverno acabe para poderes lá ir, também.

                                    Sim, Sintra só se tolera durante a semana (e, mesmo assim, já pouco). E, sim, irrita-me ter que levar com fadinhos e merchandising de azulejos com eléctricos amarelos ao pé da Piriquita, completamente deslocados de sítio só porque é o que os turistas compram, tal como seria numa loja de aeroporto.

                                    Sim, ocorreu definitivamente uma perda desses pequenos "segredos" de Lisboa e arredores para a massificação.

                                    Mas isto é o mundo do turismo, da era das reviews no googlemaps, dos zomatos, etc. Não há segredos. Se os há, duram pouco, rapidamente entram numa moda que os torna insuportável. Essa Lisboa para alguns acabou mesmo, de facto.
                                    Não se pode ter tudo, é verdade.

                                    Mas passear na baixa actualmente é o degredo.

                                    Mas há dias em que sinto saudades de ligar o motor de um carro a carburador, ir ajustando o botão, etc, até ele ficar apto para cicular, enfim, nunca se pode ter tudo hehehe.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                      Porto é uma nação, e não uma cidade. Doh.

                                      Bem visto.
                                      Mas por acaso é das cidades que mais se exagera nos elogios. A meu ver. Mas não a única.

                                      De qualquer forma tambem estamos aqui a colocar Andorra La Vella ou Barcelona, portanto...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                        "Aristocrata e Imperial". Eu vi mesmo um comuna a elogiar uma cidade assim?

                                        A tua capital favorita devia ser Pyongyang!
                                        "Dar palácios ao Povo", como se fez em Leninegrado, em vez das favelas e bairros de lata que os fachos sempre lhe deram.
                                        Só ainda não fui lá porque gosto de viajar de carro e ali não dá pra andar por minha conta e risco.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                          Porto é uma nação, e não uma cidade. Doh.
                                          Nação, capital, tudo

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Barcelona se a quiserem entender como capital, safa-se, mas não me deslumbrou.
                                            .
                                            Curioso acompanhar a evolução negativa de Barcelona, pelo menos na minha perspectiva.

                                            De uns 4-5 anos para cá passou de uma das minhas cidades favoritas para uma das que não suporto. Estive de férias por lá em 2019 e não gostei mesmo nada.

                                            Não vou dizer aqui a razão para não ferir susceptibilidades, mas acho que não é difícil adivinhar.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                              Curioso acompanhar a evolução negativa de Barcelona, pelo menos na minha perspectiva.

                                              De uns 4-5 anos para cá passou de uma das minhas cidades favoritas para uma das que não suporto. Estive de férias por lá em 2019 e não gostei mesmo nada.

                                              Não vou dizer aqui a razão para não ferir susceptibilidades, mas acho que não é difícil adivinhar.
                                              É o que vai acontecer a Lisboa daqui a 4 ou 5 anos também.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Barcelona há anos que está sobrelotada de turismo de baixa qualidade. Não foi só há 4 ou 5 anos.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                  Barcelona há anos que está sobrelotada de turismo de baixa qualidade. Não foi só há 4 ou 5 anos.

                                                  A minha razão para não gostar não é propriamente o turismo, mas sim o facto de por vezes não sentir que estou em Espanha, se é que me entendes...

                                                  Barcelona não é propriamente grande, em termos turísticos não há muito para ver, resolves tudo em 2 ou 3 dias. O que me fazia gostar da cidade era o ambiente (ainda que com turismo em massa). Hoje em dia não posso dizer o mesmo.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Eu percebi.

                                                    Mas, nesse aspecto, aproximou-se apenas do que é o típico de uma cidade do sul de Espanha...

                                                    E é o turismo de baixa qualidade que alimenta as toalhas brancas e as Birkins e L&V falsas

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Desta última vez que lá estive precisei de ir ao IKEA comprar umas cenas, eu juro que se me largassem lá dentro de olhos tapados e não me dissessem em que país estava, eu arriscaria Marrocos, Tunísia, Senegal, Síria, Índia, ... qualquer coisa menos Espanha. Praticamente não ouvia ninguém a falar espanhol nem ninguém que se parecesse espanhol / europeu.

                                                      Não é uma questão de racismo nem tenho nada contra essas pessoas, é a simples constatação da realidade destes sítios que receberam imigrantes em quantidades industriais nos últimos tempos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Das que visitei até agora (Lisboa - Madrid - Paris - Bruxelas - Roma - Praga) a minha favorita foi mesmo Roma devido a comida e a história. Praga muito segura e Bruxelas muito suja

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Fui a Berlim em 2010 e é isto o que senti.

                                                          Berlim é o mundo ao contrario. Se nao és freak és tu o freak. És barrado na porta das discos porque nao tens a cara tatuada ou piercings.

                                                          O lonely planet que levei na altura dizia qualquer coisa como "Berlim tem metade da população de Paris e 5x a area de Paris"

                                                          Tem o moderno e o soviético, tudo é alternativo, e era muito barata. Pelo menos em 2010 comia por menos dinheiro em Berlim que em Lisboa..

                                                          Tenho que pegar no carro e ir lá com a familia.. a mulher nunca foi lá..

                                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                          Berlin é um livro de historia recente.

                                                          Dos bunkers (que podem fazer visitas), dos restos da WWII (como fachadas que ficaram com marcas de balas ou igrejas incompletas). A diferença entre o ocidente e Este bem visivel nas ruas.

                                                          Dos edifciios novos, dos antigos, do reich, dos museus, uma mistura do passado e presente, um aeroporto abandonado que é tipo um jardim de cimento, um edificio da CIA em ruinas com vista para a cidade que estranhamente podemos caminhar livremente etc etc.

                                                          Uma cidade alternativa, onde quem faz vida de escritorio das 9 às 17h sente que é excepção. Todos são "freelancer", artistas, basicamente pessoas que procuram dar rumo à vida. Cheia de bares e restaurantes autenticos, mas que por só depois de recomendações sobre a qualidade da comida é que ousamos passar aquela porta com mau aspecto..

                                                          Berlin é tudo o que a Alemanha não é, nem quer ser, uma cidade a sério e com vida. Mas suja, alternativa, sem regras, insegura(para a Alemanha) e podre.

                                                          Para visitar é espectacular, não se vão fartar, adoro lá voltar.

                                                          Vivi lá 5 meses e o meu dia favorito foi o dia que sai de lá. Berlin é tipo um Jardim Zoologico, cheio de macacos, animações, 1001 coisas que nos entretem e nos fazem passar bons momentos, mas no final do dia não quereremos ficar lá a dormir.. Mas para visitar uns dias? Para mim na europa acima de Berlin, só Londres.

                                                          O Resto são cidades giras e tal, mas tirando Paris, o resto são cidades que uma vez uns quantos dias e está feito, Londres, Paris e Berlin são as unicas que têm sempre algo mais para ver. Pelo menos eu gosto disso.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por FoxMulderX Ver Post
                                                            Fui a Berlim em 2010 e é isto o que senti.

                                                            Berlim é o mundo ao contrario. Se nao és freak és tu o freak. És barrado na porta das discos porque nao tens a cara tatuada ou piercings.

                                                            O lonely planet que levei na altura dizia qualquer coisa como "Berlim tem metade da população de Paris e 5x a area de Paris"

                                                            Tem o moderno e o soviético, tudo é alternativo, e era muito barata. Pelo menos em 2010 comia por menos dinheiro em Berlim que em Lisboa..

                                                            Tenho que pegar no carro e ir lá com a familia.. a mulher nunca foi lá..

                                                            Não fui ainda barrado em lado nenhum, mas também não tentei entrar em lado nenhum frequentado por freaks de cara tatuada

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                              Não fui ainda barrado em lado nenhum, mas também não tentei entrar em lado nenhum frequentado por freaks de cara tatuada
                                                              Tentamos entrar no famoso Berghain.

                                                              À nossa frente estavam 4 gajas bem boas.. Antes delas 2 gajos num estilo Cristiano Ronaldo com muito gel e azeite.. Depois de nós 2 gajos de calções rotos de ganga com pernas tatuadas e cabelo com varias cores.. Adivinha quem entrou e quem foi barrado?
                                                              Só os moços das tatuagens entraram..
                                                              O segurança na altura era famoso...
                                                              https://offramp.sciarc.edu/articles/...in-underground
                                                              Metemos a viola no saco e fomos para outro lado.
                                                              E acho Berlim mais segura e friendly do que Amsterdão por exemplo..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X